teste-01

Elaine Leporate Barroso Faria

Mestre em Psicologia na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Sócio-Educativos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Mestre em Psicopedagogia pela Universidad de La Habana - Cuba(2002). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São joão Del Rei (1995). Atualmente é Professora efetiva e pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais/Campus Barbacena atuando nos Cursos de Graduação Pedagogia e Ciências Sociais nas disciplinas de Psicologia da Educação e Pesquisa em Educação.Tem experiência na área de Psicologia e Psicopedagogia, com ênfase na área do desenvolvimento, social e escolar. É integrante do Núcleo de Pesquisa Educação, Subjetividade e Sociedade (UEMG/Barbacena) desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão que envolvem o estudo da leitura e da compreensão textual. Áreas de interesse: Ciências Cognitivas: Cognição, Desenvolvimento Humano e Linguagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9222991020213248 (25/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Barbacena. Rua Coronel José Máximo 200 São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (032) 30523100 Fax: (032) 30523100
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Um estudo de intervencao pedagogica: a aprendizagem autorregulada da leitura
      Descrição: Esta pesquisa está inserida no Programa de Extensão ?Lendo o Mundo?, que está sendo implementado pelo Instituto Superior de Educação ?Dona Itália Franco?, Campus Barbacena, da Universidade do Estado de Minas Gerais, em uma escola da rede pública de Barbacena visando o fortalecimento da educação escolar do município e região. Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar os princípios e conceitos-chave do processo da aprendizagem autorregulada através do ensino da leitura com foco na compreensão leitora mediante o desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Nessa perspectiva, serão aplicadas atividades de intervenções pedagógicas na Escola Estadual Dr. Teobaldo Tollendal, na cidade de Barbacena, com alunos que serão selecionados pela coordenação pedagógica da escola. A escola foi escolhida por ser escola parceira no Programa de Extensão ?Lendo o Mundo? da UEMG Unidade Barbacena. O delineamento da pesquisa de campo é qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. A análise de dados será qualitativa considerando os conceitos-chave da aprendizagem autorregulada. Por meio da análise qualitativa pretende-se apreender o fenômeno dentro de todo o seu contexto interpretando seu significado, apresentando evidências dos dados a partir de consistências teóricas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    2. 2018-2018. O ensino de estrategias metacognitivas para a formacao de um leitor proficiente
      Descrição: Este plano de trabalho visa a observação da atuação docente relacionada ao ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas no trabalho pedagógico envolvendo a leitura. Esta observação será feita pela aluna bolsista, através de um roteiro estruturado, o qual tem o objetivo de manter o foco da observação nos aspectos do ensino da leitura enfatizados neste projeto, tentando minimizar as possibilidades de desviar a atenção para outros aspectos do processo de ensino e aprendizagem, dada a complexidade de eventos que ocorrem na sala de aula. A observação será direcionada para duas turmas de 3º ano do Ciclo de Alfabetização de uma escola pública da cidade de Barbacena e região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Fernanda Gomes Alves - Integrante.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    3. 2018-2018. Ler para compreender: Intervencao em prol da educacao cientifica
      Descrição: Pensar a educação científica nos remete ao estado da arte da leitura. Ao se fazer uma leitura, é importante que o leitor ao fim dessa, realize críticas, sejam negativas ou positivas, demonstrando que entendeu bem o que foi lido. A capacidade de questionar e criticar, é o que leva o leitor a obter um melhor conhecimento, demonstrando ser capaz de expor as suas opiniões frente ao que se lê. Este estudo tem como objetivo geral proporcionar ao estudante do 9º ano do Ensino Fundamental II a compreensão do uso de estratégias metacognitivas mediante o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir da abordagem teórica da Psicologia Cognitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Ana Letícia Teixeira Alves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    4. 2017-2018. A pratica de ensino da leitura e compreensao leitora
      Descrição: esta pesquisa pretende analisar os conhecimentos teórico-práticos de quatro professores alfabetizadores do 3º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública de Barbacena/MG. Serão analisados aspectos referentes à organização das propostas de ensino de leitura destes professores, tendo em vista a formação de alunos leitores, mediante o ensino do uso de estratégias cognitivas e metacognitivas para a compreensão leitora. A escolha pelo 3º ano, ano que finaliza o ciclo de alfabetização se deu devido ao fato de que as políticas públicas preveem que todos os alunos estejam alfabetizados ao final do ciclo de alfabetização. Portanto, entendemos que é neste ano que os alunos precisam ter consolidado habilidades de leitura nas perspectivas da cognição e da metacognição, que os possibilitarão seguir a escolaridade de forma a ampliarem e aperfeiçoarem cada vez mais a competência leitora, em busca da solidificação de uma formação leitora dinâmica, crítica e produtiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Maria de Fátima Teixeira Gomes - Integrante / Monara Gabriela Martins Candido - Integrante / Mônica Cristina Neto Cury - Integrante / Agatha Eleutério Paulo - Integrante / Michelle Barbosa Gomes - Integrante.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    5. 2016-2018. Habilidades metacognitivas na compreensao da leitura
      Descrição: Este projeto compreende o ensino e o uso de estratégias metacognitivas mediante o desenvolvimento de habilidades metacognitivas a partir da abordagem teórica da Psicologia Cognitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Monara Gabriela Martins Candido - Integrante.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    6. 2013-2014. Habilidades cognitivas na compreensao textual
      Descrição: Para compreendermos o processamento da leitura e o processo de compreensão textual reportamos a teoria do processamento da informação, que a partir de modelos cognitivos dos processos mentais superiores, explica o processamento da informação na mente humana, no modo como os indivíduos percebem, aprendem, recordam e ponderam a informação. Enfatizamos o estudo acerca dos processos cognitivos envolvidos na leitura e na compreensão textual a fim de investigar como os processos cognitivos intervêm no ato de ler e no processo de compreensão leitora. O referencial teórico do nosso estudo é a psicologia cognitiva que estuda as bases biológicas da cognição, como a atenção, a consciência, a percepção, a memória, a linguagem, o raciocínio, bem como a resolução de problemas, a criatividade, a tomada de decisões e as mudanças que ocorrem no desenvolvimento cognitivo ao longo da vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Márcia Rita de Campos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    7. 2012-2015. Processos cognitivos envolvidos na leitura e na compreensao textual
      Descrição: Objetivamos compreender os processos cognitivos envolvidos na leitura e na compreensão leitora a partir da abordagem teórica da Psicologia Cognitiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Márcia Rita de Campos - Integrante.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    8. 2011-2012. Projeto de pequisa
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador.
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    9. 2011-2011. Memoria de trabalho e compreensao da leitura
      Descrição: Investigar a relação entre função executiva e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos e conceituais que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho, componente da função executiva está associada significativamente com habilidades de compreensão da leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.
    10. 2010-2011. Memoria de trabalho e compreensao da leitura: um estudo com universitarios
      Descrição: Investigar a relação entre função executiva e compreensão da leitura através da identificação dos fundamentos teóricos e conceituais que sustentam a hipótese de que a memória de trabalho, componente da função executiva está associada significativamente com habilidades de compreensão da leitura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elaine Leporate Barroso Faria - Coordenador / Carlos Alberto Mourão-Júnior - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Elaine Leporate Barroso Faria.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (68)
    1. 2º Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar - Cognição Numérica. 2020. (Encontro).
    2. Roda de Conversa: Ampliando o conhecimento sobre si mesmo.Relações Interpessoais e Comunicação não violenta: tecendo diálogos. 2020. (Encontro).
    3. Roda de Conversa: Ampliando o conhecimento sobre si mesmo.Bem-estar em tempos de pandemia: importância da alimentação, exercícios físicos e mentais. 2020. (Encontro).
    4. Roda de Conversa: Ampliando o olhar sobre si mesmo.Relações Interpessoais e Intrapessoais em tempos e pandemia. 2020. (Encontro).
    5. Roda de Conversa: Prof. José Pacheco - Educação contemporânea: diálogos e possibilidades ss. 2020. (Encontro).
    6. Webinário: Daniel T. Willingham - Truthiness in Educational Psychology: Examining Myths about Teaching and Learning. 2020. (Outra).
    7. 7º Coloquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.Alfabetização e Letramento: O Uso de Estratégias de Leitura no Ambiente Escolar.. 2019. (Outra).
    8. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Apresentação no GT 4 - O ensino de estratégias de leitura e compreensão leitora - Orientadora de TCC de Fernanda Gomes Alves. 2019. (Congresso).
    9. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Apresentação no GT 4 - Minicurso: O ensino de estratégias metacognitivas para a formação de leitores compreendedores com Ágatha Eleutério Paulo. 2019. (Congresso).
    10. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Coordenador Minicurso: O ensino de estratégias metacognitivas para a formação de leitores compreendedores - Com Àgatha Eleutério Paulo. 2019. (Congresso).
    11. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. GT5 - Eixo 1: Humanidades - Coordenador do GT com Vilmara. 2019. (Congresso).
    12. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Apresentação no GT4: A relação entre a afetividade e a cognição na minimização de problemas de aprendizagem - Orientadora de TCC de Rosa Maria de Jesus Silva. 2019. (Congresso).
    13. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Coordenador Minicurso: Comunicação em tempos líquidos - Com Ivan Leporate Barroso. 2019. (Congresso).
    14. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. Coordenador Oficina: A prática de Yoga como fonte de sabedoria e melhoria da qualidade de vida e bem estar - Com Isabela Araújo. 2019. (Congresso).
    15. XII Congresso de Pesquisa e Extensão UEMG Barbacena: Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania.. GT4 - Eixo 1: Humanidades - Coordenador do GT com Selma. 2019. (Congresso).
    16. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA INTERVENÇÃO NA APRENDIZAGEM DISCENTE.. 2018. (Seminário).
    17. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA INTERVENÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Seminário).
    18. I Seminário de Pedagogia UEMG Barbacena.Intervenção para o uso de estratégias metacognitivas para a compreensão leitora. 2018. (Seminário).
    19. I Seminário de Pedagogia UEMG Barbacena.O ensino da leitura e as estratégias metacognitivas no contexto de sala de aula. 2018. (Seminário).
    20. I Seminário de Pedagogia UEMG Barbacena.As estratégias de leitura na formação dos alunos do Ensino Fundamental. 2018. (Seminário).
    21. I Seminário de Pedagogia UEMG Barbacena.As estratégias de leitura na formação dos alunos do Ensino Fundamental. 2018. (Seminário).
    22. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Intervenção para o uso de estratégias metacognitivas para a compreensão leitora. 2018. (Congresso).
    23. V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. O ensino da leitura e as estratégias metacognitivas no contexto de sala de aula. 2018. (Congresso).
    24. XI Congresso de Pesquisa e Extensão Educação, Política e Sociedade: desafios contemporâneos. Fórum de Comunicação - GT Humanidades. 2018. (Congresso).
    25. XI Congresso de Pesquisa e Extensão Educação, Política e Sociedade: desafios contemporâneos. O ensino de estratégias metacognitivas para a formação de um leitor proficiente. 2018. (Congresso).
    26. XI Congresso de Pesquisa e Extensão Educação, Política e Sociedade: desafios contemporâneos. O ensino de estratégias de leitura: uma intervenção na aprendizagem discente. 2018. (Congresso).
    27. IX Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Semana de Ciências Sociais da UEMG/BarbacenaEM. GT Leitura e compreensão: formação docente na perspectiva da cognição e do letramento. 2016. (Congresso).
    28. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão.Oficinas de leitura: formando leitores compreendedores. 2015. (Seminário).
    29. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Oficinas de leitura: Formando leitores compreendedores. 2014. (Seminário).
    30. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Oficinas de leitura: Formando leitores compreendedores. 2014. (Congresso).
    31. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leitura. 2014. (Congresso).
    32. IV Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. As habilidades cognitivas na compreensão da leitura. 2014. (Congresso).
    33. IV Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT 2014.As habilidades cognitivas na compreensão da leitura. 2014. (Seminário).
    34. IV Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - IV SENEPT 2014.Oficinas de leitura: formando leitores compreendedores. 2014. (Seminário).
    35. VII Congresso de Pesquisa e Extensão - II Semana de Ciências Sociais UEMG/Barbacena. A formação de leitores compreendedores através de oficinas de leitura. 2014. (Congresso).
    36. VII Congresso de Pesquisa e Extensão - II Semana de Ciências Sociais UEMG/Barbacena. O desenvolvimento de habilidades cognitivas para a compreensão da leitura. 2014. (Congresso).
    37. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leitura. 2013. (Seminário).
    38. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.As habilidades cognitivas na compreensão da leitura. 2013. (Seminário).
    39. VI Congresso de Pesquisa e Extensão, I Semana de Ciências Sociais e I Seminário PIBID. Mediador de sessão de comunicação oral. 2013. (Congresso).
    40. 6ª Primavera dos Museus do Ibran.Mesa Redonda: A função social dos museus. 2012. (Outra).
    41. V Congresso de Pesquisa e Extensão e X Semana Didático-Cultural UEMG/Bcena. Sessão de comunicação oral. 2012. (Congresso).
    42. IV Colóquio de Pesquisa e I Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa "Educação, Subjetividade e Sociedade" da Uemg/Barbacena.Memória de trabalho e compreensão da leitura. 2011. (Seminário).
    43. IV Simposio de Psicologia e Desenvolvimento Humano - III Encontro de Historia e Filosofia da Psicologia - II Coloquio de Psicologia Social e Politicas Publicas.A influencia das habilidades relacionadas a funcao executiva na compreensão da leitura. 2011. (Simpósio).
    44. Seminário Integrado de Psicologia.Os recursos da memória de trabalho e suas influências na compreensão da leitura. 2011. (Seminário).
    45. III Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.Compreensão em leitura e memória de trabalho: um estudo com universitários. 2010. (Outra).
    46. III Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena. 2010. (Outra).
    47. III Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.Leitura e cidadania. 2010. (Outra).
    48. III Congresso Científico de Pesquisa e Extensão - VIII Semana Didático-Cultural. Mediador em sessão de comunicação. 2010. (Congresso).
    49. III Jornada de Neuropsicologia do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG) - Conhecimentos das Neurociências em prol da Educação. 2010. (Outra).
    50. Psicologia: Perspectivas e Interfaces Contemporâneas - Minicurso. 2010. (Outra).
    51. Psicologia: Perspectivas e Interfaces Contemporâneas - Oficina. 2010. (Oficina).
    52. Psicologia: Perspectivas e Interfaces Contemporâneas - Simpósio. 2010. (Simpósio).
    53. 11º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG.Avaliadora de trabalhos. 2009. (Seminário).
    54. II Colóquio de Pesquisa da UEMG: Ciências Humanas na Prática Educativa: Múltiplos Enfoques.A Oficina de Leitura como Proposta de Intervenção Psicossocial. 2009. (Outra).
    55. II Congresso de Pesquisa e Extensão - VII Semana Didático Cultural - "Evoluçaõ e Educação: um percurso de Darwin à atalidade". Os processos de leitura e escrita numa abordagem universitária. 2009. (Congresso).
    56. 1° Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.Transpondo o fracasso escolar a partir das práticas de leitura do gênero canção. 2008. (Outra).
    57. I Congresso de Pesquisa Científica e Extensão - VI Semana Didático-Cultural. Concepções de leitura e o desafio de formar leitores. 2008. (Congresso).
    58. VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2007. (Congresso).
    59. V Semana Didático-Culutral - UEMG/Barbacena.Minicurso - As estratégias metacognitivas de leitura. 2007. (Outra).
    60. 2ª Jornada Internacional de Educação de Belo Horizonte. 2006. (Outra).
    61. II Congresso Internacional de Educação - O educador reflexivo e o saber no Século XXI. 2005. (Congresso).
    62. III Pedagógica MG - O aprender e o saber. 2005. (Congresso).
    63. 2° Simpósio de Psicanálise e Educação. 2004. (Simpósio).
    64. Congresso Internacional de Educação - A Aprendizagem no Século XXI. 2004. (Congresso).
    65. I Congresso Municipal de Educação. 2004. (Congresso).
    66. Encontro Internacional - O educador na Era da Informação. 2003. (Encontro).
    67. I Semana Didático-Cultural - UEMG/Barbacena.Curso - Psicomotricidade - Repensando a formação do professor. 2003. (Outra).
    68. I Seminário Internacional de Educação - A Escola para o Século XXI. 2003. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. FARIA, E. L. B.; ALVES, M. A. G. ; SILVA, C. M. ; JESUS, D. A. ; LOPES, T. J. S. ; COSTA, M. L. R. ; COSTA, V. A.. Roda de Conversa: Ampliando o olhar sobre si mesmo. 2020. Outro
    2. FARIA, E. L. B.; CURY, M. C. N. ; GOMES, M. F. T.. GT Leitura e compreensão: formação docente na perspectiva da cognição e do letramento. 2016. Outro
    3. FARIA, E. L. B.; GOMES, M. F. T.. Palestra: (In)Formação: Questione, descubra-se, mude!. 2014. Outro
    4. FARIA, E. L. B.; MADEIRA, A. C. F.. Palestra: Ensinar e aprender nos dias atuais. 2013. Outro
    5. ROCHA, M. B. ; RUFINO, J. A. ; SOUZA, E. G. ; FARIA, E. L. B. ; GOMES, M. F. T. ; MADEIRA, A. C. F. ; ANTAO, A. C. O.. II Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa "Educação, Subjetividade e Sociedade". 2012. Outro
    6. FARIA, E. L. B.. Psicologias, Interfaces e Sociedade: Experiências e Diálogos. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. FARIA, E. L. B.. V Congresso de Pesquisa e Extensão e X Semana Didático-Cultural UEMG/Bcena. 2012. (Congresso).. . 0.
    8. FARIA, E. L. B.; MADEIRA, A. C. F. ; Rufino, J. A. ; ROCHA, Mauro. A UEMG vai ao cinema: a comunicação pela imagem: análise de filme. 2011. Outro
    9. FARIA, E. L. B.; Rufino, J. A. ; GOMES, M. F. T. ; Gonçalves, E. ; MADEIRA, A. C. F.. Quem conta um conto, aumenta um ponto: a contação de histórias e o lúdico. 2011. Outro
    10. FARIA, E. L. B.; Rufino, J. A. ; Souza, E. G. ; GOMES, M. F. T.. 1° Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena. 2008. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Elaine Leporate Barroso Faria ⇔ Pamela da Rocha Patrício (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F.; SCHIAVETTO, S. N. O. ; Casalinho, C.A.. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 06/2019 ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Elaine Leporate Barroso Faria ⇔ Adriana de Souza Lima Queiroz (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F.; SCHIAVETTO, S. N. O. ; Casalinho, C.A.. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 06/2019 ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Elaine Leporate Barroso Faria ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
      1. RIEMENSCHNEIDER, F.; SCHIAVETTO, S. N. O. ; Casalinho, C.A.. Comissão de Avaliação de Projetos e/ou Currículo Lattes, concorrentes ao Edital 06/2019 ? PAPq/UEMG, da UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG. 2019.
        [ busca Google | busca Bing ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01