Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora na pós graduação - Nova Faculdade, no ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, e coordena o Colegiado do Curso Pedagogia na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, criança, infância e educação infantil. Membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência ? LEDoc e História da Psicologia e em História da Psicologia e Contexto Sócio-cultural. (Texto informado pelo autor)
CAÑETE, L. S. C.; MEIRA, C. J.. ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 03, p. 43-52, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (2)
BOVO, A. P. C. (Org.) ; CAÑETE, L. S. C. (Org.) ; COSTA, F.J (Org.) ; DOROTEIO, P.S.S (Org.). DOCÊNCIA: formação, trabalho,vivências.( no prelo). 1 ed. BELO HORIZONTE: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 1. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAMPOS, R. H. F. (Org.) ; ALMEIDA, M. O. (Org.) ; ARAUJO, C. C. (Org.) ; MEIRA, C. J. (Org.) ; CAÑETE, L. S. C. (Org.). BOLETIM DO CDPHA. 27 ed. BELO HORIZONTE: CDPHA, 2017. v. 500, p. 316. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (3)
CAÑETE, L. S. C. REFLEXÃO E DOCÊNCIA: um diálogo entre Dewey, Freire e Schön. Em: Ana Paula Martins Correa Bovo; Fernanda de Jesus Costa; Lilian Sipoli Carneiro Canete; Patrícia Karla Soares Santos Doroteio. (Org.). DOCÊNCIA: formação, trabalho,vivências.( no prelo). 1ed.BELO HORIZONTE. : EdUEMG. 2018.v. 1, p. 1-1. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAUJO, C. C. ; CAÑETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O.. EDUCAÇÃO ESTÉTICA NAS ESCOLAS DE IBIRITÉ: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. Em: Adriana Otoni Silva Antunes Duarte; Maria de Fátima Pio Cassemiro; Regina Helena de Freitas Campos. (Org.). Psicologia, educação e o debate ambiental: questões históricas e contemporâneas. 7ed.BELO HORIZONTE. : CDPHA. 2017.v. 1, p. 20-39. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAÑETE, L. S. C. A escrita do diário de bordo e as possibilidades da reflexão crítica sobre a prática docente. Em: Mitsi pinheiro de lacerda. (Org.). A escrita inscrita na formação docente. 1ed.Rio de Janeiro. : Rovelle Editora. 2009.v. 1º, p. 17-36. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
CAÑETE, L. S. C. EDUCUIDAR: práticas docentes em uma escola da rede municipal de Ibirité/MG. Em: VII CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL e III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, v. 2, p. 636-649, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
CAÑETE, L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica do professor. Em: Encontro de pesquisadores dos programas de pós graduação de belo horizonte, 2009, Belo horizonte. Anais do encontro de pesquisadores dos programas de pós graduação de Belo Horizonte, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CAÑETE, L. S. C. O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. Em: IX encontro de pesquisa da região Sudeste - Anpedinha, 2009, São Carlos. Anais do IX encontro de pesquisa da região Sudeste- Anpedinha, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (16)
CAÑETE, L. S. C. MESA -Desafios contemporâneos da formação e do trabalho docente. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
CAÑETE, L. S. C. EDUCUIDAR: práticas docentes em uma escola da rede municipal de Ibirité. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso
CAÑETE, L. S. C. EDUCUIDAR: práticas de educar e cuidar na Educação Infantil. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CAÑETE, L. S. C.; MEIRA, C. J.. ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: o que dizem os professores sobre a construção da docência. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CAÑETE, L. S. C. o diário de bordo como instrumento de reflexão crítica do professor. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CAÑETE, L. S. C. o diário de bordo como instrumento de reflexão crítica dos professores. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CAÑETE, L. S. C. I Jornada Pedagógica. 2015. Curso de curta duração ministrado/Extensão
CAÑETE, L. S. C. O trabalho com creche - redimensionando as práticas. 2012. 2012.
CAÑETE, L. S. C.. Educação Infantil - Concepções e práticas. 2012. 2012.
CAÑETE, L. S. C. O trabalho com creche - redimensionando as práticas. 2012. 2012.
CAÑETE, L. S. C. Debatendo as diretrizes curriculares de matemática -SEE/MG. 2012. Curso de curta duração ministrado/Outra
CAÑETE, L. S. C.. Educação Infantil - Concepções e práticas. 2012. 2012.
CAÑETE, L. S. C.. Educação Infantil - Concepções e práticas. 2011. 2011.
CAÑETE, L. S. C.. Práticas pedagógicas- 6º ao 9º ano. 2011. 2011.
CAÑETE, L. S. C.. Práticas Pedagógica e pedagogia de projetos. 2004. 2004.
CAÑETE, L. S. C.. Pedagogia de Projetos. 2003. 2003.
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (11)
Sousa Aline, Teodoro Gisele, Timótheo Maria. AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Graduação em Pedagogia) - UEMG/Unidade Ibirité, . 2019. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Carvalho Samara, Silva Silvânia. LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão teórica. (Graduação em Pedagogia) - UEMG/Unidade Ibirité, . 2019. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Calixto Daniela, Nicodemos Elisângela, Palágio Natália. JOGOS E BRINCADEIRAS; concepções e práticas de docentes de Escolas Municipais de Ibirité sobre brincar na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - UEMG/Unidade Ibirité, . 2018. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Oliveira Nielle. ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MONTESSORIANA. (Graduação em Pedagogia) - UEMG/Unidade Ibirité, . 2018. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Santos, D.S; Santos, G.S; Torquato, V.F. Grafismo na Educação Infantil: análise das propostas curriculares de Belo Horizonte e Contagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2015. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Anjos,A.A; Silva, F.F.M; Silva, K.F. As práticas do cuidar e educar na Educação Infantil: perspectivas docentes em uma escola da rede municipal de Ibirité. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Pimenta, A.E; Brito, M.B; Garcia, S.C.P. A construção da autonomia na Educação Infantil: as vozes das professoras de uma instituição da rede pública de Ibirité. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Macedo, A.F; Oliveira, K.O.S. Desenvolvimento Psicomotor em crianças de 4 e 5 anos. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Lopes, A.P.D; Pires, C.A; Paranhos, C.F.M; Silva, G.J. Linguagem Oral na Educação Infantil:análise de práticas docentes em uma escola da rede particular de Contagem. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2014. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Oliveira, V.C.; Lopes,M.P.; Campos, T.N.M. Educação Infantil: reflexões sobre a linguagem movimento. (Graduação em Pedagogia) - UEMG/Unidade Ibirité, . 2013. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Aguiar, A.C; Santos,A.O; Cunha, A.O.S; Braga, J.S. A contação de histórias na Educação Infantil. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, . 2013. Orientador: Lilian Sipoli Carneiro Cañete.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (4)
2018-Atual. propostas de educacao estetica: nos rastros de Louisse Artus- Perrelet no Brasil Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina helena de Freitas Campos - Integrante / AMARILIS COELHO CORAGEM - Integrante. Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete. Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante. Membro: Christiane Campos de Araujo. Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante. Membro: Marilene Oliveira Almeida.
2016-2018. ARTUS-PERRELET E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE APERFEICOAMENTO DE PROFESSORES DE BELO HORIZONTE Descrição: O Projeto tem o objetivo de conhecer a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida pela artista professora Louise Artus-Perrelet na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e analisar sua ação pedagógica em termos de educação estética. Contextualizar a trajetória biográfica e profissional da educadora, relacionando-a com as teorias pedagógicas da Escola Ativa de Genebra, com as tendências de arte do final do século XIX e com a Reforma Francisco Campos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina helena de Freitas Campos - Integrante / AMARILIS COELHO CORAGEM - Integrante. Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete. Descrição: O Projeto tem o objetivo de conhecer a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida pela artista professora Louise Artus-Perrelet na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e analisar sua ação pedagógica em termos de educação estética. Contextualizar a trajetória biográfica e profissional da educadora, relacionando-a com as teorias pedagógicas da Escola Ativa de Genebra, com as tendências de arte do final do século XIX e com a Reforma Francisco Campos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Gabriela Carvalho Santos - Integrante / Lívia Fernandes silva - Integrante / SIlvia Luiz Augusto - Integrante. Membro: Marilene Oliveira Almeida.
2015-2016. EDUCACAO ESTETICA: a apropriacao das influencias escolanovistas na educacao brasileira Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador. Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete. Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Coordenador / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Jacqueline Gonçalves dos Santos - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante. Membro: Christiane Campos de Araujo. Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / JACQUELINE GONÇALVES DOS SANTOS - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Cristina Alves Dias Lemos - Integrante. Membro: Marilene Oliveira Almeida.
2015-Atual. Infancia e Educacao Infantil no Memorial Helena Antipoff Descrição: A pesquisa tem como objetivo localizar as discussões e estudos sobre as crianças de 0 a 6 anos, no acervo do Memorial Helena Antipoff e está vinculada a linha ARTE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO do grupo LEDOC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Coordenador / Marilene Oliveira Almeida - Integrante. Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (12)
SEMANA DE LETRAS.Desafios contemporâneos da formação e do trabalho docente. 2017. (Seminário).
XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF.O MOMENTO DO BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e práticas de docentes. 2017. (Encontro).
XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF.INFANCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NAS OBRAS ANTIPOFFIANAS. 2017. (Encontro).
Programa de formação continuada da Secretaria de educação de Contagem.Especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil. 2016. (Encontro).
VIVER HELENA.ESCOLA INTEGRADA: perspectivas para a formação de professores. 2016. (Simpósio).
17º seminário de pesquisa e extensão 2015.ESCOLA DELFIM MOREIRA: diálogos entre o método intuitivo e a escola ativa de Genebra. 2015. (Seminário).
I JORNADA PEDAGÓGICA.Mídia Televisiva e Educação. 2015. (Outra).
I JORNADA PEDAGÓGICA.EDUCUIDAR: práticas de educar e cuidar na Educação Infantil. 2015. (Outra).
I Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.Produção de material didático para os anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Outra).
I Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia- UEMG/Unidade Ibirité.RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise da abordagem ambiental nos livros didáticos do 2º período. 2015. (Outra).
I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Sind UTE.DESVENDANDO O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Seminário).
Encontro de pesquisadores dos programas de pós graduação de Belo Horizonte.O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2009. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (12)
CAÑETE, L. S. C.. SEMINÁRIO FINAL PNAIC. 2018. (Outro).. . 0.
CAÑETE, L. S. C.. Oficinas - brincar. 2018. (Outro).. . 0.
CAÑETE, L. S. C.. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMEI. 2018. (Congresso).. . 0.
MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; CAÑETE, L. S. C.. III jornada pedagógica. 2017. Outro
DUARTE, A. O. A. ; MARYANE, A. ; MEIRA, C. J. ; NASCIMENTO, C. A. F. P. ; ARAUJO, C. C. ; CANETE, L. S. ; ALMEIDA, M. O. ; CAMPOS, R. H. F.. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. (Congresso). 2017. Congresso
CAÑETE, L. S. C.. Portinari - linguagem artes plásticas. 2017. (Exposição).. . 0.
MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; CAÑETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O.. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. 2016. Congresso
CAÑETE, L. S. C.. SEMINÁRIO FINAL PNAIC. 2016. (Outro).. . 0.
CAÑETE, L. S. C.. Corpo e movimento na Educação Infantil. 2016. (Exposição).. . 0.
MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; ALMEIDA, M. O. ; CAÑETE, L. S. C.. I Jornad Pedagógica UEMG? Unidade Ibirité- Pedagogia em foco: Saberes e Identidade. 2015. Outro
CAÑETE, L. S. C.. Brincar e brincantes na Educação Infantil. 2015. (Exposição).. . 0.
ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O. ; CANETE, L. S. C. ; MEIRA, C. J. ; RIBEIRO, R. M.. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/Centro de Documentação e Pesquisa: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. Outro
CAÑETE, L. S. C.; MEIRA, C. J.. ENSAIOS SOBRE A DOCÊNCIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 03, p. 43-52, issn: 2595-8569, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]