Doutora em Educação (Faculdade de Educação/UFMG) desenvolvendo pesquisa sobre o direito à educação integral e integrada através da análise dos conflitos e tensões presentes no Programa Mais Educação.#10;Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Professora contratada no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Março 2020 - atual), Professora substituta na Faculdade de Educação da UFMG (setembro a dezembro 2018),Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (1992-atual) com atuação no Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da SMED, coordenação do Núcleo de Alfabetização e Letramento; Vice-diretora da UMEI Pedreira Prado Lopes (2008-2011); coordenadora do Grupo Teia da Faculdade de Educação da UFMG (2012-2014). (Texto informado pelo autor)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. O direito à educação como campo de disputa: um olhar sobre as tensões presentes no Programa Mais Educação. Revista Sulear. v. 3, p. 19-30, issn: 2595-8569, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Projeto de Educação de Trabalhadores: especulando a vida, vivenciando o direito. Revista de Formação da Escola Sindical 7 de Outubro Cut. v. 1, n. 3, p. 7-18, 2000. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin; LEITE, L. H. A.. As tensões e disputas no interior do Programa Mais Educação. Em: Shirley Aparecida Miranda e Nilma Lino Gomes. (Org.). Diálogos entre sujeitos, práticas e conhecimentos. 1ed.Belo Horizonte. : MAZZA EDIÇÕES. 2018.v. 1, p. 9-248. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
GOMES, Aline Regina ; ANDRADE, Camila Bevenuto ; MENDONÇA, Patrícia Moulin ; OLIVEIRA, K. S. ; NOGUEIRA, P. H. Q.. Módulo 5: O professor como invenção. Em: Paulo Felipe Lopes Carvalo; Paulo Henrique de Queiroz Nogueira. (Org.). Docência na Educação Integral. 1ed. 2017.v. 1, p. 159-170. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. MAIS EDUCAÇÃO PARA QUE E PARA QUEM? ALGUMAS TENSÕES E DISPUTAS NO INTERIOR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Em: Lúcia Helena Alvarez Leite; Levindo Diniz Carvalho e Bárbara Ramalho. (Org.). A Educação Integral como Direito: Avanços e Desafios em Experiências de Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte. : Fino Traço. 2017.v. 1, p. 15-36. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Lucia Helena Alvarez Leite ; Fernanda Silva de Oliveira ; MENDONÇA, Patrícia Moulin. A Educação Integral como direito: concepções e desafios. Em: Marilia Barecelos Guimarães; Carla Linhares Maia; Denise Bianca M S Passades. (Org.). Educação Integral: contribuições da extensã da UFMG. 1ed.Belo Horizonte. : Editora UFMG. 2015.v. 1, p. 33-52. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin; EVARISTO, M. M.. Índios de Verdade? A diversidade cultural, a questão indígena e a escola. Em: Margareth Diniz; Renata Nunes Vasconcelos. (Org.). Pluralidade cultural e inclusão na formação de professores e professores. 1ed.Belo Horizonte. : Editora Formato. 2004.v. 1, p. 140-156. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (1)
MENDONÇA, Patrícia Moulin; RAMALHO, Bárbara ; Lucia Helena Alvarez Leite. Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. Em: 38a. Reunião Nacional da ANPEd, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (4)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. As tensões e conflitos do Programa Mais Educação. Em: Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, 2017, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, v. 27, p. 175-176, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Direito à Eduação: a procura de significados. Em: XVII ENDIPE, 2014, Fortaleza. A didática e a prática de ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade. Fortaleza: EdUECE, p. 334-334, 2014. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin; BARRETTO, E. S. S.. A Escola Plural e os ciclos de formação. Em: VII Colóquio sobre questões curriculares / III Colóquio Luso-brasileiro, 2006, Braga. Livro de resumos, v. unico, 2006. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Os ciclos de formação da Escola Plural. Em: 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduração e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. Os ciclos de formação da Escola Plural, 2005. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (6)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. As tensões e conflitos do Programa Mais Educação. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Macrocampo Acompanhamento Pedagógico. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDONÇA, Patrícia Moulin. O direito à educação integral: rupturas e resistências. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Ciclos: Estudos sobre as políticas implementadas no Brasil. 2005. Apresentação de Trabalho/Seminário
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Projeto de Alfabetização ao final do 3º ciclo da Escola Plural: enfrentando um desafio. 2004. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Expositora do Projeto de Educação de Trabalhadores: especulando a vida, vivenciando o direito. 2000. Apresentação de Trabalho/Outra
Demais tipos de produção bibliográfica (4)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Construindo uma referência curricular para a Escola Plural: uma reflexão preliminar. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 1996. Caderno [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Proposta Curricular do Programa Escola Plural: referências norteadoras. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 1996. Caderno [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (2)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Corretora de provas na avaliação escolar dos alnos da rede municipal de ensino de São Paulo. 2008. [ busca Google | busca Bing ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Programa de Avaliação da Educação Básica do Estado do Espírito Santo. 2006. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (2)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Metodologia de Projetos. 1998. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
MENDONÇA, Patrícia Moulin. Projetos de Trabalho: uma inovação na intervenção pedagógica. 1997. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (5)
Junia Gomes da Silveira. Dislexia: distúrbio ou dificuldade de leitura. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Fumec/FCH, . 2014. Orientador: Patrícia Moulin Mendonça.
Edla Agta Fernandes. A resolução de problemas como intervenção das dificuldades matemáticas: um auxílio ao psicopedagogo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Fumec/FCH, . 2014. Orientador: Patrícia Moulin Mendonça.
Luciana Vinicius de Souza. A importância do ato de ler e escrever nas séries iniciais do ensino fundamental: aquisição, desenvolvimento e construção do aprendizado da escrita. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Fumec/FCH, . 2011. Orientador: Patrícia Moulin Mendonça.
Vera Lúcia Justiniana Pimenta Moreira. O Fracasso Escolar e as desigualdades escolares. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Fumec/FCH, . 2010. Orientador: Patrícia Moulin Mendonça.
Luciana Fernandes da Conceição Matta Machado. O espaço escolar e suas delimitações pedagógicas na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia) - Universidade Fumec/FCH, . 2010. Orientador: Patrícia Moulin Mendonça.
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (1)
2004-2006. Ciclos e Progressao Continuada Descrição: Participação em projeto de pesquisa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Patrícia Moulin Mendonça - Coordenador. Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro. Membro: Patricia Moulin Mendonca.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (21)
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduração e Pesquisa em Educação. 2044. (Congresso).
XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.As tensões e conflitos do Programa Mais Educação. 2017. (Encontro).
Seminário O direito à Educação Integral: rupturas e resistências.O direito à Educação Integral: rupturas e resistências. 2016. (Seminário).
CONAE 2014. 2014. (Outra).
III Seminário Internacional Teias de Cidadania. 2012. (Seminário).
III Seminário Internacional de Intercâmbio Formativo quot;Reggio Emilia. 2010. (Seminário).
I Coloquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Simpósio).
28ª Reunião Anual ANPED.Os ciclos de formação da Escola Plural. 2005. (Outra).
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduração e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).
Disciplina Currículos e Programas da Fac Educação USP.Desafios contemporâneos da Escola Plural. 2005. (Outra).
III Semana da Educação 2005 - educação é cultura, cultura é educação?.Debate acerca de algumas políticas de ciclos implementadas em rede de ensino de estados e municípios brasileiros. 2005. (Encontro).
III Semana de Educação 2005 - Educação é cultura, cultura é educação?.Debate acerca de algumas políticas de ciclos implementadas em redes de ensino de estados e municípios brasileiros. 2005. (Encontro).
Políticas de ação afirmativa e consciência negra. 2005. (Seminário).
Seminário quot;Ciclos: Estudos sobre as Políticas Implementadas no Brasils.Ciclos: estudos sobre as políticas implementadas no Brasil. 2005. (Seminário).
27ª Reunião Anual ANPED. 2004. (Outra).
Disciplina Currículos e Programas da Fac Educação USP.Projeto de Alfabetização ao final do terceiro ciclo da Escola Plural: enfrentando desafios. 2004. (Outra).
V Congresso Brasileiro de Ação Pedagógica. 2001. (Congresso).
Ciclos de Estudos em Alfabetização/Ano IV: Educação de Jovens e Adultos.Projeto de Educação de Trabalhadores: especulando a vida. 2000. (Encontro).
Curso Metodologia de Projetos.Metodologia de Projetos. 1998. (Outra).
7º Encontro de Educação de Paulínia.Curso Projetos de Trabalho. 1997. (Encontro).
7º ENEP.Projetos de trabalho: uma inovação na Intervenção Pedagógica. 1997. (Encontro).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
MENDONÇA, Patrícia Moulin. III Seminário Internacional Teias de Cidadania A cultura popular tece caminhos para uma educação integral. 2012. (Outro).. . 0.
MENDONÇA, Patrícia Moulin. 1º Congresso de Alfabetização da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. 2004. (Congresso).. . 0.
MENDONÇA, Patrícia Moulin; RAMALHO, Bárbara ; Lucia Helena Alvarez Leite. Coletivos em situação de pobreza e educação integral: um olhar a partir da perspectiva decolonial. Em: 38a. Reunião Nacional da ANPEd, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]