Lattes UEMG

Alessandra Fonseca de Morais

DOUTORA em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC- Minas, MESTRE em Educação, Cultura e Organizações Sociais pela UEMG, ESPECIALISTA em Arte-Educação pela PUC-Minas e GRADUADA em Letras pela UEMG. Atualmente ocupa os cargos de: Arte - Educadora no Ensino Fundamental II do Colégio Roberto Carneiro e também é Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, onde leciona no curso de Letras, nas disciplinas de Literaturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários; literatura brasileira, portuguesa e africana; literatura infanto-juvenil; histórias de oralidade; jogos teatrais; relação palavra-imagem; semiótica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3228811483588740 (28/01/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Roberto Carneiro - Rede Pitágoras, Colégio. Rua Minas Gerais, 593 Centro 35500-007 - Divinopolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32225794
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2015-2016. AS REPERCUSSOES DAS VIAGENS CULTURAIS REALIZADAS ATRAVES DO PIBID/ISED/DIVINOPOLIS NA FORMACAO INICIAL DOS LICENCIANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA
      Descrição: O Pibid tem objetivado, através das visitas aos museus, introduzir o licenciando no movimento dialético entre o racional e o sensível que se origina do potencial transformador na medida em que fornece elementos para compreender a produção artística a partir de seu contexto histórico, social e político, com a presença da sensibilidade. Sobre a função da arte, Aragão (2002, p.40) avalia que ?é formar o conhecedor, fruidor/leitor e decodificador da imagem, seja arte ou não?. Dessa assertiva podemos ultimar que um dos papéis da arte é colaborar no processo de construção do conhecimento integral do sujeito, por meio da construção de habilidades e olhares que permitam apreciar, ler, compreender a obra. Isto porque, a concebemos como expressão, por excelência, da subjetividade. Expressão que possibilita múltiplas leituras, onde o processo de produção transita entre o sensível e o racional. Em outras palavras: a arte, o processo de produção, a linguagem e a expressão artística, aproximam o sujeito de outros modos de olhar o mundo, a partir de seu próprio olhar/fazer/exprimir/conhecer, possibilitando a convivência entre sujeitos heterogêneos e multiculturais. Desta forma, permite-se ao acadêmico compreender seu cotidiano e aprender a lidar com outras situações além da sala de aula, desenvolvendo projetos de caráter inovador. Nessa perspectiva, a proposta de visitar ambientes artísticos é que o licenciando passe, assim, a ter uma formação mais sólida, uma vez que se torna mais evidente a correlação entre prática e teoria, pois a arte é uma das mais inquietantes e eloquentes produções do homem. Arte como técnica, lazer, processo intuitivo e criativo, genialidade, intelectualidade, comunicação, expressão, transformação são variantes do conhecimento em arte que fazem parte de nosso universo conceitual, ligado à visão de mundo e à expressão da humanidade. Confirmando dessa ideia, entende-se que iniciativas do projeto Pibid, de visitação a museus de arte, podem contribuir para elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das Instituições de Educação Superior. O museu (ensino não-formal) não pode substituir a escola (ensino formal). Cada um possui seu papel, que não deve ser ignorado. O que destacamos é a parceria entre as instituições, importante tanto para a preservação do patrimônio como para o aproveitamento do mesmo na vida dos alunos. Salientamos a importância do museu para o processo de ensino-aprendizagem, acreditando que o mesmo é um lugar vivo e dinâmico, onde a tradição pode ser conhecida, percebia, questionada e reinventada (SANTOS, 2008, p.125). Dessa forma, uma pesquisa que busca verificar os impactos das visitas aos museus, contribuirá para identificar as potencialidades e fragilidades do projeto, assegurando assim ações pedagógicas mais reflexivas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alessandra Fonseca de Morais - Coordenador / Mateus Vasconcelos - Integrante.
      Membro: Alessandra Fonseca de Morais.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (83)
      1. 12º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017.Apresentadora da Comunicação Oral da Mesa Temática - Sequência - Em seus ondes, por seus passos: A significação de uma vaca Roseana. 2017. (Seminário).
      2. 12º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017.Sequência - Em seus ondes, por seus passos: A significação de uma vaca Roseana. 2017. (Seminário).
      3. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão.Participou da Oficina de Expressão Corporal: Nós Humanos na Contemporaneidade. 2017. (Seminário).
      4. 5ª Semana UEMG.Participou da Mesa Redonda - Comunicação e Cultura Contemporânea - 3h. 2017. (Seminário).
      5. 5ª Semana UEMG.Participou da atividade Distúrbios do sono: do diagnóstico à prevenção - 1h 30min. 2017. (Seminário).
      6. 6º Seminário Bolsista Juniores na 5ª semana UEMG.Mesa Temática - mediadora e avaliadora - Envelhecimento e Sociedade. 2017. (Seminário).
      7. Jornada: A Escrita Indomável: 50 anos de morte de Guimarães Rosa ? Mesa redonda: ?Guerra, diário, ficção? e ?Jogos e rastros rosianos?.Promovida pela programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG - 4h - 05/05/2017. 2017. (Encontro).
      8. Jornada: A Escrita Indomável: 50 anos de morte de Guimarães Rosa ? Mesa redonda: ?O Sertão entre armas e rezas? e ?Crimes, conversas e canções?.Promovida pela programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG - 5h - 05/05/2017. 2017. (Encontro).
      9. 14ª Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.Participou da Exposição: Paisagens Culturais e Patrimônio Regional - 16 a 20/05/16 - 2h. 2016. (Encontro).
      10. 14ª Semana de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM.Participou da palestra: História, Memória e Patrimônio: os museus e os inconfidentes mineiros - 16 a 20/05/16 - 4h. 2016. (Outra).
      11. 1 Seminário Nacional Guimarães Rosa.Apresentou a comunicação intitulada: "A Benfazeja" e algumas possíveis leituras - 10 a 12/11/2016 - PUC/Minas. 2016. (Encontro).
      12. Semana Acadêmica do Curso de Letras - UEMG/Divinópolis - 21/11 a 25/11/16. Ministrou a Oficina: Leitura Conjunta do conto: "A menina de lá" de Guimarães Rosa. 2016. (Exposição).
      13. Semana Preparatória para o ENEM 2016 do CEFET/MG - Campus de Divinópolis.Ministrou a Oficina de Jogos de Improviso - 3h - 1 à 4/11/2016. 2016. (Oficina).
      14. WORKSHOP - Escrita Espontânea e Criativa.Ministrado por Renata Borges da Costa - 4h - 16/04/2016. 2016. (Outra).
      15. 4ª Semana da UEMG - Diversidade e Afrodescendência.Coordenadora da Oficina: Projeto Fazendo Arte (artes manuais) - 17/09/2015 - 2h. 2015. (Oficina).
      16. 4ª Semana da UEMG - Diversidade e Afrodescendência.Coordenadora da oficina: Jogos Teatrais na sala de aula - 16/09/2015 - 2h.. 2015. (Oficina).
      17. 4ª Semana da UEMG - Diversidade e Afrodescendência.Ministrou a oficina: Mesa-palestra: Gestão de carreira - 16/09/15 - 3h.. 2015. (Oficina).
      18. 4ª Semana da UEMG - Diversidade e Afrodescendência.Coordenou a apresentação: Sarau das Letras - Cultura Afro-Brasileira - 18/09/15 - 2h.. 2015. (Oficina).
      19. 10o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extenção e 4o Seminário de Bolsistas Juniores dos Institutos FUNEDI.A formação universitária. 2014. (Seminário).
      20. 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Mesa temática: A Formação Universitária: Transformação e Desafios. 2014. (Seminário).
      21. 1o Seminário Institucional do PIBID - Experiências Compartilhadas: A construção da Prática Docente.RELATO DE EXPERIÊNCIA: A MITOLOGIA GREGA NA SALA DE AULA. 2014. (Seminário).
      22. 1o Seminário Institucional do PIBID - Experiências Compartilhadas: A construção da Prática Docente.CONHECENDO ARTE ATRAVÉS DA VISITA À 31º BIENAL DE ARTES/ SP. 2014. (Seminário).
      23. 5o Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro.Coordenação de grupo de trabalho. 2014. (Seminário).
      24. 5º Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro.Coordenou o Grupo de Trabalho Memória e Expressão Literária. 2014. (Seminário).
      25. 5º Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: Memória, Literatura e Educação.O livro infantil no Brasil, em busca de uma periodização (até a década de 1990). 2014. (Seminário).
      26. 5º Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro - UEMG/FUNEDI.Apresentou a comunicação: O Livro Infantil no Brasil. 2014. (Seminário).
      27. CEBRASPE.Capacitação de Colaboradores. 2014. (Encontro).
      28. IV Seminário Junguiano de Divinópolis.Mesa: O Menino mais Bonito do Mundo: Jogos Intertextutualidades. 2014. (Seminário).
      29. 9o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UEMG.O louco às margens do rio. 2013. (Seminário).
      30. 9o SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UEMG.O louco às margens do rio. 2013. (Seminário).
      31. 9º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Apresentação de Trabalho: O Louco às Margens do Rio. 2013. (Seminário).
      32. Oficina do Palhaço.Oficina do Palhaço. 2013. (Oficina).
      33. Oficina do Palhaço.Oficina do Palhaço - Juvenal Bernardes. 2013. (Oficina).
      34. Turnê Improcedente.Oficina: Introdução à Improvisação Teatral. 2013. (Oficina).
      35. Colóquio Literário.Escritores da Terra: Influências Culturais na Literatura Infantil. 2012. (Outra).
      36. Programa Pitágoras de Educação em Rede.Seminário Nacional de Educadores - Belo Horizonte. 2012. (Seminário).
      37. Secretaria Municipal de Educação - Colóquio Literário.Coordenou: Escritores da Terra - Influências Culturais na Literatura Infantil. 2012. (Outra).
      38. Educadores em Sintonia. 2011. (Outra).
      39. Lançamento do Projeto de Leitura.Minha cidade lê. 2011. (Outra).
      40. Programa Pitágoras de Educação - Educadores em Sintonia.Fatores de textualidade, mecanismo de textualização e a nova aula de Língua Portuguesa e Literatura. 2011. (Outra).
      41. 11º ConSinpro e Faculdade de Educação da UEMG - BH. Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: tensões e intenções dos setores privado e público. 2010. (Congresso).
      42. 6o Seminário de Ensino, Pequisa e Extensão. 2010. (Seminário).
      43. 6º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Cidades: a vida urbana entre 1990 e 2010. 2010. (Seminário).
      44. Curso de Letras - FUNEDI/UEMG.Ministrou a palestra: Caminhos da Literatura Palavra/Imagem. 2010. (Encontro).
      45. Editora Positivo - Sistema de Ensino - Curso de implantação nas áreas do conhecimento.Artes e Língua Portuguesa - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2010. (Outra).
      46. Projeto de Leitura.Mesa de Debate. 2010. (Outra).
      47. Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis.Mesa de debate: Importância da Literatura na Escola. 2010. (Outra).
      48. Programa de Formação Integrada da Rede Pitágoras. Mediação da aprendizagem: a interação professor-aluno e Educação e gestão do conhecimento: um desafio urgente. 2009. (Congresso).
      49. Programa de Formação Integrada da Rede Pitágoras. Por que ser estudante no século XXI? e Relação dos jovens com o saber e com a escola na sociedade contemporânea. 2008. (Congresso).
      50. LABEPEH promove diálogos - Museu e Ensino de História. 2007. (Outra).
      51. 6ª Semana da Comunicação - FADOM.Ministrou a oficina: Semiótica Interpretando as Histórias Infantis. 2006. (Oficina).
      52. Conferência - Centro de Pós-Graduação CPG - FUNEDI/UEMG.Transdisciplinaridade nas Ciências com o Prof. Ivan Domingues - Dr. em Filosofia. 2006. (Outra).
      53. Ateliê: As mil e uma noites.Convivendo com Arte. 2005. (Encontro).
      54. Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras.Projeto Arte e Criatividade: rumo ao desenvolvimento do potencial empreendedor dos professores de Arte. 2005. (Encontro).
      55. Seminários de Pesquisa e Extensão.Uma análise do conhecimento e saberes profissionais docentes. 2005. (Seminário).
      56. Centro de Referência dos Profissionais em Educação.Curso: A Magia do Conto - Coordenação: Gislayne Matos. 2004. (Outra).
      57. Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. O ensino para o século XXI e A educação dos sentidos. 2004. (Congresso).
      58. Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras.Encontro Pedagógico: Ler, compreender e aprender história. 2004. (Encontro).
      59. 1º Congresso Internacional de pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento regional da FUNEDI/UEMG.Coordenadora de Mesa: Literatura Infantil - uma discussão de gente grande. 2003. (Encontro).
      60. Centro de Referência dos Profissionais em Educação.Cultura Afro-Brasileira. 2003. (Outra).
      61. Congresso de Educadores - Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. A articulação da interação professor/alunos e da interação entre alunos na aprendizagem escolar e Códigos de modernidade. 2003. (Congresso).
      62. Grupo de Teatro Armatrux - 6 horas.Dramaturgia do lixo - nem tudo o que é lixo vai para o lixo.. 2003. (Oficina).
      63. Palestra com Hilton Japiassu.Projeto Reflexões Pedagógicas - Ressignificando e Construindo Caminhos. 2003. (Outra).
      64. Projeto TIM Estado de Minas (Grandes Escritores).Bate-Papo com Marina Colassanti. 2003. (Encontro).
      65. Centro de Referência dos Profissionais em Educação.ORTOGRAFIA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 2002. (Oficina).
      66. Encontro Pedagógico - Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. A Tendência Biológica do Homem à Aprendizagem e Perspectivas Atuais da Educação Brasileira. 2002. (Congresso).
      67. Encontro Pedagógico - Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras.Para que e como planejamos? e Relacionamento interpessoal: nós somos as relações que estabelecemos. 2002. (Encontro).
      68. Congresso de Educadores - Encontro Pedagógico. Programa de Educação e Treinamento da Rede Pitágoras. 2001. (Congresso).
      69. Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. 2001. (Encontro).
      70. II Seminário do Curso de Letras.Discurso e Política e Discurso Pedagógico. 2001. (Seminário).
      71. Mesa redonda: Latim, ontem e hoje.Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 2001. (Outra).
      72. Palestra: Dr. Cipriano Carlos Luckesi.Avaliação da Aprendizagem e O Fazer Universitário. 2001. (Outra).
      73. VI Encontro Mineiro de Estudantes de Letras - A interdisciplinaridade no Universo das Letras.Mesas redondas: A Literatura Mineira e O Profissional de Letras perante o Ensino Especial. 2001. (Encontro).
      74. VI Encontro Mineiro de Estudantes de Letras - A interdisciplinaridade no Universo das Letras.Palestra: A interdisciplinaridade no Universo das Letras e Linguística e Semiótica em Guimarães Rosa. 2001. (Outra).
      75. Curso: Brincando de ser autor - 4º módulo.Labirintos do Desejo: Contos de Fadas. Professoras: Marilene Valério Diniz e Tânia Marilza Santos. 2000. (Oficina).
      76. Palestra proferida pelo professor Jamil Cury.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB de 20/12/96); Resolução nº 01 de 30/09/99 do Conselho Nacional de Educação que institui as 800h para o Estágio e o desmembramento de Instituto Superior.. 2000. (Outra).
      77. Conferência: Objetivos e Objetivos da Aula de Língua Portuguesa.Academia Divinopolitana de Letras e Fundação Municipal de Cultura. 1999. (Outra).
      78. II Roda de Prosa Educacional - Dr. Içami Tiba.Colégio Roberto Carneiro. 1999. (Encontro).
      79. I Semana Acadêmica e Cultural de Divinópolis. Mercado de Trabalho e o Novo Profissional - Dr. João Bosco de Castro Teixeira. 1999. (Feira).
      80. I Semana Acadêmica e Cultural de Divinópolis.Globalização, Educação e Terceiro Milênio - Prof. Newton Augusto Cardoso de Oliveira. 1999. (Encontro).
      81. I Semana Acadêmica e Cultural de Divinópolis.Psicologia e Direito de Família - Dr. Rodrigo da Cunha Pereira. 1999. (Encontro).
      82. I Seminário do Curso de Letras.Discurso e Política, Discurso e Mídia, A Literatura Realista-Naturalista, Texto e Contexto: uma perspectiva linguística; uma poética para Adélia Prado.. 1999. (Seminário).
      83. I Congresso Internacional de Cultura e Literatura Ibero-Americanas. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. 1995. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (4)
        • Alessandra Fonseca de Morais ⇔ Ana Paula Martins Fonseca (5.0)
          1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. MORAIS, A. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins ; SANTANA, E. K.. Alma de Poeta. 2017.
            [ busca Google | busca Bing ]
          5. FONSECA, Ana Paula Martins; MORAIS, A. F. ; SANTANA, E. K.. Letramentos Múltiplos: um desafio na educação básica. 2017.
            [ busca Google | busca Bing ]

        • Alessandra Fonseca de Morais ⇔ Elaine Kendall Santana Silva (4.0)
          1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Silva, Elaine Kendall Santana e ; Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA ; Gontijo, Míriam Rabelo. LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UEMG UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: . : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 146-157.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Alessandra Fonseca de Morais ⇔ Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral (4.0)
          1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Silva, Elaine Kendall Santana e ; Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA ; Gontijo, Míriam Rabelo. LETRAMENTO E FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS DA UEMG UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: . : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 146-157.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          4. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

        • Alessandra Fonseca de Morais ⇔ Míriam Rabelo Gontijo (2.0)
          1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02