Lattes UEMG

Costa Pereira J

Possui graduação em Filosofia com habilitação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Fundação Educacional de Lavras); especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea no Brasil pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Encerrou a pesquisa de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a supervisão da Professora Cynthia Greive Veiga. Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação, gênero e formação de professores; Pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação. Realizou o doutorado-sanduíche com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Loyola de Chicago USA, sob a co-orientação do Professor Dr. Noah Sob. Atua na linha de pesquisa ?Cultura, educação e patrimônio? Universidade do Estado de Minas Gerais, na Unidade Acadêmica de Leopoldina onde é professor efetivo. (Texto informado pelo autor). Endereço de email: jardelcostper@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0306349168737689 (18/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Leopoldina. Rua Castro Alves Vila Esteves 36700000 - Leopoldina, MG - Brasil Telefone: (32) 36944216 URL da Homepage: http://www.uemg.br/unidade.php?id=13
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Educacao patrimonial de documentos historicos de Leopoldina e regiao: preservando o passado no tempo presente
      Descrição: O projeto de pesquisa propõe implementar uma educação patrimonial e práticas educativas e organizacionais do patrimônio histórico escolar e não escolar de Leopoldina MG, inventariando os documentos históricos das principais escolas e organizando e tratandoa documentação histórica em parceria com professores que fazem parte da Linha de Pesquisa ?Cultura, educação e patrimônio?, da Unidade Acadêmica de Leopoldina, que parte do pressuposto de que a cultura material e imaterial são elementos primordiais para a construção das identidades de um determinado grupo social e institucional. Tem como objetivo produzir pesquisas sobre o patrimônio e memória em âmbito local e regional, contemplando várias áreas de estudo e perspectivas metodológicas, promovendo para a comunidade escolar palestras sobre a educação patrimonial voltada tanto para a questão documental como também espacial, envolvendo os discentes e docentes da instituição. Procurar-se-á também estabelecer políticas de proteção e promoção do patrimônio cultural das escolas, por meio de organização de seu acervo documental, criando oficinas de conservação e preservação de documentos e livros em suporte de papel e fotografias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Especialização: (1) . Integrantes: Costa Pereira J - Integrante / Jardel Costa Pereira - Coordenador / DORA DEISE STEPHAN MOREIRA - Integrante / INÁCIO MANOEL NEVES FRADE DA CRUZ - Integrante / Amanda Almeida - Integrante.
      Membro: Costa Pereira J.
    2. 2018-2018. O Memorial Pe. Carlos: uma analise filosofica e historica de sua documentacao
      Descrição: O projeto de pesquisa visa compreender a fundamentação filosófica do acervo do Memorial Pe. Carlos da Escola Profissional Dom Bosco, elaborando um levantamento de documentos a serem analisados e que tenham relação com as práticas e a cultura pedagógica numa perspectiva filosófica. Objetiva-se também iniciar alunos do Curso de Pedagogia na pesquisa documental focando o desenvolvimento das seguintes habilidades: leitura, análise, interpretação e escrita, produzindo textos e artigos para publicação com foco no aprimoramento intelectual e científico dos alunos do Curso de Pedagogia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Costa Pereira J - Integrante / Jardel Costa Pereira - Coordenador.
      Membro: Costa Pereira J.
    3. 2017-2017. O Memorial Pe. Carlos: uma analise filosofica e historica de sua documentacao.
      Descrição: Esse projeto tem como objetivo geral compreender a fundamentação filosófica do acervo do Memorial Pe. Carlos da Escola Profissional Dom Bosco. Como objetivos específicos ele se propõe: - Elaborar um levantamento de documentos a serem analisados e que tenham relação com as práticas e a cultura pedagógica numa perspectiva filosófica; - Iniciar alunos do Curso de Pedagogia na pesquisa documental focando o desenvolvimento das seguintes habilidades: leitura, análise, interpretação e escrita; - Produzir textos e artigos para publicação com foco no aprimoramento intelectual e científico dos alunos do Curso de Pedagogia. - Analisar as diversas concepções de representação do memorial escolar no imaginário coletivo da comunidade escolar e não escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Costa Pereira J - Integrante / Jardel Costa Pereira - Coordenador / Maria Bertrili Telini Infante - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Costa Pereira J.
    4. 2011-2012. Uma configuracao historica da educacao de jovens e adultos: a Escola Noturna de Lavras (1910-1954)
      Descrição: O presente projeto buscou investigar o surgimento da Escola Noturna de Lavras (município localizado na região sul do estado de Minas Gerais), uma instituição responsável pela alfabetização de jovens e adultos trabalhadores, cujo expoente principal foi o professor José Luiz de Mesquita que, à frente da referida escola, alfabetizou cerca de 5.250 trabalhadores (adultos e jovens maiores de quatorze anos). O estudo volta-se aos anos iniciais da Primeira República Brasileira, onde o contexto educacional girava em torno das reformas trazidas por João Pinheiro para Minas Gerais. Essa legislação, tida como a primeira grande reforma do ensino no estado, possibilitou, entre outras reformas, a criação de Escolas Noturnas. Para a investigação, procurou-se analisar documentos pertencentes ao Museu Bi Moreira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. Percebeu-se que as diversas tentativas de alfabetização popular revelaram certa preocupação quanto aos números crescentes de analfabetos na região, mas, por outro lado, a pouca mobilização a entregou nas mãos de um importante homem negro, de ampla atuação social: jornalista, diretor de uma banda formada por negros, representante da classe operária na região em um período onde a sociedade já experimentava a extinção do elemento servil juntamente com todas suas implicações. José Luiz de Mesquita desenvolveu, inicialmente, seu trabalho em favor dos analfabetos através da sua Escola Operária e, por quase meio século, dedicou-se a instruí-los.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Costa Pereira J - Integrante / Jardel Costa Pereira - Coordenador / Dayane Ferreira Martins - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Costa Pereira J.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Congratulações, Câmara Municipal de Lavras.. 2016.
      Membro: Costa Pereira J.
    2. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Universidade de Pernambuco.. 2014.
      Membro: Costa Pereira J.
    3. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2013.
      Membro: Costa Pereira J.
    4. Homenageado Turma de formando de Pedagogia, Unilavras.. 2011.
      Membro: Costa Pereira J.
    5. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2010.
      Membro: Costa Pereira J.
    6. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2009.
      Membro: Costa Pereira J.
    7. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2008.
      Membro: Costa Pereira J.
    8. Homenageado Turma de formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2007.
      Membro: Costa Pereira J.
    9. Homenageado Turma de Formandos de Pedagogia, Unilavras.. 2006.
      Membro: Costa Pereira J.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (113)
    1. X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. Do cru ao cozido: a constituição do município e da educação leopoldinense no período imperial brasileiro (1831-1889). 2019. (Congresso).
    2. X Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos e a criação do Ginásio Coronel Rozendo em Carrancas MG. 2019. (Congresso).
    3. I Circuito Literário da UEMG.Pôsteres de Literatura juvenil, de autores brasileiros e estrangeiros.. 2018. (Outra).
    4. II Simpósio de Pesquisa em Educação.O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa e a educação secundária do Instituto Presbiteriano Gammon (1892-1942). 2018. (Simpósio).
    5. II Simpósio de Pesquisa em Educação.A constituição histórica de uma cultura educacional: o Grupo Escolar de Lavras (1907-1918). 2018. (Simpósio).
    6. IX Semana Interdisciplinar de Pedagogia.Uma educação patrimonial de documentos históricos escolares da cidade e região de Leopoldina MG - preservando o passado no tempo presente. 2018. (Encontro).
    7. Congresso Brasileiro de História da Educação. ENTRE A MEMÓRIA E O ARQUIVO: O PASSADO PRESENTE NO MEMORIAL DO COLÉGIO D. BOSCO DE PETROLINA PE (1996-2015) . 2017. (Congresso).
    8. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. O Memorial Pe. Carlos da escola profissional Dom Bosco de Poços de Caldas MG. 2017. (Congresso).
    9. IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais. Memória e patrimônio educativo. 2017. (Congresso).
    10. Mesa Redonda.Darci Ribeiro: documentário e reflexão sobre a atualidade da obra de Darci Ribeiro. 2017. (Outra).
    11. Mesa Redonda.Darci Ribeiro: documentário e reflexão sobre a atualidade da obra de Darci Ribeiro. 2017. (Outra).
    12. Noite de (En) Cantos: Dança e Educação 5 Semana UEMG. 2017. (Outra).
    13. Ciclo de Palestras do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em História da Educação (GIEPHE). 2016. (Encontro).
    14. Ciclo de palestras do Grupo Interdisciplinar de estudos e pesquisa em História da Educação da Universidade Federal de Lavras.A instrução pública primária no Estado de Minas Gerais: o Grupo Escolar de Lavras: 1907-1925. 2016. (Encontro).
    15. IV Semana de Pesquisa na Graduação em Filosofia. 2016. (Encontro).
    16. Reflexões sobre o saber docente.Arquivos, memoriais, escolas e fontes para uma pesquisa histórico, sociológica e filosófica educacional. 2016. (Outra).
    17. Sensibilização e capacitação do corpo docente da UEMG quanto ao cadastro de ações de extensão no SIGA Extensãoe. 2016. (Encontro).
    18. Simpósio Internacional de Filosofia, Comunicação e Subjetividade. 2016. (Simpósio).
    19. XII Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana. Entre a memória e o arquivo: o passado presente no memorial do Colégio D. Bosco de Petrolina PE (1996-2015). 2016. (Congresso).
    20. Latin American Studies Association. Studies on the New School movement in Brazil: research production in the CAPES database (2000-2010). 2015. (Congresso).
    21. Oitavo Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais. 2015. (Congresso).
    22. Pesquisa autobiográfica, Juventude e Violência. 2015. (Encontro).
    23. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Imprensa negra na Primeira República. 2015. (Congresso).
    24. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. A constituição progressista e moderna de uma cultura urbana, religiosa e escolar na cidade de Lavras MG (1850-1900). 2015. (Congresso).
    25. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. The History of Emotions and Affective Histories of Education. 2015. (Congresso).
    26. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. O moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa e a educação secundária do Instituto Presbiteriano Gammon (1892-1942). 2015. (Congresso).
    27. Visita ao Castelo Armorial Reino Encantado. 2015. (Outra).
    28. Visita ao Sítio Histórico de Triunfo. 2015. (Outra).
    29. Visita ao Sítio Histórico e Ilumiara Pedra do Reino. 2015. (Outra).
    30. XI Festival do Xaxado. 2015. (Outra).
    31. XXXIII Congresso Internacional da Associação de Estudos Latino-Americanos. Estudos sobre a Escola Nova no Brasil: a produção da pesquisa no Banco de Teses da Capes (2000-2010). 2015. (Congresso).
    32. [American] History and Historiography of childhood. 2014. (Outra).
    33. American History and Historiography of childhood by Dr. Noah Sobe. 2014. (Seminário).
    34. Bate papo pedagógico. 2014. (Encontro).
    35. Cine debate: 30 anos de anistia. 2014. (Seminário).
    36. História da Educação e Formação de Professores: desafios e perspectivas. 2014. (Seminário).
    37. Metologías Cualitativas y Temas Emergentes de la Investigaciación Educativa en México y Brasil.Os Arquivos da Philadelphia. 2014. (Seminário).
    38. Perspectivas multiculturais.O resgate afro-educacional em história da educação. 2014. (Seminário).
    39. Projeto consciência negra: novos contextos.O resgate afro-educacional em história da educação. 2014. (Seminário).
    40. Semana Acadêmica de Pedagogia.O MÉTODO EM PAULO FREIRE: A ALFABETIZÇÃO. 2014. (Outra).
    41. Semana Acadêmica de Pedagogia.Os métodos de ensino e a alfabetização no século XIX: uma perspectiva histórica. 2014. (Outra).
    42. Semana Acadêmica de Pedagogia.Os métodos de ensino e a alfabetização no século XIX: uma perspectiva histórica. 2014. (Outra).
    43. Semana Acadêmica de Pedagogia.AS OBRAS DE PAULO FREIRE. 2014. (Outra).
    44. Semana Acadêmica de Pedagogia.Paulo Freire e a mídia. 2014. (Outra).
    45. Semana Acadêmica de Pedagogia.A vida de Paulo Freire, o sertanejo. 2014. (Outra).
    46. Semana Universitária.Avaliador de pôsters na semana universitária UPE/FACAP. 2014. (Outra).
    47. Visita de Campo ao Assentamento Catalunha nos Municípios de Santa Maria da Boa Vita e Lagoa Grande PE. 2014. (Seminário).
    48. V Seminário Internacional sobre capitalismo burocrático na explicação do subdesenvolvimento e do atraso social: Brasil, Espanha e Índia. 2014. (Seminário).
    49. XI Congresso Iberoamericana de História de La Educación Americana. 2014. (Congresso).
    50. Cultura, modernidade e educação. 2013. (Seminário).
    51. I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educación Popular.Uma configuração histórca da educação de jovens e adultos: a escola noturna de Lavras (1910-1954). 2013. (Outra).
    52. I jornada sobre antropologia Y edducaion popular.Uma configuração histórca da educação de jovens e adultos: a escola noturna de Lavras (1910-1954). 2013. (Outra).
    53. Interesses atuais e desafios metodológicos para os estudos sobre jovens, cultura e educação: exposição de projetos de pós-graduanos mexicanos e brasileiros.IMPLICAÇÕES HISTÓRICAS E CONCEITUAIS NA FORMAÇÃO DE UMA MODERNA CULTURA URBANA, ESCOLAR E RELIGIOSA NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX: O INSTITUTO PRESBITERIANO GAMMON E O COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES. 2013. (Seminário).
    54. I Seminário "Interesses atuais e desafios metodológicos para os estudos sobre jovens, cultura e educação: exposição de projetos de pós-graduandos mexicanos e brasileiros.Implicações históricas e conceituais na formação de uma moderna cultura urbana, escolar e religiosa na passagem do século XIX para o século XX: o Instituto Presbiteriano Gammon e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. 2013. (Seminário).
    55. I Seminário Internacional: estudos históricos sobre educação rural. 2013. (Seminário).
    56. I Seminário Internacional: estudos históricos sobre educação rural. 2013. (Seminário).
    57. Pesquisa autobiográfica, juventude e violência. 2013. (Encontro).
    58. Seminário de Pesquisa. 2013. (Seminário).
    59. VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Carlota Kemper: mulher, mestra e missionária! Uma trajetória (1837-1927). 2013. (Congresso).
    60. VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 2013. (Congresso).
    61. V jornadas sobre história Y educación.Uma configuração histórca da educação de jovens e adultos: a escola noturna de Lavras (1910-1954). 2013. (Outra).
    62. XI encontro intergrupos de pesquisa em História da Educação.Implicações históricas e conceituais na formação de uma moderna cultura urbana, escolar e religiosa na passagem do século XIX para o século XX: o Instituto Presbiteriano Gammon e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes. 2013. (Encontro).
    63. XI Encontro Intergrupos de Pesquisa em HIstória da Educação.Implicações históricas e conceituais na formação de uma cultura urbana, escolar e religiosa na passagem do século XIX para o século XX: o Instituto Presbiteriano Gammon e o Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1893-1950). 2013. (Encontro).
    64. Adequações curriculares como estrategia para uma escola inclusiva. 2011. (Outra).
    65. Mini curso. 2011. (Congresso).
    66. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011. (Congresso).
    67. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Miinas Gerais. Professor José Luiz de Mesquita: o perfil de um professor negro (1887-1967). 2011. (Congresso).
    68. VI Congresso de Pesquisa e ensino de História da Educação em Minas Gerais. Instituições Educacionais e Científicas. 2011. (Congresso).
    69. VII congresso de educação. 2009. (Congresso).
    70. VII congresso de educação. 2009. (Congresso).
    71. Alfabetização em matemática. 2008. (Outra).
    72. Atividade de extensão - Unilavras na praça.Exposição de trabalhos pedagógicos. 2008. (Outra).
    73. Coordenador de comunicação individual. História da profissão docente e das instituições escolares formadoras. 2008. (Congresso).
    74. Michel Foucault e História da Educação. 2008. (Encontro).
    75. Pesquisa biográfica: aspectos teórico-metodológicos na História da Educação. 2008. (Congresso).
    76. V Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenador da comunicação individual. 2008. (Congresso).
    77. V Congresso Brasileiro de História da Educação. 2008. (Congresso).
    78. V Congresso Brasileiro de História da Educação. Curso pesquisa biográfica: aspectos teórico-metodológicos na História da Educação. 2008. (Congresso).
    79. VI Congresso de educação do Unilavras. 2008. (Congresso).
    80. Exposição sobre a História da alfabetização.A História da Alfabetização em Minas Gerais. 2007. (Outra).
    81. Seminário dos cursos normal superior e pedagogia. 2007. (Seminário).
    82. V Congresso de educação do Unilavras. 2007. (Congresso).
    83. Feira de profissões. 2006. (Encontro).
    84. IV Congresso de educação do Unilavras. 2006. (Congresso).
    85. Mini-curso: breve história da formação do pensamento científico, a partir de Tomás de Aquino e Roger Bacon. 2006. (Congresso).
    86. Seminário do curso normal superior. 2006. (Seminário).
    87. III congresso de educãção do Unilavras. 2005. (Congresso).
    88. . III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2005. (Congresso).
    89. Mini-curso: educação indígena - princípios norteadores. 2005. (Congresso).
    90. Palestra com o escritor Frei Beto. 2005. (Encontro).
    91. Cultura Escolar = Perspectiva de Estudo. 2004. (Simpósio).
    92. Intercâmbio.Intercâmbio. 2004. (Outra).
    93. Programa educação empreendedora.Os conteúdos de história. 2004. (Encontro).
    94. 26ª Reunião da Anped. 2003. (Oficina).
    95. A história das instituições educacionais em perspectiva.A história das instituições educacionais em perspectiva. 2003. (Simpósio).
    96. II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Mini-curso sobre iconografia e História da Educação. 2003. (Congresso).
    97. II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Cultura e Vida Escolar: O Grupo Escolar de Lavras (1907-1925). 2003. (Congresso).
    98. II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2003. (Congresso).
    99. III Congresso de pesquisa e ensino em História da Educação em Minas Gerais. Mini-curso sobre História das Instituições Educacionais. 2003. (Congresso).
    100. IX Eencontro de pesquisas da faculdade de educação. 2003. (Simpósio).
    101. IX Encontro de pesquisa da FaE.Cultura e vida escolar: o Grupo escolar de Lavras (1907-1918). 2003. (Outra).
    102. 25ª Reunião da Anped. 2002. (Congresso).
    103. 70 Anos do Manifesto dos Pioneiros: um legado educacional em debate. 2002. (Simpósio).
    104. As Reformas Educacionais na América Latina e os Trabalhadores Docentes. 2002. (Seminário).
    105. I Congresso nacional de educação. O educador Firmino Costa e a formação de professores. 2002. (Congresso).
    106. I Congresso Nacional de Educação. I Congresso Nacional de Educação. 2002. (Congresso).
    107. IV Encontro nacional sobre bem dotados. 2000. (Encontro).
    108. I Conferência Municipal de Educação e III Encontro Nacional sobre Educação de Bem Dotados. A educação especial. 1999. (Congresso).
    109. O conhecimento do conhecimento do Professor. 1998. (Encontro).
    110. II encontro de estudos filosóficos do século XVII. 1997. (Encontro).
    111. Minicurso. 1995. (Encontro).
    112. Seminário. 1995. (Seminário).
    113. Curso de Conhecimento Científico. 1991. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. PEREIRA, J. C.. I Colóquio Ped-História - 'Do cru ao cozido': misturando historiografias de uma história local e regional. 2018. Outro
    2. PEREIRA, J. C.. I Via Cultural: Tecendo Histórias na terra do povo de bom coração. 2018. Outro
    3. PEREIRA, J. C.. Mesa Redonda: Psicopedagogo, quem é?. 2015. (Outro).. . 0.
    4. PEREIRA, J. C.. Mesa Redonda: O sertão petrolinense e os movimentos sociais. 2015. (Outro).. . 0.
    5. PEREIRA, J. C.. Mesa Redodanda Educação e Multiculturalismo. 2015. (Outro).. . 0.
    6. PEREIRA, J. C.. A compreensão dos descritores como desenvolvimento de habilidades a partir da matriz curricular. 2012. (Outro).. . 0.
    7. PEREIRA, J. C.. O material e o imaterial no patrimônio histórico cultural. 2012. (Outro).. . 0.
    8. PEREIRA, J. C.. Fato....! Fotos! Um olhar sob a cidade de Rio de Janeiro!. 2012. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07