Lattes UEMG

Levi Henrique Merenciano

Possui graduação em Letras - bacharel e licenciatura pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2006). É doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma instituição (concluído em 2015 - Conceito CAPES 6). Possui especialização em Metodologia e Gestão para Educação a Distância pela Faculdade Anhanguera, concluído em 2012. Faz parte dos grupos: GEA - Grupo de Estudos Audiovisuais (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8172621326558451), liderado pela professora Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Unesp, FAAC de Bauru; e E-PUBLICC-Grupo de Pesquisa em Publicização, Comunicação e Cultura, do(a) Universidade do Estado de Minas Gerais, liderado pelo professor Luiz Antonio Feliciano, na Unidade Frutal (MG) Atualmente (2018), é professor Assistente (40h) de Curso Superior na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Frutal, nos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e de Geografia. Atua nas disciplinas: Semiótica, Português instrumental e Orientação de Estágio I, II e III. Desenvolve projeto voltado para Audiovisual (cinema, séries) e audiovisual interativo (games). Já atuou como professor no CEFET - Campus Araxá (MG), curso de Ensino Médio (até março de 2017). Também atuou como professor na FAAC (UNESP de Bauru/SP), de 2015 a 2016, nas áreas de Semiótica da comunicação, Comunicação e semiótica, Teorias da comunicação, Língua Portuguesa III: Princípios de Linguística, Língua Portuguesa III: Língua e Literatura, Elementos de análise do discurso. Em 2016. ministrou aulas de Redação Técnica no 23º BPM da Polícia Militar de Minas Gerais, em Divinópolis. Atuou como tutor a distância pela Anhanguera Educacional de 2010 a 2012. Desenvolveu trabalho de TCC com recursos do windows (windows explorer, microsoft office, navegadores e métodos para ensino online), cujo título é: O uso de recursos do windows no ensino online: Experiência com ferramentas multifuncionais. Foi tutor online pela Redefor (Rede de Formação de Professores do Estado de São Paulo), de 2014 a 2015, projeto comandado pela Fundunesp (UNESP - Nead - SP), no curso de Deficiência Visual - Educação Inclusiva. É consultor pedagógico de equipe de correção de redações, junto à UNB, CESPE (DF), de 2012 a 2016, e supervisor de equipe de treinamento de correção de redações (2015/2016). Na área de Linguística, realizou três pesquisas na área de Semiótica e Teorias do discurso: "A Leitura no Brasil de 1975 a 1990", "Abordagem semiótica dos textos de autoajuda" (Mestrado) e "Cinema hollywoodiano no século XXI: o ritmo em abordagem semiótica e os filmes mais vistos de 2001 a 2010" (Doutorado), link: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/126594. A dissertação de mestrado foi produzida, inicialmente, em parceria com o CNPq e depois, com a FAPESP, e a tese de doutorado, em parceria com a CAPES, junto ao Programa de Pós-graduação da Unesp, conceito CAPES 6, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (www.fclar.unesp.br). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0381943439597814 (25/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Frutal. Av. Professor Mário Palmério, 1001 Universitário 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700 URL da Homepage: uemgfrutal.org.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Letras
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. Semioticas sincreticas: estudo do audiovisual em abordagem semiotica
      Descrição: Na medida em que os textos audiovisuais (sincréticos e interativos) ganham destaque hoje, é necessário pensar na aplicação da teoria semiótica a esses objetos multimidiáticos, como os filmes, séries de tevê, curta-metragens e também em semióticas interativas, como os videogames modernos. Nesse sentido, esse trabalho se justifica, porque sua fundação parte de trabalhos acadêmicos e livros que abordam diferentes objetos de significação, sejam filmes, seriados ou videogames mais procurados pelo público. Assim, importa que o aluno de graduação aplique a teoria semiótica de cunho discursivo ou plástico a objetos semióticos audiovisuais difundidos nas principais mídias apontadas e que sejam passíveis de análise em um curso de grande importância como o de Comunicação Social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Levi Henrique Merenciano - Coordenador / Pedro Canáda Amorim - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Levi Henrique Merenciano.
    2. 2019-Atual. Jogos eletronicos e cinema: estudo do ritmo plastico em abordagem semiotica
      Descrição: Realizar um estudo teórico da teoria semiótica discursiva (GREIMAS) e plástica (FLOCH), com o fito de buscar subsídios para análise de objetos audiovisuais que forem apontados como de interesse do bolsista em seu projeto (filmes, documentários, séries e games). Fazer o exame das semióticas audiovisuais escolhidas (as mais bem ranqueadas), com o fito de aplicar um exame semiótico do plano de conteúdo (por meio da semiótica discursiva) e do plano de expressão (por meio da semiótica plástica). A perspectiva adotada, que parte das formas de conteúdo e de expressão, constitutivas dos objetos de sentido, abre caminhos para o exame semiótico a partir dos componentes indicados pela teoria semiótica de inspiração greimasiana (o percurso gerativo de sentido, em Greimas), seus desenvolvimentos em torno de uma semiótica plástica (FLOCH, 1985, 1990). Esses componentes de estudo dos textos verbais e não verbais dizem respeito a três níveis de análise, hierarquicamente dispostos. Segundo Greimas e Courtés (1979, p. 397-401), eles compõem o percurso gerativo de sentido e congregam os componentes sintáticos e semânticos da significação em torno de (MERENCIANO, 20015, p. 11-12): - uma gramática fundamental (oposições fundamentais caracterizadas pela foria: disforia / euforia, que dão suporte a uma primeira organização discursiva dos tipos de textos e objetos semióticos); - uma gramática narrativa (enunciados de ser e fazer, programas narrativos, as fases da narrativa, as modalidades do querer, dever, saber e fazer, a construção dos actantes sujeito e objeto e o valor a este vinculado, o papel actancial e temático, os actantes funcionais destinador-manipulador, destinatário-sujeito e destinador-julgador); essas categorias organizam como os textos produzem transformações narrativas que dizem respeito a troca de valor que se dão entre os sujeitos projetados nas estruturas mais superficiais dos discursos; - uma gramática discursiva (projeções da enunciação no enunciado, debreagem, actoriazalição, temporalização, espacialização, tematização e figurativização, o papel temático e figurativo); essas são categorias que concretizam os níveis fundamental e discursivo, de forma a dar sustentação de tempo, espaço e pessoa ao discurso e também fazerem a devida relação dos sujeitos com o mundo perceptivo que os rodeia. O estudo do plano de expressão pode ser visto em Merenciano (2015), quando analisa as categorias topológicas de Floch (1985, 1990) na produção cinematográfica E.T ? o extraterrestre, de 1982. Os efeitos de sentidos criados ocorrem a partir do ponto de vista das técnicas do enquadramento e podem ser aplicadas em qualquer objeto de significação audiovisual e também no âmbito da interatividade dos jogos eletrônicos. Referências FIORIN, J. L. Semiótica e comunicação. In: DINIZ, L. V. P. PORTELA, J. C. (Orgs.) Semiótica e Mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: Unesp/FAAC, 2008, p. 75-92. FLOCH, J.-M. Semiótica plástica e linguagem publicitária: Análise de um anúncio da campanha de lançamento do cigarro News. Significação: revista brasileira de Semiótica. São Paulo, n. 6, jan. 1987, p. 29-50. FLOCH, J.-M. Petites mythologies de l?oeil et de l?esprit. Paris: Hadès-Benjamins, 1985. FLOCH, J.-M. Sémiotique, marketing et communication ? sous les signes, les strategies. Paris: Presses Universitaires de France, 1990. GREIMAS, A. J. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p.75-96. GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Tradução Alceu Dias Lima et alii. São Paulo: Cultrix, 1979. MERENCIANO, L. H. Cinema hollywoodiano no século XXI: o ritmo em abordagem semiótica e os filmes mais vistos de 2001 a 2010. Araraquara: Unesp/FCLAr, 2015. 266p. (Tese de Doutorado apresentada ao Departamento de Linguística da Unesp de Araraquara).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Levi Henrique Merenciano - Coordenador / Lara Indalécio Matozo - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Levi Henrique Merenciano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Primeiro lugar - Processo de escolha do coordenador de pesquisa da UEMG - Unidade Cláudio, UEMG Cláudio.. 2017.
      Membro: Levi Henrique Merenciano.
    2. Concurso público (Proc nº 1005/2015 ? FAAC ? Bauru) Edital nº 167/2015 ? STDARH/FAAC, Unesp (Disc: ELEMENTOS DE ANÁLISE DE DISCURSO; LÍNGUA PORTUGUESA IV: TEORIAS DO DISCURSO.. 2015.
      Membro: Levi Henrique Merenciano.
    3. Concurso público (Proc nº 158/2015 ? FAAC ? Bauru) Edital nº 049/2015 ? STDARH/FAAC, Unesp (Disc: Semiótica da comunicação - Comunicação e semiótica II - Teorias da comunicação).. 2015.
      Membro: Levi Henrique Merenciano.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (62)
    1. II Semana da Linguística Forense. 2021. (Seminário).
    2. Como usar jogos como recurso de aprendizagem - SEBRAE. 2020. (Outra).
    3. Minicurso Semana da Linguística Forense. 2020. (Outra).
    4. Webinar debate: A produção de filmes interativos e a gamificação no consumo audiovisua.Gamificação e filmificação no consumo audiovisual. 2020. (Outra).
    5. 21 Seminário de pesquisa e extensão da UEMG - Polo Triângulo Mineiro.ROMA - estudo do ritmo plástico em abordagem semiótica. 2019. (Seminário).
    6. Encontro Intermediário do GT de Semiótica da ANPOLL.Jogos eletrônicos e cinema: estudo do ritmo plástico em abordagem semiótica. 2019. (Encontro).
    7. 65º GEL - Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. Avaliação de resumos. 2017. (Congresso).
    8. Escrevendo o futuro. Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. 2016. (Olimpíada).
    9. V CBE - Congresso Brasileiro de Educação. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. 2015. (Congresso).
    10. VI SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Cinema Hollywoodiano no século XXI: Ritmo semiótico dos filmes mais vistos entre 2001 e 2010. 2014. (Seminário).
    11. Assembleia Geral da Pós-graduação em Letras da FCLAR. 2013. (Outra).
    12. CONFERÊNCIA - De l'argumentation à l'intimidation, rôles et variations de l'argument d'autorité. 2013. (Outra).
    13. CONFERÊNCIA - Esprit du temps et coupe synchronique: la théorie du discours social. 2013. (Outra).
    14. CONFERÊNCIA - Le siècle des religions politiques. 2013. (Outra).
    15. IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO: Fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas.Sessão 10 - sala 42 - Imagem e som. 2013. (Encontro).
    16. IV ENCONTRO EM ANÁLISE DO DISCURSO - FUND.EPIST. E ABORD. METOD..Interdiscursividade e intertextualidade no cinema hollywoodiano. 2013. (Encontro).
    17. SSU: Jakobson e Saussure e Princípios semióticos em Saussure. 2013. (Seminário).
    18. SSU: Reflexões sobre a semiótica visual e O semissimbolismo na propaganda audiovisual. 2013. (Seminário).
    19. SSU: Ritmo plástico e ritmo narrativo no cinema hollywoodiano e Greimas leitor de Saussure. 2013. (Seminário).
    20. V SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP − Pesquisa em Linguística.Cinema hollywoodiano contemporâneo: estudo semiótico dos filmes mais vistos entre 2001 e 2010. 2013. (Seminário).
    21. 2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. IMAGENS DO WTC PRÉ E PÓS 11/09: ESTUDO DO CINEMA COMERCIAL E DE SEU ESPECTADOR. 2012. (Congresso).
    22. 5 CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. IMAGENS DO WTC PRÉ E PÓS 11/09: ESTUDO DO CINEMA COMERCIAL E DE SEU ESPECTADOR. 2012. (Congresso).
    23. Filosofia como arte da escuta. 2012. (Outra).
    24. IV SELIN - Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Cinema hollywoodiano e cultura de massa: estudo semiótico do seu espectador e de suas expectativas. 2012. (Simpósio).
    25. XIII Sem. do PPG em Estudos Literários - I Sem Int de Semiótica da Unesp.Filmes comerciais contemporâneos mais vistos: o sincretismo audiovisual em favor da construção de expectativas. 2012. (Seminário).
    26. 3º Seminário sobre práticas contemporâneas de leitura.Autoajuda e regime de programação: manipulação e competência do leitor contemporâneo. 2011. (Seminário).
    27. Forma e gênero nos escritos do Círculo de Bakhtin, Medevedev, Voloshinov. 2011. (Outra).
    28. I Encontro Nacional dos Tutores da Educação a Distância: construindo a identidade da EaD no Brasil. 2011. (Encontro).
    29. I Seminário nacional de tutores da EaD. 2011. (Seminário).
    30. Seminário de Semiótica: Ignacio vive - 10 anos do grupo CASA.O cinema hollywoodiano e a cultura de massas - estudo semiótico dos espectadores e de suas expectativas. 2010. (Seminário).
    31. III Amostra de Pesquisas em Educação.Ensino de Língua Espanhola Através das Mídias. 2009. (Seminário).
    32. La citacion dans la perspective bakhtinienne. 2009. (Seminário).
    33. Questões de estilo e gênero. 2009. (Seminário).
    34. VIII Seminário Progama Pós-graduação Lingüística e Língua Portuguesa. Uma aproximação entre narrativas esotéricas e textos de auto-ajuda:abordag.semiótic. 2008. (Congresso).
    35. VII Mini-Enapol de Semiótica. Uma aproximação entre narrativas esotéricas e textos de auto-ajuda. 2008. (Congresso).
    36. 55 Seminário do GEL.As narrativas esotéricas enquanto textos de auto-ajuda: uma abordagem semiótica. 2007. (Seminário).
    37. Colóquio Internacional e VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras. As narrativas esotéricas enquanto textos de auto-ajuda: uma abordagem semiótica.. 2007. (Congresso).
    38. Conferência - Uma análise semiótica morfo-dinâmica do espaço: o exemplo de Lisboa e Macau. 2007. (Outra).
    39. Mini-curso - Semiótica e gramática narrativa: a outra face da narratividade. 2007. (Seminário).
    40. Poetry and New Media: from U.S. American Performance Poetry. 2007. (Oficina).
    41. 54º Seminário do GEL.O leitor brasileiro de 1975 a 1990: perspectiva semiótica. 2006. (Seminário).
    42. Congresso Internacional em Educação Escolar. R)Evoluçõs dos suportes e da leitura: do códice ao hipertexto - docentes e estudantes nos bosques virtuais do conhecimento. 2006. (Congresso).
    43. Seminário de Pesquisa.O leitor brasileiro de 1975 a 1990: uma perspectiva semiótica. 2006. (Seminário).
    44. XVIII CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp. O Alquimista: auto-ajuda ou anti-ajuda? Expectativa dos leitores em torno do best-seller de Paulo Coelho. 2006. (Congresso).
    45. 53º Seminário do GEL. O leitor brasileiro dos anos 80. Perspectiva semiótica.. 2005. (Congresso).
    46. 6ª Jornada Científica da UFSCar. O leitor brasileiro de 1975 a 1985. Perspectiva semiotica.. 2005. (Congresso).
    47. III EDIP - Estudos Diacrônicos do Português.III EDIP - Estudos Diacrônicos do Português. 2005. (Seminário).
    48. IV Mini-Enapol - I Seminário de Semiótica na USP.IV Mini-Enapol (I Seminário de Semiótica da USP). 2005. (Seminário).
    49. V Seminário do PPGLLP - O que são língua e linguagem para os Linguistas. 2005. (Seminário).
    50. XIII Siicusp - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Usp. O leitor brasileiro dos anos 80. Perspectiva semiótica. 2005. (Congresso).
    51. XVII CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp: os desafios da pesquisa. O leitor brasileiro dos anos 80. Perspectiva semiótica.. 2005. (Congresso).
    52. III Colóquio Perspectivas da Literatura Francesa.III Colóquio Perspectivas da Literatura Francesa. 2004. (Outra).
    53. III Semana de Estudos Teatrais Caminhos do Teatro Moderno: de Qorpo Santo a Nélson Rodrigues.III Semana de Estudos Teatrais Caminhos do Teatro Moderno: de Qorpo Santo a Nélson Rodrigues. 2004. (Encontro).
    54. IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa.IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa. 2004. (Seminário).
    55. Monólogos enganosos. Bakhtin, vozes, leitores.. 2004. (Seminário).
    56. XII Siicusp - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O leitor brasileiro na década de 70. Perspectiva semiótica. 2004. (Simpósio).
    57. XIX Semana de Estudos Clássicos: Atos e Fatos da Épica.XIX Semana de Estudos Clássicos: Atos e Fatos da Épica. 2004. (Encontro).
    58. XVI CIC - Congresso de Iniciação Científica da Unesp: A iniciação e o mercado de trabalho. O leitor brasileiro na década de 70. Perspectiva semiótica.. 2004. (Congresso).
    59. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. 2003. (Congresso).
    60. II Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos: XVII Semana de Estudos Clássicos.II Encontro de Iniciação Científica em Estudos Clássicos: XVII Semana de Estudos Clássicos. 2002. (Encontro).
    61. Perspectivas da Literatura Francesa: 200 anos de Victor Hugo.Perspectivas da Literatura Francesa: 200 anos de Victor Hugo. 2002. (Encontro).
    62. V Semana Paulo Leminski.V Semana Paulo Leminski. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. MERENCIANO, L. H.. XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2008. (Congresso).. . 0.
    2. MERENCIANO, L. H.. 55 Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo). 2007. (Congresso).. . 0.
    3. MERENCIANO, L. H.. 54º Seminario do GEL (Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de Sao Paulo). 2006. (Congresso).. . 0.
    4. MERENCIANO, L. H.. XVII Congresso de Iniciacao Cientifica da Unesp - Os desafios da pesquisa. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Levi Henrique Merenciano ⇔ Carlos Henrique Sabino Caldas (3.0)
      1. Caldas, Carlos Sabino; SILVA, P. K. ; MERENCIANO, L. H. ; SOUZA, S. M. M.. Dos gradientes aos rituais de consumo de filmes publicitários para divulgação das séries da Netflix no YouTube: estudo de caso de Black Mirror. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. v. XVI, p. 35-54, issn: 1807-8931, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MERENCIANO, L. H. ; CALDAS, C. H. S. ; Feliciano, Luiz Antonio ; MERENCIANO, P. F. M.. Comunicação, tecnologia e sociabilidades. Revoluções dos suportes e da leitura na sociedade e na escola: do códice ao hipertexto. 1ed.Catu (BA). Em: Marcela Fernanda da Paz de Souza, Rodrigo Daniel Levoti Portari, Dôuglas Aparecido Ferreira. (Org.). COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIABILIDADES. 1ed.Catu. : Editora Bordô-grená. 2021.v. 1, p. 33-50.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Henrique Merenciano ⇔ Priscila Kalinke da Silva (2.0)
      1. Caldas, Carlos Sabino; SILVA, P. K. ; MERENCIANO, L. H. ; SOUZA, S. M. M.. Dos gradientes aos rituais de consumo de filmes publicitários para divulgação das séries da Netflix no YouTube: estudo de caso de Black Mirror. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal. v. XVI, p. 35-54, issn: 1807-8931, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Levi Henrique Merenciano ⇔ Luiz Antonio Feliciano (1.0)
      1. Merenciano, Levi Henrique ; Feliciano, Luiz Antonio ; Caldas, Carlos Henrique Sabino ; da Silva, Priscila Kalinke. RECURSOS DO WINDOWS NO ENSINO ONLINE: FERRAMENTAS PARA EAD E PARA ACESSIBILIDADE. Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. 1ed.Piracanjuba. Em: Frederico Celestino Barbosa. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista volume III. 3ed.Piracanjuba (GO). : Editora Conhecimento Livre. 2020.v. 3, p. 361-369.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05