Lattes UEMG

Bruno de Freitas Camilo

Doutor em Atenção à Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2021). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017). Especialista em Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar pelo Centro Universitário Tupy - CUT (2013). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Itaúna - UIT (2009). Atualmente, é: coordenador do curso de Educação Física - Bacharelado da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do colegiado do curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) da UEMG; membro do Colegiado Superior de Coordenadores de Curso UEMG/Passos; e membro do Fórum dos cursos de Educação Física . É consultor Ad hoc do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (PAEx/UEMG) e avaliador de projetos do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG). Membro do Sedentary Behaviour Research Network (SBRN), Núcleo de Estudos em Atividade Física Saúde (NEAFISA) e do Grupo de Pesquisa em Exercício e Nutrição (UEMG). Foi coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Física e Saúde (UNEB) em 2019. Atualmente, dedica-se a estudos na área da Epidemiologia em temas relacionados à atividade física, comportamento sedentário, estado nutricional, doenças crônicas não transmissíveis, qualidade de vida e exergames. E-mail: brunodefreitascamilo@yahoo.com.br (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2633870984650203 (24/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Acadêmica de Passos. Rua Colorado, 700 Parque Residencial Colorado 37902092 - Passos, MG - Brasil Telefone: (35) 35296000
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-2020. Estudo Longitudinal de Saude do Idoso de Alcobaca, BA - ELSIA
      Descrição: O rápido e expressivo aumento da população idosa tem direcionado maiores atenções aos aspectos relacionados a saúde deste grupo etário. Aspectos relacionados ao estilo de vida desta população, como a inatividade física e o comportamento sedentário, tem ganhado destaque, principalmente por estar associado ao aumento do risco de mortalidade. Objetivo: Analisar a associação entre aspectos sociodemográficos, comportamentais e as condições de saúde dos idosos residentes no município de Alcobaça, Bahia, Brasil. Métodos: Esta investigação caracterizar-se-á como um estudo observacional, do tipo analítico com delineamento longitudinal. O estudo será realizado no município de Alcobaça, BA, tendo como amostra os idosos sobreviventes da baseline (2015). Esses idosos serão submetidos a uma avaliação composta de entrevista (características sociodemográficas, indicadores de saúde, nível de atividade física, comportamento sedentário); testes de desempenho físico; avaliação antropométrica; e aferição da pressão arterial. Na análise estatística serão utilizados procedimentos da estatística descritiva (frequência, desvio padrão, média) e inferencial, considerando p0,05.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Coordenador / SHEILLA TRIBESS - Integrante / JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - Integrante / RENATA DAMIÃO - Integrante / Tatiana Silva da Conceição - Integrante / Rafaela Gomes dos Santos - Integrante / Mayne Lopes da Silva - Integrante / FERNANDA NASCIMENTO DE OLIVEIRA - Integrante / DANIELA DE JESUS COSTA - Integrante / EDUARDA PEREIRA DAMIÃO - Integrante / JOÃO VICTOR ROSA DE FREITAS - Integrante / RÍZIA ROCHA SILVA - Integrante / JOSÉ VITOR SILVA TORRES - Integrante / Lara de Matos Alcantara - Integrante / Giovanna Glenda Chaves Lopes - Integrante / Lucas Lima Galvão - Integrante / EZEQUIEL DE JESUS SANTOS - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    2. 2020-Atual. Atividade Fisica e COVID-19: Investigacao sobre Aspectos de Saude, Lazer, Qualidade de Vida e Atividade Profissional
      Descrição: A pandemia decorrente do Covid-19 configura-se como um dos maiores desafios presenciados na área da saúde contemporânea, causando um massivo número de óbitos e sobrecarregando os sistemas de saúde ao redor do mundo. Devido ao quadro atual, a população encontra-se em distanciamento social e com atividades limitadas, muitas vezes confinadas ao ambiente domiciliar, o que pode favorecer ao aumento do comportamento sedentário, prejudicando aspectos físicos, cognitivos e emocionais e impactar na qualidade de vida e saúde. Além disso, profissionais de educação Física encontram-se com suas atividades laborais restritas ou até impedidas, o que demanda uma adaptação da área às demandas e condições atuais, de forma a contribuir com a manutenção da saúde populacional. Assim, torna-se importante investigar o impacto que o período de pandemia do Covid-19 está causando nos hábitos de atividade física, saúde, lazer e qualidade de vida da população, bem como na própria atividade profissional de Educação Física. O objetivo deste projeto de pesquisa, portanto, é verificar a influência do distanciamento social, em decorrência da Covid-19, sobre aspectos de saúde e qualidade de vida da população e na atuação dos profissionais de educação física. Este trabalho é caracterizado como um estudo transversal, descritivo e comparativo. A amostra a ser investigada será de adultos, idosos e profissionais de Educação Física. Os participantes serão avaliados, individualmente, através de um formulário eletrônico via plataforma online, por meio de autoaplicação. Espera-se que os resultados descrevam o estado de saúde e qualidade de vida da população, bem como as condições de trabalho atuais dos profissionais de Educação Física, de forma a obter dados para o desenvolvimento de ferramentas inovadoras e mais ajustadas às características do período de pandemia, bem como auxiliar na construção de estratégias que estimulem os indivíduos a obter/manter um estilo de vida mais saudável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / Brandel José Pacheco Lopes Filho - Coordenador / Camila Rosa de Oliveira - Integrante / Gabriela Baranowski Pinto - Integrante / Gislaine Cristina de Souza - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    3. 2018-2020. Idoso em Ativa Idade
      Descrição: O envelhecimento populacional e suas diversas consequências para vida da pessoa idosa tem sido um fenômeno muito estudado ao longo dos últimos anos. Atualmente, existem muitas iniciativas governamentais que visam encorajar a participação da população em programas de atividade física como o Agita Mundo; Agita São Paulo; Academia da Saúde; e Academia da Cidade. No Brasil, muitas cidades possuem grupos de atividade física que visam orientar pessoas idosas na prática regular de atividade física. O maior desafio na atenção à pessoa idosa é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações que possam ocorrer com o envelhecimento, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima autonomia e maior qualidade de vida. Nesse sentido, o objetivo primário desse estudo é avaliar a participação de pessoas idosas no Programa de Atividade Física orientada do Projeto "Idoso em Ativa Idade", desenvolvido na Universidade di Estado da Bahia (UNEB), Campus X, no município de Teixeira de Freitas, Bahia. Como objetivos específicos, teremos: Identificar as variáveis sociodemográficas (sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, arranjo familiar, ocupação, fonte de renda e classificação econômica), variáveis de saúde/doença (percepção de saúde, doenças referidas, quantidade de medicamentos consumidos, hospitalização, ocorrências de quedas, sono, qualidade de vida, capacidade funcional), aspectos comportamentais (atividade física, comportamento sedentário, alimentação, tabagismo, uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas, comportamentos preventivos) variáveis psicocognitivas (déficit cognitivo, sintomatologia depressiva, ansiedade, fatores motivacionais, perfil do estado de humor, religiosidade), variáveis morfológicas (aptidão física), comparar as dimensões: morfo-fisiológica (composição corporal e distribuição de gordura) e funcional-motora (função cardiorrespiratória e função músculo-esquelético) antes e após o programa de atividade física para idosos. Após aprovação do Comitê de Ética, os dados serão coletados por meio de questionários e testes de desempenho físico por acadêmicos e profissionais da área da saúde devidamente treinados. A coleta de dados ocorrerá em dois momentos, em dias distintos. No primeiro momento, será realizada aplicação do questionário que terá duração média de 60 minutos. No segundo momento, será realizada a avaliação de testes de desempenho físico, com duração média de 60 minutos. A análise dos dados será feita por meio do pacote estatístico SPSS 22.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Será adotado o nível de significância p0,05.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / Douglas Assis Teles dos Santos - Integrante / Rafaela Gomes dos Santos - Coordenador / Mayne Lopes da Silva - Integrante / JOÃO VICTOR ROSA DE FREITAS - Integrante / Lara de Matos Alcantara - Integrante / Giovanna Glenda Chaves Lopes - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    4. 2017-2017. Estudo Longitudinal do Perfil de Saude da Populacao Idosa dos Municipios da Superintendencia Regional de Saude de Uberaba, Minas Gerais (ELSIM)
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa quantitativa caracterizada como estudo longitudinal de coorte prospectiva e é parte integrante do projeto ?Perfil de Saúde da População Idosa dos Municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba ? Minas Gerais? (ELSIM). A baseline do projeto foi realizada entre 2011 e 2013 e obteve aprovação do CEP/UFTM n° 1640/10, com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) sob nº APQ 00995-11. Os dados serão coletados em 27 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, localizada na Macrorregião Triângulo do Sul, parte do Triângulo Mineiro (Água Comprida, Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas e Veríssimo). A amostra será composta pelos 3513 idosos pertencentes à baseline do estudo ?Perfil de Saúde da População Idosa dos Municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba ? Minas Gerais?. Para caracterizar a amostra e comparar com a baseline, será aplicado um questionário, em forma de entrevista individual, composto por informações sociodemográficas, apoio familiar, hábitos, estado de saúde, consumo de medicamentos, atividade sexual, nível de atividade física, comportamento sedentário, qualidade de vida, capacidade funcional e estado nutricional. A coleta de dados acontecerá no domicílio do participante e será realizada por discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social, devidamente treinados. Os dados coletados serão tabulados em dupla digitação em uma planilha do software Excel, versão 2016 e as análises estatísticas, realizadas no software Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Os dados serão apresentados em estatística descritiva coma distribuição da frequência (absoluta e relativa), cálculo de medida de tendência central (média e mediana) e de dispersão (amplitude de variação, desvio padrão e intervalo de confiança). O teste Qui-Quadrado será utilizado para comparar os dados da baseline com o follow-up das variáveis: aspectos sociodemográficos; apoio familiar; hábitos; estado de saúde; consumo de medicamentos e atividade sexual. Será considerado um intervalo de confiança (IC) de 95%. O valor de p0,05 será adotado como significante.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / ÁLVARO DA SILVA SANTOS - Coordenador / GIOVANNA GAUDENCI NARDELLI - Integrante / BRUNA STEPHANIE SOUSA MALAQUIAS - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    5. 2015-2015. Estudo Longitudinal de Saude do Idoso de Alcobaca, BA
      Descrição: O rápido e expressivo aumento da população idosa tem direcionado maiores atenções aos aspectos relacionados a saúde deste grupo etário. Aspectos relacionados ao estilo de vida desta população, como a inatividade física e o comportamento sedentário, tem ganhado destaque, principalmente por estar associado ao aumento do risco de mortalidade. Objetivo: Analisar a associação entre aspectos sociodemográficos, comportamentais e as condições de saúde dos idosos residentes no município de Alcobaça, Bahia, Brasil. Métodos: Esta investigação caracterizar-se-á como um estudo observacional, do tipo analítico com delineamento transversal. O estudo será realizado no município de Alcobaça, BA, tendo como amostra os 1.024 idosos residentes na zona urbana do município com idade maior ou igual a 60 anos. Esses idosos serão submetidos a uma avaliação composta de entrevista (características sociodemográficas, indicadores de saúde, nível de atividade física, comportamento sedentário); testes de desempenho físico; avaliação antropométrica; aferição da pressão arterial e avaliação bioquímica (proteína C-reativa, interleucina-6, leucócitos, glicose de jejum, triglicerídeos e HDL-colesterol). Na análise estatística serão utilizados procedimentos da estatística descritiva (frequência, desvio padrão, média) e inferencial por meio do teste de regressão de Poisson com estimativas da razão de prevalência; p0,05 e IC95%. Subprojeto financiado: Nível de atividade física e aspectos clínicos de saúde associados a marcadores inflamatórios para fragilidade em idosos: um estudo de base populacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / SHEILLA TRIBESS - Integrante / JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - Coordenador / RENATA DAMIÃO - Integrante / Rafaela Gomes dos Santos - Integrante / DOUGLAS DE ASSIS TELES SANTOS - Integrante / RÍZIA ROCHA SILVA - Integrante / Lucas Lima Galvão - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    6. 2014-2015. Validacao de Metodos Para Avaliacao do Comportamento Sedentario e Atividade Fisica em Idosos
      Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento e na validação de questionários para avaliação do comportamento sedentário (CS) em idosos e também o refinamento de algoritmos que utilizam dados de acelerometria para classificar o tipo de atividade física (AF) em idosos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / JEFFER EIDI SASAKI - Coordenador / JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - Integrante / Jairo Hélio Junior - Integrante / Fernanda Aparecida Lopes Magno - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    7. 2009-2015. Estudo Populacional de Atividade Fisica e Envelhecimento - EPAFE
      Descrição: Este estudo tem como objetivo analisar a influência do nível de atividade física e do comportamento sedentário sobre o excesso de peso em idosos. Trata-se de um estudo observacional, longitudinal, quantitativo, caracterizado como coorte prospectiva com temporalidade de 8 anos, que é parte integrante do projeto ?Estudo Populacional de Atividade Física e Envelhecimento? (EPAFE II). O estudo será realizado no município de Uberaba, localizado no estado de Minas Gerais em uma região denominada ?Triângulo Mineiro?. A amostra será composta por idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pertencentes à baseline do estudo (2009). Será aplicado um questionário, em forma de entrevista individual, com o intuito de obter informações referentes a fatores sóciodemográficos (sexo, idade, estado civil, renda familiar, situação ocupacional, arranjo familiar, etnia e nível de escolaridade), percepção de saúde (estado de saúde, estado de saúde comparada com a saúde de seus pares; doenças autoreferidas, quantidade de medicamentos consumidos, número de quedas), nível cognitivo, depressão, autonomia funcional (AVDs e AIVDs), índice de fragilidade (perda de peso não intencional, velocidade da marcha, força de preensão manual, atividade física de lazer e exaustão), nível de atividade física, tempo de comportamento sedentário e mensuração da massa corporal e estatura.Os dados serão analisado a partir de procedimentos de estatística descritiva, medidas de associação, análise de variância e de modelos de regressão logística.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno de Freitas Camilo - Integrante / JAIR SINDRA VIRTUOSO JÚNIOR - Coordenador / Karoline Cipriano Raimundo - Integrante / Natália Lujan Ferraz - Integrante / Ricardo Ansaloni de Oliveira - Integrante.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Professor Homenageado - 2ª Turma do curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia, Campus X., Discentes do Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura (Turma 2015.1).. 2020.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    2. Moção de Honra em contribuição ao Congresso de Medicina Psicossomática, Associação Brasileira de Medicina Psicossomática - Regional Centro-Oeste.. 2020.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    3. Professor Homenageado - 1ª Turma do curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura da Universidade do Estado da Bahia, Campus X., Discentes do Curso de Graduação em Educação Física - Licenciatura (Turma 2014.1).. 2019.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    4. 2º Lugar na modalidade "Comunicação Oral" do trabalho intitulado como "Associação entre comportamento sedentário e estado nutricional em idosos do município de Alcobaça - BA" apresentado no SEFES 2018, Colegiado de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X.. 2018.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    5. 1º Lugar na modalidade "Comunicação Oral" do trabalho intitulado como "A concepção da Educação Física de alunos do segundo segmento da EJA de uma escola pública em Teixeira de Freitas" - SEFES 2018, Colegiado de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X.. 2018.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    6. Menção honrosa do trabalho "Hipertensão arterial sistêmica e seu efeito sobre a percepção de qualidade de vida de idosos" apresentado no III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial, Liga de Hipertensão Arterial - UFTM.. 2017.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    7. Menção honrosa de destaque na sessão de temas livres do trabalho "Comportamento sedentário e excesso de peso em idosos" apresentado no Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde, Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA.. 2016.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.
    8. Menção honrosa de destaque na sessão de temas livres do trabalho "Nível de atividade física associado ao estado nutricional de idosos" apresentado no Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde, Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde - NEAFISA.. 2016.
      Membro: Bruno de Freitas Camilo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).22º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2020. (Seminário).
    2. Qualidade de vida dos profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19). 2020. (Outra).
    3. Simpósio Internacional do Programa de Pós-graduação em Enfermagem. 2020. (Simpósio).
    4. Ações interprofissionais para promoção da saúde de universitários.Diabetes e hipertensão em universitários sob uma perspectiva interprofissional. 2019. (Outra).
    5. IX Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia (SEPEXLA). 2019. (Seminário).
    6. Palestra: Neurociência e Educação. 2019. (Outra).
    7. II Escola em Foco. Horta na escola. 2018. (Congresso).
    8. II Escola em Foco. Adolescência: atividade física e alimentação. 2018. (Congresso).
    9. II Escola em Foco. Sementinha em Ação: Projeto de Intervenção na Educação de Ensino Fundamental. 2018. (Congresso).
    10. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Associação entre comportamento sedentário e estado nutricional em idosos do município de Alcobaça - BA. 2018. (Simpósio).
    11. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.A concepção da Educação Física de alunos do segundo segmento da EJA de uma escola pública em Teixeira de Freitas. 2018. (Simpósio).
    12. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Associação do nível de atividade física com o estado nutricional em idosos de um município baiano. 2018. (Simpósio).
    13. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Associação entre índice de massa corporal e satisfação com o peso corporal em idosos. 2018. (Simpósio).
    14. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Relato de experiência da Universidade Aberta à Terceira Idade: oficina de ginástica. 2018. (Simpósio).
    15. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Associação entre nível de atividade física e uso de medicamentos em idosos. 2018. (Simpósio).
    16. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES. 2018. (Simpósio).
    17. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES.Associação entre atividade física e satisfação com o peso corporal em idosos. 2018. (Simpósio).
    18. 1ª Aula Inaugural da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC). 2017. (Outra).
    19. Estratégia para a democratização do acesso e incentivo a produção científica e acadêmica. 2017. (Outra).
    20. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Efeito da atividade física sobre a hipertensão arterial em idosos. 2017. (Congresso).
    21. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Efeito do tempo de exposição ao comportamento sedentário sobre a hipertensão arterial em idosos. 2017. (Congresso).
    22. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial sistêmica e seu efeito sobre a capacidade funcional. 2017. (Congresso).
    23. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. 2017. (Congresso).
    24. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Fatores sociodemográficos e econômicos e seus efeitos sobre a hipertensão arterial em idosos. 2017. (Congresso).
    25. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Hipertensão arterial sistêmica e seu efeito sobre a percepção de qualidade de vida de idosos. 2017. (Congresso).
    26. III Congresso do Triângulo Mineiro de Hipertensão Arterial. Efeito do excesso de peso sobre a hipertensão arterial em idosos. 2017. (Congresso).
    27. Palestra: Planejamento e gestão de carreira do Personal Trainer. 2017. (Outra).
    28. Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde. Programa de atividade física na Estratégia de Saúde da Família de um município baiano. 2016. (Congresso).
    29. Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde. Nível de atividade física associado ao estado nutricional em pessoas idosas. 2016. (Congresso).
    30. Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde. Comportamento sedentário e excesso de peso em idosos. 2016. (Congresso).
    31. I Simpósio de Geriatria e Gerontologia da UFTM: visão global do idoso e novas abordagens para o envelhecimento. 2016. (Simpósio).
    32. 5º CEFIVASF - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. 2015. (Congresso).
    33. 5º CEFIVASF - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO. PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADES FÍSICAS E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM IDOSOS. 2015. (Congresso).
    34. Curso de Espanhol.O espanhol e sua importância para a Educação Física. 2015. (Seminário).
    35. Elaboração de textos acadêmicos-científicos na Educação Física.El desempeño de maestros del Educación Física Escolar en la presencia de estudiantes com sobrepeso y obesidad. 2015. (Seminário).
    36. Epistemologia na Educação Física.El desempeño de maestros del Educación Física Escolar en la presencia de estudiantes com sobrepeso y obesidad. 2015. (Seminário).
    37. Oficina de teses na Educação Física.El desempeño de maestros del Educación Física Escolar en la presencia de estudiantes com sobrepeso y obesidad. 2015. (Seminário).
    38. Seminários Curriculares - Doutorado em Ciências da Educação.El desempeño de maestros del Educación Física Escolar en la presencia de estudiantes com sobrepeso y obesidad. 2015. (Seminário).
    39. XXI Semana Temática de Saúde do Universitário - Saúde e Nutrição. 2015. (Outra).
    40. Encontro Nacional de Atividade Física - ENAF. 2011. (Simpósio).
    41. "Dor Lombar - o tipo de exercício faz a diferença?". 2009. (Outra).
    42. 24º Congresso Internacional de Educação Física. 2009. (Congresso).
    43. Ciclo de Palestras.Ciclo de Palestras - Faculdade de Educação Física. 2009. (Simpósio).
    44. Ciclo de Palestras. 2009. (Simpósio).
    45. Ciclo de Palestras. 2008. (Simpósio).
    46. I Clínica Mineira de Pólo Aquático. 2007. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. CAMILO, BRUNO DE FREITAS. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão. 2020. (Outro).. . 0.
    2. CAMILO, BRUNO DE FREITAS. IX Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia - SEPEX. 2019. (Outro).. . 0.
    3. CAMILO, Bruno de Freitas. II Escola em Foco. 2018. (Outro).. . 0.
    4. CAMILO, Bruno de Freitas. III Simpósio de Educação Física e Esporte - SEFES. 2018. (Outro).. . 0.
    5. CAMILO, BRUNO DE FREITAS. Simpósio Introdutório da Liga Acadêmica de Atividade Física e Saúde e Congresso Mineiro de Atividade Física e Saúde. 2016. (Congresso).. . 0.
    6. CAMILO, B. F.. Ciclo de Palestras da Faculdade de Educação Física da Universidade de Itaúna. 2009. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:07