teste-01

Afonsina Maria Ferreira

Possui graduação em Filosofia - Autarquia Municipal do Ensino de Poços de Caldas (1987), graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira (1996), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira (1995), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016) e Mestrado em Bioética pela Universidade do Vale do Sapucaí (2010). Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais e de Geografia do Ensino Fundamental II da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas - MG. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, currículo, formação docente, estágios , pedagogia e ensino. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7197079324136331 (23/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Avenida Padre Cletus Francis Cox , 300 Country Club 37701355 - Poços de Caldas, MG - Brasil Telefone: (35) 37143004 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2013-2015. Escola Estadual David Campista: 90 anos de Historia e Representacoes Sociais em Pocos de Caldas: 1922-1912
      Descrição: Historiar os 90 anos da E.E. David Campista, sua relevância para a formação social da cidade bem como as representações construídas in loco pelos autores envolvidos acerca da escola e seus nexos com a existência desta escola em Poços de Caldas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Afonsina Maria Ferreira - Integrante / Vera Lúcia do Lago Souza - Coordenador / Carlos Roberto de Oliveira Costa - Integrante.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    2. 2013-2015. Contribuicao de um curriculo integrado na formacao docente dos primeiros egressos do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais- Unidade de Pocos de Caldas - MG.
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo analisar a atuação dos primeiros professores egressos do Curso de Pedagogia - Unidade de Poços de Caldas, formados sob a perspectiva de um Currículo Integrado em ação. Como se caracterizou o trabalho da primeira turma de professores egressos? Qual a opinião desses professores em relação a esse currículo integrado? Este possibilitou ( re) significações em suas práticas cotidianas? Esse estudo situou-se no campo das pesquisas qualitativas, com a metodologia da pesquisa - ação, entendendo a investigação científica como um processo no qual o investigador dialoga, de forma hermenêutica, com os dados da realidade observada; enfrenta dilemas ( teóricos e práticos) e toma decisões. Os resultados esperados permitiu-nos identificarmos nas entrevistas dos discentes egressos contribuições às reflexões e discussões sobre a influência de um Currículo Integrado em relação à formação docente. O projeto contou com a participação de três alunos bolsistas da Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais ( FAPEMIG) sendo uma bolsista do curso de Pedagogia UEMG/Poços de Caldas que foi selecionada pelo Edital 06/2013 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/UEMG//FAPEMIG e duas bolsistas BIC Jr. UEMG/CNPq/ FAPEMIG selecionadas pelo Edital 02/2013.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Afonsina Maria Ferreira - Coordenador / Rozeli Aparecida Vaz Lima - Integrante / Elizabeth de Fátima Flores - Integrante / Isabela de Assis da Silva - Integrante / Rafaela Jaqueline Chagas - Integrante.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    3. 2010-2011. A contribuicao da disciplina de Sociologia na formacao de pedagogos
      Descrição: A investigação teve como objetivo identificar nas respostas das primeiras egressas do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Poços de Caldas - MG, a disciplina de Sociologia como contribuição para a significação e (re) significação da prática docente dessas pedagogas. A pesquisa foi de natureza qualitativa e para alcançar o objetivo foi direcionado para 20 egressas responderem a seguinte problemática: A disciplina de Sociologia no curso de Pedagogia contribuiu para a significação e a (re) significação de sua prática docente? De que maneira as categorias pedagógicas de ensino, aprendizagem , avaliação, metodologia, didática, currículo, organização e planejamento articularam-se com a disciplina de Sociologia? A disciplina de Sociologia com os seus referenciais teóricos e metodológicos de análises possibilitaram de modo profícuo as análises e reflexões sobre a educação? A partir das análises dos questionários pôde se concluir que as pedagogas entrevistadas, consensualmente responderam que a disciplina de Sociologia possibilitou que as mesmas pudessem relacionar, articular essas categorias pedagógicas ás categorias críticas como: ideologia, reprodução cultural/social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência bem como também as categorias pós críticas como: identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber e poder, representação , cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade e multiculturalismo às categorias pedagógicas.. Nesse aspecto, identificou-se que as relações que as pedagogas estabeleceram às categorias pedagógicas foram proporcionadas pela fundamentação teórica e metodológica da disciplina de Sociologia da Educação que obtiveram no curso de Pedagogia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Afonsina Maria Ferreira - Coordenador / Paula Mari Sato - Integrante / Rosimar Ferreira de Andrade Lazaro - Integrante / Elisabete Maria Martinez Gomes Lonhi - Integrante / Edisa Maria Martins - Integrante.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    4. 2001-2001. As bacias hidrograficas e os mananciais existentes em Pocos de Caldas-MG
      Descrição: O presente projeto teve como objetivo desenvolver com os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental II da Escola Profissional Dom Bosco da cidade de Poços de Caldas - MG a consciência e importância do Ensino da História da Ciência no Ensino de Geografia. Participaram deste projeto 68 alunos , sendo 35 alunos da 5ª série Alfa e 33 alunos da 5ª série Beta.Para atender ao objetivo o projeto teve dois momentos distintos. O primeiro momento pautou-se em apresentar para estes alunos a história da ciência geográfica bem como os seus pressupostos e metodologias. A Geografia como ciência da natureza, seu objeto de estudo, a paisagem , o espaço natural , o espaço geográfico e a cartografia e análises e interpretações da carta topográfica da cidade de Poços de Caldas na escala de 1:5.000.000. O segundo momento estabeleceu-se na articulação entre Geografia, Cartografia Temática , Cartografia Topográfica e História da Ciência concomitante com análises de mapas temáticos e topográficos da cidade de Poços de Caldas e elaboração da carta topográfica de acordo com a carta original. O referencial teórico para as análises e a metodologia utilizada neste projeto que teve a duração de 8 meses, respaldaram-se nos pressupostos teóricos e metodológicos de Milton Santos para o Ensino de Geografia ; Cêurio de Oliveira para a Cartografia e Manuel Rebollo para a História do Ensino da Ciência. Os resultados da pesquisa permitiram que os alunos pudessem articular a História da Ciência às análises e confecções de mapas das bacias hidrográficas da cidade de Poços de Caldas e compreenderem o que é uma bacia hidrográfica, como se forma e que bacia hidrográfica insere-se a hidrografia e ou mananciais hidrográficos da cidade de Poços de Caldas. A culminância do referido projeto bem como os seus resultados foram apresentados para todos os alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Profissional Dom Bosco.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Afonsina Maria Ferreira - Coordenador.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    5. 2000-2000. A interdisciplinaridade para a compreensao do termo globalizacao
      Descrição: A pesquisa com a duração de 10 meses teve como propósito desenvolver de maneira interdisciplinar com professores de diferentes disciplinas o conceito de globalização com os alunos do Ensino Fundamental II (7ª e 8ª séries) da Escola Profissional Dom Bosco de Poços de Caldas- MG, o conceito de globalização. O início do século XXI se depara com este novo termo no contexto escolar e acadêmico. Neste sentido, o professor de Geografia bem como todos os outros professores de diferentes disciplinas, deparam-se com este conceito de globalização como uma hegemonia do capitalismo do meio- técnico- científico e informacional e com a sua doutrina neoliberal. O referencial teórico e metodológico que permeou as análises e reflexões dos professores e alunos envolvidos, apoiaram-se nos pressupostos do geógrafo Milton Santos. Os resultados desta pesquisa permitiram que os diversos campos do conhecimento contribuíram de modo profícuo para a integração das disciplinas curriculares de diversos professores, atitude esta que exige tanto de professores como de alunos a aquisição de habilidades de análise, comparação e interpretação de informações de saberes provenientes de várias áreas do conhecimento para a compreensão do fenômeno globalização bem como as possibilidades e os limites da tensão entre a contribuição e ou não deste termo no contexto dos espaços escolares , acadêmicos e ademais, no contexto do espaço geográfico mundial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Afonsina Maria Ferreira - Coordenador.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Professora homenageada pela Turma L do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    2. Paraninfa da Turma K do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    3. Paraninfa da Turma G do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2009.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.
    4. Professora homenageada pela turma E do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2007.
      Membro: Afonsina Maria Ferreira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (44)
    1. Ameaças e desafios para a formação docente na sociedade contemporânea. 2018. (Simpósio).
    2. Educação, Escola, Sociedade e Formação Docente. 2018. (Simpósio).
    3. I Seminário de Formação Humana e Educação.Adaptação Curricular do Ensino Fundamental I para crianças com necessidades educativas especiais. 2017. (Oficina).
    4. I Seminário de Formação Humana e Educação.Adaptação Curricular do Ensino Fundamental I para crianças com necessidades educativas especiais. 2017. (Oficina).
    5. I Seminário de Formação Humana e Educação.Adaptação Curricular do Ensino Fundamental I para crianças com necessidades educativas especiais. 2017. (Oficina).
    6. Educação Humanizadora: múltiplos olhares. 2016. (Outra).
    7. 13 Congresso de Pós-Graduação da UNIMEP. Currículo Integrado no curso de Pedagogia: perspectivas para o debate. 2015. (Congresso).
    8. Diversidade e Afrodescendência: interações e mediações. 2015. (Outra).
    9. XV Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIMEP.Percepções de alunos de um curso de Pedagogia na perspectiva de um currículo integrado. 2015. (Simpósio).
    10. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2014. (Encontro).
    11. 12o Congresso de Pós-Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba. Currículo Integrado e Formação Docente no Curso de Pedagogia. 2014. (Congresso).
    12. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade doEstado de Minas Gerais.Formação docente sob o viés de um currículo integrado. 2014. (Seminário).
    13. 19o COLE - Leituras sem margens. 2014. (Congresso).
    14. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações. 2014. (Congresso).
    15. Seminário de Estudos sobre Trabalho Docente. 2014. (Seminário).
    16. XIV Simpósio de Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2014. (Simpósio).
    17. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Relato das ações desenvolvidas por alunas do BIC/JÚNIOR/CNPq/UEMG. 2013. (Seminário).
    18. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Formação docente na perspectiva de um currículo integrado. 2013. (Seminário).
    19. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Ressignificação da prática docente sob o aporte de um currículo integrado. 2013. (Seminário).
    20. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Elaboração de Projetos de Pesquisa. 2013. (Oficina).
    21. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2013. (Oficina).
    22. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão.Elaboração de Projetos de Pesquisa. 2013. (Oficina).
    23. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2013. (Outra).
    24. Juventude e Violência. 2013. (Outra).
    25. Projeto "Ohares para o Mundo". 2013. (Outra).
    26. Projeto Olhares para o Mundo. 2013. (Outra).
    27. Semana Científica da UEMG.O Currículo Integrado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2013. (Seminário).
    28. IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Congresso).
    29. Congresso Interdisciplinar: Qualidade de vida e integração social na saúde e educação.. A psicomotricidade de acordo com a fenomenologia merleaupontyana.. 2009. (Congresso).
    30. II encontro de bioética da Univás.. 2009. (Encontro).
    31. Fórum de discussão sobre metodologia da pesquisa.. 2008. (Outra).
    32. Semana do pedagogo na Universidade do Estado de Minas Gerais..Astronomia no Ensino Fundamental.. 2008. (Oficina).
    33. Arqueologia Patrimônio e Turismo numa Perspectiva Regional. 2007. (Outra).
    34. Arqueologia Patrimônio e Turismo numa Perspectiva Regional - Promovido pelo CEIMAM- Centro de Estudos Indígenas.Oficina - desenvolvendo artefato de argila.. 2007. (Oficina).
    35. Semana de estudos em ciências da educação: Educação em movimento ..Novos Olhares para a Educação em Movimento. 2006. (Seminário).
    36. VI Simpósio de produção científica..Currículo Integrado: Quebrando Fragmentações e buscando a efetividade de ações pedagógicas. 2006. (Simpósio).
    37. 4º Seminário de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. 2005. (Seminário).
    38. III Mostra de Produção científica da Unipac.. III Mostra de Produção Científica da Unipac. 2005. (Congresso).
    39. Seminário sobre Currículo Oculto: A quem interessa?.Currículo Oculto: a quem interessa?. 2005. (Seminário).
    40. V simpósio de educação científica..A perspectiva fenomenológica do espaço. 2005. (Simpósio).
    41. Praticando, discutindo e simulando situações cotidianas da Geografia em sala de aula..Situações cotidianas da Geografia em sala de aula.. 2000. (Encontro).
    42. Encontro de Profissionais em Educação.Encontro de Profissionais em Educação. 1995. (Encontro).
    43. Encontro de Profissionais em Educação.Encontro de Profissionais em Educação. 1994. (Encontro).
    44. Encontro de Profissionais em Educação.Encontro de Profissionais em Educação. 1994. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. FERREIRA, A. M.. Fórum: Perspectivas da Docência e Movimentos Sociais. 2018. (Outro).. . 0.
    2. FERREIRA, A. M.. Currículo Oculto. A quem interessa?. 2005. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Edilene Mizael de Carvalho Perboni (2.0)
      1. SILVA, Giovane Hilário da ; RUELA FILHO, M.. Constextos escolares na atualidade e estratégias de ensino. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. Estudos sobre a Docência no Ensino Fundamental I. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Mario Ruela Filho (2.0)
      1. SILVA, Giovane Hilário da ; RUELA FILHO, M.. Constextos escolares na atualidade e estratégias de ensino. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]
      2. SILVA, Giovane Hilário da ; RUELA FILHO, M.. Estudos sobre Docência no Ensino Fundamental I (anos iniciais). 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Costa Pereira J (1.0)
      1. FERREIRA, A. M.; PEREIRA, J. C.. Arquivos , Memoriais, Escolas e fontes para uma pesquisa histórico, sociológica e filosófica educacional. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Adriana Gavião Bastos Oliveira (1.0)
      1. OLIVEIRA, Adriana Gavião Bastos; OLIVEIRA, Adriana Gavião Bastos. A educação especial na perspectiva da inclusão: um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Poços de Caldas. 2017. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Carlos Alberto Casalinho (1.0)
      1. FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. Estudos sobre a Docência no Ensino Fundamental I. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo (1.0)
      1. FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. Estudos sobre a Docência no Ensino Fundamental I. 2010. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Afonsina Maria Ferreira ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. SILVA, Giovane Hilário da ; RUELA FILHO, M.. Constextos escolares na atualidade e estratégias de ensino. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09