Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e intercâmbio institucional de graduação na Universidade do Porto (UP). Atualmente é professora nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas (UEMG); professora municipal do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; e docente convidada na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FaE-UFMG, onde também realiza estágio de pós-doutorado. Atuou como professora da Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativas da Universidade FUMEC e como gestora municipal do Programa Escola Integrada, da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, diversidade, diferença e reconhecimento; perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral e(m) tempo integral. É membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG. (Texto informado pelo autor)
RAMALHO, Bárbara.; GIANNECCHINI, Ana Clara ; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Você já foi a Portugal dos Pequenitos? Da fruição lúdico-educativa à reflexão (anti)colonial. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS AMÉRICAS. v. 1, p. 233-256, issn: 1984-1639, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de.. Pandemia de COVID-19, projeto colonial e inflexões anticoloniais na educação escolar. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS. v. 20, p. 711-728, issn: 1645-1384, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara. ; SANTOS, Kildo Adevair. O Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres. EDucação e Realidade Edição eletrônica. v. 44, p. 1-22, issn: 2175-6236, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara. ; SANTOS, Kildo Adevair. Mais Educação Program in Latin America: legacies for deprived children and youth. EDucação e Realidade Edição eletrônica. v. 1, p. 1, issn: 2175-6236, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; RAMALHO, Bárbara. ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de.. ARTIGO - A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL SOBRE A ESCOLA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 35, p. 1-21, issn: 1982-6621, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena. ; MARILACK, M.. Programa Mais Educação e o PNE: o representativo caso de Minas Gerais. Cadernos Cenpec. v. 7, p. 5, issn: 2237-9983, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; RAMALHO, BÁRBARA. JOVENS-ADOLESCENTES EGRESSOS DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E VALORES. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO). v. 31, p. 63-80, issn: 0102-4698, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
LEITE, Lúcia Helena Alvarez (Org.) ; CARVALHO, Levindo Diniz. (Org.) ; RAMALHO, Bárbara. (Org.). A Educação Integral como Direito: avanços e desafios em experiências de Minas Gerais. 1 ed. Belo Horizonte: Editora: Fino Traço, 2017. v. 1, p. 380. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (7)
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Levindo Diniz. ; GOMES, A. F.. Infância pobre, proteção social e cuidado: interrogações à educação (em tempo) integral. Em: FERREIRA, Antônio Gomes,; BERNADO, Elisangela da Silva.; MENEZES, Janaína Specht da Silva. (Org.). Políticas e Gestão em Educação em Tempo Integral. 1ed.Curitiba. : CRV Editora. 2018.v. 1, p. 179-194. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Programa Mais Educação e educação das pessoas em situação de pobreza: evidências de um paradigma. Em: ANJOS, Carlos Martins.; AZEVEDO, Flávia Lemos.; FERREIRA, José Heleno; PIRES, João Ricardo.; ARRUDA, Lúcia Maria Silva.. (Org.). História e Memória do Centro-Oeste Mineiro: perspectivas. 1ed.Divinópolis: Editora. : EdUEMG. 2018.v. 6, p. 66-79. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Dissonâncias entre Processos e Resultados: o caso da Educação Integral. Em: RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez Leite.; DINIZ, Levindo Carvalho.. (Org.). A educação integral como direito: avanços e desafios em experiências de Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Editora. : Fino Traço. 2017.v. 1, p. 37-54. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; MARILACK, M.. O Programa Mais Educação no Estado de Minas Gerais: Um retrato em diálogo com o PNE (2014-2024). Em: LEITE, Lúcia Helena Alvarez Leite.; DINIZ, Levindo Carvalho; RAMALHO, Bárbara.. (Org.). A Educação Integral como Direito: avanços e desafios em experiências de Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Editora. : Fino Traço. 2017.v. 1, p. 55-82. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral: sentidos e contornos políticos assumidos. Em: RAMALDES, Cinthia Rosana.; ERAS, Edilene.; LAGES; Elizabeth Dias L.. (Org.). A educação Integral e o Programa Escola Integrada, uma preciosa atuação da FaEUEMG e suas possibilidades formativas. 1ed.Belo Horizonte: Editora. : EdUEMG. 2017.p. 34-51. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Jovens-adolescentes e suas experiências de acesso à cidade no âmbito da Educação Integral. Em: AZEVEDO, Flávia.; SOARES, Izaac.; PIRES, João Ricardo.; FERREIRA, José Heleno.; ARRUDA, Lúcia Maria Silva.. (Org.). História e memória do centro-oeste mineiro: perspectivas. 1ed.Belo Horizonte. : 3i Editora. 2016.p. 342-354. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Jovens-Adolescentes na Educação Integral:marcas da experiência. Em: CORA, Élsio J.. (Org.). Reflexões acerca da Educação em Tempo Integral. 1ed.Porto Alegre: Editora. : Evangraf. 2014.p. 195-210. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (11)
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; MENDONCA, P. M.. Coletivos em situação de pobreza e Educação Integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. Em: 38a. Reunião Nacional da ANPEd, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Jovens-adolescentes e Educação Integral: tessituras e alcances de uma experiência escolar no Brasil. Em: Jornadas de Sociologia da Universidade Nacional de La Plata - Argentina (Internacional), 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral, jovens-adolescentes e a dimensão do encontro: o estabelecimento de relações interpessoais significativas no ambiente escolar. Em: 37a. Reunião Nacional da ANPED, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; MARILACK, M. ; QUEIROZ, Kelly Aparecida.. Programa Mais Educação in loco: perfil das escolas atendidas em Minas Gerais. Em: I Encontro Internacional de Educação Integral: Observando Realidades e construindo compromissos, v. 1, p. 507-522, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral e elementos da Educação não-formal: desdobramentos acadêmicos. Em: XI Colóquio sobre questões curriculares / VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares - Portugal (Internacional), 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Experiências brasileiras de Educação Integral: os diferentes usos dos espaços e dos tempos de aprendizagem e suas implicações. Em: I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação, v. 1, 2013. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PAULINO, Graça. ; RAMALHO, Bárbara. ; GONCALVES, Waleska. Oficina de produção de textos como alternativa de letramento. Em: 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE (Nacional), v. 1, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
FRADE, Isabel ; RAMALHO, Bárbara. ; RESENDE, Camila Takenaka de. As potencialidades e limites de um software que trabalha conteúdos de alfabetização. Em: III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; EITERER, C. L. ; VILLAÇA, Aliene. ; SILVA, Carla.. A relevância do programa Pronoturno na formação das alunas de Pedagogia. Em: III Colóquio Educação, v. V I, p. 1-10, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; ARAÚJO, Renata. ; LACERDA, Isabel. ; ALMEIDA, Halley. ; SILVA, Carla.. Letramento no Programa Pronoturno de formação de professores na FaE- UFMG. Em: I Simposio Mundial de Estudos da Lingua Portuguesa, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (6)
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena.. Escola e pessoas em situação de pobreza: entre denúncia de uma tradição e o anúncio de 'outras' possibilidades. Em: II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018. Anais do II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara. Jovens-adolescentes e suas experiências de acesso à cidade no âmbito da Educação Integral. Em: Seminário e memória do centro-oeste mineiro, 2014, Divinópolis. Anais do Seminário e memória do centro-oeste mineiro, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; RAMALHO, Bárbara.. Formação de professores em Educação Integral / Integrada: a experiência de Governador Valadares. Em: IV Seminário de Educação à Distância: Tão Longe, Tão Perto, 2012, Belo Horizonte. Anais do IV Seminário de Educação à Distância: Tão Longe, Tão Perto, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, B. B. M.; CARVALHAIS, Natália Fraga. ; OLIVEIRA, Kassiane dos Santos.. Programa Mais Educação: formatos assumidos e desdobramentos curriculares. Em: X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Colóquio Sobre Questões Curriculares VI Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, B. B. M.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. As polaridades nas abordagens acerca das experiências de educação integral: evidências de uma lacuna. Em: II Seminário Nacional de Educação Integral, 2012, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Nacional de Educação Integral, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, B. B. M.; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de.. Sobre formas e modelos: potenciais de integração de diferentes experiências de Educação Integral no Brasil. Em: XX Jornada de Jovens Investigadores, 2012, Curitiba. Anais da XX Jornada de Jovens Investigadores, 2012. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos publicados em anais de congressos (6)
CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; RAMALHO, Bárbara.. ESCOLAS FECHADAS, E AGORA? DESAFIOS DA GARANTIA DO DIREITO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA. Em: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2020, Belo Horizonte. Anais do EVIDOSOL/CILTEC-onlin, v. 1, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; RESENDE, Tânia de Freitas. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educação Brasileira. Em: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: consensos e controvérsias - Sociólogos do Futuro, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro: SBS, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MONTEIRO, Sara M. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; SILVA, Carla. ; SILVA, Aldonice S. da. ; LIMA, Luciana dos Santos ; SANTOS, Luciana M. A. ; ALMEIDA, Tatyane A. ; GONCALVES, Waleska ; ALMEIDA, Flávia J. de.. Pronoturno Faculdade de Educação. Em: XIII - Semana da Graduação, 2009, Belo Horizonte. Anais da XIII Semana da Graduação, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Uma escola integrada à cidade: desafios de uma educação integral. Em: XVII Jornadas de Jovenes Investigadores: Universidad, conocimento y desarrollo regional, 2009, Concórdia. Anais da XVII Jornadas de Jovenes Investigadores: Universidad, conocimento y desarrollo regional. Entre Ríos: Universidad Nacional de Entre Ríos, v. V I, p. 82-82, 2009. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; SILVA, Carla. ; VILLAÇA, Aliene. ; ALMEIDA, Halley. ; LACERDA, Isabel.. Formaçao de professores no Pronoturno da FaE. Em: XII - Semana de Graduação da UFMG, 2008, Belo Horizonte. Anais da XII Semana de Graduação, 2008. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; LACERDA, Isabel. ; ALMEIDA, Halley. ; SILVA, Carla. ; SILVA, Michelle A. ; ARAÚJO, Renata. ; CAMPOS, Ingret da S.. Pronoturno do colegiado do curso de Pedagogia. Em: XI - Semana de Graduação da UFMG, 2007, Belo Horizonte. Anais da XI Semana de Graduação, 2007. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (36)
RAMALHO, Bárbara. A educação básica, a pandemia e a vigência do projeto colonial. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de.. Escolas Fechadas, e agora? - Desafios da garantia do direito à educação em tempos de pandemia e pós-pandemia. 2020. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. Educação e Pobreza: percursos. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. Educação e pobreza: percurso metodológico. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. Educação (em tempo) integral: breve contribuições para o debate. 2019. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. Programa Mais Educação: impactos na educação integral ou integrada. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. A (des)territorialização da educação: pressupostos e desdobramentos. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Escola e pessoas em situação de pobreza: entre a denúncia de uma tradição e o anúncio de ?Outras? possibilidades. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Universalismo e diversidade: a inadequada desterritorialização da escola. 2018. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara. Qualidade da Educação e Neoliberalismo: reflexões a partir da escolarização das camadas populares. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Coletivos em situação de pobreza e Educação Integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara. Infância, adolescência e direitos humanos. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara.. O currículo e a Educação Integral: elementos para o debate. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral, jovens-adolescentes e a dimensão do encontro: o estabelecimento de relações interpessoais significativas no ambiente escolar. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; MARILACK, M. ; QUEIROZ, Kelly Aparecida.. Programa Mais Educação in loco: o perfil das escolas atendidas pela política em Minas Gerais. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral e jovens-adolescentes: tessituras e alcances da experiência. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara. Educação Integral e jovens-adolescentes pobres: a experiência e o seu alcance. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara. Jovens-Adolescentes e suas experiências de acesso a cidade no âmbito da Educação Integral. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Jovens-Adolescentes e Educação Integral : Tessituras e Alcances de uma Experiência Escolar no Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Jovens-Adolescentes e Educação Integral: tessituras e alcances de uma experiência escolar no Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Experiências brasileiras de Educação Integral: os diferentes usos dos espaços e dos tempos de aprendizagem e suas implicações. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; SANTOS, C. C. ; OLIVEIRA, Fernanda da Silva. ; AVELAR, L. C. M. ; GOMES, L. S. L. ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; DUARTE, R. C.. Educação Integral, Territórios e Redes de Aprendizagem: articulando ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do núcleo TEIA. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; SANTOS, C. C. ; OLIVEIRA, Fernanda da Silva. ; AVELAR, L. C. M. ; LIMA, Luciana dos Santos ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; DUARTE, R. C.. Programa Mais Educação: impactos na educação integral e integrada: parte quantitativa. 2013. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; RAMALHO, Bárbara.. Sobre formas e modelos: potenciais de integração de diferentes experiências de Educação Integral no Brasil. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de.. Formação de professores em Educação Integral / Integrada: a experiência de Governador Valadares, MG. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; OLIVEIRA, Kassiane dos Santos. ; CARVALHAIS, Natália Fraga.. Programa Mais Educação: formatos assumidos e desdobramentos curriculares. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena.. As polaridades nas abordagens acerca das experiências de educação integral: evidências de uma lacuna. 2012. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RESENDE, Tânia de Freitas ; RAMALHO, Bárbara.. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educação. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
FRADE, Isabel ; RAMALHO, Bárbara. ; RESENDE, Camila Takenaka de. As potencialidades e limites de um software que trabalha conteúdos de alfabetização. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; VILLAÇA, Aliene. ; EITERER, C. L. ; SILVA, Carla.. A relevância do programa Pronoturno na formação das alunas de Pedagogia. 2009. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Uma escola integrada à cidade: desafios de uma educação integral. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
RAMALHO, Bárbara.; et. al. Pronoturno e a Formação de Professores na FaE UFMG. 2009. Apresentação de Trabalho/Outra
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; ARAÚJO, Renata. ; LACERDA, Isabel. ; ALMEIDA, Halley. ; SILVA, Carla.. Letramento no Programa Pronoturno de Formação de Professores na FaE. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
RAMALHO, B. B. M.; SOUZA, A. N. ; LEAO, C. K. F. ; REZENDE, Camila Takenaka de. ; SILVA, Carla. ; SILVA, Inês Cristina Rodrigues da.. As potencialidades e limites de um software de alfabetização. 2008. Apresentação de Trabalho/Comunicação
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; ARAÚJO, Renata. ; LACERDA, Isabel. ; ALMEIDA, Halley.. Pronoturno e a Formação de Professores na FaE/UFMG. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
EITERER, C. L. ; RAMALHO, Bárbara. ; VILLAÇA, Aliene. ; ARAÚJO, Renata. ; LACERDA, Isabel. ; SILVA, Carla. ; ALMEIDA, Halley.. Pronoturno e a formação de professores da FaE/UFMG. 2007. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (1)
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Levindo Diniz. ; SANTOS, Kildo Adevair. Qual o legado do Programa Mais Educação para as infâncias e juventudes pobres?. Scielo em Perspectiva - Humanas. 2019. Publicação em Site [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (1)
LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; MIRANDA, Shirley Aparecida de ; RAMALHO, Bárbara.. LEITE, Lúcia Helena Alvarez; MIRANDA, S. A. ; RAMALHO, B. B. M. . Perspectivas anticoloniais em diálogo com a Educação: degustando um cardápio. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Trabalhos técnicos (5)
RAMALHO, Bárbara. Parecerista 'ad hoc' - Revista Docência no Ensino Superior. 2019. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara. Parecerista 'ad hoc' III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e I Encontro das Licenciaturas. 2017. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara. Membro da comissão científica - 6o Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara. Folha na Sala - Por que algumas crianças aprendem mais do que outras?. 2020. (Programa de rádio ou. 2020. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (18)
RAMALHO, Bárbara.; CAMPOS, A. B. F.. Minicurso - Escola, desigualdades e Educação do Campo: contribuições sociológicas. 2020. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; BIZZOTTO, Luciana. ; MARTINS, Lucas. ; ACCARDO, Fábio.. Oficina - Diálogos entre perspectivas anticoloniais e os estudos da infância. 2020. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Série Audiovisual - 'Escolas fechadas, e agora?': O direito à educação em tempos de coronavírus. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Instrucional [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena. ; MIRANDA, Shirley Aparecida de. Catálogo Interativo - Perspectivas Anticoloniais em Diálogo com a Educação. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez. Catálogo interativo - Escolas fechadas, e agora: O direito à educação em tempos de coronavírus. 2020. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; SOUZA, Sulivan Ferreira.. Minicurso - Movimentos Sociais e Educação. 2019. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Levindo Diniz.. Mapeamento de produções acadêmicas e autores vinculados ao campo da Educação Integral. 2018. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara. Minicurso - Pedagogia de Projetos. 2017. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Levindo Diniz. ; OLIVEIRA, Igor Thiago Moreira. Curso de Aperfeiçoamento e Atualização: Docência na Educação Integral - Polo Leopoldina. 2016. 2016. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; GUIMARÃES, Marília Barcellos. ; DINIZ JUNIOR, C. A.. Avaliação e monitoramento na Educação Integral. 2016. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; MENESES, Janaína. S. S. ; BRANCO, Verônica. ; CASTRO, Ana Emília ; BARROSO, Wilson ; MOLL, Jaqueline. Programa Mais Educação: impactos na educação integral e integrada. Cariacica/MG. 2015. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; CARVALHO, Levindo Diniz. ; TROPIA, Engrácia. ; CAMPOS, A. B. F. ; DARQUIA, Márcia. ; MARCATTI, Amanda Aparecida.. Curso de Aperfeiçoamento e Atualização: Educação Integral: Escola e Cidade - Polo São João Del Rei. 2014. 2014. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; MENESES, Janaína. S. S. ; BRANCO, Verônica. ; CASTRO, Ana Emília ; BARROSO, Wilson ; MOLL, Jaqueline. Programa Mais Educação: impactos na educação integral e integrada. 2014. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; NOGUEIRA, Paulo Henrique Queiroz. ; MENDONCA, P. M.. Curso de Aperfeiçoamento e Atualização: Educação Integral e Integrada - Polo Governador Valadares. 2013. 2013. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; NOGUEIRA, Paulo Henrique Queiroz. ; MENDONCA, P. M.. Curso de Aperfeiçoamento e Atualização: Educação Integral e Integrada - Polo Governador Valadares. 2012. 2012. [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara B. M.; LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; RESENDE, Tânia de Freitas ; NOGUEIRA, Paulo Henrique Queiroz. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. ; CORREA, Licínia. Maria.. Monitoramento e Avaliação da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares - MG. 2012. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; LEITE, Lúcia Helena. ; RESENDE, Tânia de Freitas ; LEITE, Elvira Maria Alvarez. ; GUIMARÃES, Marília Barcellos. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; MENESES, J. ; BRANCO, Verônica. ; COELHO, Ligia. Marta. Educação Integral/Educação Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira - Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil: estudo qualitativo. 2010. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
RAMALHO, Bárbara.; RESENDE, Tânia de Freitas ; LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; GUIMARÃES, Marília Barcellos. ; LEITE, Elvira Maria Alvarez. ; MENESES, J. ; BRANCO, Verônica. ; COELHO, Ligia. Marta ; CAVALIERE, Ana. M. V.. Educação integral/educação integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. 2009. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Siwê Alves Braz. Currículo e matrizes formadoras na Educação de Muã Mimatxi. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação UFMG. (Coorientador)., . Início: 2019. Supervisor: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Bruna Rodrigues de Oliveira. A disciplina de Ciências no cotidiano escolar. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Bruna de Oliveira Vidal Silva. A indisciplina no contexto escolar: possíveis vinculações socioeconômicas. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Paloma Alves Calasense. A participação familiar na vida escolar dos estudantes: percepções da família e da escola. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2015. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (7)
Edsheyla Santos. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Docência na Educação Integral. (Curso de aperfeiçoamento e atualização - Docência na Educação Integral) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2016. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Sílvio Freitas Soares. Monitoria - Programa Institucional de Extensão - Educação Integral. (Design Gráfico) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2016. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Liliane Cássia Santos. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral: escola e cidade. (Curso de aperfeiçoamento e atualização- Educação Integral: escola e cidade) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2014. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Bruna Nogueira Frias. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral: escola e cidade. (Curso de aperfeiçoamento e atualização- Educação Integral: escola e cidade) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2014. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Luziane Andrade. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral: escola e cidade. (Curso de aperfeiçoamento e atualização- Educação Integral: escola e cidade) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2014. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Glenda Jaqueline Rodrigues Vaz dos Santos. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral e Integrada. (Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral e Integrada) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2013. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Suellen Guimaraes Alves. Monitoria - Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral: escola e cidade. (Curso de aperfeiçoamento e atualização - Educação Integral e Integrada) - Territórios, Educação Integral e Cidadania. 2013. Orientador: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (14)
2020-Atual. Os ?outros? na escola e a escola dos ?outros?: projetos (anti)coloniais de educacao Descrição: Herança colonial, o amplo acesso à educação escolar constitui-se um direito relativamente recente no cenário brasileiro. Fruto de intensas reivindicações dos sujeitos coletivos organizados, é somente a partir do final da década de 1980 que o Estado passa a ser responsabilizado pelo acesso à escola daqueles que historicamente foram alijados deste contexto. A entrada destes ?outros? estudantes nesta instituição, potencialmente, provoca profundas interrogações quanto aos alcances de propostas universalistas e, por vezes, conformam novas concepções e ações educativas. Diante deste cenário, sob orientação das abordagens teóricas anticoloniais e em diálogo com estudos anteriormente desenvolvidos pela investigadora, a pesquisa proposta neste projeto objetiva identificar e analisar as vinculações (anti)coloniais presentes nos projetos educacionais - quer diga respeito a práticas desenvolvidas ou a regulamentações atualmente vigentes - que centralizam os sujeitos coletivos historicamente alijados do direito à educação escolar. Para a construção dos dados a serem analisados, adota-se a pesquisa documental enquanto método de investigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Integrante. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2016-2019. A escola dos que (nao) sao: concepcoes e praticas de uma educacao (anti)colonial Descrição: Pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em compreender "de quais formas a colonialidade se expressa na educação escolar das pessoas pobres e como ela é questionada a partir da, embora interditada, resistente existência desses sujeitos". Nessa perspectiva, sob as noções de reconhecimento negativo e positivo dos estudantes pobres, seu local de moradia e saberes, o estudo ocupou-se da análise da educação escolar (anti)colonial. Trata-se, portanto, de uma discussão apoiada nas abordagens teóricas que denunciam as diversas formas de subalternização inscritas nos processos históricos de dominação do colonizador sobre o colonizado, o colonialismo; mas também a persistência desse modo de operação ainda nos dias atuais, a colonialidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2016-2017. Educacao de Jovens e Adultos - Memoria da Experiencia Docente na UEMG - Unidade de Divinopolis Descrição: Pesquisa realizada junto a estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI) cujo objetivo foi a análise das experiências vivenciadas na EJA e seus desdobramentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / José Heleno Ferreira - Coordenador / lLúcia Maria Silva Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2015-2015. Programa Mais Educacao e a sexta meta do PNE: um estudo exploratorio do Estado de Minas Gerais Descrição: A pesquisa objetivou identificar e quantificar as escolas públicas de Ensino Fundamental do Estado de Minas Gerais participantes do Programa Mais Educação (PME) em 2014, primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Integrante / Kelly Aparecida de Souza Queiroz - Integrante / Mariana Marilack - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2014-2014. A educacao integral como direito: estudo exploratorio Censo Escolar 2013 Descrição: A partir dos dados disponibilizados pelo Censo Escolar 2013, o estudo objetivou compreender as características de infraestruturas das escolas do Ensino Fundamental mineiras que aderiam ao Programa Mais Educação (PME), bem como a verificar semelhanças e distanciamentos entre estas instituições e aquelas não participantes do PME.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Integrante / Kelly Aparecida de Souza Queiroz - Integrante / Mariana Marilack - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2013-2015. Programa Mais Educacao: impactos na educacao integral e integrada - Estudo Qualitativo Descrição: A pesquisa pretendeu analisar, a partir de estudos de casos de experiências em curso nas Redes Municipais e/ou Estaduais do Brasil, o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de Educação (em Tempo) Integral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Janaína S. S. Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Jaqueline Moll - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2012-2014. Educacao Integral e jovens-adolescentes: tessituras e alcances da experiencia Descrição: O estudo pretendeu investigar as influências exercidas pela participação de jovens-adolescentes em um Programa de ampliação da jornada escolar diária e das dimensões educativas da escola. Nessa perspectiva, no trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2012-2013. Programa Mais Educacao: impactos na educacao integral e integrada - Estudo Quantitativo Descrição: A investigação pretendeu analisar, em nível nacional, o impacto do Programa Mais Educação e sua possível ação indutora das políticas de Educação Integral em território nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Janaína Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Jaqueline Moll - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2011-2013. Pesquisa de monitoramento do Programa Escola de Tempo Integral de Governador Valadares Descrição: A pesquisa objetivou compreender os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI), buscando identificar suas potencialidades e limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Paulo Henrique Queiroz Nogueira - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante / Licinia Maria Corrêa - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2011-2012. Educacao e desigualdade: o impacto das transmissoes e decisoes familiares sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental Descrição: A pesquisa pretendeu investigar um grupo de 80 famílias de Belo Horizonte, com filhos em diferentes tipos de estabelecimentos de ensino (privados, federal, estadual e municipal), a fim de analisar suas estratégias e atitudes na relação com a escola e na escolha do estabelecimento de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Maria Alice Nogueira - Coordenador / Cláudio Marques Nogueira - Integrante / Maria José Braga Viana - Integrante / Maria Amália Almeida Cunha - Integrante / Flávia Justino Martins - Integrante / Gustavo Bruno de Paula - Integrante / Juliana Souza Martins - Integrante / Patrícia Gomes Carneiro da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2011-2011. Educacao escolar em tempo integral: perspectivas da familia e da escola Descrição: A pesquisa teve por objetivo analisar as perspectivas dos pais de alunos e dos educadores escolares relativamente às ações de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas da escola que vivenciam. Buscou ainda identificar pontos de consenso ou focos de tensão na relação entre escolas e famílias, no contexto da ampliação da jornada escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Coordenador. Financiador(es): Pro-Reitoria de Graduação - Bolsa. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2009-2010. Educacao Integral/Educacao Integrada e(m) Tempo Integral: concepcoes e praticas na educacao brasileira - Estudo Qualitativo Descrição: O estudo pretendeu investigar as experiências de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental em curso no Brasil, identificando as principais práticas em vigor e as concepções a elas subjacentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Elvira Maria Alvarez Leite - Integrante / Janaína Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Lígia Martha Coelho - Integrante / Ana Maria Vilella Cavaliere - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2008-2009. Educacao Integral/Educacao Integrada e(m) Tempo Integral: concepcoes e praticas na educacao brasileira - Estudo Quantitativo Descrição: O estudo pretendeu investigar as experiências de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental em curso no Brasil, identificando as principais práticas em vigor e as concepções a elas subjacentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Elvira Maria Alvarez Leite - Integrante / Janaína S. S. Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Lígia Martha Coelho - Integrante / Ana Maria Vilella Cavaliere - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
2007-2009. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educacao brasileira Descrição: Estudo exploratório que pretendeu, por meio de levantamento bibliográfico compreender a constituição da sala de aula enquanto objeto de estudo no âmbito da Sociologia da Educação brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Coordenador. Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (13)
Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor substituto para a disciplina "Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Cidadania" - DAE/ FAE/ UFMG (Edital N. 225 de 25/03/19), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).. 2019. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em terceiro lugar no concurso para professor adjunto A "Movimentos Sociais e Educação" - DAE/ FAE/ UFMG (Edital N. 483 de 03/07/19), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).. 2019. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em terceiro lugar no concurso para professor substituto para a disciplina "Fundamentos da Educação: Política Educacional" (Edital PROAD N. 02/2015), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).. 2015. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em segundo lugar no concurso para professor substituto - Disciplinas diversas (Edital N. 01/2015 de 13/02/2015), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2015. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor substituto - Disciplinas diversas (Edital N.004/2015 de 17/07/2015), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2015. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em segundo lugar na seleção de doutorado - Programa de Pós-Graduação: Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG. Linha: ?Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.. 2015. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Dissertação selecionada para publicação no formato de livro (Chamada Pública 01/2015 - Publicação no Âmbito da Educação Integral em Tempo Integral), Fundação Joaquim Nabuco.. 2015. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em concurso para professor efetivo do 1o. e 2o. ciclos do Ensino Fundamental, Prefeitura de Belo Horizonte.. 2012. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em primeiro lugar na seleção de mestrado - PPGE/FE/UFRJ, Faculdade de Educação, UFRJ - Linha: "Políticas e Instituições Educacionais"... 2011. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Aprovada em primeiro lugar na seleção de mestrado - Programa de Pós-Graduação: Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG. Linha: ?Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas?.. 2011. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Selecionada pelo Programa europeu de bolsas Eruro-Brazilian Windows para realização de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, Erasmus Mundus.. 2009. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
"Trabalho de Relevância Acadêmica" como integrante do Programa Pronoturno FAE/UFMG, Pró-Reitoria de Graduação, UFMG.. 2008. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Terceira Colocada no curso de Pedagogia UFMG - Vestibular 2007, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2007. Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (66)
39ª Reunião Nacional da ANPED. 2019. (Congresso).
Aula inaugural dos Programas de Doutoramento do CES ? UC ? Study, Kwow, Learn, Hear, Listen, Do? Humanities for Social Studies ? Gayatri Chakravorty Spivak (Columbia University). 2018. (Seminário).
Carolina Maria de Jesus - ambivalências de uma intérprete do Brasil da modernidade na não-modernidade. 2018. (Seminário).
Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do CES ? UC - A imaginação do futuro: saberes, experiências, alternativas. 2018. (Congresso).
Das epistemologias da rua à politica da rua: as linhas abissais entre segurança pública e as populações em situação de rua. 2018. (Seminário).
Democracia e Welfare State em cheque: desafios da assistência social, segurança alimentar e transferência de renda no Brasil pós-golpe. 2018. (Seminário).
Epistemologias do sul: conflitos, resistências e alternativas de vida frente ao capitalismo extractivista e financeiro. 2018. (Seminário).
Evento de lançamento do novo ALICE News. 2018. (Seminário).
Hacía una justicia «co-razonada»: Las experiencias de las mujeres tseltales y tsotsiles en su lucha por el acceso a la justicia. 2018. (Seminário).
II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Escola e pessoas em situação de pobreza: entre denúncia de uma tradição e o anúncio de 'outras' possibilidades. 2018. (Congresso).
Os próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela digninidade. 2018. (Seminário).
Racismo, ações afirmativas e memória: entre corpos e instituições. 2018. (Seminário).
VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal. 2018. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Ciências, Culturas e Cidadanias. Universalismo escolar e diversidade: a inadequada desterritorialização da educação. 2018. (Congresso).
38ª Reunião Nacional da ANPED. Coletivos em situação de pobreza e Educação Integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. 2017. (Congresso).
69a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2017. (Congresso).
6o. Seminário História e Memória do Centro Oeste.Grupo de trabalho Infância, Adolescência e Direitos Humanos. 2016. (Seminário).
O direito à Educação Integral: Rupturas e resistências.O currículo e a Educação Integral: elementos para o debate. 2016. (Seminário).
37a. Reunião Nacional da ANPED. EDUCAÇÃO INTEGRAL, JOVENS-ADOLESCENTES E A DIMENSÃO DO ENCONTRO: O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS SIGNIFICATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. (Congresso).
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educação Integral e jovens-adolescentes pobres: a experiência e o seu alcance. 2014. (Encontro).
I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos o.Programa Mais Educação in loco: o perfil das escolas atendidas pela política em Minas Gerais. 2014. (Seminário).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação.Educação Integral E Jovens-Adolescentes: Tessituras E Alcances Da Experiência. 2014. (Encontro).
V Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro.Jovens-Adolescentes E Suas Experiências De Acesso A Cidade No Âmbito Da Educação Integral. 2014. (Outra).
I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação.Experiências brasileiras de Educação Integral: os diferentes usos dos espaços e dos tempos de aprendizagem e suas implicações. 2013. (Outra).
35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).
III Seminário Internacional Teias de Cidadania: A cultura popular tece caminhos para uma educação integral. 2012. (Seminário).
II Seminário Nacional de Educação Integral.As polaridades nas abordagens acerca das experiências de educação integral: evidências de uma lacuna. 2012. (Seminário).
IV Seminário de Educação a Distância: Tão longe, tão perto.Formação de professores em Educação Integral / Integrada: a experiência de Governador Valadares, MG.. 2012. (Seminário).
Saúde Vocal para Profissionais da Voz. 2012. (Outra).
X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Programa Mais Educação: formatos assumidos e desdobramentos curriculares. 2012. (Outra).
XX Jornada de Jovens Pesquisadores de AUGM.Sobre formas e modelos: potenciais de integração de diferentes experiências de Educação Integral no Brasil. 2012. (Outra).
IV Fórum de Educação Integral. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - A 'responsabiliade social' como critério de escolha do estabelecimento de ensino. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - A construção do ofício de aluno. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - A influência da família no desempenho da Geração Escolar 2005. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - A produção recente sobre a escolarização nos meios populares. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Distribuição de oportunidades escolares no Brasil - neopatrimonialismo, clientelismo e desregulação. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Estudos sobre a violência na escola. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Identidades de alunos negros de classe média alta. 2011. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Pais professores e a escolarização dos filhos. 2011. (Outra).
XVIII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. 2010. (Outra).
LABEPEH Promove Diálogos. 2009. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Modos de participação de empregadas domésticas na cultura do escrito. 2009. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE- O predomínio dos negros a escola mineira do século XIX. 2009. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Percursos escolares de alunos de turmas de aceleração de aprendizagem: uma análise a partir da família e da escola. 2009. (Outra).
XIII Semana da Graduação - Conhecimento e Cultura UFMG.A formação de professores no Pronoturno FaE/UFMG. 2009. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: Consensos e Controvérsias. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educação brasileira. 2009. (Congresso).
CEALE Debate: Provinha Brasil. 2008. (Encontro).
CEALE Debate- Letramento: Responsabilidade de todos os professores. 2008. (Encontro).
Educação sem homofobia: A escola na construção da cidadania GLBT e da cultura de paz. 2008. (Seminário).
I Colóquio luso-brasileiro de Sociologia da Educação. 2008. (Outra).
I Mostra Nacional de Educação Integral. 2008. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - As ?invasões bárbaras?: Professoras e professores de Português na geração 1970. 2008. (Encontro).
Reunião Ampliada OSFE- Família e escola na configuração de percursos escolares de alunos de turmas de aceleração. 2008. (Encontro).
Teias de Cidadania: Os Sujeitos, coletivamente, na escola e na cidade, tecem os fios de uma educação integral. 2008. (Seminário).
VIII Semana de Atividades Acadêmicas Especiais da Fale-UFMG.As potencialidades e limites de um software de alfabetização. 2008. (Outra).
XII Semana de graduação - Conhecimento e cultura UFMG.Pronoturno e formação de professores na FaE/UFMG. 2008. (Outra).
Criança, Natureza e Educação Infantil: ?A natureza como lugar incontrolável?. 2007. (Outra).
Escolhas em jogo ? O Jogo do Livro VII. Pronoturno e a formação de professores na FaE/UFMG. 2007. (Congresso).
Formação de professores para a educação básica - 10 anos da LDB. 2007. (Congresso).
Juventude, família e escola: Cruzando fronteiras e tecendo diálogos. 2007. (Seminário).
ProJovem: Limites e possibilidades de uma política pública de juventude. 2007. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Disciplina e indisciplina na aula: uma perspectiva sociológica. 2007. (Outra).
Reunião Ampliada OSFE - Os novos arranjos familiares e o papel dos avós na educação dos netos. 2007. (Outra).
Universidade e formação do profissional da educação infantil ? desafios e perspectivas. 2007. (Congresso).
XI Semana de Graduação - Conhecimento e Cultura UFMG.Pronoturno e a formação de professores na FaE/UFMG. 2007. (Outra).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (13)
LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara. ; MENDONCA, P. M.. Sarau Mais Educação - 10 anos de história para celebrar. 2020. Outro
PEREIRA, J. E. D. ; RAMALHO, Bárbara.. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. 2018. Congresso
RAMALHO, Bárbara.; BARBOSA, V.. I Semana da Educação Integral: Educação Integral na Cidade: uma década de histórias. 2017. Outro
OLIVEIRA, A. A. ; ALENCAR, L. D. ; RAMALHO, Bárbara.. IX Fórum de Educação Integral: Africanidades Brasileiras. 2016. Outro
LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara.. O direito à Educação Integral: rupturas e resistências. 2016. Outro
RAMALHO, Bárbara.. 6o Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro. 2016. (Outro).. . 0.
RAMALHO, Bárbara.; ERAS, Edilene.. I Encontro de Formação de Bolsistas: Por que 'Integral' essa tal 'Educação'?. 2015. Outro
RAMALHO, Bárbara.; ERAS, Edilene. ; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. ; DIAS, D. S.. Roda de Conversa: Compartilhando Saberes e (re)elaborando Práticas. 2015. Outro
ERAS, Edilene. ; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. ; RAMALHO, Bárbara.. Encontro de Formação: Educação Integral no cotidiano - A travessia entre o real e o ideal. 2015. Outro
LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara.. I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos. 2014. Outro
LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; RAMALHO, Bárbara.. IV Seminário Internacional Teias de Cidadania. 2013. Outro
LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara.. III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura popular tece caminhos para uma educação integral. 2012. Outro
LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara.. I Seminário Internacinal Teias de Cidadania: Os Sujeitos, coletivamente, na escola e na cidade, tecem os fios de uma educação integral. 2008. Congresso
MENDONÇA, Patrícia Moulin; RAMALHO, Bárbara ; Lucia Helena Alvarez Leite. Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. Em: 38a. Reunião Nacional da ANPEd, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]