Lattes UEMG

Alexandre Rodrigues da Costa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), com a dissertação "A construção do silêncio: um estudo da obra poética de Orides Fontela", e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com a tese "A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre literatura e artes plásticas em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector". Em 2010 e 2011, desenvolveu pesquisa sobre as obras poéticas de Georges Bataille e Samuel Beckett como aluno de pós-doutorado junto ao Curso de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, financiado pela bolsa de pesquisa oferecida pela FAPEMIG. Publicou o livro ?Corpos Labirínticos: Textos de Hans Bellmer?, financiado pela Demanda Universal FAPEMIG 2016, com traduções dos textos escritos pelo artista alemão e um estudo de sua obra a partir do verbete informe, concebido por Georges Bataille, na revista Documents. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o cinema experimental (found footage), séries de TV, animes e mangás, mais especificamente o ero guro nansensu, com projeto voltado para a obra de Shintaro Kago. É Professor de Educação Superior da Escola Guignard da Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Ero guro nansensu: o informe e o Ma como configuracoes dilaceradas na obra de Shintaro Kago.
      Descrição: Análise da aplicabilidade do verbete informe , que o pensador francês Georges Bataille publica em seu dicionário crítico, na revista Documents, na década 1930, à obra do mangaká Shintaro Kago, mais especificamente, às imagens que compõem seus art books, constituídos pelos livros The Art of Shintaro Kago 1, 2 e 3, Candy filled girl?s head, Panna Cotta, Aquarium, Collapsed Face Girls 1 e 2, Ghosts, Cities Infrastructure e Shintaro Kago Art Book, para investigar de que maneira esse anti-conceito encontra similaridades com aquilo que os japoneses nomeiam como Ma , presente em boa parte de suas manifestações culturais. O roteirista e ilustrador de mangá Shintaro Kago cria também um estilo próprio tanto a partir de narrativas, nas quais o nonsense e o bizarro imperam, quanto em seus desenhos de garotas com corpos dissecados de maneiras insólitas, que lembram algumas gravuras de Andreas Versalius e Jacques Fabien Gautier d'Agoty. Nas imagens de Shintaro Kago, é possível observamos cenas de assassinato e canibalismo, cabeças dilaceradas com vários olhos, corpos fundidos com máquinas, abertos em espirais e tiras, às vezes, mesclados uns nos outros, faces cortadas em cubos, crânios rasgados por mãos, seres humanos miniaturizados e gatos habitando no interior de corpos, transformando-os, na maioria das vezes, em verdadeiros parques de diversões sangrentos. Embora o artista japonês marque como influências, no plano narrativo, o humor negro do escritor japonês Yasutaka Tsutsui e do grupo inglês Monty Python, e no gráfico, as obras de Shigeru Mizuki e Katsuhiro Otomo pela precisão gráfica na criação de paisagens, nos desenhos que compõem os seus art books, notamos o mesmo princípio de desarticulação que encontramos nas obras de Hans Bellmer . Assim como Bellmer, Shintaro Kago representa o corpo humano de forma labiríntica, ao romper com sua integralidade, por meio de uma operação de desmantelamento que se sustenta na fragmentação e na repetição, como se evidencia em seus últimos art books, Aquarium, Destroyed Face e Cities Infrastructure.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    2. 2019-Atual. Labirinto de identidades: praticas do cinema experimental na serie de TV Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost
      Descrição: Nossa pesquisa pretende analisar Twin Peaks como um processo que mescla, criticamente, os gêneros cinematográficos, televisivos e literários, no instante em que a série os articula, a partir da descontinuidade da narrativa e do desdobramento de personagens, como paradoxos, realidades alternativas, situações nas quais ?o não senso não possui nenhum sentido particular, mas se opõe à ausência de sentido e não ao sentido que ele produz em excesso? . Essa produção de excesso de sentido será analisada, em um primeiro momento, a partir do contraponto que estabeleceremos, por exemplo, entre Twin Peaks e os estudos que Gilles Deleuze realizou sobre os textos de Franz Kafka, Lewis Caroll e Samuel Beckett. A presença da literatura se justifica na forma como a série leva o espectador a ter outras experiências que não as condicionadas pelo cinema tradicional ou pela TV aberta, e o aproxima de uma noção de absurdo desenvolvida por esses escritores, que desarticula os discursos e os reconstrói em favor da precariedade e da ausência de respostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    3. 2017-Atual. Corpos despedacados: fragmentacao e repeticao nos filmes de Martin Arnold
      Descrição: Em nossa pesquisa, analisamos os filmes do cineasta austríaco Martin Arnold a partir da perspectiva do informe, verbete formulado por Georges Bataille, para o dicionário crítico da revista Documents, em 1929. A maneira como Martin Arnold elabora seus filmes, Pièce Touchée (1989), Passage à l?acte (1993), Alone. Life Wastes Andy Hardy (1998), Deanimated (2002) e as animações Shadow cuts (2010), Solft palate (2010), Haunted house (2011), Self control (2011), Whistle stop (2014) e Black holes, (2015), que são obras analisadas em nossa pesquisa, pode ser pensada em termos de informe, na medida em que o espaço, o tempo e os corpos são desarticulados, levados a um estado crítico, a partir do qual a conjunção e a divergência estabelecem a descontinuidade como um processo de desestruturação do cinema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Danyelle Dias Braga de Lima - Integrante / Priscila Rezende Portugal - Integrante.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    4. 2015-2017. Um cinema de restos: repeticao e fragmentacao nos filmes de Bruce Conner
      Descrição: Análise da obra do cineasta Bruce Conner a partir dos conceitos de fragmentação e repetição, procurando perceber de que maneira o uso da montagem em seus filmes se articula como transgressão ao se apropriar de películas descartadas pela indústria cinematográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Andrea Adelina Vieira Santos - Integrante / Alice Thomaz Tavares - Integrante.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    5. 2014-2017. Uma maquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky
      Descrição: Estudo da obra do cineasta austríaco Peter Tscherkassky com enfoque na questão do found footage, tendo como referencial teórico conceitos advindos da obra de Georges Bataille.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    6. 2014-2015. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison
      Descrição: As obras dos cineastas Guy Maddin, Edmund Elias Merhige e Bill Morrison abrem possibilidades de se pensar o cinema não apenas como narrativa, mas também como uma estrutura que se volta contra o pacto que se estabelece entre a vida do espectador e aquilo que se projeta na tela. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma esses três cineastas encaram a montagem, o enquadramento, as atuações, enfim, tudo o que leva o espectador a ver no cinema uma continuidade de sua própria realidade, como uma maneira de desarticular o discurso cinematográfico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    7. 2014-Atual. Corpos labirinticos: o informe na obra de Hans Bellmer
      Descrição: Em nossa pesquisa, analisamos de que maneira o verbete informe, que o pensador francês Georges Bataille cunhou em seu dicionário publicado na revista Documents, pode ser aplicado à obra do artista alemão Hans Bellmer. Para isso, nos detemos, a princípio, nas fotos que ele começou fazer, a partir década de 30, sobre sua boneca, e estendemos às outras obras suas, como desenhos, pinturas, esculturas e textos, nas quais a figura humana surge desarticulada, labiríntica, de maneira a quebrar com a noção do corpo íntegro. A relação que estabelecemos entre a obra de Bellmer e a de Bataille parte, portanto, desse compromisso com aquilo que foge aos parâmetros erguidos pelo pensamento racional, para se impor, a partir da heterogenia e do nonsense, com um olhar que se detém sobre a obra de arte e o mundo como espaços cujas fronteiras são sempre flutuantes, jamais dadas como certas. Este projeto teve financiamento da Demanda Universal da FAPEMIG, de 2016 a 2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Mariana Almeida Valadares - Integrante / Mariana Teixeira de Paula - Integrante / Paula Regina da Silva Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Semifinalista no Oceanos: Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2019, Itaú Cultural.. 2019.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    2. 4º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2018, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    3. Prêmio de estímulo à produção científica, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    4. 3º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2017, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    5. 2º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2016, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    6. 1º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP), Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    7. Prêmio Barueri de Literatura - categoria Livros Já Editados, Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.. 2014.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    8. Situações Brasília 2014 ? Prêmio de Arte Contemporânea - ensaio/crítica, Situações Brasília.. 2014.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    9. 2° lugar no Prêmio Guavira de Literatura do Mato Grosso do Sul Edição 2014, Fundação de Cultura do governo do Estado Mato Grosso do Sul.. 2014.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    10. Menção Honrosa Poesia - XI Prêmio Literário Livraria Asabeça, Livraria Asabeça.. 2013.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    11. Prêmio de Poesia Vivaldi Moreira, Academia Mineira de Letras.. 2004.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
    12. Prêmio de Literatura Cidade de Juiz de Fora, FUNALFA.. 2003.
      Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (20)
    1. 21º Seminário de Pesquisa Extensão: Pesquisa e Universidade.Pesquisa e Universidade. 2019. (Outra).
    2. Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva e do Seminário de Poesia ? Poesia, Filosofia e Imaginário. Ponto de Laceração: A morte como desarticulação nos poemas de Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2015. (Congresso).
    3. JORNADA DE PESQUISA EM ARTE IA/UNESP 2015 ? EDIÇÃO INTERNACIONAL. Da Obliteração do olhar ao sacrifício da imagem: uma análise do filme Begotten, de Elias Merhige. 2015. (Congresso).
    4. V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.INTERRUPÇÕES INCESSANTES: O DILACERAMENTO DA FORMA EM CENT MILLE MILLIARDS DE POÈMES, DE RAYMOND QUENEAU, TOM, TOM, THE PIPER?S SON, DE KEN JACOBS, E PATTERNS, DE GERHARD RICHTER. 2015. (Encontro).
    5. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão.O cinema experimental de Guy Maddin e Bill Morrison. 2014. (Seminário).
    6. 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG.Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. 2013. (Seminário).
    7. Disciplina "Poéticas Contemporâneas: Luz e Sombra" do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG.Poéticas Contemporâneas: Luz e Sombra. 2011. (Outra).
    8. II Semana de Letras.Luz e Sombra: literatura e artes plásticas. 2011. (Seminário).
    9. Jornada de Poesia e Tradução.O fracasso de se tentar traduzir o impossível. 2011. (Seminário).
    10. Seminário Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, promovido pela Faculdade de Letras da Faculdade Pitágoras.A palavra transgressora: a obra poética de Georges Bataille. 2011. (Seminário).
    11. Curso de especialização em revisão de textos do 46º PREPES - PUC.Edição de textos literários. 2009. (Oficina).
    12. I Fórum nacional sobre a formação e atuação do revisor de texto.A criação literária: um olhar sobre os bastidores. 2009. (Oficina).
    13. IX Congresso Internacional da ABRALIC.Poéticas em contraponto: Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2004. (Simpósio).
    14. IV Semana de Estudos Linguísticos e Literários.Diálogos dos mortos: Billy Wilder e Machado de Assis. 2003. (Simpósio).
    15. VIII Congresso Internacional ABRALIC.Mundos estranhos: paralelos entre as vidas e as obras de Rainer Maria Rilke e Franz Kafka. 2002. (Simpósio).
    16. II semana de estudos linguísticos e literários.Edgan Allan Poe e Alfred Hitchcock: a vertigem no espelho. 2001. (Seminário).
    17. Projeto sempre às 13.Um olhar sobre o "Semtimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade. 2001. (Outra).
    18. Curso de Graduação "Literatura e Cinema" da Faculdade de Letras da UFMG..Os filmes de Jim Jarmusch. 2000. (Outra).
    19. I Colóquio de Semiótica da FALE/UFMG.Poéticas do silêncio: Orides Fontela. 2000. (Seminário).
    20. Literatura e intertextualidade - aula para os alunos da Gradução do Curso de Letras da UFMG.Conferência sobre poesia brasileira e intertextualidade. 1998. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. COSTA, A. R.. 3º Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2019. (Outro).. . 0.
    2. COSTA, A. R.; JUNQUEIRA, S. G.. Intermitências - Sílvia Junqueira. 2019. Exposição
    3. COSTA, A. R.. Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2018. 2018. (Outro).. . 0.
    4. COSTA, A. R.; DALMEIDA, N.. NEVILLE D'ALMEIDA O BEM AVENTURADO DA BELEZA E DO KAOS. 2018. Outro
    5. COSTA, A. R.. 2º Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2018. (Outro).. . 0.
    6. COSTA, A. R.. Iº Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2015. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Celina Figueiredo Lage (1.0)
      1. RESENDE, L. (Org.) ; TASCA, Fabíola (Org.) ; HONORATO, C. (Org.) ; FRANCO, M. (Org.) ; LAGE, C. F. (Org.) ; COSTA, A. R. (Org.) ; PAES, P. P. (Org.). Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 179.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Fabíola Silva Tasca (1.0)
      1. RESENDE, L. (Org.) ; TASCA, Fabíola (Org.) ; HONORATO, C. (Org.) ; FRANCO, M. (Org.) ; LAGE, C. F. (Org.) ; COSTA, A. R. (Org.) ; PAES, P. P. (Org.). Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 179.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Ana Paula de Fátima Coelho (1.0)
      1. BENFATTI, Fabio Fernandes Neves. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG. 2019. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Cristiane Pimentel Neder (1.0)
      1. Neder, Cristiane. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2017. COMITÊ INTERNO DE AVALIAÇÕES
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Fabio Fernandes Neves Benfatti (1.0)
      1. BENFATTI, Fabio Fernandes Neves. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG. 2019. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Marcelo Braghini (1.0)
      1. BRAGHINI, Marcelo. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 01/2019 - PAPq/UEMG - PIBIC. 2019. Atividades de Extensão Universitária
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Rafael Otavio Fares Ferreira (1.0)
      1. FERREIRA, Rafael Otavio Fares. Parecer para a Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2017.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Alexandre Rodrigues da Costa ⇔ Mateus Goulart Alves (1.0)
      1. BENFATTI, Fabio Fernandes Neves. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG. 2019. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2019 ? PAPq/UEMG
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04