teste-01

Marcelina das Gracas de Almeida

Graduação em História (1988/1989), Mestrado em História (1993) e Doutorado em História (2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais, realizado através de bolsa sanduíche concedida pela CAPES(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em parceria com a Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Porto, Portugal. Experiência em administração e docência superior em instituições de ensino superior e fundamental. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais.Coordenadora do ASI - Arquivo de Som e Imagem, situado no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design,UEMG. Experiência docente na área de História e Filosofia, com ênfase em História da Educação, História do Brasil , História de Minas,História Cultural, Pesquisa e Prática de Ensino de História ,História do Design e Cultura material, Fatores Filosóficos Sociais e Culturais e Filosofia da Educação, atuando na investigação dos seguintes temas: história da cultura e arte, memória e história das cidades e metodologia de pesquisa e historia do design e cultura material. Desenvolve pesquisas relativas à educação patrimonial, morte e culto aos mortos, especialmente os cemitérios oitocentistas, bem como a história e memória do design. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6813138729924319 (19/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Design. Avenida Presidente Antônio Carlos São Luiz 31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34274632 URL da Homepage: www.uemg.gov.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. Ferramentas para multiplicadores em Design de Moda: Estudos de casos na regiao metropolitana de Belo Horizonte
      Descrição: A proposta tem como meta analisar as ferramentas aplicadas na capacitação de profissionais artesãos costureiros e verificar a eficácia desses instrumentos, quanto ao acesso a novos conhecimentos, oportunidade de atuação no mercado e aperfeiçoamento de suas habilidades competitivas e técnicas inovadoras. Entre uma série de necessidades para organizações contemporâneas, elenca-se a de responder com rapidez às mudanças nas condições de mercado, às ameaças competitivas e às exigências dos clientes. Em decorrência disso, essas novas bases competitivas exigem que o tempo despendido entre a inovação do produto/serviço e a chegada dessa inovação ao mercado diminua de forma extraordinária. Assim, esses elementos constituem-se um grande desafio para as organizações, pois demandam que se implementem mudanças planejadas e se aloquem recursos para resolver as questões estratégicas. Serão analisados alguns polos de capacitação de multiplicadores em costura manual na região metropolitana de Belo Horizonte, para conhecimento das metodologias aplicadas na capacitação dos participantes e quais as técnicas artesanais (bordado, crochê e tricô) são repassadas. Posteriormente essas metodologias serão comparadas para verificação da efetividade do método, e se o aprendizado agrega valor ao conhecimento tácito do participante no desenvolvimento de produtos diversos, com o propósito de geração de renda. Para a realização dessa pesquisa será aplicado o método de projeto de produto, que tem como objetivo desenvolver produtos com aspectos visuais que atendam às necessidades de mercado, com redução de custos, confiabilidade e equilíbrio sustentável. Ao final, espera-se ter conhecimento dos métodos aplicados nos diversos polos de trabalho e o percurso traçado pelos participantes para se tornarem multiplicadores do processo ensino aprendizagem, consequentemente promover o impacto socioambiental com a geração de resultados financeiros positivos de forma sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Alecir Francisco de Carvalho - Integrante / Rosângela Miriam Lemos Oliveira Mendonça - Integrante / HELOÍSA NAZARÉ DOS SANTOS - Integrante / José Francisco Caixeta de Sousa - Integrante.
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
      Descrição: A presente proposta tem como meta analisar as ferramentas aplicadas na capacitação de profissionais artesãos costureiros e verificar a eficácia desses instrumentos, quanto ao acesso a novos conhecimentos, oportunidade de atuação no mercado e aperfeiçoamento de suas habilidades competitivas e técnicas inovadoras. Entre uma série de necessidades para organizações contemporâneas, elenca-se a de responder com rapidez às mudanças nas condições de mercado, às ameaças competitivas e às exigências dos clientes. Em decorrência disso, essas novas bases competitivas exigem que o tempo despendido entre a inovação do produto/serviço e a chegada dessa inovação ao mercado diminua de forma extraordinária. Assim, esses elementos constituem-se um grande desafio para as organizações, pois demandam que se implementem mudanças planejadas e se aloquem recursos para resolver as questões estratégicas. Serão analisados alguns polos de capacitação de multiplicadores em costura manual na região metropolitana de Belo Horizonte, para conhecimento das metodologias aplicadas na capacitação dos participantes e quais as técnicas artesanais (bordado, crochê e tricô) são repassadas. Posteriormente essas metodologias serão comparadas para verificação da efetividade do método, e se o aprendizado agrega valor ao conhecimento tácito do participante no desenvolvimento de produtos diversos, com o propósito de geração de renda. Para a realização dessa pesquisa será aplicado o método de projeto de produto, que tem como objetivo desenvolver produtos com aspectos visuais que atendam às necessidades de mercado, com redução de custos, confiabilidade e equilíbrio sustentável. Ao final, espera-se ter conhecimento dos métodos aplicados nos diversos polos de trabalho e o percurso traçado pelos participantes para se tornarem multiplicadores do processo ensino aprendizagem, consequentemente promover o impacto socioambiental com a geração de resultados financeiros positivos de forma sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Heloisa Nazaré dos Santos - Coordenador.
      Membro: Heloisa Nazare dos Santos.
    2. 2015-2016. COSTUMES, COMPORTAMENTOS E ARTEFATOS: aspectos das historia cultural da capital mineira
      Descrição: O projeto tem como propósito realizar um mapeamento investigativo acerca da história dos costumes tomando como parâmetro os comportamentos, moda, design, ritos funerários e práticas sociais, dentre outros aspectos que permitam enxergar a diversidade da história cultural belorizontina. A pesquisa toma como referência a capital mineira, elegendo momentos históricos diversos, perpassando fundação da capital aos dias de hoje, como estudo de caso.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Ana Gabriele da Cruz Silva - Integrante / Camila Maia Rodrigues - Integrante / Fabricio Thadeu Sollar de Brito - Integrante / Silvia Mara Gonçalves - Integrante / Vinicius Arruda Nassif Lana - Integrante. Financiador(es): Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte- Estácio BH - Bolsa.
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    3. 2013-Atual. Design, arte e historia
      Descrição: Este projeto idealizado em 2011, tem como pressuposto a busca pela interseção entre o design, a arte e a história cruzando temáticas centrais que resultem em publicações periódicas com convidados selecionados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Edson José Carpintero Rezende - Integrante / Giselle Hissa Safar - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
      Descrição: Este projeto busca a interseção entre o design, a arte e a história com temáticas centrais resultando em publicações periódicas com convidados selecionados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Giselle Hissa Safar - Integrante / Edson José Carpintero Rezende - Integrante / Marcelina das Graças Almeida - Coordenador.
      Membro: Giselle Hissa Safar.
    4. 2013-Atual. CEMITERIO DO BONFIM: ARTE, HISTORIA E EDUCACAO PATRIMONIAL
      Descrição: O projeto tem como finalidade o desenvolvimento de uma investigação sobre a história e acervo do Cemitério do Bonfim possibilitando a melhor compreensão daquele espaço e utilização das referências para construção dos roteiros de visita que estão sendo propostas tanto sob a perspectiva acadêmica, bem como atividade de extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Bruna Dalva Avelar - Integrante / Marina Takeishi - Integrante / Ana Carolina Zegarra Trigueiro - Integrante / Roberto Fernandes Silva - Integrante / Julio Cesar de Aguiar Santana - Integrante. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 5
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    5. 2011-2011. O RADIO COMO ELEMENTO FORMADOR DA MENTALIDADE SOCIAL: uma investigacao acerca da sociedade belorizontina nas decadas de 30 e 40 do seculo XX.
      Descrição: O projeto de pesquisa teve como foco analisar o rádio como elemento formador da mentalidade nacional brasileira nas décadas de 1930 e 1940, uma vez que neste período este veículo de comunicação proporcionava aos seus ouvintes uma programação regular para a maioria da população. A pesquisa concentra-se nos aspectos socioculturais e políticos, referentes ao Brasil da Era Vargas a partir de fontes primárias, orais, literárias e jornalísticas. Nesta investigação se propõe como recorte espacial, Belo Horizonte, problematizando temas relacionados ao imaginário social. A implantação do rádio modificou o cenário cultural do país com o surgimento das programações jornalísticas, esportivas e culturais. Além destes programas, houve o aparecimento das divas e de artistas que ganharam destaque nacional. Tais intérpretes trouxeram maior visibilidade para o rádio, que com o tempo foi utilizado como meio propagandístico do governo Vargas. Pensou-se primeiramente qual seria abordagem referente ao tema e sua problemática. Notou-se que o rádio foi formador de mentalidade política sendo utilizado pelo Estado brasileiro como divulgador de ideologia partidária e cultural. A temporalidade enfocada se justifica pelo fato de ser o período áureo do rádio, em que o mesmo possuía uma forte influência na vida social na dos brasileiros e de forma específica dos mineiros com programas educativos. Por sua vez a capital mineira destaca-se pelo pioneirismo das rádios e por estas se manterem em funcionamento. Com isso pretende-se conhecer o papel do rádio no cotidiano das populações analisando como esse meio de comunicação foi importante no âmbito das relações privadas e públicas. Neste sentido, busca-se pensar a partir dos estados mentais da coletividade belorizontina como o rádio contribuiu para transformação do imaginário social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador. Número de orientações: 1
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    6. 2011-Atual. REVENDO A HISTORIA: IMAGEM E SOM
      Descrição: Durante o ano de 2009 foi desenvolvido pelo Prof. Alessandro Ferreira Costa, com o auxílio de bolsa de iniciação científica concedida pela FAPEMIG e junto ao Centro de Estudos em Design da Imagem a primeira etapa da fase de implantação do ASI (Arquivo de Som e Imagem). Nessa fase inicial foram catalogadas e descritas a massa documental guardada nas dependências do Centro de Estudos, proporcionando arranjo adequado ao acervo e sua conseqüente preservação em local apropriado. Foi também estabelecido um instrumento de pesquisa para viabilizar o acesso a estes documentos a todos os interessados em consultar e do mesmo extrair informações para o uso profissional e acadêmico. O ASI é o primeiro centro de informação especialista em imagens (fixas e em movimento) e áudio da UEMG e um dos poucos existentes na cidade de Belo Horizonte, reunindo rico acervo documental formado por impressos das mais diversas naturezas, além de filmes, vídeos, fotografias, dentre outros que completam os 620 documentos catalogados e indexados, somente nessa primeira etapa de implantação do Arquivo, realizada no decorrer do ano passado. Neste sentido a proposta deste novo projeto é dar continuidade ao planejamento estabelecido, tornando o ASI espaço de preservação da memória e integrado às novas tecnologias e novas inserções no universo da consulta de acervos e produção de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Rosemary Portugal Gonçalves de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    7. 2010-Atual. Leituras Cruzadas: interfaces entre Historia e Design
      Descrição: Atingir a compreensão a atividade do Design na constituição dos comportamentos, dos aspectos culturais e sociais de um dado povo, através dos seus símbolos, códigos de conduta e representação da realidade é uma maneira possível de se compreender a História e os agentes da História, interrelacionando e explicando as diferenças e semelhanças entre grupos sociais diferentes. Estabelecer esta análise refletindo acerca da realidade brasileira é uma das possibilidades de se compreender os modos de ver, de ser, viver, pensar e falar e se organizar, tomando como foco central a forma orgânica, dentro da qual se constitui o devir social, cultural e histórico. O Design faz parte desta massa orgânica dentro da qual se constrói a sociedade e o homem como ser social.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Adriana Dornas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 14
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    8. 1996-1996. Colegio Arnaldo 84 anos - Belo Horizonte 100 anos
      Descrição: O propósito do projeto foi investigar a história da instalação do Colégio Arnaldo na capital mineira e sua inserção na história da educação em Minas Gerais e , especialmente , Belo Horizonte , desde sua inauguração no início do século XX até a atualidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Marília Andrés Ribeiro - Integrante / Fernando Pedro da Silva - Integrante. Financiador(es): Colégio Arnaldo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.
    9. 1995-1996. UM SECULO DE HISTORIA DAS ARTES PLASTICAS EM BELO HORIZONTE
      Descrição: O projeto tinha por objeto mapear a produção artística em Belo Horizonte passando pelo extinto Arraial do Belo Horizonte, local sobre o qual foi construída a capital mineira, até o final da década do século XX. O projeto foi coordenado pela Profa.Dra. Marília Andrés Ribeiro e pelo Prof. Fernando Pedro da Silva . Era constituído por uma equipe de pesquisadores , sendo Marcelina das Graças de Almeida , responsável pelo módulo correspondente ao final do século XIX até as duas primeiras décadas do século XX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelina das Graças de Almeida - Coordenador / Adalgisa Arantes Campos - Integrante / Walter Sebastião - Integrante / Ivone Luzia Vieira - Integrante / Cristina Ávila - Integrante / Marília Andrés Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Fundação João Pinheiro - Cooperação / Governo do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Telecomunições de Minas Gerais - Cooperação. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Marcelina das Gracas de Almeida.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira Menção honrosa na categoria Trabalhos escritos publicados, Museu da Casa Brasileira.. 2019.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    2. 4ª edição do Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP), Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    3. 4ª EDIÇÃO DO PRÊMIO MESTRES E CONSELHEIROS / 2018, INSTITUTO DE ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (IEDS).. 2018.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    4. Homenagem resultado Indice de Produtividade em Pesquisa na Graduação (IPPGR), Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte - Estácio BH.. 2016.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    5. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa PEDP 2015, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2015.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    6. Prêmio Mestres e Conselheiros, Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS.. 2014.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.
    7. Melhor trabalho da região central do centro de conhecimento licenciatura -V SEMINÁRIO DA ESTÁCIO, Universidade Estácio de Sá.. 2013.
      Membro: Marcelina das Graças de Almeida.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (107)
    1. ?Quarentena com a Escola de História?. 2020. (Outra).
    2. Arte e Espaços Possíveis de Expressão do Afeto na Humanidade. 2020. (Outra).
    3. Ciclo de Lives do Grupo de Pesquisa ContemporArte.Entrevista sobre as atividades relativas à pesquisa cemiterial. 2020. (Outra).
    4. Curso: Tinta, madeira e buril, a gravura no livro impresso ? Séculos XV e XVI. 2020. (Outra).
    5. Da invenção à excelência: o livro impresso, de 1450 a 1579. 2020. (Outra).
    6. Encontros GEMATEC - Grupo de Estudos de Modelos, Metáforas e Analogias na Tecnologia, na Educação e na Ciência. 2020. (Encontro).
    7. II Colóquio de Pesquisa e Design. 2020. (Outra).
    8. I Seminário Online de Pesquisa em História da Universidade Estadual de Goiás.O cemitério, a cidade e as narrativas: as memórias construídas através da leitura dos túmulos. 2020. (Seminário).
    9. Projeto de extensão e cultura Tão longe tão perto. 2020. (Outra).
    10. Roda de conversa Revistas e artigos científicos nas redes sociais: estratégias, métricas e impactos. 2020. (Outra).
    11. Seminário Regional do Patrimônio Cultural (online). 2020. (Seminário).
    12. webinar Preprints e oportunidades para melhorar a visibilidade de periódicos. 2020. (Encontro).
    13. XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG.Arte tumularia ? representações, leituras e estilos, uma investigação acerca da produção artística no Cemitério do Bonfim. 2020. (Simpósio).
    14. 11º Mestres e Conselheiros. Cemitério do Bonfim: arte, cultura, memória e História, espaço de investigação e educação patrimonial ? proposição de material pedagógico d. 2019. (Congresso).
    15. 30° Simpósio Nacional de História ? História e o futuro da educação no Brasil.Itinerários da memória: o cemitério como espaço simbólico da paisagem da cidade -o Cemitério do Bonfim e a capital mineira. 2019. (Simpósio).
    16. IV Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Izabela Hendrix. 2019. (Congresso).
    17. IV Congresso Interdisciplinar de Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão Universitária. Cemitério do Bonfim: arte, história e educação patrimonial ? uma experiência em curso. 2019. (Congresso).
    18. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.LEITURAS CRUZADAS: INTERFACES ENTRE HISTÓRIA E DESIGN. 2018. (Seminário).
    19. 20º Seminário de Pesquisa e Extensão 2018.REVENDO A HISTÓRIA: IMAGEM E SOM GESTÃO DO ACERVO DOCUMENTAL RECOLHIDO NO CENTRO DE ESTUDOS EM DESIGN DA IMAGEM DA ESCOLA DE DESIGN. 2018. (Seminário).
    20. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO BH.Cemitério do Bonfim: arte, história e educação patrimonial. 2018. (Seminário).
    21. IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Estacio de Belo Horizonte.Cemitério do Bonfim: arte, história e educação patrimonial. 2018. (Seminário).
    22. Oficina "Vamos Pensar os Espaços Culturais?". 2018. (Oficina).
    23. Semana de Pesquisa em Design. 2018. (Encontro).
    24. Semana do Conhecimento Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.O LUGAR DOS MORTOS NA CAPITAL MINEIRA: O BONFIM E A CIDADE, HISTÓRIAS CRUZADAS ? A EXPERIÊNCIA DAS VISITAS GUIADAS. 2018. (Seminário).
    25. X Mestres e Conselheiros Agentes Multiplicadores do Patrimõnio.Itinerários da memória: o cemitério como espaço de educação patrimonial. 2018. (Outra).
    26. XXI Encontro Regional de História da ANPUH-MG: História, Democracia e Resistências.Itinerários da memória: o cemitério como espaço de recordação ? roteiros e trajetos. 2018. (Encontro).
    27. III seminario de Pesquisa e Extensão Estácio BH.Grupo de Trabalho - História. 2017. (Seminário).
    28. NOISEWISE Sixth Annual Forum on Doctoral Design Research.Design Social: proposta metodológica projetual aplicada ao ensino a distância. 2017. (Outra).
    29. XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia.Artífices e artistas ? um estudo sobre a produção artística contido no acervo do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte. 2017. (Simpósio).
    30. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.REVENDO A HISTÓRIA: IMAGEM E SOM GESTÃO DO ACERVO DOCUMENTAL RECOLHIDO NO CENTRO DE ESTUDOS EM DESIGN DA IMAGEM DA ESCOLA DE DESIGN. 2016. (Seminário).
    31. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.CEMITÉRIO DO BONFIM: ARTE, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2016. (Seminário).
    32. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Avaliação de posteres. 2016. (Seminário).
    33. 4º Colóquio Ibero-Americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto.Paisagem e Patrimônio Cultural: um diálogo entre o cemitério e a cidade. 2016. (Outra).
    34. 4º Colóquio Ibero-Americano Paisagem cultural, patrimônio e projeto.Percursos para um itinerário cultural: as visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim, interlocuções entre arte, história e memória. 2016. (Outra).
    35. Colóquio Arte e Cultura: as Imagens e os sons entre os domínios do saber e dodo fazer.A arte nos cemitérios oitocentistas: características e singularidades. 2016. (Outra).
    36. Comemoração de 119 anos de Belo Horizonte.Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim. 2016. (Outra).
    37. V Encontro de Pesquisa em História: Brasil em perspectiva: Passado e presente.O cemitério, a cidade e as narrativas: as memórias construídas através da leitura dos túmulos. 2016. (Encontro).
    38. IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG.História, Memória e Patrimônio - um olhar sobre os cemitérios oitocentistas. 2015. (Encontro).
    39. VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.Caminhar com as próprias pernas - Caio Vianna Martins, um herói no Bonfim. 2015. (Encontro).
    40. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão UEMG.Cemitério do Bonfim:Arte, História e Educação Patrimonial. 2014. (Seminário).
    41. III Encontro de Pesquisa em História UFMG.Cemitério do Bonfim: arte, história e educação patrimonial. 2014. (Encontro).
    42. VI Fórum Mestres e Conselheiros - Agentes Multiplicadores do Patrimônio pa.CEMITÉRIO DO NOSSO SENHOR DO BONFIM:ARTE, HISTÓRIA E PATRIMÔNIO - DEBATE SOBRE UMA EXPERIÊNCIA. 2014. (Outra).
    43. XIX Encontro Regional de História da ANPUH -MG.Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim-arte,história e patrimônio -debate sobre uma experiência. 2014. (Encontro).
    44. XIX Encontro Regional de História da ANPUH -MG. 2014. (Encontro).
    45. 3º Encontro de Atualização Docente. 2013. (Encontro).
    46. II ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG.Memória, arte e história: o cemitério como espaço de educação patrimonial, relato de uma experiência. 2013. (Encontro).
    47. IV ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM (IV ENEIMAGEM) - I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM ( I ENIMAGEM).Cemitério e Cidade: Imagens e Representações da Morte. 2013. (Encontro).
    48. IX Encontro de História da Arte UNICAMP.A singularidade da obra de Jeanne Milde: a experiência modernista no Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim em Belo Horizontes. 2013. (Encontro).
    49. Seminário Design da Imagem.O álbum da saudade: as fotografias como ornamento tumular. 2013. (Seminário).
    50. Seminário Design da Imagem.O álbum da saudade: as fotografias como ornamento tumular. 2013. (Seminário).
    51. Seminário Internacional "Design História: prospecções, construções e contextos".Protagonismo feminino no design - um resgate histórico em andamento. 2013. (Seminário).
    52. Vi Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos CeCemiteriais.Moritvri mortvis - os construtores de túmulos do Bonfim, o documentário. 2013. (Encontro).
    53. VI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIASD.Moritvri Mortvis - os construtores de túmulos do Bonfim, o documentário. 2013. (Encontro).
    54. V Seminário de Pesquisa da Estáico.Costumes, comportamentos e artefatos: uma abordagem transdisciplinar acerca dos modos de viver e fazer. 2013. (Seminário).
    55. V Seminário de Pesquisa da Estáico.Costumes, comportamentos e artefatos: uma abordagem transdisciplinar acerca dos modos de viver e fazer. 2013. (Seminário).
    56. XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Moritvri mortvis - os construtores de túmulos do Bonfim, o documentário. 2013. (Simpósio).
    57. 1º CIMODE CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN. CULTURA, IDENTIDADE, DESIGN E MODA: UMA ABORDAGEM ACERCA DA PRODUÇÃO DOS IRMÃOS CAMPANA. 2012. (Congresso).
    58. 2º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design da Universidade dodo Estado de Minas Gerais. 2012. (Encontro).
    59. 3º Congresso Internacional e História e Patrimônio Cultural. Cemitério:história, memória e patrimônio - um debate sobre educação patrimonial. 2012. (Congresso).
    60. 4tH Internacional Forum of Design as a process. Reviewing the story: image and sound management of document collection taken in the Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design. 2012. (Congresso).
    61. 4tH Internacional Forum of Design as a process. Fragments of memory: ASI ? Arquivo de Som e Imagem: management of collection of documents collected in the Centro de Estudos em Design da Imagem Escola de Design/ UEMG. 2012. (Congresso).
    62. I ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA UFMG-EPHIS.Fragmentos da memória: ASI - Arquivo de Som e Imagem: Gestão do acervo documental recolhido no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design/UEMG. 2012. (Encontro).
    63. III COLÓQUIO AVESSO DA PAISAGEM: REPRESENTAÇÕES DA MORTE NO AMBIENTE URBANO. 2012. (Outra).
    64. IV Seminario de Pesquisa da Estácio.Sociabilização,fé e poder: O papel das associações religiosas nas minas setecentistas. 2012. (Seminário).
    65. IV Seminario de Pesquisa da Estácio.Da criação à expansão: um estudo sobre as instituições de ensino da capital mineira (1897-1930). 2012. (Seminário).
    66. IV Seminario de Pesquisa da Estácio.O papel do sincretismo na permanência e conservação das religiões de matrizes africanas- um enfoque no candomblé da Bahia. 2012. (Seminário).
    67. IV Seminario de Pesquisa da Estácio.As principais praças de Belo Horizonte:uma discussão sobre a Praça Rui Barbosa ( Praça da Estação). 2012. (Seminário).
    68. 2º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design - UEMG Projeto EducAÇÃO. 2012. (Encontro).
    69. VII Seminário Nacional do Centro de Memória - Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades.Lugares de memória, espaços de recordação e esquecimento: uma abordagem acerca dos cemitérios oitocentista. 2012. (Seminário).
    70. XIII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.Cemitérios oitocentistas,culto, fé e patrimônio: experiências intercambiantes. 2012. (Simpósio).
    71. 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO.Revendo a História: Imagem e Som - Gestão do acervo documental recolhido no Centro de. 2011. (Seminário).
    72. Colóquio Memória Institucional da UEMG. 2011. (Outra).
    73. Iº Colóquio Nacional de Design.Leituras cruzadas: interfaces entre história e design. 2011. (Outra).
    74. O retrato na História da Arte. 2011. (Outra).
    75. Palestra Arte como documetno: Patrimônio do Imaginário. 2011. (Outra).
    76. Semana do Marceneiro.História do Mobiliário - A presença do móvel no cotidiano do homem. 2011. (Oficina).
    77. XII Encontro Ibero Americano de Valorizacion y Gestion de Cementerios Patrimoniales/ V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.Em honra aos grandes, arte, memória, lembrança e esquecimento: o mausóleu do Conde de Santiago de Lobão. 2011. (Encontro).
    78. XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Imagens fotográficas - a presença do ausente. 2011. (Simpósio).
    79. 12º Seminário de Iniciação Científica e Extensão.Lendo Imagens: interfaces entre História e Design. 2010. (Seminário).
    80. 3 Congresso Nacional de Letras, Artes Cultura. Imagens fotográficas: a presença do ausente. 2010. (Congresso).
    81. III Semana de História."Arte Artesanato: Um estudo histórico-artístico acerca do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte.". 2010. (Encontro).
    82. III Seminário Interno de Pesquisa e Extensão da Escola de Design/UEMG.Leituras Cruzadas: interfaces entre História e Design. 2010. (Seminário).
    83. IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.Teatro Baquet :Ruína e memória. 2010. (Encontro).
    84. IV Encontro da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais.Os Irmãos Oilveira Ferreira: Arte nos cemitérios portuenses. 2010. (Encontro).
    85. 23ª FESTA DO FOLCLORE DE SETE LAGOAS.FOLCLORE E FORMAÇÃO CULTURAL: UMA ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR. 2009. (Encontro).
    86. II Semana de História.As fontes historiográficas e o Campo de trabalho do historiador. 2009. (Encontro).
    87. V ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE.Os irmãos Oliveira Ferreira: arte nos cemitérios portuenses. 2009. (Encontro).
    88. V SEMINÁRIO IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS.Arte e artesanato: registros da presença italiana no conjunto arquitetônico do Cemitério do Bonfim em Belo Horizonte.. 2009. (Seminário).
    89. XXIV COLÓQUIO CBHA.Arte tumular na virada do oitocentos: art nouveau nos cemitérios seculares. 2005. (Outra).
    90. História da Arte : Abordagens Contemporâneas.XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2004. (Outra).
    91. XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA.XIV ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 2004. (Encontro).
    92. I Mostra de Produção Científica.I Mostra de Produção Científica. 2003. (Outra).
    93. VI Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2003. (Outra).
    94. XIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA.XIII ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA. 2002. (Encontro).
    95. VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA.A Modernidade em Curso : passagens pela História Contemporânea. 1998. (Oficina).
    96. 49ª REUNIÃO DA SBPC.49ª reunião da SBPC. 1997. (Outra).
    97. XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA -HISTÓRIA E CIDADANIA.XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 1997. (Simpósio).
    98. X ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH-MG.X ENCONTRO REGIONAL DA ANPUH - MG. 1996. (Encontro).
    99. XVIIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIA E IDENTIDADES.XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. 1995. (Simpósio).
    100. XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.Curso Cultura , memória e poder. 1995. (Oficina).
    101. Fronteiras da História. 1991. (Seminário).
    102. II CONGRESSO DO BARROCO NO BRASIL. 1989. (Congresso).
    103. IX SEMINÁRIO DE ESTUDOS MINEIROS. 1989. (Seminário).
    104. VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA. 1988. (Encontro).
    105. Avaliação do Curso de História. 1987. (Seminário).
    106. Curso. 1986. (Oficina).
    107. II Encontro dos Pesquisadores do Barroco Mineiro. 1985. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; NASCIMENTO, M. R.. Simpósio Temático Imagens da Morte: crenças, atitudes e símbolos sobre a morte, os mortos e o morrer. 2019. Outro
    2. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; COAN, S.. Design Participativo: múltiplas possibilidades e infinitos olhares. 2019. Outro
    3. CAMPOS, Adalgisa Arantes ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. Simpósio Temático 028. Imagens da Morte: a Morte, o Morrer e os Mortos em Sociedades Ibero-americanas. 2014. Outro
    4. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SALES, R. B. C.. Seminário Design da Imagem A convergência visual. 2014. Outro
    5. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; COSTA, A. F. ; BARBOSA, N. R.. SEMINÁRIO DESIGN DE IMAGEM: DIALÉTICA DO DESIGN E SUAS INTERFACES - ORGANIZAÇÃO, INFORMAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL. 2013. Outro
    6. CYMBALISTA, R. ; RODRIGUES, C. ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. Simpósio temático: "Imagens da Morte: a Morte, o Morrer e os Mortos em Sociedades Ibero-americanas". 2013. Outro
    7. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; GRASSI, C.. VI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. 2013. Outro
    8. ALMEIDA, Marcelina das Graças de. VI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. 2013. (Outro).. . 0.
    9. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; FERREIRA, Maria Lucia ; DUCH, M. A. B. G.. II Semana de História. 2009. Outro
    10. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; AZEVEDO, Maria Inês Peixoto de ; SILVA, Denise Lourdes Corrêa da. I Jornada das Atividades Científico Culturais. 2003. Outro
    11. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; AZEVEDO, Maria Inês Peixoto de ; SILVA, Denise Lourdes Corrêa da. II Jornada das Atividades Culturais. 2003. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Giselle Hissa Safar (5.0)
      1. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SAFAR, G. H. (Org.) ; REZENDE, E. J. C. (Org.). Caderno aTempo: histórias em arte e design volume 4. 1 ed. BELO HORIZONTE: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019. v. 1, p. 157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; REZENDE, E. J. C. (Org.) ; SAFAR, G. H. (Org.) ; CARNEIRO, M. (Org.) ; SANTOS, M. R. (Org.) ; LIMA, P. G. (Org.) ; MICHELON, F. F. (Org.) ; GRAVIER, M. G. (Org.) ; MARCELINO, A. (Org.) ; SILVA, V. M. P. E. (Org.) ; STEPHAN, A. P. (Org.) ; Moura, Adriana Dornas (Org.). Caderno aTempo: Histórias em Arte e Design v.2. 2 ed. Barbacena: Editora da UEMG, 2015. v. 01, p. 117.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; REZENDE, E. J. C. (Org.) ; SAFAR, G. H. (Org.) ; MENDONCA, R. S. R. (Org.). Caderno aTempo: Histórias em Arte e Design v.1. V1 ed. Barbacena: Editora da UEMG, 2013. v. 01, p. 157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SAFAR, G. H.. Design em tempos de escassez: o impacto da segunda guerra mundial sobre os produtos do cotidiano. Em: Marcelina das Graças de Almeida;Edson José Carpintero Rezende;Giselle Hissa Safar. (Org.). Caderno aTempo: histórias em arte e design. 1ed.Belo Horizonte. : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2019.v. 4, p. 123-156.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SAFAR, G. H.. Protagonismo feminino no design - um resgate histórico em andamento. Em: Dijon de Moraes;Regina Álvares Dias; Rosemary Bom Conselho. (Org.). Caderno de Estudos Avançados em Design. 1ed.Barbacena. : Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais EdUEMG. 2014.v. 9, p. 79-96.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Edson José Carpintero Rezende (3.0)
      1. REZENDE, E. J. C. ; MANZANARES, R. D. ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. INOVAÇÃO ABERTA: AS MUDANÇAS DE PARADIGMA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EM REVISTA (ONLINE). v. 18, p. 88-103, issn: 1982-3037, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SAFAR, G. H. (Org.) ; REZENDE, E. J. C. (Org.). Caderno aTempo: histórias em arte e design volume 4. 1 ed. BELO HORIZONTE: Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais, 2019. v. 1, p. 157.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; SAFAR, G. H. (Org.) ; REZENDE, E. J. C. (Org.) ; LIMA, E. C. (Org.) ; BARROS, H. (Org.) ; SANTOS, C. J. (Org.) ; LAGE, C. (Org.) ; ALVES, A. (Org.) ; GINO, M. (Org.) ; AGUIAR JUNIOR, J. W. C. (Org.) ; OTTO, C. (Org.) ; SILVA, M. A. C. (Org.) ; SILVA, R. S. E. (Org.). Caderno atempo : histórias em arte e design volume 3. 3 ed. Belo Horizonte: Editora da UEMG, 2017. v. 01, p. 114.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Alecir Francisco de Carvalho (1.0)
      1. CARVALHO, A. F. ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. Design, consumo e considerações sobre a cultura material. Em: Iº Colóquio Nacional de Design, v. 1, p. 133-140, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Luiz Henrique Ozanan de Oliveira (1.0)
      1. SILVEIRA, Yuri Simon da; ALMEIDA, Marcelina das Graças ; OZANAM, Luiz Henrique. Espaço Cênico como Cultura Material e sua Transformação no Decorrer da História. IGUALITÁRIA: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DA ESTÁCIO BH. v. 02, p. 01-21, issn: 2317-0174, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Maria Regina Álvares Correia Dias (1.0)
      1. BRAGA, M. C. (Org.) ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de (Org.) ; DIAS, Maria Regina Alvares Correia (Org.). Histórias do design em Minas Gerais. 1 ed. Belo horizonte: EdUEMG, 2017. v. 01, p. 300.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Nadja Maria Mourão (1.0)
      1. MACIEL, R. C. ; MOURÃO, N. M. ; ALMEIDA, Marcelina das Graças de. Design, Identidade e Cultura Material: Relações possíveis com o Território. Em: Marizilda dos santos Mendes; Monica Moura. (Org.). Rumos da Pesquisa no design Contemporâneo: Materialidade, Gestão e Serviço. 01ed.Bauru. : Estação das letras e Cores Editora Ltda. 2013.v. 01, p. 140-168.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Yuri Simon da Silveira (1.0)
      1. SILVEIRA, Yuri Simon da; ALMEIDA, Marcelina das Graças ; OZANAM, Luiz Henrique. Espaço Cênico como Cultura Material e sua Transformação no Decorrer da História. IGUALITÁRIA: REVISTA DO CURSO DE HISTÓRIA DA ESTÁCIO BH. v. 02, p. 01-21, issn: 2317-0174, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Marcelina das Graças de Almeida ⇔ Renata Garcia Campos Duarte (1.0)
      1. ALMEIDA, Marcelina das Graças de; DUARTE, R. G. C.. Comentário do vídeo 'Os Bastidores da Proclamação da República no Brasil'. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03