teste-01

Guilherme Silveira do Nascimento

Professor da UEMG. Doutor em Música pela UNICAMP, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Bacharel em Composição pela UFMG. Coordenador do Centro de Música Contemporânea da Escola de Música da UEMG. Autor dos livros "Os sapatos floridos não voam" (SP: Annablume; BH: FAPEMIG, 2012) e "Música menor" (SP: Annablume/FAPESP, 2005) e dos CDs "Guilherme Nascimento - música de câmara, vols 1 e 2" (BH: Fundação de Educação Artística, 2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: interação música/literatura/pintura, ópera, música contemporânea brasileira e música dos séculos XX e XXI. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8547911360551007 (19/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. Rua Riachuelo 1321 Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34798302 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Resgate e conservacao da musica erudita belorizontina contemporanea
      Descrição: O presente projeto pretende contribuir para que a música erudita contemporânea, composta na cidade de Belo Horizonte, deixe de ser uma arte confinada aos guetos e passe a integrar a vida da sociedade. Tem, como meta principal, o resgate de uma parte dessa arte, através do levantamento, recuperação, restauro e digitalização de obras de compositores residentes em Belo Horizonte. Para o presente projeto serão levantadas as obras compostas pelos compositores objeto deste estudo e escolhidas as obras mais representativas. Como algumas das partituras encontram-se, ainda, em manuscrito autógrafo, as obras deverão ser, primeiramente, restauradas para, em seguida, procedermos com a digitalização da partitura por meio do software Finale. Como resultado final criaremos um banco de dados com estas obras, incorporado ao Centro de Música Contemporânea da Universidade do Estado de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Guilherme Silveira do Nascimento - Coordenador / Bernardo Jorge Pereira - Integrante / Amanda Moreira de Souza - Integrante.
      Membro: Guilherme Silveira do Nascimento.
    2. 2014-Atual. Notas de compositores
      Descrição: O presente projeto tem como metas registrar e difundir as ideias e o fazer artístico de compositores brasileiros e estrangeiros vivos e atuantes no cenário musical internacional, mediante a organização de textos de autoria dos artistas, bem como de terceiros, e a publicação de livros/CDs que dialoguem com a arte dos artistas em questão. Tem, como objetivos: - Registrar o fazer artístico de personalidades relevantes para a constituição da cultura contemporânea no que tange a Música e suas relações; - Incentivar a produção e disseminação de conhecimentos da área de Música; - Fomentar e divulgar novas perspectivas e ideias na área de Música, bem como de seus autores; - Fortalecer a vocação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais como centro de discussão e fomento do pensamento contemporâneo no campo da Música.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Guilherme Silveira do Nascimento - Coordenador / José Antônio Baêta Zille - Integrante / Roger Canesso - Integrante.
      Membro: Guilherme Silveira do Nascimento.
    3. 2011-2013. Opera: pesquisa e composicao de uma opera brasileira contemporanea
      Descrição: O atual projeto pretende, através de pesquisa sistemática da produção operística universal (pesquisa histórica, musical e dramática), lançar as bases para a composição de uma ópera brasileira contemporânea. Tem, como objetivos gerais: contribuir para uma maior aproximação entre música, literatura e teatro; contribuir para o alargamento das amostragens estilísticas da música brasileira erudita contemporânea, no que diz respeito ao gênero operístico. Como objetivo específico: a composição de uma ópera. A presente pesquisa traz os seguintes enfoques metodológicos: ENFOQUE HISTÓRICO: estudo da história da ópera, das suas origens aos dias atuais; estudo da evolução da linguagem operística quanto ao aspecto dramático; estudo da evolução da linguagem operística quanto ao aspecto musical; ENFOQUE ANALÍTICO-MUSICAL: análise sistemática das obras mais representativas do repertório operístico; ENFOQUE LITERÁRIO: identificação, na produção teatral de Minas Gerais, de um texto que contenha as qualidades necessárias para que possa ser utilizado na composição da nova ópera; participação ativa na transformação do texto literário em libreto da ópera; ENFOQUE COMPOSICIONAL: composição da ópera; confecção da partitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Silveira do Nascimento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Guilherme Silveira do Nascimento.
    4. 2011-2012. Publicacao do livro "Os sapatos floridos nao voam: processos criativos compartilhados entre musica, literatura e pintura".
      Descrição: O presente projeto visa a revisão e transformação da tese de Doutorado do autor em livro, e sua publicação pela Editora Annablume (São Paulo), com apoio financeiro da FAPEMIG. O Doutorado foi defendido na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No âmbito do Doutorado Sandwich foram realizadas pesquisas de campo em Paris, Milão, Veneza, Florença, Pompéia e Roma. Neste estudo, mediante a análise de diversas obras de arte do presente e do passado, procurou-se evidenciar alguns processos criativos comuns, notadamente na música, literatura e pintura, como auxílio à compreensão do fazer artístico. Ao se encontrar alguns procedimentos recorrentes na pintura e na literatura, verificou-se suas possíveis transposições para a música, enquanto ocorrência nas obras musicais do repertório tradicional e enquanto possibilidades de composição de novas obras. A originalidade do estudo se deu, então, na confluência destas três artes e na descoberta de como elas se interligam por processos criativos comuns. Partindo da literatura e da pintura, propõe-se novas maneiras de compor, analisar e ouvir música.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Guilherme Silveira do Nascimento - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Guilherme Silveira do Nascimento.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. Alziamo il Volume ? Incontri con l'Autore (XII edizione) - Conservatorio di Musica di Santa Cecilia in Roma.Edgar Alandia, compositore boliviano.. 2020. (Encontro).
    2. Festival "Viva os mestres".3 palestras sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, Chopin e Strauss (7 a 9/ago/2014). 2014. (Encontro).
    3. Festival Mozart e suas influências.Apresentação de 4 palestras sobre Mozart: sua vida e obra (dias 21 a 24/out/2013). 2013. (Encontro).
    4. Festival 200 anos de Liszt.Apresentação de 5 palestras sobre Liszt: sua vida e obra. 2011. (Encontro).
    5. IV Seminário de música brasileira.Lançamento do Centro de Música Contemporânea da UEMG. 2011. (Seminário).
    6. IX Seminário integrado dos cursos de graduação e VIII Seminário de progressos da ESMU-UEMG.As linhas de pesquisa da ESMU-UEMG. 2011. (Seminário).
    7. Projeto Viva Música.Os sapatos floridos não voam. 2011. (Outra).
    8. Festival Chopin e Schumann.Apresentação de 5 palestras sobre Chopin e Schumann: vida e obra. 2010. (Encontro).
    9. Festival Villa-Lobos.Apresentação de 5 palestras sobre Villa-Lobos: sua vida e obra. 2009. (Encontro).
    10. II Seminário de Música Brasileira da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.Aspectos da composição de Heitor Villa-Lobos. 2009. (Seminário).
    11. Brno International Musicological Colloquium. Music from the universities versus music from the concert halls. 2006. (Congresso).
    12. XVI Congresso da ANPPOM. A Escola de Viena e a manipulação da história. 2006. (Congresso).
    13. 33rd Annual Congess of the Society for Spanish and Portuguese Historical Studies. Music in the Portuguese America: the discovery of a manuscript in square notation in Santa Luzia/MG. 2003. (Congresso).
    14. V Forum CLM. O papel dos copistas na vida musical mineira nos séculos XVIII e XIX. 2002. (Congresso).
    15. IV Semana de Encontros de Educação Artística.Música colonial mineira. 2001. (Seminário).
    16. I Colóquio dos Cursos de Especialização da EM-UFMG.Acervos musicais mineiros: estudo dos copistas atuantes na vida musical mineira nos séculos XVIII e XIX - São João del Rey. 1999. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. NASCIMENTO, Guilherme. Encontros com o compositor: Fernando Riederer (Viena). 2015. (Outro).. . 0.
    2. NASCIMENTO, Guilherme; BELEM, A.. VI Seminários de Música Brasileira e II Seminários de Música Contemporânea. 2013. Outro
    3. NASCIMENTO, Guilherme; BASTOS, M.. V Seminários de Música Brasileira e I Seminários de Música Contemporânea. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Alice Martins Belém Vieira (2.0)
      1. RODRIGO, S. ; BELÉM, Alice ; AMORIM, F. ; BRANCO, M. C. ; CYRINO, M.. Apresentação, na I Mostra de Composições ?Eu Gostaria de Ouvir?, na Fundação de Educação Artística (BH), por seleção mediante edital, das composições musicais "A cidade dos telhados azuis", para violão solo, pelo violonista Flávio Barbeitas; e "Na pegada do boi", para clarone e viola, pelo clarinetista Flávio Ferreira e violista Carlos Aleixo. 2008.
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. RODRIGO, S. ; BELÉM, Alice ; AMORIM, F. ; BRANCO, M. C. ; CYRINO, M.. Gravação da composiçao musical "A cidade dos telhados azuis", no CD Eu gostaria de ouvir 2008, promovido pela UFMG, Fundação de Educação Artística (BH) e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, pelo violonista Flávio Barbeitas. 2008.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Andréa Peliccioni Sobreiro (1.0)
      1. SOBREIRO, A. P. ; NASCIMENTO, Guilherme. Revisão e edição crítica da canção Renascença, de Edmundo Villani-Côrtes. MODUS - REVISTA DA ESCOLA DE MÚSICA DA UEMG. v. 11, p. 77-95, issn: 1679-9003, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Cenira Boaventura Schreiber (1.0)
      1. NASCIMENTO, Guilherme; ALEIXO, C. ; SCHREIBER, C. (Cenira Schreiber). Apresentação da composição musical ?Todas as rosas são brancas?, para viola e piano, com Carlos Aleixo e Cenira Schreiber, no 43rd International Viola Congress, em 07 de outubro de 2016, Sala Maffei (Camera di Commercio), Cremona (Itália). 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ José Antônio Baêta Zille (1.0)
      1. NASCIMENTO, G. S. (Org.) ; ZILLE, J. A. B. (Org.) ; CANESSO, R. (Org.). Série diálogos com o som: a música dos séculos 20 e 21. 1 ed. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014. v. 1, p. 143.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Luiz Alberto Bavaresco de Naveda (1.0)
      1. NASCIMENTO, Guilherme; ALEIXO, C. ; SCHREIBER, C. (Cenira Schreiber). Apresentação da composição musical ?Todas as rosas são brancas?, para viola e piano, com Carlos Aleixo e Cenira Schreiber, no 43rd International Viola Congress, em 07 de outubro de 2016, Sala Maffei (Camera di Commercio), Cremona (Itália). 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Moacyr Laterza Filho (1.0)
      1. NASCIMENTO, G. S. (Org.) ; ZILLE, J. A. B. (Org.) ; CANESSO, R. (Org.). Série diálogos com o som: a música dos séculos 20 e 21. 1 ed. Barbacena: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2014. v. 1, p. 143.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Guilherme Silveira do Nascimento ⇔ Paulo Sérgio Malheiros dos Santos (1.0)
      1. SANTOS, Paulo Sérgio Malheiros dos. Encarte para o CD da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Alberto Nepomuceno, Symphony in G minor. O Garatuja - Prelude, Série Brasileira. Britten: concerto para violino Op.15. Belo Horizonte: Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2019. Texto para encarte de CD
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03