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Priscila Rezende Moreira

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, na área de Tecnologias e Mídias na Educação. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2015-2019) com o estudo sobre mídias digitais no Ensino Médio. Mestre em Educação (2012) e Pedagoga (2009) pela UFMG. Entre 2010 e 2012 atuou como professora pesquisadora do Centro de Apoio a Educação a Distância (CAED/UFMG), e, em 2013, como assessora pedagógica desse Centro. Trabalhou como Professora (2017) e assessora pedagógica (2014-2015) de cursos de Capacitação dos Servidores do Sistema Prisional. De 2010 a 2016 foi Professora no Curso de Especialização em Gestão Escolar (MEC/FAE/UFMG), na modalidade a distância. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9681634575602752 (29/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Paraíba - até 129/130 Santa Efigênia 30130140 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2020. Tecnologias Digitais no Ensino Medio Estadual de Minas Gerais
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Coordenador.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.
    2. 2013-2017. Praticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Medio Integrado (OBEDUC/CAPES)
      Descrição: O projeto visa identificar, investigar, sistematizar e analisar práticas pedagógicas situadas no âmbito do Ensino Médio Integrado (EMI), nos estados de Minas Gerais, Pará e Pernambuco, através da parceria entre os Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os objetivos do projeto, destacam-se: identificar as escolas públicas que assumiram o projeto de Ensino Médio Integrado; sistematizar as experiências pedagógicas identificadas; indicar e analisar peculiaridades e dificuldades para o desenvolvimento das mesmas. A pesquisa está focada, em particular, nas escolas que ofertam o EMI e tem como referência os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as indicações teóricas articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Coordenador / FERNANDO SELMAR ROCHA FIDALGO - Integrante / Ronaldo Marcos de Lima Araújo - Integrante.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.
      Descrição: O projeto visa identificar, investigar, sistematizar e analisar práticas pedagógicas situadas no âmbito do Ensino Médio Integrado (EMI), nos estados de Minas Gerais, Pará e Pernambuco, através da parceria entre os Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre os objetivos do projeto, destacam-se: identificar as escolas públicas que assumiram o projeto de Ensino Médio Integrado; sistematizar as experiências pedagógicas identificadas; indicar e analisar peculiaridades e dificuldades para o desenvolvimento das mesmas. A pesquisa está focada, em particular, nas escolas que ofertam o EMI e tem como referência os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e as indicações teóricas articuladas à Pedagogia Histórico-Crítica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jéssica Sapore de Aguiar - Integrante / Fernando Rocha Selmar FIdalgo - Coordenador.
      Membro: Jessica Sapore de Aguiar.
    3. 2011-2014. Educacao Tecnica de Nivel Medio da Rede Federal de Educacao Profissional e Tecnologica de Minas Gerais: organizacao dos IFETs, politicas para o trabalho docente, permanencia/ evasao de estudantes e transicao para o ensino superior e para o trabalho.
      Descrição: : No âmbito do Programa Observatório da Educação, para o período 2011-2014, foi organizada uma rede composta por núcleos de três programas de pós-graduação que oferecem cursos de doutorado e mestrado acadêmico: o Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG, o Programa de Pós-graduação em Educação da PUC e o Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica. A pesquisa tem como eixo temático a educação profissional e como área de investigação a educação e desenvolvimento: financiamento da educação; mercado de trabalho e educação; demografia e educação; análise do fluxo escolar; educação e inclusão social . Além dos professores coordenadores das três instituições, participam da pesquisa estudantes de graduação, mestrado e doutorado, bem como docentes e técnicos de educação básica vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS). A política de expansão e reorganização da educação profissional no Brasil tem mostrado a exigência de examinar questões até agora pouco aprofundadas nesse tipo de educação. Uma delas diz respeito à caracterização das escolas técnicas federais, a partir do novo ordenamento proposto pela política de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETS). Trata-se de uma política que, certamente, implica o crescimento das oportunidades de acesso à formação técnica e profissional, o qual deveria ser acompanhado por políticas para a permanência do estudante na instituição, até a obtenção do seu diploma, o que exigiria também políticas para evitar a evasão de estudantes. O conhecimento dos fatores que contribuem para a permanência e evasão dos estudantes é, desse modo, um elemento fundamental para garantir o sucesso da expansão das escolas técnicas. Outro aspecto importante diz respeito às políticas para realizar a transição entre a formação técnica e o mundo do trabalho e/ou os estudos de nível superior. As trajetórias dos jovens, seja para concluir sua formação e se encaminhar para o mundo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Coordenador / Rosemary Dore - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.
    4. 2010-2012. Fatores de Permanencia/Evasao na Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio em Minas Gerais
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a identificação de fatores de permanência/evasão na educação profissional técnica de nível médio no Estado de Minas Gerais, no período de 2007 a 2010. Ele dá continuidade à pesquisa Educação Profissional no Brasil e Evasão Escolar , iniciada com o programa Observatório da Educação Profissional , promovido pela CAPES e pelo INEP, no âmbito do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seus objetivos são: 1- desenvolver metodologias de estudo que possibilitem identificar os fatores mais relevantes para a permanência/evasão dos estudantes na educação técnica profissional de nível médio; 2 - desenvolver subsídios que possam contribuir para a formulação de políticas de prevenção da evasão escolar, em nível municipal, estadual e federal.e 3 - consolidar rede Ibero-americana de pesquisadores, visando ao estudo de processos de permanência/evasão estudantil na Educação Profissional técnica de nível médio. A pesquisa é desenvolvida por docentes e estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, da UFMG, na linha de Políticas Públicas e na área temática de Avaliação Educacional, por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), no âmbito do Grupo de Pesquisa: Formação e Qualificação Profissional (FORQUAP), e por docentes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que integram a rede Iberoamericana de pesquisa sobre evasão na educação profissional técnica de nível médio. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Integrante / Rosemary Dore - Coordenador.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.
    5. 2009-2011. Educacao Profissional e Evasao Escolar em Minas Gerais
      Descrição: O projeto de pesquisa Educação Profissional e Evasão Escolar em Minas Gerais vincula-se ao Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da Faculdade de Educação da UFMG. Tem por objetivos identificar e analisar processos de evasão estudantil em escolas técnicas de nível médio em Minas Gerais, no período de 2001 a 2008. É desenvolvida por docentes e estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Políticas Públicas e na área temática de Avaliação Educacional. Sua realização está ligada à investigação de um grupo de trabalho internacional, cujo propósito central é o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação técnica nos países participantes, por meio das seguintes iniciativas: a) construção de uma base de conhecimento, sólida e compartilhada, sobre os sistemas de educação profissional nos países componentes do network; b) estabelecimento de um entendimento comum e abrangente sobre o problema de evasão na educação técnica e a transição para o mundo do trabalho; c) utilização desse conhecimento comum na elaboração de medidas e propostas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas na área de educação profissional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Integrante / Rosemary Dore - Coordenador.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.
    6. 2007-2010. Educacao Profissional no Brasil e Evasao Escolar
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa Educação Profissional no Brasil e Evasão Escolar faz parte do Programa Observatório da Educação da CAPES e do INEP, no âmbito do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) da Faculdade de Educação da UFMG. Seu objetivo é o de estudar a evasão na educação técnica de nível médio no Brasil, no período de 1996 a 2006. É desenvolvida por docentes e estudantes do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Políticas Públicas e na área temática de Avaliação Educacional. Sua realização está ligada à investigação de um grupo de trabalho internacional, cujo propósito central é o desenvolvimento da qualidade do sistema de educação técnica nos países participantes, por meio das seguintes iniciativas: a) construção de uma base de conhecimento, sólida e compartilhada, sobre os sistemas de educação profissional nos países componentes do network; b) estabelecimento de um entendimento comum e abrangente sobre o problema de evasão na educação técnica e a transição para o mundo do trabalho; c) utilização desse conhecimento comum na elaboração de medidas e propostas que possam contribuir para a formulação de políticas públicas na área de educação profissional. A justificativa para organizar o network deve-se à defasagem existente entre o conhecimento geral sobre a evasão escolar na educação técnica e a persistência de problemas concretos nessa área em muitos países ocidentais, que acarretam a baixa qualificação e habilitação profissionais dos jovens, trazendo-lhes problemas nas suas tentativas de ingresso no mercado de trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Priscila Rezende Moreira - Integrante / Rosemary Dore - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Priscila Rezende Moreira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (42)
      1. ?6o Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente? e ?I Simpósio Educação, Formação e Trabalho?.Tecnologias Digitais para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. (Simpósio).
      2. IV Encontro do Projeto Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio. 2017. (Encontro).
      3. VI Encontro do Projeto Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Mèdio Integrado. 2017. (Encontro).
      4. VI Jornades sobre la Relació Pedagògica a la Universitat. La força de la indagació i la disrupció en temps d'incertesa. 2017. (Seminário).
      5. Moodle Moot Brasil. 2016. (Congresso).
      6. II Encontro do Projeto Práticas Formativas da Juventude Trabalhadora no Ensino Médio Integrado. 2015. (Encontro).
      7. II Seminário Internacional de EaD.CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTOR, SOLUÇÃO PARA O FOMENTO DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA PARA A EAD. 2014. (Seminário).
      8. XI Congresso Brasileiro de Ensino a Distância. A formação de gestores escolares em uma perspectiva de gestão democrática: a experiência do programa nacional escola de gestores da educação básica da UFMG.. 2014. (Congresso).
      9. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Disciplinas Semipresenciais do ciclo básico de Física: Desafios e soluções. 2014. (Congresso).
      10. XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. A EaD na capacitação dos servidores do sistema prisional. 2014. (Congresso).
      11. Capacitação do Programa Aproxime-se: Uma abordagem Metodológica-Bolsistas e Voluntários. 2013. (Encontro).
      12. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2013. (Congresso).
      13. I Encontro de Educação a Distância. 2012. (Encontro).
      14. I Seminário Internacional de Educação aa Distância.A constituição da equipe multidisciplinar no CAED/UFMG. 2012. (Seminário).
      15. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.DISCIPLINA SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DA UFMG. 2012. (Simpósio).
      16. IV Seminário de Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto.ENSINO SOBRE A EAD NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA: UMA REALIDADE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG. 2012. (Seminário).
      17. IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD). Trabalho Docente na Educação a Distância: O perfil do tutor nos cursos da UAB na UFMG.. 2012. (Congresso).
      18. Públicos escolares e regulação da educação: lutas concorrenciais na arena educativa. 2012. (Outra).
      19. EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2011. (Simpósio).
      20. IV Seminário Científico Internacional TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO.EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E A QUESTÃO DO DUALISMO ESCOLAR. 2011. (Seminário).
      21. VII Congresso De Ensino Superior a Distância. 2011. (Congresso).
      22. VI Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação: desafios e tendências da formação profissional em defesa do público.EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2011. (Simpósio).
      23. GUIDE INTERNATIONAL: SEMINAR ON VIRTUAL HIGHER EDUCATION. 2010. (Seminário).
      24. VI Seminário Formação e Produção Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à EJA. 2010. (Seminário).
      25. Participação no XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
      26. As relações étnico/raciais e as novas demandas para o campo educacional. 2009. (Seminário).
      27. Educação escolar indígena no Brasil. 2009. (Seminário).
      28. I Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2009. (Outra).
      29. Identidade racial e educação no Brasil. 2009. (Seminário).
      30. II Seminário do Programa Observatório da Educação.Gestão da Educação Básica. 2009. (Simpósio).
      31. Relações étnico/raciais nas políticas educacionais. 2009. (Seminário).
      32. V Simpósio sobre Trabalho e Educação: "Homenagem aos 150 anos da publicação da Introdução à Crítica da Economia Política".A presença do aluno negro na Educação Profissional Técnica de nível médio em Minas Gerais. 2009. (Simpósio).
      33. XVIII Semana de Iniciação Científica.Educação Profissional e evasão escolar em Minas Gerais. 2009. (Outra).
      34. 1º. Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - SENEPT.Educação Profissional no Brasil, evasão escolar e a transição para o mundo do trabalho.. 2008. (Seminário).
      35. Autoridade, violência e políticas públicas ? relações e conflitos na sociedade contemporânea e seus reflexos na escola. 2008. (Outra).
      36. Reformas Educacionais no Brasil no Brasil - Reformas e Democratização da Escola Pública no brasil. 2008. (Seminário).
      37. Reformas Educacionais no Brasil - Os professores e as Reformas. 2008. (Seminário).
      38. VI ENCONTRO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 2008. (Encontro).
      39. XVII Semana de Iniciação Científica.Educação Profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. 2008. (Outra).
      40. XXVI ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF. 2008. (Encontro).
      41. II Seminário Internacional sobre Pedagogia da Alternância em Minas Gerais - Alternância, uma Pedagogia do Trabalho e do Futuro?. 2007. (Seminário).
      42. Universidade e Formação de Profissionais da Educação Infantil - Desafios e Perspectivas. 2007. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (14)
      1. MOREIRA, Priscila Rezende. Educação Positiva: aspectos para reflexão. 2019. (Outro).. . 0.
      2. MOREIRA, Priscila Rezende. III Webseminário: Formação Docente, Educação, Comunicação e Tecnologia. 2019. (Outro).. . 0.
      3. MOREIRA, Priscila. Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior. 2018. (Outro).. . 0.
      4. FIDALGO, F. S. R. ; MOREIRA, Priscila. ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2015. Outro
      5. HEIJMANS, R. D. ; CORREA, J. ; BARBOSA, J. M. S.. IV COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EVASÃO ESCOLAR. 2015. Outro
      6. MOREIRA, Priscila. II ENCONTRO DO PROJETO PRÁTICAS FORMATIVAS DA JUVENTUDE TRABALHADORA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2015. (Outro).. . 0.
      7. MOREIRA, Priscila. I Colóquio de Extensão Universitária na Educação a Distância - CONEXED. 2014. (Outro).. . 0.
      8. FIDALGO, F. S. R. ; MOREIRA, Priscila Rezende ; DUTRA, C. S. ; FALCÃO, Beatriz. V Seminário Internacional de Educação a Distância: meios, atores e processos. 2013. Outro
      9. DORE, Rosemary ; MOREIRA, Priscila Rezende. III Colóquio Internacional de Educação Profissional e Evasão Escolar. 2013. Outro
      10. MOREIRA, Priscila Rezende. IV Seminário de Educação a Distância: Tão Longe, Tão Perto. 2012. (Outro).. . 0.
      11. MOREIRA, Priscila Rezende. II Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar. 2011. (Outro).. . 0.
      12. DALBEN, Ângela ; PEREIRA, Júlio Emílio ; SANTOS, Luciola ; MOREIRA, Priscila Rezende. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. Congresso
      13. MOREIRA, Priscila Rezende. I Colóquio Internacional sobre educação profissional e evasão escolar. 2009. (Outro).. . 0.
      14. MOREIRA, Priscila Rezende. V Simpósio Trabalho e Educação: "Homenagem aos 150 anos da publicação da Introdução à Critica da Economia Política".. 2009. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09