teste-01

Miriam Rabelo Gontijo

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG; Mestre (2016) e Especialista em Ensino de Inglês (2007) pela UFMG, Licenciada em Letras Português / Inglês (2005). Desenvolve, atualmente, atividades profissionais como professora universitária na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), e possui experiência em lecionar em instituições do ensino superior privadas. Atua como docente da educação básica no Colégio Roberto Carneiro (Divinópolis) e atuou como professora efetiva da SEEMG (Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais). Ministra aulas na área de Linguagens (Português e Inglês), tem experiência em ensino de inglês como língua estrangeira em instituições de ensino superior, escolas regulares e cursos livres de idiomas. Atuou como coordenadora de Núcleo de Pós-graduação, Extensão e Idiomas em uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte. É membro do grupo de pesquisa CnPq NALET (Núcleo de Aprendizagem de Línguas e Ensino Tecnológico) , que propõe a investigação de experiências de ensino e/ou de aprendizagem de inglês como língua estrangeira que se apoiam no uso de tecnologias digitais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2013-Atual. Experiencias de ensino e aprendizagem de linguas - motivacao, autonomia, identidade e desenvolvimento de multiletramentos
      Descrição: Com este projeto propomos a investigação de experiências de ensino e/ou de aprendizagem de inglês como língua estrangeira que se apoiam no uso de tecnologias digitais. São construtos principais a nortear os trabalhos: a natureza das experiências envolvidas, a motivação, a autonomia, a identidade e o desenvolvimento dos multiletramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Míriam Rabelo Gontijo - Integrante / Silvana Avelar - Integrante / Raquel Bambirra - Coordenador / Cléber Pimentel Barbosa - Integrante / Édson Barbosa - Integrante / Isabela Bertho Campolina - Integrante / Cíntia Cherubino - Integrante / Gláucio Fernandes - Integrante / Sabrina Gomes - Integrante / Denise Gonçalves - Integrante / Danielle Guerra - Integrante / Natália Leite - Integrante / William Lima - Integrante / Krichynah Louren - Integrante / Eliane Marchetti - Integrante / Eliane Missagia - Integrante / Graciela Nuez - Integrante / Marcos Racilan - Integrante / Ludmila Ribeiro - Integrante / Marden Silva - Integrante / Charles André da Silva - Integrante / Humberto Alencar Teixeira de Souza - Integrante / Eliane Tavares - Integrante / Ana Luzia Marques de Vasconcelos - Integrante / Luciano César Alves de Deus - Integrante. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Miriam Rabelo Gontijo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Professora homenageada do curso de Letras, UEMG.. 2019.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    2. Professora homenageada do curso de Letras, UEMG.. 2018.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    3. Aprovada em 2º lugar no concurso para professores da Educação Básica, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    4. Professora melhor avaliada no AVALIAR nos cursos de Administração e Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras.. 2015.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    5. Professora Homenageada da turma de Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras.. 2014.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    6. Professora Homenageada da turma de Gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2013.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    7. Patronesse da turma de gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2013.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    8. Patronesse da turma de Gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2012.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
    9. Paraninfa da turma de Gestão em Recursos Humanos - segundo semestre, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2012.
      Membro: Míriam Rabelo Gontijo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Semana de Letras - UEMG Ibirité.Oficna de Jogos para aprendizagem de Língua nglesa. 2020. (Oficina).
    2. CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR WEB-TUTOR. FAMART. 2019. (Outra).
    3. Semana de Letras - UEMG Divinópolis.Teoria da Complexidade no Ensino de Língua Estrangeira. Semana de Letras. UEMG. 2019. 2019. (Outra).
    4. Semana de Letras - UEMG Divinópolis.Oficina de jogos para aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. (Oficina).
    5. 12º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão / 6º Seminário Bolsista Juniores e 5ª Semana UEMG.O CORVO: UMA VISÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TRADUÇÃO E AS ALTERAÇÕES NA OBRA ORIGINAL. 2017. (Seminário).
    6. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão.Desafios no Processo de Ensino/Aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública de Cláudio MG. 2017. (Seminário).
    7. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão.A INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LINGUAGEM EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2017. (Seminário).
    8. I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias.IDIOMAS ESTRANGEIROS COMO PREMISSA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO͟. 2017. (Outra).
    9. Roda de Conversa: O jovem na contemporaneidade: características e desafios?.O jovem na contemporaneidade: características e desafios. 2017. (Outra).
    10. Semana de Tecnologia - Faculdade Pitágoras.O Novo Acordo Ortográfico. 2011. (Oficina).
    11. Seminário incluir. 2009. (Seminário).
    12. VI Pedagógica Mg Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
    13. A Pesquisa e a Formação do Professor-Pesquisador realizado pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna. 2005. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Míriam Rabelo Gontijo ⇔ Ana Paula Martins Fonseca (4.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, E. K. S. E. ; FONSECA, A. P. M. ; MORAIS, A. F. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; FERREIRA, G. P. ; AMARAL, F. M. F. R. ; GONTIJO, M.R.. Letramento e formação de licenciandos da UEMG ? unidade Divinópolis/ MG. Em: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 146-157.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FONSECA, ANA PAULA ; SILVA, ELAINE ; GONTIJO, MIRIAM. Ser professor : como licenciandos dos cursos de pedagogia e letras (trans) formam e constroem sua identidade profissional e seu letramento por meio do estágio supervisionado. Em: Simpósio Internacional Trabalho, v. VIII, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Míriam Rabelo Gontijo ⇔ Elaine Kendall Santana Silva (3.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. E. ; GONTIJO, M.R.. “SER PROFESSOR”: COMO LICENCIANDOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS (TRANS) FORMAM E CONSTROEM SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E SEU LETRAMENTO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio

      • Míriam Rabelo Gontijo ⇔ Alessandra Fonseca de Morais (2.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Míriam Rabelo Gontijo ⇔ Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral (2.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06