Lattes UEMG

Jose Marcio Silva Barbosa

José Márcio Silva Barbosa é professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na Unidade de Divinópolis, onde exerce ensino, pesquisa, extensão e orientações de estudantes em nível de graduação. É coordenador de Área do Programa Institucional Incentivo de Bolsas a Iniciação à Docência (PIBID) na unidade de Divinópolis. Pesquisador em residência pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/2019. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Possuo bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa desde 2002; Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos - São Paulo (2013). Integro desde 2017, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre formação de professores, trabalho docente e discurso pedagógico (NFTD) da Faculdade de Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Belo Horizonte (MG). Interessa-se pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão em torno da área de Educação, com ênfase no Estado e Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Educação à distância: gestão, tecnologia e formação de gestores escolares. Tenho experiência em tutoria de cursos à distância, docência na rede pública estadual de ensino e integrei o quadro docente no curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade à distância em Gestão Escolar (2013 - 2016) do Departamento de Educação pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica do Ministério da Educação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0795475468886946 (10/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Divinópolis. Avenida Paraná, 3001 Jardim Belvedere 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293590 URL da Homepage: jose.barbosa@uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2020-2020. A Base Nacional Comum Curricular em face a reconfiguracao dos fundamentos da gestao educacional.
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar o tratamento dado a Base Nacional Comum Curricular e seus enfoques e adaptações na gestão da escola e suas incumbências em torno do Projeto político-pedagógico escolar. Especificamente, pretende-se: descrever os resultados de investigação das pesquisas realizadas sobre a base destacando a argumentação científica e colaborativa sobre os temas propostos; Identificar indicativos bibliográficos em torno da BNCC que enfatizem o papel do gestor escolar visando à construção de plano de ação para a escola; Ampliar o acesso de conhecimentos sobre a base curricular para fundamentar e aplicar em futuras pesquisas e habilidades científicas de graduandos em Pedagogia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / Cristiane Aparecida da Silveira Camargos - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    2. 2020-Atual. Formacao de educadores na sociedade digital: perspectivas teoricas e praticas
      Descrição: Projeto de Pesquisa que tem por objetivo geral depurar a categorização sobre os tipos de uso educacional das TDIC, identificados na investigação-ação realizada durante os anos de 2014 e 2015 (1. apêndice curricular, 2. reforço ou apoio para fixação de conteúdos, 3. recurso didático-pedagógico e, 4. Indícios de integração curricular por meio de projetos temáticos e adaptações das oficinas relacionadas ao curso de formação do Prouca TO). A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, propõe-se a analisar, comparar e depurar essa categorização, tomando como referência as publicações acadêmico-científicas sobre o tema educação e tecnologias digitais, no período de 2015 a 2020, disponíveis nos bancos de dados nacionais. Paralelamente a categorização prévia e a depurada sobre as formas de integração curricular das TDIC serão testadas em pesquisas junto a docentes em atividade nas redes pública e privada de educação de Divinópolis, MG e/ou cidades circunvizinhas. Ao final, espera-se identificar padrões e diretrizes capazes de nortear políticas e práticas para a formação (inicial e continuadas) de educadores para e com a integração das TDIC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Integrante / Lina Maria Gonçalves - Coordenador / Petrina Rubria Avelar Bastos - Integrante / Laís de Souza Redua - Integrante / Ana Paula Fonseca Martins - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    3. 2017-2017. O direito a participacao da comunidade escolar na tomada de decisoes na escola
      Descrição: Nos últimos anos, a gestão participativa da escola ganha relevância nos processos de tomada de decisões às necessidades e às demandas da comunidade em que a escola se insere. O cumprimento da função educativa da escola exige o envolvimento dos atores da comunidade escolar e de representantes da comunidade local com efetiva participação na definição de aspectos substantivos que garantam a qualidade da educação escolar. O objetivo geral desta pesquisa é verificar como se concretiza o direito a participação coletiva e suas causas, de forma a ajustar as potencialidades em que todos os envolvidos (aluno, professores, pais e comunidade em geral) procedam às tomadas de decisões e ações educativas desenvolvidas pela escola. Especificamente, pretende-se: Identificar os diferentes tipos de formas e estratégias de atividades voltadas a participação para a tomada de decisões da escola; observar as diferentes ações participativas de professores, alunos e pais que vem sendo viabilizadas e motivadas no interior da escola desde reuniões pedagógicas e administrativas, bem como eventos escolares; Descrever a atuação do gestor escolar mediante a promoção e a implementação da gestão participativa e democrática na escola considerando os interesses da maioria dos envolvidos no processo decisório da escola. Para a consecução dos objetivos propostos, o trabalho será fundamentado numa pesquisa qualitativa de cunho exploratória, análise documental e estudo de caso, utilizando para coleta de dados observação e entrevista semiestruturada. Esta é a justificativa para o desenvolvimento da pesquisa cujo tema social ? o direito a participação do coletivo na tomada de decisão - constitui uma tendência prioritária a construção de uma escola democrática de fomento, em direção a um envolvimento maior de seus atores sociais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / Luciana Amaral Praxedes - Integrante / Ana Maria Menezes de Oliveira Souza - Integrante / Maria Lúcia Marques Barcelos - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    4. 2016-2016. A autonomia da escola na perspectiva da gestao democratica: Entre o preposto e o existente no interior de uma escola publica de Belo Horizonte - MG
      Descrição: A pesquisa busca uma investigação a qual serão analisadas a autonomia escolar na perspectiva da gestão democrática, cujos enunciados vem estatuindo um novo pensar e agir no âmbito escolar. O objetivo central da pesquisa é compreender e descrever as práticas decorrentes das decisões do gestor uma escola pública da rede estadual de Belo Horizonte ? Minas Gerais, previamente tomadas e referenciadas por medidas mais autônomas e na perspectiva da construção de uma gestão mais democrática no âmbito escolar. Nessa linha, as preocupações sobre a atuação do gestor escolar se aproximam de não só de um senso de análise crítica, mas também de situações da vida cotidiana da escola, por quem possa identificar, questionar e refletir sobre as fragilidades percebidas no encaminhamento e execução de determinada ação pedagógica para construção de sua autonomia escolar. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / Luciana Amaral Praxedes - Integrante / Fernando Alvarenga Cardoso Coelho - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    5. 2016-2016. A formacao humana na obra marxiana: uma perspectiva a partir da ontologia do ser social
      Descrição: a formação humana, categoria das mais amplas, atrai olhares de que tem na educação lugar de vivências e fonte de aprendizado. A ontologia do ser social em Marx torna indissociável o homem da natureza , com a qual se relaciona por meio do trabalho. O presente projeto foi concebido para que a categoria formação humana receba atenção de docentes e discentes do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais por compreender-se que tal categoria está atrelada a outra tão fundamental quanto - educação - e sustenta as mais diversas formas de atuação profissional do educador, sempre considerando os processos históricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Integrante / Luciana Amaral Praxedes - Coordenador.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    6. 2015-Atual. O trabalho do gestor escolar e praticas de gestao escolar: a experiencia de egressos do curso de especializacao da Escola de Gestores na Universidade Federal de Vicosa
      Descrição: Esta pesquisa visa apresentar a experiência de gestores escolares em exercício na Educação Básica e egressos do curso de especialização em Gestão Escolar na modalidade de ensino a distância pela Universidade Federal de Viçosa, no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica vinculado ao Ministério da Educação. Compreender os contributos teóricos e práticos da política formativa em correspondência com a realidade escolar é objeto maior deste estudo.Trata-se de verificar a efetividade social que, de fato, acontece nas práticas de gestão escolar, sendo que muitas das atividades escolares, destacam-se, ao nosso horizonte, a gestão pedagógico-curricular e a gestão democrática como claro indicadores possíveis de instaurar novos parâmetros concretizadores de ações qualitativas na escola e ao trabalho do gestor escolar. . Com esse feedback, será possível inferir fenômenos educacionais listados por gestores, sujeitos que dialogam com a construção de realidades mais democráticas e qualitativas da rede pública de ensino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / Eucidio Pimenta Arruda - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    7. 2011-2013. O papel do gestor escolar frente ao Plano de Desenvolvimento da Educacao (PDE) em duas escolas publicas no municipio de Vicosa (MG)
      Descrição: Esta pesquisa fez parte do desenvolvimento de pesquisa em nivel de Pós-graduação (stricto sensu) em Educação cujo objetivo foi compreender o papel atribuido aos gestores frente ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em duas escolas públicas no município de Viçosa (MG). procurando identificar as bases de sustentação em que, globalmente, que mediante a uma demanda de iniciativas indispensáveis a consecução de objetivos, metas e propostas educativas que visam a melhoria da qualidade de ensino, nos permitiu constatar os norteamentos gerais que dialoga sobre gerir ou implementar determinadas ações que mediante o papel articulador dos gestores escolares possibilitou conhecer e descrever informações pontuais a partir da orientação emanada do Plano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / Rita Márcia Andrade Vaz de Melo - Integrante / Cezar Luiz de Mari - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.
    8. 2008-2009. Analise de Politicas Educacionais voltadas para Criancas e Adolescentes em Situacao de Risco no municipio de Vicosa/MG
      Descrição: Este estudo pretendeu analisar a possibilidade de implementação ou execução de políticas educacionais voltadas para crianças e adolescentes em situação de risco no município de Viçosa, visto que a violência em seu diversos sentidos vem adquirindo cada vez mais importância e dramaticidade na sociedade brasileira. Como foco de análise, enfatizou-se a Secretaria Municipal de Educação e atuação estatal como espaço de discussão sobre o tema. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Márcio Silva Barbosa - Coordenador / SOUZA, Dileno Dustan Lucas - Integrante.
      Membro: Jose Marcio Silva Barbosa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. Professores homens na Educação Infantil: construindo identidade de gênero. 2020. (Encontro).
      2. IV Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar.Coordenador de mesa. 2015. (Outra).
      3. Mini-curso sobre Formação continuada.Modelos e dispositivos de formação continuada. 2015. (Encontro).
      4. Mini-curso sobre Formação continuada.Reconhecimento, Avaliação e Validação de Saberes Adquiridos. 2015. (Outra).
      5. Trabalho Docente para uma educação democrática e inclusiva (GESTRADO). 2015. (Seminário).
      6. II Simpósio Internacional de Educação a distância - Universidade Federal de de São Carlos.Qualidade na educação: convergência de sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. 2014. (Simpósio).
      7. V Mostra de trabalho sobre Educação Básica: Hipotetizando, pesquizando e construindo pontes a partir da LDB 9.394/96. Avaliador. 2014. (Exposição).
      8. III Mostra de trabalhos sobre Educação Básica.Tecendo redes, construindo possibilidades. 2013. (Outra).
      9. IV Mostra de trabalhos sobre Educação Básica.Resgatando Circuitos, Fazendo Conexões e Construindo Realidades. 2013. (Outra).
      10. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.Interlecuções possíveis entre a Universidade e as múltiplas formas de (re) construção dos saberes: perspectivas e desafios para o trabalho docente no século XXI. 2012. (Seminário).
      11. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.Diversidade e acessibilidade no ensino superior. 2012. (Outra).
      12. Aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação. 2011. (Outra).
      13. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.Acessibilidade no Ensino Superior na Atualidade. 2011. (Seminário).
      14. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.Citações e referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos. 2011. (Seminário).
      15. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.O Planejamento de Ensino e Seus Desdobramentos. 2011. (Seminário).
      16. Programa de Formação Continuada de Bolsistas Reuni da Universidade Federal de Viçosa.O papel social do professor no ensino superior. 2011. (Seminário).
      17. Simpósio de Integração Acadêmica - "Universidade em movimento: diálogos interdisciplinares".Relato de experência: O Olhar de um bolsista REUNI. 2011. (Seminário).
      18. VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 10 anos - Balanços e Perspectivas da Pesquisa em História da Educação em Minas Gerais. 2011. (Congresso).
      19. VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a distância. Memórias e Narrativas: o ser tutor em cursos na modalidade a distância. 2011. (Congresso).
      20. Programa de Saúde Vocal do Professor.Exibição do filme: Programa de Saúde e Comportamento Vocal do Professor. 2010. (Oficina).
      21. Projeto de Extensão Urbanizacão: Sociedade, Direito e direitos do departamento de Economia Rural (UFV) desenvolvido na Escola Estadual Santa Rita de Cássia.Oficina sobre Saneamento básico:direitos e deveres. 2010. (Oficina).
      22. Palestra sobre Epistemologia das Ciências da Educação.Exibição do filme O Ponto de Mutação. 2008. (Oficina).
      23. I Encontro de professores da Educação superior (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais).1º Encontro de professores da Educação Superior da Zona da Mata. 2007. (Encontro).
      24. Metodologia de Pesquisa e Gestão de Projetos. 2006. (Outra).
      25. Grupo de Estudo de Gênero ? NIEG. 2005. (Outra).
      26. II Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos/ Sudeste de Minas. 2005. (Outra).
      27. Oficina de diagnóstico Rápido Participativo de Metodologia de Pesquisa e Desenvolvimento-EPAMIG. 2005. (Oficina).
      28. Trabalho com Grupos e Mobilização Social. Pesquisa Bibliográfica e Leitura Sistemática; Ciência, Etnociência e Pesquisa Partilhada: uma introdução às práticas de pesquisa/intervenção social. Relatório e Sistematização de Pesquisa.. 2005. (Outra).
      29. III Ciclo de Palestras sobre o Cooperativismo. 2002. (Outra).
      30. Modelo Econômico Atual e o Mercado de Trabalho para o economista. 2002. (Outra).
      31. VIII Ciclo de estudos pedagógicos (Educação Profissional; Educação e Novas Tecnologias no Capitalismo Atual. 2002. (Outra).
      32. A profissão de analista do mercado de capitais. ABAMEC ? RJ. 1997. (Outra).
      33. Globalização e o mercado de Capitais. 1997. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. HEIJMANS, R. D. ; CORREA, J. ; BARBOSA, J. M. S.. Educação profissional e evasão escolar. 2015. Outro
      2. AZEVEDO, D. S. ; BARBOSA, J. M. S.. IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação. 2011. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • José Márcio Silva Barbosa ⇔ Ana Paula Braz Maletta (1.0)
        1. MALETTA, A. P. B. ; BARBOSA, J. M. S.. Território e Educação: um diálogo possível?. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02