Lattes UEMG

Rachel de Sousa Vianna

Professora da Escola Guignard e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Tem doutorado em educação pela USP, com bolsa sanduíche na University of Roehampton, em Londres. Cursou o mestrado em arte-educação na University of Texas in Austin, bacharelado em arquitetura e urbanismo pela UFMG e licenciatura em educação artística pela Escola Guignard. Coordena o Grupo de Pesquisa Mediação em Arte e Cultura: Teorias e métodos, vinculado à UEMG. Desenvolve estudos e projetos nas áreas de mediação cultural, educação patrimonial e educação do meio ambiente construído. Tem interesse no desenvolvimento da percepção visual e suas relações com a cognição que possam subsidiar a criação de propostas efetivas de educação estética. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2162579769017244 (26/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard. Rua Ascânio Burlamarque, 540 Mangabeiras 30315-030 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 31949304
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. Metodologias de ensino-aprendizagem para mediacao cultural
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo sistematizar um quadro teórico que possa servir de referência para a construção de metodologias de ensino-aprendizagem de mediação cultural que integrem educação estética e ética. De natureza teórica, a pesquisa assume um caráter exploratório na medida em que se propõe a examinar um amplo leque de estudos sobre mediação cultural. A investigação está estruturada em três fases: 1ª) envolve a análise de propostas de mediação cultural de cunho cognitivista e metodologias focadas na linguagem visual; 2ª) compreende o campo da educação museal e 3ª) prevê a elaboração de um quadro teórico que possa ser utilizado em cursos e como material didático para a formação de mediadores culturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    2. 2019-2019. Experiencia estetica da paisagem mediada pela arte contemporanea
      Descrição: Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as formas como a arte contemporânea articula novos modos de perceber, avaliar e imaginar a paisagem. Seus objetivos específicos incluem: 1) examinar como a experiência estética vem sendo abordada em diferentes campos do conhecimento adjacentes à arte; 2) investigar as relações entre arte, arquitetura e urbanismo, estudando suas formas de interação no cenário contemporâneo; e 3) construir um panorama de artistas que vêm abordando a paisagem em seus trabalhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    3. 2017-2018. Manutencao e Fortalecimento da Assessoria de Intercambio e Cooperacao Interinstitucional da Universidade do Estado de Minas Gerais
      Descrição: Iniciado em 2014 sob outra coordenação, o projeto foi reformulado em 2017, quando o Comitê de Ações Interinstitucionais e de Internacionalização da UEMG foi instituído. A nova versão definiu como objetivo geral mobilizar e capacitar a comunidade acadêmica para participar da elaboração de um plano estratégico de internacionalização consistente, que refletisse a identidade da UEMG e estivesse embasado em uma visão de internacionalização abrangente, sustentável e transformadora. Para tanto, o CAINTER organizou, junto com a Assessoria de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional ? AICI, o "I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias" (30 outubro a 1º de novembro de 2017) e o ?II Fórum de Internacionalização da UEMG: Caminhos a seguir? (9 a 11 de julho de 2018). Os resultados desse projeto incluem a aprovação, pelo Conselho Universitário, da Política de Internacionalização (05/2018) e do Plano Estratégico de Internacionalização da UEMG (10/2018) e a publicação de um livro sobre internacionalização do ensino superior.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Lana Mara de Castro Siman - Integrante / Juliana de Fátima Souza - Integrante / Delzi Alves Laranjeira - Integrante / Maria Eduarda de Oliveira - Integrante / Rita Flávia Gomes Carvalho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    4. 2017-Atual. Materiais Educativos para mediacao de artes visuais na escola
      Descrição: Integrada ao projeto de ensino e extensão ?Mediação da experiência estética na escola?, essa pesquisa tem como objetivo geral testar e aperfeiçoar materiais educativos inéditos produzidos pela equipe ou por estudantes da Escola Guignard. Atuando na educação infantil, ensino fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos ? EJA, os professores parceiros do projeto experimentam os materiais em sala de aula de forma independente ou participam como observadores, enquanto integrantes da equipe aplicam o material. A articulação de referências teóricas busca conciliar educação estética e educação ética, tomando como parâmetro as ideias de John Dewey (2010) sobre experiência estética, a proposta de Terezinha Franz (2003;2008) para uma compreensão crítica da arte e as diretrizes metodológicas definidas por George Geahigan (1997) para a mediação como investigação crítica. Combinando dados qualitativos e quantitativos, a pesquisa envolve todos os participantes - professores, seus estudantes e a equipe ? na avaliação dos materiais. Para cada grupo foram desenvolvidos instrumentos específicos, inclusive para contemplar as diferentes faixas etárias dos estudantes. Respostas às questões de múltipla escolha são transformadas em gráficos e respostas abertas são comparadas entre si. As avaliações e sugestões servem de parâmetro para a revisão de conteúdo e do roteiro de propostas de atividade dos materiais educativos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 9
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    5. 2016-2018. Ensino de arte e a cidade: Estetica e etica na percepcao da paisagem urbana de Belo Horizonte
      Descrição: Essa investigação tem como objetivo desenvolver materiais didáticos capazes de ampliar a percepção dos aspectos estéticos da paisagem urbana e a compreensão das implicações éticas na consideração ou não de critérios estéticos nos processos de transformação da cidade. Com foco na região central de Belo Horizonte, a pesquisa teve início com um levantamento fotográfico da paisagem utilizando a plataforma Google Maps, a observação direta e o registro fotográfico em visitas de campo e a pesquisa em museus e arquivos públicos sobre as transformações urbanas sofridas na área. A partir desse estudo, foram definidos dois roteiros de visita, com a identificação de pontos estratégicos para atividades de desenho de observação, o levantamento de construções ecléticas, art decó e modernistas na área e o mapeamento de instituições culturais localizadas ao longo do trajeto. A segunda fase do projeto consistiu na definição de uma série de premissas conceituais e metodológicas que serviram de base para a proposição de seis materiais didáticos. A terceira e última fase do estudo compreende o desenvolvimento do design gráfico dos materiais didáticos e sua aplicação em uma turma de estudantes do ensino básico de uma escola particular de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 4
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    6. 2015-2016. Arte-educacao e a cultura visual: Imagens da infancia e dos artistas
      Descrição: Essa pesquisa investiga o potencial da cultura de massa como tema de estudo em aulas de artes visuais focando em dois temas: a representação de artistas e de crianças na revista Veja. A escolha desse veículo se deu por duas razões: a facilidade de consulta a todos os números da revista, disponibilizados no site da editora Abril, e o fato de essa ser a publicação semanal de maior tiragem do país, alcançando uma audiência estimada de doze milhões de pessoas. O corpus para estudar a representação de artistas compreende imagens de 44 edições da seção Veja Essa, publicadas em 2008, quando a revista passou por uma reformulação do seu projeto gráfico. Para analisar as representações de infância, foram analisados todos os anúncios publicitários com imagens de criança nas edições de outubro da revista no período entre 2004 e 2014. Nos 49 números estudados, foram identificadas 27 propagandas relacionadas ao ?Dia das Crianças?. A combinação de métodos qualitativos e quantitativos de análise produziu resultados que apontam para a reafirmação de preconceitos relacionados a questões de gênero e etnia nos dois temas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Pedro Henrique Lopes Frias Vimieiro de Medeiros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    7. 2014-2016. Mediacao em artes visuais no contexto escolar: Um estudo com os participantes do programa Circuito de Museus
      Descrição: Essa pesquisa visa a contribuir para um maior entendimento das motivações, conhecimentos e referências teóricas dos professores que participam do Circuito de Museus, assim como dos conteúdos, materiais e métodos que utilizam nas atividades de mediação em artes visuais no contexto escolar. Adotando uma abordagem exploratória, a metodologia combina questionários, entrevistas, observação de aulas e encontros avaliativos com os professores participantes. Espera-se que os resultados desse trabalho possam ser úteis para cursos de licenciatura em artes visuais na formulação de disciplinas e atividades didáticas capazes de ampliar a capacidade de futuros professores de trabalhar com mediação. Também pode trazer subsídios para museus de arte e centros culturais na formulação de materiais educativos destinados a escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Raquel Jacqueline Emerenciana de Rezende - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    8. 2014-2015. Mediacao em Artes Visuais: Uma analise de materiais educativos produzidos por museus e centros culturais
      Descrição: O estudo tem como objetivo traçar um panorama sobre objetivos, abordagens, conteúdos e métodos de mediação e apreciação propostos por materiais educativos produzidos por museus de arte e centros culturais localizados em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Esse recorte alcança as instituições de ponta no campo da educação museal no país, inclusive as duas principais mostras de arte contemporânea ? a Bienal de São Paulo e a Bienal do Mercosul. Em termos de formato, o foco da investigação serão os materiais educativos destinados a professores e educadores. O estudo adota uma metodologia qualitativa. Os critérios de análise serão definidos a partir de dois referenciais. O primeiro referencial parte da leitura cuidadosa do próprio material levantado, buscando identificar nesse conjunto características comuns, que indiquem tendências em relação a conteúdos tratados, tipos de obras selecionadas para estudo, apresentação e justificativa de diretrizes pedagógicas. O segundo referencial será construído com base na revisão da literatura sobre mediação e a apreciação. Nesse sentido, foram definidos como eixos de análise os modos como cada material aborda: 1) os quatro âmbitos da compreensão crítica de arte; 2) aspectos formais da obra (descrição e identificação de elementos visuais e/ou análise a partir de princípios de composição); e 3) conhecimentos do campo da arte x interpretação pessoal; e 4) a diversidade cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Andrea Adelina Vieira Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    9. 2013-2014. Mediacao e apreciacao no campo das artes visuais: Objetivos e Metodos
      Descrição: O presente estudo busca identificar as concepções de mediação e as diretrizes que estruturam o programa educativo de museus de arte e de centros culturais localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A proposta é contrapor os dados coletados na pesquisa de campo com paradigmas definidos na literatura sobre mediação (GELLEREAU 2005, PARSONS 1998, VIANNA 2009, ZAVALLA 2004). Foram entrevistados oito coordenadores de programas educativos de sete instituições diferentes. Com a permissão dos participantes, todas as entrevistas foram gravadas em áudio. A transcrição integral das gravações serve de base para a análise. Resultados parciais apontam várias sobreposições em relação às referências teóricas, aos objetivos e funcionamento dos programas educativos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Andrea Adelina Vieira Santos - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    10. 2012-2013. Mediacao e apreciacao no campo das artes visuais: Objetivos e metodos
      Descrição: Esse estudo teve como objetivo traçar um panorama de como o curso de Licenciatura em Educação Artística da Escola Guignard/UEMG está preparando seus estudantes para atuar nas áreas de mediação e apreciação de artes visuais. A coleta de dados da pesquisa deu-se por meio de questionários e grupos focais. Dos 197 alunos matriculados, 79 responderam o questionário, o que corresponde a 40% do total de alunos do curso. Os resultados revelaram informações sobre: 1) o perfil dos estudantes ? formação anterior, hábitos culturais e experiência profissional; 2) as linhas teóricas, a bibliografia e os conteúdos relacionados com as áreas de mediação e apreciação estudados ao longo do curso; e 3) as disciplinas e os professores considerados mais importantes pelos estudantes para sua formação nas áreas de mediação e apreciação. Foram realizados quatro grupos focais, com a participação de 21 estudantes de diferentes períodos e turnos. Todos os encontros foram gravados em áudio e as gravações foram integralmente transcritas. A análise das conversas trouxe dados sobre como os sujeitos avaliam a formação que estão recebendo na área de mediação e apreciação; suas concepções sobre esse eixo do ensino de arte e suas experiências profissionais na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Helga Maria Costa Freitas Pompeu - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    11. 2011-2015. Gestao em ciencia, tecnologia e inovacao: projeto Endogovernamental para estruturacao do Laboratorio de Pesquisa e Experimentacao em Imagem e Som [LAPEIS] e consolidacao do Mestrado em Arte e Cultura Contemporanea da Escola Guignard.
      Descrição: Este projeto pretende explicitar uma união entre, por um lado, o reconhecimento da tradição da Escola Guignard, consolidada em cinco décadas de formação artística e educadora em Minas Gerais e, de outro, uma inserção atuante e propositora no cenário artístico internacional dos grandes centros de produção, pesquisa e pensamento sobre a arte na cultura contemporânea. Um dos importantes focos deste projeto direcionado ao Programa Endogovernamental da FAPEMIG se encontra no Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Imagem e Som (LAPEIS), criado em 2009 e em parceria com o Laboratório de Fotografia, com a finalidade de abrigar as pesquisas de um grupo de professores e seus bolsistas, com trabalhos voltados para as diversas mídias contemporâneas no campo da arte e da Antropologia Visual, tais como vídeo, fotografia, performances, implicando a manipulação de imagem e som. Vinculadas a ele estão também um grupo de disciplinas eletivas ministradas por estes professores, cujos enfoques têm sido aquele de buscar fomentar nos alunos da graduação um maior envolvimento com pesquisa e produção nas referidas mídias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Integrante / José Márcio Pinto de Moura Barros - Coordenador / Cayo Honorato - Integrante / Luzia Gontijo Rodrigues - Integrante / Fabíola Tasca - Integrante / Guilherme Bueno - Integrante / Karina Dias - Integrante / Rosvita Kolb - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    12. 2005-2008. Ensinar e aprender a ver
      Descrição: Essa pesquisa de doutorado aborda o processo de ensinar e aprender a ver sob diferentes ângulos. Na primeira parte, utiliza o método genético proposto pela teoria sociocultural para investigar o desenvolvimento da percepção visual na filogênese, na história social e na ontogênese. A segunda parte tem como objetivo mapear o papel da percepção visual nas propostas educativas de apreciação, fruição e leitura de imagens e objetos. O estudo da literatura revelou três tendências nas metodologias que privilegiam o desenvolvimento da percepção visual: a visual-verbal, a modernista e a semioticista. Em uma pesquisa de campo realizada na Universidade Roehampton, em Londres, foram entrevistados oito profissionais envolvidos na definição de políticas educacionais e na formação de professores de arte e design na Inglaterra. Os resultados indicaram que não existe consenso a respeito dos conhecimentos e habilidades necessários para engajar os estudantes no diálogo com obras de arte, nem sobre o papel dos conceitos visuais neste processo. A terceira e última parte da investigação consistiu em uma pesquisa de campo no Brasil. A coleta de dados foi feita através da gravação em áudio de três aulas de apreciação de imagens em organizações não governamentais que se dedicam ao ensino de artes e de duas visitas mediadas em museus de arte. Para analisar os dados, foi utilizada uma versão adaptada da ferramenta sociocultural de Eduardo Mortimer e Phil Scott (2002; 2003). Esta ferramenta, originalmente desenvolvida para o ensino de ciências, tem como foco o processo de construção de significados através do diálogo da sala de aula. Sua versão adaptada para o ensino de artes visuais se mostrou um instrumento capaz de revelar com detalhes o que se passa nas aulas e visitas guiadas, tanto pela possibilidade de mapear os aspectos da experiência estética privilegiados pelo professor como pela clareza com que permite descrever a metodologia utilizada. Uma comparação entre as atividades de apreciação e leitura nas cinco instituições aponta uma grande diversidade de abordagens e metodologias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Rachel Mason - Integrante / Celso Fernando Favaretto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa. Número de produções C, T A: 11
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    13. 2002-2003. A formacao da competencia critico-visual
      Descrição: Entendendo a competência crítico-visual (CCV) como a capacidade do indivíduo de perceber, analisar e avaliar as características visuais de objetos e imagens; a pesquisa tem como objetivo descobrir: 1) quais são as experiências de aprendizagem determinantes na formação da CCV; 2) como a ampliação do repertório de obras arquitetônicas influencia na CCV; e 3) em que medida o gosto está relacionado com a CCV. Os dados foram obtidos através da aplicação de um teste nos estudantes matriculados no 1o Semestre de 2003 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Minas, Campus Coração Eucarístico. Do total de cerca de 700, 378 estudantes estiveram presentes nas datas de aplicação do teste e aceitaram participar da pesquisa. A análise estatística dos dados levantados na pesquisa não chegou a termo. Resultados parciais indicam que os estudantes consideram as disciplinas de história e teoria mais importantes para o desenvolvimento da CCV do que as disciplinas de projeto. O conhecimento dos estudantes em relação a obras arquitetônicas consideradas como icônicas foi abaixo do esperado pela equipe e pelos professores do curso que contribuíram na formatação do teste.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Integrante / Karina de Faria Couto - Integrante / Roberto Eustaaquio dos Santos - Coordenador / Silke Kapp - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica - MG - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    14. 1996-1999. Art Education and the City: Three Instruments for Developing Understanding of Urban Aesthetics
      Descrição: The widespread problem of visual illiteracy represents a barrier for the public to fully participate in the discussion about the kinds of cities and places we envision for our future. Instruments to foster awareness, understanding, and appreciation of urban aesthetics might help the formation of an informed and critical audience. This thesis investigates the efficiency of three of these instruments: townscape survey, visual appraisal tour, and visual preference survey. For this research, these three instruments were adapted to analyze the Bandeirantes Avenue, located in Belo Horizonte, Brazil. Sixty students in seventh and eighth grades of a private school participated in this study. All subjects took a pretest that asked them to describe and evaluate the visual characteristics of the avenue. After the pretest, three groups of participants used one instrument to analyze the same avenue. The forth group worked as a control group. All participants took a posttest, which asked the same questions as the pretest. For assessing whether the instruments influenced the participants? perception I compared pre and posttests. The results indicate that the three instruments had a positive effect on the subjects? ability to observe and evaluate the aesthetic aspects of the Bandeirantes Avenue.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rachel de Sousa Vianna - Coordenador / Rebecca Brooks - Integrante. Financiador(es): The University of Texas at Austin - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Edital PAEx / 2018, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    2. Prêmio Edital PAEx /2017, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.
    3. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP) 2016, 2a Edição, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Rachel de Sousa Vianna.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. II Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Olho d?Água: Arte contemporânea na escola. 2018. (Seminário).
    2. VI Congresso Internacional SESC de Arte/Educação. Mediação da experiência na escola: ilustrações de Elena Poirier vistas por estudantes da educação infantil e do ensino fundamental. 2018. (Congresso).
    3. Arte, cultura transformação social.Impactos de ações de mediação cultural. 2015. (Seminário).
    4. O ensino da arte no programa de formação humana nas escolas agostinianas da SIC.A arte como elemento constitutivo da formação humana: de quais aspectos formativos falamos?. 2015. (Seminário).
    5. VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visuail.Representações de artistas na mídia impressa: Uma análise da seção Veja Essa. 2015. (Seminário).
    6. 22o Encontro Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas.A formação do mediador em artes visuais. 2013. (Simpósio).
    7. Arte Contemporânea para Professores.Espaço-tempo nas artes visuais contemporâneas. 2013. (Oficina).
    8. THE EIGHT INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE ARTS IN SOCIETY. Two discourse dimensions for interpreting artworks in classes and museum visits: interactive/non-interactive and dialogic/authoritative. 2013. (Congresso).
    9. De Chirico: O sentimento da arquitetura - Ciclo de Palestras.Artistas discutem espaços urbanos no universo da arte. 2012. (Encontro).
    10. Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos.Museu da Liturgia: Um programa educativo para públicos diversos. 2012. (Simpósio).
    11. 5a Edição da Primavera de Museus.Atuação feminina na formação artística em Belo Horizonte. 2011. (Encontro).
    12. CONGRESSO LATINOAMERICANO E CARIBENHO DE ARTE EDUCAÇÃO. O discurso no ensino de artes visuais. 2009. (Congresso).
    13. National Art Education Association Convention. Four methods for helping people to see their city. 1999. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. VIANNA, R. S.; MELO, G. A. M. ; Costa, R.. I Fórum de Mediação em Arte e Cultura: educação estética educação política como estratégias de resistência. 2018. Congresso
    2. SOUZA, J. F. ; OLIVEIRA, M. E. ; VIANNA, R. S.. II Fórum de Internacionalização da UEMG: Caminhos a seguir. 2018. Congresso
    3. VIANNA, R. S.. I Fórum de internacionalização da UEMG: Diretrizes e estratégias. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. VIANNA, R. S.. I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG: Colaboração e Internacionalização. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. VIANNA, R. S.; MARTINS, T. ; FRANCO, M. ; BARROS, J.M.. Seminário de Pesquisa e Extensão da Escola Guignard: Métodos e Mitos. 2012. Congresso
    6. TASCA, F. ; HONORATO, C. ; VIANNA, R. S. ; BARROS, J.M. ; RODRIGUES, L. G. ; KOLB, R.. Jornada de Arte e Cultura Contemporâneas / o legado e a atualidade do Situacionismo para a arte. 2012. Outro
    7. VIANNA, R. S.. Ciclo de Palestras - De Chirico: o Sentimento da arquitetura. 2012. (Outro).. . 0.
    8. HONORATO, C. ; BARROS, J.M. ; VIANNA, R. S. ; RODRIGUES, L. G. ; TASCA, F. ; KOLB, R.. II Seminário [Possibilidades e Limites de uma Escola de Arte} 1980 - 2011. 2011. Congresso
    9. VIANNA, R. S.; RAHME, M. ; ZIVIANE, D. C. G.. Ciclo de Debates: O Ensino Superior em questão. 2007. Outro
    10. VIANNA, R. S.. IV Semana da Educação. 2006. (Outro).. . 0.
    11. BARROS, J.M. ; VIANNA, R. S.. Bienal em Debate. 1987. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04