Lattes UEMG

Fabricio Andrade Pereira

É Doutor em Arte e Tecnologia da Imagem, ensino de arte, pela EBA/UFMG. Realizou estágio de doutorado na Universidade de Évora em Portugal. Possui Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem (EBA/UFMG, 2004); Especialização em Arte/Educação (FaE/UEMG, 2000); graduação em Licenciatura em Educação Artística (Escola Guignard/UEMG 1998). Professor no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FAE/UEMG). Docente permanente do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA\UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação na FAE/UEMG. Foi consultor da área de artes na elaboração das Proposições Curriculares da RME da Prefeitura de Belo Horizonte. É autor da obra Arte-Educação: emoção e racionalidade; (2006) pela coleção Selo Universidade da Editora Annablume (SP) com primeira edição esgotada e reimpressão realizada em 2009. Subchefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FAE/CBH/UEMG. Em 2015 foi lançada sua obra: Arte/Educação: Paradigmas do século XXI, pela editora Annablume (SP). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1202424066390098 (26/06/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Funcionários 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2007-Atual. Nucleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educacao
      Descrição: Pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que busca analisar, sob enfoque sócio-filosófico, paradigmas acerca da construção do conhecimento e interligá-los ao âmbito educacional, tem como produto a construção de uma revista eletrônica científica. A Arte discute importantes conflitos sobre nós mesmos. Amiúde, e talvez, principalmente, quando tais pensamentos não nos são desvelados de forma explícita ou, necessariamente, narrativa. São esses conflitos, carregados vertiginosamente de humanidade, que nos move a investigá-la. Ultrapassando as possibilidades da intencionalidade nos dispusemos a infringir limites e forjar metodologias de ensino, pesquisas de temas, objetos (obras), movimentos, artistas. Essa publicação se destina a consolidar, ampliar e divulgar aspectos do campo epistemológico sobre Arte, Arte/Educação e ensino de arte. Ampliar, portanto, o conhecimento, o saber (Scias em esperanto), a oportunidade de transformação da experiência estética por uma de suas vias possíveis: a mediação, o diálogo, a interlocução. A revista Scias Arte/Educação recebe, periodicamente, artigos de pesquisadores e se destina aos que se interessam também pelas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais que tais discussões e construções possam suscitar. Aguardamos sua contribuição para que possamos, através dela, tornar o maior conflito humano, a própria vida, mais significativa. Os espaços educacionais, sejam eles tantos quanto nossas condições permitirem, são pontos de confluência para fomentos culturais: falar sobre Arte é conhecer e conhecer-se. Sempre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabrício Andrade Pereira - Coordenador / BORGES, L. (Liliana Borges) - Integrante / Letícia Schneider de Pinho Dias - Integrante / Agostinho Vieira Neto - Integrante / Aline Vaz - Integrante / Laura Paola Ferreira - Integrante.
      Membro: Fabricio Andrade Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Membro Honorário da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes, Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes / ANELCA.. 2006.
      Membro: Fabrício Andrade Pereira.
    2. 3o. Lugar no Concurso Nacional de Contos da Unifenas, Universidade de Alfenas - UNISENAS.. 1998.
      Membro: Fabrício Andrade Pereira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. Reflexões sobre o saber docente.Máscaras Sociais: Sobre projetos em Arte. 2018. (Encontro).
    2. 5o. Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Coordenador da Mesa Redonda: "Ética, tecnologia e educação". 2017. (Seminário).
    3. I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Notas de um olhar pedagógico sobre o realismo socialista. 2016. (Simpósio).
    4. Reflexões sobre a ação do Pedagogo.Dança na Educação Básica: avanços, recuos, contradições. 2016. (Encontro).
    5. Reflexões sobre a ação do Pedagogo.Diálogos sobre imagens do cotidiano e formação docente. 2015. (Encontro).
    6. Reflexões sobre o saber docente.Sete convicções epistemológicas sobre Arte e seu ensino. 2014. (Encontro).
    7. 3a. Semana UEMG.Apresentação dos projetos de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da FaE/UEMG, Campus Belo Horizonte. 2013. (Seminário).
    8. Reflexões sobre o Saber Docente/6o. Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX - Desafios da Pesquisa para a Formação Docente, promovido pela Faculdade de Educação da UEMG.Mesa Temática: Interlocuções do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação - COED/FaE/CBH/UEMG. 2013. (Seminário).
    9. Seminário do Mestrado em Ensino de Arte da Universidade de Évora.Seminário ministrado: Emoção e Racionalidade no Ensino de Arte: interlocuções transdisciplinares com as neurociências. 2011. (Seminário).
    10. Seminário do Mestrado em Ensino de Arte da Universidade de Évora.Seminário ministrado: Aspectos Contemporâneos sobre o Ensino de Artes Visuais: tendências e investigações no Brasil. 2010. (Seminário).
    11. Seminário do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG - Arte Contemporânea: Teorias e Práticas. 2008. (Seminário).
    12. Seminário Temático UEMG - Construção do conhecimento na educação: redimensionando os espaços de atuação do pedagogo.Coordenação do Seminário Temático. 2008. (Seminário).
    13. XII Semana de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UEMG.Coordenação dos trabalhos apresentados pelo Núcleo de Pesquisa sobre Conhecimento e Educação: Diálogos sobre Educação e Conhecimento: diferentes abordagens e perspectivas. 2007. (Seminário).
    14. XVI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil. Arte-educação: emoção e racionalidade. 2006. (Congresso).
    15. 1o. Fórum Municipal de Artes Plásticas de Ribeirão das Neves.Tema: Responsabilidade cultural do artista. 2005. (Seminário).
    16. VI Semana do Normal Superior da Faculdade Metropolitana.Teatro e Educação: Construção de Conhecimento e Importância Cultural. 2005. (Seminário).
    17. V Semana Presencial do Veredas - Formação Superior de Professores FAE/UEMG.Oficina de Artes Plásticas: Pré-História e Complexidade. 2004. (Seminário).
    18. 3a. Semana Presencial do Curso Veredas - Formação Superior de Professores.Oficina: Uma introdução ao Socialismo através do Teatro. 2003. (Seminário).
    19. 3a. Semana Presencial do Curso Veredas - Formação Superior de Professores.Oficina: Breve Abordagem sobre Maturana e Educação. 2003. (Seminário).
    20. III Seminário do Mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG - Imagem: concepção, recepção, crítica, conservação. 2002. (Seminário).
    21. II Seminário E. I. Abre a Roda! Infância: Tempo de Vivência, Brincadeira, Movimento, Afetividade.Oficina: Criando conexões significativas - um olhar sobre arte-educação. 2002. (Oficina).
    22. Encontro Mundial das Artes Cênicas - ECUM, promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais.Oficina Dramaturgia do Ator. 1998. (Encontro).
    23. Fórum de Debates do Encontro Mundial das Artes Cênicas - OCUM. 1998. (Encontro).
    24. Semana de Arte e Cultura do Servidor Municipal, promoção da Secretaria Municipal de Administração de Belo Horizonte.Oficina de Bonecos de Luva (Introdução às técnicas de confecção de bonecos de luva e isopor e massa corrida, utilizando materiais de fácil aquisição e bom resultado plástico). 1998. (Oficina).
    25. 9a. Mostra Estadual de Teatro, promovida pela FETEMIG - Federação de Teatro de Minas Gerais.Ministrante da Oficina de Expressão Corporal. 1996. (Oficina).
    26. Festival Internacional de Teatro Palco Rua - FIT-BH/96. 1996. (Oficina).
    27. XVI Festiminas - Festival de Teatro de Minas Gerais.Oficineiro - Interpretação Teatral. 1996. (Oficina).
    28. Participação no Curso Olhar Miró - Ciclo de Palestras e Debate, promovido pela Escola Guignard da UEMG. 1995. (Outra).
    29. XV Festiminas - Festival de Teatro de Minas Gerais.Oficineiro - Oficina de Bonecos. 1995. (Oficina).
    30. 1a. Mostra de Teatro Juvenil - Liberdade e Fantasia no Palco da Realidade.Monitor de Oficina de Interpretação. 1993. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. ANDRADE, Fabrício.; DIAS, L. S. P. ; VIEIRA NETO, A.. I Simpósio de Educação em Direitos Humanos do COED/FAE/CBH/UEMG. 2013. Outro
    2. ANDRADE, Fabrício.. 3a. Semana UEMG. 2013. (Outro).. . 0.
    3. ANDRADE, Fabrício.; PORTES, Neide ; VIANNA, I. S. ; FRANCA, C. ; BORGES, Liliana ; ASSIS, E. A. ; CAETANO, P.. 5o. Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão da FaE/CBH/UEMG. 2011. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Laura Paola Ferreira (5.0)
      1. FERREIRA, Laura Paola ; PAULA, E. M. ; ANDRADE, Fabrício.. EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. Em: Willian Douglas Guilherme. (Org.). EXPERIÊNCIA ESTÉTICO SOCIAL EM ARTE: O CAMINHO COMO MÉTODO NOS APRENDIZADOS EM ARTE. 3ed.Belo Horizonte. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 1-281.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). (Org.). Reflexões sobre a Arte e o seu Ensino. 1ed.Ponta Grossa PR. : Atena Editora. 2018.v. I, p. 257-266.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, Laura Paola. RELATO DOS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA O APRENDIZADO NAS AULAS DE ARTE: A PARTIR DO ESTUDO DOS ARTÍSTAS JOHN AHEARN E RIGOBERTO TORRES. Em: XXVII CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, v. Unico, p. 1-3051, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ANDRADE, Fabrício.; FERREIRA, L. P.. Experiência estético social em arte: O caminho como método nos aprendizados em arte. Em: XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB, p. 532-542, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. FERREIRA, Laura Paola ; ANDRADE, Fabrício.. Máscaras Sociais: Construindo os caminhos para o aprendizado em Arte. 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Rodrigo Fialho Silva (2.0)
      1. ANDRADE, Fabrício. Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 06/2012 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. 2012.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. ANDRADE, Fabrício. Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 02/2012 - PIBIC/UEMG/CNPq. 2012.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Rachel de Sousa Vianna (1.0)
      1. ANDRADE, Fabrício. Comissão de Avaliação de Projetos - Edital 03/2013, PIBIC/UEMG/CNPq. 2013.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Cristiane Silva França (1.0)
      1. FRANÇA, C. S.; NEVES, I. S. V. ; ANDRADE, F. ; ARAUJO, P. M. C. ; SANTOS, N. E. P.. Aspectos da Construção do Conhecimento na Educação: possibilidades cognitivas, culturais e interlocução transdisciplinar. 2006. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ José de Sousa Miguel Lopes (1.0)
      1. PEREIRA, F. A. ; LOPES, J. S. MIGUEL ; DIAS, L. S. P.. A ?escola para todos? e a difusão do ensino de arte: sobre as fontes de informação acerca da escola e do objeto artístico. Revista Educação em Foco. v. 18, p. 209-227, issn: 2317-0093, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Leandro Pena Catão (1.0)
      1. ANDRADE, Fabrício. Editorial. Belo Horizonte. 2013. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Letícia Schneider de Pinho Dias (1.0)
      1. PEREIRA, F. A. ; DIAS, L. S. P.. Palavras sobre Arte/Educação: conceitos e controvérsias no âmbito educacional. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Renata Schettino Canelas (1.0)
      1. ANDRADE, Fabrício. Comissão de Avaliação de Projetos no Edital 06/2012 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. 2012.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Fabrício Andrade Pereira ⇔ Patrícia Maria Caetano de Araújo (1.0)
      1. FRANÇA, C. S.; NEVES, I. S. V. ; ANDRADE, F. ; ARAUJO, P. M. C. ; SANTOS, N. E. P.. Aspectos da Construção do Conhecimento na Educação: possibilidades cognitivas, culturais e interlocução transdisciplinar. 2006. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04