Lattes UEMG

Ana Paula Martins Fonseca

Possui graduação em Letras (2003)pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, especialização em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa (2004) - UEMG e Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais (2007) pela UEMG. Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo Centro Tecnológico Federal de Minas Gerais (CEFET-MG). A área de investigação acadêmica é ligada principalmente às seguintes temáticas: Formação de professores, Alfabetização, letramento, Linguagem e Tecnologias, Ensino de Língua Materna, Prática docente. Possui experiência como docente na educação básica e no ensino superior e também na formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão cujas temáticas estão direcionadas para a formação de professores de língua materna, alfabetização e letramento. Além desta temática, desenvolve também trabalhos que integram as temáticas mídia, (multi)letramentos, análise do discurso, tecnologias. Atualmente é professora do curso de graduação em Pedagogia e Letras da Universidade do Estado de minas Gerais - UEMG/Unidade Divinópolis e de vários cursos de graduação do Centro Universitário UNA. Possui vasta experiência em gestão acadêmica atuando como coordenadora do curso de Letras da UEMG/Unidade Divinópolis desde 2011. Coordena atualmente a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário - UNA. Como gestora de projeto educacional já atuou como Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (2014-2018). Desenvolve trabalhos técnicos como membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa desta mesma instituição e consultorias na área de educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3791718418708888 (18/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Av. Paraná, 3001 JARDIM BELVEDERE 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293500 Fax: (37) 32293516 URL da Homepage: http://www.funedi.edu.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2017-Atual. REPRESENTACOES DE LINGUA MATERNA E DO SEU ENSINO NO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM LETRAS
      Descrição: A presente pesquisa se propõe a investigar discurso de licenciandos de curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais ? Unidade Divinópolis em relação à concepção de língua materna e seu ensino, com intuito de contribuir para significativas reflexões e até intervenções em relação às novas proposições de ensino e aprendizagem de língua materna, pois, acredita-se que conhecer o que pensam os futuros docentes desta área permite vislumbrar que tipo de ensino será oferecido por estes profissionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Elaine Kendall Santana - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / Alessandra Fonseca de Morais - Integrante / LARISSA ALMEIDA E SILVA - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    2. 2016-2017. INTEGRACAO DA UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCACAO BASICA: contribuicao do PIBID para as escolas de educacao basica participantes do programa
      Descrição: Este trabalho tem a intenção de analisar os impactos do PIBID nas escolas de educação básica do município de Divinópolis, tendo como referência o PIBID/UEMG-Unidade de Divinópolis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / José Sérgio Franco da Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    3. 2016-2017. PIBID/DIVINOPOLIS: AS REPERCUSSOES DO PIBID NA FORMACAO INICIAL DOS LICENCIANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA
      Descrição: Sabendo da importância deste programa, o presente estudo buscará verificar o impacto desta experiência de inserção dos alunos-bolsistas no espaço escolar. Tal proposta visará oferecer um espaço de diálogo com os alunos bolsistas, como forma de avaliar a trajetória do programa e compreender o processo de implantação do PIBID na percepção dos alunos bolsistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Coordenador / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / Letícia Nogueira Pimenta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    4. 2016-2016. A CONTRIBUICAO DO PIBID PARA A FORMACAO DE PROFESSORES E O IMPACTO DESTE PROGRAMA NAS ESCOLAS DE EDUCAO BASICA
      Descrição: Considerando a importância desse programa para a formação docente, este trabalho tem a intenção de analisar os impactos do PIBID nas escolas de educação básica do município de Divinópolis, tendo como referência o PIBID/UEMG-Unidade de Divinópolis.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / Cláudia Daniela Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    5. 2016-2016. CAPACIDADE FUNCIONAL DO IDOSO
      Descrição: Identificar relações entre desempenho de atividades de vida diária e saúde em mulheres e homens idosos no município de Divinópolis-MG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Coordenador / Viviane Augusto Gontijo - Integrante / Daiane Caroline Alves dos Santos - Integrante / Mariana Francischetto da Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    6. 2016-2016. EDICAO SEMIDIPLOMATICA DE TEXTOS MINEIROS SETECENTISTAS DO ARQUIVO HISTORICO DE PITANGUI ?MG PARA CONSTITUICAO DE CORPORA
      Descrição: Este projeto que pretende construir e publicar corpora inédito para pesquisa justifica-se pela possibilidade de fomentar estudos de diversas áreas. Justifica-se ainda por possibilitar o estudo de sincronias passadas do falar de uma região de Minas Gerais ainda não visitada pelos estudos linguísticos, a região centro oeste de Minas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / João Ricardo Ferreira Pires - Integrante / Thaís Franco de Paula - Integrante / Flávia Lemos Mota de Azevedo - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    7. 2016-2016. ESTAGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUCAO IDENTITARIA DOS ESTAGIARIOS DAS LICENCIATURAS DA UEMG ? UNIDADE DE DIVINOPOLIS
      Descrição: O objetivo geral desse projeto de pesquisa é investigar, através da análise das estratégias de textualização, como se dá a construção identitária do professor em formação nos cursos de Letras e de Pedagogia da cidade de Divinópolis, através do Estágio Supervisionado, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Elaine Kendall Santana - Coordenador / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    8. 2016-2016. OS IMPACTOS DO PIBID NA FORMACAO INICIAL DOS LICENCIANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA
      Descrição: Sabendo da importância deste programa, o presente estudo buscará verificar o impacto desta experiência de inserção dos alunos-bolsistas no espaço escolar. Tal proposta visará oferecer um espaço de diálogo com os alunos bolsistas, como forma de avaliar a trajetória do programa e compreender o processo de implantação do PIBID na percepção dos alunos bolsistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Coordenador / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / Thaís Vasconcelos e Sousa - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    9. 2016-Atual. MAPEAMENTO O PERFIL DE LEITOR: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PUBLICAS DE DIVINOPOLIS.
      Descrição: Considerando então a extrema importância da leitura para a formação do sujeito, que sem dúvidas utiliza de forma sistemática a leitura para trilhar seu percurso, esta pesquisa pretende analisar o perfil de leitor dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Divinópolis. OBJETIVO GERAL Avaliar a proficiência de leitura dos alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Divinópolis-MG. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - mapear o perfil de leitor dos alunos; - avaliar qual o interesse dos alunos pela leitura; - verificar qual o sentido os alunos atribuem à leitura;. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Elaine Kendall Santana - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    10. 2015-2015. AVALIACAO DA SAUDE DO PROFESSOR DA UEMG-UNIDADE DE DIVINOPOLIS NO ANO DE 2015
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha - Coordenador / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / JULIANA SILÉZIA BERNARDES - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    11. 2015-2015. PIBID UMA PROPOSTA NA EDUCACAO FUNDAMENTAL: A OPINIAO DOS ALUNOS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Coordenador / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante / Lavínia Nery Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    12. 2015-2015. PROFISSAO PROFESSOR: UM DESAFIO PARA O SECULO XXI
      Descrição: Este projeto avaliou através do SF36 a saúde dos professores da UEMG Unidade de Divinópolis no ano de 2015.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha - Coordenador / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    13. 2013-2013. HABILIDADE EM LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO COM UNIVERSITARIOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA FUNDACAO EDUCACIONAL DE DIVINOPOLIS - FUNEDI
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Moisés Ferreira mendes - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    14. 2012-2012. A LICENCIATURA NO SECULO XXI: DESAFIOS PARA A FORMACAO DO PROFESSOR
      Descrição: Este projeto parte da convicção de que hoje é necessário um reconhecimento, público, explícito e consequente da importância de professores na promoção de uma educação e de uma escola a serviço da sociedade. Para esse reconhecimento e valorização, é necessário, entretanto, saber que professor é esse? Assim nosso objetivo é : - conhecer o perfil do professor em atuação no ensino fundamental e médio nas escolas estaduais de Divinópolis vinculadas a 12ª SRE; - avaliar se esses professores atuantes possuem uma formação inicial, ou seja, licenciatura, caso não possuam habilitação para o exercício do magistério qual a titulação corrente que eles têm; - avaliar se os mesmos, depois da licenciatura, efetuaram ou estão em processo de formação continuada; - levantar o que os professores apontam como problema ou desafios para buscar a formação inicial e/ou continuada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Amanda Gonçalves de Oliveira - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Fernanda Maria Francischetto Rocha - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    15. 2011-2012. ENCONTROS DE LEITURA E LOGICA: REPERCUSSAO DE UMA PARCERIA ENTRE A FUNEDI E A ONG GIRA LIVRO EM DUAS COMUNIDADES RURAIS
      Descrição: O projeto foi realizado em três escolas estaduais do município de Divinópolis que funcionam em regime de tempo integral, a saber: E. E. ?Miguel Couto?, E. E. ?Nossa Senhora do Sagrado Coração? e E. E. ?Antônio Belarmino Gomes?, no distrito de Santo Antônio dos Campos, em Divinópolis. As escolas que trabalham em tempo integral propiciam aos alunos com dificuldade de aprendizagem momentos diferenciados de letramento. Com tal participação, percebeu-se que a atividade de leitura contribuiu para o aprimoramento das competências dos alunos no tocante a compreensão e produção de texto. E com os jogos matemáticos, o raciocínio lógico dos alunos foi ampliado. As atividades foram oferecidas em momento extraturno aula. A pesquisa que aqui se propõe foi realizada em interface com a extensão, portanto todo o projeto foi permeado de atividades de leitura e lógica, programadas para serem desenvolvidas nas escolas estaduais de tempo integral uma vez por semana. Para o desenvolvimento dos encontros professores-orientadores do curso de Letras e de Matemática orientarm a preparação das atividades assim como a sua condução. Ressalta-se que devido ao caráter da proposta de pesquisa constituir-se em uma Pesquisa Ação, concomitantemente ao trabalho de extensão, relacionado a propostas de atividades de leitura e lógica, foi feita uma pesquisa de cunho qualitativo com a finalidade de investigar o resultado das ações desenvolvidas nas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Maurício José de Faria - Integrante / Laisa Cristina Carvalho - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    16. 2010-2011. ENCONTROS DE LEITURA E LOGICA: REPERCUSSAO DE UMA PARCERIA ENTRE A FUNEDI E A ONG GIRA LIVRO EM COMUNIDADES RURAIS
      Descrição: Cidadãos desacostumados com a leitura e a lógica só passarão a leitores e usuários matemáticos, quando tiverem espaço para socializar leituras e vivências matemáticas, para exporem o que sentiram no ato da leitura e dos jogos. Diante disso, o projeto propõe um espaço para que isso aconteça através das Bibliotecas Comunitárias, ou seja, pequenos núcleos democratizantes do saber. Daí entendemos a importância deste trabalho, uma vez que ele permitirá espaços de leitura e lógica no cotidiano dos sujeitos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Maurício José de Faria - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha Fernandes - Integrante / Denise Barbosa Muniz - Integrante / Lorraine Suelen Oliveira - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
      Descrição: O acesso à leitura não significa apenas ter bibliotecas públicas, o pleno acesso à leitura requer o conhecimento da palavra como instrumento de comunicação. Popularizar o ato de ler é uma experiência é um processo de construção do saber. Acreditando em espaços de leitura, professores do curso de Letras da FUNEDI em parceria com a ONG – Gira Livro montaram bibliotecas em comunidades rurais pertencentes à cidade de Divinópolis, para contribuir com a formação literária dos residentes destas comunidades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Maurício José de Faria - Integrante / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Ana Paula Martins - Coordenador / Ana Cristina Franco Rocha - Integrante / Lenir Maia Nogueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mauricio Jose de Faria.
    17. 2009-2010. ENCONTROS DE LEITURA E LOGICA: REPERCUSSOES DE UMA PARCERIA ENTRE A FUNEDI E A ONG GIRA LIVRO
      Descrição: Cidadãos desacostumados com a leitura e a lógica só passarão a leitores e usuários matemáticos, quando tiverem espaço para socializar leituras e vivências matemáticas, para exporem o que sentiram no ato da leitura e dos jogos. Diante disso, o projeto propõe um espaço para que isso aconteça através das Bibliotecas Comunitárias, ou seja, pequenos núcleos democratizantes do saber. Daí entendemos a importância deste trabalho, uma vez que ele permitirá espaços de leitura e lógica no cotidiano dos sujeitos participantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Patrícia Ferreira Santiago - Integrante / Maurício José de Faria - Integrante / Ana Cristina Franco Rocha - Integrante / Pércia Carolina de Paiva - Integrante / Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    18. 2008-2009. O ADOLESCENTE NA TELENOVELA MALHACAO: RESINIFICANDO O DISCURSO EM TORNO DA SEXUALIDADE
      Descrição: O projeto visa analisar no espaço da recepção como os adolescentes ressignificam os discursos sobre sexualidade veiculados pela ficção televisiva da telenovela Malhação e se de alguma forma estes discursos exercem influência no cotidiano destes alunos. Verificar o que sustenta tamanha popularidade do programa Malhação. Entender sobre quais parâmetros e padrões de inferência os discursos sobre sexualidade se alocam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Kellen Danielle Pedroso - Integrante / Guilherme Oliveira Naves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.
    19. 2008-2009. O ADOLESCENTE E O DISCURSO SOBRE SEXUALIDADE NA TELENOVELA MALHACAO
      Descrição: O projeto visa analisar no espaço da recepção como os adolescentes ressignificam os discursos sobre sexualidade veiculados pela ficção televisiva da telenovela Malhação e se de alguma forma estes discursos exercem influência no cotidiano destes alunos. Verificar o que sustenta tamanha popularidade do programa Malhação. Entender sobre quais parâmetros e padrões de inferência os discursos sobre sexualidade se alocam.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Paula Martins Fonseca - Coordenador / Kellen Danielle Pedroso - Integrante / Guilherme Oliveira Naves - Integrante.
      Membro: Ana Paula Martins Fonseca.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (28)
      1. VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS. 2018. (Simpósio).
      2. VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.COISA DE MENINO, COISA DE MENINA? ? A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2018. (Simpósio).
      3. VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.MA INTERVENÇÃO DA MATEMÁTICA JUNTO AOS IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA. 2018. (Simpósio).
      4. VII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS. 2018. (Simpósio).
      5. 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores.PRESCRIÇÃO VERSUS USO: A COLOCAÇÃO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS EM TEXTOS LITERÁRIOS E EM JORNAIS DIVINOPOLITANOS. 2017. (Seminário).
      6. 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores.PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICIPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. 2017. (Seminário).
      7. 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores.AS VARIANTES RELATIVAS NA TV BRASILEIRA HOJE: UM ESTUDO COMPARATIVO COM TARALLO. 2017. (Seminário).
      8. 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores.LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LICENCIANDOS DA UEMG ? UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. 2017. (Seminário).
      9. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG. 2017. (Congresso).
      10. VI SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.APRENDENDO A SER PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES EM NÍVEL SUPERIO. 2016. (Simpósio).
      11. VI SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.AVALIAÇÃO DA SAÚDE DO PROFESSOR DA UEMG-UNIDADE DE DIVINÓPOLIS NO ANO DE 2015. 2016. (Simpósio).
      12. VI SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,.PERFIL DE ADOECIMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DIVINÓPOLIS-MG. 2016. (Simpósio).
      13. VI SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade,.AVALIAÇÃO DA SAÚDE DO PROFESSOR DA UEMG-UNIDADE DE DIVINÓPOLIS NO ANO DE 2015. 2016. (Simpósio).
      14. 10º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão dos Institutos mantidos pela FUNEDI.PIBID ? DIVINOPOLIS: DIÁLOGOS PARA COMPREENSÃO DE UMA PROPOSTA FORMADORA. 2014. (Seminário).
      15. ENCONTRO NACIONAL DE CPA's. 2012. (Encontro).
      16. Semana Acdêmica do Curso de Serviço Social.Formação Profissional do Assistente Social na Contemporaneidade: aspectos da interdisciplinaridade. 2009. (Outra).
      17. 2º Seminário de História e Memória do Centro Oeste Mineiro.História e televisão: um panorama da sociedade contemporânea. 2007. (Seminário).
      18. 3ª Semana do Curso de Matemática.A Funedi e a Pesquisa Científica. 2007. (Seminário).
      19. 3º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI.Novas formas de ler/ver na contemporaneidade. 2007. (Seminário).
      20. 1º Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro.Telenovela e identidade: vestígios de uma brasilidade. 2006. (Seminário).
      21. 2º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da FUNEDI ?Os olhares sobre a cidade?.Cidade, Comunicação e Cultura. 2006. (Seminário).
      22. 8º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG - Fundação Associada de Campanha.O DIRCURSO FICCIONAL E A FORMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE NACIONAL. 2006. (Seminário).
      23. Transdiciplinaridade nas Ciências. 2006. (Seminário).
      24. 7º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG - Fundação Associada de Diamantina.Hegemonia Audiovisual?. 2005. (Seminário).
      25. II Semana de Ciências Humanas - Gestão de Políticas Públicas - Uma parceria entre Poder Público e Universidade ? FUNEDI - INESP. 2005. (Seminário).
      26. OBITEL - Observatório Ibero-americano de la ficción televisiva. 2005. (Seminário).
      27. Seminários Interdisciplinares do INESP - FUNEDI - INESP. 2005. (Seminário).
      28. 1º Congresso de Pós-Graduação, Pesquisa e Desenvolvimento Regional da FUNEDI. Lobato e sua obra literária, com aplicação na TV. 2003. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (11)
      1. FONSECA, Ana Paula Martins. Semana Acadêmica do Curso de Letras - Ensino de Línguas - desafios e avanços. 2016. (Outro).. . 0.
      2. ROCHA, Ana Cristina ; Ana Paula Martins Fonseca ; PIRES, J. R. F.. Feira do ISED. 2013. 2013.
      3. FONSECA, Ana Paula Martins. Mundos da Leitura: diálogos entre História, Letras e Pedagogia. 2013. (Outro).. . 0.
      4. FONSECA, Ana Paula Martins. Leitura dramática: diálogos entre Carlos Drummond de Andrade, João Evangelista Rodrigues, Pereira da Viola: poemas e canções. 2013. (Outro).. . 0.
      5. ROCHA, Ana Cristina ; Ana Paula Martins Fonseca ; PIRES, J. R. F.. Feira do ISED. 2012. 2012.
      6. FONSECA, Ana Paula Martins. Semana Acadêmica do Curso de Letras - Literatura e História: Diálogos Interdisciplinares. 2012. (Outro).. . 0.
      7. FONSECA, Ana Paula Martins. Álbum de sonetos: A peça. 2012. (Outro).. . 0.
      8. FONSECA, Ana Paula Martins. Aulão sobre o Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. 2012. (Outro).. . 0.
      9. FONSECA, Ana Paula Martins. GIFTED. 2012. (Outro).. . 0.
      10. FONSECA, Ana Paula Martins. O ensino de língua inglesa e a formação profissional. 2012. (Outro).. . 0.
      11. Ana Paula Martins Fonseca. Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (8)
      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Fernanda Maria Francischetto da Rocha Amaral (31.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Revista Brazilian Journal of Development. v. v. 5, n.10, n. 10, p., p. 19348-19360-19360, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional. Revista Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 19503-19517-19517, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Ana Paula Martins Fonseca ; ROCHA, F. M. F. ; SANTANA, E. K. ; PORTO, C. P. M.. OFICINAS DE LEITURA E LOGICA: Uma parceria entre a universidade e as escolas da rede estadual de Divinopolis em regime integral.. REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS. v. 1, p. 78-87-87, issn: 2318-2393, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. FERNANDES, A. C. F. R. ; FONSECA, Ana Paula ; ROCHA, F. M. F.. ESTUDO DA SAÚDE DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS. Em: 6º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente/ I Simpósio Educação, v. 6, p. 1-15, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins ; FERNANDES, A. C. F. R.. OFICINA DO CUIDAR - UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE CUIDADOR INFORMAL DE IDOSOS. Em: 6º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente/ I Simpósio Educação, v. 6, p. 1-17, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. AAMARAL, F. M. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos. Em: VII SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO RELAÇÕES DE TRABALHO, v. VII, p. 139-155, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. ROCHA, Ana Cristina ; Ana Paula Martins Fonseca ; ROCHA, F. M. F.. UMA INTERVENÇÃO DA MATEMÁTICA JUNTO AOS IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA. Em: VII SITRE- SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO, v. VII, p. 3-13, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; MORAIS, A. F.. LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LICENCIANDOS DA UEMG ? UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE DE FLEXIBILIZAR OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DO SUPERVISOR DE ÁREA SOBRE O PROGRAMA. Em: V SENEPT - V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-18, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. CONTRIBUIÇÃO DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, A. P. M. ; AAMARAL, F. M. F. R.. FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DA UEMG – UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG1. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. ROCHA, Ana Cristina ; FONSECA, Ana Paula Martins ; ROCHA, F. M. F.. PROFISSÃO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE SUA SAÚDE. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente,, v. 1, p. 2-10, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F.. ?Perfil de adoecimento dos servidores públicos municipais Divinópolis-MG?. Em: VI SITRE ? Simpósio Internacional Trabalho, v. 1, p. 01-08, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. Avaliação da saúde do professor na UEMG ? Unidade de Divinópolis no ano de 2015. Em: VI SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, v. 1, p. 01-09, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        20. FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-11, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        21. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R.. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTAGIÁRIOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG DE DIVINÓPOLIS/MG. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO -Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-16, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        22. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; DIAS, L. F. ; SOUZA, H. K. C.. PROFISSÃO PROFESSOR: UM DESAFIO PARA O SÉCULO XXI. Em: XI SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS, 2015, Divinópolis. XI SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        23. Ana Paula Martins Fonseca; ROCHA, Ana Cristina ; ROCHA, F. M. F.. PIBID ? DIVINOPOLIS: DIÁLOGOS PARA COMPREENSÃO DE UMA PROPOSTA FORMADORA. Em: 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014, Divinopolis. 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        24. ROCHA, F. M. F. ; Ana Paula Martins Fonseca ; FERNANDES, A. C. F. R.. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA: A PERCEPÇÃO DO SUPERVISOR DE ÁREA. Em: 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014, Divinopolis. 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        25. ROCHA, F. M. F. ; Ana Paula Martins Fonseca ; FERNANDES, A. C. F. R.. OS IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS (ISED). Em: 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014, Divinopolis. 10º seminário de Ensino Pesquisa e Extensão 4º seminário do bolsistas juniores, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        26. ROCHA, Ana Cristina ; FONSECA, Ana Paula Martins ; ROCHA, F. M. F. ; MATOS, J. O. T.. FUNCIONALIDADE DO IDOSO NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS-MG. Em: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA UEMG, 19, 2017, Divinópolis., 2017, DIVINOPOLIS. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        27. ROCHA, F. M. F.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; KENDALL, E.. Capacidade Funcional do Idoso. Em: 18º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016, PASSOS. 18º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        28. Ana Paula Martins Fonseca; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID de Letras como uma possibilidade de flexibilizar os currículos dos cursos de licenciaturas. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        29. FERNANDES, A. C. F. R. ; Ana Paula Martins Fonseca ; ROCHA, F. M. F. ; SANTANA, E. K.. OS IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UEMG UNIDADE DIVINOPOLIS. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
        30. SANTANA, E. K. ; Ana Paula Martins Fonseca ; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F.. Construção Identitária de Estágiários de Letras e Pedagogia da Uemg de Divinopolis /MG. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio
        31. ROCHA, Ana Cristina ; Ana Paula Martins Fonseca ; ROCHA, F. M. F.. OS IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS (ISED). 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Elaine Kendall Santana Silva (19.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. A formação docente em questão: análise sobre a contribuição do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) para a formação profissional dos licenciandos da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Revista Brazilian Journal of Development. v. v. 5, n.10, n. 10, p., p. 19348-19360-19360, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. Professores em formação: construindo a prática e a identidade profissional. Revista Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 19503-19517-19517, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. AAMARAL, F. M. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. Formação do fisioterapeuta para atuação na atenção primária à saúde: percepção dos professores e alunos. Em: VII SIMPOSIO INTERNACIONAL TRABALHO RELAÇÕES DE TRABALHO, v. VII, p. 139-155, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; SILVA, Elaine Kendall Santana. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS. Em: VII Simpósio Internacional Trabalho, v. VII, p. 57-75, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; MORAIS, A. F.. LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: UM OLHAR SOBRE OS LICENCIANDOS DA UEMG ? UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID COMO UMA POSSIBILIDADE DE FLEXIBILIZAR OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        11. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O OLHAR DO SUPERVISOR DE ÁREA SOBRE O PROGRAMA. Em: V SENEPT - V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 1-18, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        12. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. CONTRIBUIÇÃO DO CURRÍCULO NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, v. 1, p. 1-15, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        13. FERNANDES, A. C. F. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SILVA, E. K. S. ; AAMARAL, F. M. F. R. ; SILVA, V.. A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: percepção dos professores da rede municipal de ensino. Em: V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica ? V SENEPT, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        14. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; CORGOSINHO, Rosana Rios ; FERREIRA, Geralda Pinto ; MORAIS, R. A.. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG. Em: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas, v. 2, p. 263-277, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        15. FONSECA, A. P. M. ; SILVA, Elaine Kendall Santana ; FERNANDES, A. C. F. R.. CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO - FUNCIONAL (LSF). Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        16. SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, A. P. M. ; AAMARAL, F. M. F. R.. FORMAÇÃO DOCENTE E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE LICENCIANDOS DA UEMG – UNIDADE DIVINÓPOLIS/MG1. Em: 5º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente, v. 1, p. 2-14, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        17. FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. IMPACTOS DO PIBID NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UEMG-UNIDADE DIVINÓPOLIS. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO-Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-11, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        18. SILVA, E. K. S.; FONSECA, A. P. M. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; AAMARAL, F. M. F. R.. CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTAGIÁRIOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG DE DIVINÓPOLIS/MG. Em: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO -Os desafios da formação docente na contemporaneidade, v. 1, p. 1-16, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        19. Ana Paula Martins Fonseca; FERNANDES, A. C. F. R. ; SANTANA, E. K. ; ROCHA, F. M. F.. O PIBID de Letras como uma possibilidade de flexibilizar os currículos dos cursos de licenciaturas. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Alessandra Fonseca de Morais (5.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; MORAIS, ALESSANDRA FONSECA ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; SANTANA E SILVA, ELAINE KENDALL ; Ferreira, Geralda Pinto ; AMARAL, FERNANDA MARIA FRANCISCHETTO DA ROCHA. ?Jogos matemáticos como auxílio no processo de envelhecimento: um estudo junto aos idosos de um centro de convivência. Revista Brazilian Journal of Development,. v. v.5, p. 19348-19372-19372, issn: 2525-8761, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MORAIS, A. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins ; SANTANA, E. K.. Alma de Poeta. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]
        5. FONSECA, Ana Paula Martins; MORAIS, A. F. ; SANTANA, E. K.. Letramentos Múltiplos: um desafio na educação básica. 2017.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Alysson Rodrigo Fonseca e Silva (5.0)
        1. PORFÍRIO, NAYARA BUENO ; FONSECA, ALYSSON RODRIGO ; FONSECA, Ana Paula. Awareness of Rural Producers Regarding the LR and PPA in Divinopolis, MG, Brazil. FLORAM. v. 25, p. 1-9, issn: 2179-8087, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, A. R. F. E. ; SIQUEIRA, N. F. ; FONSECA, Ana Paula Martins. Percepção de ?insetos? por alunos de graduação em uma instituição de ensino superior em Divinópolis ? MG. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO. v. 62, p. 1-10-10, issn: 1678-0701, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ARAUJO, G. D. ; SILVA, A. R. F. E. ; FONSECA, Ana Paula Martins. Preservação ambiental e desenvolvimento: percepção de moradores da comunidade de Praia dos Castelhanos, em Anchieta ? ES, sobre o Projeto Tamar. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. v. 32, p. 26-43, issn: 1517-1256, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FONSECA, A. R. ; LEAO, E. F. ; RABELO, A. M. P. ; Ana Paula Martins Fonseca. Agricultura familiar a Agrotóxicos: um estudo de caso em Divinópolis ? MG. Em: Adriano Parreira. (Org.). Olhar Ambiental: centro-oeste de Minas Gerais. 1ed.Divinópolis. : Artigo A. 2017.v. 1, p. 37-51.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. GONTIJO, M. G. ; FONSECA, A. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SOUSA, Fabrizio Furtado de. Matérias-primas e geração de resíduos em indústrias de móveis de madeira, no polo de Carmo do Cajuru? MG. Em: Otávio Luiz Machado. (Org.). Universidade de ideias. 1ed.Frutal. : Prospectiva. 2016.v. 5, p. 60-98.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Míriam Rabelo Gontijo (4.0)
        1. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 380-391.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Fonseca, Ana Paula Martins ; Morais, Alessandra Fonseca de ; Fernandes, Ana Cristina Franco Rocha ; Silva, Elaine Kendall Santana e ; Ferreira, Geralda Pinto ; Amaral, Fernanda Maria Francischetto da Rocha ; GONTIJO, MÍRIAM RABELO. UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE DIVINÓPOLIS - MG. Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa - PR. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 309-320.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. SILVA, E. K. S. E. ; FONSECA, A. P. M. ; MORAIS, A. F. ; FERNANDES, A. C. F. R. ; FERREIRA, G. P. ; AMARAL, F. M. F. R. ; GONTIJO, M.R.. Letramento e formação de licenciandos da UEMG ? unidade Divinópolis/ MG. Em: Natália Lampert Batista; Tascieli Feltrin; Maurício Rizzatti. (Org.). Formação, Prática e Pesquisa em Educação. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2019.v. 1, p. 146-157.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FONSECA, ANA PAULA ; SILVA, ELAINE ; GONTIJO, MIRIAM. Ser professor : como licenciandos dos cursos de pedagogia e letras (trans) formam e constroem sua identidade profissional e seu letramento por meio do estágio supervisionado. Em: Simpósio Internacional Trabalho, v. VIII, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Fabio Peron Carballo (1.0)
        1. CARBALLO, FÁBIO PERON ; FONSECA, A. P. M. ; FERREIRA, P. S. S. ; NETO, J. A. R.. -COISA DE MENINO, COISA DE MENINA- - O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. REVES - Revista Relações Sociais. v. 1, p. 0673-0689, issn: 2595-4490, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Fabrizio Furtado de Sousa (1.0)
        1. GONTIJO, M. G. ; FONSECA, A. R. ; FONSECA, A. P. M. ; SOUSA, Fabrizio Furtado de. Matérias-primas e geração de resíduos em indústrias de móveis de madeira, no polo de Carmo do Cajuru? MG. Em: Otávio Luiz Machado. (Org.). Universidade de ideias. 1ed.Frutal. : Prospectiva. 2016.v. 5, p. 60-98.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Ana Paula Martins Fonseca ⇔ Viviane Gontijo Augusto (1.0)
        1. FONSECA, Ana Paula Martins; FERNANDES, A. C. F. R. ; ROCHA, F. M. F. ; AUGUSTO, V. G. ; ASSIS, D. P. ; REIS, F. C. ; SANTANA, E. K.. PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CAPACIDADE COGNITIVA DE IDOSOS DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. Em: 12° Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão / 6° Seminário de Bolsistas Juniores, v. 1, p. 1-11, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02