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Felipe de Oliveira Amorim

Possui graduação em Graduação em Flauta pela Universidade Federal de Minas Gerais(1993), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2001) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia(2010). Atualmente é Professor de Educação Superior nível VI da Universidade do Estado de Minas Gerais, Membro de corpo editorial da Modus e Revisor de periódico da Modus. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Performance, Música Eletroacústica, Flauta trasnversal. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

  • http://lattes.cnpq.br/8104656113748813 (25/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. r. Riachuelo 1341 Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (319) 3193049354
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. O contraponto musica/pintura no contexto da musica de concerto - G.P. Telemann
      Descrição: Pretende-se desenvolver um sistema mediado pelo computador, capaz de integrar a performance ao vivo das Fantasias para flauta solo de G.P. Telemann (1681-1767) com as pinturas de A. Watteau (1684-1721). O objetivo final é a montagem de um concerto no qual as pinturas são projetadas em movimento, sincronizadas com a performance do flautista, de forma que o video siga a flexibilidade temporal da música. O trabalho parte do estudo das peças e a catalogação das decisões interpretativas tomada. O segundo passo é a escolha das pinturas que devem ser animadas em software de edição de video. Em seguida entra a fase que consideramos ser a essência da pesquisa: o desenvolvimento de uma interface de software capaz de gerenciar as imagens em sincronia com a música tocada ao vivo. A interface será desenvolvida no ambiente de programação MAX (Cycling?74) e deve atuar como um sistema de score following, ser capaz de ouvir o intérprete e controlar as ações das imagens de forma sincronizada. Como última etapa temos a performance, onde se pretende avaliar, além da precisão e confiabilidade do sistema, aspectos da iluminação do palco gerada pelas imagens, a interferência da imagem como auxiliar na escuta e principalmente a capacidade da proposta de gerar um produto no qual música e imagem atuem de forma contrapontística. A criação deste produto vem de encontro com as expectativas atuais de concertos criativos, tem como hipótese a imagem como facilitadora da escuta. O principal desafio é de criar um sistema visual capaz de acompanhar a flexibilidade temporal do intérprete, como se estivéssemos em um ambiente de música de câmara.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador / Fernando Pacífico - Integrante. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.
    2. 2015-2018. Horizontes da performance
      Descrição: Estudar os caminhos da interpretação e performance musicais no século XXI, investigando aspectos musicais interpretativos, tecnológicos e performáticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.
    3. 2013-2016. A espacializacao da musica de concerto ? o cravo e a flauta
      Descrição: Partindo da perspectiva da performance criativa, o projeto propõe a viabilizar a espacialização da música acústica solista através de meios eletroacústicos. Intenção é retomar a prática da espacialização do período polifônico, em que as vozes eram colocadas em ponto distintos da sala, sejam igrejas, palácios ou ao ar livre, porém com a música sendo produzida por um só músico. O cravo, instrumento polifônico, terá seu som captado por quatro microfones. Este som captado é analisado espectralmente, de forma a avaliar quais notas incidem em quais microfones. Este mapa gerado serve de referência para o módulo espacializador que tem condições de, em uma fuga, por exemplo, enviar o sujeito para a caixa de som ?A? e a resposta para ?B?. O módulo espacializador recebe informações do módulo de acompanhamento da partitura em tempo real que indica para o computador em que parte da música o intérprete está. Espera-se como produto final a apresentação de obras barrocas para cravo e flauta, as quais serão ouvidas pela plateia espacializadas quadrifonicamente através de caixas de som.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador.
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.
    4. 2012-2013. Musica Eletroacustica para Flautas
      Descrição: Pretende-se compor um material musical para flauta-baixo, piccolo e eletroacústica que seja acessível ao intérprete, profissional ou estudande, sem familiaridade com este tipo de repertório. Para se atingir o objetivo, o ponto de partida é uma pesquisa do repertório existente, preferencialmente composto no séc.XXI, buscando encontrar características estruturais comuns na utilização dos instrumentos e na sua forma de se relacionar com a parte eletroacústica. Feito este levantamento, através de pesquisa bibliográfica e análise, é possível traçar um panorama das principais formas de uso da flauta-baixo e do flautim na música atual. Os elementos comuns do repertório são então as peças básicas para composição de um material didático que os apresente de forma progressiva, simplificada, procurando recriar o mesmo panorama obtido, porém de uma forma acessível, transmitindo aos intérpretes as necessidades técnicas e estéticas da eletroacústica mista. Um dos grandes obstáculos ao estudo do repertório eletroacústico para flauta é o uso de uma escrita extremamente virtuosa, o que somente permite intérpretes altamente qualificados abordá-lo. Este obstáculo impede que outros possam apreender suas qualidades e praticar um tipo de repertório que possui informações importantes para os intérpretes em geral. A porposta de um material musical inicializador busca criar uma ponte para o leigo entrar neste universo musical, que se encontra muito restrito.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador / Guilherme Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.
    5. 2011-2011. Desenvolvimento de software auxiliar ao estudo da flauta transversal
      Descrição: Objetivos: - Desenvolver softwares que sirvam de apoio ao estudo da flauta transversal. - Pesquisar a forma como professores e profissionais da flauta trabalham aspectos específicos da prática e do ensino do instrumento. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais e no Brasil. - Pesquisar a forma de trabalhar a afinação na flauta (1º módulo). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe de Oliveira Amorim - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. V Concurso de Música de Câmara, Universidade Federal de Minas Gerais.. 1992.
      Membro: Felipe de Oliveira Amorim.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. PERFORMUS´19 ? VII Congresso Internacional da ABRAPEM,. Superinterpretando G. P. Telemann: um contraponto entre suas Fantasias e as pinturas de A. Watteau,. 2019. (Congresso).
    2. XII Seminário de Música Brasileira.Melopéia nº1 de Guerra-Peixe - Decisões interpretativas. 2019. (Seminário).
    3. XVI Seminário de Progressos.Superinterpretanto Telemann. 2019. (Seminário).
    4. IV SImpósio de Música Ibero-Americana.entre sons, imagens e palavras. 2016. (Simpósio).
    5. IRCAM Forum Workshops. 2015. (Seminário).
    6. IV Encontro Internacional de Música e Arte Sonora. Flauta e Eletroacústica, Vasconcelos, Fujikura e Oliveira.. 2013. (Congresso).
    7. Performa 2013. Sopro Noturno para Flauta e Eletrônica. 2013. (Congresso).
    8. VI Seminário de Música Brasileira e II Seminário de Música Contemporania.A Flauta eletroacústica: interação entre o acústico e o eletrônico. 2013. (Seminário).
    9. 14º Seminário de Pesquisa e Extensão.Composição Musical: pesquisa de novas linguagens artísticas. 2012. (Seminário).
    10. V Evento Científico da ABRAF. A relação intérprete/tape: alguns aspectos interpretativos da obra a Escada Estreita para flauta alto e tape e João Pedro Oliveira. 2012. (Congresso).
    11. XI Festival Internacional de Flautistas. 2012. (Encontro).
    12. 13º Seminário de Pesquisa e Extensão.Desenvolvimento de software auxiliar ao estudo da flauta transversal. 2011. (Seminário).
    13. IV Seminário de Música Brasileira.Interpretar é um ato de desvendar significados ocultos nas entrelinhas da escrita musical. 2011. (Seminário).
    14. IX Seminário Integrado.As linhas de pesquisa da ESMU. 2011. (Seminário).
    15. X Festival Internacional de Flautistas. 2010. (Outra).
    16. 5ª Edição dos Festivais de Outono.Concerto. 2009. (Outra).
    17. Performa'09 Encontros de Investigação e Performance. O gesto musical e a expressividade. 2009. (Congresso).
    18. VII Encontro Nacional de Compositores Universitários.Almas. 2009. (Encontro).
    19. Performa'07 Encontros de Investigação e Performance. O Instrumento Virtual. 2007. (Congresso).
    20. VII Festival Intenacional de Flautistas.I Intérprete e o Computador. 2007. (Outra).
    21. 10º Simpósio Brasileira de Computação Musical. 2005. (Simpósio).
    22. 2ª Semana de Música de Câmara.Sonata para Flauta de Leopoldo Miguéz. 2005. (Oficina).
    23. II Fórum das licenciaturas na área de música.II Fórum das licenciaturas na área de música - Universidade Federal de Ouro Preto. 2004. (Seminário).
    24. I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance. 2000. (Seminário).
    25. XV Seminário de Educação Artística.concerto. 1999. (Seminário).
    26. III Seminário de Extensão de Lavras.Música e Imagem. 1998. (Seminário).
    27. II Seminário de Extensão de Diamantina.Telleman e Gregório de Matos. 1997. (Seminário).
    28. XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 1994. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. LOPES, H. ; ASSIS, A. C. ; HOLLER, M. ; NAVEDA, L. ; MONTEIRO, E. ; DOMENICI, C. ; AMORIM, F. ; BELÉM, Alice ; CARNEIRO, A. N. ; RODRIGUES, F. M. ; ASSIS, S. C. ; SCHNEIDER, C. B. ; BORGES, G. A. ; SILVA, C. L. ; MARINO, G. ; CASTRO, G. A. S. ; MIRANDA, V. R. E. ; VIANA, F. ; VIANNA, R. ; BARROS, J. M.. XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. Congresso
    2. BELÉM, Alice; VIANA, F. ; AMORIM, F.. Seminários Musicais - 100 anos de Guerra-Peixe. 2014. Concerto
    3. PAULA, H. ; LOUREIRO, M. ; AMORIM, F.. 10º Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2005. Congresso
    4. BORÉM, Fausto ; AMORIM, F. ; Assis, A. C. ; CAVAZOTTI, A.. I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. 2000. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03