Lattes UEMG

Ronan Leandro Zampier

Doutor em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2019), na Área de Concentração Família e Sociedade e Linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. É Mestre em Administração pela FEAD Minas (2012), na Área de Concentração Gestão Estratégica das Organizações. Possui Especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e Bacharelado em Administração pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2004). Atualmente é Professor na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e lidera o Grupo de Pesquisas em Consumo e Marketing - GPCOM (UEMG/CNPQ). Participa também como pesquisador vinculado aos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ: Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS (PUC Minas) e Trabalho, Sociabilidade e Gênero (UFV). Foi editor-adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em Debate (2018-2020). Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa nos campos de Comportamento do Consumidor e Marketing: Cultura e Consumo; Consumo do Luxo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis: Classe, Gênero, Etnia e Idade); Serviços; e Marketing e Sociedade. Em suas investigações emprega principalmente a abordagem qualitativa de pesquisa em uma perspectiva sociocultural, utilizando as seguintes técnicas de análise: Análise de Discurso Crítica, Análise de Conteúdo e Hermenêutica. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9537868137909038 (19/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Carangola. Praça dos Estudantes, 23 Santa Emília 36800000 - Carangola, MG - Brasil Telefone: (32) 37411969 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-2019. (Re)significacao simbolica de objetos de vestuario de segunda mao em praticas discursivas do mercado online
      Descrição: O estudo propõe compreender a dinâmica de construção e reconstrução dos significados culturais ao longo da cadeia de consumo de vestuário de segunda mão nos brechós online.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ronan Leandro Zampier - Coordenador / Jaqueline Mara de Moraes - Integrante / Fábia Piza Magalhães - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 2
      Membro: Ronan Leandro Zampier.
    2. 2015-Atual. Entre o estigma e o prestigio: Um estudo do consumo de vestuario de luxo de segunda mao
      Descrição: Este estudo propõe lançar luz sobre a dinâmica de construção e reconstrução cultural e social dos objetos de vestuário de luxo de segunda mão. Privilegiando as lentes antropológicas para a compreensão do fenômeno em investigação, são articulados os seguintes temas como fundamentação teórica: Consumo e cultura material; moda como prática cultural; luxo e consumo de segunda mão; e consumo de vestuário de segunda mão. Será realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, cuja coleta de dados se dará por meio de observação direta e entrevistas em profundidade. Para análise e interpretação dos dados provenientes das entrevistas, será adotada a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), proposta por Norman Fairclough.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ronan Leandro Zampier - Integrante / Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Rita de Cássia Pereira Farias - Coordenador.
      Membro: Ronan Leandro Zampier.
    3. 2010-2012. Os significados do consumo de imoveis de luxo
      Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a forma como os consumidores de alta renda constroem os significados relacionados aos imóveis de luxo. O referencial teórico do trabalho aborda os seguintes temas: Comportamento do consumidor, cultura e consumo e conceito e características do fator luxo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo. A coleta de dados será por meio de entrevistas que serão analisadas com o apoio do software de análise qualitativa Atlas/ti, utilizando-se também o método de análise de conteúdo, tal como concebido por Bardin (1977).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ronan Leandro Zampier - Integrante / Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ronan Leandro Zampier.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Paraninfo da Turma de Formandos do curso de Administração de 2019, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos... 2020.
      Membro: Ronan Leandro Zampier.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração. ?NÃO É BRECHÓ, É LOJA!!...? ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE BRECHÓS E LOJAS DE ROUPAS DE LUXO DE SEGUNDA MÃO. 2020. (Congresso).
    2. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração. Avaliador de trabalhos da área/tema: Marketing / Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade. 2020. (Congresso).
    3. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração. Marketing / Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade. 2020. (Congresso).
    4. XXIII SEMEAD - Seminários em Administração. Processos de ressignificação em práticas discursivas no mercado virtual de vestuário de segunda mão. 2020. (Congresso).
    5. XXII SEMEAD - Seminários em Administração. Avaliador de trabalhos da área/tema: Marketing / Consumo, Materialismo, Cultura e Sociedade. 2019. (Congresso).
    6. XXII SEMEAD - Seminários em Administração. 2019. (Seminário).
    7. II Encontro Mineiro sobre Envelhecimento e Risco Social.Grupo de Trabalho: A Cultura do Cuidado, a Insuficiência Familiar e o Risco Social no Envelhecimento: uma discussão necessária. 2018. (Encontro).
    8. XXI SEMEAD - Seminários em Administração. Trabalho(s) Avaliado(s): 118, 490, 907, 1451. 2018. (Congresso).
    9. I Seminário Nacional: "Família e Políticas Sociais no Brasil". 2017. (Seminário).
    10. XX SEMEAD - Seminários em Administração. Avaliação dos trabalhos 1511, 1678, 1758, 2297 submetidos ao evento. 2017. (Congresso).
    11. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA UFV.Do estigma ao prestígio: uma análise da prática discursiva sobre o consumo em brechós. 2016. (Simpósio).
    12. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA.Avaliação de trabalho (Apresentação oral). 2015. (Simpósio).
    13. Simpósio de Integração Acadêmica - SIA.Avaliação de trabalhos apresentados em painel. 2015. (Simpósio).
    14. IV SEMULT - Semana Multidisciplinar dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Tecnólogo em Gestão Ambiental.Os significados do consumo de imóveis de luxo. 2013. (Outra).
    15. I Seminário de Turismo da Universidade Federal de Viçosa - UFV. 2012. (Seminário).
    16. Semana da Computação - Fagoc - Oitava edição. 2007. (Congresso).
    17. I Mostra de Produção Científica da UNIPAC. O Nível de Satisfação dos clientes da Copasa, Cia de Saneamento do Minas Gerais, em relação aos serviços prestados no Município de Visconde do Rio Branco.. 2003. (Congresso).
    18. III Semana Acadêmica Empresarial da Unipac. 2001. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Ronan Leandro Zampier ⇔ Eric de Paula Ferreira (1.0)
        1. FERREIRA, E. P.; ISNARD, P. ; FRANCA, R. S. ; CORRÊA, F. ; AGUIAR FILHO, A. S.. A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CADEIA DE VALOR DA INOVAÇÃO EM STARTUPS: UM MODELO CONCEITUAL INTEGRATIVO. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

      • Ronan Leandro Zampier ⇔ Fabricio Ziviani (1.0)
        1. ZAMPIER, Ronan Leandro. Introdução à gestão do conhecimento em organizações. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático
          [ busca Google | busca Bing ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01