Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pelo Centro Universitário UNA (2003), Graduada em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2002) e Técnica em Saneamento pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1997). Professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e membro do Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Usuários de Informação, Organização da Informação, Linguagens de Indexação, Análise do Discurso, Argumentação no Discurso, Análise de Redes Sociais (teoria e métodos), Redes Sociais Aplicadas aos Estudos Informacionais e Redes Sociais Políticas na Web. (Texto informado pelo autor)
OLIVEIRA, J. C. U. ; LOPES, L. R. ; RUAS, T. S. ; VENÂNCIO, L. S.. O uso do computador na Educação Infantil: uma revisão de literatura. @RQUIVO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO. v. 7, p. 363, issn: 2318-7344, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; OLIVEIRA, G. M. C. ; FONSECA, P. M.. A Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem: um estudo de caso. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 1, p. 122-131, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; SIMOES, M. R. ; VENÂNCIO, L. S.. A Ergonomia e a atividade docente: perspectivas e desafios atuais. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 01, p. 19-27, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. Formação docente: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MultiCultura Revista Eletrônica. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. Saberes docentes em contextos educacionais: percepções de egressos de um curso de Pedagogia. MultiCultura Revista Eletrônica. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; BORGES, M. E. N.. O comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada: um estudo empírico qualitativo. Ciência da Informação. v. 37, p. 95-106, issn: 0100-1965, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAMPOS, L. F. B. ; VENÂNCIO, L. S.. Perspectivas em (in)formação: tendências e tensões entre abordagens físicas, cognitivistas e emergentes. Transinformação. v. 19, p. 107-118, issn: 0103-3786, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BORGES, M. E. N. ; VENÂNCIO, L. S. ; HENRIQUE, L. C. J.. Sujeito, contexto e tarefa na busca de informação: uma análise sob a ótica da cognição situada. Datagramazero (Rio de Janeiro). v. 8, p. -, issn: 1517-3801, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAMPOS, L. F. B. ; VENÂNCIO, L. S.. O objeto de estudo da ciência da informação: a morte do indivíduo. Informação & Informação (Cessou em 2002). v. 11, p. 1-21, issn: 1414-2139, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. (Org.) ; SILVA, N. M. (Org.) ; VENÂNCIO, L. S. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação: saberes e experiências. 1 ed. Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2018. v. 1, p. 158. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (3)
GUEDES, A. C. ; CASTRO, D. F. ; MEIRA, C. J. ; VENÂNCIO, L. S.. O uso do computador como ferramenta pedagógica: estudo de caso em uma escola pública da rede municipal de Belo Horizonte. Em: Camila Jardim Meira; Nilson de Matos; Ludmila Salomão Venâncio. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação: saberes e experiências. 1ed.Porto Alegre. : PLUS/Simplíssimo. 2018.v. 1, p. 124-136. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, A. S. ; NASCIMENTO, C. A. F. ; MEIRA, C. J. ; VENÂNCIO, L. S.. Formação docente e alfabetização: percepções dos egressos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. Em: Camila Jardim Meira; Nilson de Matos; Ludmila Salomão Venâncio. (Org.). Práticas e Pesquisas em Educação: saberes e experiências. 1ed.Porto Alegre. : PLUS/Simplíssimo. 2018.v. 1, p. 2-15. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVEIRA, F. J. N. ; VENÂNCIO, L. S.. Sob a inspiração de São Jerônimo: considerações em torno da leitura e da escrita no mundo contemporâneo. Em: Maria Aparecida Moura. (Org.). Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. 1ed.Belo Horizonte. : UFMG/PROEX. 2012.v. 1, p. 163-178. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (10)
VENÂNCIO, L. S.; OLIVEIRA, G. M. C. ; FONSECA, P. M.. A Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino -aprendizagem: um estudo de caso. Em: IV Jornada Pedagógica, v. 1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; SOUZA, R. R.. Proposta metodológica para mapeamento e análise de configurações de discursos sociais: as representações discursivas de Dilma Rousseff. Em: III CONGRESSO ISKO ESPANHA-PORTUGAL / XIII CONGRESSO ISKO ESPANHA, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S. O discurso político em cena e encena: análise terminológica e estratégias argumentativas nas eleições presidenciais de 2010. Em: II SEDiAr - Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, v. 1, p. 01-10, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; MOURA, M. A.. De termos isolados a contextualizados: análise das estratégias argumentativas dos discursos de candidatura de Dilma e Serra. Em: XIII ENANCIB ? ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO., v. 1, p. 01-20, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAMPOS, L. F. B. ; VENÂNCIO, L. S.. Delimitação e configurações de redes de assunto na Web: aproximações entre redes construídas em torno de temas da política e do entretenimento. Em: II Jornada Científica Internacional da Rede Mussi ? redes e processos informacionais: mediações, v. 1, p. 229-245, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MOURA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; AMORIM, V. R.. Traídos pela palavra? Negociações linguageiras políticas e suas repercussões na organização e recuperação da informação em contexto. Em: Congresso Brasileiro de Organização e Representação do Conhecimento ? ISKO, v. 1, p. 78-82, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; BORGES, M. E. N.. Comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada: um estudo empírico. Em: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S.; BORGES, M. E. N.. O caminhar faz a trilha: o comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada. Em: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
VENÂNCIO, L. S. Abordagem metodológica para análise de discursos sociais: considerações a partir das histórias de vida e dos percursos profissionais de professoras negras da UFMG. Em: IV SIAD - Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. IV SIAD - Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VENÂNCIO, L. S. Redes terminológicas: proposta metodológica para mapeamento e análise de configurações. Em: II Colóquio de Análise de Redes Aplicada - CARA 2016, 2016, Rio de Janeiro. II Colóquio de Análise de Redes Aplicada - CARA 2016, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (10)
VENÂNCIO, L. S. Membro da Comissão de Avaliação dos Relatórios Finais de 2017 PIBIC-FAPEMIG/UEMG, BIC JR. - FAPEMIG e PAPQ/UEMG. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Membro da Comissão Avaliadora do I Seminário Local de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Parecerista de resumos do 20o Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Parecerista de trabalhos acadêmicos submetidos à IV Jornada Pedagógica. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos submetidos ao Programa Institucional de Apoio à Pesquisa na Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Membro do Comitê Científico da III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Parecerista na avaliação científica dos trabalhos do X Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe (EDiCIC). 2016. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Moderador do Eixo Temático Tecnologias da Informação e Gestão do Conhecimento do X Encontro da Associação de Educadores e Pesquisadores de Biblioteconomia, Arquivologia, Ciência da Informação e Documentação da Iberoamérica e Caribe (EDICIC). 2016. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Parecerista na avaliação científica dos trabalhos do III Congresso Brasileiro de Organização e Representação do Conhecimento (ISKO-BRASIL). 2015. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Parecerista na avaliação técnica dos trabalhos do VIII Encontro Regional de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD). 2007. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (5)
VENÂNCIO, L. S. O Currículo Lattes como instrumento de divulgação científica. 2018. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Currículo Lattes: Produção de conhecimento e divulgação científica. 2017. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S.; CAMPOS, L. F. B.. Tecnologia nas Organizações. 2007. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional [ busca Google | busca Bing ]
VENÂNCIO, L. S. Data Mining. 2007. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (9)
Ailan Paula Santos Gonçalves. Soluções de TI em projetos de Service Desk: contribuições da Gestão do Conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Douglas Cardoso. Proposta metodológica para Tomada de Decisão no desenvolvimento de uma sistema de TI: estudo de caso da implementação de um MES (Manufacturing Engineering System). (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Gabriela de Souza Mesquita. A Gestão do Conhecimento como fator de diferenciação e melhoria nos processos empresariais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Hugo Amaral de Almeida. O processo de gerenciamento de problemas no modelo ITIL: estudo de caso sobre a redução do número de incidentes em TI. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Luciano Machado Mendonça. Proposta para otimização de processos de suporte através da implantação de uma base de conhecimento: estudo de caso em uma Secretaria Municipal do Estado de Minas Gerais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2013. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Alisson Mateus Fernandes. Gestão do Conhecimento aplicada ao processo de operação de sistemas elétricos: estudo de caso na Concessionária de Energia Elétrica de Minas Gerais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Fabrício Rodrigues Inácio. A Gestão do Conhecimento como suporte ao processo de gerenciamento estratégico em médias empresas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Humberto Moura Feitoza. Aplicação prática de Gerência de Conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Rodolfo Freire de Almeida. Estudo de caso de Gerência de Conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, . 2012. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (2)
Victor Vargas Sol Loçasso. Jogos eletrônicos: uma nova modalidade esportiva?. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Gabriela M. C. Oliveira e Pollyanna Marcelino Fonseca. A Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino-aprendizagem: estudo de caso em uma escola da rede pública do município de Ibirité. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Ludmila Salomão Venâncio.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (2)
2019-Atual. PRATICAS PEDAGOGICAS VIVENCIADAS NO COMPLEXO EDUCACIONAL DA FAZENDA DO ROSARIO (1939-1974): vestigios documentais de experiencias formativas e seus pressupostos teoricos metodologicos Descrição: Este projeto apresenta uma proposição de pesquisa de natureza qualitativa, mais especificamente, um estudo documental de fontes primárias do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff ? CDPHA, localizado em uma Unidade Acadêmica da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG. Pretende-se identificar intervenções realizadas pela educadora Helena Antipoff em fontes documentais primárias, que registram experiências pedagógicas vivenciadas no Complexo Educacional da Fazenda do Rosário, em cada década do período de 1939-1974, observando um possível delineamento de uma Pedagogia distinta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ludmila Salomão Venâncio - Integrante / Camila Jardim Meira - Coordenador / Paula Dantas de Oliveira - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante. Membro: Ludmila Salomao Venancio.
2016-2016. Desenvolvimento de produtos de informacao customizados para instituicoes governamentais Descrição: O Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro (FJP), como órgão oficial de estatísticas do Estado, mantem, alimenta e monitora inúmeras bases de dados primárias e secundárias. Através delas, são desenvolvidos diversos projetos e atividades de pesquisa, tais como: o PIB Estadual e Municipal, Boletim de Conjuntura, Monitor FJP de Comércio Internacional, Balança Comercial de Minas Gerais, Tabela de Recursos e Usos e Matriz Insumo-Produto, Pesquisa por Amostra de Domicílios de MG, Déficit Habitacional Municipal, Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento, Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de BH, dentre outros. Neste contexto, o estudo objetiva estruturar o Núcleo de Organização e Disseminação da Informação do CEI, cujo objetivo é identificar, reunir e articular as iniciativas fragmentadas, pontuais e dispersas da instituição, fortalecendo sua capacidade de produção de informações e de conhecimento. Para tanto, faz-se necessário a concepção e o desenvolvimento de melhorias na coleta, na organização, no tratamento e no armazenamento dos dados e indicadores já existentes e a serem incorporados na ferramenta que disponibiliza dados socioeconômicos do estado de Minas Gerais. Tal projeto permitirá padronizar as bases de dados possibilitando o acesso às mesmas e aos produtos de informação com transparência, além do provimento de uma interface amigável com vistas a atender à crescente demanda por informações customizadas oriundas, em sua maioria, por secretarias e outras instituições públicas estaduais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ludmila Salomão Venâncio - Integrante / Leonardo Barbosa de Moraes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Ludmila Salomao Venancio.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (4)
THE BEST OF ELS AWARD, ELS Language Centers - Toronto - Canadá.. 2008. Membro: Ludmila Salomão Venâncio.
Menção Honrosa na Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica da Informação, UNA-MG.. 2003. Membro: Ludmila Salomão Venâncio.
Láurea Acadêmica pelo destaque como destaque de melhor aluno do curso de Tecnologia em Informática, Unicentro Newton Paiva - MG.. 2002. Membro: Ludmila Salomão Venâncio.
Honra ao Mérito pelo destaque como melhor aluno iniciante do curso de Tecnologia em Informática, Unicentro Newton Paiva - MG.. 1999. Membro: Ludmila Salomão Venâncio.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (20)
IV Jornada Pedagógica.A Robótica Educacional como ferramenta metodológica no processo de ensino -aprendizagem: um estudo de caso. 2018. (Encontro).
III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática.Exposição: 'OLHARES' ? Cotidiano Escolar/Acadêmico. 2017. (Simpósio).
II Colóquio de Análise de Redes Aplicada- CARA 2016.Redes terminológicas: proposta metodológica para mapeamento e análise de configurações. 2016. (Seminário).
IV SIAD - Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso.Abordagem metodológica para análise de discursos sociais: considerações a partir das histórias de vida e dos percursos profissionais de professoras negras da UFMG. 2016. (Simpósio).
X Edicic - Encontro da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe.Moderadora do Eixo Temático Tecnologia da Informação e Gestão do Conhecimento. 2016. (Encontro).
II SEDiAr - Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.O discurso político em cena e encena: análise terminológica e estratégias argumentativas nas eleições presidenciais de 2010. 2014. (Seminário).
XV ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Redes sociais políticas na web: uma abordagem metodológica. 2014. (Encontro).
2ª Jornada Científica Internacional da Rede Mussi - Redes e processos info-comunicacionais: mediações, memórias, apropriações.. Delimitação e configurações de redes de assunto na Web: aproximações entre redes construídas em torno de temas da política e do entretenimento. 2012. (Congresso).
XIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.De termos isolados a contextualizados:análise das estratégias argumentativas dos discursos de Dilma e Serra. 2012. (Encontro).
I ISKO-BRASIL - Congresso Brasileiro de Organização e Representação do Conhecimento do. Traídos pela palavra? Negociações linguageiras políticas e suas representações na organização e recuperação da informação em contexto. 2011. (Congresso).
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED 2011. 2011. (Congresso).
Palestra: Dos fundamentos aos problemas contemporâneos da Análise do Discurso. 2011. (Encontro).
Palestra: Logos Sensorial. 2011. (Encontro).
I Colóquio Interinstitucional do Núcleo de Análise do Discurso. 2010. (Seminário).
II Colóquio Interinstitucional do Núcleo de Análise do Discurso. 2010. (Seminário).
4º CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. 2007. (Congresso).
VII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação. 2007. (Encontro).
VIII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada: um estudo empírico. 2007. (Encontro).
VII ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.O caminhar faz a trilha: o comportamento de busca de informação sob o enfoque da cognição situada. 2006. (Encontro).
V ELENPICC - Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura.O 'Novo Paradigma' de Economia e Política da Informação. 2005. (Encontro).
MEIRA, C. J. ; SIMOES, M. R. ; VENÂNCIO, L. S.. A Ergonomia e a atividade docente: perspectivas e desafios atuais. Revista Interdisciplinar Sulear. v. 01, p. 19-27, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENÂNCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 03, p. 87-100, issn: 2526-2394, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
D. E. de Miranda ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. ; SILVA, N. M.. SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICULTURA - Revista Científica Online. v. 01, p. 204-224, issn: 2526-2394, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. (Org.) ; SILVA, N. M. (Org.) ; VENÂNCIO, L. S. (Org.). PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: SABERES E EXPERIÊNCIAS. 1 ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2018. v. 1, p. 158. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MEIRA, C. J. (Org.) ; SILVA, N. M. (Org.) ; VENÂNCIO, L. S. (Org.). PRÁTICAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: SABERES E EXPERIÊNCIAS. 1 ed. Porto Alegre: Simplíssimo, 2018. v. 1, p. 158. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]