teste-01

Lilian Sipoli Carneiro Canete

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1994) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora na pós graduação - Nova Faculdade, no ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, e coordena o Colegiado do Curso Pedagogia na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, criança, infância e educação infantil. Membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre a Docência ? LEDoc e História da Psicologia e em História da Psicologia e Contexto Sócio-cultural. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2018-Atual. propostas de educacao estetica: nos rastros de Louisse Artus- Perrelet no Brasil
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina helena de Freitas Campos - Integrante / AMARILIS COELHO CORAGEM - Integrante.
      Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    2. 2016-2018. ARTUS-PERRELET E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE APERFEICOAMENTO DE PROFESSORES DE BELO HORIZONTE
      Descrição: O Projeto tem o objetivo de conhecer a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida pela artista professora Louise Artus-Perrelet na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e analisar sua ação pedagógica em termos de educação estética. Contextualizar a trajetória biográfica e profissional da educadora, relacionando-a com as teorias pedagógicas da Escola Ativa de Genebra, com as tendências de arte do final do século XIX e com a Reforma Francisco Campos... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina helena de Freitas Campos - Integrante / AMARILIS COELHO CORAGEM - Integrante.
      Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete.
      Descrição: O Projeto tem o objetivo de conhecer a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida pela artista professora Louise Artus-Perrelet na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e analisar sua ação pedagógica em termos de educação estética. Contextualizar a trajetória biográfica e profissional da educadora, relacionando-a com as teorias pedagógicas da Escola Ativa de Genebra, com as tendências de arte do final do século XIX e com a Reforma Francisco Campos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Gabriela Carvalho Santos - Integrante / Lívia Fernandes silva - Integrante / SIlvia Luiz Augusto - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    3. 2015-2016. EDUCACAO ESTETICA: a apropriacao das influencias escolanovistas na educacao brasileira
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador.
      Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete.
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Coordenador / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Jacqueline Gonçalves dos Santos - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / JACQUELINE GONÇALVES DOS SANTOS - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Cristina Alves Dias Lemos - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    4. 2015-Atual. Infancia e Educacao Infantil no Memorial Helena Antipoff
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo localizar as discussões e estudos sobre as crianças de 0 a 6 anos, no acervo do Memorial Helena Antipoff e está vinculada a linha ARTE, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO do grupo LEDOC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Coordenador / Marilene Oliveira Almeida - Integrante.
      Membro: Lilian Sipoli Carneiro Canete.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. SEMANA DE LETRAS.Desafios contemporâneos da formação e do trabalho docente. 2017. (Seminário).
      2. XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF.O MOMENTO DO BRINCAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: concepções e práticas de docentes. 2017. (Encontro).
      3. XXXV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF.INFANCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NAS OBRAS ANTIPOFFIANAS. 2017. (Encontro).
      4. Programa de formação continuada da Secretaria de educação de Contagem.Especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil. 2016. (Encontro).
      5. VIVER HELENA.ESCOLA INTEGRADA: perspectivas para a formação de professores. 2016. (Simpósio).
      6. 17º seminário de pesquisa e extensão 2015.ESCOLA DELFIM MOREIRA: diálogos entre o método intuitivo e a escola ativa de Genebra. 2015. (Seminário).
      7. I JORNADA PEDAGÓGICA.Mídia Televisiva e Educação. 2015. (Outra).
      8. I JORNADA PEDAGÓGICA.EDUCUIDAR: práticas de educar e cuidar na Educação Infantil. 2015. (Outra).
      9. I Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia.Produção de material didático para os anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (Outra).
      10. I Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia- UEMG/Unidade Ibirité.RELAÇÃO HOMEM/NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise da abordagem ambiental nos livros didáticos do 2º período. 2015. (Outra).
      11. I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Sind UTE.DESVENDANDO O ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Seminário).
      12. Encontro de pesquisadores dos programas de pós graduação de Belo Horizonte.O diário de bordo como instrumento de reflexão crítica da prática do professor. 2009. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. CAÑETE, L. S. C.. SEMINÁRIO FINAL PNAIC. 2018. (Outro).. . 0.
      2. CAÑETE, L. S. C.. Oficinas - brincar. 2018. (Outro).. . 0.
      3. CAÑETE, L. S. C.. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMEI. 2018. (Congresso).. . 0.
      4. MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; CAÑETE, L. S. C.. III jornada pedagógica. 2017. Outro
      5. DUARTE, A. O. A. ; MARYANE, A. ; MEIRA, C. J. ; NASCIMENTO, C. A. F. P. ; ARAUJO, C. C. ; CANETE, L. S. ; ALMEIDA, M. O. ; CAMPOS, R. H. F.. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. (Congresso). 2017. Congresso
      6. CAÑETE, L. S. C.. Portinari - linguagem artes plásticas. 2017. (Exposição).. . 0.
      7. MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; CAÑETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O.. II Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia. 2016. Congresso
      8. CAÑETE, L. S. C.. SEMINÁRIO FINAL PNAIC. 2016. (Outro).. . 0.
      9. CAÑETE, L. S. C.. Corpo e movimento na Educação Infantil. 2016. (Exposição).. . 0.
      10. MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; ALMEIDA, M. O. ; CAÑETE, L. S. C.. I Jornad Pedagógica UEMG? Unidade Ibirité- Pedagogia em foco: Saberes e Identidade. 2015. Outro
      11. CAÑETE, L. S. C.. Brincar e brincantes na Educação Infantil. 2015. (Exposição).. . 0.
      12. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O. ; CANETE, L. S. C. ; MEIRA, C. J. ; RIBEIRO, R. M.. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/Centro de Documentação e Pesquisa: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06