teste-01

Luiz Alberto Bavaresco de Naveda

Luiz Naveda é graduado em Música (Bacharelado em Violão) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1995-1999), mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000-2002), doutor em Ciências da Arte (Musicologia, 2006-2011) e pós-doutor pela Universidade de Gent (2011). Possui ainda formação técnica em Eletrônica (Coltec, 1991-1994). Tem atuado na área de Artes e Cultura a partir de um amplo espectro multidisciplinar como produções em performance musical, instalações interativas e artísticas, design sonoro, música, vídeo e interação para dança, projetos artísticos e publicitários, arquitetura em papal, cartonagem e fotografia (ver portfolio em http://naveda.info). Os campos investigação científica atual orbitam sobre as relações entre dança e música e incluem interações com os campos de recuperação de dados musicais (MIR), análise de movimento, análise de dança, sistemas interativos, computação musical, educação musical, acústica musical e psico-acústica e preservação de acervos sonoros (ver publicações e projetos nas áreas). Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo do gesto musical no movimento humano, dança e música, utilizando computação aplicada ao áudio musical e dados de captura de movimento. Tem se dedicado à análise de culturas musicais-coreográficas como, por exemplo, o Samba Afro-Brasileiro, além de improvisação em dança contemporânea privilegiando abordagens cruzadas entre música e dança. Atua como artista independente, compositor, designer de mídia e sistemas interativos e professor do ensino superior. Atuou como consultor e desenvolvedor na área de software e hardware para aplicações musicais e multimídia interativa. Desde julho de 2013 ocupa o cargo de Professor de Musicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde atua em programas graduação, pós-graduação e extensão (ver http://edu.naveda.info). Foi coordenador (2017-19) do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG (http://ppgartes.uemg.br/) e atua agora como sub-coordenador, professor permanente da linha de pesquisa "Processos de formação, mediação e recepção.". É lider do Grupo de Pesquisa "Corpuslab" (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9038757427739421) http://www.corpuslab.info. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7548404799385296 (13/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música, Centro de Pesquisa. Rua Riachuelo - 1321 Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34798301 URL da Homepage: esmu.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2019-Atual. Estrategias de representacoes do movimento no contexto de salvaguarda de patrimonio imaterial em manifestacoes de musica e danca
      Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Marina Fares Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    2. 2018-Atual. Cognicao, materialidade e culturas musicais: uma perspectiva experimental sobre as relacoes epistemicas entre musicos, bailarinos e objetos
      Descrição: A evolução do plano de estudos das ciências cognitivas tem aberto o campo das teorias da arte para compreender a materialidade dos objetos do cotidiano na formação do que chamamos de conhecimento artístico. Estes objetos epistêmicos que mediam, ampliam, limitam e alteram nossa mediação com a realidade estão também espalhados nos domínios da cultura, em especial as culturas musicais e principalmente as culturas populares. Neste projeto, nos concentramos nas relações de produção de conhecimento que emergem na interação dos artistas com seus objetos e agentes externos. Mais especificamente, o projeto se concentra nas interações entre músicos, bailarinos sobre seus objetos materiais e imateriais. Para estudar estas relações, primeiramente, descrevemos as interações originais entre pessoas e objetos a partir de dados quantitativos utilizando captura de movimento e dados de sensores. Em um segundo momento, desenhamos experimentos onde as interações originais são alteradas a partir de modificação dos objetos ou da proposição de limitações de interação. A comparação entre interação original e interações alteradas permite observar como as propriedades dos objetos alteram as formas de interação e influenciam o que chamamos de conhecimento musical, posto em ação pelo músico e bailarino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Marília Nunes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    3. 2016-2017. Aprofundamento da atuacao em pesquisa e desenvolvimento do projeto ?Relacoes entre movimento humano e musica atraves de diferentes contextos e identidades culturais?
      Descrição: O plano de trabalho tem como objetivo ampliar o escopo e impacto das ações de pesquisa do autor como coordenador do projeto de pesquisa ?Relações entre movimento humano e música através de diferentes contextos e identidades culturais? (FAPEMGI, CHE - APQ-02689-15). Esta ampliação está apresentada na forma de novas atividades de coleta de dados de movimento em 3 a 4 contextos culturais destinos, no desenvolvimento tecnológico executado a partir de ferramentas computacionais e na disseminação das ferramentas e formulações na comunidade por meio de publicações e ações de ensino e extensão. É esperado a publicação de 3 produções bibliográficas e 1 software resultantes do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    4. 2016-Atual. Relacoes entre movimento humano e musica atraves de diferentes contextos e identidades culturais.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    5. 2014-Atual. Ekphrasis: um estudo sobre gesto musical e coreografico atraves de ferramentas de registro do corpo na iconografia musical.
      Descrição: Desde os primeiros indícios das relações entre homem, música e dança às interconexões multimídia presentes contemporaneidade, nos referimos à ima- gens retratando um corpo que toca ou que dança. Esse conjunto de imagens repletas de representações de um corpo humano serviu, no entanto, para o de- senvolvimento de visões rigidamente disciplinares e lineares do fazer musical, que frequentemente ignoram a estrutura e o significado do corpo na imagem. Por um lado, a aversão à um conhecimento do corpo pode estar relacionada à perspectiva Cartesiana de oposição mente-corpo que ainda permeia nosso discurso e nossas observações. Entretanto, ela pode também estar ligada à simples falta de ferramentas metodológicas que permitam religar estes corpos ao seu espaço original, multidimensional, à suas relações com o contexto, reg- istros e referências musicais. Neste projeto, abordamos este problema por meio da criação de soluções metodológicas e tecnologias que permitam registrar e anotar o corpo através da aferição de suas posições no espaço tridimensional a partir da imagem bidimensional. A metodologia envolve o desenvolvimento de uma aplicação-piloto e uma aplicação direcionada ao usuário final. A partir das primeiras versões dos aplicativos serão realizados estudos de caso em ac- ervos da iconografia musical. É esperado que os resultados lancem uma nova perspectiva para a metodologia de análise de acervos musicais e coreográficos bem como permitam a recondução das noções de conhecimento incorporado nas artes musicais e coreográficas. Esperando decisões sobre financiamento na FAPEMIG (2). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    6. 2013-Atual. Conhecimento incorporado na musica e danca: tecnologias de representacao e analise intertextual do movimento e som
      Descrição: O objetivo deste projeto é propor novas formas de representação e análise que permitam observar o cruzamento das modalidades de dança e música em determinados fenômenos culturais. As tecnologias utilizadas nestas representações se fundamentam nas capacidades de representação da multimídia computacional, sistemas interativos e técnicas de visualização de dados. As fontes de análise serão estruturadas sobre descritores de movimento e som presentes na literatura das ciências cognitivas e sobre estado-da-arte das tecnologias de captura e análise de movimento e som. O campo de estudos de caso engloba os fenômenos culturais intertextuais, sobretudo as manifestações presentes nas culturas coreográficas e musicais populares e tradicionais. Setores de impacto incluem as áreas de acervos de dança e música, arte digital e patrimônio imaterial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 4
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    7. 2006-2011. Gesture in Samba
      Descrição: Music and dance cannot be easily dissociated in the culture of Afro-Brazilian samba. Together, these experiences convey a sort of unified gesture, or cross-modal gesture, which is acquired and performed through sound, movement and other modalities. In this study, we investigate how this gesture is mod-eled through sound and movement and how the interdependence between these modalities has influenced samba music and samba dances. Starting from commercial audio excerpts and field recordings, we demon-strated that samba is characterized by particular micro-timing deviations, as well as an unclear configuration of periodicities in the metrical structure of mu-sic. From motion capture and video recordings of dance, we developed methods that allow the description of gestures in terms of shapes and spatiotemporal ref-erence frames. The applications of these methods to data-sets of motion capture recordings of samba dances show that the musical meter is indeed strongly rep-resented in the gestures and in the dance space. In addition, we argue that the metric signature of samba music may actually be dependent on the metric structure of dance. The research shows that the sounding structure of samba cannot be fully understood without taking into consideration the role of the human body and the structure of dances. However, characteristic models of samba dances and music are beyond invariant properties of repetitive gestures or rhythm motives. More research is needed in order better understand the involvement of cultural factors in the structure of dances and music forms.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa / BOF - Ghent University - Bolsa.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    8. 2004-2006. Projeto Radio Inconfidencia de Belo Horizonte: conservacao e criacao de um nucleo de excelencia para guarda de acervos sonoros e partituras
      Descrição: Rádio Inconfidência is a radio station serving Belo Horizonte, Minas Gerais and the central portion of the state in Brazil. It was one of the first state radios in Brazil and started to broadcast in 1936. The ?Radio Inconfidência archive? is a repository of collections of LP?s and scores that includes items ranging from late 40?a to 1980?s (30000 LP?s and 10000 scores). The project aimed at organizing the routines for accommodation, restoration and cataloging of scores and sound recordings. We developed a set of methodologies to identify and restore audio and score information using a minimum of physical manipulation of records. The methods were strongly based on the use of image processing, annotation and web-services.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Domingos Sávio Lins Brandão - Integrante / Luiz C. L. GONÇALVES - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    9. 2004-2006. Laboratorio de Pesquisa, Registro e Performance Multimidia
      Descrição: As mídias, a imagem, e a música têm experimentado profundas transformações nos últimos anos. A convergência digital atingiu a maioria das técnicas, metodologias e práticas musicais e, mesmo sem dispor de um parque tecnológico mínimo, a Escola de Música - UEMG (ESMU) tem apresentado resultados estruturados, na forma de uma extensa produção artística e significante atuação científica. Este projeto estrutura os suportes tecnológicos a expansão da produção e resultados científicos na comunidade acadêmica da ESMU e aproximação com as principais características tecnológicas das práticas científicas de pesquisa em música atual. Estes suportes se materializam em um laboratório sistematicamente apoiado em tecnologia digital com diversas capacidades de diálogo interdisciplinar, mobilidade e depreciação tecnológica mínima ao longo prazo. As estruturas do laboratório se conectam com projetos de pesquisa já existentes na ESMU e incentivam as demandas atuais no campo de multimídia, registro sonoro e etnomusicológico, métodos de avaliação musical à distância, preservação e divulgação de acervos históricos e artísticos, entre outros. Linhas de articulação de pesquisa com outras unidades da UEMG podem ser geradas alem de bases para a criação de novos cursos, ênfases e vocações dentro da Escola de Música.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador / Antônio Carlos Guimarães - Integrante / Domingos Sávio Lins Brandão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.
    10. 2000-2001. The timbre and the loudness of the classical guitar: An acoustic and psychoacoustic approach
      Descrição: The problem of the loudness in the classical guitar was inherited from its an-cestors like the lute and vihuela and has affected the performance, construction and composition works to this instrument. New technologies have presented solutions such as the use of new materials in guitar?s construction, strings and high fidelity amplification without resulting in broad and significant changes. The guitar player uses technical recourses of guitar performance technique try-ing to increase the loudness. In this work, some of the most used recourses in guitar technique were analyzed together with a review of the main topics of the guitar acoustics and psychoacoustics. An original methodology based on sub-jective tests and analysis of spectral components, describe the influence of the main factors in the guitar?s timbre and loudness perception. The results show a loudness dependency to decay and transients at the beginning of the attack. The loudness of the guitar?s recourses often used to increase the loudness such as apoiado attack, seems not to depend significantly of the timbre attribute. Os problemas com o volume sonoro no violão clássico, herdado de seus antepassados como o alaúde e a vihuela, têm influenciado a performance, construção e composição de obras para estes instrumentos. Novas tecnologias têm apresentado soluções como a utilização de novos materiais na construção do violão, confecção de cordas e possibilidades de amplificação de alta-fidelidade, sem no entanto, resultar em mudanças significativas e abrangentes. O violonista por sua vez, utiliza recursos da técnica do instrumento na tentativa de otimizar a percepção do volume. Neste estudo, alguns dos recursos mais utilizados da técnica violonística foram analisados em conjunto com uma revisão dos principais tópicos da acústica do instrumento e psicoacústica. Uma metodologia original de equalização do volume de sons impulsivos foi proposta, para que, através de testes subjetivos e análises. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda - Coordenador.
      Membro: Luiz Alberto Bavaresco de Naveda.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. Motion Bank Lab Brazil.Dance representation using motion capture. 2019. (Encontro).
    2. NIME 2019 New Interfaces for Musical Expression. The design of technological interfaces for interactions between music, dance and garment movements. 2019. (Congresso).
    3. ICMPC15/ESCOM10 - 15th International Conference on Music Perception and Cognition and 10th triennial conference of the European Society for the Cognitive Sciences of Music. Variability, complexity and gender in musical cultures: Insights from experiments with epistemological waste. 2018. (Congresso).
    4. RITMO International Motion Capture Workshop.Exploring advanced methods for capturing and analysing human music- related motion. 2018. (Outra).
    5. 13mo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Topos.sonification: a set of tools for interactive exploration of motion capture data. 2017. (Congresso).
    6. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).
    7. Workshop FAPEMIG-PUCP: promovendo pesquisa conjunta com o Peru. 2017. (Encontro).
    8. XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais.Representações do patrimônio imaterial como estratégias cognitivas incorporadas. 2016. (Simpósio).
    9. XXVI Congresso da ANPPOM. Organizador. 2016. (Congresso).
    10. 2nd Annual International Conference on Humanities Arts in a Global World. Music and dance representations at the crossroads of humanities and sciences. 2015. (Congresso).
    11. Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. A diversidade dos modos de conhecer a ecologia das experiências em música e dança. 2015. (Congresso).
    12. Seminário de Artes Digitais: questões emergentes e estado da arte.Pesquisa e desenvolvimento da arte para a captura de movimentos. 2015. (Seminário).
    13. 40th International Computer Music Conference (ICMC) / 11th Sound Music Computing conference. Topos toolkit for Pure Data: exploring the spatial features of dance gestures for interactive musical applications. 2014. (Congresso).
    14. Rhythm Workshop: Cross-Disciplinary and Multi-Cultural Perspectives on Musical Rhythm and Improvisation II. Repetition without repetition: insights from rhythmic variability in music and dance. 2014. (Congresso).
    15. Primeiro encontro de Egressos da Escola de Música da UEMG.Articulações entre a formação universitária em música e os campos de atuação profissional. 2013. (Encontro).
    16. Undécimo Encuentro de Ciencias Cognitivas de la Música. Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures: Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. 2013. (Congresso).
    17. A música e suas medidas.Music and dance in Afro-Brazilian Samba. 2011. (Seminário).
    18. Concepções contemporâneas em dança.Dança, Linguagem e Espaços Tecnológicos. 2011. (Seminário).
    19. Projeto e Utilização de Instrumentos Musicais Digitais. 2011. (Seminário).
    20. X Encontro de Ciencias Cognitivas de la Música. Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. 2011. (Congresso).
    21. Sysmus10 - Third International Conference of Students of Systematic Musicology. 2010. (Congresso).
    22. SBCM 2009 ? 12th Brazilian Symposium on Computer Music.Multidimensional microtiming in Samba music. 2009. (Simpósio).
    23. SMC09-6th Sound and Music Computing Conference. Accessing structure of samba rhythms through cultural practices of vocal percussions. 2009. (Congresso).
    24. 5th Enactive International Conference ENACTIVE 2008. Representation of Samba dance gestures, using a multi-modal analysis approach. 2008. (Congresso).
    25. ARTECH 2008. 4th International Conference on Digital Arts. Sonification of Samba dance using periodic pattern analysis. 2008. (Congresso).
    26. 1o Seminário UEMG - CAMPUS.1o Seminário UEMG - CAMPUS. 2005. (Seminário).
    27. XIV Encontro Anual da ABEM. XIV Encontro Anual da ABEM. 2005. (Congresso).
    28. XIV Encontro Anual da ABEM. Inovação, anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. 2005. (Congresso).
    29. Seminário de Integração - ensino Superior, Ciência e tecnologia.Seminário de Integração - ensino Superior, Ciência e tecnologia. 2004. (Seminário).
    30. Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da ESMU/UEMG.Palestra: Acústica do Timbre do Violão. 2002. (Seminário).
    31. I Encontro de Extensão, II Encontro de Pesquisa da UEMG. 2001. (Congresso).
    32. I Seminário Internacional de Performance Musical. 2001. (Seminário).
    33. X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Bases cognitivas para ações na formação musical de populações periféricas de Belo Horizonte: uma abordagem experimental da visão musical do aluno. 2001. (Congresso).
    34. XIII Encontro Nacional da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2001. (Congresso).
    35. 1º Seminário de Avaliação do Programa Arena da Cultura - Programa de Descentralização Cultural. 1999. (Seminário).
    36. III Seminário de Extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais - Ientidade e Cidadania..III Seminário de Extensão da Universidade Estadual de Minas Gerais - Ientidade e Cidadania.. 1998. (Seminário).
    37. 5ª SBPC Jovem, Atividade integrante da 49ª Reunião anual da SBPC. UFMG. 1997. (Congresso).
    38. Encontro Nacional de Violão da Uni-Rio.Performance. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. Naveda, Luiz. 1a Escola do Sul de Movimento e Música. 2018. (Outro).. . 0.
    2. Naveda, Luiz; Maurício Alves Loureiro ; FERIGATO, A. ; Magalhães, Tairone. Supervisor da SysMus 2018 - Second International Conference of Students of Systematic Musicology. 2018. Congresso
    3. Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).. . 0.
    4. Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).. . 0.
    5. Naveda, Luiz Alberto Bavaresco. 16th Brazilian Symposium on Computer Music. 2017. (Congresso).. . 0.
    6. Luiz Naveda. Coordenação Científica e programação visual do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2016. (Congresso).. . 0.
    7. Naveda, Luiz. Moderador de sessão: Cognição Musical. 2013. (Congresso).. . 0.
    8. Naveda, Luiz. Moderador de sessão. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. Naveda, Luiz. SysMus09. 2009. (Congresso).. . 0.
    10. Maurício Alves Loureiro ; Naveda, Luiz Alberto Bavaresco ; MOTA, D. A. ; Magalhães, Tairone ; FERIGATO, A.. International Conference of Students of Systematic Musicology). 2008. Congresso
    11. Naveda, Luiz. XiV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM. 2005. (Congresso).. . 0.
    12. Naveda, Luiz. Master-class Eva Fampas. 2003. (Outro).. . 0.
    13. Naveda, Luiz. Master-Class Fábio Zanon. 2003. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Ana Consuelo Ramos (1.0)
      1. Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; MEIRA, Sandra Alves. Participação no recital Jovem Músico BDMG, 17/10/2002. 2002.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Cenira Boaventura Schreiber (1.0)
      1. NASCIMENTO, Guilherme; ALEIXO, C. ; SCHREIBER, C. (Cenira Schreiber). Apresentação da composição musical ?Todas as rosas são brancas?, para viola e piano, com Carlos Aleixo e Cenira Schreiber, no 43rd International Viola Congress, em 07 de outubro de 2016, Sala Maffei (Camera di Commercio), Cremona (Itália). 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Daniel Córdova Christófaro (1.0)
      1. Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; CHRISTÓFARO, Daniel ; Duarte, V.. Recital de Violão. 2002.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Domingos Sávio Lins Brandão (1.0)
      1. BRANDÃO, Domingos Sávio Lins; Lucio Otavio Gomes ; Luis Alberto Bavaresco Naveda. RARI - Projeto Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. 2005. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Gislene Marino Costa (1.0)
      1. RAMOS, Ana Consuelo ; MARINO COSTA, Gisele ; MARINO, Gislene. ; MARQUES, Thaïs. Canções daqui e de além mar - Concerto de Corais Infantis e Infanto-Juvenil. 2001.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Guilherme Silveira do Nascimento (1.0)
      1. NASCIMENTO, Guilherme; ALEIXO, C. ; SCHREIBER, C. (Cenira Schreiber). Apresentação da composição musical ?Todas as rosas são brancas?, para viola e piano, com Carlos Aleixo e Cenira Schreiber, no 43rd International Viola Congress, em 07 de outubro de 2016, Sala Maffei (Camera di Commercio), Cremona (Itália). 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Helder da Rocha Coelho (1.0)
      1. Naveda, Luiz; Bragança, Maria ; Addy, Mustapha Tettey ; MAGALHÃES, Antônio Carlos. Alma Barroca. 2002.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Lissandra Sampaio Ribeiro (1.0)
      1. RIBEIRO, Lissandra Sampaio; (Flauta Doce) ; Hudson Flávio Meneses Lacerda (Violão) ; Carla Silva Reis (Pianista Convidada). RECITAL DE MÚSICA BRASILEIRA - FLAUTA DOCE E VIOLÃO / FLAUTA DOCE E PIANO, no Auditório Fernando Coelho da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, ESMU / UEMG, Belo Horizonte - MG. 2001.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Luiz Alberto Bavaresco de Naveda ⇔ Rodrigo Miranda de Queiroz (1.0)
      1. Naveda, Luiz; Ramos, Ana Consuelo ; MEIRA, Sandra Alves. Participação no recital Jovem Músico BDMG, 17/10/2002. 2002.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04