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Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais, pesquisadora do Centro de Pesquisa DEsign Representações Sociais, integrante do Grupo de Pesquisa Presente Y Futuro Del Diseño, da Universidad de Palermo, Argentina.Membro da Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPEMIG. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG.Tem experiência Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional e divulgação científica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5074309517644166 (08/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. Av. Antonio Carlos, 7545 São Luiz 31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34396519
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Desenho Industrial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2020-Atual. O horror que nos rodeia: Stephen King da literatura para o cinema
      Descrição: O projeto visa traçar um painel das principais transformações no gênero terror no século XXI percebendo sua influência na constituição dos produtos midiáticos e a consequente promoção de outros produtos derivados pelo design, a partir da análise das obras e adaptações do autor, feitas para o cinema e televisão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Priscila C. Costa - Integrante.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    2. 2019-Atual. Criatividade e Ciencia: desenvolvendo estrategias de design para o ensino na educacao basic
      Descrição: o presente projeto, que tem como foco o ensino das Ciências para os últimos anos do Ensino Fundamental. Nossa proposta é continuar desenvolvendo estratégias e ferramentas que auxiliem alunos e ============================================================== professores da rede pública de ensino, primeiro em Minas Gerais e, posteriormente, disseminando essas estratégias e ferramentas pelas plataformas digitais, de forma a promover o acesso e a divulgação científica de forma ampla e democrática. Pretendemos, para tanto desenvolver o projeto em parceria com o Grupo de Pesquisas em Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação, na Ciência e Artes ? AMTEC , do CEFET MG e a Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, localizada a Alameda Vargem Grande, 38 Vila - Castanheira, Belo Horizonte ? MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / Sérgio Antônio Silva - Integrante / Anderson Antonio Horta - Integrante / Delcio Julião Emar Almeida - Integrante / Daniela Martins Barbosa Couto - Integrante / Júlio César Alessi Lafetá - Integrante.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: Descrição: o presente projeto, que tem como foco o ensino das Ciências para os últimos anos do Ensino Fundamental. Nossa proposta é continuar desenvolvendo estratégias e ferramentas que auxiliem alunos e professores da rede pública de ensino, primeiro em Minas Gerais e, posteriormente, disseminando essas estratégias e ferramentas pelas plataformas digitais, de forma a promover o acesso e a divulgação científica de forma ampla e democrática. Pretendemos, para tanto desenvolver o projeto em parceria com o Grupo de Pesquisas em Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação, na Ciência e Artes, AMTEC , do CEFET MG e a Escola Municipal Edith Pimenta da Veiga, localizada a Alameda Vargem Grande, 38 Vila - Castanheira, Belo Horizonte,MG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Sérgio Antônio Silva - Integrante / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / Delcio Julião Emar Almeida - Integrante / Júlio Cesar Alessi Lafeta - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    3. 2018-Atual. Comunidades criativas e saberes locais: Design no contexto social e cultural de baixa renda
      Descrição: Este projeto enfatiza mapeamentos, análises de desenvolvimento de processos e produtos em comunidades tradicionais da cultura maranhense. De maneira particular enfatiza o saber artesão da região da Baixada Maranhense e da região metropolitana de São Luís, a saber, vendedores ambulantes, e os tradicionais pregoeiros, que vendem seus produtos pelas ruas da cidade; pescadores e carpinteiros navais tradicionais. Pensar o desenvolvimento socioeconômico do estado implica um olhar para estas comunidades a partir de uma visão projetual que enfatize as articulações entre saberes e fazeres tradicionais, cultura local e Design. Neste projeto estas conexões serão realizadas por meio do conceito de comunidades criativas, contemplando as cadeias produtivas associadas e os processos que delas derivam. Ao mesmo tempo, o projeto pretende revisitar experiências de pesquisa desenvolvidos anteriormente que enfatizam tecnologias apropriadas à região, contribuindo para acelerar a compreensão por parte dos pesquisadores da UEMG e da UFPR acerca das particularidades e idiossincrasias da Região Amazônica, particularmente do estado do Maranhão. Este projeto tem duração de cinco anos e foi aprovado pela Capes no final de 2018 no âmbito do Edital do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Maria Regina Álvares Correia Dias - Coordenador / Edson José Carpintero Rezende - Integrante / Katia Andrea Carvalhaes Pego - Integrante / Raimundo Lopes Diniz - Integrante / Aguinaldo dos Santos - Integrante / Raquel Gomes Noronha - Integrante / Ricardson Borges Vieira - Integrante / Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Yrisvânia Joana Birino Macedo - Integrante / Livia Flávia de Albuquerque Campos - Integrante / Maria Lucia Okimoto - Integrante / Dalton Luiz Razera - Integrante / Ronaldo Correa - Integrante / Ana Paula Araujo Trinta - Integrante / Jackelynne Rodrigues de Oliveira - Integrante / Tayomara Santos dos Santos - Integrante / Samuel da Silva Miranda - Integrante / João Vitor do Vale Marques - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: Este projeto enfatiza mapeamentos, análises de desenvolvimento de processos e produtos em comunidades tradicionais da cultura maranhense. De maneira particular enfatiza o saber artesão da região da Baixada Maranhense e da região metropolitana de São Luís, a saber, vendedores ambulantes, e os tradicionais pregoeiros, que vendem seus produtos pelas ruas da cidade; pescadores e carpinteiros navais tradicionais. Pensar o desenvolvimento socioeconômico do estado implica um olhar para estas comunidades a partir de uma visão projetual que enfatize as articulações entre saberes e fazeres tradicionais, cultura local e Design. Neste projeto estas conexões serão realizadas por meio do conceito de comunidades criativas, contemplando as cadeias produtivas associadas e os processos que delas derivam. Ao mesmo tempo, o projeto pretende revisitar experiências de pesquisa desenvolvidos anteriormente que enfatizam tecnologias apropriadas à região, contribuindo para acelerar a compreensão por parte dos pesquisadores da UEMG e da UFPR acerca das particularidades e idiossincrasias da Região Amazônica, particularmente do estado do Maranhão. Este projeto tem duração de cinco anos e foi aprovado pela Capes no final de 2018 no âmbito do Edital do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Regina Álvares Correia Dias - Integrante / Edson José Carpintero Rezende - Integrante / Katia Andrea Carvalhaes Pego - Integrante / Raimundo Lopes Diniz - Coordenador / Aguinaldo dos Santos - Integrante / Raquel Gomes Noronha - Integrante / Ricardson Borges Vieira - Integrante / Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Yrisvânia Joana Birino Macedo - Integrante / Livia Flávia de Albuquerque Campos - Integrante / Maria Lucia Okimoto - Integrante / Dalton Luiz Razera - Integrante / Ronaldo Correa - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Ana Paula Araujo Trinta - Integrante / Jackelynne Rodrigues de Oliveira - Integrante / Tayomara Santos dos Santos - Integrante / Samuel da Silva Miranda - Integrante / João Vitor do Vale Marques - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Maria Regina Alvares Correia Dias.
      Descrição: Este projeto enfatiza mapeamentos, análises de desenvolvimento de processos e produtos em comunidades tradicionais da cultura maranhense. De maneira particular enfatiza o saber artesão da região da Baixada Maranhense e da região metropolitana de São Luís, a saber, vendedores ambulantes, e os tradicionais pregoeiros, que vendem seus produtos pelas ruas da cidade; pescadores e carpinteiros navais tradicionais. Pensar o desenvolvimento socioeconômico do estado implica um olhar para estas comunidades a partir de uma visão projetual que enfatize as articulações entre saberes e fazeres tradicionais, cultura local e Design. Neste projeto estas conexões serão realizadas por meio do conceito de comunidades criativas, contemplando as cadeias produtivas associadas e os processos que delas derivam. Ao mesmo tempo, o projeto pretende revisitar experiências de pesquisa desenvolvidos anteriormente que enfatizam tecnologias apropriadas à região, contribuindo para acelerar a compreensão por parte dos pesquisadores da UEMG e da UFPR acerca das particularidades e idiossincrasias da Região Amazônica, particularmente do estado do Maranhão. Este projeto tem duração de cinco anos e foi aprovado pela Capes no final de 2018 no âmbito do Edital do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo - Integrante / Maria Regina Álvares Correia Dias - Integrante / Edson José Carpinteiro Rezende - Integrante / Raimundo Lopes Diniz - Coordenador / Aguinaldo dos Santos - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Ronaldo Correa - Integrante / Ana Lucia Alexandre Zandomeneghi - Integrante / Raquel Gomes Noronha - Integrante / Dalton Luiz Razera - Integrante / Maria Lucia Okimoto - Integrante / Lívia Flávia de Albuquerque Campos - Integrante / Ricardson Borges Vieira - Integrante / Yrisvânia Joana Birino Macedo - Integrante / Ana Paula Araujo Trinta - Integrante / Jackelynne Rodrigues de Oliveira - Integrante / Tayomara Santos dos Santos - Integrante / Samuel da Silva Miranda - Integrante / João Vitor do Vale Marques - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Katia Andrea Carvalhaes Pego.
      Descrição: Este projeto enfatiza mapeamentos, análises de desenvolvimento de processos e produtos em comunidades tradicionais da cultura maranhense. De maneira particular enfatiza o saber artesão da região da Baixada Maranhense e da região metropolitana de São Luís, a saber, vendedores ambulantes, e os tradicionais pregoeiros, que vendem seus produtos pelas ruas da cidade; pescadores e carpinteiros navais tradicionais. Pensar o desenvolvimento socioeconômico do estado implica um olhar para estas comunidades a partir de uma visão projetual que enfatize as articulações entre saberes e fazeres tradicionais, cultura local e Design. Neste projeto estas conexões serão realizadas por meio do conceito de comunidades criativas, contemplando as cadeias produtivas associadas e os processos que delas derivam. Ao mesmo tempo, o projeto pretende revisitar experiências de pesquisa desenvolvidos anteriormente que enfatizam tecnologias apropriadas à região, contribuindo para acelerar a compreensão por parte dos pesquisadores da UEMG e da UFPR acerca das particularidades e idiossincrasias da Região Amazônica, particularmente do estado do Maranhão. Este projeto tem duração de cinco anos e foi aprovado pela Capes no final de 2018 no âmbito do Edital do PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edson José Carpintero Rezende - Integrante / Maria Regina Álvares Correia Dias - Coordenador / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo - Integrante / Raimundo Lopes Diniz - Integrante / Aguinaldo dos Santos - Integrante / Raquel Gomes Noronha - Integrante / Ricardson Borges Vieira - Integrante / Ana Lúcia Alexandre de Oliveira Zandomeneghi - Integrante / Yrisvânia Joana Birino Macedo - Integrante / Livia Flávia de Albuquerque Campos - Integrante / Maria Lucia Okimoto - Integrante / Dalton Luiz Razera - Integrante / Ronaldo Correa - Integrante / Ana Paula Araujo Trinta - Integrante / Jackelynne Rodrigues de Oliveira - Integrante / Tayomara Santos dos Santos - Integrante / Samuel da Silva Miranda - Integrante / João Vitor do Vale Marques - Integrante.
      Membro: Edson Jose Carpintero Rezende.
    4. 2018-Atual. O ensino do design na America Latina: criando redes de pesquisa e promocao da inovacao social
      Descrição: O projeto parte da parceria desenvolvida entre o Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, por mim coordenado, e o Grupo de Pesquisa Presente y Futuro Del Diseño, da Universidad de Palermo, na Argentina. Nossa proposta é estudar os programas de pós-graduação em Design na América Latina, entendendo suas especificidades com o intuito de criar novas redes de pesquisa, promovendo a inovação social por meio do ensino do Design.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Ravel Brasileiro de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    5. 2017-Atual. Design para autoestima: ressignificar para incluir
      Descrição: Este projeto pretende trabalhar nas possibilidades de intervenção do design em artefatos ligados à reabilitação ou auxílio de pessoas com deficiência: muletas, andadores, bengalas e demais equipamentos, propondo sua ressignificação. Ressignificar é dar um novo sentido ao objeto, alterando seu conceito, percepção ou interpretação original. O projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), entidade sem fins lucrativos, criada em 1964. A AMR atende cerca de 500 crianças e adolescentes carentes com deficiência física ocasionadas em sua maioria por paralisia cerebral e outras síndromes neurológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / Michelle de Alvarenga Pinto Cotrim - Integrante / Davi Neiva Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: Descrição: Este projeto pretende trabalhar nas possibilidades de intervenção do design em artefatos ligados à reabilitação ou auxílio de pessoas com deficiência: muletas, andadores, bengalas e demais equipamentos, propondo sua ressignificação. Ressignificar é dar um novo sentido ao objeto, alterando seu conceito, percepção ou interpretação original. O projeto será desenvolvido em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR), entidade sem fins lucrativos, criada em 1964. A AMR atende cerca de 500 crianças e adolescentes carentes com deficiência física ocasionadas em sua maioria por paralisia cerebral e outras síndromes neurológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / camilo lélis belchior - Integrante / Michelle de Alvarenga Pinto Cotrim - Integrante.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    6. 2016-2019. Animando o ano da luz: o design apresenta a astronomia para criancas
      Descrição: O presente projeto visa continuar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, parceria firmada a partir do edital MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013, que teve como intuito criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFRO), direcionados para crianças a partir dos 8 anos de idade. Pretendemos continuar nossa parceria com o OAFRO, criando novos produtos que possibilitem uma ampliação das informações e despertem a curiosidade de um público mais jovem, utilizando a tridimensionalidade, agora realizando drops para internet e novos materiais interativos para as crianças na faixa de 04 a 06 anos. Drops são pequenos filmes em curta-metragem, para os quais usaremos as técnicas de animação, que serão disponibilizados na internet. A proposta dos curtas é apresentar às crianças na faixa etária escolhida, os primeiros fundamentos da astronomia, tendo como foco principal, a luz e seus desdobramentos na vida de nosso planeta e das galáxias. Os materiais interativos serão feitos a partir de aplicativos que podem ser baixados em tablets e smartphones. Pretendemos também produzir uma versão do Almanaque para crianças ainda em fase de alfabetização, num formato mais adequado à sua idade, novamente com duas edições, uma especificamente sobre a Luz. Por último, criaremos brinquedos pedagógicos que serão distribuídos junto aos Almanaques nas escolas. Todos os produtos pretendidos serão disponibilizados também no site do OAFRO. Nossa proposta, portanto, busca aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os às linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da ciência para crianças em seus primeiros contatos com o ensino formal. Pretendemos assim, continuar a criar materiais que possam ser úteis no conhecimento e na difusão dos saberes ligados a esse campo do saber, tão vasto, mas pouco difundido para a população em geral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Rosemary Portugal Gonçalves de Souza - Integrante / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / Renato Las Casas - Integrante / Michelle de Alvarenga Pinto Cotrim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: O presente projeto visa continuar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, parceria firmada a partir do edital MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013, que teve como intuito criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFRO), direcionados para crianças a partir dos 8 anos de idade. Pretendemos continuar nossa parceria com o OAFRO, criando novos produtos que possibilitem uma ampliação das informações e despertem a curiosidade de um público mais jovem, utilizando a tridimensionalidade, agora realizando drops para internet e novos materiais interativos para as crianças na faixa de 04 a 06 anos. Drops são pequenos filmes em curta-metragem, para os quais usaremos as técnicas de animação, que serão disponibilizados na internet. A proposta dos curtas é apresentar às crianças na faixa etária escolhida, os primeiros fundamentos da astronomia, tendo como foco principal, a luz e seus desdobramentos na vida de nosso planeta e das galáxias. Os materiais interativos serão feitos a partir de aplicativos que podem ser baixados em tablets e smartphones. Pretendemos também produzir uma versão do Almanaque para crianças ainda em fase de alfabetização, num formato mais adequado à sua idade, novamente com duas edições, uma especificamente sobre a Luz. Por último, criaremos brinquedos pedagógicos que serão distribuídos junto aos Almanaques nas escolas. Todos os produtos pretendidos serão disponibilizados também no site do OAFRO. Nossa proposta, portanto, busca aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os às linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da ciência para crianças em seus primeiros contatos com o ensino formal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . Integrantes: Camilo de Lelis Belchior - Integrante / Rita Ribeiro - Coordenador / Anderson Antonio Horta - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Camilo de Lelis Belchior.
      Descrição: Descrição: O presente projeto visa continuar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, parceria firmada a partir do edital MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013, que teve como intuito criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFRO), direcionados para crianças a partir dos 8 anos de idade. Pretendemos continuar nossa parceria com o OAFRO, criando novos produtos que possibilitem uma ampliação das informações e despertem a curiosidade de um público mais jovem, utilizando a tridimensionalidade, agora realizando drops para internet e novos materiais interativos para as crianças na faixa de 04 a 06 anos. Drops são pequenos filmes em curta-metragem, para os quais usaremos as técnicas de animação, que serão disponibilizados na internet. A proposta dos curtas é apresentar às crianças na faixa etária escolhida, os primeiros fundamentos da astronomia, tendo como foco principal, a luz e seus desdobramentos na vida de nosso planeta e das galáxias. Os materiais interativos serão feitos a partir de aplicativos que podem ser baixados em tablets e smartphones. Pretendemos também produzir uma versão do Almanaque para crianças ainda em fase de alfabetização, num formato mais adequado à sua idade, novamente com duas edições, uma especificamente sobre a Luz. Por último, criaremos brinquedos pedagógicos que serão distribuídos junto aos Almanaques nas escolas. Todos os produtos pretendidos serão disponibilizados também no site do OAFRO. Nossa proposta, portanto, busca aliar o conhecimento específico acerca da Astronomia aos processos de construção simbólica do Design adaptando-os às linguagens e comunicações que permitam apresentar um universo do conhecimento da ciência para crianças em seus primeiros contatos com o ensino formal. Pretendemos assim, continuar a criar materiais que possam ser úteis no conhecimento e na difusão dos saberes ligados a esse campo do saber, tão vasto, mas pouco difundido para a população em geral... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Renato Las Casas - Integrante / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Rosemary Portugal Gonçalves de Souza - Integrante / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante / camilo lélis belchior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    7. 2016-2017. Projeto de Pesquisa Design e Criacao de Significados como Ferramenta Estrategica
      Descrição: O projeto visa investigar as diversas relações existentes entre o homem, sua desejabilidade, os significados que concedem aos objetos e o papel do design nessa atribuição de significação, para entender como estas variáveis são capazes de influenciar e/ou modificar os sentidos que damos aos artefatos e que podem elevar o design a um patamar de articulador tático, possibilitando a elaboração de modelos estratégicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / camilo lélis belchior - Integrante / Douglas Phillipi Mendonça - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: O projeto visa investigar as diversas relações existentes entre o homem, sua desejabilidade, os significados que concedem aos objetos e o papel do design nessa atribuição de significação, para entender como estas variáveis são capazes de influenciar e/ou modificar os sentidos que damos aos artefatos e que podem elevar o design a um patamar de articulador tático, possibilitando a elaboração de modelos estratégicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camilo de Lelis Belchior - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador.
      Membro: Camilo de Lelis Belchior.
    8. 2015-Atual. Imagen, posicionamiento y perspectiva de la disciplina Diseno en Latinoamerica
      Descrição: Projeto desenvolvido em parceria com a Univerisdad de Palermo, Argentina. Prevê um mapeamento das diferentes visões acerca do Design nos países latino-americanos, abordando profissionais e acadêmicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Verónica Barzola - Integrante / Marina Mendonza - Integrante / Santiago Aránguiz Sánchez - Integrante / Cristian David Antoine Faúndez - Integrante / Ana Urroz - Integrante.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    9. 2014-2016. Olhe para o ceu: o design criando interfaces para a divulgacao da astronomia
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo viabilizar a parceria entre o grupo de pesquisa Design e Representações Sociais do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais ? PPGD/UEMG e o Grupo de Astronomia UFMG/Icex/Física (que administra o Observatório Astronômico Frei Rosário) da Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG, com o intuito de criar uma identidade e produzir materiais de divulgação científica para o Observatório Astronômico Frei Rosário, direcionados para crianças a partir dos 08 anos de idade, fase em que já são plenamente alfabetizadas e estão em contato com os fundamentos da ciência no ensino fundamental, assim como a reestruturação do site para divulgação de suas atividades ao público e demais pesquisadores da Astronomia. Localizado na Serra da Piedade, a 1751 metros de altura, aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, o Observatório foi inaugurado em novembro de 1973. É desenvolvida uma extensa programação de parcerias com a comunidade, promovendo visitas abertas ao público, palestras em escolas da Rede Metropolitana de Belo Horizonte e visitas agendadas das escolas ao Observatório, que acontecem desde a década de 1980. A riqueza de informações passadas aos visitantes, no entanto, se perde no encerramento da visita, pois não existe nenhum material de apoio para distribuição e o seu site (http://www.observatorio.ufmg.br/) é bastante precário, não permitindo o acesso a muitas informações, nem apresentando interfaces com outros observatórios e programas. Nossa proposta é utilizar a expertise do Design para criar, a partir das informações obtidas pelos pesquisadores da UFMG lotados no Observatório, uma identidade visual para o OAFR e materiais que deem suporte aos cursos ministrados. Esses materiais poderão ser levados para casa pelos visitantes ou distribuídos nas atividades externas do Observatório, propiciando uma complementação e o consequente aprofundamento dos assuntos vistos nas visitas, incentivando a curiosidade científica das crianças. Da mesma forma, pretendemos promover a reestruturação do site, possibilitando uma melhor navegabilidade e interação com os usuários e disponibilizando informações aos interessados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / SILVA, Sérgio Antônio - Integrante / Anderson Antônio Horta - Integrante / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante / Sérgio Luciano da Silva - Integrante / Renato Las Casas - Integrante / Cristiane Aparecida Gomes Faria - Integrante / Wesley Clem de Menezes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    10. 2013-2016. Projeto de Pesquisa Redesenhando a Borrachalioteca
      Descrição: O melhor ativo dos designers, atualmente, reside na sua percepção para ver a interconexão do mundo de um modo humanista. Nesse contexto, o Design se torna a linguagem dominante para promover a inovação. Pois cabe a ele o papel de viabilizar a natureza participativa dos profissionais, consumidores e da comunidade em geral, em torno de um novo conjunto de regras que privilegiam a usabilidade, mas pensando também nos fatores emocionais e na sustentabilidade. Assim, a função social do design transcende a forma e passa a pensar no projeto como parte de uma cadeia de valores sociais, que privilegia o humano. A Borrachalioteca, foco do nosso trabalho, pode bem exemplificar como os valores se misturam e transformam o ambiente e como o design é um agente nesse processo. Borrachalioteca ? mistura de borracharia com biblioteca ? é um projeto que surgiu há dez anos na cidade de Sabará, município da região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto teve início com a ideia de Marcos Túlio Damascena, filho do dono do estabelecimento, em colocar livros na borracharia, localizada num dos bairros periféricos da cidade. O projeto começou timidamente, mas hoje já são 03 espaços, outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010: a Sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infantojuvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará. ?O último é um trabalho muito especial. Ouvi de um detento que a biblioteca era como uma janela para o mundo?, diz Marcos Túlio. (www.hojeemdia.com.br edição 14/10/2012.). O acervo que conta com doações, já ultrapassa a marca dos 12 mil livros, disponíveis para empréstimo a toda a comunidade. O volume de empréstimos mensal gira em torno dos 220 exemplares e os frequentadores, em sua maioria, são jovens e crianças de baixa renda. Apesar de distar apenas 14 km de Belo Horizonte, a cidade de Sabará possui um dos mais baixos IDH da região metropolitana ? 0,773. Apesar de todo êxito, a iniciativa inclusive já recebeu o Prêmio Viva Leitura 2007, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura, iniciativa do Ministério da Educação e Cultura ? MEC, os espaços das Borrachaliotecas não receberam nenhum tipo de planejamento. A Borrachalioteca principal, que funciona agora ao lado da Borracharia não possui instalações que permitam aos usuários um maior conforto para a leitura, ou mesmo, para a consulta ao acervo. A presente proposta tem como objetivo desenvolver um mobiliário específico para a Borrachalioteca, utilizando os materiais presentes ali, ou seja, os pneus. Nossa ideia é aliar à experiência da leitura a noção da reciclagem. Da mesma forma que um espaço pode se transformar em função do uso ? uma simples borracharia se transforma em espaço de difusão cultural - queremos despertar no público frequentador do local a ideia de que, assim como a leitura pode revelar novos caminhos, reciclar significa também atribuir outras funcionalidades aos objetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante / Sérgio Luciano Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: O melhor ativo dos designers, atualmente, reside na sua percepção para ver a interconexão do mundo de um modo humanista. Nesse contexto, o Design se torna a linguagem dominante para promover a inovação. Pois cabe a ele o papel de viabilizar a natureza participativa dos profissionais, consumidores e da comunidade em geral, em torno de um novo conjunto de regras que privilegiam a usabilidade, mas pensando também nos fatores emocionais e na sustentabilidade. Assim, a função social do design transcende a forma e passa a pensar no projeto como parte de uma cadeia de valores sociais, que privilegia o humano. A Borrachalioteca, foco do nosso trabalho, pode bem exemplificar como os valores se misturam e transformam o ambiente e como o design é um agente nesse processo. Borrachalioteca ?mistura de borracharia com biblioteca? é um projeto que surgiu há dez anos na cidade de Sabará, município da região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto teve início com a ideia de Marcos Túlio Damascena, filho do dono do estabelecimento, em colocar livros na borracharia, localizada num dos bairros periféricos da cidade. O projeto começou timidamente, mas hoje já são 03 espaços, outras unidades foram inauguradas entre 2008 e 2010: a Sala Son Salvador, no bairro Cabral; a Casa das Artes, com livros infantojuvenis e literatura de cordel; e o Espaço Libertação pela Leitura, no presídio municipal de Sabará. ?O último é um trabalho muito especial. Ouvi de um detento que a biblioteca era como uma janela para o mundo?, diz Marcos Túlio. (www.hojeemdia.com.br edição 14/10/2012.). O acervo que conta com doações, já ultrapassa a marca dos 12 mil livros, disponíveis para empréstimo a toda a comunidade. O volume de empréstimos mensal gira em torno dos 220 exemplares e os frequentadores, em sua maioria, são jovens e crianças de baixa renda. Apesar de distar apenas 14 km de Belo Horizonte, a cidade de Sabará possui um dos mais baixos IDH da região metropolitana, 0,773. Apesar de todo êxito, a iniciativa inclusive já recebeu o Prêmio Viva Leitura 2007, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura, iniciativa do Ministério da Educação e Cultura do MEC, os espaços das Borrachaliotecas não receberam nenhum tipo de planejamento. A Borrachalioteca principal, que funciona agora ao lado da Borracharia não possui instalações que permitam aos usuários um maior conforto para a leitura, ou mesmo, para a consulta ao acervo. A presente proposta tem como objetivo desenvolver um mobiliário específico para a Borrachalioteca, utilizando os materiais presentes ali, ou seja, os pneus. Nossa ideia é aliar à experiência da leitura a noção da reciclagem. Da mesma forma que um espaço pode se transformar em função do uso de uma simples borracharia se transforma em espaço de difusão cultural - queremos despertar no público frequentador do local a ideia de que, assim como a leitura pode revelar novos caminhos, reciclar significa também atribuir outras funcionalidades aos objetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    11. 2013-2015. Educacao, sustentabilidade e diversidade cultural na escola
      Descrição: Compreendemos que uma das funções do design é propor novas formas de se perceberem as distinções sociais, mas tratando-as de forma igualitária, quebrando preconceitos. A ideia de universalização do ensino público, por vezes é compreendida como nivelamento. No entanto, cada vez mais percebemos as diferenças entre as pessoas e compreendemos que elas devem sim, ser percebidas e tratadas sem preconceitos. A questão do preconceito já começa a se revelar nos primeiros contatos das crianças na escola. Nesse momento é que surgem os apelidos que, por vezes, marcam negativamente o crescimento. Nossa proposta é criar uma linha de mobiliário para escolas públicas, voltados para as salas aulas, de biblioteca e sala de artes, que traga em si o conceito da diversidade, mostrando que todos são iguais, porém diferentes. Esta proposta surge a partir da parceira realizada pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais com a Escola Municipal Henfil, localizada próxima à nossa instituição, que atende atualmente 200 crianças, na faixa de 02 a 05 anos de idade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Anderson Antônio Horta - Integrante / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante / María Cristina Ibarra Hernandez - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: Descrição: Compreendemos que uma das funções do design é propor novas formas de se perceberem as distinções sociais, mas tratando-as de forma igualitária, quebrando preconceitos. A ideia de universalização do ensino público, por vezes é compreendida como nivelamento. No entanto, cada vez mais percebemos as diferenças entre as pessoas e compreendemos que elas devem sim, ser percebidas e tratadas sem preconceitos. A questão do preconceito já começa a se revelar nos primeiros contatos das crianças na escola. Nesse momento é que surgem os apelidos que, por vezes, marcam negativamente o crescimento. Nossa proposta é criar uma linha de mobiliário para escolas públicas, voltados para as salas aulas, de biblioteca e sala de artes, que traga em si o conceito da diversidade, mostrando que todos são iguais, porém diferentes. Esta proposta surge a partir da parceira realizada pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais com a Escola Municipal Henfil, localizada próxima à nossa instituição, que atende atualmente 200 crianças, na faixa de 02 a 05 anos de idade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Anderson Antonio Horta - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Orlando Gama da Silva Junior - Integrante / María Cristina Ibarra Hernandez - Integrante.
      Membro: Anderson Antonio Horta.
    12. 2013-2014. Espacos da Emocao: o design construido pela cidadania
      Descrição: O design interfere na construção das cidades, no sentido físico ao construir o mobiliário urbano, mas também, de forma indireta, ao fazer parte da constituição identitária dos indivíduos. Nos grandes centro urbanos, vemos com frequência, o surgimento das chamadas ? tribos urbanas?. A associação do design às identidades permite que o transeunte atento reconheça os locais pela sua frequência. Nossa proposta é traçar um mapa das tribos urbanas que transitam pelo Centro de Belo Horizonte, percebendo como o design é também um fator de distinção social que vai caracterizá-las.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Clara Santana de Lins Cerqueira - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    13. 2013-2014. O imaginario da geracao Y : transitando entre o real e o virtual
      Descrição: Hoje o design cada vez mais se aproxima da experiência. A forma como os consumidores se relacionam, influi diretamente no consumo e na produção dos bens. A própria lógica do urbano se vê modificada pela virtualidade das relações. A proposta desse projeto é traçar um painel das novas formas de sociabilidade estabelecidas no início do século XXI a partir dos dispositivos virtuais. Nosso estudo terá como foco os jovens consumidores da chamada Geração Y.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Paula Maria Areias de Freitas - Integrante / Laís de Kunzendorff e Souza Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    14. 2012-2013. DESIGN MOVENTE: ANALISANDO AS INTERFACES ENTRE OS QUADRINHOS E O CINEMA NA FILMOGRAFIA DE BATMAN
      Descrição: Este projeto visa à investigação das transições e adaptações de personagens,da linguagem gráfica dos quadrinhos para a cinematográfica e televisiva; a evolução do perfil do herói Batman e a apresentação de seus filmes;analisar os processos sócio-históricos do personagem e a relevância destes estudos para o Design Gráfico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Carina Ribeiro Cardoso - Integrante.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    15. 2012-2013. Design, tecnologia e representacao social na concepcao de produtos para o seculo XXI
      Descrição: Este projeto de pesquisa é fruto das investigações e discussões surgidas nas disciplinas ministradas no Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade do Estado de Minas Gerais e das indagações dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais. Sua construção prevê a continuidade e o aprofundamento das investigações iniciadas a partir da pesquisa sobre design emocional, que nos leva ao design intangível. Nossa proposta de trabalho tem como premissa investigar as relações emocionais que se estabelecem a partir da interação social dos homens com os artefatos concebidos pelo design nesse início de século. Buscamos entender como os fatores emocionais interferem no desejo pelo produto, em sua aceitação e na satisfação final do consumidor. Pretendemos com o estudo estimular a percepção e o estudo, em alunos e profissionais, para projetos que envolvam a representação emocional do design; identificar estudos pertinentes à área do design emocional nas interfaces do design retrô, da hedonomia em conjunto com a ergonomia e nas suas relações com a identidade; estimular a percepção e o estudo sobre as interfaces do design emocional, estabelecendo os fatores que interferem na criação, desenvolvimento e comercialização; perceber como o design emocional pode ser uma ferramenta eficaz nos projetos de design de produto, aliando a estratégia de produção ao marketing emocional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / ALBUQUERQUE, Bruna Ricaldoni - Integrante / SOARES, Jonathan Elias - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    16. 2011-2012. Os paradoxos do consumo juvenil: da hipermodernidade as tendencias retro.
      Descrição: Vivemos o momento em que uma geração de consumidores, já totalmente formada a partir da inserção tecnológica, começa a participar do mercado. A chamada Geração Z. Enquanto a geração Y é configurada por jovens de 20 a 30 anos, a Z constitui-se por crianças e adolescentes de até 17 anos. A semelhança entre as duas gerações reside no fato de que a Geração Z também é inquieta, menos fiel às marcas e acostumada a fazer tarefas múltiplas. A diferença, no entanto, é que a nova geração tem todas as características de forma mais acentuada, pois se desenvolveu junto com os avanços tecnológicos mais recentes. Diferentemente das gerações que se desenvolveram paralelamente aos avanços digitais, essas novas gerações incorporam, desde cedo, as novas tecnologias, mas também as discussões que permeiam a sociedade, como a preocupação ambiental, a diversidade sexual, e não se furtam a discutir tais questões e levantar bandeiras, desde que acreditem nelas. Qual é o perfil desses novos consumidores? Enquanto são afinados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, consomem produtos com aspecto vintage: um bom exemplo é o sucesso que a pin-up criada nos anos 30 do século passado faz entre esse público: a linha Betty Boop vende desde roupas, até material escolar. A moda já espelha com clareza essa tendência retrô, que se reflete também no ideal romântico dos livros e filmes que movimentam bilhões ao redor do mundo na saga Crepúsculo. Nossa proposta de trabalho é entender quem são os jovens que compõem a geração Z, futuros consumidores que, em menos de 02 anos estarão entrando nas universidades e estabelecendo novos parâmetros de consumo. Por que seu comportamento indica gostos e hábitos tão paradoxais? Entender essas questões é estar preparado para as demandas de um novo público, cada vez mais seletivo, exigente e, de certa forma, desencantado com a atmosfera do hiperconsumo em nossa sociedade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Adélia Barroso Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    17. 2011-2012. Do blues ao hip-hop os ritmos da black music como agentes de resgate cultural e integracao social.
      Descrição: Black music é o termo usado para definir um estilo musical que surgiu nos EUA, foi a primeira manifestação musical negra a ser difundida mundialmente por meio de gravadoras. O termo de popularizou-se nas décadas de 60 e 70 do século passado, com a difusão dos ritmos Soul e Funk, porém o gênero musical engloba estilos desde o blues até o funk, hip-hop, entre outros. É também uma forma de manifestação histórica dos negros contra a marginalização racial e pelo fortalecimento de sua identidade cultural.Nossa proposta é fazer um levantamento da evolução dos gêneros da black music no século XX e XXI, percebendo as principais transformações nos ritmos, a atualização do instrumental e na linguagem musical, de forma a construir um perfil do que representa a música negra na sociedade atual e as principais influências desse ritmo na composição dos produtos musicais atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador / Lucca Kazan - Integrante / Paula Maria Areias de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    18. 2011-2012. Bolsa de Incentivo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnologico, Destinada a Servidor Publico Estadual
      Descrição: Bolsa para apoio a desenvolvimento de projetos aprovados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    19. 2010-2012. Materiais de mudanca de fases aplicados no design de tecidos inteligentes
      Descrição: Produção de dispositivos contendo materiais aptos a armazenar calor quando há um aumento de temperatura e liberá-lo quando há queda da temperatura. Tais materiais são chamados de materiais de mudança de fases (PCM) e neste projeto são direcionados para aplicações na indústria têxtil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Eliane Ayres - Coordenador / Rodrigo Lambert Oréfice - Integrante / Iaci Miranda Pereira - Integrante / Maria Flávia Vanucci de Moraes - Integrante.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
      Descrição: Produção de dispositivos contendo materiais aptos a armazenar calor quando há um aumento de temperatura e liberá-lo quando há queda da temperatura. Tais materiais são chamados de materiais de mudança de fases (PCM) e neste projeto são direcionados para aplicações na indústria têxtil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliane Ayres - Coordenador / Rodrigo Lambert Oréfice - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / Maria Flávia Vanucci de Moraes - Integrante / Rosemary Bom Conselho Sales - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Eliane Ayres.
    20. 2010-2011. Do intelecto a emocao: uma investigacao sobre os processos do design emocional na concepcao de produtos para o seculo XXI
      Descrição: Nossa proposta de trabalho tem como premissa investigar as relações emocionais que se estabelecem a partir da interação social dos homens com os artefatos concebidos pelo design nesse início de século. Buscamos entender como os fatores emocionais interferem no desejo pelo produto, em sua aceitação e na satisfação final do consumidor. O projeto desenvolve-se em 03 áreas de investigação: o design retrô, ? que busca nos objetos do passado um resgate de conceitos emocionais de pertencimento social e de identificação; o design voltado para a hedonomia ? assim entendida como disciplina complementar a ergonomia.Por último, pretendemos analisar as interações entre o design e identidade. Se hoje os objetos assumem um sentido que os remete além do simples uso - eles são portadores de significados simbólicos que promovem uma identificação social do indivíduo com seus iguais ou mesmo uma distinção de classe.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.
    21. 2010-2011. Os blogs como agentes de mediacao social e disseminacao de novos comportamentos na sociedade em rede
      Descrição: Os blogs hoje constituem pequenas, mas poderosas formas de as pessoas comunicarem suas percepções do mundo, seus desejos de consumo. Observando os estilos, as formas de comunicação e a abordagem dos assuntos, podemos compreender a dinâmica de processos sociais que se estabelecem, ainda a partir da mídia, mas que hoje não mais fazem parte do seu monopólio de comunicação e de difusão de modos de vida.Nosso interesse de pesquisa é analisar como os blogs, que não se atrelam a empresas ou equipes esportivas influenciam os consumidores, estimulam novos comportamentos sociais e reforçam marcas tornando-se importantes ferramentas na disseminação de informações e na troca de experiência dos indivíduos. Nossa proposta de trabalho visa analisar dois segmentos de blogs: os voltados para o mercado esportivo, mais especificamente aqueles ligados ao futebol e aqueles voltados para os segmentos da moda. Nossa escolha pauta-se por serem dois segmentos que têm uma profunda identificação com o público jovem, desde a linguagem utilizada até o design de sua construção.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
      Membro: Rita Aparecida da Conceicao Ribeiro.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. Design Culture Symposium | Scenarios, Speculation and Strategies.avaliador. 2020. (Simpósio).
    2. IX Congresso Internacional de Design da Informação - CIDI. Animando o ano da luz: o Design como ferramenta para a divulgação científica. 2019. (Congresso).
    3. FIGAC 2018. O design configurando espaços e as identidades das tribos na Praça Sete em Belo Horizonte. 2018. (Congresso).
    4. III Coloquio de Investigación y Desarrollo en Diseño Latino. Inovação Social e Divulgação Científica: o design apresenta a astronomia para crianças. 2018. (Congresso).
    5. III Coloquio de Investigación y Desarrollo en Diseño Latino. Inovação Social e Divulgação Científica: o design apresenta a astronomia para crianças. 2018. (Congresso).
    6. II Congresso Internacional e VIII Workshop: Design Materiais 2017. DESIGN SUBVERSIVO: ATRIBUINDO OUTROS SENTIDOS AOS MATERIAIS PARA A ARTE. 2017. (Congresso).
    7. SPPGD V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design.Rumos Para a Pesquisa em Design. 2015. (Simpósio).
    8. SPPGD V Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Design.Eventos e Peródicos de Design. 2015. (Simpósio).
    9. COMUNICON 2014 - IV CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO. Em busca da subjetividade não vivida: o consumo dos produtos retrô.. 2014. (Congresso).
    10. VI CONGRESO LATINOAMERICANO DE ENSEÑANZA DEL DISEÑO. Uma análise do percurso para a consolidação de um programa de pós-graduação em design no Brasil. 2014. (Congresso).
    11. 4th International Forum Design as a Process. Consumption, design and memory design: retro aesthetics and memory objects. 2012. (Congresso).
    12. Seminário de Quadrinhos: pesquisa, educação e mercado.Quadrinhos academia: por que os quadrinhos se transformaram em objetos de estudos acadêmicos?. 2012. (Seminário).
    13. 5 Encuentro Latinoamericano de Diseño. As tendências do design retrô e os processos de sociabilidade no século XXI. 2010. (Congresso).
    14. Seminário Democracia Participativa. 2009. (Seminário).
    15. Semana da Comunicação Faculdade Pitágoras.Culturas urbanas: novos nichos de consumo. 2008. (Seminário).
    16. 30° Encontro Anual da ANPOCS. Funk, Hip-Hop ou Rock. Não importa o estilo: todas as tribos se reúnem na Galeria Praça Sete. 2006. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. RIBEIRO, R. A. C.; HORTA, A. A.. Colóquio Internacional de Design - edição 2020: pós-graduação para quê?. 2020. Congresso
    2. RIBEIRO, R. A. C.; BARZOLA, M. V.. IVCOLOQUIO DE INVESTIGACIÓN Y DESARROLLO DEL DISEÑO LATINO. 2019. Congresso
    3. RIBEIRO, R. A. C.; GOMES, B. L.. Mostra Stephen King: o medo é seu melhor companheiro. 2019. Outro
    4. RIBEIRO, RITA APARECIDA DA CONCEIÇÃO; BARZOLA, M. V.. III Coloquio de Investigación y Desarrollo en Diseño Latino. 2018. Congresso
    5. RIBEIRO, R. A. C.; SILVA, S. A. ; HORTA, A. A. ; BELCHIOR, C. L. ; COTRIM, M. A. P. ; CERQUEIRA, C. S. L. ; SILVA, S. L.. Colóquio Internacional de Design 2017 : Design: entre a inovação e a originalidade. 2017. Congresso
    6. RIBEIRO, R. A. C.. 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - PD 2016. 2016. (Congresso).. . 0.
    7. HORTA, A. A.; RIBEIRO, R. A. C. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; COTRIM, Michelle ; COTRIM, Monique ; Antônio Silva, Sérgio ; SILVA, S. L.. Colóquio Internacional de Design edição 2015: que legado deixaremos para as futuras gerações?. 2015. Congresso
    8. RIBEIRO, R. A. C.. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design - PD. 2014. (Congresso).. . 0.
    9. RIBEIRO, R. A. C.. Seminário de Imagem: Dialética do Design e suas : Dialética do Design e suas interfaces - Cinema. 2013. (Outro).. . 0.
    10. RIBEIRO, R. A. C. ; HORTA, A. A. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; Antônio Silva, Sérgio ; HERNANDEZ, M. Cristiana ; COTRIM, Michelle. Colóquio Internacional de Design. 2013. Congresso
    11. RIBEIRO, R. A. C. ; HORTA, A. A. ; SILVA JUNIOR, Orlando. G. ; Antônio Silva, Sérgio. 1. Colóquio Nacional de Design. 2011. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03