Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG; Mestre (2016) e Especialista em Ensino de Inglês (2007) pela UFMG, Licenciada em Letras Português / Inglês (2005). Desenvolve, atualmente, atividades profissionais como professora universitária na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), e possui experiência em lecionar em instituições do ensino superior privadas. Atua como docente da educação básica no Colégio Roberto Carneiro (Divinópolis) e atuou como professora efetiva da SEEMG (Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais). Ministra aulas na área de Linguagens (Português e Inglês), tem experiência em ensino de inglês como língua estrangeira em instituições de ensino superior, escolas regulares e cursos livres de idiomas. Atuou como coordenadora de Núcleo de Pós-graduação, Extensão e Idiomas em uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte. É membro do grupo de pesquisa CnPq NALET (Núcleo de Aprendizagem de Línguas e Ensino Tecnológico) , que propõe a investigação de experiências de ensino e/ou de aprendizagem de inglês como língua estrangeira que se apoiam no uso de tecnologias digitais. (Texto informado pelo autor)
GONTIJO, M.R.; GARCIA, F. C.. Mercantilização do ensino: a percepção dos docentes do ensino superior privado no Brasil. Revista da Faculdade de Administração e Economia - ReFAE. v. 8, p. 60, issn: 2176-9583, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GONTIJO, MÍRIAM RABELO; MELO, MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES. DA INSERÇÃO AO EMPODERAMENTO: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE DIRETORAS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE. READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO (PORTO ALEGRE. ONLINE). v. 23, p. 126-157, issn: 1413-2311, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, E. K. S. E. ; FONSECA, A. P. M. ; MORAIS, A. F. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; FERREIRA, G. P. ; AMARAL, F. M. F. R. ; GONTIJO, M.R.. Letramento e formação de licenciandos da UEMG ? unidade Divinópolis/ MG. Em: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 146-157. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (3)
FONSECA, ANA PAULA ; SILVA, ELAINE ; GONTIJO, MIRIAM. Ser professor : como licenciandos dos cursos de pedagogia e letras (trans) formam e constroem sua identidade profissional e seu letramento por meio do estágio supervisionado. Em: Simpósio Internacional Trabalho, v. VIII, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BORGES, A. P. ; COSTA, E. A. ; GONTIJO, M.R.. Obstáculos de discentes e docentes no ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública no interior de Minas Gerais. Em: Simpósio Internacional: trabalho, v. VII, p. 28-46, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (7)
FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. E. ; GONTIJO, M.R.. SER PROFESSOR: COMO LICENCIANDOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS (TRANS) FORMAM E CONSTROEM SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E SEU LETRAMENTO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GONTIJO, M.R. UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA A JUSTIÇA SOCIAL. 3º SILL ? Simpósio de Língua e Literatura do CEFET-MG Varginha: ?Multiletramento e multimodalidade: (re) pensar o texto, a leitura, a linguagem?. 2019. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GONTIJO, M.R. Strategies for integrated language skills development. Oficina do curso de Letras. UEMG. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
GONTIJO, M.R. Strategies for integrated language skills development in basic education of public schools. Oficina do curso de Letras. UEMG. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
Miriam Rabelo Gontijo. Teoria da Complexidade no Ensino de Língua Estrangeira. Semana de Letras. UEMG. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
GONTIJO, M.R.; BORGES, A. P. ; COSTA, E. A.. Obstáculos de discentes e docentesno ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo de caso em uma escola pública no interior de Minas Gerais. VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE. UFMG. 2018. Apresentação de Trabalho/Simpósio
GONTIJO, M.R.; GARCIA, F. C.. Mercantilização do ensino: a percepção dos docentes do ensino superior privado no Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (1)
GONTIJO, M.R. Driving in English. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático de Língua Inglesa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (25)
MATEUS, A.A; SILVA, B.L.G. Reflexões sobre adaptações de clássicos literários para leitores infanto-juvenis. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
OLIVEIRA, J.S. Traduções de títulos de filmes do inglês para o português: um estudo de casos múltiplos. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
ANDRADE, B.L.S. Aquisição de segunda língua na primeira infância: um estudo do bilinguismo nos seis primeiros anos de vida. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PIMENTA, L.N. A utilização de aplicativos de smartphone como ferramenta conteporânea de multiletramentos nas aulas de língua inglesa em escolas públicas. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
CORREIA, S.V.A. ENSINO DE INGLÊS PARA MISSIONÁRIOS: a aprendizagem fora do contexto escolar. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
BORGES, Ana Paula; COSTA, Érica Andrade. OBSTÁCULOS DE DISCENTES E DOCENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA : um estudo de caso em uma escola pública de Cláudio - MG .. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
SILVA, Aline Nathaxi. COSTA, Polyana Pinheiro. DESAFIOS NA DOCÊNCIA DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS PÚBLICAS: percepções e vivências de professores de Divinópolis/MG.. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PIMENTA, Regina Fernanda; REIS, Luana Cristina dos. O CORVO: UMA (RE)VISÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TRADUÇÃO E AS ALTERAÇÕES NA OBRA ORIGINAL. (Graduação em Letras Português/ Inglês) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
ALVARENGA, A.P.; PIRES, R.S. ÉTICA E CONTABILIDADE: uma análise dos principais determinantes éticos para os profissionais contábeis. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
OLIVEIRA, L.; PIRES, H. O IMPACTO DA CARHA TRIBUTÁRIA SOBRE A RENDA DO BRASILEIRO. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
MENDES, A.S; GUSTAVO, R. UTILIZAÇÃO DOS JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO COMO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
SARMENTO, A.P.; SIMPLICIO, C. O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PADUA, A.; SILVA, A.J. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO REDUTOR DE TRIBUTOS. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
ANDRADE, L. MARTINS, S. CARMO, W. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL E GESTÃO FINANCEIRA PARA AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
VEIGA, A.D.S; GUIMARÃES, M.A.M. APLICAÇÃO DOS MEIOS DE CONTROLE INTERNOS PARA ELABORAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PORTO, V.; SANTOS, H. EDUCAÇÃO CONTINUADA NA CONTABILIDADE. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2015. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PEREIRA, P. G.; SINFRONIO, J. G. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Município de Contagem. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
LOPES, Natália Maria Rodrigues. ESTUDO DE CASO: a visão das pessoas com necessidades especiais no processo de inclusão e permanência no mercado de trabalho. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
TEIXEIRA,Janaína Andrade. UMA VERIFICACÃO DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DAUNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE ? MG. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
DUTRA, Alessandra. A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM UMA EMPRESA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
PAULA, Débora Aparecida de. Condições de trabalho: um estudo sobre motoristas e agentes de bordo do transporte coletivo. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
MAIA, Fernanda; MEIRELES, Flávia ; LIMA, Geni. ESTUDO DO ABSENTEÍSMO E SEUS IMPACTOS ? EMPRESA: SDR Construções e Serviços LTDA. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2011. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
NOVI, Gabriel; CORREIA, Gabriela. ANÁLISE CRÍTICA DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA METALTEMPER. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2011. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
FARIA, Fernanda;GUIMARAES Iara; REIS Simone. FATORES DE PERMANÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES: aspectos que se destacam em uma organização de Telefonia. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2011. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
OLIVEIRA, Dayana; PEREIRA, Poliane; MIRANDA Rosilene. Processo de implantação de Recrutamento e Seleção na empresa Maxtrack Industrial Ltda. (Graduação em Recursos Humanos) - Faculdade Pitágoras, . 2011. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (1)
BRAGA, Isabella Jéssica Silva. A Inserção da Mulher no Mercado Contábil. (Ciências Contábeis) - Faculdade Pitágoras, . 2012. Orientador: Míriam Rabelo Gontijo.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2013-Atual. Experiencias de ensino e aprendizagem de linguas - motivacao, autonomia, identidade e desenvolvimento de multiletramentos Descrição: Com este projeto propomos a investigação de experiências de ensino e/ou de aprendizagem de inglês como língua estrangeira que se apoiam no uso de tecnologias digitais. São construtos principais a nortear os trabalhos: a natureza das experiências envolvidas, a motivação, a autonomia, a identidade e o desenvolvimento dos multiletramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Míriam Rabelo Gontijo - Integrante / Silvana Avelar - Integrante / Raquel Bambirra - Coordenador / Cléber Pimentel Barbosa - Integrante / Édson Barbosa - Integrante / Isabela Bertho Campolina - Integrante / Cíntia Cherubino - Integrante / Gláucio Fernandes - Integrante / Sabrina Gomes - Integrante / Denise Gonçalves - Integrante / Danielle Guerra - Integrante / Natália Leite - Integrante / William Lima - Integrante / Krichynah Louren - Integrante / Eliane Marchetti - Integrante / Eliane Missagia - Integrante / Graciela Nuez - Integrante / Marcos Racilan - Integrante / Ludmila Ribeiro - Integrante / Marden Silva - Integrante / Charles André da Silva - Integrante / Humberto Alencar Teixeira de Souza - Integrante / Eliane Tavares - Integrante / Ana Luzia Marques de Vasconcelos - Integrante / Luciano César Alves de Deus - Integrante. Número de produções C, T A: 2 Membro: Miriam Rabelo Gontijo.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (9)
Professora homenageada do curso de Letras, UEMG.. 2019. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Professora homenageada do curso de Letras, UEMG.. 2018. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Aprovada em 2º lugar no concurso para professores da Educação Básica, Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais.. 2018. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Professora melhor avaliada no AVALIAR nos cursos de Administração e Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras.. 2015. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Professora Homenageada da turma de Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras.. 2014. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Professora Homenageada da turma de Gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2013. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Patronesse da turma de gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2013. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Patronesse da turma de Gestão em Recursos Humanos, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2012. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Paraninfa da turma de Gestão em Recursos Humanos - segundo semestre, Faculdade Pitágoras Barreiro... 2012. Membro: Míriam Rabelo Gontijo.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (13)
Semana de Letras - UEMG Ibirité.Oficna de Jogos para aprendizagem de Língua nglesa. 2020. (Oficina).
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O PAPEL DO PROFESSOR WEB-TUTOR. FAMART. 2019. (Outra).
Semana de Letras - UEMG Divinópolis.Teoria da Complexidade no Ensino de Língua Estrangeira. Semana de Letras. UEMG. 2019. 2019. (Outra).
Semana de Letras - UEMG Divinópolis.Oficina de jogos para aprendizagem de Língua Inglesa. 2018. (Oficina).
12º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão / 6º Seminário Bolsista Juniores e 5ª Semana UEMG.O CORVO: UMA VISÃO SOBRE OS CONCEITOS DE TRADUÇÃO E AS ALTERAÇÕES NA OBRA ORIGINAL. 2017. (Seminário).
19º Seminário de Pesquisa e Extensão.Desafios no Processo de Ensino/Aprendizagem de língua inglesa em uma escola pública de Cláudio MG. 2017. (Seminário).
19º Seminário de Pesquisa e Extensão.A INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES DA LINGUAGEM EM LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS. 2017. (Seminário).
I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias.IDIOMAS ESTRANGEIROS COMO PREMISSA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO͟. 2017. (Outra).
Roda de Conversa: O jovem na contemporaneidade: características e desafios?.O jovem na contemporaneidade: características e desafios. 2017. (Outra).
Semana de Tecnologia - Faculdade Pitágoras.O Novo Acordo Ortográfico. 2011. (Oficina).
Seminário incluir. 2009. (Seminário).
VI Pedagógica Mg Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
A Pesquisa e a Formação do Professor-Pesquisador realizado pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna. 2005. (Seminário).
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, E. K. S. E. ; FONSECA, A. P. M. ; MORAIS, A. F. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; FERREIRA, G. P. ; AMARAL, F. M. F. R. ; GONTIJO, M.R.. Letramento e formação de licenciandos da UEMG ? unidade Divinópolis/ MG. Em: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 146-157. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FONSECA, ANA PAULA ; SILVA, ELAINE ; GONTIJO, MIRIAM. Ser professor : como licenciandos dos cursos de pedagogia e letras (trans) formam e constroem sua identidade profissional e seu letramento por meio do estágio supervisionado. Em: Simpósio Internacional Trabalho, v. VIII, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. E. ; GONTIJO, M.R.. SER PROFESSOR: COMO LICENCIANDOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E LETRAS (TRANS) FORMAM E CONSTROEM SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL E SEU LETRAMENTO POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]