teste-01

Leandro Teles Antunes dos Santos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UEMG/Fundação Educacional de Divinópolis. Mestrado em Ensino de Matemática (PUC-MINAS). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCAM), Pós-graduado em Metodologia do Ensino e Aprendizagem de Matemática (Faculdade São Luis),Pós-graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior (FINOM). Atualmente é professor da Universidade de Itaúna e leciona as disciplinas de Álgebra Linear, Cálculo I e Cálculo III no curso de Engenharia Civil. Lecionou também as disciplinas Matemática Aplicada e Métodos Qualitativos no curso de Administração (Faculdade Pitágoras). Na Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Divinópolis leciona Cálculo II, III e IV nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Matemática. Leciona também Geometria Espacial, Matemática Básica I, II e IV, Álgebra Linear I e II, Estágio Supervisionado III, Geometria Analítica I, Informática e Educação Matemática, Laboratório de Matemática, Análise Combinatória, Política e Prática Docente no curso de Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais. Leciona também no Colégio Cenecista Educare no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, Geometria, Matemática Aplicada, Cálculo, Lógica e Estatística. Coordenador do Curso de Matemática na UEMG unidade Divinópolis. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5554497512416534 (11/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Universidade de Itaúna, Faculdade de Engenharia. Rodovia MG 431 - Km 45 (Trevo Itaúna/Pará de Minas) Santa Mônica 35680142 - Itaúna, MG - Brasil Telefone: (37) 32493000 URL da Homepage: www.uit.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2020-Atual. Laboratorio de Ensino de Matematica aberto a comunidade
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Leandro Teles Antunes dos Santos - Coordenador.
      Membro: Leandro Teles Antunes dos Santos.
    2. 2018-Atual. A IDENTIDADE DO(A) PROFESSOR DE MATEMATICA: Uma construcao na formacao do perfil do ingresso na Universidade do Estado de Minas Gerais Campus Divinopolis
      Descrição: Reconhecendo que são muitos os fatores que corroboram para a escolha da profissão, mas também que, muitos são os sustos que acontecem no período que antecede a atuação profissional na busca de reconhecer-se professor(a) e mais ainda como parte integrante do processo educativo na instituição escola, como essa identidade se constitui ou não se constitui ao longo dos anos de formação do licenciando diante do currículo proposto com relação aos subsídios didático pedagógicos e o domínio dos conhecimentos específicos que se pretende ensinar? Este projeto destina-se a Investigar o processo de formação inicial de licenciados de Matemática observando como se constitui ou não sua identidade docente ao longo do curso e das experiências curriculares proporcionadas pelo curso e pela instituição formadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Leandro Teles Antunes dos Santos - Coordenador / Patrícia Milagre de Freitas - Integrante / Erasmo Tales Fonseca - Integrante / Ana Carolina Simões Pena - Integrante / Daniel Goulart de Sousa - Integrante / Lais Aparecida Peixoto Menezes - Integrante / Larissa Fonseca Dias - Integrante / Raquel Fonseca Santos - Integrante / Ana Isabel da Fonseca - Integrante.
      Membro: Leandro Teles Antunes dos Santos.
    3. 2017-Atual. Casa Inteligente e Sustentavel
      Descrição: Este projeto destina-se a criação de um protótipo de casa Inteligente e Sustentável como atividades de iniciação científica de modo que os alunos possam vislumbrar em suas práticas as noções aprendidas em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Leandro Teles Antunes dos Santos - Coordenador.
      Membro: Leandro Teles Antunes dos Santos.
    4. 2016-2016. LEM: Laboratorio de Ensino de Matematica
      Descrição: Criação e elaboração do laboratório de estudos em Matemática, objetivando a formação docente e da comunidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Leandro Teles Antunes dos Santos - Coordenador / Patrícia Milagre de Freitas - Integrante.
      Membro: Leandro Teles Antunes dos Santos.
    5. 2015-Atual. A Otimizacao de Tinta de Terra: Possibilidades, Processos e Transformacao atraves da sustentabilidade
      Descrição: A sustentabilidade é a palavra de ordem dos processos industriais e científicos. Sob a ótica de agregar o meio ambiente no cotidiano da Engenharia Civil, emerge esse estudo com o objetivo de explicar o processo de fabricação de um tipo de tinta de terra, apresentar seus componentes e compará-lo com tinta industrializada. A tinta de terra é uma tinta sustentável, pois seus componentes são basicamente água, terra, cola branca e grude. A tinta de terra tem uma propriedade térmica que é muito interessante, ela tende a arejar melhor o ambiente e absorver menos calor que a tinta industrial. Desse modo de fácil fabricação, componentes acessíveis, essa tinta torna-se um empreendimento a ser usado por toda a população, principalmente classes menos favorecidas, pois o valor de fabricação é de baixo custeio financeiro e através da otimização do processo de fabricação, torna-se viável o uso e manuseio da tinta propiciando maior harmonia entre meio ambiente e a construção civil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Leandro Teles Antunes dos Santos - Coordenador / ANA CAROLINA LAÍNE - Integrante / DANIEL MOREIRA ARAÚJO FILHO - Integrante / MARCELO ELIAS NOGUEIRA PINTO - Integrante / TICIANA PAULA GONÇALVES DE OLIVEIRA - Integrante / UBIRACI HERCULANO PEREIRA JÚNIOR - Integrante.
      Membro: Leandro Teles Antunes dos Santos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. I Congresso Internacional Cidadania, Ciência, Direito e Saúde: Reflexões Transdisciplinares. Sequência Didática em um curso de Engenharia Civil: Produzindo Significados nas Aulas de Álgebra Linear. 2018. (Congresso).
    2. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Como a licenciatura em Matemática impactou a minha vida. 2018. (Encontro).
    3. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.A Matemática dos caleidociclos. 2018. (Encontro).
    4. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Educação Matemática no Brasil: pioneirismo e ações para a construção da identidade do Educador Matemático. 2018. (Encontro).
    5. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Como a licenciatura em Matemática impactou a minha vida. 2018. (Encontro).
    6. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.O estudo da Álgebra Linear: importância e ações dentro do contexto Matemático. 2018. (Encontro).
    7. III Semana Acadêmica do Curso de Matemática.Segredos da Matemática: dicas e truques para construção de diversos conceitos. 2018. (Encontro).
    8. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. O ENSINO DA MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL OS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. (Congresso).
    9. VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática.TRABALHANDO GEOMETRIA COM O CUBO DE ORIGAM. 2018. (Encontro).
    10. VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2018. (Encontro).
    11. II Semana Acadêmica do Curso de Matemática.?EUREKA! Construindo conceitos e materiais para ensino de Matemática, Probabilidade e Estatística?. 2017. (Encontro).
    12. II Semana Acadêmica do Curso de Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais.EUREKA! Construindo conceitos e materiais para ensino de Matemática, Probabilidade e Estatística. 2017. (Encontro).
    13. Semana de Iniciação Científica e Tecnológica 2017.A otimização de tinta de terra: processos e transformações através da sustentabilidade. 2017. (Seminário).
    14. 1ª Semana Acadêmica do Curso de Matemática da UEMG Unidade Divinópolis.A construção da identidade do professor na oralidade do tempo. 2016. (Simpósio).
    15. 1ª Semana Acadêmica do Curso de Matemática da UEMG Unidade Divinópolis.Software Winplot aplicado às cônicas e quádricas: um estudo pontual da viabilidade através do Cálculo. 2016. (Oficina).
    16. I Encontro de Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.A produção de significado das transformações lineares planas em um curso de Engenharia Civil: uma sequência didática com recurso computacional. 2016. (Encontro).
    17. I Encontro de Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Encontro).
    18. I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.A produção de significado das trasnformações lineares planas em um curso de Engenharia Civil: uma sequência didática com recurso computacional. 2016. (Encontro).
    19. III Encontro de Pesquisadores Mineiros- Educação em Foco.. 2016. (Encontro).
    20. Seminário Desenvolvimento de Atividades de Matemática Básica e Superior utilizando o software Winplot em 2D e 3D. 2015. (Seminário).
    21. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2015. (Encontro).
    22. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.O estudo de Sistemas Lineares na Educação Básica: uma sequência didática com recurso educacional aplicada. 2015. (Encontro).
    23. VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.A Matemática das Transformações Lineares Planas e representações em um curso de Engenharia Civil. 2015. (Encontro).
    24. Relme 26 - Reunión LatinoAmericana de Matemática Educativa. Investigando e experimentando Geometria com o software GEOGEBRA 3D: perspectivas de exploração matemática. 2012. (Congresso).
    25. Relme 26 - Reunión LatinoAmericana de Matemática Educativa. 2012. (Congresso).
    26. Relme 26 - Reunión LatinoAmericana de Matemática Educativa. Trabalhando com Planos, Cilindros e Quádricas no WINPLOT. 2012. (Congresso).
    27. Relme 26 - Reunión LatinoAmericana de Matemática Educativa. Matemática do Ensino Fundamental através de Tarefas. 2012. (Congresso).
    28. Relme 26 - Reunión LatinoAmericana de Matemática Educativa. Diseño de actividades bajo ambiente de geometría dinámica para la enseñanza del cálculo. 2012. (Congresso).
    29. Encontro de Educadores Cenecistas de Minas Gerais-Gestão Pedagógica Unificar para Fortalecer. 2010. (Encontro).
    30. VI Congresso Internacional de Educação. 2007. (Congresso).
    31. 1º Encontro de Educação Matemática.Relato de Experiência sobre o tema Avaliação. 2004. (Encontro).
    32. Mesa Redonda: "Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia".Mesa Redonda "Paulo Freire - Peagogia da Autonomia". 2002. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. SANTOS, L. T. A.; FREITAS, P. M. D.. IIII Semana Acadêmica do Curso de Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2018. Outro
    2. SANTOS, L. T. A.; FREITAS, P. M. D.. I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura de Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Leandro Teles Antunes dos Santos ⇔ Erasmo Tales Fonseca (3.0)
      1. Santos, Leandro Teles Antunes dos ; FONSECA, Erasmo Tales ; Freitas, Patrícia Milagre de. ÁLGEBRA LINEAR NA ESCOLA E NA HISTÓRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PRINCIPAIS TÓPICOS ENSINADOS. Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 5. 1ed. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 5. 232ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 5, p. 47-57.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fonseca, Erasmo Tales ; Santos, Leandro Teles Antunes dos ; Freitas, Patrícia Milagre de ; Queiroz, Dayane Andrade. O CURSO DE PRÉ-CÁLCULO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 3. 1ed. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). O CURSO DE PRÉ-CÁLCULO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 423ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 270-278.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FONSECA, E. T. ; Santos, Leandro Teles Antunes dos. O curso de pré-cálculo como alternativa para diminuir os desníveis existentes entre a matemática da educação básica e do ensino superior. Em: VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática, v. 1, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Leandro Teles Antunes dos Santos ⇔ Patrícia Milagre de Freitas (3.0)
      1. Santos, Leandro Teles Antunes dos ; FONSECA, Erasmo Tales ; Freitas, Patrícia Milagre de. ÁLGEBRA LINEAR NA ESCOLA E NA HISTÓRIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PRINCIPAIS TÓPICOS ENSINADOS. Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 5. 1ed. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 5. 232ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 5, p. 47-57.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Fonseca, Erasmo Tales ; Santos, Leandro Teles Antunes dos ; Freitas, Patrícia Milagre de ; Queiroz, Dayane Andrade. O CURSO DE PRÉ-CÁLCULO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 3. 1ed. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). O CURSO DE PRÉ-CÁLCULO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 423ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 3, p. 270-278.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Freitas, Patrícia Milagre de ; Santos, Leandro Teles Antunes dos. AVALIANDO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO-OESTE MINEIRO. Estudos Interdisciplinares nas Ciências Exatas e da Terra e Engenharias 4. 1ªed. Em: Cleberton Correia Santos. (Org.). AVALIANDO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO-OESTE MINEIRO. 225ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 4, p. 92-101.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02