Lattes UEMG

Jose de Sousa Miguel Lopes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2013). Atualmente é professor no Mestrado em Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Moçambique, educação, letramento, formação de professores, cinema, antropologia cultural. Membro da Rede Kino ? Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual desde 2009. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema e Educação do CINEAD- LISE-FE (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desde 2008. Membro da Comissão Editorial da Coleção Cinema, Cultura e Educação da Editora Autêntica de Belo Horizonte, desde 2005. É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista ?on-line? ?Currículo sem fronteiras? editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, da revista A Página da Educação editada em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004). Membro da Associação Latino-Americana de Filosofia da Educação, desde Outubro de 2011. Membro da Anistia Internacional. Possui um blog http://navegacoesnasfronteirasdopensamento.blogspot.com/, junto com alunos do Mestrado em Educação da UEMG. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0369885239832659 (16/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG. Rua Rio de Janeiro, 1.801 Lourdes 30160-042 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33301500 Fax: (31) 33301570 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. O cinema em Belo Horizonte no olhar dos educadores/cinefilos: pelas trilhas da Historia e da memoria
      Descrição: Nesta pesquisa iremos direcionar nosso olhar para os modos como o cinema e a cidade estabelecem diálogo com a educação. Mais concretamente, procuraremos indagar em que medida o olhar cinematográfico enriquece nosso olhar sobre a educação e sobre o processo escolar. Se partirmos do pressuposto de que o cinema se pode definir como uma educação informal, então esta irá exigir uma metodologia para seu melhor aproveitamento na sala de aula. O cinema atuaria, assim, como um elemento que poderia promover um aprimoramento cultural e intelectual dos docentes e dos discentes. Como se sabe, todos os espaços dos filmes estão abertos para serem ocupados pela mente de qualquer indivíduo, que os vive de maneira única, retirando impressões e emoções totalmente diferenciados; mas apesar de sua vivência ser próxima à experimentação do espaço real, são representações descontextualizadas do espaço original que representam, baseadas em conceitos, ideologias e sentimentos comuns ao público e aos cineastas. A cidade fílmica torna-se, portanto, um espaço simulado vivido. Com esta pesquisa pretendemos contribuir para um maior conhecimento da relação entre a cidade e o cinema em Belo Horizonte e de seu diálogo com a educação, a partir de enfoques, até ao momento, pouco revisitados. Para esse efeito, procuraremos problematizar a memória construída pelos educadores/cinéfilos envolvidos no contexto cinematográfico de Belo Horizonte nos últimos 30 anos. Dado que os educadores/cinéfilos do meio urbano/metropolitano têm acesso mais frequente aos filmes e possuem a urbe ?real? como elemento comparativo, a cidade de cada filme parece interligar-se com outros espaços simulados e vividos. Este diálogo entre o cinema e a cidade poderá contribuir para ampliar a percepção critica da realidade. Por constituir-se em uma educação da sensibilidade, o cinema cria raízes profundas na forma como percebemos o mundo, como nos lembramos do mundo, de lugares, de personagens. O cinema, enfim, é memória.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José de Sousa Miguel Lopes - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose de Sousa Miguel Lopes.
    2. 2014-2015. A musica na educacao infantil: as contribuicoes para o processo cognitivo e motor
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa a ser realizada em 3 escolas do ensino fundamental em Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José de Sousa Miguel Lopes - Coordenador / Kátia Lopes de Oliveira - Integrante / Luciana Cláudia da Silva - Integrante / Luiz Alberto Vitorino - Integrante / Maria Aparecida de Oliveira - Integrante / Michelle Muniz Trillo Rodriguez - Integrante.
      Membro: Jose de Sousa Miguel Lopes.
    3. 2013-2015. Musica como processo de desenvolvimento cognitivo e motor na educacao infantil
      Descrição: Trata-se de um projeto de monografia de conclusão do Curso de Pedagogia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José de Sousa Miguel Lopes - Coordenador / Kátia Lopes de Oliveira - Integrante / Luciana Cláudia da Silva - Integrante / Luiz Alberto Vitorino - Integrante / Maria Aparecida de Oliveira - Integrante / Michelle Muniz Trillo Rodriguez - Integrante.
      Membro: Jose de Sousa Miguel Lopes.
    4. 2010-2013. POESIA E ETNICIDADE NOS LIVROS DIDATICOS DE PORTUGUES:UM ESTUDO COMPARATIVO MOCAMBIQUE E BRASIL
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de pós-doutorado. Muitos professores trabalham com a poesia infantil por ela ser geralmente curta e de fácil aplicação em sala de aula e, por apresentar estruturas que brincam com o ritmo e a musicalidade, torna-se muito atrativa às crianças, sendo uma categoria textual capaz de despertar leitores de qualquer faixa etária. Textos poéticos mais complexos, de poetas nacionais e estrangeiros, e utilizados em faixas etárias mais altas (sobretudo nas últimas classes/séries do ensino primário/fundamental ) são um poderoso fator para o domínio da língua. Embora todos esses motivos sejam relevantes, estes não constituem a principal razão que nos levou a destacar o poema como um gênero privilegiado da literatura a ser estimulado em sala de aula. A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional. Ela desperta a sensibilidade e os valores estéticos. Aprimora as emoções e a sensibilidade, aguça sensações. Brinca com múltiplos significados, materializa o prazer, torna a criança receptiva às manifestações de beleza. É comunicação, fonte de saber. É profundidade. A poesia exige introspecção porque joga com múltiplos sentidos, realçando signos e significantes. O poema demanda de seu leitor um olhar mais atento, uma ativa mobilização do lado intelectual e afetivo, requerendo um entrelaçamento contínuo de emoções e desejos, juízos e considerações. Incompatível com a passividade, a poesia leva o aluno a se perceber como sujeito construtor de significados, aquele que não se contenta com as versões recebidas, mas que questiona e transforma a realidade interior e exterior. No aluno, a poesia pode ser a centelha que deflagrará o encantamento, a inspiração, a fantástica capacidade de surpreender-se, de maravilhar-se. A poesia propõe a abertura para as diferenças. É um jogo com os sons, os ritmos, os conceitos, as experiências. Nesta perspectiva, é de grande relevância o trabalho com a poesia na. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José de Sousa Miguel Lopes - Coordenador.
      Membro: Jose de Sousa Miguel Lopes.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (96)
    1. ?ESTUDO DE CASO SOBRE CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO PARA O ?NUNCA MAIS? ?.III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia. 2020. (Seminário).
    2. III Colóquio "As séries de TV e Streaming: diálogos com Literatura, Filosofia e Educação.O que é ser Atypical?. 2020. (Outra).
    3. III SEMINÁRIO DIÁLOGOS SOBRE EaD: Ensino Superior a Distância em Tempos de Pandemia.?O TERMO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: FREQUÊNCIA E SIGNIFICADOS?. 2020. (Seminário).
    4. I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares.AS FRONTEIRAS E O LOBATO: um exercício de ética. 2020. (Seminário).
    5. I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares.O FIM DO CAPITALISMO E OS DIREITOS HUMANOS DECOLONIAL DIANTE DA COVID-19. 2020. (Seminário).
    6. 10 anos do Programa de Mestrado em Educação da UEMG.A construção de narrativas numa perspectiva emancipatória - Bruno Sena Martins (Universidade de Coimbra). 2019. (Outra).
    7. 7o Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Culturas, memórias e linguagens em processos educativos. 2019. (Seminário).
    8. Cine-Debate "Virgem Margarida".Cinema moçambicano: o filme "Virgem Margarida". 2019. (Outra).
    9. II Colóquio as Séries de TV: diálogos com Literatura, Filosofia e Educação.Para uma educação do olhar cinematográfico: visitando ?O olhar de Michelangelo?. 2019. (Outra).
    10. II Colóquio as Séries de TV: diálogos com Literatura, Filosofia e Educação.Vertigem. 2019. (Outra).
    11. III SEMINÁRIO INTERNACIONAL MEMÓRIAS, NARRATIVAS E ARQUIVOS: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E DISCENTE.Educação dos sentidos em culturas acústicas: corpo, memória e narrativas. 2019. (Seminário).
    12. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.O Cinema brasileiro em ma escola pública de Contagem/MG em tempos da Lei 13.006/2014. 2018. (Seminário).
    13. VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadoresste. Abrir caixas: experiências estéticas em pesquisa. 2018. (Congresso).
    14. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Experiências estéticas docentes: identidade em narrativas. 2018. (Congresso).
    15. VII Seminário Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique.Gestão Pedagógica no Contexto de uma Universidade de Investigação. 2018. (Seminário).
    16. VI Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Diálogos entre Rap e educação: estudo de caso na cidade de Belo Horizonte. 2018. (Seminário).
    17. VI Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Para um diálogo entre a estética e a educação tecnológica. 2018. (Seminário).
    18. 5o Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente.Ética, tecnologia e educação. 2017. (Seminário).
    19. I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação.Mídia, tecnologia e ética: o que eles têm a ver com a educação?. 2017. (Oficina).
    20. I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação.Inclusão, Equidade e Gênero em Educação. 2017. (Encontro).
    21. I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação.A pós-graduação, a formação docente e a qualidade no ensino superior. 2017. (Encontro).
    22. I Fórum de Internacionalização da UEMG: Diretrizes e Estratégias. 2017. (Encontro).
    23. Jornada Acadêmica de Pedagogia - 2017.Gênero e Educação. 2017. (Encontro).
    24. II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: políticas de formação nos países ibero-americanos. História, política e educação no cinema de Bernardo Bertolucci. 2016. (Congresso).
    25. III Semana Cultural Travessia "Africanidades" - Diretório Acadêmico da Faculdade de Letras da UFMG.O outro lado da África: dando visibilidade à vertente artística contemporânea. 2016. (Encontro).
    26. I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Notas de um olhar pedagógico sobre o realismo socialista. 2016. (Simpósio).
    27. I Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Marxismo e Educação no Moçambique pós-independência. 2016. (Simpósio).
    28. Jornada Acadêmica de Pedagogia - 2016.Uma análise crítica do filme. 2016. (Encontro).
    29. 1º Seminário Cinema, Cineclubismo e Educação em Direitos Humanos.O Cinema e a Educação em Direitos Humanos. 2015. (Seminário).
    30. II Seminário de pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.História, política e educação no cinema de Bernardo Bertolucci. 2015. (Seminário).
    31. IX PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA. História, memória e política no cinema de Bernardo Bertolucci. 2015. (Congresso).
    32. 11o Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NAS PRÁTICAS ESCOLARES: A PERCEPÇÃO DA CRIANÇA E DO PROFESSOR. 2014. (Encontro).
    33. Congresso ISATT2014: Formação e trabalho docente na sociedade de aprendizagem. Poesia e etnicização nos livros didáticos de Português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil. 2014. (Congresso).
    34. Homenagem da FAE/UEMG a Eduardo Coutinho.Eduardo Coutinho: o mestre do documentário brasileiro. 2014. (Outra).
    35. II Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do tempo presente. 2014. (Seminário).
    36. Semana da Educação.A contribuição do cinema para a educação. 2014. (Encontro).
    37. Semana da Educação.Cine Clube Filme ?Quando tudo começa?. 2014. (Encontro).
    38. XIV Grupo de Formação em Direitos Humanos da UEMG.Direitos Humanos: intensificar esforços pela justiça, pela paz e pela alegre celebração da vida. 2014. (Outra).
    39. Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do tempo presente.Educação e cinema. 2013. (Seminário).
    40. XIII Grupo de Formação em Direitos Humanos.Educação e Direitos Étnico-Raciais. 2013. (Outra).
    41. Ampliando Horizontes - Museu de Artes e Ofícios.Educção e cinema: resgatando o parimônio histórico entre a imagem e o imaginário. 2012. (Outra).
    42. Festa Literária de Expressões Indígenas, Africanas e Afro-Brasileiras.Poesia e etnicidade nos livros didáticos de português: um estudo comparativo Moçambique e Brasil. 2012. (Encontro).
    43. IV Semana de Educação de São José.Currículo e etnicização: algumas considerações preliminares. 2012. (Outra).
    44. Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - CEFET-MG.O Cinema na Educação e a Educação no Cinema. 2012. (Encontro).
    45. X Colóquio sobre questões curriculares VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículorulo. TRABALHANDO COM O CINEMA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO. 2012. (Congresso).
    46. I Concurso de Curta Metragem - Educação Ambiental: Lixo e Cidadania.I Concurso de Curta Metragem - Educação Ambiental: Lixo e Cidadania. 2011. (Outra).
    47. I Congresso Latino-Americano de Filosofia da Educação. Sobre o conceito de fronteiras: uma reflexão em torno do diálogo entre a filosofia e a política visando interrogar o pensamento hegemônico. 2011. (Congresso).
    48. II Diálogoa sobre Educação e Tecnologia.Tecnologias e educação on-line. 2011. (Seminário).
    49. IV Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação.Fronteiras, hibridismo e mestiçagem e seus desdobramentos formativos. 2011. (Seminário).
    50. IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.Ciência, educação e tecnologia: como dar rosto ao futuro?. 2011. (Simpósio).
    51. IX Reunião de Antropologia do MERCOSUL.Algumas questões de ordem teórica para pensar a etnicidade em Moçambique. 2011. (Outra).
    52. XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Pós-colonialidades e hibridismos: os desafios ao pluralismo cultural em Moçambique. 2011. (Congresso).
    53. XV Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema.O Conformista: conflitos políticos e morais sob o manto do autoritarismo. 2011. (Encontro).
    54. 11o CONSINPRO. Educação e relações étnico-raciais e multiculturais. 2010. (Congresso).
    55. 9a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.O Cinema da Infãncia. 2010. (Seminário).
    56. I Encontro Internacional TIC e Educação. Tecnologias, educação on-line e os novos desafios para professores e alunos. 2010. (Congresso).
    57. Projeto África - Minha África brasileira, meu Brasil africano.Conhecer a África para melhor conhecer o Brasil. 2010. (Encontro).
    58. Semana Pedagógica da UNA.Sessão comentada do filme O Senhor das Moscas. 2010. (Outra).
    59. Seminário África beira Brasil.Atlântico negro: na rota dos orixás. 2010. (Seminário).
    60. Seminário Aricanidades e Educação.Educação e culturas africanas. 2010. (Seminário).
    61. Seminário Djumbai: Brasil e países africanos construindo outros saberes.Vozes ocidentais e da periferia: algumas reflexões em torno do diálogo a instaurar na pesquisa sobre África. 2010. (Seminário).
    62. Seminário Djumbai: Brasil e países africanos construindo outros saberes.A experiência de construção do socialismo em África: o caso de Moçambique. 2010. (Seminário).
    63. XV ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino).Cinema e Educação. 2010. (Simpósio).
    64. Encontro de alunos de ensino médio da Cidade de Santa Luzia.Discutindo projetos a partir do filme "Diários de motocicleta". 2009. (Encontro).
    65. VII Mostra Minas de Cinema e Vídeo.A sa de aula como espaço imagético e de alfabetização cinematográfica. 2009. (Outra).
    66. VI Seminário de Investigação da Universidade Eduardo Mondlane.Vozes ocidentais e da periferia: algumas reflexões em torno do diálogo a instaurar na pesquisa sobre África. 2009. (Seminário).
    67. XII Congresso da Associação Internacional para Pesquisa Intercultural (ARIC). Diversidade cultural e "pós-colonialidade" em Moçambique: para uma etnografia das fronteiras. 2009. (Congresso).
    68. XVIII Semana pedagógica.Cinema e diversidade: olhos azuis. 2009. (Outra).
    69. I ENCONTRO ESTADUAL DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL.Diversidade/Bilinguismo/Políticas Linguística Coloniais e Processos Alfabetizatórios. 2008. (Encontro).
    70. II Encontro Internacional de Cinema e Educação.Para uma aproximação entre o cinema e a educação. 2008. (Encontro).
    71. VII Seminário da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente. 2008. (Seminário).
    72. Ciclo "O cinema como pré-texto para reflexão filosófica".Revisitando a Idade Média pela mão de Bergman: o homem da modernidade perante as mesmas encruzilhadas. 2007. (Encontro).
    73. Semana da Educação: Educação, Cultura e Meio Ambiente.A importância dos princípios de Identidade, Alteridade e Singularidade no campo da Educação. 2007. (Outra).
    74. Semana da Educação: Educação, Cultura e Meio Ambiente.Da escola monocultural para a escola intercultural: rompendo fronteiras. 2007. (Outra).
    75. 2003 Carolina Conference on Romance Literatures. Cultura acústica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moçambique. 2003. (Congresso).
    76. Congresso Internacional. Formação de Professores Primários e Identidade Nacional em Moçambique. 2003. (Congresso).
    77. Congresso Internacional de Literaturas Africanas. Cultura acústica e cultura letrada: o sinuoso percurso da literatura em Moçambique. 2003. (Congresso).
    78. VII Congresso Estadual Paulista sobre a Formação de Educadores. O professor, a afetividade e a formação de atitudes e valores.. 2003. (Congresso).
    79. I Congresso Nacioanl de Educação. A formação do professor intercultural. 2002. (Congresso).
    80. I Congresso Nacional de Educação: formação de professores (história, política, deafios). A formação intercultural de professores. 2002. (Congresso).
    81. Seminário Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes.A formação intercultural dos professores. 2002. (Seminário).
    82. VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. O lugar da cultura acústica moçambicana numa antropologia dos sentidos. 2002. (Congresso).
    83. VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Livros, leitores e leitura: a construção do mundo como representação na cultura oralista moçambicana. 2002. (Congresso).
    84. Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente.Retocando quadros de sombras e promessas de luz na formação de professores. 2001. (Simpósio).
    85. Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade.Língua e etnia ou como a lealdade cega a língua do colonizador tem levado à rejeição das línguas autóctones em Moçambique. 2001. (Simpósio).
    86. : X CONGRESO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS AFRICANOS E ASIÁTICOS - ALADAA, CULTURA, PODER E TECNOLOGIA: ÁSIA E ÁFRICA FACE À GLOBALIZAÇÃO. O lugar da cultura acústica moçambicana numa antropologia dos sentidos. 2000. (Congresso).
    87. III CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL - NOVAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Cultura acústica e letramento em Moçambique: um busca de fundamentos para uma educação intercultural.. 2000. (Congresso).
    88. International Standing Conference for the History of Education XXII. Books, readers and reading: the construction of the word as representation in the Mozambican oral culture. 2000. (Congresso).
    89. XI CICLO DE ESTUDOS SOBRE IMAGINÁRIO: IMAGINÁRIO E MEMÓRIA.Cultura acústica e memória em Moçambique: as marcas indeléveis numa antropologia dos sentidos. 2000. (Simpósio).
    90. XXIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. O letramento no alvorecer do século XXI: algumas reflexões em torno das novas tecnologias da informação tanto nas culturas oralistas quanto nas culturas letradas. 2000. (Congresso).
    91. 22 Reunião Anual da ANPED. Política linguística em Moçambique: os desafios do biliguismo. 1999. (Congresso).
    92. Seminário Luso-Moçambicano.Cultura acústica e letramento em Moçambique. 1999. (Seminário).
    93. 21 Reunião Anual da ANPED. Cultura acústica e letramento em Moçambique: em busca de fundamentos para uma educação intercultural. 1998. (Congresso).
    94. Colóquio Nacional.A educação perante um mundo em mudança: a contribuição de Adorno. 1998. (Outra).
    95. I Congresso Internacional de Naturalogia Aplicada. Cultura acústica e letramento: em busca de fundamentos para uma educação iuntercultural. 1998. (Congresso).
    96. IX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO - ENDIPE.Oralidade e letramento: algumas pistas de aproximação à realidade moçambicana. 1998. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. LOPES, J. S. MIGUEL. 7o Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente. 2019. (Congresso).. . 0.
    2. HEFFNER, H. ; FRESQUET, A. ; LOPES, J. S. MIGUEL ; MAYOR, A. L. A. S. ; LISBOA, F. S.. I Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ. 2007. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04