Lattes UEMG

Rita de Cassia Oliveira

Concluiu a Licenciatura e o Bacharelado em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação, pela UFJF. Professora efetiva na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), trabalhando na Graduação na Unidade de Barbacena e como membro do Corpo Docente Permanente do Mestrado em Educação e Formação Humana da FAE/UEMG. Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Avaliação e Gestão da Educação da FACED/UFJF. Pesquisadora na FACED/UFJF desde 2005. A partir de 2010 é pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE), da UFJF. E a partir de fevereiro de 2018 Coordena o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Política Pública e Gestão Educacional (GEPEPPGE-UEMG).Tem experiência profissional nas áreas: Gestão Pública; Pesquisa em Educação; Docência na Pós-Graduação Stricto Sensu (UFJF) e Lato Sensu (UFJF e outras); Docência no Ensino Superior presencial na UFJF e UEMG e à distância na UFJF; Docência no Ensino Fundamental na rede pública de Juiz de Fora. Os trabalhos na Docência, pesquisa e gestão tem abarcado, no campo das Políticas e Gestão Educacionais, os temas: formação de professores e de gestores educacionais; financiamento; direito; democratização; qualidade; legislação; sistemas de ensino; descentralização; gestão escolar; currículo, avaliação, planejamento, intersetorialidade entre as políticas sociais; relação público x privado. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2509406970601689 (18/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Estadual de Minas Gerais - Unidade Barbacena. Rua Coronel José Máximo São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 30523100
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2018-Atual. Conhecimentos sobre politicas publicas educacionais na otica dos professores da educacao basica
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas e gestão educacionais. Parte do reconhecimento de que gestores na educação básica têm a formação inicial em cursos de licenciatura e da exigência de que eles tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais para realizar as práticas profissionais. A proposição do projeto foi pautada pelo reconhecimento de haver consolidação do campo de conhecimentos sobre as políticas públicas educacionais, no Brasil (STREMELL, 2017) e, de outro lado, de que ainda há muitos desafios a serem superados nos processos de gestão das políticas educacionais na educação básica. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles acerca do que a prática exige de saberes sobre as políticas educacionais. O projeto é desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, bem como sobre formas para melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.#10;#10;Participam do projeto: 2 bolsistas de iniciação científica, 1 aluna voluntária do curso de pedagogia na UEMG Barbacena, 1 mestranda do Mestrado em Educação e Formação Humana da UEMG, 2 Professoras da UEMG Barbacena, 1 Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. #10;O Projeto é coordenado pela Profa Dra Rita de Cássia Oliveira - Profa na Unidade de Barbacena e no Mestrado em Educação e Formação Humana, da UEMG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Cristina Hill Fávero - Integrante / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Helania Martins de Souza - Coordenador / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Cristina Hill Fávero - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante.
      Membro: Helania Martins de Souza.
      Descrição: Este projeto se inscreve no campo de estudos das políticas educacionais, com o foco na gestão escolar. Parte do reconhecimento da exigência de que gestores escolares tenham conhecimentos específicos sobre os temas inscritos no campo de estudos das políticas educacionais, reconhecendo-se haver a oferta de certo nível desses conhecimentos na formação inicial e continuada, bem como a criação de saberes nas práticas dos gestores. A sua proposição foi pautada, também, na constatação de ainda haver dificuldades na aplicabilidade desses conhecimentos. O objetivo deste projeto de pesquisa é conhecer, a partir da ótica dos professores que atuam na educação básica, o que eles consideram necessário saber sobre as políticas educacionais. Não se trata, portanto, de aferir os conhecimentos destes profissionais, mas de conhecer o entendimento deles como objetivado. O projeto será desenvolvido na jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena/MG. Há expectativas de resultados que contribuam para novos conhecimentos sobre como aprimorar a formação inicial e continuada e, também, as práticas dos professores-gestores, sobre como melhorar o apoio da gestão das redes de ensino às escolas e sobre como potencializar a intersetorialidade entre a escola e outras instituições.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristina Hill Fávero - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Coordenador / Helania Martins de Souza - Integrante / Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira - Integrante / Simone de Jesus Araújo - Integrante / Tatiane P. Paulino - Integrante / Luciana A. Lana - Integrante / Eva Flávia de Oliveira - Integrante.
      Membro: Cristina Hill Favero.
    2. 2016-Atual. Diretores de escola, base nacional comum curricular e gestao do curriculo.
      Descrição: Este projeto propõe elucidar área ainda obscura nas pesquisas do Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação (GPPSE) e do campo das políticas educacionais. Objetiva conhecer o que explica a elevada concordância de diretores de escola em Minas Gerais em relação à existência de currículos unificados no estado e no país. A hipótese é que isso se deva à necessidade de uma pauta com base na qual seja realizado o debate pedagógico com professores em suas escolas. O GPPSE desenvolve pesquisas nessa área desde 2002, contando sempre com o apoio da FAPEMIG e da UFJF. Concluiu, em 2013, pesquisa realizada por meio de survey respondido por 3.483 diretores de escolas mineiras. A proposta atual se apoiou nos dados desse survey para definir seu objetivo. Realizaremos Grupos Focais com diretores de escolas da rede estadual no município de Juiz de Fora/MG, organizados conforme as oito regiões da cidade, a fim de aprofundar o entendimento de razões da adesão de diretores a um currículo comum, de como têm lidado com o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como eles lidam com a articulação de uma BNCC com o currículo vigente em Minas Gerais e coordenam a construção da proposta curricular em suas escolas. O tema é relevante dado o período de elaboração BNCC, atendendo disposição do Plano Nacional de Educação de 2014. Professores e gestores mostraram nas pesquisas anteriores do GPPSE a sua concordância em relação aos currículos comuns. Contudo, predomina uma opinião contrária a esta entre muitos pesquisadores da área de Currículo. A opinião de diretores escolares sobre um currículo comum pode ter impacto sobre os debates na área de Educação e sobre as políticas curriculares. Diretores escolares são lideranças. Contar com sua participação no processo de implementação da BNCC pode ser fator decisivo para a garantia de direitos de aprendizagem de nossos estudantes. Esse é conhecimento que a Área de Educação pode colocar a serviço das escolas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (9) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Beatriz de Basto Teixeira - Coordenador / Paula Batista Lessa - Integrante / Cássia Pires Fernandes - Integrante / Rafaela Reis Azevedo de Oliveira - Integrante / Janaina Sara Lawall - Integrante / Elimar Ponzzo Dutra Leal - Integrante / Luciana Castro Oliveira Machado - Integrante / Silvia Regina Benigno Silveira - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
    3. 2011-2016. Gestao escolar, recursos e desenvolvimento curricular: desafios para a lideranca.
      Descrição: A realização de pesquisas sobre o funcionamento das políticas de financiamento da educação e sobre as políticas curriculares levou o Grupo de Pesquisa Política e Sociologia da Educação ao interesse pela pesquisa sobre o que faz o gestor escolar. É ele o responsável pela condução de processos de planejamento, também aquele que cuida da aplicação dos recursos financeiros enviados às escolas. Também pode ser o condutor de um processo de planejamento curricular que resulta na construção de um projeto pedagógico mais, ou menos, adequado aos objetivos postos para o ensino. É desse raciocínio que surge nosso interesse pela pesquisa sobre a gestão escolar, mais especificamente sobre o papel do diretor frente ao trabalho realizado pela equipe escolar e a comunidade de pais, alunos, professores e funcionários da escola. #10;Se recursos materiais e humanos são condições para a aplicação de orientações curriculares, talvez essa seja manifestação de que as políticas educacionais se fecham num círculo (vicioso ou virtuoso, dependendo dos resultados produzidos para além dos indicadores meramente educacionais) em que financiamento, formação de professores, currículo, gestão, participação e avaliação se influenciam reciprocamente.#10;As políticas de financiamento se deslocaram em direção à escola. Recursos destinados às unidades escolares depositaram sobre a sua gestão a enorme responsabilidade de usar esses recursos em favor de realizar o que passaria a ser a educação de qualidade convencionada pela escola. A hipótese em análise postula a que boas práticas estão vinculadas à percepção que os diretores(as) têm da liderança que exercem junto a docentes e comunidade, dentro e no entorno da escola, da confiança e respeito que acreditam ter dos demais, pessoas que convivem dentro da instituição, e a temas diversos vinculados a superação de obstáculos e a uma percepção de domínio sobre os processos de gestão por parte do diretor. #10;Assim, nessa proposta, o objetivo central é buscar informa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Beatriz de Basto Teixeira - Coordenador / Rosimar de Fátima Oliveira - Integrante / Paula Batista Lessa - Integrante / Nascimento, Tarcília Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
    4. 2011-2013. Diagnostico da Qualidade de Ensino na Educacao de Jovens e Adultos (EJA): um estudo de caso
      Descrição: Pesquisa interinstitucional aprovada nos termos do Edital INEP/CAPES 038/2010 Observatório da Educação, com vigência no período de 2011 a 2013, tem como núcleos locais as Universidades Estadual de Campinas (UNICAMP), Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Federal de Juiz de Fora (UFJF), representadas, respectivamente, pelos professores Drª Débora Jeffrey, Drª Jane Paiva, Dr. Rubens Luiz Rodrigues. A pesquisa visa refletir sobre a qualidade de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos sistemas municipais e estaduais das cidades de Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG). A partir do estudo de caso, propõe-se a perscrutar: Como é definida a qualidade do ensino na modalidade EJA? Existem indicadores de qualidade de ensino estabelecidos pelos gestores educacionais que oferecem a modalidade? Como são identificadas e avaliadas as chamadas experiências exitosas na EJA pelos sistemas de ensino municipais e estaduais? Enfim, as experiências realizadas na EJA, de fato, estão conseguindo conciliar questões políticas e pedagógicas que as envolvem? Para tanto, nos três núcleos reunidos participam 38 bolsistas, distribuídos segundo a proporcionalidade das matrículas compreendidas no Município do polo, sendo: 8 pós-graduandos (Mestrado ou Doutorado), 13 graduandos e 17 Profissionais vinculados à Educação Básica.. #10;#10;Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . #10;#10;Integrantes: Rubens Luiz Rodrigues - Coordenador / Geruza Cristina Meirelles Volpe - Integrante / Airam Regina de Aquino Martins - Integrante / Mariângela Tostes Innocêncio - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Amanda Cristina Bastos Costa - Integrante / Cleonice Halfeld Solano - Integrante / Marly Aparecida de Oliveira Cardoso - Integrante / Rodrigo Bellei Oliveira - Integrante / Cristina Pereira Cabido - Integrante / Dayliane de Souza - Integrante / Hellen Ferreira Carvalho Coutinho - Integrante / Alessandra Evangelista - Integrante.#10;Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Rubens Luiz Rodrigues - Coordenador / Martins, Airam Regina de Aquino - Integrante / Geruza Cristina Meirelles Volpe - Integrante / Mariângela Tostes Innocêncio - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
    5. 2010-2010. Financiamento da educacao em cidades mineiras: dez anos de FUNDEF (1998-2007)
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar o financiamento da educação nos Municípios de Viçosa e Juiz de Fora, Minas Gerais, a partir das políticas educacionais formuladas pelo Poder Público local e implementadas nas respectivas redes municipais de ensino durante a década que compreende o ano de implementação do FUNDEF (1998) e o ano de implementação do FUNDEB (2007), a partir de quatro eixos interdependentes: recursos financeiros, atendimento e gestão, valorização do magistério, acompanhamento e controle social... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Beatriz de Basto Teixeira - Coordenador / Rosimar de Fátima Oliveira - Integrante / Nascimento, Tarcília Fernandes - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.
    6. 2007-2009. Cultura e construcao do conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestao das escolas publicas do municipio de Juiz de Fora.
      Descrição: O presente projeto visa refletiras condições em que a gestão escolar desenvolve o pluralismo cultural presente na sociedade brasileira, buscando garantir a igualdade do direito educacional para todos. Analisa as perspectivas da abordagem cultural pela gestão escolar de modo a contribuir para a emancipação dos sujeitos coletivos e individuais, bem como para projetos de transformação social. Busca conhecer a realidade sociocultural das escolas públicas do município de Juiz de Fora, compreendendo a concepção de cultura presente na gestão das unidades de ensino.. #10;#10;Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . #10;#10;Integrantes: Rubens Luiz Rodrigues - Coordenador / Ivone Ribera Ambrósio - Integrante / Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Marcílio Lima da Cunha - Integrante / Eliza Ferreira Brugiolo - Integrante / Elisa Sathler Berbert - Integrante / Amanda Cristina Bastos Costa - Integrante / Beanilde Toledo Fuscaldi - Integrante / Sônia Marta Coelho Pereira - Integrante / Cleonice Halfeld Solano - Integrante / Valdete Silva e Souza - Integrante / Ana Carolina Brugger Silva - Integrante / Josiane Cristina dos Santos - Integrante / Regina Kope - Integrante / Danilo de Oliveira Fonseca - Integrante.#10;Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Rita de Cássia Oliveira - Integrante / Rubens Luiz Rodrigues - Coordenador / Cleonice H. Solano - Integrante / Amanda Cristina B. Costa - Integrante / Ivone R. Ambrósio - Integrante / Ana Carolina B. Silva - Integrante.
      Membro: Rita de Cassia Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. MEDALHA SANTOS DUMONT, Governo do Estado de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Rita de Cássia Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (56)
    1. V Seminário Nacional em Gestão e Avaliação da Educação do Programa de Pós Graducação Profissional Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação.Diálogos sobre intersetorialidade entre as políticas sociais: extensão como campo potente para articulação entre as teorias e as práticas sociais. 2019. (Seminário).
    2. V Seminário Nacional em Gestão e Avaliação da Educação do Programa de Pós Graducação Profissional Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação.Saberes docentes sobre política e gestão educacional: o que é preciso conhecer?. 2019. (Seminário).
    3. Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Minas Gerais. 2018. (Encontro).
    4. I Encontro : Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais.Intersetorialidade entre as políticas sociais: as instituições, o território e o funcionamento do Estado. 2018. (Encontro).
    5. II Encontro : Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais.Diálogos sobre intersetorialidade entre as políticas sociais:articulação entre as teorias e as práticas de implementação de políticas. 2018. (Encontro).
    6. IV Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação. 2018. (Seminário).
    7. IV Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação.Coordenação do Grupo de Trabalho sobre Políticas Educacionais. 2018. (Seminário).
    8. XI CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO : Educação, P Política e Sociedade. Perspectivas da Pesquisa na Pós-Graduação na Atualidade. 2018. (Congresso).
    9. Encontro de Profissionais e Estudantes das áreas de Exatas, Humanas e Saúde.Educação em Tempo Integral. 2017. (Encontro).
    10. III Seminário Nacional de Gestão e Avaliação em Educação- Coordenação do GT Políticas Públicas Educacionais.Coordenação do Grupo de Trabalho Políticas Públicas Educacionais. 2017. (Seminário).
    11. V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - FINEDUCA.Financiamento e programas do PDE, modernização na gestão de políticas da União ou centralização?. 2017. (Encontro).
    12. IX Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Semana de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Minas Geriasi. Coordenação do Grupo de Trabalho sobre Políticas Educacionais. 2016. (Congresso).
    13. Seminário Qualidade de Ensino na Educação de Jovens e Adultos no contexto de Juiz de Fora.Qualidade de ensino na educação de jovens e adultos no contexto de Juiz de Fora, desenvolvido pelo coletivo de pesquisadores da investigação interinstitucional. 2015. (Seminário).
    14. VIII Congresso de Pequisa e Extensão e III Semana de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mesa Redonda - O PNE: redefinindo paradigmas do direito à educação - Poder, Política e Estado: balanços e perspectivas. 2015. (Congresso).
    15. IV Congresso Ibero - Brasileiro de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Edcação. Programas PDE Escola e Mais Educação e a gestão nos sistemas de ensino municipais. 2014. (Congresso).
    16. Plano Nacional de Educação e seu alinhamento com os planos locais: o desafio da pactuação - Integrante do Comitê Local Formulação do PME/SE//SE/JF.Plano Nacional de Educação e seu alinhamento com os planos locais: o desafio da pactuação - Prof. Dr. José Eustáquio Romão - Instituto Metodista Granbery. 2014. (Seminário).
    17. Segunda etapa da formação de gestores municipais de MG: elaboração e adequação dos Planos Municipais de Educação.Integrante do Comitê local/SE-JF/elaboração e adequação do Plano Municipal de Educação - Encontro organizado e dirigido por SEE/UNDIME. 2014. (Encontro).
    18. Terceira etapa da formação de gestores municipais de MG: elaboração e adequação do Plano Municipal de Educação.Integrante do Comitê local/SE-JF/elaboração e adequação do Plano Municipal de Educação - Encontro organizado e dirigido por SEE/UNDIME. 2014. (Encontro).
    19. I Semana da FACED; VI Semana da Educação e IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE - UFJF.Os gestores como sujeitos políticos no contexto de implementação de políticas nas culturas das escolas: o caso do PDE Escola e do Programa Mais Educação. 2013. (Seminário).
    20. Ciclo de Debates: As políticas públicas educacional para o Brasil contemporâneo: limites e contradições.Ciclo de Debates: As políticas públicas educacional para o Brasil contemporâneo: limites e contradições. 2012. (Simpósio).
    21. IV Congresso Internacional Cotidiano:Diálogos sobre Diálogos. 2012. (Congresso).
    22. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social e Simpósio de Pós-Graduação. Intersetorialidade entre as políticas públicas educacionais: limites e possiblidades para a qualidade no ensino. 2012. (Congresso).
    23. XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Gestão Escolar, recursos e desenvolvimento curricular: desafios para a liderança.. 2012. (Seminário).
    24. Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - Diagnóstico da qualidade do ensino na Educação de Jovens e Adultos.Diagnóstico da qualidade do ensino na Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Encontro).
    25. Seminário do Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Educacional da Faculdade Metodista Grambery; Inst.promotora/financiadora: Faculdade Metodista Grambery - Pós-Graduação Latu Sensu.Legislação Educacional. 2011. (Seminário).
    26. Seminário Ética Profissional do Professor das séries iniciais.Ética Profissional do Professor das séries iniciais. 2011. (Seminário).
    27. VIII SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL.Minicurso O financiamento da educação no Brasil. Plano Nacional de Educação: o que há de novo?. 2011. (Simpósio).
    28. VI Simpósio Internacional : O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.OS EFEITOS FINANCEIROS E ORGANIZACIONAIS DO FUNDEF E DO FUNDEB EVIDENCIANDO A EXIGÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO. 2011. (Simpósio).
    29. VI Simpósio Internacional : O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2011. (Simpósio).
    30. VI Simpósio Internacional : O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.OS EFEITOS FINANCEIROS E ORGANIZACIONAIS DO FUNDEF E DO FUNDEB EVIDENCIANDO A EXIGÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO. 2011. (Simpósio).
    31. VI Simpósio Internacional : O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS DENTRO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. 2011. (Simpósio).
    32. XVII Seminário de Iniciação Científica da UFJF.Gestão escolar, recursos e desenvolvimento curricular: desafios para a liderança. 2011. (Seminário).
    33. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DIRETO ÀS ESCOLAS E QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR. 2011. (Simpósio).
    34. Federalismo e Políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil / UFPR.Por dentro do financiamento escolar: o Plano de Desenvolvimento da Escola. 2010. (Encontro).
    35. I Congresso Ibero-Luso-Brasileiro, Portugal e Espanha. Financiamento da educação e cultura política na escola, mudanças necessárias. 2010. (Congresso).
    36. Seminário do Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Educacional da Faculdade Metodista Grambery; Inst.promotora/financiadora: Faculdade Metodista Grambery - Pós-Graduação Latu Sensu.Administração e direção da escola: limites e perspectivas presentes no exercício do papel de dirigente das instituições de ensino, 2009.. 2010. (Seminário).
    37. VI Seminário Regional de políticas e Administração da Educação e do Nordeste.A gestão de recursos financeiros do FUNDEF/FUNDEB no município de Juiz de Fora - MG. 2010. (Seminário).
    38. VI Seminário Regional de políticas e Administração da Educação e do Nordeste.Os impactos do FUNEF na composição dos recursos aplicados em MDE no município de Juiz de Fora - MG. 2010. (Seminário).
    39. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Cultura e construção do conhecimento: Desafios e perspectivas presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora. 2010. (Encontro).
    40. Curso de Formação de Professores - Prefeitura de Juiz de Fora/Secretaria de Educação/Centro de Formação do Professor/Escola de Gorverno.Recursos Financeiros e a concretização do projeto político-pedagógico. 2009. (Outra).
    41. II Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar - Cultura e Construção do Conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão de escolas públicas do município de Juiz de Fora - NESCE/FACED/UFJF.Cultura e Construção do Conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão de escolas públicas do município de Juiz de Fora. 2009. (Seminário).
    42. Seminário do Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Gestão Escolar, Instituto Granbery.Administração e Direção da Escola: limites e perspectivas presentes no exercício do papel de dirigente das instituições de ensino. 2009. (Seminário).
    43. I ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÁO EM SERVIÇO SOCIAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2008. (Encontro).
    44. III Seminário Internacional : Escola e Cultura - Pontíficia Universidade Católica de São Paulo.Administração dos Recursos na Escola: Desafios nos caminhos da qualidade do ensino. 2008. (Seminário).
    45. I SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÁO EM CIENCIAS SOCIAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. 2008. (Seminário).
    46. Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar-Universidade Federal de Juiz de Fora/FACED/NESCE.ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS NA ESCOLA: DESAFIOS NOS CAMINHOS DA QUALIDADE DO ENSINO. 2008. (Seminário).
    47. V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós - Graduação em Educação - UFJFUniversidade Federal de Juiz de Fora/FACED/NESCE.Uma abordagem do financiamento público da educação privada na rede municipal de ensino de Juiz de Fora: (des) caminhos para a democratização do ensino. 2007. (Seminário).
    48. IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.Finaciamento Público da Educação Privada: um estudo no sistema municipal de ensino em Juiz de Fora. 2006. (Seminário).
    49. I Colóquio Nacional Financiamento da Educação no Brasil - Universidade Federal do Paraná Curitiba.I Colóquio Nacional Financiamento da Educação no Brasil. 2005. (Outra).
    50. III Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Juiz de Fora/FACED. 2005. (Seminário).
    51. IV Fórum de investigação qualitativa e III Painel Brasileiro / Alemão de Pesquisa Universidade Federal de Juiz de Fora/FACED. 2005. (Outra).
    52. Mini-curso Avaliaçáo Institucional e de Desempenho - XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administraçáo da Educaçáo.Mini-curso Avaliaçáo Institucional e de Desempenho - XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administraçáo da Educaçáo. 2005. (Simpósio).
    53. V Simpósio ANPAE Sudeste e 9º Seminário ANPAE São Paulo - Educação Brasileira, hoje: formas e reformas.O Financiamento Público da Educação Privada no Município de Juiz de Fora. 2005. (Simpósio).
    54. XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação:Desafios da Educação Brasileira XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE - RJ.A legislação educacional e o debate entre o ensino público e o ensino privado: caminhos e descaminhos para a democratização do ensino. 2005. (Simpósio).
    55. II Simpósio de Formação de Professores de Juiz de Fora-Universidade Federal de Juiz de Fora e Prefeitura de Juiz de Fora. 2004. (Simpósio).
    56. Ciclo de palestras para capacitação do servidor municipal -Prefeitura de Juiz de Fora.Sistema de Arrecadação Municiapal. 2003. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (23)
    1. OLIVEIRA, Rita de Cássia; Teixeira, Beatriz de Basto ; FAVERO, Cristina Hill. Seminário de Pesquisa: Conhecimentos sobre as políticas educacionais na ótica dos professores da educação básica. 2018. Outro
    2. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill ; FROIS, Maria Thereza A. F. M. ; SOUZA, Helânia Martins ; TEIXEIRA, Vilmara Lúcia Rodrigues. I Encontro : Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    3. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. II Encontro: Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    4. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill ; SOUZA, Helânia Martins ; TEIXEIRA, Vilmara Lúcia Rodrigues. III Encontro: Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    5. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. IV Encontro: Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    6. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. V Encontro : Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    7. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill ; SOUZA, Helânia Martins ; TEIXEIRA, Vilmara Lúcia Rodrigues. VI Encontro: Diálogos sobre a Intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    8. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill ; TEIXEIRA, Beatriz de Basto ; SOUZA, Helânia Martins. Seminário da Pesquisa Conhecimentos sobre políticas educacionais na ótica dos professores da educação básica. 2018. Outro
    9. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. I Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    10. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill ; TEIXEIRA, Vilmara Lúcia Rodrigues ; SOUZA, Helânia Martins. II Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as políticas sociais. 2018. Outro
    11. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. III Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as politicas sociais. 2018. Outro
    12. OLIVEIRA, Rita de Cássia. IV Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as politicas sociais. 2018. (Outro).. . 0.
    13. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. V Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as politicas sociais. 2018. Outro
    14. OLIVEIRA, Rita de Cássia; FAVERO, Cristina Hill. VI Encontro Diálogos sobre a intersetorialidade entre as politicas sociais. 2018. Outro
    15. OLIVEIRA, Rita de Cássia; Teixeira, Beatriz de Basto ; OLIVEIRA, R R A. IX Congresso de Pesquisa e Extensão e IV Seminário de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016. Congresso
    16. OLIVEIRA, Rita de Cássia. Seminário presencial da Disciplina Estágio Supervisionado, da UAB/FACED/UFJF. 2016. (Outro).. . 0.
    17. OLIVEIRA, Rita de Cássia; VOLPE, Geruza C.M.. Minicurso O financiamento da educação no Brasil. Plano Nacional de Educação: o que há de novo?. 2011. Outro
    18. RODRIGUES, R. L. ; OLIVEIRA, Rita de Cássia. Grupo Focal do II Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar-Cultura e construlão do conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora NESCE/FACED/UFJF. 2009. Outro
    19. OLIVEIRA, Rita de Cássia. Seminário Administração e direção da escola: limites e perspectivas presentes no exercício do papel de dirigente das instituições de ensino - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional da Faculdade Metodista Granbery. 2009. (Outro).. . 0.
    20. OLIVEIRA, Rita de Cássia; RODRIGUES, R. L.. Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar - Projeto Cultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora. 2008. Outro
    21. OLIVEIRA, Rita de Cássia. Grupo Focal do Seminário de Pesquisa em Gestão Escolar-Projeto Cultura e construção do conhecimento: desafios e perspectivas presentes na gestão das escolas públicas do município de Juiz de Fora. 2008. (Outro).. . 0.
    22. OLIVEIRA, Rita de Cássia. Mini-curso : Avaliação Institucional e de Desempenho XXII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação - ANPAE - Rio de Janeiro. 2005. (Outro).. . 0.
    23. TAVARES, Taís Moura ; OLIVEIRA, Rita de Cássia ; et all. I Colóquio Nacional Financiamento da Educação no Brasil. 2005. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01