Realizando o curso de doutorado no Programa de Pós Graduação em Ensino de Arte da UFMG, na linha de pesquisa Arte e Experiência Interartes na Educação, sob a orientação do Dr. Maurílio Rocha, Mestre em Ensino de Arte (UFMG, 2018), Especialização em História da Cultura e da Arte (UFMG, 2009), Licenciada em Arte Visuais (UEMG, 2007) e Pedagogia na Faculdade Internacional Signorelli. Docente em Ensino de Arte na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/Pedagogia), Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino, compondo o Núcleo de Estudos Étnicos Raciais (PBH). Supervisora do Projeto PIBID/CAPES/ UEMG - Arte e pedagogia. Editora da Revista SCIAS ARTE/EDUCAÇÃO. Membro representante da Federação de Arte Educadores/FAEB- em Belo Horizonte. Participou orientando as Proposições Curriculares/Arte da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Orientou TCC de psicopedagogia da Faculdade Mundial.Possui capítulo de livro e artigos publicados. Atua principalmente: Ensino de Arte/Cultura; Metodologia de Ensino; Supervisão de Estágio; Tecnologia educacional; Cultura étnico- raciais no ensino; Prática de Ensino;Tutora a distância, supervisão de estágio docente, formador docente das Bases Nacionais Curriculares (BNCC), pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre conhecimentos e Educação- COED/UEMG e no grupo de pesquisa Artes e Experiência Interartes na Educação/UFMG. Organizadora do evento "Festival Primavera- UEMG- Quem sabe? A Universidade em Ação" e do Colóquio: PIBID em Ação- UEMG/DESING. (Texto informado pelo autor)
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P. ; ANDRADE, Fabricio. O ensino de arte no contexto escolar: 8 de março, dia internacional das mulheres. Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 20487-20496, issn: 2525-8761, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, FABRÍCIO ; FERREIRA, LAURA PAOLA ; VAZ, ALINE CHOUCAIR. Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação. Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 21152-21163, issn: 2525-8761, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C (Org.) ; SANTOS, M. A. V. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.). Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. 532 ed. Belo Horizonte: Grupo Editorial Letramento, 2015. v. 2, p. 141. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (3)
FERREIRA, Laura Paola ; PAULA, E. M. ; ANDRADE, Fabrício.. EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. Em: Willian Douglas Guilherme. (Org.). EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. 3ed.Belo Horizonte. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 1-281. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio ; VAZ, A.. SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: EXPERIÊNCIA ESTÉTICO-SOCIAL A PARTIR DO VÍDEO CLIPE ?BLACK OR WHITE?, DO ARTISTA MICHAEL JACKSON. Em: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Letras, Linguística e Artes: Perspectivas Críticas e Teóricas 4. 4ed.Ponta Grossa- Parana. : Atena. 2019.v. 4, p. 4-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). (Org.). Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino. 1ed.Ponta Grossa PR. : Atena Editora. 2018.v. I, p. 257-266. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (5)
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P. ; LAIA, N. C.. ALDEIA INDÍGENA, PIRAQUE-AÇU: AULA DE CAMPO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NA CIDADE DE VITÓRIA (ES). Em: XXIX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. VII Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores, p. 02-2422, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S.. A ESCOLA VAI A CAMPO: Visita dos estudantes da E.M Josefina Sousa Lima à Escola de Belas Artes/UFMG. Em: Anais do 2º Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Educação da RME/BH, v. I, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S.. SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. Em: I Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de Belo horizonte, v. I, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: XXVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, v. Unico, p. 1-3051, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, L. P.. Experiência estético social em arte: O caminho como método nos aprendizados em arte. Em: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB, p. 532-542, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C. Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. Em: Seminário PIBID UEMG, 2015, Belo Horizonte. Interfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento. Belo Horizonte: Grupo editorial Letramento, p. 1-141, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P.. Tribo do saber. Aula de campo com alunos da rede pública estadual na aldeia indígena capixaba, Piraquê- Açu. Seminário Capixaba Sobre o Ensino da Arte. 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio ; LAIA, N. C.. ALDEIA INDÍGENA PIRAQUE-AÇU: AULA DE CAMPO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NA CIDADE DE VITÓRIA (ES). XXIX CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES. 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, L. P. II Seminário Artes e Experiência Interartes na Educação. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, L. P. BNCC de Arte e os contextos metodológicos. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P.. Relato de Experiência com alunos da Rede Pública na cidade de Vitória (ES). 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, L. P. Currículo e Relações Étnico-Raciais: Diálogos com a Prática. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P.. 8 de março, dia internacional das mulheres, e o ensino de arte na escola. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, LAURA PAOLA; ROSSINI, E. P.. Tribo do saber. Aula de campo com alunos da rede pública estadual na aldeia indígena capixaba, Piraquê- Açu. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, LAURA PAOLA; MATE, T. L.. PROCESSOS NO ENSINO DA FOTOGRAFIA. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, LAURA PAOLA; ALVES, L. ; BARCELOS, F.. PROCESSOS NO ENSINO DE ARTE CONTEMPORÂNEA. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, LAURA PAOLA; HAMDAN, D. D. ; FARIA, L. S. B. ; FARIA, R. S.. Teatro de sombras no ensino da forma e contra forma. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S.. II Congresso de Boas Práticas PBH. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PINHEIRO, A. L. F.. Palestra no Simpósio Reflexões sobre o saber docente: os saberes da docência nos 50 anos da Pedagogia do oprimido Tema: A antropologia filosófica em Karl Marx e sua incidência no humanismo freiriano. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
FERREIRA, L. P.; LEUNG, D. S.. SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
FERREIRA, L. P. Encontro Centralizado dos Grupos de Estudo Étinico-raciais. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
FERREIRA, L. P. Encontro Centralizado dos Grupos de Estudos Éticos-raciais. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
FERREIRA, L. P. Experiência Estético Social em Arte: O caminho do método nos aprendizados de Arte. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
FERREIRA, L. P.; Abreu, N.A.C. Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
FERREIRA, L. P. Como elaborar um projeto- Lei de incentivo á cultura. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (6)
FERREIRA, L. P. Máscaras Sociais: construindo os caminhos para o aprendizado em Arte, de Laura Paola. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P. Convite para exposição na reitoria. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P. Estudantes de escola pública exibem 'máscaras sociais' em exposição. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P. Laboratório de Ensino de Arte Contemporânea/tecnologia na E.M Josefina Sousa Lima/. 2019; Tema: Ensino de Arte Contemporânea e Professor-Artista. (Rede. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P.; VAZ, A. ; MACHADO, J. C. ; ANDRADE, Fabricio ; MACHADO, G. M. S.. Revista Scias Arte/Educação. 2018; Tema: Editorail Scias Arte/Educação. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (1)
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio. PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE PEDRO LEOPOLDO. 2019. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EDUCACIONAL [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (4)
FERREIRA, L. P. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, Laura Paola ; ANDRADE, Fabrício.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P. Projeto Aluno de Tempo Integral e Abrindo Espaço. 2005. [ busca Google | busca Bing ]
FERREIRA, L. P. Arena da Cultura "ESSE POVO FAZ ARTE". 2003. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (1)
Maria José Pereira Bargança Soares Ferreira. A NEUROPSICOLOGIA NO ATENDIMENTO HOSPITALAR INFANTIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em NEUROPSICOLOGIA) - Faculdade do Grupo UNIASSELVI, . 2019. Orientador: Laura Paola Ferreira.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2019-Atual. grupo de pesquisa Artes e Experiencia Interartes na Educacao, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Laura Paola Ferreira - Coordenador / Maurilio Andrade Rocha - Integrante. Membro: Laura Paola Ferreira.
2007-Atual. Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educacao Descrição: Pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca analisar, sob enfoque sócio-filosófico, paradigmas acerca da construção do conhecimento e interligá-los ao âmbito educacional, tem como produto a construção de uma revista eletrônica científica. A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas. Essa publicação se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista Scias Arte/Educação recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar. Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Laura Paola Ferreira - Integrante / Fabrício Andrade - Coordenador / Liliana Borges - Integrante / Letícia Schneider de Pinho Dias - Integrante / Agostinho Vieira Neto - Integrante / Aline Vaz - Integrante. Membro: Laura Paola Ferreira. Descrição: Pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca analisar, sob enfoque sócio-filosófico, paradigmas acerca da construção do conhecimento e interligá-los ao âmbito educacional, tem como produto a construção de uma revista eletrônica científica. A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas. Essa publicação se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista Scias Arte/Educação recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar. Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Liliana Borges - Integrante / Fabrício Andrade - Coordenador / Agostinho Vieira Neto - Integrante / Letícia Schneider de Pinho Dias - Integrante / Aline Vaz - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra. Membro: Liliana Borges. Descrição: Pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca analisar, sob enfoque sócio-filosófico, paradigmas acerca da construção do conhecimento e interligá-los ao âmbito educacional, tem como produto a construção de uma revista eletrônica científica. A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas. Essa publicação se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista Scias Arte/Educação recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar. Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabrício Andrade Pereira - Coordenador / BORGES, L. (Liliana Borges) - Integrante / Letícia Schneider de Pinho Dias - Integrante / Agostinho Vieira Neto - Integrante / Aline Vaz - Integrante / Laura Paola Ferreira - Integrante. Membro: Fabricio Andrade Pereira.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (2)
Professor Nota 10, Grupo Abril e Fundação Victor e Cívita.. 2018. Membro: Laura Paola Ferreira.
Prêmio Arte na Escola, Instituto Arte na Escola.. 2018. Membro: Laura Paola Ferreira.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (39)
I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE ENTRE ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO. 2020. (Congresso).
III Seminário da Linha de Pesquisa Arte e Interartes na Educação PPGARTES UFMG.ANÁLISE DOS IMPACTOS METODOLÓGICOS DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE. 2020. (Seminário).
SITUAÇÃO DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS DE ARACRUZ NO CONTEXTO DA PANDEMIA: PERSPECTIVAS E RELATOS SOBRE SAÚDE E EDUCAÇÃO?. 2020. (Encontro).
3°Seminário PIBID/UEMG nterfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Teatro de sombras no ensino da forma e contra forma. 2019. (Seminário).
3°Seminário PIBID/UEMG nterfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Processos no Ensino de Arte Contemporânea. 2019. (Seminário).
3°Seminário PIBID/UEMG nterfaces dos saberes na formação de professores em diversas áreas do conhecimento.Processos no Ensino da Fotografia. 2019. (Seminário).
5° SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS 2019. 2019. (Congresso).
EXPLORA JOVEM UFMG. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2019. (Feira).
II Colóquio Internacional, Escrita, som, imagem. 2019. (Congresso).
II Seminário Artes e Experiência Interartes na Educação.O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE E O USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2019. (Seminário).
Projeto Fic no campus/UEMG. 2019. (Seminário).
XIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.Sessões de narrativas e práticas: Arte, Cultura, Saúde e meio ambiente | Educação em Artes Visuais presencial e a distância | História, Teoria e Crítica de Arte. 2019. (Seminário).
XIII Seminário Capixaba sobre o Ensino da Arte.VISITA DOS ESTUDANTES DA E.M JOSEFINA DE SOUSA LIMA À ESCOLA DE BELAS ARTES/UFMG. 2019. (Seminário).
XII Seminário Capixaba sobre o ensino de Arte: Caminhos contemporâneos para a educação em artes.Tribo do saber, aula de campo com alunos da EEEFM ?Elza Lemos Andreatta? na aldeia indígena Capixaba Piraquê-Açu. 2019. (Seminário).
XII Seminário Capixaba sobre o ensino de Arte: Caminhos contemporâneos para a educação em artes.8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA. 2019. (Seminário).
I Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de PBH. SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS: Experiência estético-social a partir do vídeo clipe Black or White, do artista Michael Jackson. 2018. (Congresso).
II Congresso de Boas Práticas dos Profissionais da Rede Municipal de PBH. A ESCOLA VAI A CAMPO: Visita dos estudantes da E.M Josefina Sousa Lima à Escola de Belas Artes/UFMG. 2018. (Congresso).
I Seminário Arte e Experiência Interartes na Edcucação. 2018. (Seminário).
Arte e Tecnologia no Ensino de Artes. 2017. (Seminário).
Diálogos sobre Arte e Educação: Narrativas de si e aprendizagem autobiográfica/UFMGMG. 2017. (Seminário).
Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE. 2016. (Seminário).
Perspectiva de Formação em Residência Docente. 2016. (Encontro).
Perspectiva de Formação em Residência Docente. 2016. (Outra).
Que sujeito é esse? Reflexões sobre concepções pedagógicas. 2016. (Seminário).
XXVI CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educação do Brasil. 2016. (Congresso).
XXVI CONFAEB- Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educação do Brasil. Experiência Estético Social: O caminho como método nos aprendizados em Arte. 2016. (Congresso).
Seminário Interdisciplinar PIBID.Reflexões sobre a prática pedagógica na formação do professor. 2015. (Seminário).
Laboratório de Aprendizagem/JOVEM2013. 2013. (Oficina).
Saúde Vogal para profissionais da voz. 2012. (Encontro).
"Subsídios para ações educativo-culturais com deficientes visuais em museus". 2008. (Outra).
ENCONTRO DE PROFESSORES- SUM. 2007. (Encontro).
Oficina de Segurança em Museus- Fundação Clovis Salgado e IPHAN- DEMU. 2007. (Oficina).
Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE.Encontro Regional sobre Curriculo Básico Comum- CBC e Programa de Avaliação de Aprendizagem Escolar - PAAE. 2006. (Encontro).
III Seminário Arte na Escola- Diferentes abordagens da arte no ensino Fundamental/ UFMG. 2006. (Seminário).
Seminário de Arte Educação- UEMG. 2006. (Seminário).
XVI ConFaeb ? Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. 2006. (Congresso).
Arena da Cultura mostra 2003. ESSE POVO FAZ ARTE. 2003. (Exposição).
Encontro de Arte Educação- Guignard UEMG. 2003. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (9)
FERREIRA, L. P.; ANDRADE, Fabricio ; VAZ, A. ; MACHADO, J. C.. Festival Primavera UEMG - Quem sabe? A Universidade em Ação. 2019. Outro
FERREIRA, L. P.. PIBID em Ação. 2019. (Outro).. . 0.
FERREIRA, L. P.; ROSSINI, E. P.. Exposição "A TEIA: Contextos identitários". 2019. Exposição
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais. 2018. (Exposição).. . 0.
FERREIRA, L. P.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018. (Exposição).. . 0.
BERNARDES, R. K. ; PIMENTEL, L. G. ; FERREIRA, L. P.. I Seminário Arte Educar: Narrativas de Si e Aprendizagem (Auto)biográfica. 2017. Outro
FERREIRA, L. P.. 2º SEMINÁRIO PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2015. (Outro).. . 0.
FERREIRA, L. P.. Seminário PIBID/UEMG: INTERFACES DOS SABERES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. 2015. (Outro).. . 0.
FERREIRA, L. P.; CLETO, M. ; MORAIS, T.. ESSE POVO FAZ ARTE. 2003. Exposição
FERREIRA, Laura Paola ; PAULA, E. M. ; ANDRADE, Fabrício.. EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. Em: Willian Douglas Guilherme. (Org.). EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. 3ed.Belo Horizonte. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 1-281. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). (Org.). Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino. 1ed.Ponta Grossa PR. : Atena Editora. 2018.v. I, p. 257-266. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: XXVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, v. Unico, p. 1-3051, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, L. P.. Experiência estético social em arte: O caminho como método nos aprendizados em arte. Em: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB, p. 532-542, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FERREIRA, Laura Paola ; ANDRADE, Fabrício.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
ANDRADE, FABRÍCIO ; FERREIRA, LAURA PAOLA ; VAZ, ALINE CHOUCAIR. Aspectos sobre o ensino de música e suas contextualizações: o espaço escolar e os processos significativos de percepção, escuta e experimenciação. Brazilian Journal of Development. v. 5, p. 21152-21163, issn: 2525-8761, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CHACON, DANIEL RIBEIRO DE ALMEIDA; PINHEIRO, A. L. F.. Palestra no Simpósio Reflexões sobre o saber docente: os saberes da docência nos 50 anos da Pedagogia do oprimido Tema: A antropologia filosófica em Karl Marx e sua incidência no humanismo freiriano. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra