Lattes UEMG

Cristina Hill Favero

Mestrado em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2014), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), Graduanda em Letras Libras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016), MBA em Organizações e Estratégias pela Universidade Federal Fluminense (2014), Especialização em Psicopedagogia Clínico-Institucional pela Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro (2000), Pós-Graduação em Educação Especial pela UNIRIO (2010), Pós-Graduação em Libras pela Universidade Dom Alberto (2020). No mestrado aprofundou estudos em inclusão, focando estudos na questão da construção de acessibilidades como quesito imprescindível para a construção de educação eficiente, eficaz e de qualidade. Atuou como Professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, no A.E.E - Atendimento Educacional Especializado. Atualmente Professora Efetiva da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), com experiência de atuação nas disciplinas de Educação Inclusiva, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, Libras, Estágio Supervisionado, AEE - Políticas e Práticas e Didática, Coordenadora do Curso de Pedagogia até agosto de 2020 e Coordenadora do Grupo de pesquisa, Extensão e Estudos IDEA - Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3544126081858825 (01/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG Unidade Barbacena. Rua Coronel José Máximo São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 30523100 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (9)
    1. 2020-Atual. A Sucatoteca como meio de integracao entre a memoria do brincar e a preservacao do meio ambiente
      Descrição: O presente projeto tem como finalidade recuperar a memória dos brinquedos e do brincar, de modo a contribuir para a economia de recursos naturais utilizados na confecção de brinquedos e para a preservação do meio ambiente. Busca-se sensibilizar as crianças para o reuso de materiais que seriam descartados; incentivar a valorização do brinquedo artesanal como atividade geradora do desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança; oportunizar a criatividade, por meio da descoberta, exploração e interação com materiais alternativos; envolver a comunidade de Carangola na promoção da coleta seletiva; promover oficinas de criação de brinquedos com materiais alternativos junto aos professores da educação básica; divulgar os resultados do projeto em periódicos acadêmicos especializados e em eventos de divulgação. Norteia o desenvolvimento deste trabalho a perspectiva de Walter Benjamin (1984) sobre o brinquedo e as brincadeiras, para quem o brincar é tecido por histórias e os brinquedos são elaborados pelas próprias crianças e pelos adultos que as cercam. Ressalta ainda que os brinquedos artesanais são as primitivas formas de brincar que as crianças buscam e que, paradoxalmente, são-lhes subtraídas. Materiais que são colados pelas ações das crianças é que tecem sua forma, fundando uma obra onde apenas havia objetos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Paloma Rezende de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    2. 2020-Atual. Acessibilidades no Contexto Escolar: Interacoes, Convergencias e Possibilidades
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é a avaliação da aderência das escolas municipais aos aspectos da acessibilidade. Durante a elaboração da dissertação de mestrado, com base em revisão da literatura, efetuada de forma metódica em um conjunto de 45 artigos selecionados de modo sistemático das bases SCOPUS e SciELO, foi construído um instrumento de pesquisa para avaliação da aderência das escolas às práticas da acessibilidade. Este instrumento, que contemplou 47 variáveis organizadas em 6 dimensões (arquitetônica, metodológica, atitudinal, comunicacional, instrumental e programática), e será aplicado aos gestores atuantes em escolas públicas estaduais, situadas no município de Barbacena. Como resultado da aplicação e análise dos dados da pesquisa, serão construídos relatórios, os quais identificaram as possíveis dimensões com maior incidência e as com menores índices de incidência. O relatório será entregue aos gestores com o intuito de embasar futuras decisões sobre a construção e/ou que busquem sustentar/construir/ampliar as acessibilidades nas escolas estaduais de Barbacena.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Michelle Alexandra Gomes alves - Integrante / Jorge de Assis Costa - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    3. 2019-Atual. IDEA ? Grupo de Pesquisa, Extensao e IDEA ? Grupo de Pesquisa, Extensao e Estudos em Inclusao, Diversidade, Educacao e Acessibilidade
      Descrição: A Educação Inclusiva, ao longo da história, vem inserindo seus conceitos nos mais diversos segmentos da sociedade, da educação e da vida cotidiana das pessoas. O acesso à diversos atendimentos, passou a ser fator prioritário de inclusão social e educacional ao se considerar que todos têm os mesmos direitos, seja no trabalho, na vida social, na educação e na forma de se comunicarem. Em meio a inserção do conceito de igualdade, transformações surgem, maneiras diferentes de organizar-se social, cultural, política e economicamente. A inclusão educacional é um processo que consiste em ofertar para todos os indivíduos, acesso aos conhecimentos e saberes estabelecidos pela sociedade, bem como o uso das tecnologias e ao acesso às informações diferentes, principalmente aquelas que traz um referencial para sua vivência diária e a comunidade no qual está inserido. Assim, estudos e pesquisas relacionadas a inclusão são primordiais no contexto acadêmico de formação de professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador / Paloma Rezende de Oliveira - Integrante / Ana Carolina de Almeida Bergamaschi - Integrante / Cláudia Regina da Silva - Integrante / Adriana Cristina de Melo Oliveira - Integrante / Ana Paula de Lima - Integrante / Camila Moreira Elias - Integrante / Lariane Raquiele Carvalho - Integrante / Leticia Claudiane Almeida Vargas - Integrante / Mara Mariana Faria Reis - Integrante / Tatiene Luzia Alves da Silva - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    4. 2018-2019. Conhecimentos sobre politicas publicas educacionais na otica dos professores da educacao basica
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia de Oliveira - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    5. 2018-2019. GEPEPPGE - Grupo de Estudos Pesquisa e Extensao Politicas Publicas e Gestao Educacional
      Descrição: Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino inscritos no campo de estudos sobre Política e a Gestão Educacional e sobre a Intersetorialidade entre as Políticas Sociais. O GEPEPPGE realiza Seminários de Pesquisa e de Extensão e tem promovido a articulação dos trabalhos nesta tríade, bem como a articulação entre a UEMG, a educação básica e a sociedade. O trabalho nos projetos do GEPEPPGE tem repercussões positivas no ensino na UEMG e no aprofundamento da cidadania a partir das relações entre a Universidade e a comunidade local, bem como tem possibilitado avançar nos caminhos da pesquisa . Os trabalhos na pesquisa, extensão e ensino podem repercutir na produção de conhecimentos novos e, a partir disso, podemos publicar/comunicar em artigos, livros e eventos, podemos oferecer formação em modalidades diversas e elaborar materiais didáticos para isto, sendo que a consolidação destes trabalhos aponta para o fortalecimento institucional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Rita de Cássia de Oliveira - Coordenador.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    6. 2015-2016. Vivenciando e Experimentando: Ciencia ao Alcance de Todos
      Descrição: Através de práticas em laboratório o projeto buscou tornar o estudo das ciências um momento dinâmico, inclusivo e de real significância para todos os alunos. a construção de conhecimentos, mediante o protagonismo dos alunos foi fundamental para o sucesso das atividades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador / Cleiton Costa Pereira - Integrante. Financiador(es): Prefeitura de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    7. 2013-2013. Dicionario de Libras: Sinalizando Juiz de Fora
      Descrição: Este projeto pretendeu voltar o olhar para a escola como um lugar de construção de novas práticas e de pesquisa, ressaltando a importância da inclusão e do respeito linguístico, por meio da elaboração de um dicionário de Libras com os sinais próprios de Juiz de Fora, que servirá como recurso didático e de pesquisa para os educandos e demais profissionais das escolas da rede pública de ensino do município.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador. Financiador(es): Prefeitura de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    8. 2011-2012. Familia Ferreira Lage: Sua Historia, Nossa Heranca
      Descrição: O projeto visou uma construção coletiva, dos alunos dos 5º e 9º anos, sobre Juiz de Fora. Permeará todo o trabalho o resgate de valores e sentimentos de cidadania tão importantes, desde a infância perpassando pela adolescência, para a construção de uma vida adulta digna, possibilitando um olhar crítico e participativo. Sendo de suma importância para o projeto as descobertas de atitudes de conservação do patrimônio histórico e suas consequências para as gerações futuras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador / Elayne Luciana Leite de Melo - Integrante. Financiador(es): Prefeitura de Juiz de Fora - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    9. 2010-2010. Descortinando realidades: a (re)construcao de novos espacos para alunos(as) surdos(as) e alunos(as) ouvintes
      Descrição: Acreditando em uma proposta inclusiva bilíngue, que possa se realizar com sucesso, a questão maior a ser atingida pelo projeto, depois de uma educação de qualidade para todos, seria o respeito ao espaço do outro. Ou seja, se faz necessário o aprender a interagir na sua amplitude, direcionando um trabalho interdisciplinar que possibilite, tanto os(as) alunos(as) surdos(as), como os(as) alunos(as) ouvintes a (re)construirem conhecimentos de forma interacional, não deixando que se criem realidades distintas dentro de um mesmo espaço ? a sala de aula. A culminância do projeto se dará com a publicação das atividades.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Hill Fávero - Coordenador / Elimar Pimentel Soares - Integrante / Vânia Caldeira Brant Guimarães - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Cristina Hill Favero.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (59)
      1. III SEMANA DA PEDAGOGIA E I JORNADA INTERNACIONAL DA UEMG/BARBACENA.O Lúdico na Educação Infantil. 2020. (Seminário).
      2. III SEMANA DA PEDAGOGIA E I JORNADA INTERNACIONAL DA UEMG/BARBACENA.Reflexões sobre as ações realizadas pelo PIBID e sua importância na formação de futuros docentes.. 2020. (Seminário).
      3. III SEMANA DA PEDAGOGIA E I JORNADA INTERNACIONAL DA UEMG/BARBACENA.Educação Inclusiva: redefinindo o papel do professor. 2020. (Seminário).
      4. 21° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG e XII CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania. ?Educação Inclusiva: Formação Humana, Cidadania e Direitos?. 2019. (Congresso).
      5. 21° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG e XII CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania da UEMG Barbacena.?Inclusão Social na Educação Infantil?. 2019. (Seminário).
      6. 21° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG e XII CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania da UEMG Barbacena.?Inclusão escolar e a atuação em uma escola bilíngue: possibilidades e desafios?. 2019. (Seminário).
      7. 21° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG e XII CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Ciência, Educação e Democracia: diálogos para a cidadania da UEMG Barbacena.?SÍNDROME DE DOWN: INCLUSÃO FAMILIAR E ESCOLAR?. 2019. (Seminário).
      8. V Seminário Nacional de gestão e Avaliação em Educação.PRODUÇÃO LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: METODOLOGIA E PRÁTICA EM BUSCA DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL. 2019. (Seminário).
      9. V Seminário Nacional de gestão e Avaliação em Educação.DIÁLOGOS SOBRE INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS SOCIAIS: EXTENSÃO COMO CAMPO POTENTE PARA ARTICULAÇÃO ENTRE AS TEORIAS E AS PRÁTICAS SOCIAIS. 2019. (Seminário).
      10. Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais - UNCME?MG. 2018. (Encontro).
      11. I ENCONTRO DIÁLOGOS SOBRE A INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS SOCIAIS. 2018. (Encontro).
      12. XI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Educação, Política e Sociedade: desafios contemporâneos. DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E CONHECIMENTOS SOBRE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL. 2018. (Congresso).
      13. XI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO Educação, Política e Sociedade: desafios contemporâneos. RELATANDO EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS SOBRE A INTERSETORIALIDADE ENTRE POLÍTICAS SOCIAIS. 2018. (Congresso).
      14. III Seminário Nacional de gestão e Avaliação em Educação. 2017. (Seminário).
      15. III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação."Acessibilidade: Um Estudo nas Escolas Municipais de Juiz de Fora". 2017. (Seminário).
      16. III SIDE - Seminário Internacional Diferenças e Educação.Formação bilingue do surdo: influência da aquisição tardia de língua de sinais na proficiência da segunda língua. 2017. (Seminário).
      17. III SIDE - Seminário Internacional Diferenças e Educação.Procedimentos para o trabalho de produção linguísticana sala de aula. 2017. (Seminário).
      18. Almaviva.Mini curso de Libras. 2016. (Outra).
      19. Segunda roda de conversa sobre a história dos surdos de Juiz de Fora em Libras. 2016. (Encontro).
      20. Setembro azul - Um olhar para novos desafios da comunidade Sur. 2016. (Seminário).
      21. Encontro de Educadores: "Lendo imagens". 2015. (Encontro).
      22. Encontro de Educadores: "O Educador como agente na preservação". 2015. (Encontro).
      23. II SIDE - Seminário Internacional Diferenças e Educação.Acessibilidade: um estudo nas escolas municipais de Juiz de Fora. 2015. (Seminário).
      24. Encontro de Educadores: Lançamento do CD Parque do Museu Mariano Procópio. 2014. (Encontro).
      25. Pedagogia de Projetos: Um Convite a Novas Descobertas. 2014. (Outra).
      26. VIII Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2014. (Seminário).
      27. XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2014. (Simpósio).
      28. Encontro de Educadores: Lançamento de livro.Família Ferreira Lage: Sua História, Nossa Herança. 2013. (Encontro).
      29. VII Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2013. (Seminário).
      30. Encontro de Educadores.10ª semana de Museus. 2012. (Encontro).
      31. Encontro de Educadores: "Ações Educativas e Possibilidades". 2012. (Outra).
      32. Encontro de Educadores: "Vivências e Experimentações". 2012. (Encontro).
      33. Encontro de Educadores: Visita técnica a Villa Ferreira Lage. 2012. (Encontro).
      34. VIII Semana Pedagógica.Noções de Libras. 2012. (Oficina).
      35. VI Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2012. (Seminário).
      36. Arte em Trânsito.Família Ferreira Lage: Sua História, Nossa Herança. 2011. (Outra).
      37. I Seminário Infâncias: Gênero, Sexualidades e Diversidade. 2011. (Seminário).
      38. TIC Tecnologias da Informação e Comunicação e Aprendizagem. 2011. (Outra).
      39. V Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade.(Re) Desenhando e Valorizando o Patrimônio Cultural de Juiz de Fora: Fazeres e Práticas Inclusivas nas Aulas de Artes. 2011. (Seminário).
      40. V Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade. 2011. (Seminário).
      41. V Seminário de Educação Inclusiva - Direito à Diversidade.Um Fazer Multidisciplinar: Construção de Práticas na Educação de Surdos(as). 2011. (Seminário).
      42. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação- ANPED. 2010. (Seminário).
      43. Atendimento Educacional Especializado - Aprofundamento. 2010. (Outra).
      44. "Infância e Cultura: Diálogos com Gestores". 2009. (Encontro).
      45. 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. 2009. (Seminário).
      46. Grupo de Estudos "Extrapolando a Sala de Aula". 2009. (Encontro).
      47. "Infância e Cultura: Diálogos com gestores".A criança surda: primeira infância. 2008. (Outra).
      48. 31ª Reunião Anual da Associação Nacional ded Pós-Graduação em Educação - ANPED. 2008. (Congresso).
      49. Grupo de Estudos "Extrapolando a Sala de Aula". 2008. (Encontro).
      50. Grupo de Estudos da Educação Infantil: Teorias e Práticas Pedagógicas. 2008. (Encontro).
      51. IV Seminário de Gestores e Educadores - Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2008. (Seminário).
      52. VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação. 2008. (Seminário).
      53. VI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação. 2008. (Seminário).
      54. Um olhar sobre os Surdos e sua Diversidade. 2005. (Seminário).
      55. II Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2004. (Simpósio).
      56. II Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora. 2003. (Simpósio).
      57. Arte sem Barreira. Libras: Comunicação, educação e socialização. 2002. (Congresso).
      58. Arte sem Barreiras. 2002. (Congresso).
      59. VIII Jornada de Educação Municipal - Perspectivas da Sociedade Brasileira Contemporânea e seus Projetos. 2002. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. FÁVERO, C. H.. III SEMANA DA PEDAGOGIA E I JORNADA INTERNACIONAL DA UEMG/BARBACENA. 2020. (Congresso).. . 0.
      2. FÁVERO, C. H.; PEREIRA, G. W. D.. ?Inclusão: O Olhar da Família?. 2019. Outro
      3. FÁVERO, C. H.. A vida e a obra de Helen Keller. 2019. (Outro).. . 0.
      4. FÁVERO, C. H.. ?Educação Inclusiva: Formação Humana, Cidadania e Direitos?. 2019. (Exposição).. . 0.
      5. OLIVEIRA, Rita de Cássia ; FÁVERO, C. H.. I SEMINÁRIO DE PESQUISA CONHECIMENTOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA ÓTICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018. Outro
      6. OLIVEIRA, Rita de Cássia ; FÁVERO, C. H.. III ENCONTRO DIÁLOGOS SOBRE A INTERSETORIALIDADE ENTRE AS POLÍTICAS SOCIAIS. 2018. Outro

    Lista de colaborações



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01