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Marcelo Almeida Sampaio

Marcelo Sampaio é mineiro de Belo Horizonte. Tem graduação em piano pela Unicamp (1996), especialização em piano e música de câmara pela Academia Nacional de Música (Sófia, Bulgária, 1998), Mestrado em Educação Musical pela Unirio (2001) e Doutorado em Música pela UFMG (2017), com doutorado-sanduíche pelo Instituto de Educação da University College London (UCL) na Inglaterra, sobre as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da leitura à primeira vista ao piano. É professor na graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua profissionalmente como pianista colaborador e camerista. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5832654049764544 (18/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. Rua Riachuelo, 1321 Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34798309 URL da Homepage: www.esmu.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. Ensino da leitura a primeira vista ao piano
      Descrição: 1- Caracterização do Projeto A leitura à primeira vista é uma competência musical importante para a vida do pianista. Sua função é imprescindível tanto para o avanço do seu estudo individual, de autodesenvolvimento, quanto para o trabalho profissional como pianista colaborador em suas diversas atividades, tais como em acompanhamento de grupos vocais e instrumentais, redução de partituras e música de câmara. 2- Justificativa A ideia deste projeto tem sua origem em três aspectos importantes da trajetória da leitura à primeira vista (LPV) desse pesquisador no âmbito da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG): a) na experiência profissional como pianista colaborador de diversos instrumentos e canto; b) no ensino de LPV para alunos de graduação; c) na pesquisa formalmente estabelecida pelo doutorado (UFMG) nessa área de especialidade (SAMPAIO, 2017) . O doutorado trouxe à consciência duas lacunas: a) a necessidade de haver uma conexão mais profunda entre as práticas pedagógicas e os resultados das pesquisas (SAMPAIO, 2017). O diálogo entre essas duas instâncias mostrou-se como um norteador indispensável para a construção de um conhecimento com maior validade e integração entre saber e fazer; b) a escassez de métodos brasileiros de LPV ao piano respaldados por pesquisa e elaborados em etapas graduais de desenvolvimento, o que deixa a classe pianística com poucos recursos disponíveis e alheio às atualizações dessa área profissional. 3- Características do projeto O projeto tem múltiplos componentes a serem organizados, desenvolvidos e divulgados processualmente em cinco anos. De início, será estruturada e organizada uma revisão geral de literatura em LPV (etapa atual). Em seguida, como conteúdo, serão pesquisadas diversas etapas do ensino-aprendizagem em LPV, tais como o processo de pré-leitura, caracterizado como o processo musical anterior à chegada da leitura absoluta na clave de fá e sol. Por fim, serão sistematizadas as etapas da LPV na leitura absoluta, a partir de etapas graduais de aprendizagem. Sendo assim, serão investigadas também nesta etapa final a diversidade de tipos de leitura como na escrita coral e contrapontística; a prática do acompanhamento; o estudo e prática de estilos musicais, integrando o conhecimento das pesquisas ao das pedagogias musicais, a partir do estudo dos métodos especializados em LPV. 4- Objetivo geral - Contribuir para o avanço do ensino-aprendizagem da LPV dos pianistas. 4.1- Objetivos específicos: Etapa 1 (2019-2020) - organizar a revisão da literatura em LPV em suas diversas expressões, como no estudo do movimento dos olhos, da percepção musical, do ensino-aprendizagem, do processamento cognitivo e do comportamento motor; Etapa 2 - estruturar os processos pedagógicos da pré-leitura em LPV, anteriores à chegada da leitura absoluta em clave de fá e sol; Etapa 3 - sistematizar os processos pedagógicos da LPV na leitura absoluta, criando etapas graduais de desenvolvimento. 5- Metodologia Etapa 1 A metodologia empregada nessa etapa atual é qualitativa. Etapas de trabalho serão divididas em: a) leitura de teses, dissertações e artigos científicos; b) organização de categorias de pesquisas por assuntos temáticos; c) síntese sobre essas categorias; Etapa 2 A metodologia é qualitativa e baseia-se na elaboração de etapas de aprendizagem na fase da pré-leitura da LPV: a) análise de métodos de piano quanto à fase de pré-leitura; b) organização de procedimentos existentes nessa fase, tais como o uso de escrita por traços, por símbolos, por desenhos e outras modalidades de representação musical; c) síntese para essas categorias; d) comparação entre as categorias, sistematizando-as em etapas gradativas e progressivas. SAMPAIO, M. A. As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano. 238f. Tese de Doutorado, Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador / SANTIAGO, Patrícia Furst - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    2. 2013-2017. As estrategias pedagogicas para a leitura a primeira vista ao piano
      Descrição: Esta pesquisa investiga a competência da leitura à primeira vista (LPV) ao piano a partir de estratégias pedagógicas relacionadas ao seu desenvolvimento. A revisão de literatura sobre pesquisas e métodos específicos para piano evidenciou que a LPV pode ser sintetizada em duas categorias fundamentais para a solução dos problemas pedagógicos: processamento cognitivo e comportamento motor. Especificamente, este estudo testa a hipótese de que a transposição é uma intervenção experimental com melhor desempenho para o desenvolvimento da LPV do que o treinamento rítmico e do que o uso de repertório a quatro mãos. Para testar essa hipótese, vinte e sete estudantes universitários divididos aleatoriamente em um grupo experimental e dois grupos-controles tiveram sua LPV medida antes e depois de um treinamento específico. Os erros individuais cometidos nas categorias notas, ritmo e hesitação foram coletados a partir de três testes elaborados com repertório de música tonal em três níveis de dificuldade (27 alunos x 3 testes x 3 níveis), gerando ao todo 243 observações (n=243). Os testes foram gravados e, posteriormente, os resultados foram analisados pelas técnicas estatísticas dos Modelos Lineares Generalizados. Os resultados mostraram que, apesar de os alunos melhorarem seu desempenho em 30%, nenhuma das intervenções (transposição, treinamento rítmico e quatro mãos) teve isoladamente algum efeito significativo na diminuição global de erros (p=0,96). Além de sinalizar que o foco da ação pedagógica deve se orientar para a formação do professor especializado em LPV, a análise de dados trouxe algumas conclusões importantes: a) exercitar a leitura na clave de fá, exercitar mais os aspectos rítmicos do que os melódicos e exercitar mais a mão esquerda do que a direita traz benefícios mais relevantes para o desempenho global em LPV ao piano; b) escolher estratégias específicas isoladas tem pouco efeito no desenvolvimento dos alunos; c) usar uma matriz curricular híbrida com três ou mais preditoras significativas parece ser o caminho mais adequado para o desenvolvimento de uma competência em LPV, confirmando pesquisas anteriores na área.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (27) . Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 1
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    3. 2000-2001. Metodos brasileiros de iniciacao ao piano: um estudo sob o ponto de vista pedagogico
      Descrição: Este projeto de Mestrado propõe uma avaliação pedagógica de dois métodos de iniciação ao piano de autores brasileiros, tendo como suporte teórico algumas idéias básicas advindas das teorias cognitivas de Swanwick e Tillman (1979, 1994), Serafine (1988) e Sloboda (1985) e as unidades de análise propostas por pedagogos americanos da revista Piano Quarterly, pela pedagoga americana Frances Clark e pelo Modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick. Da análise de dois métodos de autores brasileiros, Piano 1: arranjos e atividades de Ramos e Marino (2001) e Iniciação ao piano e teclado de Antonio Adolfo (1994), realizada a partir daquelas unidades de análise, resultou a elaboração de mapeamentos que avaliam uma série de tópicos referentes a conceitos, à adequação do material proposto, aos objetivos implícitos em cada método e à qualidade artística do repertório. Os mapeamentos realizados são válidos não apenas como ferramenta de análise mas, acima de tudo, como orientação e estímulo de posturas pedagógicas do professor em sala de aula, numa perspectiva que concebe o aluno como participante na construção de seu próprio caminho de aprendizagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Integrante / Salomea Gandelman - Coordenador. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    4. 1995-1996. Iniciacao musical ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo
      Descrição: O projeto é parte do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPQ/PIBIC. Os objetivos do Projeto são: 1) alcançar uma sistematização de abordagem da iniciação musical ao Piano; 2) Criar um leque de possibilidades de trabalho ao professor do instrumento, tendo em vista as várias opiniões e métodos que existem acerca do assunto. Esses métodos possibilitarão maiores recursos didáticos, os quais serão adequados às diferentes características individuais que englobam as áreas artísticas.3) Estudar o pensamento nacional acerca do tema. Por isso, a área de pesquisa se limita a métodos feitos no Brasil, excluindo os estrangeiros. A criação nacional, naturalmente, reflete-se com mais receptividade do que a estrangeira. Além disso, experiências realizadas no projeto demonstram resultados diferentes daqueles realizados fora, pois a vivência cultural é outra. A partir de elementos criados no Brasil, há a possibilidade de se atingirem resultados que correspondam às expectativas da nossa própria realidade e condição cultural.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo Almeida Sampaio - Integrante / Fúlvia Escobar - Integrante / Maria Lúcia Senna Machado Pascoal - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 4
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Bolsa CAPES PDSE - Sanduíche no Exterior. Número do Processo: 9626-14-0, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. 2014.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    2. Bolsa CNPq - SWE -Doutorado Sanduíche no Exterior. Processo número: 205386/2014-8, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq.. 2014.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    3. Bolsa PCRH 90102/13 - FAPEMIG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.. 2013.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    4. 1º lugar Geral - Seleção do Doutorado em Música 2013, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2012.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    5. Medalha Calmon Barreto 2009. Foi criada pela lei 13.371, de 30 de novembro de 1999, e é concedida a pessoas físicas e jurídicas que se tenham dedicado ao desenvolvimento de atividades culturais em MG, Governo do Estado de Minas Gerais.. 2009.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    6. 3º lugar, Concurso Seleção para Mestrado em Música na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO).. 2000.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    7. Bolsa PIBIC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq.. 1995.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    8. 3º lugar, I Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez - Montes Claros - MG.. 1990.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    9. 3º lugar e medalha de Honra ao mérito, I Concurso Nacional de Piano Clóvis Salgado - Belo Horizonte - MG.. 1989.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.
    10. Finalista em concurso de piano, I Concurso de Piano pauta Escola de Artes - Goiânia - GO.. 1988.
      Membro: Marcelo Almeida Sampaio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (30)
    1. XVII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação ESMU/UEMG.Comunicação de pesquisa: Ensino da leitura à primeira vista ao piano. 2020. (Seminário).
    2. XV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.As estratégias pedagógicas para a leitura à primeira vista ao piano: realização de experimentos. 2018. (Seminário).
    3. Seminários de Educação Musical: Corporeidade e Educação Musical. 2016. (Seminário).
    4. 31st ISME World Conference on Music Education. Factors that influence piano sight-reading and their implications for the education of professional musiciains. 2014. (Congresso).
    5. I Seminário Internacional de Educação Musical. 2014. (Seminário).
    6. Seminário CEPROM: Comission for education os professional musician. 2014. (Seminário).
    7. 3ª Semana Internacional de Neurociências da UFMG. 2013. (Seminário).
    8. Seminário: Licenciaturas e Prática de Ensino.Mesa III: As Licenciaturas em Arte, a experiência da reforma curricular da Escola de Música e da Escola Guignard da UEMG. 2013. (Seminário).
    9. VII Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG. 2013. (Simpósio).
    10. XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2013. (Congresso).
    11. 14ª Semana de Música de Câmara. 2011. (Outra).
    12. 3ª Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais.Ensinar música - Música e Metáfora. 2011. (Encontro).
    13. I Encontro Nacional de Saúde do Músico. 2010. (Encontro).
    14. II Conferência Nacional de Cultura.Representação do poder público na Pré-conferência Setorial de Música. 2010. (Outra).
    15. II Mostra dos Conservatórios Estaduais de Música.A Formação do Músico Performer e a Formação do Professor de Música. 2009. (Encontro).
    16. I Simpósio de Sociologia da Educação Musical e Curso Música Popular, Aprendizagem Informal e Educação. 2008. (Simpósio).
    17. I Seminário de Pós-graduação Strictu Sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2007. (Seminário).
    18. XVI Encontro Anual da ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. 2007. (Congresso).
    19. XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical: Espaço e ações profissionais. 2005. (Encontro).
    20. I Colóquio de Pesquisa. Mesa redonda: Performance, Educação e Metodologia.Palestra: "Música brasileira e educação". 2003. (Outra).
    21. I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.Métodos brasileiros de iniciação ao piano: um estudo sob o ponto de vista pedagógico. 2002. (Seminário).
    22. II Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Minas Gerais.Avaliação de métodos de iniciação ao piano de autores brasileiros. 2001. (Encontro).
    23. Seminários Abertos em Música e Educação.A formação do pianista-educador: uma reflexão à luz da realidade brasileira. 2001. (Seminário).
    24. VI Colóquio do Programa de pós-graduação em Música.Avaliação de métodos de autores brasileiros de iniciação ao piano. 2001. (Encontro).
    25. X Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical.Com que a música popular pode contribuir para o ensino elementar de piano?. 2001. (Encontro).
    26. XIII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2001. (Encontro).
    27. I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. 2000. (Seminário).
    28. IV Congresso Interno de Iniciação Científica. Iniciação musical apliacad ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo. 1996. (Congresso).
    29. V Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical.Iniciação musical ao piano no Brasil: levantamento, resumo e estudo comparativo. 1996. (Encontro).
    30. XIV Semana Guiomar Novaes. 1991. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. SAMPAIO, Marcelo A.; SILVA, Helena Lopes da ; CARNEIRO, Aline Nunes ; ZILLE, J. A. B. ; PEREIRA, D. P.. Seminário de Monografias do Curso de Especialização Princípios e Recursos Pedagógicos em Música. 2012. Outro
    2. RAMOS, Ana Consuelo.; MARINO, Gisele Maria ; MARINO, Gislene ; SAMPAIO, Marcelo A.. V Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG. 2007. Outro
    3. RAMOS, Ana Consuelo.; MARINO, Gisele Maria ; MARINO, Gislene ; MOTTA, kátia M. M. ; SAMPAIO, Marcelo A.. IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG. 2006. Outro
    4. SAMPAIO, Marcelo A.. XIV Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. 2005. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04