teste-01

Christiane Campos de Araujo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2003). Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Atualmente é professora de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité, lecionando as disciplinas Didática I e Didática II. É colíder do Laboratório de Estudos sobre a Docência - LEDoc, coordenando a linha de pesquisa "Profissão docente: experiências e práticas nas instituições escolares". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, políticas públicas, formação docente, profissão docente, identidade dos pedagogos, pedagogia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6171402108552808 (01/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica - Ibirité. Avenida São Paulo Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219500 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2018-2019. PROPOSTAS DE EDUCACAO ESTETICA: nos rastros de Louise Artus-Perrelet no Brasil
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar as iniciativas de ?Educação Estética? desenvolvidas no contexto das primeiras décadas de implantação da ?renovação pedagógica? (formação de professores para a educação primária) conhecida no Brasil por Escola Nova, tendo como fonte jornais mineiros em circulação nos anos de 1929 a 1930. Pretende-se relacionar a proposta de ensino de desenho e jogos educativos desenvolvida por Artus-Perrelet com os princípios modernistas de arte e da Escola Ativa de Genebra, tendo como norte o conceito de educação estética relacionada à educação dos sentidos, da sensibilidade, influenciaram as ideias pedagógicas da modernidade e encontram eco nas obras do pensador genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e do filosófico alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que a propunham como uma maneira de organizar a vida socialmente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    2. 2017-Atual. Laboratorio de Estudos sobre a Docencia - LEDoc
      Descrição: O LEDOC constituiu-se em 2015. De natureza interinstitucional, conta com participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Helena Antipoff, Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Documentação Helena Antipoff. O objetivo do grupo é reunir pesquisadores interessados em refletir sobre a DOCÊNCIA, na perspectiva histórica e contemporânea, a partir de temas que se desdobram em pesquisas sobre educação; ensino e aprendizagem; práticas e saberes docentes; práticas nas instituições escolares; formação e profissão docente; direitos humanos; psicologia; psicanálise; matemática; escrita; literatura; arte; infância; museu; história da educação; história da psicologia na interface com a educação; história das disciplinas e instituições escolares. O grupo tem registro no CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Ricardo Ribeiro Martins - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Ana Paula Ferreira Pedroso - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: O LEDOC constituiu-se em 2015, em evento sobre a formação de professores. De natureza interinstitucional, conta com participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação Helena Antipoff, Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Documentação Helena Antipoff. O objetivo do grupo é reunir pesquisadores interessados em refletir sobre a DOCÊNCIA, na perspectiva histórica e contemporânea, a partir de temas que se desdobram em pesquisas sobre educação; ensino e aprendizagem; práticas e saberes docentes; práticas nas instituições escolares; formação e profissão docente; direitos humanos; psicologia; psicanálise; matemática; escrita; literatura; arte; infância; museu; história da educação; história da psicologia na interface com a educação; história das disciplinas e instituições escolares. O grupo tem realizado e participado de encontros para divulgação das produções das suas diferentes linhas, bem como de publicações, em dimensão nacional e internacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (15) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lilian Sípoli Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Elizabeth Dias Munaier Lages - Integrante / Amarílis Coelho Coragem - Integrante / Pedro Henrique de Oliveira Guimarães - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante / Janaína da Conceição Martins e Silva - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Gabriela Carvalho Santos - Integrante / Lívia Fernandes silva - Integrante / SIlvia Luiz Augusto - Integrante / Eliane Geralda da Silva Fonseca - Integrante / Ana Carolina da Cruz Gomes - Integrante / Gabriel Araújo Fernandes - Integrante / PATRICIA Karla Soares Santos Dorotéio - Integrante / Flávio Célio Rodrigues Oliveira - Integrante / Adálcio Carvalho de Araújo - Integrante / Ana Paula Ferreira Pedroso - Integrante / Ana Paula Martins Corrêa Bovo - Integrante / Andréia Godinho Moreira - Integrante / Carla Maria Nogueira de Carvalho - Integrante / Carmem Miriam Maciel Junqueira - Integrante / Diego Guimarães Florencio Pujoni - Integrante / Emerson Agostinho de Lima - Integrante / Erika Barroso Dauanny - Integrante / Fernanda Abbatepietro Novaes - Integrante / Fernanda de Jesus Costa - Integrante / Fernanda Gontijo de Araújo Abreu - Integrante / Liliane Rezende Anastácio - Integrante / Mara Lúcia Rodrigues Costa - Integrante / Maria Perpétua dos Reis - Integrante / Nilson de Matos Silva - Integrante / Paulo Roberto Barreto Caetano - Integrante / Renato Frade - Integrante / Sérgio Geraldo dos Santos - Integrante / André Felipe Ferreira Ramos - Integrante / Cassiano Bitencourt Oliveira - Integrante / Cleide Aparecida Alves - Integrante / Débora Oliveira Rezende - Integrante / Flavia Silva Souza - Integrante / Gabriela Fernanda Keller - Integrante / Heloísa Silva de Rezende - Integrante / Lorena Chaves dos Santos - Integrante / Marcos Vinícius de Resende Marciano - Integrante / Michele dos Anjos Botelho - Integrante / Paula Dantas de Oliveira - Integrante / Paula Lopes Aquino da Silva - Integrante / Rafaela Machado Colacio - Integrante / Valdeci Jose da Silva - Integrante / Wanderley Ruan Gomes Debian - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    3. 2016-2017. PROJETO DE EDUCACAO INTEGRAL NO POLO FUNDACAO HELENA ANTIPOFF: dialogos com a perspectiva educacional antipoffiana
      Descrição: Esta pesquisa propõe uma investigação sobre os interesses das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa apresenta-se como reaplicação do inquérito sobre os ?Ideais e interesses das crianças? formulado por Helena Antipoff. A pesquisa visa conhecer os gostos e interesses desses estudantes, envolvendo-os em fóruns de discussão sobre os resultados obtidos a fim de que se possa colaborar com os profissionais que atuam no Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff na proposição de alternativas pedagógicas articuladas com os macrocampos indicados pelo Projeto Mais Educação. A pesquisa tem como benefício a contribuição para as discussões sobre a educação integral, considerando-se que tem uma abordagem histórica para questões contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: Esta pesquisa propõe uma investigação sobre os interesses das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff, em Ibirité, Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa apresenta-se como reaplicação do inquérito sobre os ?Ideais e interesses das crianças? formulado por Helena Antipoff. A pesquisa visa conhecer os gostos e interesses desses estudantes, envolvendo-os em fóruns de discussão sobre os resultados obtidos a fim de que se possa colaborar com os profissionais que atuam no Projeto de Educação Integral no Polo Fundação Helena Antipoff na proposição de alternativas pedagógicas articuladas com os macrocampos indicados pelo Projeto Mais Educação. A pesquisa tem como benefício a contribuição para as discussões sobre a educação integral, considerando-se que tem uma abordagem histórica para questões contemporâneas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    4. 2016-Atual. HISTORIA DA PSICOLOGIA E CONTEXTO SOCIOCULTURAL
      Descrição: O trabalho do grupo resultou nos seguintes produtos: 1) Organização, catalogação e informatização do acervo que pertenceu à psicóloga e educadora Helena Antipoff; 2) Instalação da Sala Helena Antipoff, na Biblioteca Central da UFMG, onde parte do acervo Antipoff, bem como outros documentos e publicações de interesse para a História da Psicologia no Brasil, estão disponíveis para a comunidade de pesquisadores; 3) Instituição dos Arquivos UFMG de História da Psicologia no Brasil, sediados na Sala Helena Antipoff, contendo diversas Bases de Dados e acervo de publicações na área; 4) Associação com o projeto Memória da Psicologia Brasileira, patrocinado pelo CFP; 5) Coordenação do Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília: Imago, CFP, 2001); 6) Associação com a SBHP (Sociedade Brasileira de História da Psicologia) e com o Grupo de Trabalho em História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pósgraduação em Psicologia). Grupo cadastrado no CNPq.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Regina Helena de Freitas Campos - Coordenador / Adriana Otoni Silva Antunes Duarte - Integrante / Maria de Fátima Pio Cassemiro - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: Pesquisador no grupo de pesquisa História da Psicologia e contexto sócio-cultural, do(a) Universidade Federal de Minas Gerais,liderado pela Professora Regina Helena de Freitas Campos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Jardim de Meira - Coordenador / Christiane Campos Araújo - Integrante / Adriana Otoni Antunes Duarte - Integrante / Regina Helena Freitas Campos - Integrante.
      Membro: Camila Jardim de Meira.
    5. 2015-2016. EDUCACAO ESTETICA: a apropriacao das influencias escolanovistas na educacao brasileira
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Coordenador / Marilene Oliveira Almeida - Integrante / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Jacqueline Gonçalves dos Santos - Integrante / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de investigar a educação estética nas escolas de Ibirité, tendo como referências estudos históricos que abordam a educação estética na perspectiva da Escola Nova, especialmente da Escola Ativa de Genebra, e a apropriação dessas ideias no contexto da educação em arte em Minas Gerais. Têm-se como referência os estudos anteriormente realizados sobre o trabalho de Helena Antipoff, educadora russa radicada no Brasil desde 1929, que envolveu discussões sobre o ensino de arte. Pretende-se analisar o livro de Artus Perrelet, O desenho: a serviço da educação e o livro de Alice Descoeudres, A Educação das Crianças Retardadas: seus princípios, seus métodos. Aplicação a tôdas as crianças. As duas autoras tiveram livros traduzidos e publicados no Brasil no período de atuação da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, instituição formadora de professores e uma das divulgadoras da pedagogia escolanovista. Essas constatações nos levam a considerar relevante estudar as obras dessas educadoras para compreender a apropriação das ideias escolanovistas no processo educacional brasileiro que podem ter relação com a educação estética e com a educação em arte em nossas escolas. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaremos metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário proposto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e estudos das fontes históricas supracitadas. O levantamento de dados, por meio de questionário, do que pensam as crianças sobre o ensino de arte na contemporaneidade, pretende perceber em que medida as apropriações escolanovistas influenciaram ou ainda influenciam o cenário educacional da região de Ibirité.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Alessandra do Prado Cunha e Silva - Integrante / Lilian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / JACQUELINE GONÇALVES DOS SANTOS - Integrante / Christiane Campos de Araújo - Integrante / Raphaela Maia Barbosa Couto - Integrante / Agnes Maryane de Araujo Pereira - Integrante / Cristina Alves Dias Lemos - Integrante.
      Membro: Marilene Oliveira Almeida.
    6. 2015-Atual. Teoria e pratica nas instituicoes antipoffianas
      Descrição: A constituição das práticas educativas nas instituições fundadas por Helena Antipoff, passado e presente. A relação entre a teoria e a prática; as práticas de formação de professores; as influências teóricas no processo educacional das crianças nestas instituições. A elaboração da memória na relação teoria e prática pedagógica e formação de professores. Esta pesquisa está vinculada ao GT Pesquisa na formação docente - diálogos com o Memorial Helena Antipoff. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Coordenador / Camila Jardim de Meira - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
    7. 2014-Atual. LABORATORIO PRATICAS PEDAGOGICAS HELENA ANTIPOFF - LAPPHA
      Descrição: Laboratório de Práticas Pedagógicas vinculado ao Curso de Pedagogia da UEMG - Unidade Ibirité e ao Memorial Helena Antipoff e Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff - CDPHA, que tem como patrona Helena Antipoff, educadora e psicóloga russa que se dedicou aos problemas e proposições pedagógicas no Brasil a partir de 1929.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Integrante / Marilene Oliveira Almeida - Coordenador / Lílian Sipoli Carneiro Cañete - Integrante / Camila Jardim de Meira - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.
    8. 2003-2003. Mudancas na Educacao Profissional e os desafios para a rede de escolas tecnicas do SUS: uma analise dos planos de cursos tecnicos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Christiane Campos de Araújo - Coordenador / Mônica Vieira - Integrante.
      Membro: Christiane Campos de Araujo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. XXV Encontro anual Helena Antipoff. 2007. (Encontro).
      2. I Seminário "Socializando a Produção Acadêmica".Como andam nossos currículos nas escolas?. 2002. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (15)
      1. ARAÚJO, Christiane Campos de. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2019. (Congresso).. . 0.
      2. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. IV Seminário de Práticas Pedagógicas - UEMG/Unidade Ibirité. 2019. Outro
      3. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. III Seminário de Práticas Pedagógicas. 2018. Outro
      4. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. III Seminário de Práticas Pedagógicas - UEMG/Unidade Ibirité. 2018. Outro
      5. DUARTE, A. O. A. ; MARYANE, A. ; MEIRA, C. J. ; NASCIMENTO, C. A. F. P. ; ARAUJO, C. C. ; CANETE, L. S. ; ALMEIDA, M. O. ; CAMPOS, R. H. F.. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff: Experiência de Helena Antipoff em Educação Na Rússia Soviética. 2017. Congresso
      6. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. II Seminário de Práticas Pedagógicas. 2016. Outro
      7. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. II Seminário de Práticas Pedagógicas - UEMG/Unidade Ibirité. 2016. Outro
      8. MARTINS, R. R. ; COSTA, F. J. ; ARAÚJO, Christiane Campos de. II Seminário de Estágio Supervisionado. 2015. Outro
      9. MEIRA, C. J. ; ARAÚJO, Christiane Campos de ; CANETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O.. II Fórum de Discussões da Reforma Curricular no Curso de Pedagogia - UEMG/Unidade Ibirité. 2015. Outro
      10. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O. ; CANETE, L. S. C. ; MEIRA, C. J. ; RIBEIRO, R. M.. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff - Acervo do Memorial Helena Antipoff/Centro de Documentação e Pesquisa: possibilidades de pesquisa na formação docente. 2015. Outro
      11. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C. ; ALMEIDA, M. O. ; MEIRA, C. J.. II Fórum de Discussões da Reforma Curricular no Curso de Pedagogia - UEMG/Ibirité. 2015. Outro
      12. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C. ; MEIRA, C. J. ; ALMEIDA, M. O.. I Jornada Pedagógica - UEMG/Ibirité. 2015. Outro
      13. ARAÚJO, Christiane Campos de; CANETE, L. S. C.. I Seminário de Práticas Pedagógicas - UEMG/Unidade Ibirité. 2015. Outro
      14. ARAÚJO, Christiane Campos de; MEIRA, C. J.. II SEMINÁRIO DE PESQUISA - PEDAGOGIA. 2015. Outro
      15. ARAÚJO, Christiane Campos de; MEIRA, C. J. ; ALMEIDA, M. O. ; CANETE, L. S. C.. I JORNADA PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA EM FOCO: Saberes e Identidade. 2015. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Christiane Campos de Araújo ⇔ Marilene Oliveira Almeida (4.0)
        1. CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org.) ; ALMEIDA, M. O. (Org.) ; ARAÚJO, Christiane Campos de (Org.) ; MEIRA, C. J. (Org.) ; CANETE, L. S. C. (Org.) ; CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio (Org.). Boletim do CDPHA - nº 27. 2. 27 ed. Belo Horizonte: CDPHA/FHA, 2017. v. 500, p. 316.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O.. EDUCAÇÃO ESTÉTICA NAS ESCOLAS DE IBIRITÉ: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. Em: XXXIV Encontro Anual Helena Antipoff e XIV Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2016, Mariana/MG. BOLETIM DO CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, v. 26, p. 126-127, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ARAÚJO, Christiane Campos de; ALMEIDA, M. O.. Educação Estética nas escolas de Ibirité: o que revelam os alunos sobre o ensino de arte?. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
        4. CAMPOS, Regina Helena de Freitas ; ALMEIDA, M. O. ; ARAÚJO, Christiane Campos de ; MEIRA, C. J. ; CANETE, L. S. C. ; CASSEMIRO, Maria de Fátima Pio. Apresentação Boletim do CDPHA - nº 27. Belo Horizonte/MG. 2017. Prefácio, Pósfacio/Apresentação
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06