teste-01

Janaina da Conceicao Martins Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003), graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2009). Atualmente é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais . Álem da docência desenvolve trabalho como coordenadora do programa PIBID e Núcleo de Estágio Tem experiência na área de Educação e estudos de pesquisa com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática e práticas de ensino. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7382117070599355 (25/08/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ibirité. Rodovia MG-040 Av. São Paulo VILA ROSÁREO 32412190 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 32395900 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-2020. PRATICAS DE NUMERAMENTO: apropriacao por meio do livro didatico de matematica
      Descrição: Com viés de que os conhecimentos matemáticos construídos no cotidiano são tidos como práticas sociais, e que o livro didático ocupa lugar privilegiado dentro das salas de aula como recurso de promoção dos conhecimentos matemáticos, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a apropriação das práticas de numeramento constituídas mediante a utilização do livro didático de Matemática. Dessa forma, a pergunta que norteia esta pesquisa é “Que práticas de numeramento dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental constituem por meio do (s) livro (s) didático (s) de matemática?#10;A pesquisa suscita, assim, como objetivos específicos, os seguintes itens:#10;•#09;Analisar a prática constituída pelo professor em relação aos conceitos matemáticos presentes no livro didático;/#10;•#09;Identificar as relações que os professores estabelecem com conceitos e procedimentos matemáticos contemplados pelo livro didático;#10;•#09;Descrever e analisar relações que os professores estabelecem entre práticas de numeramento constituídas por meio do livro didático de matemática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Janaina da Conceição Martins Silva - Coordenador / Margarida Maria Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Janaina da Conceicao Martins Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (40)
    1. SHIAM.PIBID E HISTÓRIA: A MENINA QUE CONTAVA. 2019. (Seminário).
    2. SHIAM.A PRÁTICA DO PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE. 2019. (Seminário).
    3. SHIAM.A EXPERIENCIA DO PIBID NA VISÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Seminário).
    4. VII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA.LETRAMENTO: CONCEPÇÕES DE PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTAL l COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. 2019. (Outra).
    5. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS EF. 2015. (Outra).
    6. I JORNADA PEDAGÓGICA. INTERDISCIPLINARIDADE E O PACTO 2014. 2015. (Congresso).
    7. OFICINA- Reflexões a partir do geoplano em atividades com simetria. 2015. (Seminário).
    8. XXXIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF. 2015. (Encontro).
    9. 16º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO- UEMG. 2014. (Seminário).
    10. I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PACTO NACIONAL ENSINO M.. 2014. (Seminário).
    11. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Seminário).
    12. X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE ESTRADO. 2014. (Seminário).
    13. CURSO FORMAÇÃO DE AUTORES PARA CONTEÚDO DE EAD II. 2012. (Outra).
    14. FÓRUM TÉCNICO DE EDUCAÇÃO: (EN) CAMINHAMENTOS. 2012. (Outra).
    15. III PENSANDO ÁFRICAS E SUAS DIÁSPORAS. 2012. (Seminário).
    16. III Seminário de Educação Inclusiva. 2012. (Seminário).
    17. I Seminário da Rede de apoio à Inclusão- RAI. 2012. (Seminário).
    18. IV Seminário de Educação a Distância: tão longe, tão perto. 2012. (Seminário).
    19. 34º REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2011. (Outra).
    20. CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- PRÓLETRAMENTO.PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES- PRÓLETRAMENTO- MEC. 2011. (Outra).
    21. III Seminário de Educação Brasileira: Plano Nacional da Educação ? questões desafiadoras e emblemáticas. 2011. (Seminário).
    22. IV Fórum Nacional de Pedagogia: Pedagogia - Interlocuções entre Formação, Saberes e Práticas. 2011. (Outra).
    23. MINI CURSO EDUCAÇAO MATEMÁTICA INCLUSIVA. 2011. (Oficina).
    24. OFICINA MODELAGEM MATEMÁTICA- VIII SIMPOED. 2011. (Oficina).
    25. VIII SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE. 2011. (Simpósio).
    26. VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E TENDÊNCIAS DA FORMAÇÃO PROPFISSIONAL EM DEFESA DO PÚBLICO. 2011. (Simpósio).
    27. MINI-CURSO HISTÓRIA DA EDUCAÇAO: DESAFIOS ATUAIS. 2010. (Simpósio).
    28. SEMINÁRIO NACIONAL: O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2010. (Seminário).
    29. Destraumatizando a hora de escrever. 2009. (Seminário).
    30. Encontro com estudantes do mestrado.FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES: visando à própria experiência para uma nova perspectiva. 2009. (Encontro).
    31. •#09;III Congresso de Gestão da Fundação de Gestão e Desenvolvimento. 2008. (Congresso).
    32. Seminário de Educação Faculdade Kalil. 2008. (Seminário).
    33. •#09;6ª Conferência Latino Americana sobre sustentabilidade e meio ambiente. 2007. (Outra).
    34. •#09;III Congresso Internacional de Formação de Professores- Futuro Eventos. 2007. (Congresso).
    35. Encontro Brasil e França/ Leitura e produção de textos. 2007. (Seminário).
    36. A construção da Matemática/ Ed. FTd. 2006. (Oficina).
    37. Agenda 21- Programa Fazer Acontecer. 2006. (Outra).
    38. •#09;O processo avaliativo nas instituições de ensino- Sistema Positivo de Ensino. 2005. (Encontro).
    39. I Seminário de Educação Infantil do NEPEI da FaE/UFMG. 2002. (Seminário).
    40. LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais. 2002. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. SILVA, J. C. M.. I JORNADA PEDAGÓGICA: SABERES DOCENTES. 2015. (Outro).. . 0.
    2. SILVA, J. C. M.. EVENTO- EDUCAÇÃO EM CENA: ANÁLISE DO FILME quot;NENHUM A MENOSquot;. 2013. (Outro).. . 0.
    3. SILVA, J. C. M.. FOTOGRAFIAS: MARCAS DE DEDOS. 2013. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Janaina da Conceição Martins Silva ⇔ Márcia Custódia Pereira (6.0)
      1. SILVA, J. C. M. ; PEREIRA, M. C. ; BERNARDES, S. M.. O SABER MATEMÁTICO E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. REVISTA INTERDISCIPLINAR SULEAR. v. 3, p. 144-150, issn: 2595-8569, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, M. C.; SILVA, J. C. M. ; BERNARDES, S. M.. Relações etnicorraciais e identidade em materiais didáticos. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      3. PEREIRA, M. C.; SILVA, J. C. M.. OFICINA- GEOGRAFIA E MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. Curso de curta duração ministrado/Extensão
      4. SILVA, J. M. ; PIEDADE, M. ; PEREIRA, M. C.. O trabalho do tutor: da formação docente para a presença virtual. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
      5. SILVA, J. C. M.; PEREIRA, M. C.. Geografia e Matemática: uma integração possível- parte II. 2012. Apresentação de Trabalho/Seminário
      6. PEREIRA, M. C.; SILVA, J. M.. FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTRAVES E DESAFIOS ATUAIS. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Janaina da Conceição Martins Silva ⇔ Thatiane Santos Ruas (1.0)
      1. FERREIRA, A. M. ; COSTA, C. L de Carvalho ; SILVA, J. C. M. ; RUAS, T. S.. PIBID ? PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ? LUGAR DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Em: VI Congresso Nacional de Educação, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06