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Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues

Doutora em Linguística pelo PPG Linguística UFJF (2015). Mestre em Linguística pelo PPG Linguística UFJF (2010). Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2013). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007). Professora do Curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade de Carangola (2014 - atual). Chefe do Departamento de Educação, Linguística e Letras da UEMG - Unidade Carangola (2015 - 2018). Graduanda em Pedagogia UFJF (UAB). Professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura na Educação Básica (Ensino Médio) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro de Alcântara Galveas (2018 - atual). Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa, Ensino de Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Metodologia do Trabalho Científico, Práticas de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental e Médio. Coordena projetos de pesquisa e extensão na UEMG - Unidade Carangola voltados, respectivamente, para o Ensino de Língua Portuguesa e suas metodologias, Teoria e Análise Linguística e para a inserção da comunidade em práticas de leitura e escrita e em manifestações culturais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4971711931822674 (09/08/2019)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, LINGUISTICA E LETRAS DA UNIDADE CARANGOLA. Praça dos Estudantes, 23 Santa Emília 36800000 - Carangola, MG - Brasil Telefone: (32) 37411969
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Lingüística
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2017-2018. Analise dos resultados do SIMAVE/PROEB das escolas publicas de Carangola/MG no periodo de 2010 a 2015
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal analisar o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das escolas estaduais e municipais de Carangola/MG, nas avaliações do Simave/Proeb no período de 2010 a 2015, visando identificar as ações que subsidiam os melhores resultados e consequentemente, contribuir para o processo de formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e Letras da UEMG - Unidade Carangola. Esse projeto foi aprovado no Edital PAPq - 2017 da UEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Integrante / Tailane da Silva Santos - Integrante / Vanessa Ferandes Dias - Integrante / Luciane da Silva Oliveira - Coordenador / Fernanda Abreu Gualhano - Integrante / Diego de Oliveira Golfeto - Integrante / Lucas Bitencourt Silveira - Integrante / Mariano Domingos do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    2. 2017-2018. Hipermodernidade e Apropriacao dos Generos Discursivos: o funcionamento da linguagem e os desafios da pratica pedagogica
      Descrição: Objetivo Geral: Avaliar como a escola está lidando com as novas formas de construção de sentido da era hipermoderna e discutir práticas pedagógicas para o ensino de língua/linguagens que leve os alunos à apreensão dos gêneros discursivos de forma crítica e ética. Objetivos Específicos: Discutir a relevância da aplicação da Teoria dos Gêneros nas aulas de Língua Portuguesa partindo da noção de Hipermodernidade; Caracterizar como se organizam os gêneros discursivos selecionados a partir das esferas mais importantes na vida cultural, privada e pública da hipermodernidade (esfera jornalística, esfera de divulgação científica, esfera da participação na vida pública, esfera artístico-literária); Definir os elementos integrantes dos gêneros selecionados (itens, formas de composição, estilo, estruturas linguísticas próprias); Verificar como a Teoria dos Gêneros tem sido abordada nas propostas curriculares de escolas públicas e privadas do Município de Carangola e região no Ensino Fundamental e Médio; Verificar como a Teoria dos Gêneros é tratada nos PCN de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio; Elaborar sequências didáticas priorizando a apropriação dos gêneros discursivos pertencentes às esferas selecionadas e aplicá-las em salas de aula do Ensino Fundamental e Médio; Montagem de corpora com exemplares dos gêneros das esferas selecionados, os quais serão utilizados nas análises e montagem das sequências didáticas; Elaboração de um Manual para o trabalho com Gêneros Discursivos ligados à noção de Hipermodernidade no Ensino Fundamental e Médio. Este projeto foi aprovado no Edital PAEx 2017 da UEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Coordenador / Fernanda Abreu Gualhano - Integrante / Bruna Sabino Sinis - Integrante / Vitor Simiquel Borges - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    3. 2016-2016. O Papel da Variacao Linguistica no Ensino de Lingua Portuguesa
      Descrição: Objetivos: Avaliar a relevância da temática Variação Linguística para o Ensino de Língua Portuguesa. Discutir a variação diastrática a partir de tirinhas do Chico Bento e verificar sua relevância no debate em torno do preconceito linguístico nas escolas; Identificar as marcas indexais típicas da fala masculina e feminina no gênero blog; Elaborar sequências didáticas que proponham um trabalho adequado com a variação linguística em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Coordenador / Lilian Moura Reis - Integrante / Maria Clara Pereira Guimarães - Integrante / Sarah Jamille Bastos dos Santos - Integrante / Daiane Aparecida Cardoso - Integrante / Gelídia de Abreu Ferreira - Integrante / Rubimara Martisns Teixiera - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra.Número de orientações: 2
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    4. 2015-2015. A Morfologia em sala de aula: revisitando o tratamento conferido aos processos de formacao de palavras nos livros didaticos sob a otica da Linguistica Cognitiva
      Descrição: Esse projeto objetiva o desenvolvimento de sequencias didáticas para as séries do Ensino Fundamental II (6 ao 9 anos) que abarquem a temática MORFOLOGIA. Desse modo, os alunos colaboradores, partindo das premissas estudadas sobre o Ensino da Morfologia, terão acesso à prática de elaboração de materiais para serem trabalhados em sala de aula.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Coordenador / AMANDA MONTEIRO LEITE - Integrante / SÉRGIO CARVALHO PORTILHO - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    5. 2014-2014. Revisitando a morfologia nos livros didaticos: proposta de trabalho com Construcoes Superlativas Morfologicas sob a otica da Linguistica Cognitiva
      Descrição: Este projeto visa abordar a Morfologia, conteúdo relegado à margem dos estudos em linguística. Um projeto projetado para acontecer em dois anos, foi elaborado em duas fases: na primeira, observar como livros didáticos da rede pública de ensino e da rede privada, consideram este conteúdo. A segunda parte propõe a montagem de sequências didáticas em que o tema Morfologia - especialmente a Morfologia Derivacional - pode ser tratada a partir de uma perspectiva de que o ensino de língua deve servir à ampliação da competência comunicativa do aluno.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Coordenador / AMANDA MONTEIRO LEITE - Integrante / SÉRGIO CARVALHO PORTILHO - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Outra. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    6. 2012-2015. Construcoes Superlativas Morfologicas do Portugues
      Descrição: O presente projeto, tendo a Morfologia Derivacional como campo, organiza-se como um nódulo mais específico derivado de um macroprojeto ?Construções Superlativas do Português do Brasil ? uma abordagem sociocognitiva? (2007-2012) que promoveu a descrição, a organização tipológica e a explicação de uma rede de construções superlativas lexicais, mórficas e gramaticais do Português do Brasil. Dentro deste macroprojeto já foram investigados oito (8) nódulos desta rede - seis (6) dissertações de mestrado, um (1) projeto de pós-doutoramento e uma (1) tese.Trata-se de um repertório de construções variadas do Português, distintas em termos formais, e que se alinham, em termos de elos ?familiares?, em torno de (i) uma dimensão conceptual - expressão de gradação superlativa; evocação do frame de escala, focalizado no seu grau máximo ou mínimo; e de (ii) uma dimensão comunicativa básica - expressão do exagero como estratégia de impacto discursivo. É, pois, dentro de tal rede de construções superlativas ou ?hiperlativas? que nosso projeto, na presente etapa, elege seu objeto. Três subprojetos de tese do PPGLinguística (FALE-UFJF), tendo como foco teórico a relação entre a Morfologia Semiprodutiva e a Gramática das Construções, recortam, como, como evidências analíticas à abordagem construcionista defendida, três estudos de caso: Subprojeto I: O projeto tem como foco as construções mórficas superlativas sintéticas (noivíssimo, gravidíssima, casadaço, aprovadérrimo,..) ou analíticas (muito noivo, completamente grávida, muito comprado) que caracterizam o fenômeno do mismacht/desencontro;Subprojeto II: O projeto aborda a prefixação superlativa ou ? hiperlativa? (super-, ultra-, mega-, hiper-, maxi-, supra-) em seus usos canônicos e periféricos;Subprojeto III: Focalizando quantificadores morfológicos, o projeto tem como objeto construções mórficas coletivas mais periféricas, do tipo coisaiada, trenzeira. A investigação acerca do repertório de construções mórficas escalares que integra a rede construcional da Língua Portuguesa é um vasto território a ser construído. No caso do Português do Brasil, é muito restrita a produção bibliográfica nessa direção. Assim, a descrição e a tipologização de nódulos dessa rede representa, de fato, um passo em direção a uma configuração mais precisa do uso do léxico e de sua renovação no PB... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Integrante / Neusa Salim Miranda - Coordenador / igor de oliveira costa - Integrante / Patrícia Miranda Machado - Integrante.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    7. 2008-2010. Construcoes Superlativas no Portugues do Brasil: uma abordagem sociocognitiva
      Descrição: O presente projeto tem como meta o estudo - descrição, organização tipológica e explicação - de uma rede de construções do Português do Brasil que estamos nomeando como CONSTRUÇÕES SUPERLATIVAS (i. Não vou nem que Cristo desça da cruz! ii. Não empresto um tostão!;iii. Mais sem graça que rodízio de chuchu!;iv. Morrer de medo; Morrer de rir; dentre outras). Trata-se de um repertório de construções variadas do PB, distintas em termos formais, e que se alinham, em termos de elos ?familiares?, em torno de uma dimensão conceptual e de uma dimensão comunicativa básicas: a. DIMENSÃO CONCEPTUAL: expressão superlativa em uma gradação; evocação do frame de uma escala, focalizada no seu grau máximo ou mínimo, e motivada figurativamente (por metáfora e/ou metonímia); b. DIMENSÃO COMUNICATIVA: saliência expressiva através de motivação figurativa e humor. Como arcabouço teórico central no trato de tal objeto, elegemos a Lingüística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON (1987, 1999), FAUCONNIER (1994,1997), FAUCONNIER e TURNER (2002), TURNER (1996), CROFT, W. e CRUSE (2004), FILLMORE (1976, 1988, 2007), GOLDBERG (1995), MANDELBLIT (1997), KAY (1997), SOLOMÃO (1997, 2005, 2006), dentre outros) e os estudos descritivos de usos Português do Brasil (NEVES, 2000, 2003).Trata-se de um macroprojeto a que se vincularam, em quadtro anos de vigência, seis dissertações de mestrado concluídas ( SAMPAIO,2007; MIRANDA-CARVALHO, 2008; ALBERGARIA, 2008; COSTA, 2010; CARRARA, 2010, MACHADO,2011); quatro teses em andamento (PIRES, 2009-2012 - projeto qualificado em novembro/2010); três teses iniciantes (COSTA, CARRARA, MACHADO - 2011-2014 ; um projeto de pós-doutoramento (MIRANDA, 2008) e quatro bolsas de IC. Destaque-se, em relação à IC, a premiação recebida pelo Projeto (Prêmio IC, em 2008, 2009; Honra ao Mérito, em 2010) no Seminário de IC da UFJF, promovido anualmente para avaliação dos projetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Integrante / Neusa Salim Miranda - Coordenador / igor de oliveira costa - Integrante / Patrícia Miranda Machado - Integrante.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    8. 2006-2007. Generos Discursivos como Construcoes: uma abordagem sociocognitiva
      Descrição: Descrição: O projeto ?Os gêneros discursivos como construções ? uma abordagem sociocognitiva? tem como matéria os gêneros discursivos e como objeto pontual o gênero ?piada?. Sob o enfoque teórico da Lingüística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON, FAUCONNIER, TURNER, SWEETSER, FILLMORE, GOLDBERG, SALOMÃO) e, em especial, a da GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES (FILLMORE, 1976, 1988; FILLMORE e KAY, 1998; GOLDBERG,1995; MANDELBLIT,1997; FAUCONNIER E TURNER, 2002; JACKENDOFF, 2002; SALOMÃO, 2002; MIRANDA, 2000, 2005), procedemos ao exame da aptidão do conceito de construção para o entendimento dos processos de integração formal, conceptual e pragmática no domínio dos gêneros discursivos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Integrante / Neusa Salim Miranda - Coordenador / Paulo Soares Rodrigues - Integrante / Danielle Novaes Uchoa - Integrante.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    9. 2005-2006. A Gramatica das Construcoes na Constituicao do Lexico: uma abordagem sociocognitiva
      Descrição: Descrição: O presente projeto tem o LÉXICO como como objeto as construções lexicais de agentividade no Português do Brasil - formações denominais (X-eiro, X-ista, X-o/ X-a) e deverbais ( X-dor, Xnte),visando à sua descrição, explicação e organização tipológica. Abraçando a perspectiva teórica da Lingüística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON, FAUCONNIER, TURNER, SWEETSER, FILLMORE, GOLDBERG, SOLOMÃO) e, em especial, a da GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES (FILLMORE, 1976, 1988, FILLMORE e KAY, 1998; GOLDBERG,1995; MANDELBLIT,1997, FAUCONNIER E TURNER, 2002), estendemo-lhe o escopo à análise da expressão lexical, com o exame da aptidão do conceito de construção para o entendimento dos processos de integração formal e conceptual nesse campo e, em específico, no domínio das formações lexicais de agentividade do PB. O desafio heurístico posto nessa agenda programática construcional consiste em, sem abrir mão do pressuposto da insuficiência do significante e da motivação sociocognitiva da gramática, cumprir com a tarefa de somar, aos significativos avanços auferidos, no campo semântico, pela Lingüística Cognitiva, o compromisso com a forma, com a estrutura.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues - Integrante / Neusa Salim Miranda - Coordenador / Paulo Soares Rodrigues - Integrante / Danielle Novaes Uchoa - Integrante.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. 1º lugar no Prêmio PAEX 2017 - UEMG Carangola para financiamento de Projeto de Extensão, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola.. 2017.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    2. 5 melhores trabalhos de Pós-Graduação apresentados no XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica do UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós-Graduação do UNIFAMINAS, UNIFAMINAS.. 2017.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    3. 1º lugar na vaga 30 do Edital 037/2018 de Processo Seletivo Simplificado para designação temporária de professores de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    4. 40 melhores trabalhos de graduação apresentados durante o XI ENCONTRO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMINAS DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS, FAMINAS - FACULDADE DE MINAS.. 2014.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    5. Melhor projeto de Iniciação Científica na área de Linguística no XIV Seminário de Iniciação Cientifica, Universidade Federal de Juiz de Fora.. 2008.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.
    6. Melhor projeto de Iniciação Científica na área de Linguistica no XIII Seminário de Iniciação Científica, Universidade Federal de Juiz de Fora.. 2007.
      Membro: Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (57)
    1. I SIMPÓSIO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE DA UEMG - UNIDADE CARANGOLA. 2018. (Simpósio).
    2. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.OS GÊNEROS DISCURSIVOS DA ERA HIPERMODERNA E PROPOSTAS DE TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO. 2017. (Seminário).
    3. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O ALUNO DE LETRAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM OFICINAS DE REDAÇÃO PREPARATÓRIAS PARA ENEM. 2017. (Seminário).
    4. 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.OS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA HIPERMODERNA. 2017. (Seminário).
    5. II Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.UMA REFLEXÃO TEÓRICA ACERCA DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO E SUA VARIAÇÃO. 2017. (Outra).
    6. II Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.UM NOVO OLHAR NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A SUA INFLUÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR. 2017. (Outra).
    7. IV Colóquio de Letramentos, Linguagem e Ensino: Formação e trabalho docente.O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO TRANSPORTE DA TEORIA PARA A PRÁTICA DA SALA DE AULA. 2017. (Outra).
    8. IV CONEL - Congresso Nacional de Estudos Linguísticos. Desenvolvendo competências de leitura e escrita nos alunos do Ensino Médio da Escola Pública com foco no ENEM. 2017. (Congresso).
    9. Simpósio Regional de Formação de Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola.Análise do desempenho dos alunos das escolas públicas de Carangola no Simave/Proeb em Matemática e Língua Portuguesa. 2017. (Simpósio).
    10. Simpósio Regional de Formação de Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola.Discutindo práticas pedagógicas em alfabetização, gêneros textuais e literatura infanto-juvenil. 2017. (Simpósio).
    11. XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica da UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós Graduação da UNIFAMINAS.A aquisição de competências e habilidades de leitura e escrita por alunos do Ensino Médio da Rede Pública de ensino: os desafios impostos pelo ENEM. 2017. (Encontro).
    12. XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica da UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós Graduação da UNIFAMINAS.Discutindo a hipermodernidade no gênero textual blog. 2017. (Encontro).
    13. XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica da UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós Graduação da UNIFAMINAS.Oficinas de redação com foco no ENEM: o aluno de letras em formação e a importância do desenvolvimento de competências e habilidades de leitura e escrita. 2017. (Encontro).
    14. XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica da UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós Graduação da UNIFAMINAS.Multiletramentos, Gêneros Discursivos e Hipermodernidade: os desafios da prática pedagógica de Língua Portuguesa. 2017. (Encontro).
    15. XIV Encontro Internacional de Iniciação Científica da UNIFAMINAS e XI Encontro de Pós Graduação da UNIFAMINAS.Influência da variação linguística no cenário estudantil: uma comparação entre escola pública e privada. 2017. (Encontro).
    16. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O PAPEL DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. (Seminário).
    17. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.DECIFRANDO A LÍNGUA PORTUGUESA: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA. 2016. (Seminário).
    18. III SEMANA DA FACED, VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO, XI SEMINÁRIO ANUAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO PPGE ? EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO SEU PAPEL NA INSERÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO NAS PRÁTICAS DE LEITURA ESCRITA E ORALIDADE. 2016. (Seminário).
    19. II Seminário Internacional sobre Linguagem e Cognição."Eu super hiper amei o look romântico assim!": o ambiente discursivo da construção prefical de modificação de grau. 2016. (Seminário).
    20. XIII Encontro Internacional de Iniciação Científica do UNIFAMINAS.Desenvolvendo competências e habilidades de leitura e escrita em crianças e jovens com déficit de aprendizagem. 2016. (Encontro).
    21. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A Morfologia Derivacional e sua aplicabilidade em sala de aula: dos livros didáticos ao desvelamento dos processos de significação semântico/pragmática. 2015. (Seminário).
    22. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O ensino de gramática em sala de aula: a prática da morfologia derivacional a partir do trabalho com gêneros textuais destinados ao público infanto-juvenil. 2015. (Seminário).
    23. 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.A variação diastrástica no português brasileiro: uma análise do linguajar caipira no gênero tirinha. 2015. (Seminário).
    24. III Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino.CONSTRUÇÕES MORFOLÓGICAS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO A ABORDAGEM CONFERIDA À MORFOLOGIA DERIVACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Outra).
    25. XII Encontro Internacional de Iniciação Cietífica da FAMINAS.Morfologia em sala de aula: a teoria e a prática no ensino dos processos de formação de palavras por derivação sob um viés funcionalista da linguagem. 2015. (Encontro).
    26. XII Encontro Internacional de Iniciação Cietífica da FAMINAS.Morfologia em sala de aula: a teoria e a prática no ensino dos processos de formação de palavras por derivação sob um viés funcionalista da linguagem. 2015. (Encontro).
    27. XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Morfologia Derivacional e gramática das construções: o caso das construções prefixais superlativas. 2015. (Congresso).
    28. XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Livro Didático e esnino de gramática na educação fundamental: uma alternativa de abordagem para os processos de formação de palavras. 2015. (Congresso).
    29. I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO.A Construção Superlativa Prefixal - uma abordagem construcionista da Morfologia Derivacional. 2014. (Simpósio).
    30. VIII JEL - JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM.Uma abordagem construcionista da Morfologia Derivacional: o caso da Construção Superlativa Prefixal. 2014. (Outra).
    31. XI ENCONTRO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMINAS ZONA DA MATA DE MINAS.Revisitando a Morfologia nos livros didáticos: uma reflexão acerca da abordagem conferida aos processos de formação de palavras. 2014. (Encontro).
    32. XVI Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Uma reflexão acerca da abordagem conferida aos processos de formação de palavras em livros didáticos. 2014. (Seminário).
    33. II Colóquio Brasileiro de Morfologia. A Morfologia na sala de aula: uma proposta de trabalho a partir de formações lexicais por prefixação. 2013. (Congresso).
    34. II Colóquio Brasileiro de Morfologia. As Construções Morfológicas Superlativas: o caso da Construção Superlativa Prefixal. 2013. (Congresso).
    35. Escola Internacional de Altos Estudos em Semântica de Frames e suas aplicações tecnológicas. 2012. (Outra).
    36. Encontro InterGTs (Linguistica de Texto e Análise da Conversação; Descrição do Português; Linguistica e Cognição) da ANPOLL. 2011. (Encontro).
    37. IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. A metáfora na constituição da Rede de Construções Superlativas do Português: o caso das Construções Superlativas Causais Nominais. 2011. (Congresso).
    38. IV Semana de Letras da Universidade Federal de Juiz de FOra."Seu pai piorou as coisas ao lhe arrumar uma mulher feia de doer": uso, convencionalização e produtividade das Construções Superlativas Cusais Nominais do Português. 2011. (Seminário).
    39. Language, usage and cognition. 2011. (Outra).
    40. I Seminário de Teses e Dissertações do PPG Linguistica da UFJF.As Construções Superlativas Causais Nominais do Português - uma abordagem construcionista. 2010. (Seminário).
    41. V Conferência Linguistica e Cognição: Mentes em Interação. As construções superlativas causais nominais do português - uma abordagem construcionista. 2010. (Congresso).
    42. ABRALIN EM CENA ESPIRITO SANTO. Construções de intensificação derivadas das metáforas de sensações/experiencias físicas, biofísicas e psicoafetivas - uma abordagem sociocognitiva.. 2009. (Congresso).
    43. XII SILEL.."Uma cafonice de chorar": construções superlativas metafóricas do português - uma abordagem construcionista.. 2009. (Simpósio).
    44. I Semana de Letras. A semântica de frames: a descrição do frame de RISCO no Português do Brasil. 2008. (Congresso).
    45. IX Seminário do projeto de história do português paulista. 2008. (Seminário).
    46. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Construções Superlativas no Português do Brasil - uma abordagem sociocognitiva. 2008. (Seminário).
    47. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Construções Superlativas no Português do Brasil - uma abordagem sociocognitiva. 2008. (Seminário).
    48. 55 Seminário do GEL.Uma abordagem construcional do gênero piada. 2007. (Seminário).
    49. IV Conferência Linguitica e Cognição - Questões Metodológicas. 2007. (Congresso).
    50. XIII Seminário de Iniciação Cientifica da UFJF.Gêneros Discursivos como Cosntruções: uma abordagem sociocognitiva. 2007. (Seminário).
    51. XIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.A Gramática das Construções na Constituição do Léxico. 2007. (Seminário).
    52. 54 Seminário do GEL."Uma abordagem sociocognitiva da rede de construções agentivas deverbais x-nte". 2006. (Seminário).
    53. I Oficina de Metodologia de Pesquisa - Linguística de Corpus. 2006. (Oficina).
    54. Minicurso "Semântica e Pragmática". 2006. (Oficina).
    55. Relendo a Poesia dos Anos 70 aos dias Atuais. 2005. (Outra).
    56. II Conferência. 2004. (Congresso).
    57. XVI Semana de Estudos Clássicos. 2004. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. CARRARA, A.C.F; ANDRADE, E. O. ; OLIVEIRA, L. S. ; AZEVEDO, I. M. ; OLIVEIRA, S. M. ; ROMANHOL, M. J. R. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. Simpósio Regional de Formação de Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Carangola. 2017. Outro
    2. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. BATE PAPO.COM Dília Gouveia. 2016. Outro
    3. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. VI SEMANA DE LETRAS DA UEMG CARANGOLA: ?A linguagem na superfície estrelada de letras?: a diversidade cultural, os desafios, as perspectivas de ensino e a língua como ponto de encontro. 2016. Outro
    4. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. Bate papo.com a autora francesa Françoise Massa, autora do livro Um francês no Vale do Carangola. 2016. Outro
    5. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. Bate papo.com a professora Julenia Maria Lopes da Silva. 2016. Outro
    6. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. Bate Papo.com a autora do livro infantil 'Uma pequena aventura' Maysa Ferreira do Nascimento. 2015. Outro
    7. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. BATE PAPO.COM Adélia Prado. 2015. Outro
    8. CARRARA, A.C.F; AZEVEDO, I. M. ; ALVES, Lídia Maria Nazaré. V SEMANA DE LETRAS DA UEMG CARANGOLA:. 2014. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues ⇔ Elizete Oliveira de Andrade (1.0)
      1. ANDRADE, E. O.; GOMES, A. S. C. ; COSTA, F. B. ; ASSIS, M. P. F. ; LYRA, G. J. H. ; BARONI, M. E. M. ; CARRARA, A. C. F. ; BEVILAQUA, M. F. G. G.. Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UEMG - Unidade Carangola. 2017.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01