Lattes UEMG

Dedilene Alves de Jesus

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Possui graduação em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Severino Sombra (2003), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela mesma instituição (2006), mestrado e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009/2016). É coordenadora do GELINC (Grupo de Estudos sobre Ensino, Linguagens e Cognição), atuando nas seguintes áreas: a) estudos em Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: espaços mentais, mesclagem conceptual, flutuação referencial, referenciação e adjetivos privativos; b) abordagem de práticas pedagógicas para o ensino de língua materna, produção textual, alfabetização e letramento. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3907768617025032 (13/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Pedagogia - Barbacena. Rua Coronel José Máximo São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 30523100 URL da Homepage: http://www.uemg.br/unidade.php?id=12
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. A Linguistica Cognitiva na sala de aula: praticas pedagogicas de leitura, escrita, fala e escuta
      Descrição: O projeto será realizado pelo Grupo de Estudos sobre Ensino, Linguagens e Cognição (GELINC), tendo como objetivo os seguintes tópicos: fazer um levantamento das concepções de linguagem dos docentes responsáveis por turmas de 4º e 5º anos de escolaridade de escolas da rede pública estadual em Barbacena, no intuito de observar uma tendência para a concepção da linguagem como forma de interação; identificar as estratégias interativas produtivas e não produtivas nas aulas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente as de Língua Portuguesa; elencar as dificuldades e facilidades decorrentes da execução das práticas pedagógicas observadas em sala de aula; elaborar proposta de materiais didáticos e protocolos baseados nos pressupostos da Linguística Cognitiva (que já são alinhados aos eixos da Base Nacional Comum Curricular) para aplicabilidade nas turmas, mediante autorização dos professores regentes das turmas; divulgar os resultados preliminares e finais decorrentes desta pesquisa para a comunidade científica em geral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Dedilene Alves de Jesus - Coordenador.
      Membro: Dedilene Alves de Jesus.
    2. 2011-2012. Saberes e praticas docentes
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Dedilene Alves de Jesus - Integrante / Suzana Amorim - Coordenador.
      Membro: Dedilene Alves de Jesus.
    3. 2010-2013. Entre a teoria e a pratica: o egresso e o mundo do trabalho
      Descrição: Coleta de dados sobre o egresso da USS e sua inserção no mundo do trabalho. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Dedilene Alves de Jesus - Integrante / Tânia Maria Machado Pinto - Coordenador.
      Membro: Dedilene Alves de Jesus.
    4. 2010-2012. Habilidades linguisticas dos ingressos nos cursos de graduacao da USS
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Dedilene Alves de Jesus - Integrante / Ana Paula Carneiro Rola - Integrante / William Teixeira Alves - Coordenador.
      Membro: Dedilene Alves de Jesus.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. IV CONBAlf – Qual alfabetização para qual tempo?. Alfabetização e letramento: a construção de conhecimentos na formação de graduandos de um curso de Pedagogia. 2019. (Congresso).
      2. IV Semana da Faced - UFJF.A Linguística na sala de aula: a pesquisa sobre interação produtiva. 2019. (Seminário).
      3. XII Seminário Nacional ANFOPE/ I Seminário Nacional Forpibid-RP.PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO. 2019. (Seminário).
      4. 3º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI). O adjetivo privativo na perspectiva da Linguística Cognitiva. 2014. (Congresso).
      5. II Semana da FACED.O trabalho com o gênero jornalístico a partir de material didático do Programa Nova EJA (SEEDUC/RJ). 2014. (Encontro).
      6. I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (LINCOG).O comportamento do adjetivo privativo 'falso' na perspectiva da Linguística Cognitiva. 2014. (Simpósio).
      7. V Seminário do NEMP: questões de morfologia e semântica - diferentes perspectivas.O papel das affordances cognitivas na modificação adjetival privativa. 2014. (Seminário).
      8. XII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2014. (Seminário).
      9. III Seminário do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português).De “barco de papel” a “menino de ouro”: a modificação adjetival e o status do referente. 2010. (Seminário).
      10. IX ENIC (Encontro de Iniciação Científica).Mediadora da mesa redonda quot;Diversidade nas Ciências Humanasquot;. 2010. (Encontro).
      11. V Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação (SimPed).Formando o professor de Letras: desafios para os cursos de licenciatura. 2010. (Simpósio).
      12. X Semana Severino Sombra.I Simpósio de Pesquisa da USS. 2010. (Simpósio).
      13. X Semana Severino Sombra.A Central de Estágios e a Formação Docente: Relatos de Experiência. 2010. (Encontro).
      14. II Seminário do NEMP (Núcleio de Estudos Morfossemânticos do Português).A flutuação do SN 'nós' indeterminado em textos jornalísticos de opinião. 2009. (Seminário).
      15. IX Semana Severino Sombra.Professor-reflexivo: desafio para os cursos de licenciatura. 2009. (Encontro).
      16. IX Semana Severino Sombra.Professor reflexivo: desafio para os cursos de licenciatura. 2009. (Outra).
      17. O novo acordo ortográfico (palestra com Evanildo Bechara).. 2009. (Encontro).
      18. I Seminário do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português).Níveis de referencialidade na indeterminação pronominal. 2008. (Seminário).
      19. Seminário de Língua e Literatura de Valença.Seminário de Língua e Literatura de Valença. 2003. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. LOPES, T. J. S. ; BENFICA, W. A. ; GINO, A. ; JESUS, Dedilene Alves de. I Seminário Institucional Pibid e Residência Pedagógica. 2019. Outro
      2. ROLA, A. P. C. ; JESUS, Dedilene Alves de. II Semana de Letras. 2010. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01