teste-01

Sergio Antonio Silva

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ? PPGD / UEMG, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas à semiótica, à tipografia, à escrita e ao design gráfico. Coordenador da linha de pesquisa Grafia: estudos da escrita, vinculada ao grupo Design e Representações Sociais. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Diretor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ? ED / UEMG, nos anos de 2019-2020. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos, e organizador do Livro dos tipógrafos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9285512367945785 (04/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545, sala 72 São Luis 31270000 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34396519 URL da Homepage: http://www.ppgd.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Desenho Industrial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2020-2021. Expedicao grafica: o caminhar como pratica de registro das escritas urbanas
      Descrição: A ideia de associar a caminhada a uma prática do pensamento e a uma experiência estética está presente, desde sempre, na filosofia, na literatura e em outras áreas afins. São vários os momentos, ao longo da história, em que essa ideia é levada adiante. Entretanto, como recorte teórico-conceitual para este projeto, nos baseamos numa proposta contemporânea, de um grupo italiano liderado pelo arquiteto, professor e escritor Francesco Careri. O grupo se chama Stalker, em homenagem ao filme homônimo de Andrei Tarkovski, e a sua proposta consiste basicamente em caminhar ? andare a zonzo, em italiano ? para ?questionar o meio urbano e a relação que temos com o mundo? (CARERI, 2010, p. 18). O ato de caminhar, portanto, é tomado como um jogo com o espaço, sendo a paisagem (re)construída no momento histórico com o qual esse caminhar se relaciona. Tomamos, assim, essa ideia do caminhar como prática estética para, nos limites do bairro em que se encontra atualmente a Escola de Design da UEMG, estabelecermos uma prática a que nomeamos expedição gráfica, que consiste em, pelas caminhadas, encontrar e registrar tudo o que, no bairro e no próprio prédio da escola, se relaciona com o campo da escrita, sendo esta aqui tomada em sentido amplo: fachadas, revestimentos, gradis, sinalização, cartazes, grafites, pichos, marcas em geral compõem a paisagem que nos interessa, não só contemplar, pela caminhada, mas também registrar (posto que muitas dessas escritas são efêmeras) por meio de câmera fotográfica digital, selecionar e divulgar em redes sociais, a partir do desenvolvimento de um projeto gráfico desenvolvido para o material coletado. Nessa etapa de seleção e divulgação, devemos nos valer de um embasamento teórico advindo do campo da semiótica, pois tomamos essas escritas como signos que, nessa condição, representam alguma coisa para alguém, em determinada circunstância. São representações sociais, afinal, que nos permitem interpretar modos de vida, de comunicação e expressão gráfica presentes na cidade. Trabalhos como os de Niemeyer (2007), Farias (2016) e Zingalle (2016), entre outros, nos ajudarão a compor esse quadro de autores que nos darão suporte para o entendimento dessas escritas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Cláudio Santos Rodrigues - Integrante / Ricardo Portilho Mattos - Integrante / Maria Luísa Gonçalves Nasser - Integrante / Lucca Augusto Motta Jacintho - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
      Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear e criar registros a partir de caminhadas temáticas que tenham um olhar contemporâneo sobre vestígios e ruínas gráficas, realizadas sempre com um convidado especialista que possa contribuir com o tema escolhido. O recorte territorial se dará em torno do bairro São Luiz, a partir do Prédio da Escola de Design, como marco de saída e de referência, tendo em vista que a Escola se mudará para a Praça da Liberdade a partir de janeiro de 2020. PAPq/UEMG 06/2019. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cláudio Santos Rodrigues - Integrante / Ricardo Portilho Mattos - Integrante / SILVA, SÉRGIO ANTÔNIO - Coordenador.
      Membro: Claudio Santos Rodrigues.
    2. 2019-2020. A cor aplicada ao corpo: semiotica, design e arte
      Descrição: Trata-se de um projeto amplo cujas áreas de áreas de investigação são o design e a arte, com suporte teórico da semiótica. A premissa é que o ato interferir sobre o próprio corpo é como se fosse um projeto de design primordial. Como recorte específico a esta etapa, que conta com uma bolsista de Iniciação Científica, selecionamos projetos que nos permitissem a análise dos efeitos da cor aplicada ao corpo. Paralelamente, o intuito é construir uma metodologia baseada em ferramentas de busca na web, com filtros e outros recursos que nos levassem a um tipo de catalogação do material disponível em rede.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Letícia Laura Rosa Silva - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    3. 2018-2021. DESIGN E TURISMO DE BASE COMUNITARIA: APERFEICOAMENTO DE MODELO PROPOSTO VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO DE SERVICOS TURISTICOS
      Descrição: A proposta desta pesquisa vislumbra um potencial de colaboração entre os setores de Design e Turismo, no planejamento de serviços, de forma a valorizar os recursos materiais e imateriais disponíveis no Brasil, com traços singulares que, muitas vezes, são pouco ou mal explorados. O setor do Turismo tem sido muito pesquisado e investimentos vem sendo feitos pelo Governo, em busca de soluções para aprimorar os serviços oferecidos. Neste contexto, surgiu o Turismo de Base Comunitária, objeto de estudo da pesquisa de Doutorado recém finalizada, que teve como objetivo compreender como o design pode desenvolver soluções para otimizar serviços turísticos pelo vies da valorização cultural e inovação social. Esta proposta configura-se como uma continuação da pesquisa anterior, com vistas a testar o modelo proposto em um projeto já selecionado e estudado previamente junto a um negócio social e uma comunidade em um roteiro turístico de base comunitária que já existe, a fim de comprovar sua eficácia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Iara Aguiar Mol - Integrante / Ana Cláudia Campos da Cunha Mello - Integrante / Raquel Pereira Canaan - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    4. 2018-2020. Espolio tipografico na Escola de Design, uma experiencia de preservacao e producao de saber
      Descrição: Este projeto de pesquisa originou de indagações sobre a gaveta de ornamentos de tipos móveis que compõe parte do acervo do Laboratório de Tipografia da Escola de Design. Propusemos como pilares a conservação, catalogação e análise do contexto histórico e artístico dos ornatos. Para alcançar tais objetivos utilizamos como embasamento teórico livros sobre artes gráficas e tipografia, materiais mais específicos referentes à história dos ornamentos e fundidoras e discussões e encontros entre alunos e professores que compõem o laboratório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Ana Cláudia Campos da Cunha Mello - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    5. 2018-Atual. Laboratorio de Tipografia: TipoLab
      Descrição: Com o objetivo de incentivar a pesquisa e estimular a produção, entre os alunos, na área da tipografia, criou-se, em 1997, na Escola de Design da UEMG, vinculado ao Laboratório de Design, o Núcleo de Tipografia. Desde então, o Núcleo de Tipografia integra o Laboratório de Design Gráfico e dedica-se ao desenvolvimento de projetos e experimentos ligados à atividade tipográfica, permitindo ao aluno o convívio e estudo da tipografia como arte e técnica, por um lado, e como escrita e imagem, ou seja, como código de comunicação, por outro lado. Mais recentemente, em 2018, foi criado o Laboratório de Tipografia - TipoLab, que possui prensas e tipos móveis e foi montado a partir da aquisição de equipamentos da Frente Verso Encadernações Especiais e Editora e também através de doações e empréstimos de equipamentos de parceiros e professores. Além disso, contou com doações de professores, gráficos, designers, artistas, devidamente documentadas. O laboratório congrega um espaço coletivo de pesquisa e experimentação tipográfica que hoje, além do fundador do grupo, Prof. Dr. Sérgio Antônio Silva, conta com os professores Cláudio Santos Rodrigues e Ricardo Portilho Mattos, responsáveis pela realização das atividades relacionadas ao laboratório.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Cláudio Santos Rodrigues - Integrante / Ricardo Portilho Mattos - Integrante / Tatiane Teixeira Quintino - Integrante / Maria Luísa Gonçalves Nasser - Integrante / Pedro Lima Reis - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    6. 2017-2017. O design como dispositivo: analise das relacoes entre design, cultura e sociedade
      Descrição: Este projeto tem o intuito de introduzir, no âmbito das pesquisas em design, o conceito de dispositivo, para se pensar as relações entre design, cultura e sociedade. O entendimento desse conceito está originalmente atrelado ao pensamento do filósofo francês Michel Foucault e a alguns de seus leitores, sobretudo Giorgio Agamben e Gilles Deleuze.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Pedro Henrique Lopes Ribeiro - Integrante / Matheus Augusto Gomes Valentim - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    7. 2016-2016. Traducao e editoracao do livro Pattern Design no ambito das atividades do Laboratorio de Design Grafico e do Projeto Luminar
      Descrição: A partir dessa experiência de edição no Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, criou-se uma espécie de selo editorial, chamado Luminar, que tem abrigado edições voltadas ao design gráfico. Nesse sentido, apresentamos a proposta de reedição do livro Pattern Design, de Lewis Foreman Day, com tradução feita pela própria equipe do projeto. Pattern Design foi publicado pela primeira vez em 1903, em Londres. No contexto do conjunto da obra escrita de Day, é o livro que reúne as principais ideias do autor sobre o tema dos padrões e superfícies, agregando escritos de trabalhos anteriores. As técnicas apresentadas em suas páginas revelam uma série de princípios essenciais que viabilizam grande complexidade projetual e ainda são consideradas relevantes nos dias de hoje, no âmbito do design gráfico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Iara Aguiar Mol - Integrante / Ricardo Portilho Mattos - Integrante / Maria Raquel Ferreira Corrêa - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    8. 2015-2015. Livro, dispositivo de passagem: uma proposta de estudo e reedicao do Tratado de Gravura de Abraham Bosse, traduzido em 1801 por Jose Joaquim Viegas de Menezes, precursor da imprensa mineira
      Descrição: Levantamento bibliográfico, leituras e fichamentos acerca da história da imprensa mineira, de José Joaquim Viegas de Menezes, de sua tradução do Tratado de Gravura de Abraham Bosse e da Casa Literária do Arco do Cego.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Ana Letícia Kossoski Felix Costa - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    9. 2013-2016. Luminar: nucleo de edicao e publicacao
      Descrição: O Projeto Luminar é uma resposta à crescente demanda da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais por um núcleo de edição e publicação, com ISBN, de textos de alunos e professores. A linha editorial do projeto propõe abordagem das reflexões em Design por eixos temáticos na forma de livros. O projeto, em andamento, se consolidou a partir de duas publicações: Pensamentos em design: aspectos tangíveis e intangíveis da pesquisa, que reúne artigos dos egressos das duas primeiras turmas do Programa de Pós-Graduação da Escola e Baú de Letras: a memória da tipografia na Escola de Design/UEMG, que resulta de um projeto de pesquisa homônimo, na modalidade Iniciação Científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Felipe Domingues Machado Melo - Integrante / Simone Souza de Oliveira - Integrante / Iara Aguiar Mol - Integrante / Laís Freire dos Reis - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    10. 2013-2016. Olhe para o ceu: o design criando interfaces para a divulgacao da astronomia
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo viabilizar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com o intuito de criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário, direcionados para crianças a partir dos 08 anos de idade, fase em que já são plenamente alfabetizadas e estão em contato com os fundamentos da ciência no ensino fundamental, assim como a reestruturação do site para divulgação de suas atividades ao público e demais pesquisadores da Astronomia. Localizado na Serra da Piedade, a 1751 metros de altura, aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, o Observatório foi inaugurado em novembro de 1973. É desenvolvida uma extensa programação de parcerias com a comunidade, promovendo visitas abertas ao público, palestras em escolas da Rede Metropolitana de Belo Horizonte e visitas agendadas das escolas ao Observatório, que acontecem desde a década de 1980. A riqueza de informações passadas aos visitantes, no entanto, se perde no encerramento da visita, pois não existe nenhum material de apoio para distribuição e o seu site (http://www.observatorio.ufmg.br/) é bastante precário, não permitindo o acesso a muitas informações, nem apresentando interfaces com outros observatórios e programas. Nossa proposta é utilizar a expertise do Design para criar, a partir das informações obtidas pelos pesquisadores da UFMG lotados no Observatório, uma identidade visual para o OAFR e materiais que deem suporte aos cursos ministrados. Esses materiais poderão ser levados para casa pelos visitantes ou distribuídos nas atividades externas do Observatório, propiciando uma complementação e o consequente aprofundamento dos assuntos vistos nas visitas, incentivando a curiosidade científica das crianças. Da mesma forma, pretendemos promover a reestruturação do site, possibilitando uma melhor navegabilidade e interação com os usuários e disponibilizando informações aos interessados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Integrante / Rita Aparecida C. Ribeiro - Coordenador / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Anderson Antônio Horta - Integrante / Orlando Gama da Silva Júnior - Integrante / Renato Las Casas - Integrante / Wesley Clem de Menezes - Integrante / Cristiane Aparecida Gomes Faria - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
      Descrição: Descrição: O presente projeto tem por objetivo viabilizar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, com o intuito de criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário, direcionados para crianças a partir dos 08 anos de idade, fase em que já são plenamente alfabetizadas e estão em contato com os fundamentos da ciência no ensino fundamental, assim como a reestruturação do site para divulgação de suas atividades ao público e demais pesquisadores da Astronomia. Localizado na Serra da Piedade, a 1751 metros de altura, aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, o Observatório foi inaugurado em novembro de 1973. É desenvolvida uma extensa programação de parcerias com a comunidade, promovendo visitas abertas ao público, palestras em escolas da Rede Metropolitana de Belo Horizonte e visitas agendadas das escolas ao Observatório, que acontecem desde a década de 1980. A riqueza de informações passadas aos visitantes, no entanto, se perde no encerramento da visita, pois não existe nenhum material de apoio para distribuição e o seu site (http://www.observatorio.ufmg.br/) é bastante precário, não permitindo o acesso a muitas informações, nem apresentando interfaces com outros observatórios e programas. Nossa proposta é utilizar a expertise do Design para criar, a partir das informações obtidas pelos pesquisadores da UFMG lotados no Observatório, uma identidade visual para o OAFR e materiais que deem suporte aos cursos ministrados. Esses materiais poderão ser levados para casa pelos visitantes ou distribuídos nas atividades externas do Observatório, propiciando uma complementação e o consequente aprofundamento dos assuntos vistos nas visitas, incentivando a curiosidade científica das crianças. Da mesma forma, pretendemos promover a reestruturação do site, possibilitando uma melhor navegabilidade e interação com os usuários e disponibilizando informações aos interessados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    11. 2013-2015. Em busca da letra perfeita: aspectos tipograficos das edicoes da literatura indigena contemporanea no Brasil
      Descrição: Pesquisa bibliográfica acerca do uso da tipografia latina em edições bilingues de livros indígenas. Proposta de estabelecimento de critérios para a produção de fontes tipográficas próprias ao ambiente dessas edições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Paula Cristina Pereira da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    12. 2013-2015. Pequeno dicionario de tipografia: da arvore ao labirinto
      Descrição: Proposta de elaboração de um dicionário de termos relativos à área da tipografia, com o desenvolvimento de uma metodologia baseada no livro Da árvore ao labirinto: estudos históricos sobre o signo e a interpretação, de Umberto Eco, e na noção de citação apresentada por Antoine Compagnon em O trabalho da citação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Amanda Beatriz Goveia - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    13. 2013-2013. Da tipografia em metal a digital: os catalogos das fundidoras Manig e Funtimod e a recente historia tipografica brasileira
      Descrição: Projeto de pesquisa na modalidade Iniciação Científica, contando com uma bolsista aluna da graduação em Design Gráfico da Escola de Design da UEMG. Trata-se de um estudo dos três paradigmas da produção de tipografia no contexto brasileiro de meados do século XX até a atualidade: os tipos móveis (pela análise dos catálogos das empresas Manig e Funtimod), a fotocomposição e a tipografia digital.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Camilla de Godoi Pacheco - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    14. 2012-2013. Matriz de letras: a rematerializacao da tipografia na Escola de Design / UEMG
      Descrição: O projeto Matriz de letras propõe, calcado em estudos técnicos e teóricos, a produção de tipos móveis de madeira na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED / UEMG), com o propósito de fomentar a produção tipográfica na escola, valendo-se de um método aqui nomeado de rematerialização, que consiste na prototipagem de tipos móveis a partir do acervo de faces tipográficas digitais disponível no Núcleo de Tipografia (NUTI) da Escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador / Carolina Moraes Pinto Coelho de Santana - Integrante / Luís Fernando Tavares dos Reis - Integrante.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    15. 2011-2012. Bau de Letras: a memoria da tipografia na Escola de Design / UEMG
      Descrição: Projeto de pesquisa com o intuito de catalogar faces tipográficas desenvolvidas na ED - UEMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador.
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    16. 2005-2006. Projeto de Pesquisa: Memoria Grafica de Sete Lagoas
      Descrição: Integra o Projeto Memória de Sete Lagoas; propõe-se a estudar a cultura do impresso em Sete Lagoas e na região. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Sergio Antonio Silva.
    17. 2003-2004. Projeto de Pesquisa: Onde estais, literatura?
      Descrição: Estudo da literatura sete-lagoana e do objeto livro produzido nas tipografias da cidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Sérgio Antônio Silva - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Sergio Antonio Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Sérgio Antônio Silva.
    2. 26 Prêmio Design - Categoria Trabalho Escrito Não Publicado, Museu da Casa Brasileira.. 2012.
      Membro: Sérgio Antônio Silva.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. 8 Encontro de Tipografia.Espólio de ornatos tipográficos, uma experiência de preservação e produção de saber. 2017. (Encontro).
    2. VI Jornadas Lllansolianas de Sintra: o império dos fragmentos. 2014. (Outra).
    3. 15 Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.DA OBSOLESCÊNCIA DOS TIPOS MÓVEIS: UM ESTUDO DA MEMÓRIA DAS FUNDIDORAS MANIG E FUNTIMOD POR MEIO DE SEUS CATÁLOGOS. 2013. (Seminário).
    4. 6 CIDI: Congresso Internacional de Design da Informação. 2013. (Congresso).
    5. 6 CIDI: Congresso Internacional de Design da Informação. Ainda semiótica aplicada? Ou, mais além: do signo-ferramenta ao signo informação, um método para o desenvolvimento de projetos tipográficos calcados na tipografia vernacular. 2013. (Congresso).
    6. 6 CONGIC: Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. Em busca da letra perfeita: aspectos tipográficos das edições da literatura indígena contemporânea no Brasil. 2013. (Congresso).
    7. IV Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño. O design e as antenas da semiótica em tempos pós-modernos. 2013. (Congresso).
    8. IV Encontro de Tipografia.Letras do cotidiano: um olhar do design para a cidade informativa. 2013. (Encontro).
    9. VIII Encuentro Latinoamericano de Diseño.Da tipografia em metal à digital: os catálogos das fundidoras Manig e Funtimod e a recente história tipográfica brasileira. 2013. (Encontro).
    10. VIII Encuentro Latinoamericano de Diseño. 2013. (Encontro).
    11. A cura da literatura: breve encontro intenso da psicanálise com o texto de Maria Gabriela Llansol.A cura da poesia. 2011. (Encontro).
    12. Congreso Latino americano de Enseñanza del diseño. 2010. (Congresso).
    13. Encuentro Latinoamericano de diseño.Tipografias de Minas. 2010. (Encontro).
    14. 1 Concurso Ensaios Universitários Machado de Assis.Jurado. 2008. (Outra).
    15. Curso de pós-graduação lato sensu em Cultura afro-brasileira e africana.Movimentos de rsistência cultural ? enfoque Antropologia. 2008. (Outra).
    16. Reforma ortográfica da língua portuguesa.Literaturas em língua portuguesa na África, ou: como desinventar um idioma. 2008. (Outra).
    17. Perspectivas de atuação profissional de Letras no mercado de trabalho.Letras em livros ou como tornar-se um editor. 2007. (Outra).
    18. Perspectivas de atuação profissional de Letras no mercado de trabalho.Letras em livros, ou: como tornar-se um editor. 2007. (Outra).
    19. VII Semana de eventos da Faculdade de Letras da UFMG (SEVFALE).Editoração e pesquisa. 2007. (Outra).
    20. A literatura e o direito à vida.A literatura e o direito à vida. 2006. (Outra).
    21. Ciclo de eventos do curso de Letras.O universo da escrita. 2006. (Encontro).
    22. Semana de Letras.O universo da escrita. 2006. (Outra).
    23. VII Semana da Educação.Arte do livro: teoria e experimentação. 2006. (Outra).
    24. III Semana de Letras.A cidade e o poeta: experiências literárias em Sete Lagoas. 2004. (Outra).
    25. Teoria e prática de adaptações fílmicas de romances. 2004. (Seminário).
    26. Colóquio LIPSI.Literatura e psicanálise: o "e" da questão. 2003. (Outra).
    27. IV Semana de Educação: a formação do educador na realidade brasileira.A literatura de Sete Lagoas. 2003. (Outra).
    28. I Colóquio Internacional Maria Gabriela Llansol e o texto contemporâneo.Asa dos textuantes. 2002. (Outra).
    29. Laboratório Intercultural.Editoração. 2002. (Oficina).
    30. A estrutura do romance.A estrutura do romance. 2001. (Outra).
    31. Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG.O exterior. 2000. (Outra).
    32. I Colóquio Internacional de Literatura e Psicanálise. 1998. (Outra).
    33. Que reste-t-il de nos amours?. 1998. (Outra).
    34. Concertam-se objetos. 1996. (Oficina).
    35. 1a Oficina de Criação Literária. 1995. (Oficina).
    36. Simpósio Nacional Interdisciplinar Estruturalismo: memória e repercussões. 1995. (Simpósio).
    37. Treinamento em preparação de originais e revisão de provas gráficas.Treinamento em preparação de originais e revisão de provas gráficas. 1995. (Outra).
    38. Semana de Estudos Sá-Carneiro. 1994. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (12)
    1. RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A.. Colóquio Internacional de Design, edição 2020. 2020. Outro
    2. SILVA, S. A.; RODRIGUES, C. S. ; MATTOS, R. P. ; VIGNOLI, F. ; PIQUEIRA, G. ; SILVEIRA, Y. S.. Onde está Sebastião Nunes?. 2019. Exposição
    3. SILVA, S. A.. Semana de Pesquisa em Design 2018. 2018. (Outro).. . 0.
    4. RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA, S. A.. Colóquio Internacional de Design edição 2017: Design para o futuro. 2017. Outro
    5. SILVA, S. A.; RIBEIRO, R. A. C.. Colóquio Internacional de Design, edição 2017: Design: entre a inovação e a originalidade. 2017. Congresso
    6. HORTA, A. A.; RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; COTRIM, Michelle ; COTRIM, Monique ; Antônio Silva, Sérgio ; SILVA, S. L.. Colóquio Internacional de Design, edição 2015: Que legado deixaremos para as futuras gerações?. 2015. Congresso
    7. RIBEIRO, R. A. C. ; HORTA, A. A. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; Antônio Silva, Sérgio ; HERNANDEZ, M. Cristiana ; COTRIM, Michelle. Colóquio Internacional de Design 2013. 2013. Congresso
    8. SILVA, S. A.; RIBEIRO, R. A. C.. Colóquio Internacional de Design - Edição 2013: Design para os povos. 2013. Outro
    9. RIBEIRO, R. A. C. ; HORTA, A. A. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; Antônio Silva, Sérgio. 1. Colóquio Nacional de Design. 2011. Congresso
    10. SILVA, S. A.; RIBEIRO, R. A. C.. 1o Colóquio Nacional de Design. 2011. Congresso
    11. SILVA, S. A.; SANTOS, J. F.. Literata: festa literária de Sete Lagoas. 2010. Outro
    12. SILVA, S. A.. 1 Encontro de tipógrafos de Minas. 2010. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03