Ph.D em Psicologia pela University of Connecticut-CT-EUA e Mestre em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais-MG-BRASIL. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Experimental Anthropology Lab na University of Connecticut, os grupos de pesquisa do CNPq LUCE -"Ludicidade, Cultura e Educação", OTIUM - "Lazer no Brasil e América Latina" da UFMG, e Pensando a Educação Física Escolar. Coordenadora do Projeto de Extensão interinstitucional e Canal do Youtube "Conexão Educação Física". Pesquisadora do esporte e atividades físicas no tempo de lazer de praticantes e espectadores e suas múltiplas interfaces com a promoção da saúde, o espaço e a percepção, as políticas públicas e a sustentabilidade local, a educação. Investiga a interferência da sincronia e coordenação interpessoal e dos eventos no estabelecimento de conexões sociais e afiliacao. Interessada na utilização de redes sociais e tecnologias para compreender o lazer de grupos sociais. Outros interesses: lazer enquanto sistema complexo e dinâmico, modelação, lazer na assistência básica, lazer em hospitais, lazer e grupos sociais (idosos), turismo, e currículo e educação física. gabrielabaranowskiARROBAgmail.com (Texto informado pelo autor)
PINTO, G. B.; GOMES, C.L.. Leisure in hospitals and its interface with health: A study about the reality of a Brazilian city. American Journal of Recreation Therapy. v. 12, p. 15, issn: 1539-4131, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DAVIS, T. ; PINTO, G. B. ; KEIFER, A.. The stance leads the dance: the emergence of role in a joint supra-postural task. Frontiers in Psychology. v. 8, p. 718, issn: 1664-1078, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, Christianne. A Vivência do Lazer em Hospitais: Contribuição para a atuação do profissional do Lazer. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online). v. 19, p. 51-84, issn: 1981-3171, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SILVA, C. P. E. ; MARQUEZ, V. G. G. ; PINTO, G. B.. O PARTICIPANTE DE LAZER ESPORTIVO COMO TURISTA EM POTENCIAL. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DO LAZER. v. 2, p. 101-122, issn: 2358-1239, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, C. L. ; PINTO, G. B. ; ELIZALDE, R. ; ALVES, V.F.N.. Políticas Públicas de Ocio y Recreación: Investigando la temática en el contexto de cinco maestrías latinoamericanas. Revista Argentina de Economía y Ciencia Sociales. v. 15, p. 73, issn: 0328-2058, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; SILVA, T.C. ; PAULO, E.. Os Centros Culturais como Espaço de Lazer Comunitário: O Caso de Belo Horizonte. Cultur: Revista de Cultura e Turismo. v. 6, p. 86-108, issn: 1982-5838, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, C. L. ; PINTO, G. B. ; ELIZALDE, R. ; ALVES, V.F.N.. POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER: PESQUISANDO A TEMÁTICA NO CONTEXTO DE CINCO MESTRADOS LATINO-AMERICANOS. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online). v. 15, p. 1, issn: 1981-3171, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ISAYAMA, H. F. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; PINTO, G. B. ; ARAUJO, N. S. ; SOUZA, T. R. ; NUNES, L. M.. O LAZER NA HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online). v. 14, p. 07, issn: 1981-3171, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PAULA, D. ; NEVES, R. ; PINTO, G. B.. Canela de Ema Adventure Park: motivações para a prática do arvorismo. REVISTA TURISMO & DESENVOLVIMENTO. v. 10, p. 33-48, issn: 1519-4744, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ISAYAMA, H. F. ; PINTO, G. B. ; SOUZA, T. R. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; NUNES, L. M. ; ARAUJO, N. S.. Animação cultural em hospitais: experiências com lazer no programa de humanização da assistência hospitalar no Hospital das Clínicas da UFMG. Revista Médica de Minas Gerais. v. 19, p. 47-52, issn: 0103-880X, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LOPES FILHO, B. J. ; CAMILO, B. F. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOUSA, C. C. ; PAOLILLO, F. R. ; BARANOWSKI-PINTO, G. ; GONCALVES, G. H. ; DENARDI, R. A. ; DELLALIBERA-JOVILIANO, R.. CARTILHA INFORMATIVA COVID-19: ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE. 1 ed. Passos: , 2020. v. 1, p. 22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, C.L. (Org.) ; ROSA, M. C. (Org.) ; SANTOS, F. C. (Org.) ; PINTO, G. B. (Org.) ; SANTOS, M. R. S. E. (Org.). COLETÂNEA DO I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO LAZER. 1 ed. Belo Horizonte: EEFFTO/CELAR, 2019. v. 1, p. 575. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
DAVIS, T. ; BARANOWSKI-PINTO, G. ; KEIFER, A.. The Stance Leads the Dance. Em: Richardson, M. J., Schmidt, R. C.,Dale, R., Kallen, R. W., Raczaszek-Leonardi, J.. (Org.). Dynamics of Joint-Action, Social Coordination and Multi-Agent Activity. 1ed.Lausanne. : Frontiers Media. 2018.p. 134-146. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B. Leisure Phenomenon as a Complex System: Exploring its Potential for a Dynamical Approach. Em: Till D. Frank. (Org.). New Research in Collective Behavior. 1ed.New York. : Nova Publishers. 2016.p. 19-32. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (12)
GOMES, C. L. ; FARIA, J. A. S. ; ELIZALDE, R. ; PINTO, Gabriela Baranowski ; RIBEIRO, A. C. A. ; PEREIRA, J. K. C.. ANÁLISE DAS PROPOSTAS DE MESTRADO EM LAZER/TIEMPO LIBRE/RECREACIÓN DESENVOLVIDAS NA ARGENTINA, BRASIL, COSTA RICA, EQUADOR E MÉXICO. Em: 23º Enarel, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ISAYAMA, H. F. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; ARAUJO, N. S. ; SOUZA, T. R. ; PINTO, Gabriela Baranowski ; NUNES, L. M.. O lazer na humanização hospitalar: Um estudo de Caso do Hospital das Clínicas da UFMG. Em: XXIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel): Lazer e Sustentabilidade, v. 1, p. 1-10, 2011. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAUJO, N. S. ; GOMES, C. L. ; PINTO, G. B.. Estudos sobre a temática lazer e saúde produzidos na área da Educação Física publicados na base de dados ?Lilacs?. Em: 21º Encontro nacional de Recreação e Lazer, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ISAYAMA, H. F. ; PINTO, G. B. ; ARAUJO, M. ; LIMA, I. L. R. ; NUNES, L. M. ; ARAUJO, N. S. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; SOUZA, T. R.. Lazer e Humanização Hospitalar: Estudo de caso do programa de humanização hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG. Em: XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer, v. 1, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LIMA, I. A. ; FIGUEIREDO, K. K. ; ROCHA, L. F. R. ; RESENDE, L. F. ; Soares, L.C. ; GARCIAS, L. M. G. ; Pinheiro, M.F.G. ; ZANI, M. A. ; REZENDE, N. B. ; OLIVEIRA, R. ; CAMPOS, T. ; VIEIRA, Y.V.G. ; PINTO, G. B. ; Castro, R.R. ; SILVA, S. R.. CONHECENDO O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDUCAÇÃO FÍSICA E LAZER. Em: XI ENAPET - Encontro Nacional dos Grupos PET, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (13)
BARANOWSKI-PINTO, G.; XYGALATAS, D.. A Falácia da Influência do Gênero da Modalidade Esportiva no Torcer: Um Olhar Sobre a Dinâmica Psicofisiológica das Emoções. Em: I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer., 2019, Belo Horizonte. COLETÂNEA DO I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO LAZER. Belo Horizonte: EEFFTO/CELAR, v. 1, p. 1-575, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; FRANK, T. D.. Preferences for leisure time physical activities: a dynamic systems approach. Em: BRASCON ? Brazilian Graduate Students Conference, 2016, Cambridge-MA. BRASCON Abstract Supplement, v. 1, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAUJO, N. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. Estudos sobre a temática Lazer e Saúde produzidos na área da Educação Física publicados na base de dados. Em: X Seminário, 2009, Belo Horizonte. Coletânea do X Seminário. Belo Horizonte: UFMG, p. 401, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SIQUEIRA, F. T. R. ; PINTO, G. B. ; LIMA, I. L. R. ; ARAUJO, N. S. ; SOUZA, T. R. ; ISAYAMA, H. F.. Lazer e humanização hospitalar no hospital das clínicas da UFMG. Em: XVIII Semana do conhecimento e cultura: Conhecimento em todo lugar, 2009, Belo Horizonte. XVIII Semana do conhecimento e cultura: Conhecimento em todo lugar, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L. ; ARAUJO, N. S.. Lazer, saúde e atuação profissional no contexto hosptalar: reflexões sobre a realidade de sujeitos internados. Em: IX Seminário O Lazer em Debate, 2008, São Paulo. Anais do IX Seminário, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ISAYAMA, H. F. ; PINTO, G. B. ; LIMA, I. L. R. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; NUNES, L. M. ; SOUZA, T. R.. Lazer e Humanização Hospitalar: Estudo do Caso do Programa de Humanização Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG. Em: IX Seminário O Lazer em Debate, 2008, São Paulo. Anais do IX Seminário O Lazer em Debate. São Paulo: Editora Plêiade, v. 1, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Saúde no Contexto Hospitalar. Em: 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, 2008, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais- Suplemento 2. Belo Horizonte: Folium, v. 18, p. 109, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ARAUJO, N. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. Estudos sobre a temática Lazer e Saúde produzidos por profissionais de Educação Física publicados na base de dados. Em: XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2008, São Paulo. XX Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Saúde no contexto hospitalar: reflexões sobre a realidade de sujeitos internados no sentido de contribuir para a formação/atuação profissional em Lazer. Em: XIX Encontro nacional de Recreação e Lazer, 2007, Recife- PE. Anais do XIX ENAREL, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Promoção da Saúde. Em: XVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2006, Belo Horizonte. Anais do XVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Vivências de Lazer dos idosos participantes de um projeto de extensão universitária. Em: XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2005, Belo Horizonte. XIV Semana de Iniciação científica da UFMG, 2005. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Vivências de Lazer dos idosos participantes de um projeto de extensão universitária. Em: XVII Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2005, Campo Grande- MS. Caderno de Resumos do XVII Encontro Nacional de Recreação e Lazer, p. 142, 2005. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Idosos: Pesquisando as vivências dosparticipantes de um projeto de extensão universitária. Em: VI Seminário O lazer em Debate, 2005, Belo Horizonte. Coletânea do VI Seminário O Lazer em Debate, p. 255-256, 2005. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (43)
SANTOS, R. ; BARANOWSKI-PINTO, G. ; GOMES, C. L.. Revista Brasileira de Estudos do Lazer: Mapeando a formação/atuação multi/interdisciplinar do corpo de pareceristas e seu diálogo com as políticas públicas. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARANOWSKI-PINTO, G.; MACEDO, L. H.. Conexão Educação Física: um projeto de formação por pares. 2020. Apresentação de Trabalho/Comunicação
BARANOWSKI-PINTO, G.; MACEDO, L. H.. Conexão Educação Física: um projeto de formação de professores. 2020. Apresentação de Trabalho/Seminário
BARANOWSKI-PINTO, G.; MACEDO, L. H. ; NICACIO, L. G. ; ANJOS, L. A.. Conexão Educação Física: um projeto de formação por pares. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra
SANTOS, R. ; BARANOWSKI-PINTO, G. ; GOMES, C.L.. Revista Brasileira de Estudos do Lazer: Mapeando a formação/atuação multi/interdisciplinar do corpo de pareceristas e seu diálogo com as políticas públicas. 2020. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; HARRISON, S. J. ; CARELLO, C.. Dynamics of Twitter communication about leisure time physical activity. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
BARANOWSKI-PINTO, G.; PROFETA, V. L. S. ; XYGALATAS, D.. A Falácia da Influência do Gênero da Modalidade Esportiva no Torcer: Um Olhar Sobre a Dinâmica Psicofisiológica das Emoções. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; PROFETA, V. L. S. ; MANO, P. ; XYGALATAS, D.. SPECTATORSHIP SOCIO-AFFECTIVE DYNAMICS AMONG U.S. COLLEGE BASKETBALL FANS. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
PINTO, G. B.; PROFETA, V. L. S. ; MANO, P. ; XYGALATAS, D.. Socio-Affective Dynamics Among College Basketball Fans of Men?s and Women?s Teams. 2018. Apresentação de Trabalho/Congresso
PINTO, G. B.; PROFETA, V. L. S. ; MANO, P. ; XYGALATAS, D.. Socio-Affective assessment through portable biometric sensors: A study with college basketball fans. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PINTO, G. B.; HARRISON, S. J. ; CARELLO, C.. A Twitter Analysis of Leisure-time Physical Activity Communication. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
XYGALATAS, D. ; BARANOWSKI-PINTO, G.. Sports' Fans Psycho-physiological Dynamics Project. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
BARANOWSKI-PINTO, G. The legacy of hosting Mega-Sports Events: A Twitter Analysis of Leisure-Time Physical Activity Communication. 2018. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B. O Lazer ativo como estratégia de promoção da saúde e qualidade física e mental em indivíduos adultos. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
PINTO, G. B.; PROFETA, V. L. S. ; MANO, P. ; XYGALATAS, D.. Dynamics of Fan?s Experience during Basketball Games. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
PINTO, G. B.; FRANK, T. D.. Preferences for leisure time physical activities: a dynamical systems approach. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso
PINTO, G. B.; FRANK, T. D.. Preferences for leisure time physical activities: a dynamic systems approach. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PINTO, G. B.; FRANK, T. D.. Preferences for leisure time physical activities: a dynamic systems approach. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B. Potential for tourism in Brazil: What role sports events are playing in this context?. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PINTO, G. B.; FRANK, T. D.. A dynamic systems approach to leisure activity. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B. Interpreting Leisure-time Physical Activity Experience as a Social Physics System. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; NGUYEN, M. ; DAVIS, T.. The influence of individual postural demands on role in interpersonal coordination. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
PEREIRA, J. K. C. ; RIBEIRO, A. C. A. ; ELIZALDE, R. ; FARIA, J. A. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. COMPREENSÕES DE LAZER, RECREAÇÃO E TEMPO LIVRE: ANÁLISE NO CONTEXTO DO BRASIL, COSTA RICA, EQUADOR E MÉXICO. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
PEREIRA, J. K. C. ; RIBEIRO, A. C. A. ; ELIZALDE, R. ; FARIA, J. A. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. MESTRADOS EM LAZER/RECREACIÓN/TIEMPO LIBRE NA AMÉRICA LATINA: PESQUISA COMPARATIVA. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
ISAYAMA, H. F. ; ARAUJO, N. S. ; PINTO, Gabriela Baranowski ; NUNES, L. M. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; SOUZA, T. R.. O lazer na humanização hospitalar: Um estudo de Caso do Hospital das Clínicas da UFMG. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação
ARAUJO, N. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. Estudos sobre a temática Lazer e Saúde produzidos na área da Educação Física publicados na base de dados. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
SIQUEIRA, F. T. R. ; LIMA, I. L. R. ; ARAUJO, N. S. ; SOUZA, T. R. ; PINTO, G. B.. Lazer e Humanização hospitalar no hospital das clínicas da UFMG. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; SIQUEIRA, F. T. R. ; SOUZA, T. R. ; NUNES, L. M. ; ISAYAMA, H. F.. A ANIMAÇÃO CULTURAL COMO VIVÊNCIA HUMANIZADORA NO HOSPITAL. 2009. Apresentação de Trabalho/Seminário
ISAYAMA, H. F. ; PINTO, G. B. ; LIMA, I. L. R. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; NUNES, L. M. ; SOUZA, T. R.. Lazer e Humanização Hospitalar: Estudo do Caso do programa de humanização hospitalar do hospital das clínicas da UFMG. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Saúde: diálogos possíveis. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, G. B.; GOMES, C. L. ; ARAUJO, N. S.. Lazer, saúde e atuação profissional no contexto hospitalar: reflexões sobre a realidade de sujeitos internados. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Saúde no Contexto Hospitalar. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
ARAUJO, N. S. ; PINTO, G. B. ; GOMES, C. L.. Estudos sobre a temática Lazer e saúde produzidos por profissionais de Educação Física publicados na base de dados. 2008. Apresentação de Trabalho/Outra
ISAYAMA, H. F. ; PINTO, G. B. ; ARAUJO, M. ; LIMA, I. L. R. ; NUNES, L. M. ; ARAUJO, N. S. ; SIQUEIRA, F. T. R. ; SOUZA, T. R.. Lazer e Humanização Hospitalar: estudo de caso do programa de humanização hospitalar do Hospital das Clínicas da UFMG. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. LAZER E SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Importância e Representatividade do Lazer na Promoção da Saúde dos sujeitos em Clínicas e Hospitais. 2007. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, G. B.; CAMPOS, T. ; VIEIRA, Y.V.G.. Lazer nos cursos de educação Física: reflexões sobre a formação e atuação profissional. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; Soares, L.C.. Viabilização de um projeto de lazer: perspectivas para a animação cultural. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Experiência de lazer de um grupo de idosos. 2006. Apresentação de Trabalho/Comunicação
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Lazer e Promoção da Saúde. 2006. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; UGRINOWITSCH, A. A. C. ; GOMES, C. L.. Lazer e Idosos: pesquisando as vivências dos participantes de um projeto de extensão universitária. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Vivências de lazer dos idosos participantes de um projeto de extensão universitária. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Vivências de lazer dos idoso participantes de um projeto de exteñsão universitária. 2005. Apresentação de Trabalho/Outra
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (12)
PINTO, Gabriela Baranowski. Parecerista de Projetos de Extensão (PROINPE) da UEMG-Passos. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
BARANOWSKI-PINTO, G. Parecerista do 22º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Avaliação/Parecer de trabalhos inscritos no XVII CONBRACE e IV CONICE - Congresso Brasileiro de Ciencias do Esporte e Congresso Internacional de Ciencias do Esporte. 2011. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L. ; ISAYAMA, H. F.. Mapeamento das Ações de Lazer do SESI. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
BARANOWSKI-PINTO, G.; NEIRA, M. ; SILVEIRA, G. ; RAFAEL, L.. Live de Inauguração: Cultura Digital, Escola e Formação de Professores/as. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
BARANOWSKI-PINTO, G.; LOPES FILHO, B. J. P.. Comportamentos Virtuais como Expressão do Lazer na Vida Cotidiana. 2020. (Programa de rádio ou. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
PEIXOTO, N. ; AROUCA, C. ; SILVA, J. J. ; CAMILO, B. F. ; BARANOWSKI-PINTO, G. ; SARNO, F.. Roda de Conversa Educação Física: os rumos no cenário da pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Radio Abragesp NO AR. 2018. (Programa de rádio ou. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Mirante: Convite para contemplar os Belos Horizontes. 2012. (Programa de rádio ou. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
RASLAN FILHO, Gilson. Programa Roda da Saúde. 2009. (Programa de rádio ou. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Roda da Saúde. 2009. (Programa de rádio ou. 2009. [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Conexão Educação Física. 2020; Tema: Formação Continuada em Educação Física Escolar. (Rede. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (6)
GOMES, C. L. ; ELIZALDE, R. ; PINTO, G. B. ; FERNANDEZ, J.F.T. ; FARIA, J. A. S. ; BEDOYA, V.A.M. ; ALVES, V.F.N. ; RIBEIRO, A. C. A. ; PEREIRA, J. K. C.. Formação de recursos humanos para a área do Lazer na América Latina: Análise dos Mestrados em Lazer/Recreación/Tiempo Libre do Brasil, Costa Rica, Equador e México. 2012. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Palestra: Educação Física: discussões sobre o lazer e a saúde. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Aula 'O lazer em hospitais: Realidades e Desafios'. 2011. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Palestra ' O lazer em hospitais: Possibilidades para o profissional de Educação Física. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B. Palestra 'Atuação do Profissional do Lazer em Hospitais'. 2010. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
PINTO, G. B.; GOMES, C. L.. Relatório Final de Atividades do Programa Institucional de Iniciação Científica. 2005. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (7)
HELIO DO CARMO HERMANO. Futebol de Várzea em Passos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2021. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Paula Ferreira. A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Lazer, criatividade e desenvolvimento social. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Ana Paula Gomes. A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Lazer, criatividade e desenvolvimento social. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Daniela Evangelista Guedes. POSSIBILIDADES PARA A ABORDAGEM DA OBESIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O OLHAR DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Rebeca Amorim Cintra. POSSIBILIDADES PARA A ABORDAGEM DA OBESIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O OLHAR DA BNCC NO ENSINO FUNDAMENTAL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
ÁLISSON VINÍCIUS RAMOS DE OLIVEIRA. OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAPITÓLIO ? MINAS GERAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Fernando Aparecido Bernardes Amaral. RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E A PERCEPÇÃO CORPORAL DO INDIVÍDUO.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Iniciação científica (1)
Fernando Aparecido Bernardes Amaral. ATIVIDADE FÍSICA E COVID-19: Investigação sobre Aspectos de Saúde, Lazer, Qualidade de Vida e Atividade Profissional. Iniciação científica (Graduando em educação física) - UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Orientações de outra natureza (2)
Júlia maria Matos Marques. Conexão Educação Física. Orientação de outra natureza. UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Lucas Macedo. Conexão Educação Física. Orientação de outra natureza. UEMG Passos, . Início: 2020. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (2)
Geralda de Fátima Afonso Teixeira. PERSPECTIVAS PARA O LAZER DOS ACOMPANHANTES DE INTERNADOS INFANTIS NO CONTEXTO HOSPITALAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Lindaura Sélos Guerra. DOUTORES DA ALEGRIA: O PALHAÇO COMO PROFISSIONAL DO LAZER. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Lazer) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (17)
Patrícia Rodrigues. Lazer e Acessibilidade para a Pessoa com Dificuldade de Locomoção: A realidade de um mercado de Belo Horizonte. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2013. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Flávia Araújo. O turista de negócios e sua relação com o lazer de Belo Horizonte. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2013. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Fernanda Ferraz Rodrigues Batista e Flávio Bento de Oliveira. Turismo de Lazer: Viagem para a qualidade de vida. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2013. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Paula Cristina Marques Silva Tampieri. Turismo e Lazer para idosos nos Cruzeiros. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2013. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Camila Paula e Silva e Vanessa Guevara Marquez. O Participante de Lazer Esportivo como turista em potencial. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2012. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Ludmila Reis. Turismo de Lazer: Um estudo sobre um grupo de idosos. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2012. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Carolina Santos. A questão urbana na visão do assistente social. (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, . 2012. Orientadores: Gabriela Baranowski Pinto, Vitoria Regia Izau.
Adriane Carvalho. Os fatores de prevalência para o abandono da profissão por educadores físicas que atuaram em academias de musculação. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2012. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Flávia Saib Lima; Ludimila Santos Silva. Parque Ecológico e Zoológico: Uma análise sobre as formas de lazer desenvolvidas nestes espaços. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Manuel Teixeira. A cavalgada como manifestação de lazer. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Diego Frederico Cruz de Paula; Renata Pereira Neves Teixeira. Canela de Ema Adventure Park: Motivações para a prática do arvorismo. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Rejane Nunes. O lazer e as casas de festas infantis. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Adriana Castilho. O lazer e o turismo pedagógico. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Elizabeth de Paulo; Thaísa Cristina da Silva. Os Centros Culturais como espaço de lazer comunitário. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2011. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
TATIANE SANTOS. O POTENCIAL TURÍSTICO DE HONÓRIO BICALHO-NOVA LIMA/MG. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Mariana Guedes S. J Francisco/ Pâmella Cibele A. Arruda. Acessibilidade no Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte. (Graduação em Turismo) - Faculdade Estácio de Sá- BH, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Natália de Sousa Araújo. Educação Física, Lazer e Saúde. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2009. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Iniciação científica (22)
Katharine Morris. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2018. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Kyle Dwyer. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2018. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
David Dapaah-Afriyie. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2018. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Elle Parks. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2018. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Abdul Gadoush. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Aia Kattaya. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Briana Genarelli. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Celise Brown. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Ericka Bailey. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Kelsey Faherty. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Lana Delasanta. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Qianqian Yang. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Ryan McGlynn. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Armani Porter. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2017. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Haley Collins. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Min Kim. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Rachel Tshonas. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Anika Obasiolu. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Elisabeth Santana. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Evin Bell. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Sidra Khatri. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Thomas Cariseo. Orientação a Assistente de Pesquisa. (Graduando em Psychology) - University of Connecticut, . 2016. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Orientações de outra natureza (4)
Carolina Mezzetti de Freitas. Análise da Prática e Estágio em Educação Física III. (Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Vinicius Gomes Cambraia. Análise da Prática e Estágio em Educação Física III. (Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Giselle Fernandes. Análise da Prática e Estágio em Educação Física III. (Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2010. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Gabriela Fischer Fernandes Corradi. Análise da Prática e Estágio em Educação Física I. (Educação Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2009. Orientador: Gabriela Baranowski Pinto.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (8)
2020-Atual. ATIVIDADE FISICA E COVID-19: Investigacao sobre Aspectos de Saude, Lazer, Qualidade de Vida e Atividade Profissional Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa, portanto, é verificar a influência do distanciamento social, em decorrência da Covid-19, sobre aspectos de saúde e qualidade de vida da população e na atuação dos profissionais de educação física. Este trabalho é caracterizado como um estudo transversal, descritivo e comparativo. A amostra a ser investigada será de adultos, idosos e profissionais de Educação Física. Número do Parecer de Aprovação no CEP: 4.131.677. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Coordenador / Brandel José Pacheco Lopes Filho - Integrante / Gislaine Cristina de Souza - Integrante / Camila Rosa de Oliveira - Integrante / BRUNO DE FREITAS CAMILO - Integrante. Membro: Gabriela Baranowski Pinto. Descrição: A pandemia decorrente do Covid-19 configura-se como um dos maiores desafios presenciados na área da saúde contemporânea, causando um massivo número de óbitos e sobrecarregando os sistemas de saúde ao redor do mundo. Devido ao quadro atual, a população encontra-se em distanciamento social e com atividades limitadas, muitas vezes confinadas ao ambiente domiciliar, o que pode favorecer ao aumento do comportamento sedentário, prejudicando aspectos físicos, cognitivos e emocionais e impactar na qualidade de vida e saúde. Além disso, profissionais de educação Física encontram-se com suas atividades laborais restritas ou até impedidas, o que demanda uma adaptação da área às demandas e condições atuais, de forma a contribuir com a manutenção da saúde populacional. Assim, torna-se importante investigar o impacto que o período de pandemia do Covid-19 está causando nos hábitos de atividade física, saúde, lazer e qualidade de vida da população, bem como na própria atividade profissional de Educação Física. O objetivo deste projeto de pesquisa, portanto, é verificar a influência do distanciamento social, em decorrência da Covid-19, sobre aspectos de saúde e qualidade de vida da população e na atuação dos profissionais de educação física. Este trabalho é caracterizado como um estudo transversal, descritivo e comparativo. A amostra a ser investigada será de adultos, idosos e profissionais de Educação Física. Os participantes serão avaliados, individualmente, através de um formulário eletrônico via plataforma online, por meio de autoaplicação. Espera-se que os resultados descrevam o estado de saúde e qualidade de vida da população, bem como as condições de trabalho atuais dos profissionais de Educação Física, de forma a obter dados para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras e mais ajustadas às características do período de pandemia, bem como auxiliar na construção de estratégias que estimulem os indivíduos a obter/manter um estilo de vida mais saudável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / Brandel José Pacheco Lopes Filho - Coordenador / Camila Rosa de Oliveira - Integrante / Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Gislaine Cristina de Souza - Integrante. Membro: Bruno de Freitas Camilo.
2017-Atual. A percepcao das acoes esportivas pelo fa de esporte Descrição: Este projeto tem focalizado na percepcao do comportamento ritualizado durante os arremessos livres no basquete e tambem na percepcao das acoes que ocorrem durante o jogo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Dimitris Xygalatas - Coordenador / Steven J. Harrison - Integrante. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2016-Atual. Dinamica da experiencia de fans durante jogos esportivos Descrição: Este projeto visa compreender como se dá a experiência emocional dos fas que assistem jogos esportivos. O projeto tem sido desenvolvido com fas de basquete e futebol.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (2) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Vitor Leandro da Silva Profeta - Integrante / Dimitris Xygalatas - Coordenador / Peter Mano - Integrante. Financiador(es): University of Oxford - Cooperação / Connecticut Institute for the Brain and Cognitive Sciences - Auxílio financeiro. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2010-2012. Mestrado em Lazer na America Latina: Interfaces entre a Pos-graduacao stricto sensu brasileira e as propostas existentes na Argentina, Costa Rica, Equador e Mexico Descrição: Este sub-projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as propostas de formação dos seis Programas de Pós-graduação Mestrado em Lazer/Tempo-Livre/Recreação identificados na América Latina, buscando conhecer suas interfaces (semelhanças e diferenças). Os objetivos específicos são: (a) Compreender quando, porque e com quais finalidades esses cursos de Mestrado foram criados, bem como discutir as ênfases, as perspectivas teóricas e as linhas de investigação adotadas em cada Programa; (b) Discutir o perfil de formação/atuação docente; (c) Investigar perspectivas de iniciação, inserção laboral e desenvolvimento profissional dos egressos desses cursos; (d) Identificar e analisar semelhanças e diferenças desses Cursos entre si, e em relação ao Mestrado em Lazer existente no Brasil. Esta investigação, de abordagem qualitativa, requer o desenvolvimento de pesquisa bibliográfica, levantamento de documentos, realização de entrevistas e de grupo focal. O estudo comparativo será utilizado como modo de investigação, priorizando a ultrapassagem da unicidade e da constatação de regularidades ou de constâncias entre várias organizações cujas semelhanças e diferenças são analisadas. A análise dos dados será realizada a partir da construção iterativa de uma explicação, enquanto parte da estratégia de análise de conteúdo. Serão levadas em consideração as unidades de sentido, as inter-relações entre elas e entre as categorias nas quais elas se encontrarem reunidas. Trata-se de uma pesquisa pioneira e desafiadora, pois, a atualidade revela realidades inéditas que nos mostram a existência de interrelações cada vez mais complexas, nas quais o fenômeno lazer reflete e se vincula às demais dimensões da vida em sociedade. Considerar essas diversidades fundamentando-se na interculturalidade e no pensamento complexo é uma ferramenta e um desafio para compreender a dinâmica cultural contemporânea.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Christianne Luce Gomes - Coordenador / Tatiana Roberta de Souza - Integrante / Alicia Maicel Oliveira Ramos - Integrante / Rodigo Elizalde - Integrante / Vania de Fatima Noronha Alves - Integrante / Juliana A. S. Faria - Integrante / Victor Molina - Integrante / ana carolina de assis ribeiro - Integrante / Joyce Kirmace C. Pereira - Integrante / José Fernando Tabares - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2010-2012. Formacao de recursos humanos para a area do Lazer na America Latina: Analise dos Mestrados em Lazer/Recreacion/Tiempo Libre do Brasil, Costa Rica, Equador e Mexico Descrição: Esta investigação objetiva analisar as propostas de formação dos cursos de Mestrado em Lazer/Tempo-Livre/Recreação existentes na América Latina: (1) Maestría en Teorías y Políticas de la Recreación/Faculdade de Turismo da Universidad de Comahue/Argentina; (2) Maestría Profesional en Recreación/Escuela de Educación Física y Deportes/Universidad de Costa Rica, (3) Maestría en Recreación y Tiempo Libre/Escuela Politécnica del Ejército/Ecuador e (4) Maestría en Recreación/Universidad YMCA/México. A preocupação básica da pesquisa consiste na busca do avanço em termos de aperfeiçoamento das propostas desses cursos e dos conhecimentos produzidos neste âmbito, mediante o diálogo e intercambio de experiências de forma sinérgica e construtiva. Pretende-se, assim, contribuir com a qualificação dos processos de formação avançada a partir de uma compreensão teórica e crítica dos projetos formativos em nível stricto sensu e da atuação profissional nesta área. Em suma, além de possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre a temática do Lazer na região latino-americana, a pesquisa poderá estimular intercâmbios científicos, tecnológicos e culturais entre países, instituições, pesquisadores, docentes e estudantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Christianne Luce Gomes - Coordenador / Vania de Fatima Noronha Alves - Integrante / Juliana A. S. Faria - Integrante / Rodrigo Elizalde - Integrante / Victor Molina - Integrante / ana carolina de assis ribeiro - Integrante / Joyce Kirmace C. Pereira - Integrante / José Fernando Tabares - Integrante. Financiador(es): Ministério do Esportes - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Outra. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2008-2011. Lazer e Humanizacao Hospitalar: estudo de caso do Programa de Humanizacao Hospitalar do Hospital das Clinicas da UFMG Descrição: O objetivo deste estudo é analisar como o lazer é trabalhado no contexto do Programa de Humanização Hospitalar do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, tendo em vista identificar se há preocupação com o tema, como ele é compreendido, de que forma e como é trabalhado, dentre outros aspectos relevantes. Busca-se, ainda, verificar como o lazer se faz presente no programa de humanização e se as ações de lazer desenvolvidas são condizentes com o que se propõe nos documentos analisados sobre o tema. Combinaremos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Serão analisados os documentos referentes os 13 projetos de extensão que compõe o programa de Humanização Hospitalar da UFMG. Os documentos analisados serão: projeto, avaliações, artigos publicados, folderes etc. Com referência a pesquisa de campo, será empregada a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos projetos de extensão e com a coordenadora do Programa. Para a análise dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Hélder Ferreira Isayama - Coordenador / Natália de Sousa Araújo - Integrante / Inácio de Loyola Ruas Lima - Integrante / Fernanda Tatiana Ramos Siqueira - Integrante / Laís Machado Nunes - Integrante / Tatiana Roberta de Souza - Integrante. Número de produções C, T A: 2 Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2007-2009. O lazer em hospitais: realidades e desafios Descrição: O objetivo do estudo é investigar o papel do lazer voltado para sujeitos internados em hospitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Christianne Luce Gomes - Coordenador / Natália de Sousa Araújo - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 10 Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
2004-2005. Lazer dos/as idosos/as participantes do projeto "Educacao Fisica para a terceira Idade" Descrição: Este estudo objetivou pesquisar o que os idosos participantes do projeto de extensão da Escola de Educação Física da UFMG entendem por lazer, quais são suas atividades preferidas, como as vivenciam e quais são os entraves para tais vivências.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Christianne Luce Gomes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 5 Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Financial Aid Award for the International Conference on Complex Systems 2018, New England Complex Systems Institute.. 2018. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
CLAS Spring 2016 Graduate Travel Award, College of Liberal Arts and Science of the University of Connecticut.. 2016. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Professora Homenageada dos formandos em Turismo do 2º semestre de 2012, Faculdade Estácio de Sá- BH.. 2013. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Professora Homenageada dos formandos em Turismo do 1º semestre de 2013, Faculdade Estácio de Sá- BH.. 2013. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Professora Premiada no PIQ - Programa de Remuneração Variável, Estácio BH.. 2013. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Trabalho "COMPREENSÕES DE LAZER, RECREAÇÃO E TEMPO LIVRE: ANÁLISE NO CONTEXTO DO BRASIL, COSTA RICA, EQUADOR E MÉXICO " selecionado por relevância acadêmica, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2012. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Trabalho MESTRADOS EM LAZER/RECREACIÓN/TIEMPO LIBRE NA AMÉRICA LATINA: PESQUISA COMPARATIVA" selecionado por relevância acadêmica, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2012. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Professora Homenageada dos formandos em Turismo do 2º semestre de 2010, Estácio- Núcleo BH.. 2011. Membro: Gabriela Baranowski Pinto.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (47)
22º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Conexão Educação Física: um projeto de formação de professores. 2020. (Seminário).
Aula Aberta "Maneiras de fazer a cidade: Perspectivas antropológicas sobre a prática do skate de rua". 2020. (Outra).
Reunião do Grupo Pólis- Federalismo e Politicas Públicas: Os dilemas da autonomia e interdependência. 2020. (Outra).
XVIII Encuentro Nacional XIII Internacional de Investigadores en Educacación Fisica, IV Encuentro Nacional de Extensión en Educación Fisica.Conexão Educação Física: um projeto de formação por pares. 2020. (Encontro).
Atividade de Aprimoramento, formação na prática ? ?práticas corporais de aventura na educação física escolar?,. 2019. (Oficina).
I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer.A Falácia da Influência do Gênero da modalidade Esportiva no Torcer: Um Olhar sobre a Dinâmica Psicofisiológica das Emoções. 2019. (Outra).
2nd Annual UConn Center for mHealth and Social Media Conference: Digital Health at the intersection of academia and industry. Socio-Affective assessment through portable biometric sensors: A study with college basketball fans. 2018. (Congresso).
30th APS Annual Convention 2018. Socio-Affective Dynamics Among College Basketball Fans of Men's and Women's Teams.. 2018. (Congresso).
CT Institute for the Brain Cognitive Sciences Meet-and-Speak.Sports' Fans Psycho-physiological Dynamics Project. 2018. (Encontro).
North American Socienty for Sport Management 2018 Conference. SPECTATORSHIP SOCIO-AFFECTIVE DYNAMICS AMONG U.S. COLLEGE BASKETBALL FANS. 2018. (Congresso).
29th Annual Convention Boston 2017. Dynamics of Fan?s Experience during Basketball Games. 2017. (Congresso).
BRASCON -Brazilian Graduate Students Conference. Preferences for Leisure-time Physical Activities: a dynamic systems approach. 2016. (Congresso).
LARASA World Leisure Congress. Preferences for leisure time physical activities: a dynamical systems approach. 2016. (Congresso).
XVIII International Conference on Perception and Action. The influence of individual postural demands on role in interpersonal coordination. 2015. (Congresso).
VI Reunião do PROEFE: Educação Física Escolar: Para que e e para quem?. 2013. (Seminário).
I Seminário do 3° ciclo - Sujeitos Práticas. 2012. (Seminário).
JOVEM 2012- Jogos e Vivências Esportivas das Escolas Municipais. 2012. (Olimpíada).
Seminário - O trabalho dcente em Educação Física face às atuais políticas públicas na educação na RMBH: repercussões nas instituições formadoras. 2012. (Seminário).
Aprendizado em rede: aberto, conectado, social. 2009. (Oficina).
Ciclo de Debates sobre o Lazer na América Latina: O lazer na Colômbia/ O lazer na Venezuela. 2009. (Outra).
Ciclo de debates sobre o lazer na América Latina: O lazer no Chile/ O lazer em Cuba. 2009. (Outra).
ENADE 2009 - Treinamento de Professores. 2009. (Outra).
X Seminário "O lazer em debate".Estudos sobre a temática Lazer e Saúde produzidos na área da Educação Física publicados na base de dados. 2009. (Seminário).
1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Lazer e Saúde no Contexto Hospitalar. 2008. (Congresso).
Atividade de Aprimoramento Discente com Prof. Dr. Valter Bracht (UFES): "A constituição de teorias pedagógicas na Educação Física Escolar: Trajetórias de pesquisa". 2008. (Outra).
Curso Pré-Congresso do 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. 2008. (Congresso).
I Fórum Regional de Promoção da Saúde nas práticas cotidianas dos serviços. 2008. (Outra).
II Seminário de Humanização do Hospital das Clínicas. 2008. (Seminário).
IX Seminário O Lazer em Debate.Laze, saúde e atuação profissional no contexto hosptalar: reflexões sobre a realidade de sujeitos internados. 2008. (Seminário).
SUS 20 anos: Saúde coletiva na educação integral em saúde, perspectivas e propostas. 2008. (Seminário).
V Simpósio de Saúde e Espiritualidade. 2008. (Simpósio).
I Forum Nacional O SUS, O Médico, O Paciente e a Ética. 2007. (Outra).
II Seminário Perspectivas de Inclusão pela Arte e Cultura. 2007. (Seminário).
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da Capes - UFMG. 2007. (Outra).
VIII Seminário Lazer em Debate.Viabilização de um projeto de lazer: perspectivas para a animação cultural. 2007. (Seminário).
XIX Encontro Nacional de Recreação e Lazer.LAZER E SAÚDE NO CONTEXTO HOSPITALAR. 2007. (Encontro).
Debate sobre o livro Brincar(es). 2006. (Outra).
VII Seminário "O Lazer em Debate".Experiências de lazer de um grupo de idosos. 2006. (Seminário).
X Semana da Graduação.Acompanhamento discente na formação para a docência em Educação Física.. 2006. (Outra).
XVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer.Lazer e Promoção da Saúde. 2006. (Encontro).
Seminário sobre os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no futebol de campo e futsal. 2005. (Seminário).
VI Seminário "O Lazer em debate".LAZER E IDOSOS: PESQUISANDO VIVÊNCIAS DOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2005. (Encontro).
XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG.VIVÊNCIAS DE LAZER DOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2005. (Outra).
XVII Encontro Nacional de Recreação e Lazer.VIVÊNCIAS DOS IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2005. (Encontro).
III Convenção das Escolas de Educação Física do Estado de Minas Gerais. 2004. (Outra).
III Reunião Anual do PROEFE. 2004. (Outra).
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Educação Física. 2003. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (16)
BARANOWSKI-PINTO, G.. I Colóquio Interdisciplinar de Estudos do Lazer. 2019. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. I Encontro do Pensando a Educação Física Escolar. 2017. (Congresso).. . 0.
FREIRE, A. B. ; PINTO, G. B.. Curso de Iniciação Esportiva Universal. 2013. Outro
PINTO, G. B.. Jogos Internos Escola Municipal Prof. Mário Werneck. 2012. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Mostra de Talentos Escola Municipal Prof. Mário Werneck. 2012. (Festival).. . 0.
GOMES, C. L. ; PINTO, G. B. ; ELIZALDE, R.. Ciclo de Estudos e Diálogos sobre o Lazer: Reflexões e Formação no Âmbito Internacional. 2011. Congresso
GERKEN, M.A.S. ; PINTO, G. B. ; SILVA, P.G. ; Carneiro, N.M.. 13º Enduro a pé do COLTEC. 2010. Outro
PINTO, G. B.. X Seminário "O lazer em debate". 2009. (Outro).. . 0.
Carneiro, N.M. ; PINTO, G. B. ; GERKEN, M.A.S. ; SILVA, P.G.. 12º Enduro a pé do COLTEC. 2009. Outro
PINTO, G. B.. VII Seminário " O Lazer em Debate". 2006. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. VI Seminário "O Lazer em Debate". 2005. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Sarau da Melhor Idade. 2005. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Festa Junina da Educação Física. 2005. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Baile da 3ª Idade. 2004. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Sarau da 3ª Idade. 2004. (Outro).. . 0.
PINTO, G. B.. Terceira Idade em Diamantina. 2004. (Outro).. . 0.
LOPES, B. J. P. ; CAMILO, B. F. ; PINTO, G. B. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOUSA, C. C. ; PAOLILLO, F. R. ; DINARDI, R. A. ; GONCALVES, G. H. ; GONÇALVES, Gustavo Henrique ; DELLALIBERA-JOVILIANO, R.. CARTILHA INFORMATIVA COVID-19: ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE. 1 ed. Passos: Passos, 2020. v. 1, p. 22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LOPES, B. J. P. ; CAMILO, B. F. ; PINTO, G. B. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOUSA, C. C. ; PAOLILLO, F. R. ; DINARDI, R. A. ; GONCALVES, G. H. ; GONÇALVES, Gustavo Henrique ; DELLALIBERA-JOVILIANO, R.. CARTILHA INFORMATIVA COVID-19: ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE. 1 ed. Passos: Passos, 2020. v. 1, p. 22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LOPES, B. J. P. ; CAMILO, B. F. ; PINTO, G. B. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOUSA, C. C. ; PAOLILLO, F. R. ; DINARDI, R. A. ; GONCALVES, G. H. ; GONÇALVES, Gustavo Henrique ; DELLALIBERA-JOVILIANO, R.. CARTILHA INFORMATIVA COVID-19: ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE. 1 ed. Passos: Passos, 2020. v. 1, p. 22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LOPES, B. J. P. ; CAMILO, B. F. ; PINTO, G. B. ; OLIVEIRA, C. R. ; SOUSA, C. C. ; PAOLILLO, F. R. ; DINARDI, R. A. ; GONCALVES, G. H. ; GONÇALVES, Gustavo Henrique ; DELLALIBERA-JOVILIANO, R.. CARTILHA INFORMATIVA COVID-19: ATIVIDADE FÍSICA, LAZER E SAÚDE. 1 ed. Passos: Passos, 2020. v. 1, p. 22. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]