Doutor em História, área de concentração História, Tradição e Modernidade: Política, Cultura e Trabalho, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH/UFMG), Mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Graduado em Música-Bacharelado em Oboé pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou cursos de aperfeiçoamento musical tais como: V e VII Encuentro Juvenil de Estudiantes de Música, Mendoza ? Argentina, 1980-1982; Seminário sobre Educação Musical (FUNARTE), Belo Horizonte, 1985; V Oficina de Música, Curitiba, 1987; Curso Internacional de Aperfeiçoamento Musical, Poços de Caldas, 1991; XII Festival de Música de Londrina, 1992; 29º Festival de Inverno da UFMG, Workshop ministrado pelo Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica de Chicago, Ouro Preto, 1997; Curso de Aperfeiçoamento em Oboé e Música de Câmara, UERJ, Rio de Janeiro, 2002-2003; Curso de Aperfeiçoamento Técnico-musical, Belo Horizonte, Fundação Clóvis Salgado, 2007; Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural, Belo Horizonte, 2003; Curso de Acústica, Florianópolis, 2009; Curso de Gestão de Convênios e Elaboração de Projetos - UEMG, Fundação João Pinheiro, 2013. Participou na produção da série de concertos Projeto Segunda Musical realizado no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais entre 2001 e 2008 e na produção da série de concertos Terra Sem Sombra no Teatro Municipal de Patos de Minas, 2005-2008. Como palestrante foi convidado para ministrar o tema: O Oboé na Música Brasileira, Projeto Viva Música, UFMG, 2008; proferiu a palestra: Leis de Incentivo à Cultura, no VII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação da UEMG, 2009 e a palestra: Itinerário histórico das Políticas Públicas para a Cultura no Brasil, 2010, nos mesmos Seminários da UEMG. Desde 1983 integra a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro oboé, tendo atuado pela Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. De 1985 a 1995 foi professor no CEFAR do Palácio das Artes e desde 1996 é responsável pela cadeira de oboé na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também leciona Música de Câmara, Produção Cultural e Práticas em Performance. Em 2000 e 2001 foi professor-atuante no Festival de Inverno de Campos dos Goitacazes (RJ). Em 2000, representou o Brasil no 29º Congresso Internacional da IDRS (International Double Reed Society), em Buenos Aires, Argentina. Tem publicado artigos na revista argentina Eldorado No.7, nos Anais do I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical, UFMG, 2000 e na Revista Modus No.12 da ESMU-UEMG e na Revista E-Hum No.9 da UNIBH. Ativo camerista realiza recitais regularmente, apresentando repertório resultante de uma pesquisa minuciosa que inclui primeiras audições e divulgação da literatura musical brasileira. Em 2005-06 foi Coordenador de Sopros da Orquestra Sinfônica Jovem do Palácio das Artes (BH,MG). É fundador e regente do Beagá Wind Ensemble desde 2006, Quinteto Ventos Gerais e Grupo Merín. Em 2009 participou como músico do espetáculo ?Menina das Nuvens? que recebeu o Prêmio Carlos Gomes. Sua pesquisa abrange as seguintes áreas: Oboé, Música de câmara, Produção cultural no Brasil e Música brasileira. Atualmente é Presidente do Conselho Consultivo de Minas Gerais, vinculado ao Ministério de Relaciones Exteriores de Uruguai. (Texto informado pelo autor)
VILLALBA, G. A. N. 'Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros de Ronaldo Miranda (Rio, 1991) para quinteto de sopros (flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa)', Revista Modus ISSN: 1679-9003, Ano VIII, no. 12.. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG.. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG. v. 12, p. ESMU-104, issn: 1679-9003, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VILLALBA, G. A. N. 29o Congresso Internacional de Palheta Dupla. 2000. [ busca Google | busca Bing ]
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (1)
WEVERTON DOS SANTOS ARAÚJO. Exercícios direcionados a trompistas com problemas de embocadura.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado - Habilitação em Instrumento/Trompa) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, . Início: 2017. Orientador: Gustavo Aníbal Nápoli Villalba.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (1)
RAQUEL SANTOS CARNEIRO. Suite dansante para quinteto de sopros de Henrique de Curitiba: yma abordagem histórico-analítica.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Música Brasileira: Práticas Interpretativ) - Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2003. Orientador: Gustavo Aníbal Nápoli Villalba.
I Seminário e Mesa Redonda de Música de Câmara.I Seminário e Mesa Redonda de Música de Câmara. 2012. (Seminário).
IV Seminário de Música Brasileira.Recital do Quinteto de Sopros. 2011. (Seminário).
VIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação- ESMU/UEMG.Itinerário Histórico das Políticas Públicas para a Cultura no Brasil. 2010. (Seminário).
VII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e Seminário de Progressos dos Cursos de Graduação.Leis de Incentivo à Cultura. 2009. (Seminário).
Projeto Viva Música.O oboé na Música brasileira. 2008. (Outra).
III Seminário de Música de Câmara do Curso de Bacharelado em Música.Leis de Incentivo à Cultura. 2005. (Seminário).