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Patricia Lopes Jorge Franco

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia- MG (2015), Linha de Pesquisa; Políticas, saberes e prática educativa; Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba-MG (2009); Especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (2005); Graduação em Pedagogia e Supervisão Escolar, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Tem experiências na Educação Básica, Ensino Superior, Pós-Graduação (Lato-sensu). Tem experiência na docência de Graduação em Pedagogia, Biologia e Química da UEMG (2006-2019). Tem experiência em Coordenação de Educação Básica. Tem experiência em Coordenação de Centro de Formação Continuada de Professores. Desenvolve pesquisas e projetos na área de Educação, com ênfase na formação de professores, didática, processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, organização do trabalho pedagógico, políticas públicas, fundamentos da educação, Teoria Histórico-cultural e da Atividade. Orienta projeto de pesquisa aprovado pelo Edital PIBIC-CNPq nº 03/2020 na UEMG-Unidade iIuiutaba e pelo Edital PAPq nº 05/2020, na UEMG-Unidade de Ituiutaba. Membro Integrante do GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente- UFU; Membro colaborador efetivo do projeto Observatório da Educação (Capes), intitulado "Didática desenvolvimental no contexto da escola pública brasileira: condições e modos para um ensino que promova desenvolvimento". Temas de estudo: formação de professores; ensino-aprendizagem-desenvolvimento; didática; teoria da atividade e psicologia histórico-cultural. Membro do Conselho Editorial e da Diretoria de Avaliação da OBUTCHÉNIE: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica-UFU. Membro do Conselho Editorial da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática- Série Ensino Desenvolvimental-Antologia Livro 1, vol.4. Revisora de Projetos de Agência de Fomento: PAPq/UEMG. Parecerista Ad hoc- Revista OBUTCHÉNIE Faced/UFU e Revista Transmutare, UTFPR. Aprovação em 1º lugar concurso público UFG/2018; Aprovação em 1º lugar em Processo Seletivo UEMG/2019. Aprovação em 1º lugar no concurso público UEMG/2019-2020. Atualmente atua como docente e coordenadora o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UEMG-Unidade Ituiutaba. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4959619076459770 (27/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Licencitaura em Pedagogia. Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva Universitário 38302192 - Ituiutaba, MG - Brasil Telefone: (34) 32719000 URL da Homepage: http://ituiutaba.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2021-Atual. O bilinguismo no contexto da educacao inclusiva para surdos e o papel da mediacao didatica docente: uma revisao sistematica
      Descrição: A pesquisa aprovada no Edital nº 05/2020 PAPq-CNPq. A proposta conta com a prticipação de 2 alunas bolsistas do curso de Pedagogia do segundo período. Além disso, conta com a participação voluntária de uma aluna surda do segundo período e de uma intérprete de lingua brasileira de sinais (LIBRAS). Portanto, se justifica o desenvolvimento do projeto supramencionado pela necessidade de sistematização das principais evidências científicas e contribuições didáticas da educação bilíngue. De tal modo, a revisão sistemática se dedicará às análises do campo didático-pedagógico sobre conteúdo e forma, estratégias e métodos, bem como sobre a organização do espaço e currículo escolar, no período entre 2015 a 2020. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Coordenador / Arlete Queila da Silva - Integrante / Karinne Sousa Santos - Integrante / Stefanie Lopes Marques da Silva - Integrante / Mariane Cristina Souza - Integrante.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    2. 2020-Atual. O impacto afetivo-cognitivo dos meios mediacionais na formacao do pensamento teorico-cientifico dos licenciandos da UEMG, no contexto da pandemia COVID-19 e do ensino remoto
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Coordenador / Maria Tereza Pereira Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    3. 2019-Atual. O JOGO DIDATICO E A APROPRIACAO DE CONCEITOS QUIMICOS NO ENSINO MEDIO NA PERSPECTIVA HISTORICO-CULTURAL DA ATIVIDADE
      Descrição: Pesquisa realizada no âmbito da licenciatura em química cujo tema envolve o uso do jogo didático como ferramenta para a apropriação de conceitos químicos no ensino médio, sob a perspectiva da teoria histórico-cultural da atividade. Caracteriza-se como pesquisa básica, quanti-aqualitativa desenvolvida com procedimentos bibliográficos, natureza descritiva e explicativa, método dialético de análise dos dados. Compreende o uso dos jogos didáticos no ensino de conceitos químicos como uma atividade humana potencializadora do desenvolvimento de novas capacidades e habilidades, por meio da apropriação de conceitos científicos químicos, tendo em vista sua aplicabilidade em situações concretas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Coordenador / Jenyffer Inácio Ramos - Integrante.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    4. 2014-2016. Ensino desenvolvimental: a unidade do cognitivo e do afetivo nas pesquisas sovieticas (1917-1991)
      Descrição: O presente projeto nasce dos números e graves problemas que enfrenta o ensino no Brasil. Na escola, aprende-se pouco, aprende-se mal e aquilo que se aprende é esquecido com facilidade. Tem contribuído para tal situação as próprias teorias pedagógicas e didáticas assumidas em sala de aula que, por um lado, valorizam a formação cognitiva dos alunos em detrimento dos outros aspectos também importantes da personalidade, e pelo outro, focam-se especificamente na formação do pensamento empírico. A psicologia histórico-cultural e a didática desenvolvimental, por sua vez, que entraram no cenário nacional com o propósito de superar essa deficiência, em lugar de ajudar, terminaram por reforçar o caráter cognitivista dos processos pedagógicos e focaram-se no fundamental na formação do pensamento teórico. Objetiva-se identificar, sistematizar e avaliar o lugar ocupado pelas categorias cognitiva, afetiva e a unidade do cognitivo e do afetivo, nas pesquisas soviéticas - filosofia, psicologia e didática desenvolvimental - no período de 1917 a 1991, a partir da análise do pensamento e da obra, entre outros, de M. Bakhtin, E. V. Iliénkov, K. Kornilov, P. P. Blonsky, L. S. Vigotski, J. L. Rubinstein, A. N. Leontiev, A. V. Zaporozhets, D. B. Elkonin, P. Ya. Galperin, N. F. Talízina, V. V. Davídov, L. I. Bozhovich, B. G. Ananiev, B. F. Lomov e K. A. Abuljanova. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa se sustenta, em primeiro lugar, nos fundamentos do materialismo histórico-dialético e do enfoque histórico cultural de psicologia, em especial, de E. V. Iliénkov, Fernando Luis González Rey, Albertina Mitjáns Martínez, Lidia. I. Bozhovich, Diego González Sierra e K. A. Abuljánova, entre outros. Em segundo, nos estudos do estado da arte elaborados por G. Messina, E. D. Merlano, R. V. Puentes, O. F. Aquino e J. Faquim. Como resultados, espera-se estabelecer um conjunto de princípios que permitam formular as bases de um ensino desenvolvimental voltado para o desenvolvimento integral da personalidade do sujeito. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Walêska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Diva Souza Santos - Integrante / Roberto Váldes Puentes - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Jane Monteiro dos Santos Almeida - Integrante / Leandro Montandon de Araújo Souza - Integrante / Viviane Pena Carvalho Costa - Integrante / Caroliny Ferreira de Souza - Integrante / Mateus Petrachini Terra - Integrante / Ruben Nascimento - Integrante / Regina Reppton Dias - Integrante / Amanda Regina Gonçalves - Integrante / Diana Pedrosa - Integrante / José Marra - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    5. 2014-2016. Didatica desenvolvimental: intervencoes pedagogico-formativas desenvolvedoras de estudantes do ensino fundamental, medio e superior
      Descrição: O presente projeto de pesquisa emerge dos estudos desenvolvidos no contexto do projeto ?Modos e condições para efetivação de uma didática desenvolvimental na formação e prática docente: uma intervenção formativa no contexto da escola pública brasileira?, financiado pelo CNPq ? Edital de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que teve como objetivo intervir em contextos escolares de diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), no estado de Minas Gerais, tendo em vista, por um lado, desenvolver um processo formativo junto aos docentes desses três níveis e, por outro, sistematizar os modos e as condições para efetivação de um ensino desenvolvimental no Brasil. A intenção subjacente ao projeto ora proposto justifica-se pela necessidade de continuidade da pesquisa e intervenção já realizadas, uma vez que se faz relevante implementar, aos processos formativos desenvolvidos junto a professores, no contexto da primeira pesquisa, intervenções didático-pedagógicas que resultem no delineamento de princípios orientadores de uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Enquanto na primeira investigação o foco foi a formação dos professores e a apreensão dos modos e condições de efetivação do ensino desenvolvimental no Brasil, nesta propõe-se uma intervenção didático-pedagógica junto aos estudantes, tendo como foco os princípios didáticos orientadores da aprendizagem-desenvolvimento dos mesmos. Dessa forma, apresentam-se os seguintes objetivos: 1) planejar e implementar atividades de ensino que visem pela estrutura teórico-metodológica promover desenvolvimento nos estudantes, junto com professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, vinculados a escolas municipais, estaduais e federais alocadas no estado de Minas Gerais, envolvidos na pesquisa pela participação no processo formativo proposto no contexto do projeto de pesquisa que dá origem a este; 2) apreender, do processo desencadeado pela intervenção, princípios didáticos que possam nortear um ensino pautado na didática desenvolvimental no contexto brasileiro, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior; 3) fortalecer o ?Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docentes ? GEPEDI?; e 4) consolidar o grupo de pesquisadores da área de diferentes instituições, que compõem a atual equipe do projeto de pesquisa. Orientado pelos objetivos apresentados, o plano será desenvolvido em três etapas: 1) estudo e aprofundamento teórico-metodológico dos fundamentos da didática desenvolvimental; 2) intervenção educativa junto aos discentes de três turmas nas quais os professores envolvidos na pesquisa ministram aulas; e 3) sistematização e análise dos princípios didáticos norteadores de um ensino que desencadeia desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Erika Germanos - Integrante / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Walêska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Diva Souza Santos - Integrante / Roberto Váldes Puentes - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Integrante / Jane Monteiro dos Santos Almeida - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
      Descrição: O presente projeto de pesquisa emerge dos estudos desenvolvidos no contexto do projeto ?Modos e condições para efetivação de uma didática desenvolvimental na formação e prática docente: uma intervenção formativa no contexto da escola pública brasileira?, financiado pelo CNPq ? Edital de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que teve como objetivo intervir em contextos escolares de diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), no estado de Minas Gerais, tendo em vista, por um lado, desenvolver um processo formativo junto aos docentes desses três níveis e, por outro, sistematizar os modos e as condições para efetivação de um ensino desenvolvimental no Brasil. A intenção subjacente ao projeto ora proposto justifica-se pela necessidade de continuidade da pesquisa e intervenção já realizadas, uma vez que se faz relevante implementar, aos processos formativos desenvolvidos junto a professores, no contexto da primeira pesquisa, intervenções didático-pedagógicas que resultem no delineamento de princípios orientadores de uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. Enquanto na primeira investigação o foco foi a formação dos professores e a apreensão dos modos e condições de efetivação do ensino desenvolvimental no Brasil, nesta propõe-se uma intervenção didático-pedagógica junto aos estudantes, tendo como foco os princípios didáticos orientadores da aprendizagem-desenvolvimento dos mesmos. Dessa forma, apresentam-se os seguintes objetivos: 1) planejar e implementar atividades de ensino que visem pela estrutura teórico-metodológica promover desenvolvimento nos estudantes, junto com professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior, vinculados a escolas municipais, estaduais e federais alocadas no estado de Minas Gerais, envolvidos na pesquisa pela participação no processo formativo proposto no contexto do projeto de pesquisa que dá origem a este; 2) apreender, do processo desencadeado pela intervenção, princípios didáticos que possam nortear um ensino pautado na didática desenvolvimental no contexto brasileiro, seja no Ensino Fundamental, Médio ou Superior; 3) fortalecer o ?Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docentes ? GEPEDI?; e 4) consolidar o grupo de pesquisadores da área de diferentes instituições, que compõem a atual equipe do projeto de pesquisa. Orientado pelos objetivos apresentados, o plano será desenvolvido em três etapas: 1) estudo e aprofundamento teórico-metodológico dos fundamentos da didática desenvolvimental; 2) intervenção educativa junto aos discentes de três turmas nas quais os professores envolvidos na pesquisa ministram aulas; e 3) sistematização e análise dos princípios didáticos norteadores de um ensino que desencadeia desenvolvimento. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Montandon de Araújo Souza - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Erika Germanos - Integrante / Bianca Ferola - Integrante / Viviane Pena Carvalho Costa - Integrante / Waleska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Caroliny Ferreira de Souza - Integrante / Gabriela Matos Cappuzzo - Integrante / Sabrina Roberta Sobrinho - Integrante / Regina Reptton Dias - Integrante / Mateus Petrachini Terra - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Grasiela Maria de Sousa Coelho - Integrante / Jose Marra - Integrante / Roberto Valdés Puentes - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Integrante / Ruben Nascimento - Integrante / Diva Souza da Silva - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Jane Monteiro dos Santos Almeida - Integrante / Amanda Regina Gonçalves - Integrante / Diana Pedrosa - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Integrante / Nilva Lucia Bombardi Sales - Integrante / Rodrigo de Freitas Costa - Integrante / Luciana Caixeta Barboza - Integrante / Anna Cláudia Borges - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leandro Montandon de Araujo Souza.
    6. 2013-2017. Didatica desenvolvimental no contexto da escola publica brasileira: condicoes e modos para um ensino que promova desenvolvimento.
      Descrição: Estudos recentes desenvolvidos pelo GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - revelaram que a didática tem ocupado apenas um terço das produções realizadas pelos professores pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa da área. Foram identificadas nas produções desses docentes uma forte concentração de estudos teóricos sobre profissionalização e formação docente, denotando o predomínio de pesquisas e publicações no campo teórico e poucas indagações sobre as condições e os modos de intervenção das práticas pedagógicas. O presente projeto consiste num desdobramento do estado da arte desenvolvido, tomando um de seus principais resultados: a necessidade de intervenções pedagógico-formativas que resultem no delineamento de princípios didáticos. No campo conceitual há estudos no Brasil que têm realizado uma discussão sobre uma didática que desencadeia nos estudantes desenvolvimento. As bases epistemológicas desses estudos estão fundadas no materialismo histórico-dialético, tomadas por diferentes estudos de psicólogos e didatas russos. Fundamentado nessa abordagem este projeto pretende intervir em contextos escolares de diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior); visando apreender princípios norteadores de uma didática que promova o desenvolvimento de professores e estudantes na escola pública brasileira e sistematizar os modos e as condições para efetivação de um ensino desenvolvimental no Brasil. Enquanto intervenção didático-formativa, a pesquisa seguirá 4 etapas: 1) diagnóstico dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento vigentes nesses contextos escolares; 2) intervenção formativa junto aos docentes selecionados das três instituições; 3) intervenção educativa junto aos discentes das três turmas selecionadas, nas quais os professores envolvidos na pesquisa ministram aulas; e 4) sistematização e análise dos princípios didáticos norteadores de um ensino que desencadeia desenvolvimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Coordenador / Andréa Maturano Longarezi - Integrante / Bianca Carvalho Ferola - Integrante / Erika Germanos - Integrante / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Walêska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Diva Souza Santos - Integrante / Roberto Váldes Puentes - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Integrante / Jane Monteiro dos Santos Almeida - Integrante / Leandro Montandon de Araújo Souza - Integrante / Regina Reptton Dias - Integrante / Viviane Pena Carvalho Costa - Integrante / Caroliny Ferreira de Souza - Integrante / Mateus Petrachini Terra - Integrante / Amanda Regina Gonçalves - Integrante / Diana Pedrosa - Integrante / José Marra - Integrante / Gabriela Matos Cappuzzo - Integrante / Sabrina Roberta Sobrinho - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Integrante / Juliana Caixeta Barboza - Integrante / Nilva Lucia Bombardi Sales - Integrante / Rodrigo de Freitas Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
      Descrição: Estudos recentes desenvolvidos pelo GEPEDI ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente - revelaram que a didática tem ocupado apenas um terço das produções realizadas pelos professores pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa da área. Foram identificadas nas produções desses docentes uma forte concentração de estudos teóricos sobre profissionalização e formação docente, denotando o predomínio de pesquisas e publicações no campo teórico e poucas indagações sobre as condições e os modos de intervenção das práticas pedagógicas. O presente projeto consiste num desdobramento do estado da arte desenvolvido, tomando um de seus principais resultados: a necessidade de intervenções pedagógico-formativas que resultem no delineamento de princípios didáticos. No campo conceitual há estudos no Brasil que têm realizado uma discussão sobre uma didática que desencadeia nos estudantes desenvolvimento. As bases epistemológicas desses estudos estão fundadas no materialismo histórico-dialético, tomadas por diferentes estudos de psicólogos e didatas russos. Fundamentado nessa abordagem este projeto pretende intervir em contextos escolares de diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior); visando apreender princípios norteadores de uma didática que promova o desenvolvimento de professores e estudantes na escola pública brasileira e sistematizar os modos e as condições para efetivação de um ensino desenvolvimental no Brasil. Enquanto intervenção didático-formativa, a pesquisa seguirá 4 etapas: 1) diagnóstico dos processos de ensino-aprendizagem-desenvolvimento vigentes nesses contextos escolares; 2) intervenção formativa junto aos docentes selecionados das três instituições; 3) intervenção educativa junto aos discentes das três turmas selecionadas, nas quais os professores envolvidos na pesquisa ministram aulas; e 4) sistematização e análise dos princípios didáticos norteadores de um ensino que desencadeia desen. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Montandon de Araújo Souza - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Erika Germanos - Integrante / Bianca Ferola - Integrante / Viviane Pena Carvalho Costa - Integrante / Waleska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Caroliny Ferreira de Souza - Integrante / Gabriela Matos Cappuzzo - Integrante / Sabrina Roberta Sobrinho - Integrante / Regina Reptton Dias - Integrante / Mateus Petrachini Terra - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Grasiela Maria de Sousa Coelho - Integrante / Jose Marra - Integrante / Roberto Valdés Puentes - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Integrante / Ruben Nascimento - Integrante / Diva Souza da Silva - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Jane Monteiro dos Santos Almeida - Integrante / Amanda Regina Gonçalves - Integrante / Diana Pedrosa - Integrante / Juliana Bertucci Barbosa - Integrante / Nilva Lucia Bombardi Sales - Integrante / Rodrigo de Freitas Costa - Integrante / Anna Cláudia Borges - Integrante / Juliana Caixeta Barboza - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Leandro Montandon de Araujo Souza.
    7. 2012-2014. MODOS E CONDICOES PARA EFETIVACAO DE UMA DIDATICA DESENVOLVIMENTAL NA FORMACAO E PRATICA DOCENTE: uma intervencao formativa no contexto da escola publica brasileira.
      Descrição: Estudos recentes sobre o estado da arte da didática, desenvolvidos pelo GEPEDI ? Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, têm revelado que a didática, enquanto campo de investigação, tem ocupado apenas um terço das produções realizadas pelos professores pesquisadores vinculados às linhas de pesquisa da área. No bojo desses dados, foram identificadas nas produções desses docentes uma forte concentração de estudos teóricos sobre profissionalização e formação docente, evidenciando o predomínio de pesquisas e publicações no campo teórico e poucas indagações sobre as condições e os modos de intervenção e de efetivação das práticas pedagógicas. Observou-se, pois, que os processos de ensino-aprendizagem têm sido menos valorizados enquanto objeto de investigação se comparados ao lugar que a formação e profissionalização têm ocupado. No liame desses dados concluiu-se que há uma tendência da área a teorizações em detrimento de intervenções. O presente projeto consiste, portanto, num desdobramento do estado da arte sobre a pesquisa e a produção no campo da didática desenvolvido, tomando agora como foco um dos principais resultados apontados pela pesquisa anterior: a necessidade de intervenções didático-pedagógicas que resultem no delineamento de princípios orientadores de uma prática pedagógica voltada para a aprendizagem e o desenvolvimento docente e discente, tomando as condições e os modos da ação didática como dimensões a serem investigadas. No campo conceitual há alguns estudos no Brasil que têm realizado uma discussão sobre uma didática que desencadeia nos estudantes desenvolvimento, o que se tem chamado de didática desenvolvimental. As bases epistemológicas desses estudos estão fundadas no materialismo histórico-dialético, tomadas por diferentes estudos de psicólogos e didatas russos que têm suas produções voltadas para essa perspectiva de ensino. Fundamentado nessa abordagem este projeto pretende intervir em contextos escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Erika Germanos - Integrante / Valgler Nieri dos Santos - Integrante / Walêska Dayse Dias de Sousa - Integrante / Wanessa de Oliveira Juchem - Integrante / Diva Souza Santos - Integrante / Roberto Váldes Puentes - Integrante / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Integrante / Regina Reptton Dias - Integrante / Matheus Petrachini Terra - Integrante / Regina Reppton Dias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    8. 2011-2015. O DESENVOLVIMENTO DE MOTIVOS FORMADORES DE SENTIDO NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E ESTUDO NA ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA
      Descrição: A pesquisa aborda o processo de constituição de motivos formadores de sentido no ensino e estudo de matemática, formas de apropriação e objetivação humanas, por ora, dissociadas de sua significação. No enfrentamento dessa cisão buscou-se a correspondência entre os elementos de orientação e execução de suas estruturas internas, com vistas a uma educação enquanto atividade que desenvolva os sujeitos integralmente, no contexto educacional (não socialista). Propôs-se a responder uma questão nuclear: Que ações didáticas mobilizam o desenvolvimento de motivos formadores de sentido no ensino e estudo potencializadores da humanização da professora e estudantes na educação escolar? O trabalho apresenta como fio condutor de análise a perspectiva histórico-cultural e elementos conceituais em Leontiev, Davidov, Vygotsky, Galperin e Klingberg, situando-se na confluência dos campos da Psicologia, Pedagogia e Didática, cujos objetivos foram: a) investigar os processos de desenvolvimento da professora no ensino (trabalho educativo) e dos estudantes no estudo (formação); b) fomentar a organização de um tipo de ensino que contribua para o desenvolvimento integral do estudante, em particular, seu pensamento e conceitos teóricos, pela via da formação das ações mentais. O estudo desenvolveu-se mediante abordagem do materialismo histórico-dialético, caracterizou-se como pesquisa de intervenção didático-formativa, envolvendo uma professora de matemática e 21 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, durante três semestres letivos, em uma escola pública municipal de Ituiutaba - MG. A coleta e produção dos dados ocorreram em momentos inter-relacionados: diagnóstico e intervenção. No primeiro, mediante entrevista semiestruturada, formulários e observação das aulas foram analisados os motivos segundo as categorias de Leontiev, a saber, motivos estímulos e formadores de sentido. No segundo, mediante os estudos didático-formativos, atividades orientadoras de ensino, notas reflexivas, ações de aprendizagem, de registros dos estudantes, gravações em áudio e anotações de campo foram analisados conforme as unidades de análises: compartilhamento/interações; apropriações/objetivações; atribuição de sentido (professora). Também, domínio dos procedimentos e operações lógicas do pensamento; atitude consciente, intencional e orientada à finalidade do estudo (estudantes). Os resultados sinalizam a organização do processo de formação docente em consonância com a estrutura psicológica das atividades de ensino e estudo, (trabalho educativo e a formação) constituindo-se em conteúdo e forma do desenvolvimento docente. Esse processo direcionado a fins claros e conscientes por parte dos envolvidos impulsiona o desenvolvimento de motivos formadores de sentido. Isso potencializa outras funções psíquicas, dentre elas: sentimentos, afetos, raciocínio lógico, vontade, motivos cognoscitivos, pensamento teórico. Apreenderam-se algumas ações didáticas, dentre as quais, destacam-se, a) organizar o ensino propiciando aos estudantes as condições, as ferramentas e os modos de ações mentais lógicas e específicas, tendo em vista a apropriação de conceitos teóricos; b) analisar o conceito, descobrir a sua essência, a sua lógica interna para estabelecer finalidades e planejar as ações que possibilitam tanto a orientação como a regulação do processo, de forma clara e ativa pelo próprio sujeito em formação. Espera-se que esses resultados abram novos espaços capazes de superar lacunas formativas, não somente no campo da matemática. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural, ensino de matemática, aprendizagem, desenvolvimento, motivos, humanização, sentido, didática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Fabiana Fiorezi de Marco - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 15
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    9. 2008-2010. Pesquisa e formacao de professores: contribuicoes para a construcao de um campo conceitual-pratico da pesquisa-formacao.
      Descrição: O projeto teve como objetivo geral conceituar pesquisa-formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente. Assim, pretendeu: 1) empreender uma revisão dos conceitos de pesquisas na área de Formação de Professores; 2) compreender diferentes concepções e práticas de formação de professores, com vista a apreender os processos desencadeadores da mesma;3) desenvolver estudos relacionados à psicologia histórico-cultural, mais especificamente, relacionados à Teoria da Atividade; 4) apreender a dimensão formativa da pesquisa e a natureza investigativa de atividades de formação de professores desenvolvidas por algumas pesquisas de intervenção, visando compreender pesquisa e formação de professores nas suas interfaces; e 5) analisar a relação triadíaca entre pesquisa, formação de professores e Atividade de Ensino, para levantar aspectos teórico-práticos que permitam apreender a essência da pesquisa-formação e, assim, conceituá-la. Do ponto de vista metodológico a pesquisa foi desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos da pesquisa bibliográfica e os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade, de Alexis Leontiev. O presente estudo foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira delas foi realizada uma revisão bibliográfica dos três principais temas de investigação: pesquisa, formação de professores e Teoria da Atividade. Nessa etapa, forão previstos o levantamento, a leitura e a análise do material bibliográfico, de modo a mapear os tipos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos na área, o que tem se entendido por formação de professores e o campo conceitual-prático da Teoria da Atividade. Na segunda etapa, foram previstos o levantamento, a seleção e a análise de pesquisas, cujo objetivo previu o desenvolvimento de processos formativos junto à coletivos escolares, desenvolvidas por instituições públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Integrante / Andréa Maturano Longarezi - Coordenador / Jorge Luiz da Silva - Integrante / Luis Eduardo Alvarado Prada - Integrante / Jacqueline Faria Perini - Integrante / Luciana Guimarães Pedro - Integrante / Olíria Mendes Gimenes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.
    10. 2007-2009. Significado social e Sentido Pessoal da formacao continuada de professores: o caso de Ituiutaba/MG
      Descrição: Pesquisa de mestrado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrícia Lopes Jorge Franco - Coordenador / Andréa Maturano Longarezi - Integrante / Martha Prata Linhares - Integrante.
      Membro: Patricia Lopes Jorge Franco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Aprovação em 1º lugar Processo Seletivo da UEMG, UEMG.. 2019.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    2. Aprovação em 1º lugar concurso Público Federal, UFG.. 2018.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    3. Avaliação (L4) do Livro Ensino Desenvolvimental I pela CAPES, Capes.. 2016.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    4. Conferecista Palestra na Câmera Municipal de Ituiutaba/MG, Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG.. 2013.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    5. Nomeada pela Portaria 03/2011 para constituir Comissão de Especialistas em educação para implantação e implementação da Ficha de Acompanhamento Individual dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundam, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG.. 2011.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    6. Nomeada pela Portaria nº02/2010 para compor a Comissão de coordenação e supervisão do processo de avaliação dos servidores da Crrreira do Magistério., Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    7. PROFLIN - Exame de Proficiência na Leitura de Textos Acadêmicos em Franês, na área de Ciências Humanas (Ciências Sociais Aplicadas, Artes e Ciências Humanas, PROFLIN/UFU, Universidade Federal de Uberlândia.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    8. Organizadora e Presidente da comissão julgadora municipal da 2ª Olimpíada de Língua Portuguesa-, MEC-Cenpec-Fundação Itaú Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    9. Coodenadora Pedagógica do Programa Acelarar para vencer-PAV, Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    10. Coordenadora Pedagógica do Projeto Saitarista Mirim, IMA-Ituiutaba em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.Iituiutaba/MG.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    11. Coordenadora Pedagógica do Projeto de Ensino Cadeia Produtiva de cana de açúcar, Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG, em parceria com a Editora Horizonte.. 2010.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    12. Coodenadora Pedagógica do Programa de Gestão da Aprendizagem escolar em língua Portuguesa e Matemática-GESTAR II, Secretaria Municipal de educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG, em pareceria com o MEC.. 2009.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    13. Nomeada pela Portaria nº03/2009 para constituir a Coordenação Executiva/Organizadora da Conferência Municipal de educação(COEED-CONAE) em Ituiutaba/MG, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Ituiutaba/MG.. 2009.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    14. Aprovada em 3º lugar no Concurso Público Municipal de Ituutaba/MG, Prefeitura Municipal de Ituiutaba-Secretaria Municipal de Educação.. 2008.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.
    15. Organizadora e Presidente da comissão julgadora municipal da 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa-, MEC-Cenpec-Fundação Itaú Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer.. 2008.
      Membro: Patrícia Lopes Jorge Franco.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (67)
    1. 22º Seminário de Extensão e Pesquisa da UEMG. 2020. (Seminário).
    2. Curso itrodutório de Libras. 2020. (Outra).
    3. I Fórum Virtual de Pedagogia:Diferentes perspectivas epistemológicas em ananálise e a construção coletiva do PPC.As diferentes concepções epsitemológicas e a revisão do Projeto Político Pedagógico da pedagogia. 2020. (Outra).
    4. O intérprete de LIbras. 2020. (Outra).
    5. Seminário de prática Educativa E estágio Supervisionado.Trabalho docente na Universidade e os desafios com a experiência do ensino remoto. 2020. (Seminário).
    6. XVII-Semana de Biologia. 2020. (Outra).
    7. IV Colóquio Internacional Ensino desenvolvimental: sistema ElkoninDavidov.Ilustração e Diagramação do Caderno de Resumos. 2018. (Outra).
    8. IV- Ensino Desenvolvimental-Sistema Elkonin-Davidov.As contribuições da teoria da Atividade e Ensino desenvolvimental no processo didático-formativo docente. 2018. (Outra).
    9. Colóquio GEPAPE-15 anos.Processo didático-formativo da professora na sua relação com a atividade docente e discente: contribuições da Teoria da Atividade e Ensino Desenvolvimental. 2017. (Simpósio).
    10. Formação didático-pedagógica de professores das Engenharias da UFTM.A Formação de conceitos científicos pelos estudantes de graduação na área de exatas. 2017. (Encontro).
    11. III Colóquio Internacional do Ensino Desenvolvimental. 2016. (Outra).
    12. XVIII ENDIPE- Encontro Nacional de Didática.FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE MATEMÁTICA COMO ATIVIDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2016. (Encontro).
    13. EDUCERE-Congresso Nacional de Educação. DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: MODOS E CONDIÇÕES PARA UM ENSINO QUE PROMOVA O DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES E ESTUDANTES. 2015. (Congresso).
    14. EDUCERE-Congresso Nacional de Educação. DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: MODOS E CONDIÇÕES PARA UM ENSINO QUE PROMOVA O DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES E ESTUDANTES.. 2015. (Congresso).
    15. Processo de ensino baseado na teoria histórico-cultural de Vigotski. 2015. (Outra).
    16. II Colóquio Internacional Ensino Desenvovlimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos.A.N.Leontiev: a vida e a obra do psicólogo da atividade. 2014. (Outra).
    17. II Encontro Teórico-Metodológico sobre a Teoria histórico-cultural.O desenvolvimento de motivos formadores de sentido: o estado da pesquisa. 2014. (Encontro).
    18. I Seminário Nacional de formação de professores a distância: Desafios e Perspectivas do curso de Pedagogia.O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO SOCIAL DE ANÁLISE, PESQUISA E CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA. 2014. (Seminário).
    19. I Seminário Nacional de formação de professores a distância: Desafios e Perspectivas do curso de Pedagogia.A TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO. 2014. (Seminário).
    20. V Encontro mineiro de investigação na escola.O DESENVOLVIMENTO DE MOTIVOS FORMADORES DE SENTIDO DO ENSINO. 2014. (Encontro).
    21. XII Encontro de Pesquisas em Educação-Centro Oeste: contradições e os desafios para a transformação social.O DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM UM PROCESSO DIDÁTICO-FORMATIVO. 2014. (Encontro).
    22. XVII Encontro Nacional de Dida´tica e Prática de Ensino.Didática e formação de professores:investigações à luz do Ensino desenvolvimental. 2014. (Encontro).
    23. I Encontro teórico-metodólógico: a formação do pensamento conceitual.a formação do pensamento conceitual na perspectiva histórico-cultural. 2013. (Encontro).
    24. XII SEMINÁRIO NACION O UNO E O DIVERSO EDUCAÇAO ESCOLAR III CONG PSICOPED ISSN: 21 Universidade Federal de Uberlândia-UFU Faculdade de Educação- FACED grama de Pós-Graduação em Educação- PPGED ha de Pesquisa : Saberes e Práticas Educativas Estudo.Os pressupostos da perspectiva histórico-cultural e da didática desenvolvimental na educação dos motivos para estudo e ensino.. 2013. (Seminário).
    25. Formação continuada de professores Centralina."MOTIVAÇOES PARA ENSINAR E APRENDER: O PLANEJAMENTO DO ENSINO EM QUESTÂO". 2012. (Oficina).
    26. Formação continuada de Professores de Ipiaçu."O PLANEJAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A SUA RELAÇÃO COM OS MOTIVOS PARA ENSINAR E APRENDER". 2012. (Oficina).
    27. I Coloquio Internacional do Ensino Desenvolvimental. A.N. Leontiev: a vida e obra do psicólogo da Atividade. 2012. (Congresso).
    28. II SEMINÁRIO DE PROFESSORES SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA.A teoria da Atividade e suas contribuições para a formação de professores. 2012. (Seminário).
    29. VII Congresso de Alfabetização. O desenvolviemtno infantil segundo a perspectiva histórico-cultural e a teoria da Atividade. 2012. (Congresso).
    30. VII Congresso de Alfabetização. Elementos teórico-metodológicos da teoria da atividade na construção de princípios didáticos na formação de adultos: a formação docente em questão. 2012. (Congresso).
    31. XI Encontro de Pesquisas em Educação da Anped-Centro-Oeste.A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CONCEITUAL SOBRE A DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DE GALPERIN. 2012. (Encontro).
    32. XI Encontro de Pesquisas em Educação da Anped-Centro-Oeste.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO ATIVIDADE SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2012. (Encontro).
    33. III Seminário Sobre Formação de professores:trabalho docente, educação superior, cultura digital.Atividade e ação de formação de professores: uma análise sob a ótica da Teoria da Atividade. 2011. (Seminário).
    34. II SEMINÁRIO DE PROFESSORES SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: contribuições teórico-metodológicas. 2011. (Seminário).
    35. Jornada das Ciências Biológicas-3ºperíodo.Pincípios constituintes e constitutivos do Projeto Político Pedagógico. 2011. (Outra).
    36. Princípios de Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
    37. VI Simpósio Interncaional O estado e as Pólíticas Educacionais no tempo Presente e II Seminário Internacional de Educação do Pontal do Triângulo Mineiro.A educação profissional em tempos de acumulação flexível. 2011. (Simpósio).
    38. X CongressoNacional de Educação-EDUCERE e I Seminário Internacional de representações sociais, subjetividade e educação-SIRSE. Elementos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade na Construção de Princípios didáticos para a docência. 2011. (Congresso).
    39. XI Seminário Nacional o Uno e o Diverso na educação escolar. 2011. (Seminário).
    40. Pós-graduação em Educação- Mestrado e Doutorado-UFU-Tópicos Especiais em Saberes e Práticas Escolares:: Fundamentos teórico-práticos da formação docente na perspectiva marxista..A formação docente pela atividade. 2010. (Encontro).
    41. X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-oeste: Desafios da Produção e divulgação do Conhecimento.A formação continuada docente na pesrspectiva leontieviana. 2010. (Encontro).
    42. II Seminário de Educação Brasileira: Os desafios Contemporâneos para a educação Brasileira e os Processos de Regulação. 2009. (Seminário).
    43. I Seminário de Educação Matemática do Pontal. 2009. (Seminário).
    44. I Seminário Internacional de edcuação do Triângulo Mineiro.Literatira infantil: do prazzer estético à autonomia na leitura. 2009. (Oficina).
    45. I Seminário Internacional de Educação do Triângulo Mineiro.Concepções de formação de professores: limites e contribuições. 2009. (Seminário).
    46. I Seminário Internacional do Pontal do Triângulo Mineiro. 2009. (Seminário).
    47. Literatura Infantil: do prazer estético à autonomia na leitura. 2009. (Seminário).
    48. V Fórum Regional EJA. 2009. (Outra).
    49. V Simpósio Internacionalç O Estado e as Políticas educacionais no Tempo Presente.Políticas públicas educacionais e formação de professores: o caso de Ituiutaba/MG. 2009. (Simpósio).
    50. CEALE- Alfabetização e Letramento. 2008. (Outra).
    51. Dificuldades de aprendizagem: trabalhando as diferenças. 2008. (Outra).
    52. Dificuldades de aprendizagem e inclusão/exclusão escolar: teorias e práticas. 2008. (Outra).
    53. III Seminário Regional de Alfabetização "Toda criança lendo e escrevendo no tempo certo". 2008. (Seminário).
    54. IX Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar e XIV Seminário Regional sobre Formação do Educador.O Significado Social e o Sentido Pessoal da formação continuada de porfoessores: um estudo no munic[ipio de Ituiutaba/MG. 2008. (Seminário).
    55. Técnicas de ensino. 2008. (Outra).
    56. Escola, Currículo e qualidade do Ensino: interdisaciplinaridade, pedagogia de projetos e avaliação da aprendizagem. 2007. (Encontro).
    57. IV Encontro de Pesquisa em Educação: Formação de Professores e Inserção Social.Programa de Formação Continuada de Professores em Serviço da rede Municipal de Ituiutaba: Perspectivas e Desafios.. 2007. (Encontro).
    58. III Simpósio de Educação do Triângulo Mineiro " A importância da educação para as mudanças globais". 2006. (Simpósio).
    59. II Seminário de Educação Empresarial - UFU.Relações Humanas e Produtividade. 2005. (Seminário).
    60. Encontro Pedagógico - Colegio Objetivo. 2003. (Encontro).
    61. IX Semana da Pedagogia - ISEPI. 2003. (Outra).
    62. II Ciclo de Estudos - ISEPI. 2002. (Outra).
    63. VIII Semana de Pedagogia - ISEPI. 2002. (Outra).
    64. VII Semana da Pedagogia - ISEPI. 2001. (Outra).
    65. Palestra "Adequação de Metodologia de Trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental" - Centro Educacional Leonardo da Vinci. 2000. (Outra).
    66. VI Semana da Pedagogia - ISEPI. 2000. (Outra).
    67. Seminário de Educação - ISEPI. 1996. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (24)
    1. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Atividades de Recepção e integração calouros e veteranos UEMG-2020. 2020. (Outro).. . 0.
    2. FRANCO, PATRÍCIA; SILVA, C. R.. Cuidar do eu, cuidar do outro, cuidar de nós: o papel do cuidado nas relações interpessoais no contexto acadêmico. 2020. Outro
    3. FRANCO, PATRÍCIA LOPES JORGE. Curso Introdutório de LIBRAS. 2020. (Outro).. . 0.
    4. RODRIGUES, F. F. S. ; SOUZA, A. C. ; FUSCALDO, A. I. A. ; FRANCO, PATRÍCIA ; TIZZO, V. S.. I FÓRUM VIRTUAL DA PEDAGOGIA: DIFERENTES PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS EM ANÁLISE E A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPC. 2020. Outro
    5. FRANCO, PATRÍCIA. IV- Ensino Desenvolvimental- Sistema Elkonin-Daviodv. 2018. (Outro).. . 0.
    6. FRANCO, PATRÍCIA LOPES JORGE. Avaliação de Posteres- Resumos expandidos. 2018. (Outro).. . 0.
    7. FRANCO, PATRÍCIA LOPES JORGE. Pareceres Ad hoc. 2018. (Outro).. . 0.
    8. LONGAREZI ; SANTOS, D. S. ; GERMANOS, E. ; AQUINO, O. F. ; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. ; SOUSA, W. D. D. ; COSTA, V. P. C. ; MARCO, F. F. ; SOUZA, L. M. A. ; FEROLA, B. C. ; SOUZA, C. F.. III Encontro Ensino Desenvolvimental; a vida e obra dos principais representantes russos. 2016. Outro
    9. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. II Colóquio Internacional Ensino Desenvovimental: vida, pensamento e obras dos principais representantes russos. 2014. (Outro).. . 0.
    10. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. II Encontro Teórico Metodológico sobre a Teoria Histórico-cultural:estado das pesquisas. 2014. (Outro).. . 0.
    11. LONGAREZI, A. M. ; FEROLA, B. C. ; GERMANOS, E. ; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. ; SANTOS, V. N. ; SOUSA, W. D. D. ; JUCHEM, W. O. ; SANTOS, D. S.. A formação do pensamento conceitual na perspectiva histórico-cultural. 2013. Outro
    12. LONGAREZI ; FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. I Coloquio Internacional sobre o Ensino Desenvolvimental. 2012. Congresso
    13. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. I Seminário de Educação Integral do Município de Ituiutaba/MG. 2011. (Outro).. . 0.
    14. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Coordenação técnico pedagógica e administrativa para implantação do Polo UAB em Ituiutaba/MG. 2011. (Outro).. . 0.
    15. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Oimpíada de Língua Portuguesa 2ª edição. 2010. (Concurso).. . 0.
    16. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Programa Acelerar para vencer-PAV. 2010. (Outro).. . 0.
    17. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Projeto Cadeia Produtiva da Cana de açúcar. 2010. (Outro).. . 0.
    18. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Projeto de ensino Sanitarista mirim. 2010. (Outro).. . 0.
    19. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar em Língua Portuguesa e Matemática. 2009. (Outro).. . 0.
    20. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Avaliação de Desempenho. 2009. (Outro).. . 0.
    21. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Conferência Municipal de Educação de Ituiutaba/MG- COED- CONAE. 2009. (Outro).. . 0.
    22. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. I Seminário Inernacional de Educação do Triângulo Mineiro. 2009. (Outro).. . 0.
    23. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.. Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. 2008. (Concurso).. . 0.
    24. FRANCO, Patrícia Lopes Jorge.; DEMETRIO, A. ; MENEZES ; FERREIRA, D. C. ; ANDRADE, L. S. ; CUNHA, T. R. S. ; PAULA, A. M. S.. I Seminário Municipal de Educação: Experiências Exitosas no cotidiano Escolar. 2007. Outro

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06