Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), com a dissertação "A construção do silêncio: um estudo da obra poética de Orides Fontela", e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), com a tese "A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre literatura e artes plásticas em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector". Em 2010 e 2011, desenvolveu pesquisa sobre as obras poéticas de Georges Bataille e Samuel Beckett como aluno de pós-doutorado junto ao Curso de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, financiado pela bolsa de pesquisa oferecida pela FAPEMIG. Publicou o livro ?Corpos Labirínticos: Textos de Hans Bellmer?, financiado pela Demanda Universal FAPEMIG 2016, com traduções dos textos escritos pelo artista alemão e um estudo de sua obra a partir do verbete informe, concebido por Georges Bataille, na revista Documents. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre o cinema experimental (found footage), séries de TV, animes e mangás, mais especificamente o ero guro nansensu, com projeto voltado para a obra de Shintaro Kago. É Professor de Educação Superior da Escola Guignard da Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)
COSTA, A. R. Tessituras labirínticas: a mise en abyme e a metalepse como ramificações da narrativa em ?Bandersnatch?, episódio da série Black Mirror. Rebeca. v. 9, p. 249-267, issn: 2316-9230, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Configurações indeterminadas: uma análise do diagrama e da mancha como desdobramentos da anamorfose na obra de Hans Bellmer. Ars. v. 17, p. 79-97, issn: 2178-0447, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. O quiasma e a experiência da infinitude nas obras de Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. p. 369-386, issn: 2316-4018, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; RODRIGUES, A. C. C.. O instante perpétuo: uma análise do filme Instructions for a light and sound machine, de Peter Tscherkassky. REVISTA LIVRE DE CINEMA. v. 4, p. 123-138, issn: 2357-8807, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, the Piper?s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter. ARS (SÃO PAULO). v. 15, p. 200-216, issn: 2178-0447, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALEXANDRE RODRIGUES DA. CORPOS INFORMES: A DISSOLUÇÃO DA IDENTIDADE NOS POEMAS DE ANA CRISTINA CESAR E ORIDES FONTELA. VIA ATLÂNTICA. v. 1, p. 113-132, issn: 2317-8086, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; MENDES, M. A.. Além do acaso estúpido da química: o informe como manipulação do tempo, em Decasia: the state of decay, de Bill Morrison. Rebeca. v. 5, p. 259-277, issn: 2316-9230, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; MENDES, M. A.. Além do acaso estúpido da química: o informe como manipulação do tempo em Decasia, de Bill Morrison. Revista Laika. v. 3, p. 1-16, issn: 2316-4077, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Mutilações do eu: a fragmentação da identidade em Os cadernos de Malte Laurids Brigge, de Rainer Maria Rilke. Recorte (UninCor). v. 8, p. 1-15, issn: 1807-8591, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. A beleza da indiferença: reflexões sobre literatura e artes plásticas a partir de um conto de Virginia Woolf. Aletria (UFMG). v. 6, p. 176-185, issn: 1679-3749, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. A transfiguração do olhar: um estudo das relações entre artes visuais e literatura em Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2019. v. 1, p. 211. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; LAGE, C. F. (Org.). Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 1 ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade do Estado de MinasGerais - EdUEMG, 2018. v. 1, p. 179. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Poemas. Em: Vera Casa Nova; Kaio Carmona; Marcelo Dolabela. (Org.). Entrelinhas, entremontes: versos contemporâneos mineiros. 1ed.Belo Horizonte. : Quixote. 2020.v. 1, p. 65-71. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; Hans Bellmer. Entre labirintos e anagramas: o informe como dilaceramento dos corpos na obra de Hans Bellmer. Em: Alexandre Rodrigues da Costa. (Org.). Corpos labirínticos: textos de Hans Bellmer. 1ed.Editora Gramma. : Rio de Janeiro. 2019.v. 1, p. 1-32. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. A decomposição do presente: memória e obliteração nos filmes de Martin Arnold. Em: Pablo Gobira. (Org.). Memória do digital e outras questões das artes e museologia. 1ed.Belo Horizonte. : EdUEMG. 2019.v. 1, p. 209-243. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos cegos: a dissolução da identidade nas obras de Georges Bataille e de Hans Bellmer. Em: Adelia Maria Miglievich Ribeiro; Fabíola Padilha; Leni Ribeiro Leite. (Org.). Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras. 11ed.Vitória. : PPGL. 2012.v. 2, p. 11-22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (11)
COSTA, A. R. Entre o abstrato e o figurativo: o olhar de Rainer Maria Rilke e Clarice Lispector sobre as artes visuais. Situações Brasília 2014 ? Prêmio de Arte Contemporânea - ensaio/crítica, Brasília, p. 90-111, 01 dez. 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (13)
COSTA, A. R. Manifestações do informe: o erro como processo de construção artística. Em: XXVII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, v. 1, p. 3896-3910, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Entre Cronos e Aion: a experiência interativa como disruptura da narrativa, em ?Bandersnatch?, episódio da série Black Mirror. Em: V Seminário de Artes Digitais, p. 44-51, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; Jéssica Nascimento de Souza. Dissimulações temporais: um estudo da elipse como desdobramento do conceito de cristal do tempo na construção da narrativa da série televisiva Westworld, de Jonathan Nolan e Lisa Joy. Em: V Seminário de Artes Digitais, p. 73-79, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe como dilaceramento do corpo na obra de Hans Bellmer. Em: XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, v. 1, p. 70-89, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. A música em estado de ruína: uma análise da trilha sonora de Decasia, de Bill Morrison. Em: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? B. Horizonte - 2016, v. 1, p. 1-8, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Ponto de Laceração: A morte como desarticulação nos poemas de Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. Em: Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva e do Seminário de Poesia ? Poesia, v. 1, p. 1-12, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent Mille Milliards de Poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom , The Piper's son, de Ken Jacbos, e Patterns, de Gerhard Richter. Em: V ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, v. 6, p. 54-67, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (2)
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe como dilaceramento do corpo na obra de Hans Bellmer. Em: XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte e erotismo: prazer e transgressão na História da Arte, 2018, Florianópolis. Caderno de Resumos do XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, v. 1, p. 59-59, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; TAVARES, A. T.. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. Em: 69º Reunião Anual da SBPC, 2017, Belo Horizonte. Resumos de Comunicações Livres. Belo Horizonte: Editora da UFMG, v. 1, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (34)
COSTA, A. R. Entre Cronos e Aion: a experiência interativa como disruptura da narrativa, em ?Bandersnatch?, episódio da série Black Mirror. Em: 5º SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS, 2019, Belo Horizonte. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DO 5º SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS, p. 33-33, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; Jéssica Nascimento de Souza. Dissimulações temporais: um estudo da elipse como desdobramento do conceito de cristal do tempo na construção da narrativa da série televisiva Westworld, de Jonathan Nolan e Lisa Joy. Em: 5º SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS, 2019, Belo Horizonte. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS DO 5º SEMINÁRIO DE ARTES DIGITAIS, p. 35-35, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, p. 172-172, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Labirinto de identidades: práticas do cinema experimental na série de tv Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, p. 176-176, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; MORAIS, P. F.. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. Em: Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, p. 170-170, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; BARBOSA, J. S.. Labirinto de identidades: práticas do cinema experimental na série de tv Twin Peak. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, p. 175-175, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; PINTO, G. S. A.. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. Em: 21º Seminário de Pesquisa e Extensão, 2019, Belo Horizonte. Anais do XXI Seminário de Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte, p. 171-171, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Acidentes de leitura: o glitch como desdobramento do informe. Em: IV Seminário de Artes Digitais, 2018, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário de Artes Digitais. Belo Horizonte, v. 1, p. 37-37, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Entre o analógico e o digital: o cinema informe de Martin Arnold. Em: IV Seminário de Artes Digitais, 2018, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário de Artes Digitais, v. 1, p. 41-41, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. Em: 20º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2018, Belo Horizonte. Anais do 20º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, v. 1, p. 1-1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. Em: 20º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2018, Belo Horizonte. Anais do 20º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, v. 1, p. 1-1, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: informe na obra de Hans Bellmer. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Editora da UEMG, v. 1, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Dilaceramentos de espaços e tempos: o informe nos filmes de Martin Arnold. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Editora da UEMG, v. 1, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; Mariana Almeida Valadares. Corpos labirínticos: informe na obra de Hans Bellmer. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Editora da UEMG, v. 1, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; PORTUGAL, P. R.. O informe nos filmes de Martin Arnold. Em: 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2017, Diamantina. Anais do 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Belo Horizonte: Editora da UEMG, v. 1, p. 1-1, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. Em: 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. Em: 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; Mariana Almeida Valadares. CORPOS LABIRÍNTICOS: O INFORME NA OBRA DE HANS BELLMER. Em: 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Uma máquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky. Em: 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do 18º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, p. 1-1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Ponto de laceração: a morte como desarticulação nos poemas de Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. Em: II Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva. III Seminário de poesia: poesia, filosofia e imaginário., 2015, Uberlândia. Caderno de resumos do II Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva. III Seminário de poesia: poesia, filosofia e imaginário.. Uberlândia: UFU/ILEEL, v. 1, p. 58-59, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, The piper?s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter. Em: V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2015, Três Corações. V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. Três Corações: Unicor - Universidade Vale do Rio Verde, v. 1, p. 5-5, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. Em: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, p. 1-1, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Uma máquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky. Em: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, p. 1-1, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Interrupções incessantes: o dilaceramento da forma em Cent mille milliards de poèmes, de Raymond Queneau, Tom, Tom, The piper?s son, de Ken Jacobs, e Patterns, de Gerhard Richter. Em: Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015, 2015, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos do Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015. Belo Horizonte, v. 1, p. 19-20, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; TAVARES, A. T. ; SANTOS, A. A. V.. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. Em: Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015, 2015, Belo Horizonte. Cadernos de Resumos do Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015. Belo Horizonte, v. 1, p. 16-16, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; RODRIGUES, A. C. C.. A manufratura no cinema de Peter Tscherkassky. Em: Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do Desdobramentos: I Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas 2015. Belo Horizonte, v. 1, p. 17-17, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpo, vídeo e ambiente: a experiência em videoinstalações na obra de Pipilotti Rist. Em: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEM, 2015, Belo Horizonte. Anais do17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEM. Belo Horizonte: UEMG, p. 1-1, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; RODRIGUES, A. C. C.. O INSTANTE PERPÉTUO NO CINEMA MANUFRATURADO DE PETER TCHERKASSKY. Em: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2015, Carangola. Anais 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R.; PRADO, D. R. L.. Uma máquina de luz e som: o cinema manufaturado de Peter Tscherkassky. Em: 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2015, Carangola. Anais do 17º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG. Belo Horizonte: UEMG, v. 1, p. 1-1, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. O cinema experimental de Guy Maddin e Bill Morrison. Em: 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. Em: 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2013, Belo Horizonte. 15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Corpos cegos: a dissolução da identidade nas obras de Georges Bataille e de Hans Bellmer. Em: XIII Congresso de Estudos literários: Que autor sou eu? Deslocamentos, experiências, fronteiras, 2011, Vitória. Programação e resumos. Vitória: PPGL-Ufes, v. 1, p. 24-24, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Poéticas em contraponto: Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. Em: IX Congresso Internacional abralic 2004, 2004, Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional abralic 2004. Porto Alegre: Editrora da UFRGS, v. 1, p. 372-372, 2004. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, A. R. Mundos estranhos: paralelos entre vida e obra de Rainer Maria Rilke e Franz Kafka. Em: VII Congresso Internacional abralic 2002, 2002, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Internacional abralic 2002. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 291-291, 2002. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (27)
COSTA, A. R. Entre Cronos e Aion: a experiência interativa como disruptura da narrativa, em 'Bandersnatch', episódio da série Black Mirror. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R.; Jéssica Nascimento de Souza. Dissimulações temporais: um estudo da elipse como desdobramento do conceito de cristal do tempo na construção da narrativa da série televisiva Westworld, de Jonathan Nolan e Lisa Joy. 2019. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Acidentes de leitura: o glitch como desdobramento do informe. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Entre o analógico e o digital: o cinema informe de Martin Arnold. 2018. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe como dilaceramento do corpo na obra de Hans Bellmer. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
COSTA, A. R. A música em estado de ruína: uma análise da trilha sonora de Decasia, de Bill Morrison. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. Ponto de Laceração: A morte como desarticulação nos poemas de Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. Da Obliteração do olhar ao sacrifício da imagem: uma análise do filme Begotten, de Elias Merhige. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. O cinema experimental de Guy Maddin e Bill Morrison. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Cinema, televisão e vídeo - Três olhares sobre o presente e o passado: Elias Merhige, Bill Morrison e Guy Maddin. 2013. Apresentação de Trabalho/Outra
COSTA, A. R. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. 2013. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. Corpos lacerados: o sacrifício da palavra na obra poética de Georges Bataille. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. O fracasso da poesia: o sagrado na obra poética de Georges Bataille. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, A. R. Begotten: da obliteração do olhar ao sacrifício da imagem. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. O fracasso de se tentar traduzir o impossível. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. A palavra rasgada: da impossibilidade de se classificar o erotismo. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, A. R. Interstícios amorosos: relações entre as obras de Georges Bataille e de Clarice Lispector. 2011. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, A. R. A palavra transgressora: a obra poética de Georges Bataille. 2011. Apresentação de Trabalho/Seminário
COSTA, A. R. A criação literária: um olhar sobre os bastidores. 2009. Apresentação de Trabalho/Simpósio
COSTA, A. R. Poéticas em contraponto: Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2004. Apresentação de Trabalho/Simpósio
COSTA, A. R. Diálogos dos mortos: Billy Wilder e Machado de Assis. 2003. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, A. R. Mundos estranhos: paralelos entre vida e obra de Rainer Maria Rilke e Franz Kafka. 2002. Apresentação de Trabalho/Simpósio
COSTA, A. R. O banquete dos mortos. 2002. Apresentação de Trabalho/Outra
COSTA, A. R. Edgar Allan Poe e Alfred Hitchcock: a vertigem no espelho. 2001. Apresentação de Trabalho/Comunicação
COSTA, A. R. Poéticas do silêncio: Orides Fontela e Mondrian. 2000. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
COSTA, A. R. Literatura e intertextualidade. 1998. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (13)
COSTA, A. R. Parecer sobre artigo enviado para a Revista CONTEXTO UFES. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecerista ad hoc da Revista ArteFilosofia (ISSN 1809-8274 impressa e 2526-7892 online). 2020. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecerista ad hoc de artigo submetido à Revista ArteFilosofia (ISSN 1809-8274 impressa e 2526-7892 online). 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecer sobre original de obra submetido à Editora da Universidade Federal do Paraná. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecerista de artigos submetidos à Revista ARS. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Avaliação dos trabalhos submetidos ao Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2018 (Estado de Alerta). 2018. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecerista da revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecer sobre texto enviado à revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Guia do aluno e do professor da disciplina "Literatura clássica: grega e latina". 2010. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 01/2020? Demanda Induzida/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2020. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 01/2019 - PAPq/UEMG - PIBIC. 2019. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Avaliação de resumos para o 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2019. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão de Avaliação de Projetos ou Currículo Lattes. 2019. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão Artistico-Científica do Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2018 (Estado de Alerta). 2018. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 01/2018 - PAPq/UEMG - PIBIC. 2018. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 08/2018 - PIBIC - FAPEMIG/UEMG. 2018. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Membro do comitê de avaliação de área de Linguística, Letras, Artes, Design e Música no âmbito das atividades da Editora UEMG. 2017. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 08/2017 - PIBIC - FAPEMIG/UEMG. 2017. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2017. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 09/2017 - CNPq/FAPEMIG/UEMG. 2017. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Membro da comissão de avaliação de disciplinas externas ou pertecentes ao PPGA UEMG para aproveitamento na grade curricular. 2017. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Aprofundar os conhecimentos sobre a escrita acadêmica. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comitê Científico Interno da Escola Guignard. 2016. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Membro da comissão de avaliação de produção bibliográfica e artística para validação de créditos junto ao PPGA UEMG. 2016. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão de avaliação de projetos no Edital 02/2014 - PAPq/UEMG. 2014. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão de avaliação de projetos para o Edital 04/2014 PIBIC/UEMG/CNPq. 2014. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Comissão de Avaliação de Projetos para o Edital 06/2013 - PIBIC/UEMG/FAPEMIG. 2013. Avaliação de projeto [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Guia do aluno e do professor da disciplina de Literatura Clássica: grega e latina. 2010. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R.; TAMIETTI, V.. Guia do professor e do aluno para a disciplina de cinema. 2007. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Contos reunidos - Afonso Henriques de Lima Barreto. 2005. [ busca Google | busca Bing ]
COSTA, A. R. Lux Aeterna - Alguma coisa para se fazer com a morte. 2004. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (2)
Joice Carvalho Rodrigues. As ?ressonâncias? da cultura popular no contexto rural das modas de viola. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Fabiana de Castro Oliveira. A atuação crítica de Frederico Morais e Olívio Tavares de Araújo nos cadernos de cultura dos jornais mineiros entre 1960 a 1965. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (1)
Maíra Henrique Santos de Oliveira. Ero guro nansensu: o informe e o Ma como configurações dilaceradas na obra de Shintaro Kago. Iniciação científica (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (9)
Thiago Dias Pinto Barcellos. Convergências do cinema de terror Um estudo das apropriações do giallo e do slasher em Pânico (1996), de Wes Craven. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 1996. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Jéssica Nascimento de Souza. Quando estou? A construção da narrativa como jogo, na série de TV Westworld. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2021. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Amanda Kistemann Eltz. Ações autorais em mediação: um estudo sobre processos criativos através da apropriação no Instituto inhotim. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Cristiane Leite Alves. A crise da representação do sujeito na obra de Cindy Sherman: uma reinterpretação do autorretrato. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Gabriela Clemente de Oliveira. Artista-professor: metodologia de ensino em arte.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Marília Fiúza Queiroz. Olhares simultâneos: apropriação de tempos e espaços nas obras de Gordon Matta-Clark e Michael Wesely. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Juliana Rodrigues Porfírio. Arte como resistência: uma investigação sobre o anti-dispositivo na moda. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Camila Lacerda Lopes. Ana Cristina Cesar e Sophie Calle: autobiografia como processo de produção artística. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Flávio Célio Rodrigues Oliveira. Vestígios: uma investigação do ato fotográfico apropriação. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (4)
Sílvia Gomes Junqueira. O interdito transfigurado: o profano e o sagrado nas fotografias de Marta María Pérez Bravo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Cássia Grazielle Aveliz Rodrigues. Corpo, Vídeo e o Ambiente: a experiência em videoinstalações na obra de Pipilotti Rist. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação lato sensu) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Fernanda Lopes Pires de Lima. Entre o sonho e o pesadelo: um estudo das cores na cenografia de Alien e de Sonhos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação lato sensu) - Escola Guignard, . 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Luma Aquiar Brant. Sobre a monstruosidade do corpo: Um estudo do obsceno nas aquarelas de George Groz. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação lato sensu) - Escola Guignard, . 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
Mariana Teixeira de Paula. Da perfomance ao ensino de arte: caminho de fusões. (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Sérgio Faleiro Pimentel. Arte e afeto no desenvolvimento educacional de crianças e jovens em condições especiais. (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Walquíria Bueno Braga Arruda. Cine Theatro Brasil: expressão e comunicação visual. (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola Guignard, . 2016. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Emerson Nunes Pereira. Observar e atuar. (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola Guignard, . 2014. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Silvana Aparecida de Oliveira. Arte na educação infantil: teoria e prática aplicadas ao cotidiano. (Graduação em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola Guignard, . 2014. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Graziella Giannini Arantes Dias. O sexo feminino: a contribuição do semanário de Francisca Senhoria no Jornalismo a partir do século XIX. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Pitágoras, . 2011. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Fernando Roberto de Souza Monteiro. Webjornalismo: Descrição da rotina profissional do webjornalista na redação. (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Pitágoras, . 2010. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Iniciação científica (26)
Samantha Ottoni Cavalcante. Labirinto de identidades - práticas do cinema experimental na série de TV Twin Peaks. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Michelle Guedes de Freitas. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Josué Sales Barbosa. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Patrícia Ferreira de Morais. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Natália de Oliveira e Silva Guedes. Labirinto de identidades: práticas do cinema experimental na série de TV Twin Peaks. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Josué Sales Barbosa. Labirinto de identidades: práticas do cinema experimental na série de TV Twin Peaks. (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa institucional de apoio à pesquisa. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Gabriel da Silva Alves Pinto. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa institucional de apoio à pesquisa. 2019. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Mariana Teixeira de Paula. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Licenciatura) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Raquel de Oliveira Gonçalves. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucioanl de apoio à pesquisa. 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Tammy Elizabeth Lobato Machado. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucioanl de apoio à pesquisa. 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Sarah Queiroz Abrão Pimentel. Corpos despedaçados: fragmentação e repetição nos filmes de Martin Arnold. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucioanl de apoio à pesquisa. 2018. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Mariana Almeida Valadares. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola Guignard (UEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Danyelle Dias Braga de Lima. Dilaceramentos de espaços e tempos: o informe nos filmes de Martin Arnold.. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Gabriela Clemente de Oliveira. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Paula Regina da Silva Santos. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Priscila Rezende Portugal. Dilaceramentos de espaços e tempos: o informe nos filmes de Martin Arnold.. (Graduando em Artes plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa institucional de apoio à pesquisa. 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Bárbara Viana Coscarella. Corpos labirínticos: o informe na obra de Hans Bellmer. (Graduando em Licenciatura em Artes Plásticas) - Escola Guignard, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2017. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Anna Carolina Cabral Rodrigues. Uma máquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2016. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Alice Thomaz Tavares. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucioanl de apoio à pesquisa. 2016. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Taís Pena de Castro. Imagens brutas o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Escola Guignard (UEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Miriam Aparecida Mendes. Imagens brutas o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Escola Guignard (UEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Andrea Adelina Vieira Santos. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Escola Guignard (UEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Débora Regina Lara Prado. Uma máquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Alice Thomaz Tavares. Um cinema de restos: repetição e fragmentação nos filmes de Bruce Conner. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Escola Guignard (UEMG), Programa institucional de apoio à pesquisa. 2015. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Miriam Aparecida Mendes. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Taís Pena de Castro. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. (Graduando em Bacharelado em Artes Plásticas) - Universidade Estadual de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. 2014. Orientador: Alexandre Rodrigues da Costa.
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (7)
2020-Atual. Ero guro nansensu: o informe e o Ma como configuracoes dilaceradas na obra de Shintaro Kago. Descrição: Análise da aplicabilidade do verbete informe , que o pensador francês Georges Bataille publica em seu dicionário crítico, na revista Documents, na década 1930, à obra do mangaká Shintaro Kago, mais especificamente, às imagens que compõem seus art books, constituídos pelos livros The Art of Shintaro Kago 1, 2 e 3, Candy filled girl?s head, Panna Cotta, Aquarium, Collapsed Face Girls 1 e 2, Ghosts, Cities Infrastructure e Shintaro Kago Art Book, para investigar de que maneira esse anti-conceito encontra similaridades com aquilo que os japoneses nomeiam como Ma , presente em boa parte de suas manifestações culturais. O roteirista e ilustrador de mangá Shintaro Kago cria também um estilo próprio tanto a partir de narrativas, nas quais o nonsense e o bizarro imperam, quanto em seus desenhos de garotas com corpos dissecados de maneiras insólitas, que lembram algumas gravuras de Andreas Versalius e Jacques Fabien Gautier d'Agoty. Nas imagens de Shintaro Kago, é possível observamos cenas de assassinato e canibalismo, cabeças dilaceradas com vários olhos, corpos fundidos com máquinas, abertos em espirais e tiras, às vezes, mesclados uns nos outros, faces cortadas em cubos, crânios rasgados por mãos, seres humanos miniaturizados e gatos habitando no interior de corpos, transformando-os, na maioria das vezes, em verdadeiros parques de diversões sangrentos. Embora o artista japonês marque como influências, no plano narrativo, o humor negro do escritor japonês Yasutaka Tsutsui e do grupo inglês Monty Python, e no gráfico, as obras de Shigeru Mizuki e Katsuhiro Otomo pela precisão gráfica na criação de paisagens, nos desenhos que compõem os seus art books, notamos o mesmo princípio de desarticulação que encontramos nas obras de Hans Bellmer . Assim como Bellmer, Shintaro Kago representa o corpo humano de forma labiríntica, ao romper com sua integralidade, por meio de uma operação de desmantelamento que se sustenta na fragmentação e na repetição, como se evidencia em seus últimos art books, Aquarium, Destroyed Face e Cities Infrastructure.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2019-Atual. Labirinto de identidades: praticas do cinema experimental na serie de TV Twin Peaks, de David Lynch e Mark Frost Descrição: Nossa pesquisa pretende analisar Twin Peaks como um processo que mescla, criticamente, os gêneros cinematográficos, televisivos e literários, no instante em que a série os articula, a partir da descontinuidade da narrativa e do desdobramento de personagens, como paradoxos, realidades alternativas, situações nas quais ?o não senso não possui nenhum sentido particular, mas se opõe à ausência de sentido e não ao sentido que ele produz em excesso? . Essa produção de excesso de sentido será analisada, em um primeiro momento, a partir do contraponto que estabeleceremos, por exemplo, entre Twin Peaks e os estudos que Gilles Deleuze realizou sobre os textos de Franz Kafka, Lewis Caroll e Samuel Beckett. A presença da literatura se justifica na forma como a série leva o espectador a ter outras experiências que não as condicionadas pelo cinema tradicional ou pela TV aberta, e o aproxima de uma noção de absurdo desenvolvida por esses escritores, que desarticula os discursos e os reconstrói em favor da precariedade e da ausência de respostas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2017-Atual. Corpos despedacados: fragmentacao e repeticao nos filmes de Martin Arnold Descrição: Em nossa pesquisa, analisamos os filmes do cineasta austríaco Martin Arnold a partir da perspectiva do informe, verbete formulado por Georges Bataille, para o dicionário crítico da revista Documents, em 1929. A maneira como Martin Arnold elabora seus filmes, Pièce Touchée (1989), Passage à l?acte (1993), Alone. Life Wastes Andy Hardy (1998), Deanimated (2002) e as animações Shadow cuts (2010), Solft palate (2010), Haunted house (2011), Self control (2011), Whistle stop (2014) e Black holes, (2015), que são obras analisadas em nossa pesquisa, pode ser pensada em termos de informe, na medida em que o espaço, o tempo e os corpos são desarticulados, levados a um estado crítico, a partir do qual a conjunção e a divergência estabelecem a descontinuidade como um processo de desestruturação do cinema.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Danyelle Dias Braga de Lima - Integrante / Priscila Rezende Portugal - Integrante. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2015-2017. Um cinema de restos: repeticao e fragmentacao nos filmes de Bruce Conner Descrição: Análise da obra do cineasta Bruce Conner a partir dos conceitos de fragmentação e repetição, procurando perceber de que maneira o uso da montagem em seus filmes se articula como transgressão ao se apropriar de películas descartadas pela indústria cinematográfica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Andrea Adelina Vieira Santos - Integrante / Alice Thomaz Tavares - Integrante. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2014-2017. Uma maquina de luz e som: o cinema manufraturado de Peter Tscherkassky Descrição: Estudo da obra do cineasta austríaco Peter Tscherkassky com enfoque na questão do found footage, tendo como referencial teórico conceitos advindos da obra de Georges Bataille.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2014-2015. Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison Descrição: As obras dos cineastas Guy Maddin, Edmund Elias Merhige e Bill Morrison abrem possibilidades de se pensar o cinema não apenas como narrativa, mas também como uma estrutura que se volta contra o pacto que se estabelece entre a vida do espectador e aquilo que se projeta na tela. O objetivo desta pesquisa é analisar de que forma esses três cineastas encaram a montagem, o enquadramento, as atuações, enfim, tudo o que leva o espectador a ver no cinema uma continuidade de sua própria realidade, como uma maneira de desarticular o discurso cinematográfico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2014-Atual. Corpos labirinticos: o informe na obra de Hans Bellmer Descrição: Em nossa pesquisa, analisamos de que maneira o verbete informe, que o pensador francês Georges Bataille cunhou em seu dicionário publicado na revista Documents, pode ser aplicado à obra do artista alemão Hans Bellmer. Para isso, nos detemos, a princípio, nas fotos que ele começou fazer, a partir década de 30, sobre sua boneca, e estendemos às outras obras suas, como desenhos, pinturas, esculturas e textos, nas quais a figura humana surge desarticulada, labiríntica, de maneira a quebrar com a noção do corpo íntegro. A relação que estabelecemos entre a obra de Bellmer e a de Bataille parte, portanto, desse compromisso com aquilo que foge aos parâmetros erguidos pelo pensamento racional, para se impor, a partir da heterogenia e do nonsense, com um olhar que se detém sobre a obra de arte e o mundo como espaços cujas fronteiras são sempre flutuantes, jamais dadas como certas. Este projeto teve financiamento da Demanda Universal da FAPEMIG, de 2016 a 2019.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Alexandre Rodrigues da Costa - Coordenador / Mariana Almeida Valadares - Integrante / Mariana Teixeira de Paula - Integrante / Paula Regina da Silva Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (12)
Semifinalista no Oceanos: Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2019, Itaú Cultural.. 2019. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
4º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2018, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
Prêmio de estímulo à produção científica, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
3º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2017, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa 2016, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
1º Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP), Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
Prêmio Barueri de Literatura - categoria Livros Já Editados, Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri.. 2014. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
Situações Brasília 2014 ? Prêmio de Arte Contemporânea - ensaio/crítica, Situações Brasília.. 2014. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
2° lugar no Prêmio Guavira de Literatura do Mato Grosso do Sul Edição 2014, Fundação de Cultura do governo do Estado Mato Grosso do Sul.. 2014. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
Menção Honrosa Poesia - XI Prêmio Literário Livraria Asabeça, Livraria Asabeça.. 2013. Membro: Alexandre Rodrigues da Costa.
21º Seminário de Pesquisa Extensão: Pesquisa e Universidade.Pesquisa e Universidade. 2019. (Outra).
Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva e do Seminário de Poesia ? Poesia, Filosofia e Imaginário. Ponto de Laceração: A morte como desarticulação nos poemas de Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2015. (Congresso).
JORNADA DE PESQUISA EM ARTE IA/UNESP 2015 ? EDIÇÃO INTERNACIONAL. Da Obliteração do olhar ao sacrifício da imagem: uma análise do filme Begotten, de Elias Merhige. 2015. (Congresso).
V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.INTERRUPÇÕES INCESSANTES: O DILACERAMENTO DA FORMA EM CENT MILLE MILLIARDS DE POÈMES, DE RAYMOND QUENEAU, TOM, TOM, THE PIPER?S SON, DE KEN JACOBS, E PATTERNS, DE GERHARD RICHTER. 2015. (Encontro).
16º Seminário de Pesquisa e Extensão.O cinema experimental de Guy Maddin e Bill Morrison. 2014. (Seminário).
15º SEMINÁRIO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UEMG.Imagens brutas: o informe nos filmes de Guy Maddin, E. Elias Merhige e Bill Morrison. 2013. (Seminário).
Disciplina "Poéticas Contemporâneas: Luz e Sombra" do curso de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG.Poéticas Contemporâneas: Luz e Sombra. 2011. (Outra).
II Semana de Letras.Luz e Sombra: literatura e artes plásticas. 2011. (Seminário).
Jornada de Poesia e Tradução.O fracasso de se tentar traduzir o impossível. 2011. (Seminário).
Seminário Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários, promovido pela Faculdade de Letras da Faculdade Pitágoras.A palavra transgressora: a obra poética de Georges Bataille. 2011. (Seminário).
Curso de especialização em revisão de textos do 46º PREPES - PUC.Edição de textos literários. 2009. (Oficina).
I Fórum nacional sobre a formação e atuação do revisor de texto.A criação literária: um olhar sobre os bastidores. 2009. (Oficina).
IX Congresso Internacional da ABRALIC.Poéticas em contraponto: Ana Cristina Cesar e Orides Fontela. 2004. (Simpósio).
IV Semana de Estudos Linguísticos e Literários.Diálogos dos mortos: Billy Wilder e Machado de Assis. 2003. (Simpósio).
VIII Congresso Internacional ABRALIC.Mundos estranhos: paralelos entre as vidas e as obras de Rainer Maria Rilke e Franz Kafka. 2002. (Simpósio).
II semana de estudos linguísticos e literários.Edgan Allan Poe e Alfred Hitchcock: a vertigem no espelho. 2001. (Seminário).
Projeto sempre às 13.Um olhar sobre o "Semtimento do Mundo", de Carlos Drummond de Andrade. 2001. (Outra).
Curso de Graduação "Literatura e Cinema" da Faculdade de Letras da UFMG..Os filmes de Jim Jarmusch. 2000. (Outra).
I Colóquio de Semiótica da FALE/UFMG.Poéticas do silêncio: Orides Fontela. 2000. (Seminário).
Literatura e intertextualidade - aula para os alunos da Gradução do Curso de Letras da UFMG.Conferência sobre poesia brasileira e intertextualidade. 1998. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (6)
COSTA, A. R.. 3º Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2019. (Outro).. . 0.
COSTA, A. R.; JUNQUEIRA, S. G.. Intermitências - Sílvia Junqueira. 2019. Exposição
COSTA, A. R.. Encontro ANPAP Sudeste de Jovens Pesquisadores 2018. 2018. (Outro).. . 0.
COSTA, A. R.; DALMEIDA, N.. NEVILLE D'ALMEIDA O BEM AVENTURADO DA BELEZA E DO KAOS. 2018. Outro
COSTA, A. R.. 2º Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2018. (Outro).. . 0.
COSTA, A. R.. Iº Colóquio do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Artísticas. 2015. (Outro).. . 0.
RESENDE, L. (Org.) ; TASCA, Fabíola (Org.) ; HONORATO, C. (Org.) ; FRANCO, M. (Org.) ; LAGE, C. F. (Org.) ; COSTA, A. R. (Org.) ; PAES, P. P. (Org.). Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 179. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RESENDE, L. (Org.) ; TASCA, Fabíola (Org.) ; HONORATO, C. (Org.) ; FRANCO, M. (Org.) ; LAGE, C. F. (Org.) ; COSTA, A. R. (Org.) ; PAES, P. P. (Org.). Caminhos desconhecidos: olhares diversos sobre a arte contemporânea. 1 ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2018. v. 1, p. 179. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Neder, Cristiane. Parecerista de resumos para o 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2017. COMITÊ INTERNO DE AVALIAÇÕES [ busca Google | busca Bing ]
BRAGHINI, Marcelo. Participação na comissão de Avaliação de projetos e currículo lattes relativos ao Edital 01/2019 - PAPq/UEMG - PIBIC. 2019. Atividades de Extensão Universitária [ busca Google | busca Bing ]