Lattes UEMG

Elizete Oliveira de Andrade

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola/MG. Atualmente é Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Carangola. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, classes multisseriadas e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1296799093578023 (16/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Secretaria Municipal de Educação de Carangola, Setor Pedagógico. Rua Presidente Kennedy, 380 Centro 36800000 - Carangola, MG - Brasil Telefone: (32) 37417896
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-2019. A Implementacao do Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa (PNAIC) em Escolas do Campo: narrativas das Experiencias e o protagonismo docente
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que busca conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores/as participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em escolas do campo do município de Carangola/MG. O objetivo principal é conhecer e sistematizar os saberesfazeres produzidos na prática pedagógica dos/as professores/as de escolas do campo que estão em formação pelo PNAIC, na busca da compreensão desses saberes enquanto estratégias ou não para consolidação de uma prática que seja mais próxima da perspectiva da educação do campo. Para o desenvolvimento da pesquisa a equipe participará dos encontros formativos do PNAIC (como ouvintes), bem como será realizada observação participante nas aulas ministradas pelos/as professores/as. O intuito é, a partir das concepções apresentadas pelo grupo de professores/as nos encontros de formação continuada e na prática nas escolas escolhidas, refletir sobre as estratégias utilizadas como propícias ou não à perspectiva da educação do campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Maria da Penha Ferreira de Assis - Integrante / Maria de Fátima Gomes Gallo Bevilaqua - Integrante / Alice Andrade da Silveira - Integrante / Vanusa Aparecida Franco dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.
    2. 2016-2017. AS NARRATIVAS DAS EXPERIENCIAS DE PROFESSORES/AS DE ESCOLAS DO CAMPO COMO ESTRATEGIAS NA/PARA A FORMACAO CONTINUADA
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que visa compreender e sistematizar os saberesfazeres produzidos na prática pedagógica de/as professores/as de escolas do campo na busca da compreensão desses saberes enquanto estratégias ou não para consolidação de uma prática que seja mais próxima da perspectiva da educação do campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Mislaine dos Reis Ventura - Integrante / Aline Aparecida Ângelo - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.
    3. 2015-2015. Fechamento de Escolas do Campo: analise dos impactos gerados nas comunidades rurais
      Descrição: O objetivo principal da continuidade da pesquisa é entender e analisar os impactos socioculturais gerados pelo fechamento de escolas do campo nas comunidades rurais atingidas. Priorizaremos os municípios que apresentaram maior número de escolas fechadas: Carangola, Fervedouro e São Francisco do Glória.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Mislaine dos Reis Ventura - Integrante / Priscila Cabral de Carvalho - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.
    4. 2014-2014. AS ESCOLAS DO CAMPO E AS POLITICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO RURAL MINEIRO
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que busca mapear as escolas do campo de sete municípios da zona da Mata Leste de Minas Gerais. A intenção é analisar o fechamento/desativação dessas escolas, um "fenômeno" que ameaça extinguir as escolas do campo de muitos municípios do interior de Minas Gerais. A pesquisa visa também contribuir com estudos na área, uma vez que, mesmo tendo um número expressivo dessas escolas, a literatura sobre elas é bastante escassa no que se refere aos impactos deste processo na vida da comunidade que perde a escola. O objetivo principal é entender e analisar o processo de fechamento/desativação de escolas do campo em sete cidades de Minas Gerais: Carangola, Divino, Caiana, Espera Feliz, Fervedouro, São Francisco do Glória e Faria Lemos, buscando compreender os impactos desse processo para as comunidades locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Irlaine das Graças Laviola - Integrante / Maria Tereza Ferreira de Souza - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.
    5. 2008-2008. O Campo e a Cidade: verso e reverso na alfabetizacao de Jovens e Adultos
      Descrição: O projeto pauta-se no interesse em conhecer a funcionalidade das escolas multisseriadas noturnas e traçar um paralelo entre elas e as da área urbana, pois percebemos disparidades entre o que se ensina em ambas, ou seja, a falta de indicadores educacionais comuns para a modalidade de ensino. O objetivo principal é entender e analisar as práticas recorrentes no processo de alfabetização de jovens e adultos em escolas do campo e urbana no interior de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Aida Chemppi Evangelista - Integrante / Silvânia Garcia da Silva - Integrante.
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.
    6. 2006-2007. Trajetorias Escolares e Vivencias Academicas de Universitarios Contemplados com Bolsas do Prouni na Fafile de Carangola
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que visa identificar e analisar as vivências escolares dos alunos bolsista do PROUNI na FAFILE de Carangola/MG. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizete Oliveira de Andrade - Coordenador / Jadson Rodrigues Costa - Integrante / Jéssica Souza Oliveira - Integrante / Henrique Geraldo Guimarães Silva - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Elizete Oliveira de Andrade.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (50)
    1. III Seminário Diálogos sobre EaD: Ensino Superior a Distância em tempos de pandemia d.PANDEMIA E ENSINO REMOTO: O QUE CONTAM OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO??. 2020. (Seminário).
    2. VI SINARUB / V SNPD / V EMPURD.AS EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA UEMG SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS. 2020. (Seminário).
    3. 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI)CI).A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PELO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Seminário).
    4. Seminário Final PNAIC Pré-Escola e II Seminário LEPI/BH. 2018. (Seminário).
    5. XV Encontro Regional de Iniciação Científica e Pós-Graduação do UNIFAMINAS.O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Escolas do Campo de Carangola/MG. 2018. (Encontro).
    6. XV Encontro Regional de Iniciação Científica e Pós-Graduação do UNIFAMINAS.O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e sua implementação na Educação Infantil no Município de Carangola/MG. 2018. (Encontro).
    7. XV Encontro Regional de Iniciação Científica e Pós-Graduação do UNIFAMINAS.Escolas do Campo e Educação Ambiental: interdisciplinaridade para a sustentabilidade. 2018. (Encontro).
    8. VIII Seminário Fala Outra Escola: Re-Existir nas pluralidades do cotidiano.Roda de Conversa: A Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão e as Narrativas das Práticas vivenciadas em Escolas da Educação Básica e em outros contextos educativos. 2017. (Seminário).
    9. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DE ESCOLAS DO CAMPO: NARRATIVAS DE SEUS SABERESFAZERES COTIDIANOS. 2016. (Congresso).
    10. 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Educação do Campo: das conquistas aos desafios da constituição de uma Escola Pública de Direito nas Comunidades Rurais. 2016. (Seminário).
    11. Seminário Estadual Base Nacional Comum Curricular. 2016. (Seminário).
    12. VII Seminário Nacional da Licenciatura em Matemática.Formação de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica. 2016. (Seminário).
    13. X Encontro Internacional de Pós-Graduação do UNIFAMINAS.Uma análise dos impactos socioculturais gerados em moradores de comunidades rurais pelo fechamento de Escolas do Campo. 2016. (Encontro).
    14. XIII Encontro Internacional de Iniciação Científica FAMINAS.Associação de moradores em áreas rurais: possibilidade de fortalecimento do Povo Campesino. 2016. (Encontro).
    15. XIII Encontro Internacional de Iniciação Científica FAMINAS.Uma análise dos impactos socioculturais gerados em moradores de comunidades rurais pelo fechamento de escolas do campo. 2016. (Encontro).
    16. XIII Encontro Internacional de Iniciação Científica FAMINAS.Os impactos socioculturais do fechamento de escolas do campo no município de Fervedouro/MG. 2016. (Encontro).
    17. 17º Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Fechamento de Escola do Campo: análise do impacto gerado nas comunidades rurais. 2015. (Seminário).
    18. III Encontro Mineiro de Educação do Campo.FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO EM CARANGOLA/MG: ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS IMPACTOS SÓCIO-CULTURAIS. 2015. (Encontro).
    19. VII Fala Outra Escola: "O teu olhar trans-forma o meu?".O Estágio Supervisionado em escolas do campo sob o olhar de estudantes de Pedagogia. 2015. (Seminário).
    20. V Seminário de Educação Brasileira.Escolas do Campo: Fechar? Por quê?. 2015. (Seminário).
    21. X Simpósio de Formação e Profissão Docente - SIMPOED.O FECHAMENTO DE ESCOLAS DO CAMPO EM MUNICÍPIOS MINEIROS. 2015. (Simpósio).
    22. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.AS ESCOLAS DO CAMPO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO RURAL MINEIRO. 2014. (Seminário).
    23. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Me conta professora... Como é mesmo que aconteceu? Narrativas de professoras de Escola do Campo. 2014. (Congresso).
    24. III Simpósio Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação. 2013. (Simpósio).
    25. I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB.A Escola do Campo Multisseriada: novos olhares?. 2013. (Seminário).
    26. IX SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE.A formação continuada de professores do campo: relatos de experiências docentes. 2013. (Simpósio).
    27. VI Fala Outra Escola - Diálogo e Conflito: por uma escuta.A prática pedagógica em Escolas do Campo: um pouco de experiência. 2013. (Seminário).
    28. VI Seminário Fala Outra Escola.A prática pedagógica em escolas do campo: um pouco de experiência. 2013. (Seminário).
    29. 14º Seminário de Pesquisa Extensão da UEMG.Uma discussão sobre a implementação de Sala Recursos Multifuncionais. 2012. (Seminário).
    30. IV Seminário de Educação a Distância: tão longe, tão perto.Tutoria não presencial: um local estratégico. 2012. (Seminário).
    31. I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, COTIDIANOS, CULTURAS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES.CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES. 2011. (Seminário).
    32. I SEMINÁRIO DE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2011. (Seminário).
    33. 2º Seminário de Diretrizes Orçamentárias da Educação Municipal. 2010. (Seminário).
    34. 2º SEMINÁRIO DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL / MG. 2010. (Seminário).
    35. III CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS. ESCOLAS MULTISSERIADAS RURAIS: SABERES/FAZERES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. 2010. (Congresso).
    36. Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais. 2009. (Outra).
    37. Conferência Nacional da Educação Básica.Delegada eleita nos Estados. 2008. (Outra).
    38. SEMANA ACADEMICA DE HISTÓRIA: ESCRAVIDÃO: HISTORIA, ETNIA E CONFIGURAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. "NUPEX: Núcleo de Pesquisa e Extensão da FAFILE de Carangola: apresentando sua produção". 2006. (Congresso).
    39. 28ª ANPED. 2005. (Congresso).
    40. 27ª Reunião Anual da ANPED. 2004. (Congresso).
    41. IV Seminário Nacional - Universidade Pública: Conhecimento e Projeto de País.As turmas multisseriadas no Ensino Regular Noturno e a rotatividade dos professores. 2004. (Seminário).
    42. 26ª Reunião Anual da ANPED. 2003. (Congresso).
    43. III Seminário Nacional. 2003. (Seminário).
    44. Professor pesquisador: debate da prática cotidiana.Pesquisa Participante no cotidiano escolar.. 2003. (Seminário).
    45. Reunião Anual da ANPED. 25 Reunião Anual da ANPED. 2002. (Congresso).
    46. Seminário Nacional. 2002. (Seminário).
    47. IV Congresso de Qualidade na Educação. 2001. (Congresso).
    48. Seminário Interdisciplinar. 2000. (Seminário).
    49. Formação de Educador numa visão Globalizante. 1999. (Outra).
    50. Seminário sobre Alfabetização. 1997. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. PEREIRA, O. A. V. ; ANDRADE, E. O. ; RIBEIRO, P. P. ; SILVA, K. ; DINALI, W.. VI Seminário do Departamento de Ciências Humanas e Linguagens. 2020. Outro
    2. ANDRADE, E. O.; ASSIS, M. P. F. ; OLIVEIRA, Sonia Maria de.. VI Simpósio de Pedagogia - UEMG / Unidade Carangola. 2018. Outro
    3. ANDRADE, E. O.; SILVA, Tarcísio Glauco ; LYRA, G. J. H. ; OLIVEIRA, J. C. B. ; SILVA, L. F. ; GOUVEA, M. P. R. ; BASTOS, J. V. V. ; GRACA, A. B. S. ; MIGUEL, F. S.. Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Carangola. 2017. Outro
    4. ANDRADE, E. O.; LYRA, G. J. H.. Seminário de Educação de Jovens e Adultos. 2017. Outro
    5. ANDRADE, E. O.; LYRA, G. J. H. ; AZEVEDO, I. M. ; BITTENCOURT, A. H. C. ; COSENZA, B. A. P.. Comissão Organizadora do 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. 2016. Outro
    6. ANDRADE, E. O.. VII FALA OUTRA ESCOLA: O TEU OLHAR TRANS-FORMA O MEU?. 2015. (Outro).. . 0.
    7. ANDRADE, E. O.; COSTA, F. B. ; OLIVEIRA, Sonia Maria de. ; LYRA, G. J. H. ; GOMES, A. S. C.. IV Simpósio de Pedagogia: "Crianças, infâncias e práticas educativas". 2014. Outro
    8. ANDRADE, E. O.. III Simpósio de Pedagogia das Faculdades Vale do Carangola. 2013. (Outro).. . 0.
    9. ANDRADE, E. O.. VI Seminário Fala Outra Escola. 2013. (Outro).. . 0.
    10. ANDRADE, E. O.. II Simpósio de Pedagogia das Faculdades Vale do Carangola. 2012. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09