Lattes UEMG

Nagela Aparecida Brandao

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora da disciplina ?Organização social e técnica do trabalho capitalista? na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas, coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (CNPq). Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho, Trabalho - Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7195232489120252 (06/10/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba, 29 Funcionários 30730151 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395923
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-Atual. PROGRAMA DE EXTENSAO E PESQUISA EM TRABALHO, POLITICAS PUBLICAS, JUVENTUDES E APRENDIZAGEM EM EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E DA CIDADE
      Descrição: O programa de extensão e pesquisa em Trabalho, Políticas Públicas, Juventudes e Aprendizagem em Educação de Jovens e Adultos do campo e da cidade é uma proposição do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - NEPEJA/FaE/UEMG - e tem como objetivo promover ações e estudos em torno de experiências de Educação de Jovens e Adultos presentes no meio urbano e rural do estado de Minas Gerais, dando ênfase as dimensões das práticas educativas em sua interface com trabalho, políticas públicas, juventude e aprendizagem. A metodologia que orienta este programa tem como premissas a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o fortalecimento da articulação entre universidade, movimentos sociais e sujeitos de maneira dialógica, ou seja, de forma que os envolvidos possam participar do processo de construção de novos conhecimentos. Para isso, a equipe de professores e estudantes do NEPEJA construirá ações e projetos, utilizando os procedimentos metodológicos participativos como rodas de conversa, entrevistas coletivas, etc. Dentre os projetos, destacam-se o projeto de extensão ?Olhares juvenis sobre as políticas de elevação de escolaridade? e o projeto de pesquisa ?Alfabetização e Letramento Popular de Jovens e Adultos: a metodologia ?Sim, eu posso? em áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais?. Espera-se que este programa possa fortalecer as ações extensão, pesquisa e ensino que vem sendo desenvolvidas pelo NEPEJA e contribuir para consolidar um conjunto de produções em torno da EJA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Coordenador / ANA CATHARINA MESQUITA DE NORONHA - Integrante / Jussara Maria de Pinho Magalhaes Penna - Integrante / Maria Cristina Silva - Integrante / Francisco André Silva Martins - Integrante.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    2. 2013-2016. Confrontacao de saberes na experiencia escolar de trabalhadores(as) estudantes dos cursos de EJA
      Descrição: Este projeto investigará o tema da confrontação de saberes em experiências formativas de pessoas jovens e adultas, tais como cursos de EJA, de qualificação profissional, de formação continuada em serviço, entre outras. Tem como foco os saberes e valores ligados ao trabalho, mobilizados por trabalhadores e trabalhadoras em interação na sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Roberto Gomes Resende - Integrante / ANA CATHARINA MESQUITA DE NORONHA - Integrante / ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO - Coordenador.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    3. 2013-2015. Trabalho, Educacao de Jovens e Adultos e Formacao Profissional em Areas de Reforma Agraria em Minas Gerais
      Descrição: Este projeto de extensão em interface com a pesquisa tem como objetivo problematizar as relações estabelecidas entre trabalho e educação, em sua potencialidade formativa de pessoas jovens e adultas, em assentamentos de reforma agrária em Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Coordenador / Gilvanice Barbosa Musial - Integrante / Máricia Helena Nunes Monteiro - Integrante / ROSA, Walquíria - Integrante / ANA CATHARINA MESQUITA DE NORONHA - Integrante / ANA CLÁUDIA FERREIRA GODINHO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    4. 2011-2013. O trabalho como principio educativo em assentamentos de reforma agraria em Minas Gerais
      Descrição: Este projeto se inscreve no conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas no programa de pesquisa ?Observatório da Educação do Campo: práticas em educação de jovens e adultos, letramento e alternâncias educativas? (UFV/UEMG/UFSJ), aprovado no âmbito do Edital nº 038/2010 - CAPES/INEP. Visa dar continuidade à pesquisa desenvolvida ao longo do curso de doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. A tese defendida em agosto de 2011 colocou algumas questões merecedoras de aprofundamento teórico, dentre as quais se destaca a dos conflitos produzidos entre a forma de organização do trabalho e da vida proposta pelo movimento social, pelos organismos governamentais ao longo do processo de formação e consolidação do assentamento de reforma agrária e a ?lógica? de organização própria do trabalho do camponês ?tradicional?. O processo de formação do trabalhador rural Sem Terra é um processo bastante tenso em que lógicas distintas se sobrepõem e se confrontam. Os valores relacionados a sua tradição cultural, os aprendizados que começou a construir no processo de ocupação e luta para criar o novo projeto, o desafio do trabalho coletivo e a preponderância dos valores individualistas nas relações sociais mais amplas formam o campo de forças no qual as famílias orientam seus projetos, desejos e aspirações, promovem os rearranjos necessários diante das turbulências de toda ordem. Pretende-se, então, ampliar as reflexões sobre esta questão, a partir dos dados já coletados na pesquisa realizada no doutorado e que não puderam ser tratados com o devido aprofundamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Coordenador. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    5. 2011-2013. Observatorio da Educacao do Campo: Praticas em Educacao de Jovens e Adultos, Letramento e Alternancias Educativas
      Descrição: Aprovado no âmbito do Edital nº 038/2010 - CAPES/INEP, o Programa Observatório Educação do Campo: Práticas em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias Educativas tem por objetivo congregar os Grupos de Pesquisas, pesquisadores e parceiros - movimentos sociais e sindicais do campo -, os Programas de Pós Graduação das três universidades públicas mineiras Programas de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, Universidade do Estado de Minas Gerais e Universidade Federal de São João Del Rei e de três Grupos de Pesquisas dessas universidades - Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária ECARA/DPE/UFV, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos NEPEJA/FAE/UEMG e Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento GPEALE/DECED/UFSJ - em torno de um trabalho articulado de pesquisa que visa dar continuidade e avançar na sistematização e nos estudos que vem sendo realizados em torno dos temas Práticas de Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Letramento e Alternâncias Educativas, de maneira a contribuir para o aprofundamento das reflexões e análises sobre as experiências de EJA na Educação do Campo. Sob a coordenação geral da UFV, o Programa do Observatório da Educação do Campo, além do apoio a realização de um conjunto de mais de 30 projetos de pesquisas integrados, prevê ainda a realização de Encontros e Seminários temáticos semestrais como momentos e espaços para socialização das pesquisas; aprofundando suas questões teórico-metodológicas; promovendo debates e reflexões que possam contribuir para o avanço na produção de novos conhecimentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Gilvanice Barbosa Musial - Integrante / Lourdes Helena da Silva - Coordenador / Máricia Helena Nunes Monteiro - Integrante / ROSA, Walquíria - Integrante.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
      Descrição: Observatório da Educação do Campo - CAPES/INEP - Práticas em educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias Educativas. Núcleo em rede ufv/uemg/ufsj.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lázaro Eustaquio Silva Simim - Integrante / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Nágela Brandão - Integrante / Valquíria Rosa Miranda - Integrante / Enelice Miconi - Integrante / Roberto Márcio Gomes Rezende - Integrante / Josemir Almeida Barros - Integrante / Gilvanice Barbosa da Silva Musial - Coordenador / márcia helena nunes monteiro - Integrante / josé pereira peixoto - Integrante / josé eustáquio de brito - Integrante.
      Membro: Lazaro Eustaquio Silva Simim.
    6. 2011-2013. Educacao do campo em construcao: apropriacao de material didatico-pedagogico por educadores de jovens e adultos
      Descrição: Este projeto tem como objetivo compreender o processo de apropriação do material didático-pedagógico por educadores/as de jovens e adultos de assentamentos e acampamentos da FETAEMG e do MST localizados nas regiões Norte e Rio Doce de Minas Gerais. O material didático-pedagógico, foco dessa pesquisa, foi construído junto com educadores das turmas de EJA que vinculavam-se ao projeto Educação, campo e consciência cidadã - PRONERA/INCRA/MDA, coordenado pela FaE/UEMG em parceria com a UFV, FAFIDIA, MST e FETAEMG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Coordenador / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Gilvanice Barbosa Musial - Integrante / ROSA, Walquíria - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
      Descrição: O objetivo deste projeto é compreender o processo de apropriação de material didático-pedagógico por educadores/as de jovens e adultos em assentamentos e acampamentos de reforma agrária no contexto da Educação do Campo. Este projeto está inserido no Observatório da Educação do Campo: práticas em educação de jovens e adultos, letramento e alternâncias educativas - UFV/UEMG/UFSJ.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Evely Cristine Pereira de Aquino - Integrante / Gilvanice Barbosa da Silva Musial - Coordenador / Nágela Aparecida Brandão - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Evely Cristine Pereira de Aquino.
    7. 2006-2011. FORMACAO E PRODUCAO CIENTIFICA E TECNOLOGICA NA EDUCACAO PROFISSIONAL INTEGRADA A EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS - UM PROJETO EM PARCERIA. Projeto financiando pela CAPES/SETEC
      Descrição: Este projeto - de ensino e pesquisa na área da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA - envolve o intercâmbio de conhecimentos e ações nessa área entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FAE-UFMG - o Centro Federal de Educação Tecnológica, em Minas Gerais - CEFET-Januária, a Universidade Federal de Viçosa - UFV e a Faculdade de Educação do Estado de Minas Gerais - FAE-UEMG. Envolve, assim, uma equipe multi-institucional constituída dos professores que participam do projeto nessas Instituições.A equpe conta, ainda, com alunos de mestrado e de doutorado das Instituições envolvidas, e que desenvolvem estudos e pesquisas relacionadas à EPIEJA. No caso dos alunos, estão registrados no item "Equipe do Projeto" apenas os alunos do CEFET-MG e os bolsistas da UFMG e da UFV. O projeto tem como objetivo geral: promover, desenvolver e consolidar, no âmbito teórico-prático, a área de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, por meio de ações voltadas para a melhoria da Pós-graduação "stricto sensu", a formação de recursos humanos e a produção científica e tecnológica desenvolvidas de forma integrada pelas instituições parceiras, nessa área. O projeto se desenvolve no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - PROEJA-CAPES SETEC - e possui financiamento dessas instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (23) Doutorado: (3) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Antonio Julio Menezes Neto - Integrante / Maria Aparecida da Silva - Coordenador / Maria Rita Neto Sales Oliveira - Integrante / Antonia Vitória Soares Aranha - Integrante / Suzana Lana Burnier Coelho - Integrante / Daisy Moreira Cunha - Integrante / Ana Maria Rabelo Gomes - Integrante.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
      Descrição: Este projeto - de ensino e pesquisa na área da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos-EPIEJA - envolve o intercâmbio de conhecimentos e ações nessa área entre o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais FAE-UFMG, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária, em Minas Gerais-CEFET-Januária, a Universidade Federal de Viçosa-UFV e a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais-FAE-UEMG. Envolve, assim, uma equipe multi institucional constituída de professores e pesquisadores que participam do projeto nessas Instituições. A equipe conta, ainda, com quinze alunos de mestrado e seis de doutorado das Instituições envolvidas e que desenvolvem estudos e pesquisas relacionados à EPIEJA. Estão registrados neste currículo apenas os alunos do CEFET-MG e os bolsistas da UFMG; neste último caso, as orientações são obviamente realizadas por docentes da FaE-UFMG. Também, no caso das Instituições participantes da pesquisa que não possuem pós-graduação stricto sensu, no tópico Equipe estão registrados apenas os Coordenadores do Projeto em cada Instituição. Registre-se que, no caso do CEFET-MG, o projeto envolve participantes de outras linhas do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, além dos participantes da Linha II. O projeto tem como objetivo geral: promover, desenvolver e consolidar, no âmbito teórico-prático, a área de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, por meio de ações voltadas para a melhoria da Pós-graduação stricto sensu, a formação de recursos humanos e a produção científica e tecnológica, desenvolvidas de forma integrada pelas instituições parceiras, nessa área. O projeto se desenvolve no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos PROEJA-CAPES/SETEC e possui financiamento dessas instituições. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Catharina Mesquita de Noronha - Integrante / Maria Rita Neto Sales Oliveira - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Catharina Mesquita de Noronha.
    8. 2006-2008. EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS EM AREAS DE REFORMA AGRARIA EM MINAS GERAIS: OS PROCESSOS EDUCATIVOS GESTADOS NO PROJETO "EDUCACAO, CAMPO E CONSCIENCIA CIDADA"
      Descrição: O projeto tem o objetivo de analisar os processos educativos gestados no interior do projeto de extensão "Educação, campo e consciência cidadã a partir das diferentes concepções de educação propostas pelos parceiros envolvidos em sua execução nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária em Minas Gerais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Vânia Aparecida Costa - Integrante / Gilvanice Barbosa Musial - Integrante / Lourdes Helena da Silva - Coordenador / Máricia Helena Nunes Monteiro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    9. 2001-2002. Projeto de Pesquisa: A Mercedes-Benz em Juiz de Fora: trabalho, emprego e renda
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Magda Neves - Integrante / NABUCO, Maria Regina - Coordenador.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    10. 1999-2000. Projeto de Pesquisa: Tecnologia, emprego e economia popular e solidaria em Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / João Antônio de Paula - Coordenador.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    11. 1997-1998. Projeto de Pesquisa: Modernizacao tecnologica e mudancas na organizacao do trabalho e nas politicas de mao-de-obra - um estudo de caso sobre a industria siderurgica.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Cândido Guerra Ferreira - Coordenador.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    12. 1990-1991. O campo epistemologico do trabalhar humano: abordagens e perspectivas.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Nagela Aparecida Brandao - Integrante / Magda Neves - Coordenador / Michel Le Ven - Integrante / Solange Simões - Integrante / Ricardo Carvalho - Integrante.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Paraninfa dos alunos do curso de Pedagogia na Colação de Grau, Faculdade de Educação da UEMG.. 2013.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    2. Professora homenageada pelos alunos do Curso de Pedagogia na Colação de Grau, Faculdade de Educação da UEMG.. 2006.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    3. Medalha Paulo Freire, SECAD - MEC Brasil.. 2005.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.
    4. Diploma de Menção Honrosa Pesquisador Júnior da UFMG, UFMG.. 1993.
      Membro: Nagela Aparecida Brandao.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. 17 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.MESA REDONDA: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2015. (Seminário).
    2. 17 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Parecerista de resumos inscritos no 17 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2015. (Seminário).
    3. 17 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Trabalho, Educação de Jovens e Adultos e Formação Profissional em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais. 2015. (Seminário).
    4. III EMEC Encontro Mineiro de Educação do Campo.Educação do Campo, Trabalho e Políticas Públicas. 2015. (Outra).
    5. VII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.GT 6 - Políticas de currículo e formação na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Outra).
    6. Sábado Temático da FaE - UEMG.O estudante da primeira série. 2014. (Outra).
    7. 15 Seminário de Pesquisa e Extensão.Avaliação de Resumos inscritos do 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2013. (Seminário).
    8. Seminário do Projeto educação do campo em construção: apropriaçãçãoo de materaial didático-pedagógico por educadores de jovens e adultos.Educação do campo em construção: apropriação de material didático pedagógico por educadores de jovens e adultos. 2013. (Seminário).
    9. 14 Seminário de Pesquisa e Extensão.Avaliação de resumos inscritos no 14 seminário de pesquisa e extensão. 2012. (Seminário).
    10. Oficina de trabalho sobre o tema "Política Fundiária" na Assembleia o Estado de Minas Gerais.Oficina de trabalho sobre Política fundiária. 2012. (Oficina).
    11. Encontro Mineiro de Educação do Campo.Interface Educação de jovens e adultos e educação do campo: dimensões da prática. 2009. (Encontro).
    12. IV Simpósio Trabalho e Educação: Gramsci, Política e Educação.A Questão Da Ideologia Em Gramsci. 2007. (Simpósio).
    13. Nono congresso do sindicato dos professores do estado de Minas Gerais. 2006. (Congresso).
    14. Simpósio internacional "Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidades".Trajetórias de trabalhadores rurais acampados e assentados de reforma agrária: memórias do trabalho rural em Minas Gerais. 2006. (Simpósio).
    15. III Simpósio Trabalho e Educação: NETE 10 anos.Gestão no Projeto Educação, campo e consciência cidadã: limites e desafios. 2005. (Simpósio).
    16. III Simpósio Trabalho e Educação: NETE 10 anos. 2005. (Simpósio).
    17. I Oficina de Formação de Educadores do PRONERA.I Oficina de Educadores de jovens e adultos da região do Triângulo e Alto Paranaíba. 2005. (Oficina).
    18. Os projetos de extensão na FaE.Experiência de EJA na região do Triângulo e Vale do Paranaíba. 2005. (Seminário).
    19. Seminários de apresentação dos resultados da pesquisa ?A Mercedes-Benz em Juiz de Fora: trabalho, emprego e renda?.A Mercedes-Benz em Juiz de Fora: trabalho, emprego e renda. 2000. (Seminário).
    20. I Ia. Semana da Iniciação Científica da UFMG.Impactos dos Programas de Qualidade sobre os modos de uso e gestão do trabalho. 1993. (Encontro).
    21. IIa. Semana Olhares sobre o Trabalho.O campo epistemológico do trabalho humano. 1992. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (21)
    1. BRANDAO, N. A.; NORONHA, A. C. M. ; SILVA, M. C. ; MARTINS, F. A. S.. III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. 2018. Outro
    2. BRANDAO, N. A.; MARTINS, F. A. S. ; NORONHA, A. C. M.. Juventudes e EJA. 2018. Outro
    3. BRANDAO, N. A.; MESQUITA DE NORONHA, ANA CATHARINA ; SILVA, M. C. ; MARTINS, F. A. S.. NEPEJA nos 50 anos da Pedagogia do Oprimido: EJA em espaços de privação de Liberdade. 2018. Outro
    4. BRANDAO, N. A.; ROSA, W. ; NORONHA, A. C. M. ; COSTA, V. A. ; MONTEIRO, M. H. N. ; SILVA, M. C.. Ciclo de Formação de Educadores - FETAEMG. 2016. Outro
    5. ROCHA, M. I. A. ; BRANDAO, N. A. ; ROSA, W. ; COSTA, V. A. ; MUSIAL, G. B. ; NORONHA, A. C. M. ; GODINHO, A. C. F.. III EMEC Encontro Mineiro de Educação do Campo. 2015. Outro
    6. BRANDAO, N. A.; COSTA, V. A. ; ROSENO, S. M.. Ciclo de Formação de Educadores - MST-MG. 2015. Outro
    7. MUSIAL, G. B. ; COSTA, V. A. ; BRANDAO, N. A. ; ROSA, W. ; MONTEIRO, M. H. N.. II Encontro Interinstitucional dePesquisa. 2014. Outro
    8. NORONHA, Ana Catharina Mesquita de; Musial, Gilvanice Barbosa ; BRANDÂO, Nágela Aparecida ; MONTEIRO, M. H. ; ROSA, Walquíria. Seminário Construção de Parcerias: Universidade do Estado de Minas Gerais e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. 2013. Outro
    9. MONTEIRO, M. H. ; BRANDÂO, Nágela Aparecida ; NORONHA, Ana Catharina Mesquita de ; COSTA, Vânia Aparecida ; ROSA, Walquíria ; Musial, Gilvanice Barbosa ; Rezende, R.M.G. Mostra fotográfica Educação, Campo e Consciência Cidadã. 2013. Exposição
    10. BRANDAO, N. A.; MONTEIRO, M. H. N. ; ROSA, W. ; COSTA, V. A. ; REZENDE, R. M. ; MUSIAL, G. B.. Cine NEPEJA: O Estudante da Primeira Série. 2013. Outro
    11. MUSIAL, G. B. ; BRANDAO, N. A. ; MONTEIRO, M. H. N. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W.. II Seminário do Projeto Educação do campo em construção: apropriação do material didático pedagógico por educadores de jovens e adultos. 2013. Outro
    12. MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A.. Primeira Semana Paulo Freire da Faculdade de Educação da UEMG. 2012. Outro
    13. BRANDAO, N. A.; MONTEIRO, M. H. N. ; MUSIAL, G. B. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W.. Roda de Conversa sobre o livro Letra e Terra. 2012. Outro
    14. NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. de P. M ; MICONI, E. G. ; MUSIAL, G. B. S. ; SIMIM, L. E. S. ; MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A. ; REZENDE, R. M. G. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W. M.. Comissão Organizadora do III Encontro Internúcleos do Observatório da Educação do Campo: Práticas em Educação de Jovens e Adultos, Letramento e Alternâncias Educativas (CAPES-INEP-Edital 056-2010), realizado no período de 28 a 30 de março de 2012. 2012. Outro
    15. BRANDAO, N. A.. Encontro Mineiro de Educação do Campo: seminário de Pesquisas Trabalho, Políticas públicas, movimentos sociais, educação do campo. 2009. (Outro).. . 0.
    16. NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. de P. M ; MICONI, E. G. ; MUSIAL, G. B. S. ; SIMIM, L. E. S. ; MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A. ; REZENDE, R. M. G. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W. M.. Comissão Organizadora do II Ciclo de Formação de Educadores - FETAEMG do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1o. Segmento do Ensino Fundamental - FETAEMG-MST (2007-2012), realizado no período de 31 de maio a 3 de junho de 2009. 2009. Outro
    17. NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. de P. M ; MICONI, E. G. ; MUSIAL, G. B. S. ; SIMIM, L. E. S. ; MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A. ; REZENDE, R. M. G. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W. M.. Comissão Organizadora do II Ciclo de Formação de Educadores - MST do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1o. Segmento do Ensino Fundamental - FETAEMG-MST (2007-2012), realizado no período de 26 a 29 de maio de 2009. 2009. Outro
    18. BRANDAO, N. A.; NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. P. M.. I Oficina de Formação de Educadores de Jovens e Adultos da Região do Triângulo-Alto Paranaíba do projeto Educação, campo e consciência cidadã. 2009. Outro
    19. NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. de P. M ; MICONI, E. G. ; MUSIAL, G. B. S. ; SIMIM, L. E. S. ; MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A. ; REZENDE, R. M. G. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W. M.. Comissão Organizadora do I Ciclo de Formação de Educadores - MST do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1o. Segmento do Ensino Fundamental - FETAEMG-MST (2007-2012), realizado no período de 5 a 8 de maio de 2008. 2008. Outro
    20. NORONHA, A. C. M. ; PENNA, J. M. de P. M ; MICONI, E. G. ; MUSIAL, G. B. S. ; SIMIM, L. E. S. ; MONTEIRO, M. H. N. ; BRANDAO, N. A. ; REZENDE, R. M. G. ; COSTA, V. A. ; ROSA, W. M.. Comissão Organizadora do I Ciclo de Formação de Educadores - FETAEMG do Projeto Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1o. Segmento do Ensino Fundamental - FETAEMG-MST (2007-2012), realizado no período de 8 a 10 de maio de 2008. 2008. Outro
    21. BRANDAO, N. A.; LAGES, P. A.. I Oficina de Formação de Educadores de Jovens e Adultos da Região do Triângulo-Alto Paranaíba. 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Nagela Aparecida Brandao ⇔ Ana Catharina Mesquita de Noronha (4.0)
      1. FERREIRA GODINHO, ANA CLÁUDIA ; APARECIDA BRANDÃO, NAGELA ; MESQUITA DE NORONHA, ANA CATHARINA. CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIREANO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DE MULHERES TRABALHADORAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE). v. 42, p. 020-36, issn: 1981-8416, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NORONHA, Ana Catharina Mesquita de; MICONI, E. ; OLIVEIRA, Heli Sabino ; Musial, Gilvanice Barbosa ; FERREIRA, Glícia K. W. ; BARROS, Josemir Almeida ; SILVA, L. H. ; MONTEIRO, M. H. ; BRANDÂO, Nágela Aparecida ; Rezende, R.M.G ; COSTA, Vânia Aparecida ; ROSA, Walquíria. Relatório Técnico Final referente ao projeto ?Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1º segmento do Ensino Fundamental (2005-2007)?. 2007.
        [ busca Google | busca Bing ]
      3. NORONHA, Ana Catharina Mesquita de; MICONI, E. ; OLIVEIRA, Heli Sabino ; Musial, Gilvanice Barbosa ; FERREIRA, Glícia K. W. ; BARROS, Josemir Almeida ; SILVA, L. H. ; MONTEIRO, M. H. ; BRANDÂO, Nágela Aparecida ; Rezende, R.M.G ; COSTA, Vânia Aparecida ; ROSA, Walquíria. Relatório Técnico Parcial referente ao projeto ?Educação, Campo e Consciência Cidadã: 1º segmento do Ensino Fundamental (2005-2007)?. 2006.
        [ busca Google | busca Bing ]
      4. NORONHA, Ana Catharina Mesquita de; MICONI, E. ; FERREIRA, Glícia K. W. ; SILVA, L. H. ; MONTEIRO, M. H. ; BRANDÂO, Nágela Aparecida ; LAGES, Paulo Augusto ; Rezende, R.M.G ; COSTA, Vânia Aparecida. Relatório Técnico Final referente ao projeto ?Educação, Campo e Consciência Cidadã (2003-2004)?. 2004.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nagela Aparecida Brandao ⇔ Sérgio Antônio Silva (1.0)
      1. BRANDAO, N. A. Avaliação de Resumos inscritos do 14 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2012. Comissão de Avaliação
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Nagela Aparecida Brandao ⇔ Lázaro Eustaquio Silva Simim (1.0)
      1. SIMIM, L. E. S.; Musial, Gilvanice B. da S. ; Brandão, Nágela ; MIRANDA, V. R.. Saberes da Formação na Educação do Campo. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05