teste-01

Marilene Oliveira Almeida

Licenciada em Normal Superior pelo ISEAT, Fundação Helena Antipoff (2006) e em Artes Plásticas pela Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Arteduca, pela Universidade de Brasília (2008), Mestre em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Linha de Pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013) e doutora em Educação pela mesma instituição (2020), com estágio sanduíche na Université de Genève, Suíça. Trabalha com educação desde 2007, na Fundação Helena Antipoff com experiência na área de Arte, com ênfase em Arte e Ensino, coordenação em Oficinas Pedagógicas e Assessoria na Avaliação de Desempenho dos servidores. Atua como professora pesquisadora no Centro de Pesquisa e Documentação Helena Antipoff, CDPHA. No Ensino Superior, atuou como professora de Arte e Educação e Vice Coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Atualmente atua na Escola Guignard da mesma Universidade, no curso de Artes Plásticas Licenciatura. Interessa-se por pesquisas em História da Educação em interface com a História da Psicologia e com o Ensino de Arte, com ênfase no período da Escola Nova em diálogo com a contemporaneidade. Coordena o Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDoc e participa do Grupo de Pesquisa em História da Psicologia e Contexto Sócio-cultural. Realiza pós-doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG, pesquisando sobre o conceito de Educação Estética na obra de Vigotski e suas possíveis interlocuções com a educação em arte no Brasil. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9929558773100773 (11/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola Guignard. Rua Ascânio Burlamarque Mangabeiras 30315030 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 31949302
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. EDUCACAO ESTETICA EM VIGOTSKI - DIALOGOS COM O ENSINO DE ARTE NO BRASIL
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar a circulação da concepção de educação estética de Lev S. Vigotski na literatura brasileira, focalizando a recepção do conceito nas discussões sobre psicologia da arte e ensino de arte, suas adaptações e possíveis interlocuções com as concepções de educação artística de Helena Antipoff e Alberto da Veiga Guignard. Configura-se como parte do estudo da história da Psicologia em contexto que investiga o impacto da teoria histórico-cultural proposta pelo grupo de pesquisadores russos liderados por Vigotski nas áreas da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil. O teórico dedicou-se ao estudo das relações entre psicologia e pedagogia, da psicologia e arte, da importância da criatividade e imaginação no desenvolvimento da criança nas décadas de 1920 e 1930. Tais estudos deram origem aos livros Psicologia da Arte, Psicologia Pedagógica, Imaginação e criação na Infância. Serão analisados estudos brasileiros publicados entre 2006 e 2020, disponíveis em repositórios como Scielo, Anais das reuniões da ANPED, CONFAEB e ANPAP, além de fontes que relatem sobre o movimento de arte na educação liderado por Antipoff e colaboradores, e Guignard, que ampliou em Minas Gerais as perspectivas da formação em arte com traços modernistas. Com os resultados das análises, pretende-se contribuir para o melhor conhecimento da dinâmica de apropriação da teoria vigotskiana e os efeitos do contexto nesse processo, buscando identificar inovações e novas interpretações construídas a partir da apropriação dessa teoria nos cenários intelectual, social e cultural brasileiros, principalmente no ensino de arte.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Flávio Célio Rodrigues Oliveira - Integrante / Letícia Quadros - Integrante / Marcele Santos - Integrante / Sérgio Farnese - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    2. 2018-2019. PROPOSTAS DE EDUCACAO ESTETICA: nos rastros de Louise Artus-Perrelet no Brasil
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    3. 2017-Atual. Grupo de Pesquisa Laboratorio de Estudos sobre a Docencia - LEDoc
      Descrição: O LEDOC constituiu-se em 2015, em evento sobre a formação de professores. De natureza interinstitucional, conta com participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Helena Antipoff, Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Documentação Helena Antipoff. O objetivo do grupo é reunir pesquisadores interessados em refletir sobre a DOCÊNCIA, na perspectiva histórica e contemporânea, a partir de temas que se desdobram em pesquisas sobre educação; ensino e aprendizagem; práticas e saberes docentes; práticas nas instituições escolares; formação e profissão docente; direitos humanos; psicologia; psicanálise; matemática; escrita; literatura; arte; infância; museu; história da educação; história da psicologia na interface com a educação; história das disciplinas e instituições escolares. O grupo tem realizado e participado de encontros para divulgação das produções das suas diferentes linhas, bem como de publicações, em dimensão nacional e internacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (15) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lilian Sípoli Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Pedro Henrique de Oliveira Guimarães - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante / Janaína da Conceição Martins e Silva - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Gabriela Carvalho Santos - Integrante / Lívia Fernandes silva - Integrante / SIlvia Luiz Augusto - Integrante / Eliane Geralda da Silva Fonseca - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante / PATRICIA Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Flávio Célio Rodrigues Oliveira - Integrante / Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / Ana Paula Ferreira Pedroso - Integrante / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréia Godinho Moreira - Integrante / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Carmem Miriam Maciel Junqueira - Integrante / Diego Guimarães Florencio Pujoni - Integrante / Emerson Agostinho de Lima - Integrante / Erika Barroso Dauanny - Integrante / Fernanda Abbatepietro Novaes - Integrante / Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Fernanda Gontijo de Araújo Abreu - Integrante / Liliane Rezende Anastácio - Integrante / Mara Lúcia Rodrigues Costa - Integrante / Maria Perpétua dos Reis - Integrante / Nilson de Matos Silva - Integrante / Paulo Roberto Barreto Caetano - Integrante / Renato Frade - Integrante / Sérgio Geraldo dos Santos - Integrante / André Felipe Ferreira Ramos - Integrante / Cassiano Bitencourt Oliveira - Integrante / Cleide Aparecida Alves - Integrante / Débora Oliveira Rezende - Integrante / Flavia Silva Souza - Integrante / Gabriela Fernanda Keller - Integrante / Heloísa Silva de Rezende - Integrante / Lorena Chaves dos Santos - Integrante / Marcos Vinícius de Resende Marciano - Integrante / Michele dos Anjos Botelho - Integrante / Paula Dantas de Oliveira - Integrante / Paula Lopes Aquino da Silva - Integrante / Rafaela Machado Colacio - Integrante / Valdeci Jose da Silva - Integrante / Wanderley Ruan Gomes Debian - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    4. 2016-2018. ARTUS-PERRELET E O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE APERFEICOAMENTO DE PROFESSORES DE BELO HORIZONTE
      Descrição: O Projeto tem o objetivo de conhecer a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida pela artista professora Louise Artus-Perrelet na Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e analisar sua ação pedagógica em termos de educação estética. Contextualizar a trajetória biográfica e profissional da educadora, relacionando-a com as teorias pedagógicas da Escola Ativa de Genebra, com as tendências de arte do final do século XIX e com a Reforma Francisco Campos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Gabriela Carvalho Santos - Integrante / Lívia Fernandes silva - Integrante / SIlvia Luiz Augusto - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    5. 2016-2017. PROJETO DE EDUCACAO INTEGRAL NO POLO FUNDACAO HELENA ANTIPOFF: dialogos com a perspectiva educacional antipoffiana
      Descrição: Esta pesquisa propõe uma investigação sobre os interesses das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa apresenta-se como reaplicação do inquérito sobre os ?Ideais e interesses das crianças? formulado por Helena Antipoff. A pesquisa visa conhecer os gostos e interesses desses estudantes, envolvendo-os em fóruns de discussão sobre os resultados obtidos a fim de que se possa colaborar com os profissionais que atuam no Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff na proposição de alternativas pedagógicas articuladas com os macrocampos indicados pelo Projeto Mais Educação. A pesquisa tem como benefício a contribuição para as discussões sobre a educação integral, considerando-se que tem uma abordagem histórica para questões contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    6. 2015-2016. EDUCACAO ESTETICA: a apropriacao das influencias escolanovistas na educacao brasileira
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / JACQUELINE GONÇALVES DOS SANTOS - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Cristina Alves Dias Lemos - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    7. 2015-Atual. Grupo de Pesquisa em Historia da Psicologia e Contexto Socio-cultural
      Descrição: Pesquisas sobre a história da Psicologia e da Educação e Psicologia Social. O trabalho do grupo resultou nos seguintes produtos: 1) Organização, catalogação e informatização do acervo que pertenceu à psicóloga e educadora Helena Antipoff; 2) Instalação da Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG, onde parte do acervo Antipoff, bem como outros documentos e publicações de interesse para a História da Psicologia no Brasil, estão disponíveis para a comunidade de pesquisadores; 3) Instituição dos Arquivos UFMG de História da Psicologia no Brasil, sediados na Sala Helena Antipoff, contendo diversas Bases de Dados e acervo de publicações na área; 4) Associação com o projeto Memória da Psicologia Brasileira, patrocinado pelo CFP; 5) Coordenação do Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília: Imago, CFP, 2001); 6) Associação com a SBHP (Sociedade Brasileira de História da Psicologia) e com o Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (24) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Raquel Martins de Assis - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Coordenador / Adriana Araújo Pereira Borges - Integrante / Cecília Andrade Antipoff - Integrante / Érika Lourenço - Integrante / Adriana Cláudia Drumond - Integrante / Aparecida Turolo Garcia - Integrante / Bernardo Teixeira Cury - Integrante / Carolina S Bandeira de Melo - Integrante / Delba Teixeira Rodrigues Barros - Integrante / Isabelle de Paiva Sanchis - Integrante / José Paulo Giovanetti - Integrante / Lilian Erichsen Nassif - Integrante / Maria Veranilda Soares Mota Campos - Integrante / Miguel Mahfoud - Integrante / Renato Diniz Silveira - Integrante / Rita de Cássia Vieira - Integrante / Roberta Vasconcelos Leite - Integrante / Sergio Dias Cirino - Integrante / Sérgio Domingues - Integrante / Yuri Elias Gaspar - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Israela almeida - Integrante / Pedro Henrique Oliveira Guimaraes - Integrante / Denise Jodelet - Integrante / Silvia Parrat-Dayan - Integrante / Ana Cláudia Bernardes Guimarães - Integrante / Ana Maria Milagres Belo Francisco - Integrante / Camila Gontijo Silva - Integrante / Camila Pereira Lisboa - Integrante / Eduardo Vinicius Moura de Carvalho - Integrante / Elizabeth Avelino Rabelo - Integrante / Lívia Maria Maia Mendonça - Integrante / Marcela Alves Silva - Integrante / Patrícia de Mendonça Gandres - Integrante / Rafael de Paula da Silva - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (105)
      1. 13° Encontro de Museus - ?Documentação museológica e digitalização dos acervos?. 2020. (Encontro).
      2. 13° Encontro de Museus - ?Inovação e Tecnologia?. 2020. (Encontro).
      3. 14ª Reunião ANPED Sudeste. A PERSPECTIVA DE PROFESSORAS-ARTISTAS SOBRE O ?DESENHO ESPONTÂNEO? INFANTIL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. 2020. (Congresso).
      4. 14ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd. 2020. (Congresso).
      5. Guignard Fora da Casinha - Live.Trajetórias da Arte na Educação. 2020. (Outra).
      6. http://regionais.anped.org.br/sudeste2020/. A perspectiva de professoras-artistas sobre ?desenho espontâneo? infantil na primeira metade do século XX. 2020. (Congresso).
      7. Os bastidores do documentário Entre Mundos Vida e Obra de Helena Antipoff.Roda de Conversa online. 2020. (Encontro).
      8. X Formação de Professores FHA e 14ª Semana da Primavera IBRAM -.Museu Helena Antipoff, formação docente, Pedagogia Antipoffiana e Arte na Educação. 2020. (Outra).
      9. Atividade Interdisciplinar Pedagógica (AIP) do Núcleo Formativo NF II E da Faculdade de Educação - UEMG.Apresentação do documentário Entre Mundos - Vida e Obra de Helena Antipoff. 2019. (Encontro).
      10. Escrita, som, imagem - II Colóquio internacional. O ritmo como elemento básico para o desenho no método Artus-Perrelet. 2019. (Congresso).
      11. REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO DO PEDAGOGO - FIC no Campus como uma experiência de integração entre Educação e Arte. 2019. (Encontro).
      12. Reflexões sobre o saber docente 2019 - Faculdade de Educaçao UEMG.Cinema comentado - Entre Mundos - vida e obra de Helena Antipoff. 2019. (Encontro).
      13. Sessão Comentada Centro Universitário UNA.Apresentaçao do documentário Entre Mundos: vida e obra de Helena Antipof. 2019. (Encontro).
      14. XXXVII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF e III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. A DIVULGAÇÃO DO ENSINO DE ARTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS EM PERIÓDICOS MINEIROS (1929-1931). 2019. (Congresso).
      15. 6º Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia (EFHEP 6) + 2º Congresso Brasileiro de História da Psicologia (2º CBHP) - Sobre a (in)constituição da Psicologia: Com quantas crises se constrói a sua História?. Circulação e apropriação da Psicologia Funcional genebrina e norte-americana no contexto da Educação brasileira (Minas Gerais, 1930-1960). 2018. (Congresso).
      16. 6º Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia (EFHEP 6) + 2º Congresso Brasileiro de História da Psicologia (2º CBHP) - Sobre a (in)constituição da Psicologia: Com quantas crises se constrói a sua História?. 2018. (Congresso).
      17. Colóquio Internacional e o 20º Seminário Local de Pesquisa Extensão da UEMG - Unidade Ibirité Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas.O internacionalismo educativo e a busca da democracia através da escola. 2018. (Seminário).
      18. Colóquio Internacional e o 20º Seminário Local de Pesquisa Extensão da UEMG - Unidade Ibirité Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas. 2018. (Seminário).
      19. II Fórum de Internacionalização da UEMG: caminhos a seguir. 2018. (Congresso).
      20. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff. Debatedora - Mesa Redonda Arte e Educação: proposições de inclusão. 2018. (Congresso).
      21. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff. Educação Estética e a Escola Ativa: os rastros de Louise Artus-Perrelet no Brasil. 2018. (Congresso).
      22. 3° Seminário de Artes Digitais: Intermitências nas Artes. 2017. (Congresso).
      23. A Dimensão Estética na Educação Infantil: Registros, Memória, Identidade, Beleza. 2017. (Encontro).
      24. Colloque international « Genève, une plateforme de l?internationalisme éducatif au 20e siècle ». LOUISE ARTUS-PERRELET IN O DESENHO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: dialogues between Paul Klee and Wassili Kandinsky and Jean-Pierre Chablox. 2017. (Congresso).
      25. I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG: Colaboração e Internacionalização.Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDOC. 2017. (Seminário).
      26. I Fórum de Grupos de Pesquisa da UEMG - Colaboração e Internacionalização.Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDOC. 2017. (Seminário).
      27. I Seminário Internacional Diálogos sobre Arte e Educação: narrativas de si e aprendizagem biográfica. 2017. (Seminário).
      28. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais- COPEHE. O DESENHO E OS JOGOS NA EDUCAÇÃO POR LOUISE ARTUS-PERRELET (1929-1931). 2017. (Congresso).
      29. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais- COPEHE. HELENA ANTIPOFF E AUGUSTO RODRIGUES EM PROJETOS DE ARTE EDUCAÇÃO (1940-1960). 2017. (Congresso).
      30. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais- COPEHE. 2017. (Congresso).
      31. Mostra de Vídeos Cerâmicos. 2017. (Outra).
      32. Noções Gerais de Escrita Acadêmica. 2017. (Seminário).
      33. Palestra Making It New"? Intermediality and Current Theories of Adaptation. 2017. (Outra).
      34. Semana UEMG - Mostra de Vídeos Cerâmicos. 2017. (Seminário).
      35. XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE-UFMG. 2017. (Congresso).
      36. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. 2017. (Congresso).
      37. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. AULAS DE ARTE NAS ESCOLAS DE IBIRITÉ/MINAS GERAIS: a perspectiva dos participantes da Escola de Helena. 2016. (Congresso).
      38. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. O DESENHO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA PEDAGOGIA ATIVA DE ARTUS-PERRELET E SUA RELAÇÃO COM TENDÊNCIAS MODERNISTAS DE ARTE. 2016. (Congresso).
      39. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. INTERROGAR PARA SABER: o que mais gostam de fazer na escola as crianças e adolescentes do Projeto Educação Integral Fundação Helena Antipoff em Ibirité/MG?. 2016. (Congresso).
      40. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2016. (Congresso).
      41. III CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. PERSPECTIVA ANTIPOFFIANA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: A EXPERIÊNCIA NA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF EM IBIRITÉ/MG. 2016. (Congresso).
      42. III Seminário de Arte - Experiências e Movimento Corporal. O BRINQUEDO PREFERIDO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF EM IBIRITÉ/MG. 2016. (Congresso).
      43. III Seminário de Arte - Experiências e Movimento Corporal.OS INTERESSES DOS ALUNOS DA ESCOLA DE HELENA: Revisitando o método de perguntas de Helena Antipoff. 2016. (Seminário).
      44. III Seminário de Arte - Experiências e Movimento Corporal.O TEATRO NO CURSO DE PEDAGOGIA ? UEMG/UNIDADE IBIRITÉ - MINAS GERAIS. 2016. (Seminário).
      45. II Jornada Pedagógica - DIVERSIDADE EM FOCO: saberes e experiências. 2016. (Congresso).
      46. International Standing Conference for the History of Education (ISCHE38). BODY MOVEMENT IN TEACHING DRAWING: art modernist roots on ArtusPerrelet?s active pedagogy?. 2016. (Congresso).
      47. Marilene Oliveira Almeida.Oficina Arte e Educação: Teatro. 2016. (Oficina).
      48. Palestra Perspectiva de Formação em Residência Docente -. 2016. (Encontro).
      49. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 2016. (Congresso).
      50. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. ESCOLOLOGIA: a pedagogia antipoffiana e a formação de professores em Minas Gerais na década de 1930. 2016. (Congresso).
      51. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. EDUCAÇÃO INTEGRAL NO POLO FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF: possibilidade de um diálogo com a educação antipoffiana. 2016. (Congresso).
      52. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. EDUCAÇÃO ESTÉTICA NAS ESCOLAS DE IBIRITÉ: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. 2016. (Congresso).
      53. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.WORKSHOP DE ARTE E EDUCAÇÃO - OLHAR BARROCO: através das janelas da minha hiistória. 2016. (Oficina).
      54. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. WORKSHOP DE ARTE E EDUCAÇÃO - OLHAR BARROCO: através das janelas da minha hiistória. 2016. (Exposição).
      55. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. EXPOSIÇÃO HELENA ANTIPOFF: educadores rurais como agentes de defesa ambiental. 2016. (Exposição).
      56. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. ESCOLA INFANTIL DELFIM MOREIRA: Diálogos entre o método Intuitivo e a Escola Ativa de Genebra. 2015. (Congresso).
      57. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. APROXIMAÇÕES ENTRE ARTUS-PERRELET E FERNANDO DE AZEVEDO: O Ensino de Arte na Escola Nova. 2015. (Congresso).
      58. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. ARTUS-PERRELET E A PEDAGOGIA ATIVA DE GENEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. 2015. (Congresso).
      59. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. MARCAS DA ARTISTA-PROFESSORA ARTUS-PERRELET: A Pedagogia Ativa de Genebra e a Formação de Professores no Brasil. 2015. (Congresso).
      60. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2015. (Congresso).
      61. 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Diálogos entre Cecília Meireles e Artus-Perrelet a Propósito de Psicologia e Ensino de Arte Moderna (1930-1933). 2015. (Congresso).
      62. I Jornada Pedagógica - Pedagogia em Foco: Saberes e Identidade. A Sociedade Pestalozzi e o Atendimento ao Excepcional na Década de 1930. 2015. (Congresso).
      63. International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) 37. THE EXPERIENCE IN FAZENDA DO ROSÁRIO BETWEEN 1940 AND 1960: Cultural interaction of the New School and Modernists Art Teaching Principles in Brazil. 2015. (Congresso).
      64. Perspectiva da Formação em Residência Docente - Palestra António Nóvoa. 2015. (Congresso).
      65. VIVER HELENA, UM MÊS DE ATIVIDADES DEDICADAS À VIDA E OBRA DE HELENA ANTIPOFF.LIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INTEGRADA. 2015. (Seminário).
      66. V SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática. 2015. (Seminário).
      67. XIII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. A PERCEPÇÃO E O GESTO: Raízes do Ensino Modernista do Desenho em Artus-Perrelet?. 2015. (Congresso).
      68. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ACERVO DO MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/ CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. (Congresso).
      69. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ACERVO DO MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/ CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA: possibilidades de pesquisa na formação docente. Coordenadora do GT Pesquisa na Formação Docente: diálogos com o Memorial Helena Antipoff. 2015. (Congresso).
      70. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ACERVO DO MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA ME. Coordenação da palestra - MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/CDPHA: o modelo utilizado por Antipoff na formação de professores na Escola de Aperfeiçoamento. 2015. (Congresso).
      71. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Pesquisas em História da educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Seminário).
      72. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Apresentação Teatral Cortejo - coordenação. 2014. (Outra).
      73. Defesa de tese: O discurso didático no ensino de arte: um estudo das estratégias visuais de professores de artes visuais na escola básica. 2014. (Outra).
      74. XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. A EDUCAÇÃO NOVA E O ENSINO DE ARTE EM MINAS GERAIS ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 1960. 2014. (Congresso).
      75. SEMANA DO CONHECIMENTO ISEAT/2013.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Dilemas e Possibilidades da Educação Integral. 2013. (Seminário).
      76. XI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.O Ensino de Arte na Obra de Helena Antipoff: um diálogo entre a arte e a psicologia. 2013. (Encontro).
      77. XXXI Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, Educação e Arte: questões históricas, tendências atuais. A Educação no Campo em Arte: um percurso revisitado em diálogo com Helena Antipoff. 2013. (Congresso).
      78. XXXI Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, Educação e Arte: questões históricas, tendências atuais. As Interfaces entre Psicologia, Educação e Arte na Obra de Helena Antipoff. 2013. (Congresso).
      79. Oficina em Minas Gerais do Programa Memória do Mundo da UNESCO. 2012. (Oficina).
      80. Palestra: Museus como Laboratórios culturais "Experiências em Arte/Educação com Ana Mae Barbosa no Museu de Artes e Ofícios. 2012. (Outra).
      81. Semana do Conhecimento ISEAT 2012.Oficina de Gravura Seca: Imagens de Mim. 2012. (Encontro).
      82. XXII Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil - Arte \/Educação: Corpos em Trânsito. 2012. (Congresso).
      83. XXX Encontro Anual Helena Antipoff e X Encontro interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2012. (Congresso).
      84. Colóquio Conhecimento e inclusão Social: Diálogos com a educação. 2011. (Outra).
      85. IV Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff.Perspectiva Educacional de Helena Antipoff para o Ensino de Arte em Minas Gerais: Fazenda do Rosário (1950-1970). 2011. (Seminário).
      86. XXI Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil. Contribuições da Perspectiva Educacional de Helena Antipoff para o Ensino de Arte em Minas Gerais: Fazenda do Rosário (1940-1970). 2011. (Congresso).
      87. XXI Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil. 2011. (Congresso).
      88. XXI Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil. JARDINS DE HELENA: UM DIÁLOGO ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E A MEMÓRIA ANTIPOFFIANA. 2011. (Congresso).
      89. XXI Congresso Nacional da Federação de Arte educadores do Brasil.OFICINA: DESDOBRAEMNTOS SENSORIAIS E AFETIVOS NA DIDÁTICA ARTÍSTICA. 2011. (Oficina).
      90. XXIII Encontro Anual Helena Antipoff- Psicologia, psicologia e educação na cultura contemporânea e do IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2011. (Encontro).
      91. XXIII Encontro Anual Helena Antipoff- Psicologia, psicologia e educação na cultura contemporânea e do IX Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Um olhar autopoiético sobre a vida/obra de Helena Antipoff. 2011. (Encontro).
      92. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff/Educação Inclusiva: História e Atualidade.COORDENAÇÃO OFICINA DE ARTE: JARDINS DE HELENA. 2011. (Encontro).
      93. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff/Educação Inclusiva: História e Atualidade.HELENA ANTIPOFF: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SENSIBILIDADE ESTÉTICA PARA A DIVERSIDADE. 2011. (Encontro).
      94. Ação Global Nacional/SESI e TV GLOBO MINAS.Partcipação como voluntário. 2010. (Outra).
      95. 1a Semana do do Meio Ambiente- AmbientAção - Palestra Meio Ambiente e Cidadania. 2009. (Outra).
      96. PROJETO DE PESQUISA MEMÓRIAS E TRAJETÓRIAS: Refletindo sobre a Construção da Prática Artística do Professor de Arte.Um olhar autopoiético sobre a vida/obra de Helena Antipoff. 2009. (Seminário).
      97. XXVII ENCONTO ANUAL HELENA ANTIPOFF. 2009. (Encontro).
      98. 1o Encontro Nacional de Arte-educação em Rede - Encontro/UnB. 2008. (Encontro).
      99. Seminário Arte e educação na Contemporaneidade- Escola Guignard. 2007. (Seminário).
      100. XXVENCONTO ANUAL HELENA ANTIPOFF.A História de Vida do Arte-Educador. 2007. (Encontro).
      101. XXVENCONTO ANUAL HELENA ANTIPOFF. 2007. (Encontro).
      102. XXV Encontro Anual Helena Antipoff.Descobrindo as cores em Miró. 2007. (Encontro).
      103. 1a Semana do Conhecimento da Biologia: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA.CONCURSO DE FOTOGRAFIA - UM OLHAR SOBRE A FUNDAÇÃO HELENA ANTIPOFF. 2006. (Outra).
      104. 2o Encontro de Atualização em Arte e Ensino: A apropriação e a coleção na produção plástica contemporânea/NAE-MAP. 2006. (Encontro).
      105. 2o Seminário Estágio Curricular Supervisionado/ISEAT.Projeto: Descobrindo as cores em Miró. 2006. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (52)
      1. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; LOURENCO, E. ; ASSIS, R. M.. 38° Encontro Anual Helena Antipoff e Colóquio Internacional Jean Piaget no Brasil e na América Latina. 2020. Congresso
      2. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Mostra de fotografia - Oficinas: Encontros com a arte e com docência em arte. 2019. (Exposição).. . 0.
      3. CAMPOS, R. H. F. ; LORENCO, E. ; ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXXVII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF e III CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 2019. Congresso
      4. ALMEIDA, Marilene Oliveira. A Reforma Universitária na França após o processo de Bolonha e a autonomia das Universidades. 2019. (Congresso).. . 0.
      5. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; BORGES, A. A. P. ; ASSIS, R. M. ; LOURENCO, E. ; NOGUEIRA, M. L. M.. XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff: Da Ortopedia Mental a Educação InclusivaI. 2018. Congresso
      6. ALMEIDA, Marilene Oliveira; PLETSCH, M. D.. Coordenação da Conferência A educação inclusiva e seus desafios atuais. 2018. Congresso
      7. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Pinturas - Kátia Santana. 2018. (Exposição).. . 0.
      8. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; LAIA, C. P.. Colóquio Internacional e 20º Seminário Local de Pesquisa Extensão da UEMG - Unidade Ibirité - Circulação e internacionalização das ciências da educação na Europa e no Brasil: estudos de caso, conexões, histórias cruzadas. 2018. Congresso
      9. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; MEIRA, C. J. ; ARAUJO, C. C. ; CANETE, L. S.. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. 2017. Congresso
      10. CORAGEM, A. C. ; CANETE, L. S. C. ; ALMEIDA, Marilene Oliveira. Documentação e Socialização do Ensino de Artes Visuais: Desafios e Abordagens Didáticas. 2017. Outro
      11. CORAGEM, A. C. ; ALMEIDA, Marilene Oliveira. O Conhecimento em arte e a sua relação com a Docência. 2017. Outro
      12. ALMEIDA, Marilene Oliveira. ALUMIAR - Conversas Fotográficas - A Potência Narrativa da Fotografia. 2017. (Outro).. . 0.
      13. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; BORGES, A. A. P. ; CORAGEM, A. C. ; LAGES, E. D. M.. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF- Psicologia, Educação e o debate ambiental. 2016. Congresso
      14. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CORAGEM, A. C.. Helena Antipoff ? educadores rurais como agentes de defesa ambiental. 2016. Exposição
      15. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF- Psicologia, Educação e o debate ambiental. 2016. (Exposição).. . 0.
      16. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. II Jornada Pedagógica. 2016. Congresso
      17. ALMEIDA, Marilene Oliveira; BARROSO, A. V. S.. EXPOSIÇÃO COTIDIANOS E NATUREZAS - Desenhos em aquarela de Mariana Oliveira e Souza. 2016. Exposição
      18. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. AULA INAUGURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA - 1º SEMESTRE. 2016. Outro
      19. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. AULA INAUGURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2º SEMESTRE. 2016. Outro
      20. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Sessão coordenada: ARTE CONTEMPORÂNEA - Pesquisas e Produções dos alunos de Pedagogia. 2016. (Outro).. . 0.
      21. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Cooodenação de mesa temática: Pesquisas na Universidade de Minnas Gerais - Unidade Ibirité. 2016. (Outro).. . 0.
      22. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ACERVO DO MEMORIAL HELENA ANTIPOFF/ CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. (Congresso).. . 0.
      23. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CORAGEM, A. C. ; CANETE, L. S. ; ARAUJO, C. C. ; SILVA, A. P. C. ; SANTOS, J. G.. Coordenação Linha de Pesquisa: Infância, Arte e Educação. 2015. Congresso
      24. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. II Fórum de Discussões da Reforma Curricular no Curso de Pedagogia. 2015. Outro
      25. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. I JORNADA PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA EM FOCO: Saberes e Identidade. 2015. Congresso
      26. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Instalação Autoretrato - I Jornada Pedagógica. 2015. (Exposição).. . 0.
      27. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Imagens que falam - I Jornada Pedagógica. 2015. (Exposição).. . 0.
      28. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Festival de Teatro Pedagogia manhã - Adaptações de Moulin Rouge e o Auto da Barca do Inferno. 2015. (Festival).. . 0.
      29. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. I SEMINÁRIO DE PESQUISAS - PEDAGOGIA. 2015. Outro
      30. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. II SEMINÁRIO DE PESQUISA - PEDAGOGIA. 2015. Outro
      31. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. Pré-abertura da I Jornada Pedagógica - Pedagogia em foco: saberes e identidade. 2015. Festival
      32. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. AULA INAUGURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA - 1º SEMESTRE. 2015. Outro
      33. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. AULA INAUGURAL DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2º SEMESTRE. 2015. Outro
      34. ALMEIDA, Marilene Oliveira; MEIRA, C. J.. REFLEXÕES SOBRE A I JORNADA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2015. Outro
      35. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, R. H. F. ; CORAGEM, A. C. ; BORGES, A. A. P. ; ANTIPOFF, C. A. ; LAGES, E. D. M.. XXXIV ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - XIV ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 2015. Congresso
      36. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CANETE, L. S. C. ; ARAUJO, C. C. ; MEIRA, C. J. ; MARTINS, R. R.. Coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa na Formação Docente: diálogos com o Memorial Helena Antipoff. 2015. Congresso
      37. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff XII Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2014. (Congresso).. . 0.
      38. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Interações Artísticas - Pedagogia em Movimento. 2014. (Festival).. . 0.
      39. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, D. A.. Memórias (Com)partilhadas - Helena Antipoff/2014. 2014. Outro
      40. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Interações Artísticas - Pedagogia em Movimento. 2014. (Festival).. . 0.
      41. ALMEIDA, Marilene Oliveira; CAMPOS, D. A.. Memórias (Com)partilhadas - Helena Antipoff/2014. 2014. Exposição
      42. ALMEIDA, Marilene Oliveira. 16 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Congresso).. . 0.
      43. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XVI Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2014. (Congresso).. . 0.
      44. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXXI Encontro Helena Antipoff - Psicologia, Educação e Arte: questões históricas, tendências atuais. 2013. (Congresso).. . 0.
      45. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Projetos em Ação: Arte Contemporânea - Land Art, Performance, Escola Bauhaus, Arte Efêmera ou Instalação Comestível e Body Art.. 2013. (Exposição).. . 0.
      46. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Projetos em Ação: Arte Contemporânea - Land Art, Arte Efêmera ou Instalação Comestível, Happening, Assemblage e Video Art.. 2013. (Exposição).. . 0.
      47. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXX Encontro Anual Helena Antipoff. 2012. (Congresso).. . 0.
      48. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXX Encontro Anual Helena Antipoff. 2012. (Congresso).. . 0.
      49. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXX Encontro Anual Helena Antipoff. 2012. (Congresso).. . 0.
      50. ALMEIDA, Marilene Oliveira. Sessão Coordenada: Helena Antipoff e a Educação no Brasil. 2012. (Outro).. . 0.
      51. ALMEIDA, Marilene Oliveira. IV Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff. 2011. (Outro).. . 0.
      52. ALMEIDA, Marilene Oliveira. XXIX ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF- Educação Inclusiva: História e Atualidade. 2011. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Marilene Oliveira Almeida ⇔ Christiane Campos de Araújo (4.0)
        1. CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.) ; ALMEIDA, M. O. (Org.) ; ARAÚJO, Christiane Campos de (Org.) ; MEIRA, C. J. (Org.) ; CANETE, L. S. C. (Org.) ; CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio (Org.). Boletim do CDPHA - nº 27. 2. 27 ed. Belo Horizonte: CDPHA/FHA, 2017. v. 500, p. 316.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O.. EDUCAÇÃO ESTÉTICA NAS ESCOLAS DE IBIRITÉ: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2016, Mariana/MG. BOLETIM DO CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, v. 26, p. 126-127, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O.. Educação Estética nas escolas de Ibirité: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        4. CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; ALMEIDA, M. O. ; ARAÚJO, Christiane Campos de ; MEIRA, C. J. ; CANETE, L. S. C. ; CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio. Apresentação Boletim do CDPHA - nº 27. Belo Horizonte/MG. 2017. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Marilene Oliveira Almeida ⇔ Elizabeth Dias Munaier Lages (1.0)
        1. ALMEIDA, Marilene Oliveira; ASSIS, R. M. ; ANTIPOFF, C. A. ; LAGES, E. D. M.. Pesquisas em História da Educação e História da Psicologia: a potencialidade do acervo Helena Antipoff. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2014.
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04