Lattes UEMG

Barbara Bruna Moreira Ramalho

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e intercâmbio institucional de graduação na Universidade do Porto (UP). Atualmente é professora nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Minas (UEMG); professora municipal do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; e docente convidada na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da FaE-UFMG, onde também realiza estágio de pós-doutorado. Atuou como professora da Pós-Graduação Lato Sensu em Infância, Cultura e Práticas Formativas da Universidade FUMEC e como gestora municipal do Programa Escola Integrada, da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: educação, diversidade, diferença e reconhecimento; perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral e(m) tempo integral. É membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. Os ?outros? na escola e a escola dos ?outros?: projetos (anti)coloniais de educacao
      Descrição: Herança colonial, o amplo acesso à educação escolar constitui-se um direito relativamente recente no cenário brasileiro. Fruto de intensas reivindicações dos sujeitos coletivos organizados, é somente a partir do final da década de 1980 que o Estado passa a ser responsabilizado pelo acesso à escola daqueles que historicamente foram alijados deste contexto. A entrada destes ?outros? estudantes nesta instituição, potencialmente, provoca profundas interrogações quanto aos alcances de propostas universalistas e, por vezes, conformam novas concepções e ações educativas. Diante deste cenário, sob orientação das abordagens teóricas anticoloniais e em diálogo com estudos anteriormente desenvolvidos pela investigadora, a pesquisa proposta neste projeto objetiva identificar e analisar as vinculações (anti)coloniais presentes nos projetos educacionais - quer diga respeito a práticas desenvolvidas ou a regulamentações atualmente vigentes - que centralizam os sujeitos coletivos historicamente alijados do direito à educação escolar. Para a construção dos dados a serem analisados, adota-se a pesquisa documental enquanto método de investigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Integrante.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    2. 2016-2019. A escola dos que (nao) sao: concepcoes e praticas de uma educacao (anti)colonial
      Descrição: Pesquisa de doutorado cujo objetivo consistiu em compreender "de quais formas a colonialidade se expressa na educação escolar das pessoas pobres e como ela é questionada a partir da, embora interditada, resistente existência desses sujeitos". Nessa perspectiva, sob as noções de reconhecimento negativo e positivo dos estudantes pobres, seu local de moradia e saberes, o estudo ocupou-se da análise da educação escolar (anti)colonial. Trata-se, portanto, de uma discussão apoiada nas abordagens teóricas que denunciam as diversas formas de subalternização inscritas nos processos históricos de dominação do colonizador sobre o colonizado, o colonialismo; mas também a persistência desse modo de operação ainda nos dias atuais, a colonialidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    3. 2016-2017. Educacao de Jovens e Adultos - Memoria da Experiencia Docente na UEMG - Unidade de Divinopolis
      Descrição: Pesquisa realizada junto a estudantes egressos da Educação de Jovens e Adultos da Fundação Educacional de Divinópolis (FUNEDI) cujo objetivo foi a análise das experiências vivenciadas na EJA e seus desdobramentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / José Heleno Ferreira - Coordenador / lLúcia Maria Silva Arruda - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    4. 2015-2015. Programa Mais Educacao e a sexta meta do PNE: um estudo exploratorio do Estado de Minas Gerais
      Descrição: A pesquisa objetivou identificar e quantificar as escolas públicas de Ensino Fundamental do Estado de Minas Gerais participantes do Programa Mais Educação (PME) em 2014, primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Integrante / Kelly Aparecida de Souza Queiroz - Integrante / Mariana Marilack - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    5. 2014-2014. A educacao integral como direito: estudo exploratorio Censo Escolar 2013
      Descrição: A partir dos dados disponibilizados pelo Censo Escolar 2013, o estudo objetivou compreender as características de infraestruturas das escolas do Ensino Fundamental mineiras que aderiam ao Programa Mais Educação (PME), bem como a verificar semelhanças e distanciamentos entre estas instituições e aquelas não participantes do PME.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Integrante / Kelly Aparecida de Souza Queiroz - Integrante / Mariana Marilack - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    6. 2013-2015. Programa Mais Educacao: impactos na educacao integral e integrada - Estudo Qualitativo
      Descrição: A pesquisa pretendeu analisar, a partir de estudos de casos de experiências em curso nas Redes Municipais e/ou Estaduais do Brasil, o impacto do Programa Mais Educação como estratégia indutora de políticas públicas de Educação (em Tempo) Integral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (7) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Janaína S. S. Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Jaqueline Moll - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    7. 2012-2014. Educacao Integral e jovens-adolescentes: tessituras e alcances da experiencia
      Descrição: O estudo pretendeu investigar as influências exercidas pela participação de jovens-adolescentes em um Programa de ampliação da jornada escolar diária e das dimensões educativas da escola. Nessa perspectiva, no trabalho, foi investigado um grupo de sujeitos, entre quinze e dezoito anos, pertencentes às camadas populares e que participaram, por, no mínimo, dois anos, do Programa Escola Integrada (PEI), programa de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    8. 2012-2013. Programa Mais Educacao: impactos na educacao integral e integrada - Estudo Quantitativo
      Descrição: A investigação pretendeu analisar, em nível nacional, o impacto do Programa Mais Educação e sua possível ação indutora das políticas de Educação Integral em território nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Janaína Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Ana Emília Castro - Integrante / Wilson Barroso - Integrante / Jaqueline Moll - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    9. 2011-2013. Pesquisa de monitoramento do Programa Escola de Tempo Integral de Governador Valadares
      Descrição: A pesquisa objetivou compreender os processos de implementação do Programa Escola de Tempo Integral (ETI), buscando identificar suas potencialidades e limites ao cumprimento de seus objetivos inicialmente previstos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Paulo Henrique Queiroz Nogueira - Integrante / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Paulo Felipe Lopes de Carvalho - Integrante / Licinia Maria Corrêa - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    10. 2011-2012. Educacao e desigualdade: o impacto das transmissoes e decisoes familiares sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
      Descrição: A pesquisa pretendeu investigar um grupo de 80 famílias de Belo Horizonte, com filhos em diferentes tipos de estabelecimentos de ensino (privados, federal, estadual e municipal), a fim de analisar suas estratégias e atitudes na relação com a escola e na escolha do estabelecimento de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Maria Alice Nogueira - Coordenador / Cláudio Marques Nogueira - Integrante / Maria José Braga Viana - Integrante / Maria Amália Almeida Cunha - Integrante / Flávia Justino Martins - Integrante / Gustavo Bruno de Paula - Integrante / Juliana Souza Martins - Integrante / Patrícia Gomes Carneiro da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    11. 2011-2011. Educacao escolar em tempo integral: perspectivas da familia e da escola
      Descrição: A pesquisa teve por objetivo analisar as perspectivas dos pais de alunos e dos educadores escolares relativamente às ações de ampliação da jornada escolar e/ou das dimensões educativas da escola que vivenciam. Buscou ainda identificar pontos de consenso ou focos de tensão na relação entre escolas e famílias, no contexto da ampliação da jornada escolar.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Coordenador. Financiador(es): Pro-Reitoria de Graduação - Bolsa.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    12. 2009-2010. Educacao Integral/Educacao Integrada e(m) Tempo Integral: concepcoes e praticas na educacao brasileira - Estudo Qualitativo
      Descrição: O estudo pretendeu investigar as experiências de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental em curso no Brasil, identificando as principais práticas em vigor e as concepções a elas subjacentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / Lúcia Helena Alvarez, Leite. - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Elvira Maria Alvarez Leite - Integrante / Janaína Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Lígia Martha Coelho - Integrante / Ana Maria Vilella Cavaliere - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    13. 2008-2009. Educacao Integral/Educacao Integrada e(m) Tempo Integral: concepcoes e praticas na educacao brasileira - Estudo Quantitativo
      Descrição: O estudo pretendeu investigar as experiências de ampliação da jornada escolar no Ensino Fundamental em curso no Brasil, identificando as principais práticas em vigor e as concepções a elas subjacentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (8) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Integrante / LEITE, Lúcia Helena Alvarez - Coordenador / Levindo Diniz Carvalho - Integrante / Marília Barcellos Guimarães - Integrante / Elvira Maria Alvarez Leite - Integrante / Janaína S. S. Meneses - Integrante / Verônica Branco - Integrante / Lígia Martha Coelho - Integrante / Ana Maria Vilella Cavaliere - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.
    14. 2007-2009. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educacao brasileira
      Descrição: Estudo exploratório que pretendeu, por meio de levantamento bibliográfico compreender a constituição da sala de aula enquanto objeto de estudo no âmbito da Sociologia da Educação brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bárbara Bruna Moreira Ramalho - Integrante / Tânia de Freitas Resende - Coordenador.
      Membro: Barbara Bruna Moreira Ramalho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (13)
    1. Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor substituto para a disciplina "Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Cidadania" - DAE/ FAE/ UFMG (Edital N. 225 de 25/03/19), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).. 2019.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    2. Aprovada em terceiro lugar no concurso para professor adjunto A "Movimentos Sociais e Educação" - DAE/ FAE/ UFMG (Edital N. 483 de 03/07/19), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).. 2019.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    3. Aprovada em terceiro lugar no concurso para professor substituto para a disciplina "Fundamentos da Educação: Política Educacional" (Edital PROAD N. 02/2015), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).. 2015.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    4. Aprovada em segundo lugar no concurso para professor substituto - Disciplinas diversas (Edital N. 01/2015 de 13/02/2015), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2015.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    5. Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor substituto - Disciplinas diversas (Edital N.004/2015 de 17/07/2015), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).. 2015.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    6. Aprovada em segundo lugar na seleção de doutorado - Programa de Pós-Graduação: Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG. Linha: ?Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.. 2015.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    7. Dissertação selecionada para publicação no formato de livro (Chamada Pública 01/2015 - Publicação no Âmbito da Educação Integral em Tempo Integral), Fundação Joaquim Nabuco.. 2015.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    8. Aprovada em concurso para professor efetivo do 1o. e 2o. ciclos do Ensino Fundamental, Prefeitura de Belo Horizonte.. 2012.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    9. Aprovada em primeiro lugar na seleção de mestrado - PPGE/FE/UFRJ, Faculdade de Educação, UFRJ - Linha: "Políticas e Instituições Educacionais"... 2011.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    10. Aprovada em primeiro lugar na seleção de mestrado - Programa de Pós-Graduação: Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG. Linha: ?Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas?.. 2011.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    11. Selecionada pelo Programa europeu de bolsas Eruro-Brazilian Windows para realização de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, Erasmus Mundus.. 2009.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    12. "Trabalho de Relevância Acadêmica" como integrante do Programa Pronoturno FAE/UFMG, Pró-Reitoria de Graduação, UFMG.. 2008.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
    13. Terceira Colocada no curso de Pedagogia UFMG - Vestibular 2007, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2007.
      Membro: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (66)
    1. 39ª Reunião Nacional da ANPED. 2019. (Congresso).
    2. Aula inaugural dos Programas de Doutoramento do CES ? UC ? Study, Kwow, Learn, Hear, Listen, Do? Humanities for Social Studies ? Gayatri Chakravorty Spivak (Columbia University). 2018. (Seminário).
    3. Carolina Maria de Jesus - ambivalências de uma intérprete do Brasil da modernidade na não-modernidade. 2018. (Seminário).
    4. Colóquio de homenagem a Boaventura de Sousa Santos nos 40 anos do CES ? UC - A imaginação do futuro: saberes, experiências, alternativas. 2018. (Congresso).
    5. Das epistemologias da rua à politica da rua: as linhas abissais entre segurança pública e as populações em situação de rua. 2018. (Seminário).
    6. Democracia e Welfare State em cheque: desafios da assistência social, segurança alimentar e transferência de renda no Brasil pós-golpe. 2018. (Seminário).
    7. Epistemologias do sul: conflitos, resistências e alternativas de vida frente ao capitalismo extractivista e financeiro. 2018. (Seminário).
    8. Evento de lançamento do novo ALICE News. 2018. (Seminário).
    9. Hacía una justicia «co-razonada»: Las experiencias de las mujeres tseltales y tsotsiles en su lucha por el acceso a la justicia. 2018. (Seminário).
    10. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. Escola e pessoas em situação de pobreza: entre denúncia de uma tradição e o anúncio de 'outras' possibilidades. 2018. (Congresso).
    11. Os próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela digninidade. 2018. (Seminário).
    12. Racismo, ações afirmativas e memória: entre corpos e instituições. 2018. (Seminário).
    13. VI Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação - A educação e os sentidos de futuro em contextos de incertezas no Brasil e em Portugal. 2018. (Congresso).
    14. XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Ciências, Culturas e Cidadanias. Universalismo escolar e diversidade: a inadequada desterritorialização da educação. 2018. (Congresso).
    15. 38ª Reunião Nacional da ANPED. Coletivos em situação de pobreza e Educação Integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. 2017. (Congresso).
    16. 69a. Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 2017. (Congresso).
    17. 6o. Seminário História e Memória do Centro Oeste.Grupo de trabalho Infância, Adolescência e Direitos Humanos. 2016. (Seminário).
    18. O direito à Educação Integral: Rupturas e resistências.O currículo e a Educação Integral: elementos para o debate. 2016. (Seminário).
    19. 37a. Reunião Nacional da ANPED. EDUCAÇÃO INTEGRAL, JOVENS-ADOLESCENTES E A DIMENSÃO DO ENCONTRO: O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS SIGNIFICATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR. 2015. (Congresso).
    20. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Educação Integral e jovens-adolescentes pobres: a experiência e o seu alcance. 2014. (Encontro).
    21. I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos o.Programa Mais Educação in loco: o perfil das escolas atendidas pela política em Minas Gerais. 2014. (Seminário).
    22. VIII Encontro de Pesquisa em Educação.Educação Integral E Jovens-Adolescentes: Tessituras E Alcances Da Experiência. 2014. (Encontro).
    23. V Seminário História e Memória do Centro Oeste Mineiro.Jovens-Adolescentes E Suas Experiências De Acesso A Cidade No Âmbito Da Educação Integral. 2014. (Outra).
    24. I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação.Experiências brasileiras de Educação Integral: os diferentes usos dos espaços e dos tempos de aprendizagem e suas implicações. 2013. (Outra).
    25. 35ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2012. (Congresso).
    26. III Seminário Internacional Teias de Cidadania: A cultura popular tece caminhos para uma educação integral. 2012. (Seminário).
    27. II Seminário Nacional de Educação Integral.As polaridades nas abordagens acerca das experiências de educação integral: evidências de uma lacuna. 2012. (Seminário).
    28. IV Seminário de Educação a Distância: Tão longe, tão perto.Formação de professores em Educação Integral / Integrada: a experiência de Governador Valadares, MG.. 2012. (Seminário).
    29. Saúde Vocal para Profissionais da Voz. 2012. (Outra).
    30. X Colóquio sobre Questões Curriculares / VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo.Programa Mais Educação: formatos assumidos e desdobramentos curriculares. 2012. (Outra).
    31. XX Jornada de Jovens Pesquisadores de AUGM.Sobre formas e modelos: potenciais de integração de diferentes experiências de Educação Integral no Brasil. 2012. (Outra).
    32. IV Fórum de Educação Integral. 2011. (Outra).
    33. Reunião Ampliada OSFE - A 'responsabiliade social' como critério de escolha do estabelecimento de ensino. 2011. (Outra).
    34. Reunião Ampliada OSFE - A construção do ofício de aluno. 2011. (Outra).
    35. Reunião Ampliada OSFE - A influência da família no desempenho da Geração Escolar 2005. 2011. (Outra).
    36. Reunião Ampliada OSFE - A produção recente sobre a escolarização nos meios populares. 2011. (Outra).
    37. Reunião Ampliada OSFE - Distribuição de oportunidades escolares no Brasil - neopatrimonialismo, clientelismo e desregulação. 2011. (Outra).
    38. Reunião Ampliada OSFE - Estudos sobre a violência na escola. 2011. (Outra).
    39. Reunião Ampliada OSFE - Identidades de alunos negros de classe média alta. 2011. (Outra).
    40. Reunião Ampliada OSFE - Pais professores e a escolarização dos filhos. 2011. (Outra).
    41. XVIII Semana de Psicologia e de Ciências da Educação. 2010. (Outra).
    42. LABEPEH Promove Diálogos. 2009. (Outra).
    43. Reunião Ampliada OSFE - Modos de participação de empregadas domésticas na cultura do escrito. 2009. (Outra).
    44. Reunião Ampliada OSFE- O predomínio dos negros a escola mineira do século XIX. 2009. (Outra).
    45. Reunião Ampliada OSFE - Percursos escolares de alunos de turmas de aceleração de aprendizagem: uma análise a partir da família e da escola. 2009. (Outra).
    46. XIII Semana da Graduação - Conhecimento e Cultura UFMG.A formação de professores no Pronoturno FaE/UFMG. 2009. (Outra).
    47. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: Consensos e Controvérsias. A sala de aula como objeto de estudo na Sociologia da Educação brasileira. 2009. (Congresso).
    48. CEALE Debate: Provinha Brasil. 2008. (Encontro).
    49. CEALE Debate- Letramento: Responsabilidade de todos os professores. 2008. (Encontro).
    50. Educação sem homofobia: A escola na construção da cidadania GLBT e da cultura de paz. 2008. (Seminário).
    51. I Colóquio luso-brasileiro de Sociologia da Educação. 2008. (Outra).
    52. I Mostra Nacional de Educação Integral. 2008. (Outra).
    53. Reunião Ampliada OSFE - As ?invasões bárbaras?: Professoras e professores de Português na geração 1970. 2008. (Encontro).
    54. Reunião Ampliada OSFE- Família e escola na configuração de percursos escolares de alunos de turmas de aceleração. 2008. (Encontro).
    55. Teias de Cidadania: Os Sujeitos, coletivamente, na escola e na cidade, tecem os fios de uma educação integral. 2008. (Seminário).
    56. VIII Semana de Atividades Acadêmicas Especiais da Fale-UFMG.As potencialidades e limites de um software de alfabetização. 2008. (Outra).
    57. XII Semana de graduação - Conhecimento e cultura UFMG.Pronoturno e formação de professores na FaE/UFMG. 2008. (Outra).
    58. Criança, Natureza e Educação Infantil: ?A natureza como lugar incontrolável?. 2007. (Outra).
    59. Escolhas em jogo ? O Jogo do Livro VII. Pronoturno e a formação de professores na FaE/UFMG. 2007. (Congresso).
    60. Formação de professores para a educação básica - 10 anos da LDB. 2007. (Congresso).
    61. Juventude, família e escola: Cruzando fronteiras e tecendo diálogos. 2007. (Seminário).
    62. ProJovem: Limites e possibilidades de uma política pública de juventude. 2007. (Outra).
    63. Reunião Ampliada OSFE - Disciplina e indisciplina na aula: uma perspectiva sociológica. 2007. (Outra).
    64. Reunião Ampliada OSFE - Os novos arranjos familiares e o papel dos avós na educação dos netos. 2007. (Outra).
    65. Universidade e formação do profissional da educação infantil ? desafios e perspectivas. 2007. (Congresso).
    66. XI Semana de Graduação - Conhecimento e Cultura UFMG.Pronoturno e a formação de professores na FaE/UFMG. 2007. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara. ; MENDONCA, P. M.. Sarau Mais Educação - 10 anos de história para celebrar. 2020. Outro
    2. PEREIRA, J. E. D. ; RAMALHO, Bárbara.. II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. 2018. Congresso
    3. RAMALHO, Bárbara.; BARBOSA, V.. I Semana da Educação Integral: Educação Integral na Cidade: uma década de histórias. 2017. Outro
    4. OLIVEIRA, A. A. ; ALENCAR, L. D. ; RAMALHO, Bárbara.. IX Fórum de Educação Integral: Africanidades Brasileiras. 2016. Outro
    5. LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara.. O direito à Educação Integral: rupturas e resistências. 2016. Outro
    6. RAMALHO, Bárbara.. 6o Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro. 2016. (Outro).. . 0.
    7. RAMALHO, Bárbara.; ERAS, Edilene.. I Encontro de Formação de Bolsistas: Por que 'Integral' essa tal 'Educação'?. 2015. Outro
    8. RAMALHO, Bárbara.; ERAS, Edilene. ; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. ; DIAS, D. S.. Roda de Conversa: Compartilhando Saberes e (re)elaborando Práticas. 2015. Outro
    9. ERAS, Edilene. ; LAGES, Elizabeth Dias Munaier. ; RAMALHO, Bárbara.. Encontro de Formação: Educação Integral no cotidiano - A travessia entre o real e o ideal. 2015. Outro
    10. LEITE, Lúcia Helena. ; CARVALHO, Levindo Diniz. ; RAMALHO, Bárbara.. I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos. 2014. Outro
    11. LEITE, Lúcia Helena Alvarez ; RAMALHO, Bárbara.. IV Seminário Internacional Teias de Cidadania. 2013. Outro
    12. LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara.. III Seminário Internacional Teias de Cidadania - A cultura popular tece caminhos para uma educação integral. 2012. Outro
    13. LEITE, Lúcia Helena. ; RAMALHO, Bárbara.. I Seminário Internacinal Teias de Cidadania: Os Sujeitos, coletivamente, na escola e na cidade, tecem os fios de uma educação integral. 2008. Congresso

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05