Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação - Fae/UFMG, Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET MG (2010), Especialista em Linguagem e Tecnologia / CEFET MG (2006) e graduada em Pedagogia com ênfase em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Seus interesses de pesquisa e atuação, especialmente na formação de professores, se referem aos temas: didática e prática de ensino; processos identitários, memórias e experiências pedagógicas na Fazenda do Rosário. Tem ampla experiência em formação continuada de professores e em elaboração, implantação e avaliação de projetos em escolas públicas e privadas de educação básica e profissional. Atua em atividades de ensino, pesquisa, gestão e extensão na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Unidade Ibirité (Designada para o período de 01/fevereiro à Dezembro de 2018). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDOC. (Texto informado pelo autor)
MEIRA, C. J.; PELIZER, P. D. O.. Práticas Pedagógicas na Fazenda do Rosário (1939-1974): uma pesquisa documental no acervo do Museu Helena Antipoff. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 3, p. 69-78, issn: 2595-8569, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, N. M. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; COUTINHO, N. G. P. ; SOARES, S. J. C.. RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: pertencimentos e estranhamentos. MULTICULTURA REVISTA ELETRONICA. v. 04, p. 1-23, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; SIMOES, M. R. ; VENANCIO, L. S.. A ERGONOMIA E A ATIVIDADE DOCENTE: perspectivas e desafios atuais. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 01, p. 19-27, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, N. M. ; SOARES, S. J. C. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; SARAIVA, W. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS ATIVIDADES EMOCIONAIS: um estudo de caso sobre as relações de aproximações e distanciamentos. Multicultura Revista Eletrônica. v. 03, p. 69-86-86, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; CANETE, L. S.. ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 03, p. 43-52, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; PEREIRA, M. A. ; SILVA, N. M. ; VENANCIO, L. S.. FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA REVISTA ELETRÔNICA. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. I. A. ; SILVA, N. M.. RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES E FORMAÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS DO PROJETO ESCOLA DE HELENA: experiências vividas na Granjinha Escolar. MULTICULTURA REVISTA ELETRÔNICA. v. 04, p. 38-57, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; FONSECA, M. I. A.. O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 02, p. 01-16, issn: 1989-4155, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. I. A. ; SILVA, N. M.. GRANJINHA ESCOLAR: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto Escola de Helena. MULTICULTURA REVISTA ELETRÔNICA. v. 02, p. 110-130, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICUTURA REVISTA ELETRONICA. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; FONSECA, M. I. A. ; SARAIVA, W. M.. A VISÃO DO PEDAGOGO NA FUNÇÃO DE EDUCADOES FÍSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Cuadernos de Educación y Desarrollo. v. XX, p. XX, issn: 1989-4155, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, A. O. A. ; MEIRA, C. J. ; CAMPOS, R. H. F.. GRANJINHAS ESCOLARES: experiências de formação integral na Fazenda do Rosário no período de 1957 a 19744. Em: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte, Mária de Fátima Pio Cassemiro e Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental:questões históricas e contemporâneas. 04ed.Belo Horizonte. : FaE. 2017.v. 01, p. 227-246. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DUARTE, A. O. A. ; STURZENEKER, A. V. ; MEIRA, C. J. ; CAMPOS, R. H. F.. GRANJINHA ESCOLAR: contribuições para a formação integral de crianças do projeto Escola de Helena. Em: organizadores Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), Comissão de Psicologia Escolar e Educacional -- Dados eletrônicos. ? Belo Horizonte : CRP 04, 2017.. (Org.). Práticas e pesquisas em psicologia e educação [recurso eletrônico]: experiências em Minas Gerais /. 01ed.Belo Horizonte. : CRP 04, 2017.. 2017.v. 01, p. 01-287. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (7)
MEIRA, C. J.; RAYMUNDO, F. A.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NO CURSO NORMAL NA FAZENDA DO ROSÁRIO EM IBIRITÉ ? MINAS GERAIS (1950-1960). Em: 5º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: desafios do tempo pressente, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; DUARTE, A. O. A. ; STURZENEKER, A. V. ; CAMPOS, R. H. F.. GRANJINHA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS DO PROJETO ESCOLA DE HELENA. Em: 1ª Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; Suzana Burnier. TRAJETÓRIAS BIOGRÁFICAS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS DOCENTES: SENTIDO DO TRABALHO SEGUNDO PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Em: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS EM DEFESA DO PÚBLICO, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; Suzana Burnier. Relações com o trabalho no exercício do magistério: um estudo sobre a constituição de processos identitários e experiências de adesão e desistência docente no ensino fundamental em duas escolas do município de Betim/MG. Em: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (1)
MEIRA, C. J.; ALVES, R. O.. Relações entre Família, Escola e Formação Docente. Em: XXXI Encontro Helena Antipoff, 2013, Belo Horizonte. Boletim Anual Centro de Pesquisa e Documentação Helena Antipoff, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (6)
MEIRA, C. J.; RAYMUNDO, F. A.. Curso de Aperfeiçoamento de profesores da Fazenda do Rosário: uso de monografias rurais como metodologia investigativa na formação docente. Em: XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF /Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017, IBIRITE - MG. XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF /Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P.. Granjinha Escolar: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto Escola de Helena. Em: XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF / Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017, IBIRITE / MG. XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF / Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, K. A. ; MEIRA, C. J.. O Processo Educativo Inclusivo no Ensino Regular. Em: XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF / Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017, IBIRITÉ. XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF / Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética (1917-1924) - Lembrando os 100 Anos da Revolução Russa (1917-2017), 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL: Concepções de Educadores de uma Escola Confessional de Município de Belo Horizonte. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff, 2016, Mariana. BOLETIM DO CDPHA, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J.; DUARTE, A. O. A.. GRANJINHAS ESCOLARES: Experiências de Formação Integral vivenciadas na Fazenda do Rosário no período de 1954 a 1974. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff, 2016, Mariana. BOLETIM DO CDPHA, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. Memórias Revisitadas - Visita Guiada aos espaços da Fazenda do Rosário. Em: XXX III Encontro Helena Antipoff, 2014, Ibirité. Boletim Anual Centro de Pesquisa e Documentação Helena Antipoff, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (15)
MEIRA, C. J. GRANJINHA ESCOLAR: Contribuições da'Pedagogia Antipoffiana' para a Formação Integral de Crianças e Adolescentes da Escola Sandoval Soares de Azevedo - Fundação Helena Antipoff. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIADAS NO COMPLEXO EDUCACIONAL DA FAZENDA DO ROSÁRIO (11939-1974):Vestígios Documentais de Experiências Formativas e seus Pressupostos Teóricos Metodológicos. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
VENANCIO, L. S. ; MEIRA, C. J. ; Oliveira, G.M.C. ; FONSECA, P. M.. ROBÓTICA EDUCACIONAL: Contribuições de recursos tecnológicos para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma escola pública situada no município de Ibirité. 2019. Apresentação de Trabalho/Comunicação
SILVA, K. A. ; MEIRA, C. J.. O Processo Educativo Inclusivo no Ensino Regular. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ANDREATA, F. ; MEIRA, C. J.. Curso de Aperfeiçoamento de profesores da Fazenda do Rosário: uso de monografias rurais como metodologia investigativa na formação docente. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P.. Granjinha Escolar: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto Escola de Helena. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; RAYMUNDO, F. A.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS NO CURSO NORMAL NA FAZENDA DO ROSÁRIO EM IBIRITÉ ? MINAS GERAIS (1950-1960). 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; DUARTE, A. O. A.. Granja Escolar: método de projetos ou 'Pedagogia Antipoffiana'?. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MEIRA, C. J. Memórias, Processos Formativos Docente e Feminização do Magistério. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MEIRA, C. J.; CANETE, L. S.. ?ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO?. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; Suzana Burnier. Relações com o trabalho no exercício do magistério: um estudo sobre a constituição de processos identitários e experiências de adesão e desistência docente no ensino fundamental em duas escolas do município de Betim / MG. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; Suzana Burnier. Representações docentes: adesões e desistências. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
MEIRA, C. J. A identidade do professor na Era das Novas Tecnologias. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J. Novas Tecnologias, educação e Identidade docente. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MEIRA, C. J.; BAMBIRRA, M. R.. A identidade do professor na Era das Novas Tecnologias. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
MEIRA, C. J.; BENFICA, W. A.. Saberes docentes e o processo de alfabetização. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. IV SIMPOSIO INTERNACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J.; MACHADO, V. A.. Projetos de vida: experiências de adolescentes. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (4)
MEIRA, C. J. Gêneros Textuais: possibilidades metodológicas no trabalho com a alfabetização. 2016. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Currículo na Educação Infantil: discutindo as dimensões de tempo e espaço. 2016. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J.; ALMEIDA, M. O.. Anuário Pedagógico - Curso de Pedagogia. 2016. Divulgação [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. AACC - PRONERA/ FEVALE/ FAFIDIA- Projetos de Vida. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (12)
MEIRA, C. J.; STURZENEKER, A. V.. Granjinha Escolar: memórias revisitadas nos registros fotográficos do Memorial Helena Antipoff. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Materiais Pedagógicos para Inclusão Escolar. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J.; SOUZA, M. O. E.. Cotidianos e Naturezas. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Exposição de pôsteres das pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Exposição de Materiais e Jogos no Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPPHA. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Exposição de pôsteres das pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Exposição de pôsteres das pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia 5° período. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Resgatando memórias, brinquedos e brincadeiras. 2015. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Diversidades Culturais brasileiras: uma releitura de obras de Jean-Baptiste Debret. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Quartos: projeções dos alunos das turmas de 06 anos da Dulce Maria Homem. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
MEIRA, C. J. Literarte: abordagens lúdicas da cultura afrobrasileira. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
Camila Pamela Gomes Siman e Ednara Angela Coelh. RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: percepções e experiências dos professores homens na rede municipal de Belo Horizonte. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2016. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (8)
Dayane E. de Miranda; Natália C. Lopes Moreira. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. (Aperfeiçoamento/Especialização em pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2018. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Luciana Dias Carvalho Cardooso. ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INFORMÁTICA: limites e possibilidades da utilização das tecnologias como recurso pedagógico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação Latu Sensu em Alfabetização e Letremaento) - NOVA FACULDADE, . 2018. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Laila Cristina de Oliveira Santos. O RINCAR E O BLETRAMENTO NA INFÂNCIA:: perspectivas teóricas e práticas para a Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação Latu Sensu em Alfabetização e Letremaento) - NOVA FACULDADE, . 2017. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Márcia Silva de Oliveira. PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS E DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação Latu Sensu em Alfabetização e Letremaento) - NOVA FACULDADE, . 2017. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Maria José Soares de Oliveira. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS DE ANÁLISE FONOLOGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos Graduação Latu Sensu em Alfabetização e Letremaento) - NOVA FACULDADE, . 2017. Orientador: Camila Jardim de Meira.
ALESSANDRA LUIZA PEREIRA ;BIANCA C. ANDRADE; VICTOR MARTINS. A AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: desafios e possibilidades. (Aperfeiçoamento/Especialização em POS GRADUAÇÃO LATU SENSU / ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS) - Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Camila Jardim de Meira.
APARECIDA MARIA DO CARMO NUNES. CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Ouro Preto, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
APARECIDA MARIA DO CARMO NUNES. CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESCOLA DE GESTORES) - Universidade Federal de Ouro Preto, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (19)
Karen K. L.Oliveira. Cleonice F. Z. L. Santos e Mª E.Moreira. O PARA CASA: desafios na relação familia escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Jessica K. Diniz; Marcos M. de Paula Varela; Talita A. Cruz. Desafios da Educação de Jovens e Adultos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2017. Orientador: Camila Jardim de Meira.
VILMA SANTOS. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: Perspectivas e abordagens de livros didáticos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2015. Orientador: Camila Jardim de Meira.
SIMONE BRITO DE ANDRADE / VALÉRIA DO SOCORRO RAMOS. EDUCAÇÃO INDÍGENA: UM OLHAR PARA A ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2015. Orientador: Camila Jardim de Meira.
MATHEUS SIMÕES. ERGONOMIA E ATIVIDADE DOCENTE. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2015. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Nilson C. Silva, Maria da P. S. Arruda e Tania M. Damasceno. O Gênero Masculino na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - UEMG - Campus Ibirité, . 2015. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Lilian E. Ferreira Chaves, Natanny Franscini Campos Ferreira. (IN) DISCIPLINA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o que dizem professores de uma escola municipal de Belo Horizonte. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Gleice Tatiana Marques Barbosa da Silva. "Educação Integral: Reflexões ? a Educação Integral e suas concepções em uma escola confessional no município de Belo Horizonte com crianças de 01 a 05 anos". (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Maria da Glória Jesus Silva e Tania Aparecida Amorim. "Os desafios da Educação Inclusiva no processo de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise sobre as práticas docentes em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte". (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
CAMILA DA SILVA MEDEIRO MORAIS - MEIRE REGINA DOS ANJOS. ? "As concepções de alfabetização e o processo de formação docente pelo Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
GEYSLAINE CAMPOS GARCIA DA SILVA - MICHELE SOUZA FARIA. "Práticas sociais de literatura: possíveis influências no desenvolvimento da leitura". (Graduação em Pedagogia) - UEMG - Campus Ibirité, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
ELIZANGELA BARBOSA MAIA - ESMELINDA MARIA DE LIMA MONTEIRO. "Prática pedagógicas e os saberes da docência: experiências de professoras da educação básica". (Graduação em Pedagogia) - UEMG - Campus Ibirité, . 2014. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Breno Heleno. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2013. Orientador: Camila Jardim de Meira.
DIONE RIBEIRO E ANA CAROLINA. O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2013. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Cléa Regina; Larissa David; Leila Matias e Linda Glory. Os jogos no processo de alfabetização: contradições entre teoria e prática. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Cíntia Amorim; Fernanda Amorim; Karina Aparecida Silva;. Universalização da Educação Infantil o caso do Municipio de Ibirité: avanços e desafios. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Ariane Prado Maia; Cátia Spiazzi; Dayana Colen; Samantha M. Possíveis contribuições dos espaços curriculares escolares para a elaboração de projetos de vida de adolescentes: a experiência de um escola no municipio de Ibirité. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Giselia C. Inácio/ Selma S.Araújo Campos / Sirlene R.Costa. Concepções docentes: reflexões sobre ideias que orientam a prática de professoras na Educação Infantil em uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Kátia Crystina Da Silva Góes / Jéssica Dalseco. O uso da biblioteca na Educação Infantil para a consturção de práticas de letramento. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Camila Jardim de Meira.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2017-Atual. MEMORIAS REVISITADAS: dialogos entre as experiencias de professoras e alunas do Curso Normal Regional no Complexo da Fazenda do Rosario e o Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais ? Unidade Ibirite Descrição: Fomento: Papq. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Jardim de Meira - Coordenador / Adriana Otoni Antunes Duarte - Integrante / Regina Helena Freitas Campos - Integrante / Fabiana Andreata Raymundo - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité - Bolsa. Membro: Camila Jardim de Meira.
2016-Atual. Historia da Psicologia e contexto socio-cultural, Descrição: Pesquisador no grupo de pesquisa História da Psicologia e contexto sócio-cultural, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais,liderado pela Professora Regina Helena de Freitas Campos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Jardim de Meira - Coordenador / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Antunes Duarte - Integrante / Regina Helena Freitas Campos - Integrante. Membro: Camila Jardim de Meira.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (4)
Patronese da Outorga de Grau da turma de Bacharelado em Teologia, Ebenezer.. 2015. Membro: Camila Jardim de Meira.
Paraninfa na Outorga de Grau em Pedagogia, em 1° semestre de 2014, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2014. Membro: Camila Jardim de Meira.
Paraninfa da turma de Pedagogia manhã / 1º semestre, UEMG/Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.. 2013. Membro: Camila Jardim de Meira.
Paraninfa da turma de Pedagogia manhã e noite / 2° semestre, UEMG/Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff.. 2013. Membro: Camila Jardim de Meira.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (25)
II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. Pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia. 2016. (Exposição).
II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. Materiais Pedagógicos para Inclusão Escolar. 2016. (Exposição).
II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. Cotidianos e Naturezas. 2016. (Exposição).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff. GRANJINHAS ESCOLARES: Experiências de Formação Integral vi9venciadas na Fazenda do Rosário no período de 1954 a 1974. 2016. (Congresso).
XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO MINTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL: Concepções de Educadores de uma Escola Confessional de Município de Belo Horizonte. 2016. (Congresso).
I Jornada Pedagógica. Exposição de pôsteres das pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia. 2015. (Exposição).
I Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. Exposição de Materiais e Jogos no Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPPHA. 2015. (Exposição).
I JORNADA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. Exposição de Materiais e Jogos no Laboratório de Práticas Pedagógicas - LAPPHA. 2015. (Exposição).
I Seminário de Pesquisa. Exposição de pôsteres das pesquisas de conclusão de curso dos alunos do Curso de Pedagogia 5º período. 2015. (Exposição).
XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff. 2015. (Encontro).
XXXII ENCONTRO HELENA ANTIPOFF.Memórias Revisitadas - Visita Guiada aos espaços da Fazenda do Rosário. 2014. (Encontro).
XXXII ENCONTRO HELENA ANTIPOFF.Memórias Revisitadas - Visita Guiada aos espaços da Fazenda do Rosário. 2014. (Encontro).
IV Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2013. (Encontro).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2010. (Congresso).
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS. 2010. (Outra).
III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.RELAÇÕES COM O TRABALHO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS E EXPERIÊNCIAS DE ADESÃO E DESISTÊNCIA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BETIM/MG. 2009. (Simpósio).
III SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E INTEGRADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2008. (Simpósio).
IV Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET - MG. 2008. (Seminário).
"História e cultura afro - brasileira: a produção histórica e suas articulações com oensino de História e formação docente". 2007. (Outra).
II Seminário Novas Paradgimas e Educação.Identidade docente e Novas Tecnologias. 2007. (Seminário).
IV Simposio Trabalho e Educação.Novas Tecnologias, Educação e identidade docente. 2007. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. Possíveis influências das Novas Tecnologias na formação da identidade docente. 2007. (Congresso).
XX SEMINARIO NACIONAL DE INGLÊS INSTRUMENTAL.A IDENTIDADE DO PROFESSOR NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2006. (Seminário).
" Você Apita - A Universidade vai à escola". 2003. (Encontro).
Informática Educativa I. 2003. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (14)
MEIRA, C. J.. XXXVII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA: Psicologia no século 21 - novos paradigmas, reflexões inovadoras, contribuições para a melhoria na qualidade de vida - questões históricas e contemporâneas. 2019. (Outro).. . 0.
DUARTE, A. O. A. ; MARYANE, A. ; MEIRA, C. J. ; NASCIMENTO, C. A. F. P. ; ARAUJO, C. C. ; CANETE, L. S. ; ALMEIDA, M. O. ; CAMPOS, R. H. F.. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. 2017. Congresso
MEIRA, C. J.. II SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. I Jornada Pedagógica. 2015. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. II Fórum de Discussões da Reforma Curricular no Curso de Pedagogia - UEMG/Unidade Ibirité: Resoluções e Diretrizes dos Cursos de Licenciaturas e de Pedagogia e Projeto Político Pedagógico do Curso. 2015. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. Resgatando memórias, brinquedos e brincadeiras. 2015. (Exposição).. . 0.
MEIRA, C. J.. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ACERVO DO MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/ CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. XII ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTORIA DA PSICOLOGIA. 2014. (Congresso).. . 0.
MEIRA, C. J.. Seminários de Pesquisa no Curso de Pedagogia (Pré Banca). 2014. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. QUARTOS: projeções dos alunos das turmas de 6 anos da Escola Municipal Dulce Maria Homem. 2013. (Exposição).. . 0.
MEIRA, C. J.. LITERARTE: abordagens lúdicas da cultura afrobrasileira. 2012. (Exposição).. . 0.
MEIRA, C. J.. I Seminário Temático do curso de Pedagogia. 2012. (Outro).. . 0.
MEIRA, C. J.. Retratos de Mães. 2008. (Exposição).. . 0.
SILVA, N. M. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; COUTINHO, N. G. P. ; SOARES, S. J. C.. RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERTENCIMENTOS E ESTRANHAMENTOS. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. II, p. 1-23, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, N. M. ; SOARES, S. J. C. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; SARAIVA, W. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS ATIVIDADES EMOCIONAIS: um estudo de caso sobre as relações de aproximações e distanciamentos. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 69-86-86, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. I. A. ; SILVA, N. M.. RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES E FORMAÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS DO PROJETO ESCOLA DE HELENA: experiências vividas na Granjinha Escolar. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 04, p. 38-57, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. I. A. ; SILVA, N. M.. GRANJINHA ESCOLAR: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto Escola de Helena. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 02, p. 110-130, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; SIMOES, M. R. ; VENÂNCIO, L. S.. A Ergonomia e a atividade docente: perspectivas e desafios atuais. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 01, p. 19-27, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, N. M. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; COUTINHO, N. G. P. ; SOARES, S. J. C.. RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERTENCIMENTOS E ESTRANHAMENTOS. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. II, p. 1-23, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, N. M. ; SOARES, S. J. C. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S. G. ; SARAIVA, W. M.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS ATIVIDADES EMOCIONAIS: um estudo de caso sobre as relações de aproximações e distanciamentos. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 69-86-86, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAÑETE, L. S. C.; MEIRA, C. J.. ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 03, p. 43-52, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]