teste-01

Solange Nunes de Oliveira Schiavetto

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Araraquara (1997), mestrado em História Social do Trabalho pelo IFCH/Unicamp (2002), Doutorado em História Cultural, IFCH/Unicamp (2007) e pós-doutorado em História pelo IFCH/Unicamp (2014). Tem experiência nas áreas de Arqueologia, Antropologia, História Cultural e Educação, com ênfase em Arqueologia das populações indígenas e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural, arqueologia indígena e educação patrimonial. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/Poços de Caldas ministrando aulas no curso de Pedagogia desde 2005 nas disciplinas Estudos Antropológicos I e II, Pesquisa em Educação (I, II, IV e V), Tópicos de Estudos sobre cultura e educação: ciência, multiculturalismo e educação e Sociologia e Antropologia da Educação: a infância no Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação, UEMG/Poços de Caldas, tendo sido uma de suas idealizadoras em 2007. Foi pesquisadora colaboradora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas entre 2012 e 2014, Unicamp, onde desenvolveu suas atividades de pós-doutoramento com bolsa PDJ do CNPq. Possuiu vínculo de pesquisadora colaboradora com esta instituição, entre 2014 e 2016, na qual desenvolveu pesquisas sobre a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 no ensino de História a partir da contribuição da Arqueologia Pública. Coordena grupo de estudos sobre Arqueologia e Educação, fruto de projeto de pesquisa desenvolvido na região de Poços de Caldas, orientando alunos bolsistas e voluntários da Faculdade de Educação/UEMG. É membro da Fundação Araporã, onde tem trabalhado com projetos de Arqueologia de Contrato e Educação Patrimonial. É líder de grupo cadastrado no CNPq: "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação". (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6684330455459541 (28/11/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Rua Corumbá, n.72 Jardim dos Estados 37701-100 - Pocos de Caldas, MG - Brasil Telefone: (35) 37143004
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Arqueologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Iniciacao Cientifica na UEMG/Pocos de Caldas: relatos de experiencias dos alunos
      Descrição: O objetivo é fazer um levantamento sobre os projetos de pesquisa realizados na UEMG/Poços de Caldas, entre 2008 e 2019, buscando elementos para compreender as experiências dos alunos participantes da Iniciação Científica. Realizaremos pesquisa bibliográfica para discutir como a iniciação científica tem sido realizada nas universidades brasileiras, pesquisa documental para produzir um banco de dados sobre I.C. realizada na Unidade, e questionários para compreendermos o impacto dos projetos na vida de alunos pesquisadores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Fábio Riemenschneider - Integrante / Suellen Correia Rachid - Integrante.
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.
    2. 2019-2019. Pesquisas arqueologicas e sua insercao em conteudos de livros didaticos do Ensino Funfamental I
      Descrição: O presente projeto de pesquisa nasceu das atividades realizadas pela proponente desde 2012, ligadas ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação. Nele, teremos como foco a continuidade de discussões teóricas sobre as relações entre Arqueologia e Educação (FUNARI 1995, FUNARI CARVALHO 2012), abordando, mais especificamente, o espaço que pesquisas arqueológicas ocupam em livros didáticos do Ensino Fundamental I. O intuito é continuar as discussões sobre o potencial da ciência arqueológica para suscitar abordagens relevantes sobre identidades humanas do passado e presente, a fim de discutir com alunos do curso de Pedagogia e professores a possibilidade de ter contato com visões alternativas sobre os processos histórico-culturais que levaram à formação atual de Poços de Caldas e região. O fio condutor das pesquisas da presente proposta é o estudo da Arqueologia regional, como realizado por parte da equipe, anteriormente, no contexto da região de Araraquara/SP (FUNARI SCHIAVETTO 2006, SCHIAVETTO 2007).. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Roberto Henrique Ramiro - Integrante / Adonias Santos Bernardes - Integrante / Luana Karina Siqueira - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.
    3. 2013-2016. Arqueologia Publica e Educacao: a abrangencia das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueologicas
      Descrição: A proposta de pesquisa de Pós-Doutoramento tem como foco de investigação as leis federais 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da obrigatoriedade da abordagem da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental e médio. O intuito será discutir o papel que a Arqueologia Pública pode desempenhar na implementação de políticas afirmativas voltadas para grupos identitários mantidos à margem da sociedade, no caso deste projeto, indígenas e afrodescendentes. Pretende-se discutir a contribuição de pesquisas arqueológicas para a efetiva implementação dos dizeres das referidas leis, em especial no ensino de História do Brasil. Por meio da preparação de um questionário a ser respondido por um grupo de arqueólogos que se preocupam com Educação Patrimonial e trabalham em contextos nos quais há vestígios arqueológicos indígenas e africanos, buscaremos compreender como a Arqueologia pode contribuir e se tem contribuído em contextos escolares, para ampliação das discussões relativas à identidade e alteridade nos currículos dos níveis de ensino que as referidas leis federais contemplam. De forma mais ampla, a presente proposta visa discutir as relações entre Arqueologia, Antropologia e Educação, sendo que as relações das duas últimas já foram foco de interesse de vários pesquisadores (Canen Oliveira 2002, Dauster 2003, 2004, Gusmão 2003, Silva 2000 e 2004 e Valente 2003).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Pedro Paulo Abreu Funari - Integrante / Adriely Sobral Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.
    4. 2012-2018. ARQUEOLOGIA E EDUCACAO: possibilidades de estudos do passado da regiao de Pocos de Caldas
      Descrição: A pesquisa proposta tem como intuito dar continuidade aos trabalhos arqueológicos na região de Poços de Caldas (Schiavetto 2008)1. Tendo em vista que na primeira etapa do projeto em questão houve discussões sobre propostas de Educação Patrimonial, os próximos passos da pesquisa terão como foco a ação na e com a comunidade escolar. O intuito é continuar as discussões sobre o passado ?não oficial? da região, em uma pesquisa interdisciplinar, envolvendo universidade e comunidade, a fim de discutir com professores e alunos do ensino fundamental e médio a possibilidade de ter contato com visões alternativas sobre os processos histórico-culturais que levaram à formação atual de Poços de Caldas e região. PROJETO APROVADO PELA LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA - POÇOS DE CALDAS - EDITAL 2011.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Robson Antonio Rodrigues - Integrante / Ana Paula Gilaverte - Integrante / Diego dos Santos de Andrade - Integrante / Iara Cristina Silvino Moras - Integrante / Alegna Calácio Guimarães - Integrante / Dulcelaine Lopes Nishikawa - Integrante / Luciana Garcia dos Reis - Integrante / Rogério Antonio dos Santos Júnior - Integrante / Vincent Chrystoffer Andrade do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Alcoa Alumínio S.A. - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 2
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.
    5. 2011-2012. A abordagem da diversidade cultural na Educacao Infantil: experiencias em escolas municipais de Pocos de Caldas/MG
      Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo docentes que trabalham na rede municipal de Educação Infantil de Poços de Caldas/MG. Por meio de entrevistas e observação participante pretende-se dialogar com professores sobre as temáticas da diversidade cultural e educação. A formação de tais profissionais -e a continuidade de seus estudos- será foco de discussão em reuniões a serem programadas. Nestas reuniões, frequentadas por professores das escolas selecionadas para o projeto e alunos/as bolsistas, em diálogos mediados pela pesquisadora, ocorrerá troca de experiências sobre diversidade cultural na sala de aula. Nosso intuito será perceber a importância que os professores atribuem aos temas multiculturais e, sobretudo, suscitar reflexões sobre temas antropológicos e sociais (Exemplo desses temas é o questionamento de conceitos fossilizados como raça, cultura, entre outros). As concepções de identidade e alteridade terão atenção especial, na medida em que acreditamos que na compreensão acrítica de tais conceitos germinam atitudes de intolerância à diferença.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador / Marcelle Santos Móras - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.
    6. 2008-2010. Memoria e Cultura Material: estudos de educacao patrimonial em Pocos de Caldas
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto - Coordenador.
      Membro: Solange Nunes de Oliveira Schiavetto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (46)
      1. Pint Of Science.?Arqueologia no Brasil: das origens humanas às pesquisas arqueológicas regionais?. 2018. (Outra).
      2. 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas das Unidade de Divinópolis e Passos - UEMG. 2017. (Encontro).
      3. Mesa Redonda: História da resistência indígena: 500 anos de luta.A História Indígena a partir de fontes históricas e arqueológicas. 2017. (Outra).
      4. Palestra do Grupo de Estudos Arqueológicos aos alunos do 3ª ano do Colégio 7 de Setembro.O que é Arqueologia. 2017. (Outra).
      5. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Experiências (in)comuns: a atuação profissional na Educação Superior - Mesa Redonda. 2016. (Seminário).
      6. Palestra aos alunos do curso de magistério - Escola David Campista.Arqueologia e Educação: possibilidades de estudos sobre o passado de Poços de Caldas e região. 2016. (Outra).
      7. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.As possibilidades de um projeto arqueológico em uma faculdade de educação. 2015. (Seminário).
      8. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Projeto Arqueologia e Educação: considerações acerca da temática indígena.. 2015. (Seminário).
      9. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência. Interações, Mediações e Reconhecimento.Museus e a responsabilidade na construção das identidades indígenas por meio de vestígios arqueológicos. 2015. (Outra).
      10. 9ª Primavera dos Museus.Museus e a responsabilidade na construção das identidades indígenas por meio de vestígios arqueológicos. 2015. (Outra).
      11. Questão Indígena no Brasil.Palestra para alunos do curso pré vestibular Educafro. 2015. (Outra).
      12. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2014. (Seminário).
      13. VII Reunión de Teoría Arqueológica de América del Sur (TAAS).Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2014. (Outra).
      14. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia Pública e Educação: a abrangência das leis 10.639/03 e 11.645/08 no contexto de pesquisas arqueológicas. 2013. (Seminário).
      15. I Encontro Brasil Indígena.Ensino e Pesquisa sobre História e cultura indígena. 2013. (Encontro).
      16. I Semana de Arqueologia da UNICAMP - Arqueologia e Poder.Minicurso: Contribuições da Arqueologia para enfoques multiculturais em Educação. 2013. (Outra).
      17. I Semana de Arqueologia da UNICAMP - Arqueologia e Poder.Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas-MG. 2013. (Outra).
      18. 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Arqueologia e Educação: um olhar para o passado pré-colonial da região de Poços de Caldas-MG. 2012. (Seminário).
      19. Palestra proferida aos alunos do cursinho Educafro.Reflexões sobre a formação do povo brasileiro. 2012. (Outra).
      20. Afro-jogos: a História da África na Educação Básica. 2011. (Oficina).
      21. Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania.O estudo das culturas indígenas do passado do sul de Minas Gerais por meio da Arqueologia. 2011. (Oficina).
      22. Ciclo de Oficinas Culturais Juventude e Cidadania.O que é cultura, quem "tem" cultura e quem a faz. 2011. (Oficina).
      23. Palestra sobre Arqueologia.Os índios da pré-história brasileira sob a ótica da Arqueologia. 2011. (Outra).
      24. V Seminário das Relações Interétnicas e Igualdade Racial na Educação de Poços de Caldas. 2011. (Seminário).
      25. 1 Simpósio de Arqueologia da FCLAR/UNESP.A pesquisa arqueológica produzida a partir do CEIMAM/FCLAR/UNESP: interior de São Paulo. 2010. (Simpósio).
      26. IV Seminário das relações interétnicas e igualdade racial e cultural na Educação de Poços de Caldas. 2010. (Seminário).
      27. Pesquisa, Trabalho docente e discurso pedagógico.Multiculturalismo e Educação. 2010. (Outra).
      28. I Fórum das Relações Interétnicas na Educação: a questão afro e ameríndia no âmbito das leis 11.645/08 e 10.639/03.A Educação e os ameríndios: representações em perspectiva. 2009. (Outra).
      29. III Seminário das Relações interétnicas e igualdade racial e cultural na Educação de Poços de Caldas.A História e a Cultura das populações indígenas no Brasil. 2009. (Seminário).
      30. Ameríndia 2007.Mesa Redonda: Educação Patrimonial, Arqueologia e Turismo. Título da Apresentação: A construção da identidade indígena na região de Araraquara a partir de fontes textuais e sítios arqueológicos.. 2007. (Encontro).
      31. I Seminário das Relações Interétnicas e Igualdade Racial e Cultural na Educação de Poços de Caldas. 2007. (Seminário).
      32. Ameríndia 2006.Montagem de exposição sobre os povos indígenas da região de Araraquara. 2006. (Encontro).
      33. I Encontro de Pós-Graduação do IFCH/UNICAMP.Cerâmica Arqueológica e mitologia: uma contribuição ao estudo da identidade. 2005. (Encontro).
      34. I Simpósio Jauense de História e Arqueologia.I Simpósio Jauense de História e Arqueologia. 2005. (Simpósio).
      35. XII Congresso da SAB. XIII Congresso da SAB. 2005. (Congresso).
      36. Ameríndia 2003.A questão étnica no discurso arqueológico: os estudos sobre os tupi-guaranis da região de Araraquara. 2003. (Encontro).
      37. Arqueologia e Geoestratégia.Os estudos dos povos tupis em Arqueologia. 2002. (Outra).
      38. Ameríndia 2000.O discurso arqueológico sobre os povos tupis. 2000. (Simpósio).
      39. Segunda Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul.?Reflexões acerca do estudo de populações ceramistas no Estado de São Paulo: Apontamentos para uma abordagem teórica?. 2000. (Outra).
      40. .Arqueologia e Poder. 1999. (Outra).
      41. .Repensando Nação: Etnicidade e Brasilidade. 1999. (Outra).
      42. . Primeira Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul. 1998. (Congresso).
      43. Reunião da ABA. 21a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 1998. (Congresso).
      44. .II Simpósio de Arqueologia da Região Sudeste. 1995. (Simpósio).
      45. .As sociedades agrícolas no Brasil Central antes da conquista. 1995. (Outra).
      46. .Ameríndia 94. 1994. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. SCHIAVETTO, S. N.O.; RUELLAS, T. B. O. ; RAMIRO, R. H. ; BERNARDES, A. S. ; CRUZ, M. F. S. ; MOREIRA, J. S.. "Roda de conversa com o povo Kiriri do Rio Verde de Caldas". 2019. Outro
      2. BERNARDES, A. S. ; SCHIAVETTO, S. N.O. ; MOTA, E. B. F. ; RUELLAS, T. B. O. ; MOREIRA, J. S. ; Rodrigues, Robson A. ; RAMIRO, R. H. ; CRUZ, M. F. S.. 1º Fórum de debates Indígenas. 2019. Outro
      3. SCHIAVETTO, S. N.O.; RUELLAS, T. B. O. ; RAMIRO, R. H. ; MOREIRA, J. S.. Roda de conversa do povo Kiriri com alunos e professores de escolas públicas. 2019. Outro
      4. FERREIRA, Afonsina Maria ; SILVA, Ketiuce Ferreira ; MOTA, E. B. F. ; RUELA FILHO, Mario ; SCHIAVETTO, Solange Nunes. Fórum I: Perspectivas da Docência e Movimentos Sociais. 2018. Outro
      5. SCHIAVETTO, S. N.O.; Riemenschneider, Fábio. Seminário local de Pesquisa e Extensão da UEMG ? Unidade Poços de Caldas. 2018. Outro
      6. Ferreira, Afonsina M. ; Oliveira, Carlos R. ; SOUZA, V. L. L. ; SCHIAVETTO, S. N.O.. Semana do Pedagogo/2015 - Reflexões sobre a ação do pedagogo: os desafios da diversidade na ação do pedagogo. 2015. Outro
      7. SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes. Palestra: A pesquisa arqueológica no contexto brasileiro. 2012. Outro
      8. SCHIAVETTO, S. N.O.; Rodrigues, Robson A. ; Nishikawa, Dulcelaine Lopes. Oficina Educação Patrimonial. 2012. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Aline Choucair Vaz (1.0)
        1. SCHIAVETTO, S. N.O. Parecerista de resumos do 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da UEMG. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Adriana de Souza Lima Queiroz (1.0)
        1. SCHIAVETTO, S. N.O. Parecerista de resumos do 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da UEMG. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Carlos Alberto Casalinho (1.0)
        1. Maria Ferreira, Afonsina (Org.) ; Alberto Casalinho, Carlos (Org.) ; Felizola dos Reis, Clistyani (Org.) ; Mizael de Carvalho Perboni, Edilene (Org.) ; Batista Ferreira Mota, Emerson (Org.) ; Riemenschneider, Fabio (Org.) ; Hilário da Silva, Giovane (Org.) ; de Sousa Batista Figueiredo, Jaqueline (Org.) ; Rosa Rodrigues, Lavínia (Org.) ; Aparecida Barbosa Vianna, Márcia (Org.) ; Ruela Filho, Mario (Org.) ; Nunes de Oliveira Schiavetto, Solange (Org.) ; Lúcia do Lago Souza, Vera (Org.). Narrativas (in) comuns: formação e atuação de professoras e professores da educação superior. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1, p. 195.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Jacqueline de Sousa Batista Figueiredo (1.0)
        1. Maria Ferreira, Afonsina (Org.) ; Alberto Casalinho, Carlos (Org.) ; Felizola dos Reis, Clistyani (Org.) ; Mizael de Carvalho Perboni, Edilene (Org.) ; Batista Ferreira Mota, Emerson (Org.) ; Riemenschneider, Fabio (Org.) ; Hilário da Silva, Giovane (Org.) ; de Sousa Batista Figueiredo, Jaqueline (Org.) ; Rosa Rodrigues, Lavínia (Org.) ; Aparecida Barbosa Vianna, Márcia (Org.) ; Ruela Filho, Mario (Org.) ; Nunes de Oliveira Schiavetto, Solange (Org.) ; Lúcia do Lago Souza, Vera (Org.). Narrativas (in) comuns: formação e atuação de professoras e professores da educação superior. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1, p. 195.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Mario Ruela Filho (1.0)
        1. Maria Ferreira, Afonsina (Org.) ; Alberto Casalinho, Carlos (Org.) ; Felizola dos Reis, Clistyani (Org.) ; Mizael de Carvalho Perboni, Edilene (Org.) ; Batista Ferreira Mota, Emerson (Org.) ; Riemenschneider, Fabio (Org.) ; Hilário da Silva, Giovane (Org.) ; de Sousa Batista Figueiredo, Jaqueline (Org.) ; Rosa Rodrigues, Lavínia (Org.) ; Aparecida Barbosa Vianna, Márcia (Org.) ; Ruela Filho, Mario (Org.) ; Nunes de Oliveira Schiavetto, Solange (Org.) ; Lúcia do Lago Souza, Vera (Org.). Narrativas (in) comuns: formação e atuação de professoras e professores da educação superior. 1 ed. Curitiba: Editora CRV, 2018. v. 1, p. 195.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Marco Túlio Ferreira Monteiro (1.0)
        1. SCHIAVETTO, S. N.O. Parecerista de resumos do 20º Seminário de Pesquisa e Extensão, da UEMG. 2018.
          [ busca Google | busca Bing ]

      • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto ⇔ Fabio Riemenschneider (1.0)
        1. Ruela, Mário ; Riemenschneider, Fábio ; SCHIAVETTO, S. N.O.. Experiências (in)comuns: a atuação profissional na Educação Superior - Mesa Redonda. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09