teste-01

Luiz Antonio Feliciano

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação, da UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Profª Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan. Mestrado em Multimeios pelo Departamento de Multimeios, do Instituto de Artes, da UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Prof. Etienne G. Samain. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UNITAU-Universidade de Taubaté (2000). Professor efetivo da UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal, onde, atualmente, coordena o curso de Comunicação Social ? Publicidade e Propaganda. Membro e líder do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação, da UEMG-Frutal. Membro do GEA-Grupo de Estudos em Audiovisual, da UNESP-Bauru. Membro do Grupo Estudos Luso Brasileiro do Audiovisual, da UEMG. Desenvolve pesquisa sobre fotografia, juventude e cidade. Atua como fotógrafo profissional desde 1994. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8435289209349549 (03/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG-FRUTAL. Av. Professor Mário Palmerio, 1001 Bairro Universitário 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700 Ramal: 9547 URL da Homepage: http://frutal.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Comunicação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-2018. LUGAR DE IDENTIDADE: TEMPO E ESPACO NAS CONSTRUCOES IDENTITARIAS
      Descrição: A pesquisa destaca os conceitos de lugar, na busca de identidades, que propõe reconstruir a tessitura da história de uma instituição escolar com mais de 60 anos de existência, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O objetivo principal dessa proposta se consolida na busca de uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar, mas que extrapole os muros da Instituição. Esse objetivo traçado contribui, igualmente, para entender a relação do sujeito com os espaços de sua vivência e, ainda, o papel da fotografia no auxílio à memória. A pesquisa desenvolve-se pelo perfil histórico-sociológico e coleta os dados por meio dos relatos orais de alunos do ensino fundamental, alunos do ensino médio, de graduandos, de professores e de membros da comunidade, que têm uma participação efetiva na cotidianidade da Instituição e na sua história.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Laura Barcha - Integrante / Raphaely Pereira Fernandes - Integrante / Elloyna Duarte da Silva - Integrante / Thayná Carolina O. L. Castro - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    2. 2015-2018. INFANCIA E TECNOLOGIA: NOVAS EXPERIENCIAS E OUTRAS LUDICIDADES NOS MODOS DE SER CRIANCA
      Descrição: As experiências, na contemporaneidade, ganharam novas roupagens, novas relações, novos jogos, novas interações, novos condicionamentos. A tecnologia tem um papel fundamental nessas alterações, sobretudo, aquelas relacionadas à imagem e à difusão de informação. Diante desse cenário, como se configuram as experiências da infância na atualidade, pois é uma geração que nasce incorporada às novas tecnologias digitais? Dessa forma, problematizar as experiências da infância, a partir da inserção da tecnologia na sua cotidianidade se configura o objetivo geral, e central, do trabalho. Mapear os tipos de brincadeiras mais aceitas pelas crianças atualmente e discutir a interferência da tecnologia na relação da criança com o mundo e, ainda, compõem os objetivos específicos. Um estudo antropológico, amparado pelo método etnográfico, dentro da sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, será o caminho para alcançar tais objetivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Yuri Toledo Kuwahara - Integrante / Ana Lívia Espindola - Integrante / Jenifer Fernanda Cabral de Assis - Integrante. Número de produções C, T A: 8 / Número de orientações: 3
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    3. 2015-2018. (MULTIPLI)CIDADES: OS ESPACOS URBANOS ENTRE VIVENCIAS E RESSIGNIFICACOES
      Descrição: Ao andar pelas ruas de qualquer cidade é comum encontrar pessoas usufruindo dos espaços públicos, diferentemente dos objetivos a que foram criados. Essa dinâmica possibilita mais vivacidade a esses lugares. Uma maneira de transformar a polis (cidade projetada) em urbs (cidade vivenciada) (PAIS, 2005). De todo modo, a cidade vai se reconfigurando e se ressignificando a todo instante (AUGÉ, 2007; CANEVACCI, 2004). Um movimento constante na cotidianidade contemporânea que se afirma, cada vez mais, pela efemeridade e fugacidade que as tecnologias têm propiciado (obrigado). Esse projeto tem como objetivo problematizar os novos significados que os lugares da cidade vão adquirindo, a partir das apropriações dos espaços urbanos. As visualidades construídas nas imagens (fotografia, vídeo, desenho, arte urbana) produzidas por seus habitantes, sobre os espaços urbanos, é um estopim para tais discussões. Desse modo, as tecnologias informacionais adquirem uma função primordial por permitirem tanto a produção de imagens como a veiculação das produções no universo online. Nesse contexto, pode-se discutir a identidade dos sujeitos que dão vida à cidade e o hiato entre a visão de quem projeta a cidade e o olhar de quem a usufrui. Com isso, o projeto torna-se justificável pela necessidade de se olhar a cidade como um bem de todos e como algo que ganha o formato daqueles que a vivenciam (SANSOT, apud MONS, 2015). As juventudes têm um papel preponderante nessa discussão por constituírem sujeitos atuantes nesse movimento dinâmico que constrói a cidade. Imagem/tecnologia, identidade e cidade compõem uma tríade que pode promover um encontro subjetivo entre os interlocutores, na ânsia de se reconhecerem parte integrante de um espaço compartilhado por uma diversidade e multiplicidade subjetiva, mas, que, todavia, se completam e se constroem mutuamente.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) . Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Caroline Oliveira Dos Santos Pil - Integrante / Danilo Santana Armando - Integrante / Luana Jorge Aquino - Integrante / Fernanda Cristina Capelette dos Santos - Integrante / Lucilene Vargas Malerba Fernandes - Integrante. Número de produções C, T A: 7 / Número de orientações: 6
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    4. 2014-2015. FOTOGRAFIA E MEMORIA: NA BUSCA DE IDENTIDADES
      Descrição: Esse projeto de iniciação científica propõe reconstruir uma parte da história do Instituto Santa Teresa, Lorena-SP, a partir das fotografias guardadas pelos alunos, em seus baús de memória, dos momentos vivenciados na escola. Com isso, procura-se buscar uma identidade que permeie a vivência em um espaço escolar que ultrapasse os momentos da sala de aula. De certa maneira, esse trabalho possibilita problematizar a relação do jovem com a memória e o papel da fotografia nesse novo contexto sociocultural inundado pela tecnologia digital.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Bruna Ferreira Guimarães - Integrante / Laura Barcha - Integrante / Geovana Mara da Silva Rosa - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    5. 2013-2015. Contribuicoes do fotojornalismo na construcao das identidades contemporaneas: uma analise dos olhares veiculados na midia impressa
      Descrição: Este trabalho procura abordar as contribuições do fotojornalismo na construção dos sujeitos, na sociedade contemporânea. A partir dos avanços tecnológicos, a fotografia ganha outros aspectos na vida cotidiana, principalmente pela instantaneidade na captura da imagem e a liberdade na alteração da realidade fotografada. Nesse sentido, faz-se necessária uma abordagem do fotojornalismo e da sua postura frente aos avanços que a tecnologia permitiu. A fotografia carrega, pela sua gênese, refrações (MACHADO, 1984) que se reforçam e se redesenham de acordo com o topos em que se encontra o fotógrafo. Por esse viés, fotógrafo amador e fotojornalista comungam com as mesmas diretrizes para o fotográfico. Porém, com conhecimentos de causa e intencionalidades diferentes na produção e na recepção das mensagens visuais. Para pensar a problematização levantada são estudadas fotografias do jornal O Globo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Aline da Fonseca Pinna - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    6. 2013-2014. Modus de ver e de ser visto: A fotografia na construcao de corpus e de processos de subjetivacao na sociedade contemporanea
      Descrição: Este projeto propõe investigar os processos de subjetivação e os modelos corporais que se apresentam à sociedade contemporânea, a partir das visualidades, sobretudo a fotografia, e como a juventude tem se apropriado da tecnologia imagética para delinear (ou contrapor) esses padrões aos quais ela se insere. Com isso, pretende-se, também, entender como são utilizadas as novas tecnologias para inserção de discursos que são engendrados no seio da sociedade. A pesquisa pode propiciar, ainda, um olhar sobre a educação e as diferentes maneiras que a escola tem encontrado para acolher às novas sociabilidades que a tecnologia propicia. Os sujeitos/colaboradores da pesquisa serão os jovens do nono ano, do ensino fundamental, do Colégio de Aplicação de Resende/AEDB, por ser uma geração que nasce inserida nas novas linguagens que essas tecnologias faz surgir. Olhar as fotografias desses alunos é aproximar-se de um modo diferenciado de abordar o mundo e interpretá-lo com as novas linguagens. Compreender seus hábitos e suas relações pode contribuir para um entendimento do ser humano como um todo, das suas relações com o mundo e com o Outro e dos reflexos dessa dinâmica no interior da escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luiz Antonio Feliciano - Coordenador / Marcus Augusto Santos Silva - Integrante / Beatriz Furtado Morellato - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Melhores trabalhos do XIV Encontro de Iniciação Científica, XII Mostra de Pós-Graduação e IV Mostra de Extensão do Centro Universitário Teresa D?Ávila, UNIFATEA ? Lorena/SP.. 2017.
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.
    2. Melhor Trabalho na área de Ciências Humanas no XVI Encontro Latino americano de Iniciação Científica, XII Encontro Latino Americano de Pós Graduação, VI Encontro de Iniciação Científica Junior, Universidade do Vale do Paraíba.. 2012.
      Membro: Luiz Antonio Feliciano.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. VII Seminário Internacional - As redes educativas e as tecnologias: transformações e subversões na atualidade. 2013. (Seminário).
    2. II CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS VIII SEMINÁRIO LINGUAGEM, POLÍTICAS DE SUBJETIVAÇÃO E EDUCAÇÃO II SEMINÁRIO IMAGO. 2012. (Congresso).
    3. III Simpósio de Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade: Interdisciplinaridade e produção de conhecimento. 2012. (Simpósio).
    4. II Seminário VIOLAR - Problematizando as Juventudes na contemporaneidade. 2012. (Seminário).
    5. II Seminário VIOLAR - Problematizando as Juventudes na Contemporaneidade.FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO A PARTIR DO USO DO DISPOSITIVO FOTOGRÁFICO NA ESCOLA. 2012. (Seminário).
    6. XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior. 2012. (Encontro).
    7. XVI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica Júnior.Sociabilidades possíveis no uso da fotografia na escola. 2012. (Encontro).
    8. Conversando com Bartolomeu Campos de Queirós Sobre literatuda, cinema, infância, escola, professor, aluno.... 2010. (Encontro).
    9. I Semana de Comunicação da Unifoa.Dúbios Fotográficos. 2009. (Seminário).
    10. I Semana de Comunicação do UniFOA.Novas Mídias - convergencias Midiáticas e Novas Tecnologias. 2009. (Seminário).
    11. V Encontro de Iniciação Científica; III Mostra de pós-Graduação; II Semiminário Interno PIBIC-CNPq - FATEA.Olhares Comuns: possibilidades antropológicas nas fotografias dos fotógrafos amadores. 2008. (Encontro).
    12. 4º Encontro de Iniciação Científica e 2ª Mostra de Pós-Graduação.Grupo de Trabalhos. 2007. (Encontro).
    13. I INIC Júnior / XI INIC / VII EPG.Breve percurso sobre as fotografias de casamento dos fotógrafos amadores (os convidados). 2007. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. CONCEICAO, J. C. R. ; ROCHA, A. A. ; CARVALHO, A. D. ; LEMOS, A. B. ; PEREIRA, E. S. ; CASTANHEIRA, K. N. L. ; LEAL, P. M. V. ; PORTARI, R. D. L. ; PORTARI JUNIOR, S. C. ; SOUZA, M. F. P. ; CONCEICAO, J. C. R.. I Congresso de Jornalismo da Uemg Frutal. 2019. Congresso
    2. FELICIANO, L. A.. Retratos da resitência. 2019. (Exposição).. . 0.
    3. FELICIANO, L. A.; AL, E.. II Seminário VIOLAR-Problematizando as Juventudes na contemporaneidade. 2012. Congresso
    4. FELICIANO, L. A.; AL, E.. Pixeliza-Som - Mostra de fotografias do alunos do 3º ano de Jornalismo. 2011. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Luiz Antonio Feliciano ⇔ Karol Natasha Lourenço Castanheira (2.0)
      1. FELICIANO*, LUIZ ANTONIO ; CASTANHEIRA**, KAROL NATASHA LOURENÇO ; SILVA***, PRISCILA KALINKE DA. Specialized professionals and source recipients: photography in the context of -post-truth?. COMUNICAÇÃO PÚBLICA. v. 15/28, p. 01, issn: 1646-1479, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CASTANHEIRA, K. N. L. ; SILVA, P. K. ; FELICIANO, L. A.. APROPRIAÇÃO DOS MODELOS DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA PERSPECTIVA AMBIENTAL. Em: Adriana Cristina Silva, José Luiz de Paula e Silva, Karol Natasha Lourenço Castanheira, Wanderley Cesar Pedrosa. (Org.). Educação e meio ambiente: reflexões multidisciplinares. 1ed.Frutal. : Editora Ferrial. 2020.v. 1, p. 100-110.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Antonio Feliciano ⇔ Priscila Kalinke da Silva (2.0)
      1. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CASTANHEIRA, K. N. L. ; SILVA, P. K. ; FELICIANO, L. A.. APROPRIAÇÃO DOS MODELOS DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA NA PERSPECTIVA AMBIENTAL. Em: Adriana Cristina Silva, José Luiz de Paula e Silva, Karol Natasha Lourenço Castanheira, Wanderley Cesar Pedrosa. (Org.). Educação e meio ambiente: reflexões multidisciplinares. 1ed.Frutal. : Editora Ferrial. 2020.v. 1, p. 100-110.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Antonio Feliciano ⇔ Carlos Henrique Sabino Caldas (1.0)
      1. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luiz Antonio Feliciano ⇔ Levi Henrique Merenciano (1.0)
      1. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05