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Renata Garcia Campos Duarte

Doutora em Educação, linha de pesquisa História da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em História Social, linha de pesquisa Trabalho e Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Bacharel e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Foi bolsista de iniciação científica nos projetos Memória da Administração do Estado de Minas Gerais e Acesso ao Acervo do DOPS/MG, ambos desenvolvidos no Arquivo Público Mineiro (2006-2008). Foi professora de História da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), onde também atuou como coordenadora pedagógica. É professora do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, nos seguintes cursos de graduação: História, Pedagogia e Serviço Social; e coordenadora dos cursos de História e Pedagogia na mesma instituição. É professora do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Ibirité) nos cursos de Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e do Grupo de Pesquisa História dos Processos Educadores, ambos vinculados a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência nas áreas de Educação, História e História da Educação, investigando principalmente os seguintes temas: Primeira República, Belo Horizonte, movimento operário, imprensa operária, associações operárias e educação de trabalhadores. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-2021. Escolas para quem? A educacao de pobres e trabalhadores nas primeiras decadas de Belo Horizonte, Minas Gerais (1897-1930)
      Descrição: A pesquisa integra o Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. O objetivo central desta é investigar o atendimento escolar e as ações voltadas para pobres, trabalhadores e seus filhos no processo de construção e desenvolvimento da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, mapeando as localidades e tipos de escolas existentes nas regiões habitadas por essa parcela da população, entre 1897 e 1930. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    2. 2019-2020. Imprensa operaria e educacao: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1900-1930)
      Descrição: O projeto integra o Programa Pesquisa Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Apresenta como objetivo de pesquisa a análise de propostas educacionais do operariado belo-horizontino divulgadas nos impressos de algumas associações operárias, entre 1900 e 1930. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Coordenador. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    3. 2019-2020. O ideal modernizador republicano: os primeiros grupos escolares em Belo Horizonte
      Descrição: A pesquisa integra o programa de iniciação científica do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, envolvendo os estudantes do curso de História. Propõe investigar os primeiros grupos escolares na recém-inaugurada capital de Minas Gerais, Belo Horizonte (1897), cotejando o seu surgimento com as ideias republicanas e modernizadoras dos governos estaduais nas três primeiras décadas do século XX. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Coordenador. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 3
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    4. 2018-2019. Relacoes entre familia e escola: uma proposta interdisciplinar entre os cursos de Pedagogia e Servico Social
      Descrição: O projeto de pesquisa busca investigar nas escolas de que modo, atualmente, são construídas e ocorrem as relações e conexões entre família e escola, desde a participação em questões referentes à gestão democrática das instituições até a cooperação nos processos pedagógicos que contribuem para o sucesso ou insucesso escolar de crianças e adolescentes. Apresenta como objetivos: fazer um levantamento do conteúdo da legislação social e educacional, municipal, estadual e nacional, verificando a sua execução nos grupos escolares belo-horizontinos; investigar as relações (aproximações, tensões e dificuldades) entre família e escola em alguns processos escolares de escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte; verificar se a interação entre família e escola, ou sua ausência, contribui ou não para o sucesso escolar dos estudantes; analisar a participação da família nos diferentes processos das escolas (na gestão, envolvimento em processos e desempenhos escolares dos filhos, parcerias em projetos, etc.); possibilitar aos alunos de graduação em Pedagogia e Serviço Social, a partir da experiência com a pesquisa, um olhar crítico sobre suas profissões, relacionando teorias e práticas; e constituir grupos de pesquisa e estudo sobre a ação pedagógica em escolas, possibilitando aos alunos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social o envolvimento e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Ocorre uma aproximação, cada vez maior, das instituições família e escola, no que diz respeito aos aspectos pedagógicos e as trocas possíveis entre ambas. A intensificação dos contatos entre família e escola foi acompanhada de uma redefinição dos papéis das duas instituições, bem como de uma nova ideologia e discurso que defende a positiva parceria e intercâmbios entre elas, além do aumento geral do nível de escolarização da população e a publicitação de questões referentes ao campo pedagógico. Diante deste contexto, deve-se destacar a relevância de algumas ações de profissionais, como aqueles provenientes do campo pedagógico e da assistência social, a fim de melhor compreender as relações família-escola, elaborando ações construtivas deste profícuo processo. Para tal, a pesquisa utilizará como referência textos e leis pertinentes ao tema. A temática de pesquisa é relevante na medida em que possibilita aos estudantes dos cursos envolvidos - Pedagogia e Serviço Social, principalmente - o comprometimento prático e profissional, a partir da relação entre teoria e prática. Historicamente, desde a Idade Moderna, escola e família passaram (e ainda passam na contemporaneidade) por profundas e significativas mudanças em suas estruturas e funções. Tendo-se em vista esse quadro, o presente projeto de pesquisa torna-se importante na medida em que busca, fundamentado em estudos e análises legislativas, investigar como atualmente são construídas e ocorrem as relações e conexões entre família e escola, desde a participação em questões referentes à gestão democrática das instituições até a cooperação nos processos pedagógicos que contribuem para o sucesso ou insucesso escolar de crianças e adolescentes. Ademais, o tema a ser pesquisado é relevante ao possibilitar aos estudantes dos cursos envolvidos o comprometimento prático e profissional, para que vislumbrem empiricamente algumas questões teóricas discutidas em sala de aula, os incentivando não somente à pesquisa, mas também contribuindo para sua formação crítica e consciente enquanto futuros pedagogos e assistentes sociais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Coordenador / Deivid Mateus Miranda Silva Dias - Integrante / Olidiane Regina Elias - Integrante / Luiza Felix Pereira - Integrante / Thais Gonçalves Nascimento - Integrante. Número de orientações: 4
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    5. 2015-2019. Imprensa operaria e educacao: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1897-1930)
      Descrição: Esta pesquisa de doutorado tem como principal objetivo identificar e discutir as proposições pedagógicas dos trabalhadores de Belo Horizonte a partir de alguns impressos de associações operárias (Associação Beneficente Tipográfica, Centro Confederativo dos Operários, Confederação Auxiliadora dos Operários, e Confederação Católica do Trabalho), dialogando com fontes e literaturas relativas ao processo de implantação da escola primária e a educação de adultos, bem como investigando as políticas estaduais e o seu processo de implementação, no período compreendido entre a última década do século XIX e o final da década de 1920. A hipótese desta pesquisa é a de que as políticas públicas educacionais direcionadas aos trabalhadores, e seus filhos, não eram suficientes e nem foram efetivadas a contento. Outras proposições pedagógicas foram necessárias, tais como as promovidas por associações operárias e divulgadas em seus impressos, as quais eram diferentes da defendida pelos poderes públicos (Estado e Município), porque mais próximas aos interesses dos operários, ainda que ocorressem dentro da ordem política e social estabelecida. Para desenvolvimento da pesquisa, além de levantamento e leitura bibliográfica, foram analisados os periódicos das associações: "O Labor" (1905-1906), da Confederação Auxiliadora dos Operários, "O Confederal" (1907), do Centro Confederativo dos Operários, "O Operário" (1920-1929), da Confederação Católica do Trabalho, e as revistas da Associação Beneficente Tipográfica (1906, 1908, 1911, 1920, 1925, 1930, 1936). Além destes, outras fontes estão sendo pesquisadas: estatutos das associações operárias, documentos de caráter oficial provenientes de diferentes fundos e coleções como Senado Mineiro (1891-1937), Câmara dos Deputados (1891-1930), Secretaria do Interior (1891-1949, série Instrução Pública), anais da Constituinte Mineira (de 1891, mas publicado em 1896), Conselho Deliberativo de Belo Horizonte (1899-1930), Relatórios dos Presidentes de Estado (1889-1930), leis mineiras (principalmente as reformas da instrução pública), anuários, e recenseamentos (estes três últimos com diversas datas de publicação). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Coordenador. Número de produções C, T A: 27
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    6. 2008-2009. Passaportes Internos: Documentacao Pessoal, Identificacao e Construcao do Estado no Brasil Imperial (1808-1850)
      Descrição: O objetivo do projeto é analisar os repertórios de identificação pessoal no Brasil da primeira metade do século XIX em diferentes situações e registros. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Integrante / Fábio Faria Mendes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    7. 2008-2008. Projeto Memoria da Administracao do Estado de Minas Gerais: organizacao, preservacao e acesso do acervo documental (1889-1945) - Fundo Secretaria do Interior
      Descrição: O projeto objetiva a organização, preservação e acesso do acervo documental do fundo Secretaria do Interior (1889-1945). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Integrante / Renato Pinto Venâncio - Coordenador / Marina Mesquita Camisasca - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    8. 2007-2007. Projeto Acesso ao Acervo do DOPS/MG: digitalizacao, indexacao e informatizacao
      Descrição: O projeto objetiva a digitalização, indexação e informatização da documentação do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (DOPS-MG). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Integrante / Renato Pinto Venâncio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    9. 2006-2007. Projeto Memoria da Administracao do Estado de Minas Gerais: organizacao, preservacao e acesso do acervo documental (1889-1945) - Fundos Secretaria da Agricultura e Secretaria de Viacao e Obras Publicas
      Descrição: O projeto objetiva a organização, preservação e acesso do acervo documental dos fundos Secretaria da Agricultura e Secretaria de Viação e Obras Públicas (1889-1945). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renata Garcia Campos Duarte - Integrante / Renato Pinto Venâncio - Coordenador / Marina Mesquita Camisasca - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 12
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Professora Homenageada do Curso de História (segundo semestre do ano de 2019), Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.. 2020.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    2. Destaque Docente 2020, Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte - Campus Prado.. 2020.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    3. Destaque Docente 2020, Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte - Campus Venda Nova.. 2020.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    4. Professora Homenageada do Curso de História (primeiro semestre do ano de 2019), Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.. 2019.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.
    5. Aprovada em concurso para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (Edital SEPLAG/UEMG Nº 08/2014), vaga História da Educação: Educa, UEMG.. 2017.
      Membro: Renata Garcia Campos Duarte.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. SEPESQ - Seminário de Extensão e Pesquisa. 2020. (Seminário).
    2. VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE.Educação e a política sob a perspectiva marxiana: considerações sobre as reformas do Estado e suas implicações no Ensino Superior. 2020. (Simpósio).
    3. VIII Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE. 2020. (Simpósio).
    4. Projeto Novos Registros: Os Conflitos de um Conflito. 2019. (Seminário).
    5. Semana de Acolhimento dos Veteranos.Roda de conversa: o historiador e seus desafios. 2019. (Seminário).
    6. Serviço Social e debates contemporâneos: reforma trabalhista, reformas educacionais e o papel do assistente social.Serviço Social e debates contemporâneos: reforma trabalhista, reformas educacionais e o papel do assistente social. 2019. (Seminário).
    7. V Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.Relações entre Família e Escola: uma proposta interdisciplinar entre os cursos de Pedagogia e Serviço Social. 2019. (Seminário).
    8. V Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.Catolicismo e Educação: demandas pedagógicas no jornal "O Operário", da Confederação Católica do Trabalho (Belo Horizonte, 1919-1929). 2019. (Seminário).
    9. V Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.GT: Educação e Religião. 2019. (Seminário).
    10. V Seminário Discente do PPGS UFMG.Sociologia do Trabalho: movimentos sociais, passado e presente. 2019. (Seminário).
    11. X Congresso Brasileiro de História da Educação - História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural. 2019. (Congresso).
    12. X Congresso Brasileiro de História da Educação - História da Educação: Democracia e Diversidade Cultural. Catolicismo e Educação: Demandas Pedagógicas no Jornal "O Operário", da Confederação Católica do Trabalho (Belo Horizonte, 1919-1929). 2019. (Congresso).
    13. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão.Trabalho e Educação: relação a partir das recentes reformas de governo. 2018. (Seminário).
    14. II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.Questões trabalhistas, passado e presente: as lutas das classes trabalhadoras no período Republicano. 2018. (Simpósio).
    15. IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte. 2018. (Seminário).
    16. 39º ISCHE International Standing Conference for the History of Education. The Catholic Confederation of Labor and proposals for the education of the workers of Belo Horizonte in favor of the "progress" of the working class (1920-1930). 2017. (Congresso).
    17. III Seminário de Pesquisa e Extensão.Grupo de Trabalho do Curso de História. 2017. (Seminário).
    18. III Seminário de Pesquisa e Extensão.As contribuições de Karl Marx para o pensamento educacional. 2017. (Simpósio).
    19. IX Congresso Brasileiro de História da Educação. Associações operárias em Belo Horizonte e reformas educacionais (1897-1929). 2017. (Congresso).
    20. Seminário de Pesquisa do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE).Imprensa Operária e Educação: debates e demandas educacionais dos trabalhadores de Belo Horizonte (1897-1930). 2017. (Seminário).
    21. IV Seminário Internacional Mundos do Trabalho / VII Jornada Nacional de História do Trabalho.O jornal "O Operário" da Confederação Católica do Trabalho e as propostas para a educação dos trabalhadores de Belo Horizonte (1920-1930). 2016. (Seminário).
    22. Novos Registros - Banco de Teses sobre BH.Associações trabalhistas e movimento operário em Belo Horizonte: ações coletivas e experiências. 2016. (Encontro).
    23. XII Cihela - Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. A utilização da imprensa operária no campo da história da educação: contribuições dos jornais O Labor e O Confederal para a história da educação nos anos iniciais de Belo Horizonte. 2016. (Congresso).
    24. Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Reflexões sobre memória e comemoração: as revistas comemorativas da Associação Beneficente Tipográfica de Belo Horizonte (1900-1936). 2015. (Congresso).
    25. IV Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais.Imprensa operária e educação: um estudo sobre a educação de trabalhadores em Belo Horizonte durante a Primeira República (1897-1930). 2015. (Encontro).
    26. Semana de História 2009 e X Encontro de Professores de História do Triângulo Mineiro. 2009. (Encontro).
    27. Semana de História 2009 e X Encontro de Professores de História do Triângulo Mineiro.História e Imprensa: uma análise sobre a fonte impressa (Oficina). 2009. (Encontro).
    28. Semana de História 2009 e X Encontro de Professores de História do Triângulo Mineiro.Tensões e Disputas em Belo Horizonte: a alternativa da Sociedade Operária Italiana de Beneficência e Mútuo Socorro (1897-1945). 2009. (Encontro).
    29. XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética."Fac et spera. Pro nobis laboremus.": a ação da Associação Beneficente Tipográfica no movimento operário de Belo Horizonte (1900-1930). 2009. (Simpósio).
    30. I Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. O Desenho em Foco: a arte aplicada na transição do século XIX para o XX. 2008. (Congresso).
    31. O Contexto da Independência do Kosovo. 2008. (Seminário).
    32. XVI Encontro Regional de História.Projeto Memória da Administração do Estado de Minas Gerais: organização, preservação e disponibilização do acervo documental (1889-1945) - Arquivo Público Mineiro. 2008. (Encontro).
    33. A Elite Globalizada na Cultura da Renascença - IEAT/UFMG. 2007. (Seminário).
    34. Aula Inaugural do Curso de História da PUC/MG - 1º semestre de 2007.O Acervo em Processo: do Tratamento ao Acesso. 2007. (Seminário).
    35. II Seminário Internacional do Arquivo Público Mineiro - "Documentos Eletrônicos: Gestão e Preservação". 2007. (Seminário).
    36. Quem somos nós na América Latina? - "Ciclo de Debates - Por que Pensar e Quem Somos nós na América Latina?". 2007. (Seminário).
    37. Semana de Históra PUC/MG - Oriente: outros olhares - "Mídia e Opinião Públlica na Sociedade Contemporânea". 2007. (Oficina).
    38. Semana de História PUC/MG - "Oriente: outros olhares". 2007. (Seminário).
    39. VIII Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro - "Arquivos Públicos Estaduais: os desafios da digitalização". 2007. (Seminário).
    40. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas - "As Ciências do Humano no Universo do Conhecimento: para além do utilitarismo, do pragmatismo e da burocracia". 2007. (Simpósio).
    41. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas - "As Ciências do Humano no Universo do Conhecimento: para além do utilitarismo, do pragmatismo e da burocracia".O Desenho em Foco: Práticas Educativas do Início do Século XX. 2007. (Simpósio).
    42. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas - "As Ciências do Humano no Universo do Conhecimento: para além do utilitarismo, do pragmatismo e da burocracia" - Conferência de Abertura da Professora Dra. Olgaria Matos. 2007. (Simpósio).
    43. V Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisas - "As Ciências do Humano no Universo do Conhecimento: para além do utilitarismo, do pragmatismo e da burocracia" - Conferência de Encerramento do Professor Dr. Fernando Novaes. 2007. (Simpósio).
    44. Ciclo de Debates Professora Juliana Nascimento Passos PUC/MG - "África: Diversidades Étnicas e Culturais". 2006. (Seminário).
    45. II Aula Inaugural do Curso de História PUC/MG - Para quem pesquisamos?. 2006. (Seminário).
    46. Semana de História PUC/MG - Ciclo de Debates: Cidadania, Ética e Política. 2006. (Seminário).
    47. V Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro - "O documento na sala de aula: leitura paleográfica e produção de material didático". 2006. (Seminário).
    48. Aula Inaugural do Curso de História da PUC/MG. 2005. (Seminário).
    49. III Simpósio de Mostra de Pesquisas Integradas - PUC/MG. 2005. (Simpósio).
    50. Semana de História PUC/MG - "40 anos do Golpe de 64". 2004. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. DUARTE, Renata G. C.. XIX Semana Acadêmica do Curso de História. 2019. (Outro).. . 0.
    2. DUARTE, Renata G. C.; MENDES, B. ; CARNEIRO, M. F. G. L.. Semana de Acolhimento dos Veteranos. 2019. Outro
    3. DUARTE, Renata G. C.; CARNEIRO, M. F. G. L.. XX Semana de História: Diálogos sobre a História do Colonialismo nas Américas. 2019. Outro
    4. DUARTE, Renata G. C.. XII Semana da Pedagogia. 2019. (Outro).. . 0.
    5. DUARTE, Renata G. C.. XVIII Semana de História: Sobre Democracia. 2018. (Outro).. . 0.
    6. DUARTE, Renata G. C.. III CIM - Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2017. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Renata Garcia Campos Duarte ⇔ Daniela Oliveira Ramos dos Passos (8.0)
      1. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; DUARTE, Renata Garcia Campos. O jornal O Operário da Confederação Católica do Trabalho e as orientações para a educação dos trabalhadores de Belo Horizonte (1920-1930). REVISTA ESCRITA DA HISTÓRIA. v. 04, p. 240-260-260, issn: 2359-0238, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; TRIGINELLI, D. H. ; DUARTE, Renata Garcia Campos. Questões trabalhistas, passado e presente: as lutas das classes trabalhadoras no período Republicano. Em: II Simpósio Nacional Educação, p. 01-15, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; TRIGINELLI, D. H. ; DUARTE, Renata Garcia Campos. Educação e a política sob a perspectiva marxiana: considerações sobre as reformas do Estado e suas implicações no Ensino Superior. 2020. Apresentação de Trabalho/Simpósio
      4. DUARTE, Renata G. C.; TRIGINELLI, D. H.. Serviço Social e debates contemporâneos: reforma trabalhista, reformas educacionais e o papel do assistente social. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      5. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; DUARTE, Renata Garcia Campos ; TRIGINELLI, D. H.. Questões trabalhistas, passado e presente: as lutas das classes trabalhadoras no período Republicano. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      6. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; TRIGINELLI, D. H. ; DUARTE, Renata Garcia Campos. A Educação depois da Constituição de 1988. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      7. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos; TRIGINELLI, D. H. ; DUARTE, Renata Garcia Campos. Trabalho e Educação: relações a partir das recentes reformas de governo. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      8. PASSOS, Daniela Oliveira Ramos dos. Associações trabalhistas e movimento operário em Belo Horizonte: ações coletivas e experiências. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Renata Garcia Campos Duarte ⇔ Luiz Gustavo Santos Cota (1.0)
      1. COTA, Luiz Gustavo Santos. Parecer ad hoc para a edição 33 da revista Educação em Foco (UEMG). 2018.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Renata Garcia Campos Duarte ⇔ Marcelina das Graças de Almeida (1.0)
      1. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; DUARTE, R. G. C.. Comentário do vídeo 'Os Bastidores da Proclamação da República no Brasil'. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06