Lattes UEMG

Cassio Hideo Diniz Hiro

Graduado em História pela Universidade Salesiana de São Paulo - UNISAL -, Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - com pós-doutorado na mesma universidade. É professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - (unidade de Campanha), nos cursos de História e Pedagogia. Foi também professor-convidado do curso de Pedagogia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - UNISALESIANO - de Lins, além de professor efetivo de História na rede básica estadual de Minas por 14 anos (2006-2020). Realiza pesquisas sobre a História Social do Trabalhador Docente e do Movimento Sindical de Trabalhadores em Educação, com artigos publicados em revistas acadêmicas da área no Brasil e no exterior. Também é autor do livro História e Consciência de Classe na Educação Brasileira (2015) - com Carlos Bauer - e Luta de Classes em Caxambu (2020), e co-autor de diversos outros livros como História da Educação na Internacional Comunista (2020) e Sindicalismo e Associativismo de Trabalhadores em Educação no Brasil (volumes 1, 2 e 3). Por fim, é líder do GRUHISED - Grupo de Pesquisa em História Social da Educação: discursos, práticas e experiências coletivas e organizacionais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1596868118313462 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Campanha. Praça Dom Ferrão, 167 Centro 37400000 - Campanha, MG - Brasil Telefone: (35) 32612020
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Monitor Sul-Mineiro: o jornal como um espaco de discursos e debates da elite do Sul de Minas Gerais
      Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende apresentar a proposta de analisar o Jornal Monitor Sul-Mineiro como palco de discursos e narrativas originárias de uma elite regional influente no âmbito político brasileiro. Neste sentido, trabalharemos com a proposta de historicizar o jornal, explorando o periódico como um objeto da História. A periodização escolhida para a presente pesquisa é um recorte de 1872 a 1896, que marca a primeira fase do Jornal, que em toda a sua completude circulou durante 45 anos. Este primeiro ciclo de produção conta com a direção e edição de Bernardo Saturnino da Veiga, juntamente a colaboração de seus irmãos Evaristo da Veiga, José Pedro Xavier da Veiga e Ângelo da Veiga. O grupo formado por esses quatro agentes são pertencentes a uma família tradicionalmente vinculada as ideias conservadoras e a uma posição monarquista, que refletia aspectos da elite campanhense, a qual a família Veiga fazia parte. Além de refletir pontos das esferas social e cultural da região sul-mineira, seus colaboradores tinham vínculos diretos com a política brasileira, pois ocupavam lugares de destaque dentro da Província de Minas Gerais, e sendo assim, aspectos e posições defendidas por esse grupo se apresentavam impressos nas páginas do jornal. O Monitor Sul-Mineiro, além destes aspectos já apresentados merece destaque para própria possibilidade de circulação destes ideais dentro da região mineira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Beatriz Souza Oliveira - Integrante. Financiador(es): Programa de Apoio à Projetos de Pesquisa da UEMG - Bolsa.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    2. 2020-Atual. O movimento operario no sul de Minas: o caso da Liga Operaria Varginhense (1913)
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem como objetivo iniciar as investigações que visam resgatar os primórdios do movimento operário regional do início do século XX, mais precisamente na cidade de Varginha, sul de Minas Gerais, a partir de investigações sobre a existência da Liga Operária Varginhense, entidade fundada em 1913 e que visava representar as 'classes trabalhadoras' no município. Além disso, proporcionar um estudo local em torno de sujeitos sociais antes ignorados ou relegados ao segundo plano pelas principais narrativas históricas, que em sua maioria exaltam personagens ligados direta e indiretamente às elites regionais e apresentam versões laudatórias e ufanistas aos acontecimentos que representam o imaginário das classes dominantes sobre o passado local. A luz da História Social e da História Política - notadamente baseadas nas contribuições teóricas e historiográficas de E. P. Thompson, Carlos Bauer, Edgar Carone e Ângela de Castro Gomes - e por meio das análises de fontes primárias como documentos oficiais, cartas, jornais, etc., buscaremos trazer ao público a História vista de baixo a partir da análise das primeiras ações e as experiências históricas dos trabalhadores do sul de Minas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    3. 2020-Atual. A greve de 2010: as praticas, os costumes e a cultura sindical entre os trabalhadores em educacao no Sul de Minas Gerais
      Descrição: Essa pesquisa, continuidade do projeto 'A greve de 2010: o despertar da consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais' realizado em 2018, se propõe a analisar as práticas, os costumes e, por conseguinte, a cultura sindical que se desenvolveu entre os trabalhadores em educação no sul de Minas Gerais, partindo do período histórico recente marcado pela greve desses trabalhadores em 2010. Aliando os estudos do projeto anterior com o levantamento de novas fontes e uma nova análise baseada nos referenciais teóricos da História Social e Cultural, buscaremos compreender se a participação e organização dos trabalhadores em educação permitiu desenvolver uma cultura sindical que marca essa categoria em seus movimentos paredistas, fruto do desenvolvimento de uma possível consciência de classe entre esses personagens sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    4. 2018-2019. A greve de 2010: o despertar da consciencia de classe entre os trabalhadores em educacao no Sul de Minas Gerais
      Descrição: No final do século XX e com a ascensão do neoliberalismo e do discurso pós-moderno do fim da luta de classes, o sindicalismo brasileiro sofreu um duro golpe, no que tange a sua força, adesão e conquistas. Mesmo após a ascensão dos governos de cunho popular a partir de 2003, observamos que o fôlego existente nos anos 1980 ainda não havia retornado como muitos desejavam nesse momento histórico. No entanto, a partir da crise mundial no sistema capitalista mundial iniciada a partir de 2008 e com efeitos nos próximos anos, os trabalhadores que constituem a vanguarda de lutas no país começaram a sentir a necessidade de reforçarem suas organizações e mobilizações, diante da nova conjuntura que começava a se formar. A partir de então poderemos observar o aumento do número de mobilizações e greves em várias categorias espalhadas pelo país, e é nesse momento que se constata o reaparecimento de movimentos sindicais originários de trabalhadores em educação de redes públicas em vários Estados da federação. Nesse ínterim, destacamos as redes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Nas Alterosas, a partir de 2009 os trabalhadores em educação da rede estadual mineira começaram a se transformar em protagonistas dessas lutas, que culminou na primeira greve de grande impacto a ocorrer nesse século, a famosa Greve de 2010, que durou 47 dias e teve forte adesão da categoria. Foi nesse momento que não apenas na capital e nas grandes cidades metropolitanas, mas, sobretudo nos pequenos municípios do interior, os trabalhadores em educação assumiram-se como parte de uma grande mobilização em defesa das demandas e reivindicações coletivas, ultrapassando a acomodação características dos últimos anos. Em relação à História social dessa categoria, entrava-se em uma nova etapa histórica. Diante dessa introdução, essa pesquisa - parte inicial de nosso esforço coletivo de lançarmos um olhar e uma luz sobre essa temática - se propõe iniciar as análises preliminares sobre o universo dos trabalhadores em educação do interior de Minas Gerais, mais especificamente da região próxima à cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, que participaram da Greve de 2010, culminando na sua organização sindical local de caráter permanente. E buscaremos compreender se essa participação e organização são frutos de um possível desenvolvimento de uma consciência de classe entre esses trabalhadores mobilizados nesse período.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Weber Luiz Pereira Moreira - Integrante / Josiane de Paula Nunes - Integrante.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    5. 2016-2017. A educacao brasileira e seus sujeitos sociais: a Historia social dos trabalhadores em educacao nao-docentes da rede municipal de Caxambu
      Descrição: Ao iniciarmos os estudos preliminares para a elaboração de nosso projeto de pesquisa, nos deparamos logo de imediato com a quase inexistência de trabalhos que versam sobre um importante, porém, renegado personagem presente no ambiente escolar e parte importante no processo educacional nas instituições de ensino, seja elas no ensino básico ou no superior. Estamos nos referindo aos funcionários escolares, que por meio de seus diversos segmentos (técnicos, secretários, auxiliares, serviços gerais, etc.) contribuem cada qual com o seu papel na construção e a manutenção de espaços e condições de ensino-aprendizagem. No entanto, a mercê de sua importância, a cultura escolar ? e, por conseguinte, as pesquisas acadêmicas ? tem lhes reservado pouco espaço. Essa situação contribui para que os mesmos não se percebam como parte de uma categoria profissional (e social) em conjunto com os professores (docentes): a dos trabalhadores em educação. Diante disso, esse trabalho ? parte inicial de nosso esforço coletivo de lançarmos um olhar e uma luz sobre essa temática ? se propõe iniciar as análises preliminares sobre o universo dos trabalhadores em educação que exercem as funções não docentes nas escolas, contribuindo para o resgate da história desse personagem social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Thaynah da Silva Santos - Integrante.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    6. 2014-2017. Da invisibilidade a conquista do espaco social: Historia concisa das lutas politicas e sindicais dos trabalhadores em educacao da Universidade de Sao Paulo (1978-1988)
      Descrição: Esta pedquisa teve como objetivo investigar a história das lutas políticas e sindicais dos trabalhadores em educação administrativos ? e serviços gerais ? da Universidade de São Paulo (USP), entre os anos de 1978 e 1988. Período este marcado pelo ressurgimento do movimento combativo no interior das universidades brasileiras, que envolviam professores, estudantes e funcionários desses estabelecimentos de ensino, que despontavam na luta contra a ditadura civil-militar brasileira, pela redemocratização do país e pela melhoria das condições de salário, trabalho e vida. A pesquisa procurou compreender, crítica e documentalmente esse momento histórico a partir da perspectiva de uma vanguarda organizada que, por meio da Associação dos Servidores da USP - atual Sindicato dos Trabalhadores da USP - atuaram nas mais diversas lutas internas e externas aos campi universitários, destacando-se como uma das mais combativas e aguerridas entidades da história do movimento sindical brasileiro nas últimas décadas do século XX. Usando como base teórica o materialismo histórico dialético, e a presença de autores como Edward P. Thompson, entre outros, empreendemos desvelar algumas das características do período investigado, o contexto socioeconômico, as lutas reivindicativas e políticas no contexto do funcionalismo público paulista, a entidade sindical e a participação, ativa e consciente, de uma parcela dos trabalhadores da educação na construção da democracia no Brasil nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Carlos Bauer - Integrante.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.
    7. 2011-2012. Historia e consciencia de classe na educacao brasileira: Lutas e desafios politicos dos trabalhadores em educacao de Minas Gerais (1979 - 1983)
      Descrição: Descrição: Entre os movimentos sociais, o sindicalismo de trabalhadores em educação tornou-se nos últimos 30 anos em um dos principais movimentos da história política e social do Brasil. Junto com os metalúrgicos e os bancários, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra, o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura política ao final do regime civil-militar. Suas entidades representativas foram os principais instrumentos de lutas, não só econômicas, mas também políticas, sendo que muitas delas foram protagonistas na luta contra a ditadura nos anos 1980. E isso repercutiu na sociedade brasileira, pois este movimento se trata da ação e organização de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famílias, ao trabalhar com a sua educação e a educação de seus filhos. Diante disso, este trabalho busca investigar a formação da consciência de classe dos trabalhadores em educação, no qual se insere os professores, a partir da análise do processo histórico de seu desenvolvimento. Tendo como referenciais teóricos Edward D. Thompson, Georg Lukács e Amarílio Ferreira Jr., entre outros, e tendo como marco inicial de investigação a segunda metade da década de 1970, esta pesquisa buscará compreender as características da categoria social dos professores, sua realidade sócio-econômica e a sua participação nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássio Hideo Diniz Hiro - Coordenador / Carlos Bauer - Integrante.
      Membro: Cassio Hideo Diniz Hiro.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (53)
      1. Mesa de abertura da 14ª Primavera de Museus - UEMG.A importância do Acervo do Centro de Memória Cultural do Sul de Minas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Unidade de Campanha. 2020. (Outra).
      2. Mesa redonda: O contexto latino-americano e os trabalhadores e trabalhadoras da educação: os efeitos e as possibilidades do trabalho remoto diante de pandemia. 2020. (Outra).
      3. I Simpósio de estudos históricos sobre o Associativismo e o Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (SIMPOHASTE) ? ?História, historiografia e a preservação da memória das associações e sindicatos dos trabalhadores em educação?.Por uma história do sindicalismo docente: os desafios teóricos e metodológicos para a consolidação de uma história social do sindicalismo dos trabalhadores em educação no Brasil. 2019. (Simpósio).
      4. VII Seminário Internacional da Rede ASTE: o sindicalismo docente e a construção da profissão na Europa e na América Latina.A Greve de 2010: O Despertar da Consciência de Classe entre os Trabalhadores em Educação no Sul de Minas Gerais. 2019. (Seminário).
      5. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Construindo a luta: a Associação dos Servidores da Universidade de São Paulo no contexto dos anos 1970. 2018. (Congresso).
      6. II Simpósio Nacional Educação, Marxismo e Socialismo.A participação da UTE-MG na construção da CUT: as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2018. (Simpósio).
      7. I Simpósio Nacional de Estudos Medievais da UFSJ.Ensino ou pregação: A educação como instrumento de manutenção do status quo medieval. 2018. (Simpósio).
      8. Seminário Nacional Marx 200 - 1968+50: a atualidade de Marx e as lutas sociais no século XXI.A consciência de classe entre os trabalhadores em educação no Sul de Minas Gerais: arcabouços teóricos e metodológicos. 2018. (Seminário).
      9. I Seminário Marx Engels: legados e contribuições para a Economia, a Filosofia e a Política.As contribuições do marxismo para a História e a historiografia marxista. 2017. (Seminário).
      10. IX Encontro Brasileiro da RED ESTRADO ? Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente.A PRESENÇA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DA USP (1934 ? 1979). 2017. (Encontro).
      11. Problemáticas sociais, econômicas e políticas da Venezuela.Análise de conjuntura. 2017. (Outra).
      12. VI Encontro Científico e Simpósio de Educação do UNISALESIANO.Parecerista de artigos científicos. 2017. (Encontro).
      13. VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação: associativismo, sindicalismo e ação política dos trabalhadores em educação.Quem faz a escola? A história social dos trabalhadores em educação da rede municipal de Caxambu. 2017. (Seminário).
      14. XI Conferencia Regional de la Internacional de la Educación America Latina. Análise de conjuntura GT V. 2017. (Congresso).
      15. Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE.Do conformismo associativista à combatividade sindical: o surgimento da ASUSP e suas transformações ao final da década de 1970. 2016. (Encontro).
      16. Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE.A invisibilidade dos funcionários na pesquisa do associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação. 2016. (Encontro).
      17. Evento de encerramento do eixo temático "O sujeito e os contextos social, cultural e político".Mesa-redonda "Escola e Democracia" e "O que é educação". 2016. (Seminário).
      18. Seminário de Pesquisa "A presença da juventude brasileira na história imediata da educação. 2016. (Seminário).
      19. X Seminário Nacional do HISTEDBR.Um estudo sobre o SINTUSP: da presença dos trabalhadores da Universidade na História da educação brasileira (1979 ? 1988). 2016. (Seminário).
      20. Reunión Regional Red de Trabajadoras de la Educación de América Latina. 2015. (Outra).
      21. V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación.Mesa 7: Historia reciente del sindicalismo docente (bloque 3). 2015. (Seminário).
      22. V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación.Quando os ?invisíveis? vão à luta: análise e fundamentos para o estudo sobre o Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo. 2015. (Seminário).
      23. Workshop "Educación, trabajo y organizaciones gremiales".A História social do movimento sindical dos trabalhadores da USP. 2015. (Outra).
      24. Workshop "Educación comparada en América Latina". 2015. (Outra).
      25. X Conferencia Regional de la Internacional de la Educación - América Latina. 2015. (Congresso).
      26. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEd Sudeste.História, lutas e consciência de classe na educação brasileira: Mobilização e consciência dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979 ? 1983). 2014. (Encontro).
      27. Encontro de Pesquisadores Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE.Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo: fundamentos e possibilidades de pesquisa sobre funcionários de instituições de ensino superior. 2014. (Encontro).
      28. VII Encontro Maranhense de História da Educação.Educação e consciência de classe: uma análise histórica das lutas dos trabalhadores em educação a partir de suas vozes. 2014. (Encontro).
      29. Conferência Nacional de Educação - etapa estadual Minas Gerais.Eixo VI - Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. 2013. (Outra).
      30. IV Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. 2013. (Seminário).
      31. IV Seminário Internacional de Educação: "Paulo Freire e a Educação Superior. 2013. (Seminário).
      32. 9º Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais. 2012. (Congresso).
      33. Debate CEDEM/UNESP - A história do PT. 2012. (Outra).
      34. Debate CEDEM/UNESP - A reinvenção da classe trabalhadora. 2012. (Outra).
      35. Encontro de Pesquisadores Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE.Da insatisfação à criação da UTE/MG: a História do movimento sindical docente mineiro nas vozes de seus sujeitos sociais. 2012. (Encontro).
      36. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978 - 1990). 2012. (Congresso).
      37. IX Seminário Nacional de estudos e pesquisas História, Educação e Sociedade no Brasil - História da Educação Brasileira: Experiências e Peculiaridades.Trabalhadores em educação, sindicalismo docente e consciência de classe: a história do movimento sindical docente em Minas Gerais (1979-1983). 2012. (Seminário).
      38. Mini-curso Michael Löwy: Marx Inédito. 2012. (Oficina).
      39. Seminário Concepção marxista de partido e a necessidade histórica do partido revolucionário - organizado pelo NEAM: Núcleo de Estudos e Aprofundamentos Marxistas do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC/SP. 2012. (Seminário).
      40. VII Colóquio Internacional Marx e Engels - CEMARX. História e consciência de classe na educação brasileira: uma análise das lutas dos trabalhadores em educação de Minas Gerais sob uma perspectiva histórica (1978 ? 1983). 2012. (Congresso).
      41. Conferência Estadual de Educação do Sind-UTE/MG.Mesa temática "Egito: o caráter de uma revolução". 2011. (Outra).
      42. Debate CEDEM/UNESP - O cancioneiro popular na América Latina: o povo como nação ou arma de luta das utopias de esquerda?. 2011. (Outra).
      43. III Encontro Científico e o Simpósio de Educação - Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores.A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2011. (Encontro).
      44. III Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2011. (Seminário).
      45. IV Encontro de Pesquisa Discente: Refletindo a educação em sua multidimensionalidade - PPGE/UNINOVE.A CONSCIÊNCIA DE CLASSE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 2011. (Encontro).
      46. Seminário Avançado Metodologia de Pesquisa em Educação.Participação sem apresentação. 2011. (Seminário).
      47. VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares -.OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E O PROCESSO HISTÓRICO DE FORMAÇÃO DE SUA CONSCIÊNCIA DE CLASSE. 2011. (Simpósio).
      48. 34º Reunião Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2010. (Congresso).
      49. Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010 - etapas municipal, micro-regional, macro regional e estadual.O papel do estado no ensino formal. 2010. (Outra).
      50. 33º Reunião Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2009. (Congresso).
      51. 5º SINAL - Simpósio Internacional de Letras (Fronteiras do Contemporâneo - Linguagem, Espaço e Máquina). 2009. (Simpósio).
      52. "Pedagógica Caxambu" - Congresso Internacional de Educação, Produtos e Serviços Educcionais. 2008. (Congresso).
      53. III Semana Cultural - Formação Docente: Inclusão Social e Novas Tecnologias - UNISAL. 2003. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; PAIVA, L. R. B.. I Simpósio de estudos históricos sobre o Associativismo e o Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (SIMPOHASTE) ? ?História, historiografia e a preservação da memória das associações e sindicatos dos trabalhadores em educação?. 2019. Congresso
      2. BAUER, Carlos ; MORAES, C. ; LANCA, H. ; DINIZ, Cássio. Encontro Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo de Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). 2018. Congresso
      3. DINIZ, Cássio; CARVALHO, D. O.. I Seminário Marx Engels: legados e contribuições para a Economia, a Filosofia e a História. 2017. Outro
      4. CARVALHO, Carla. M. N. ; DINIZ, Cássio. Semana da Pedagogia: humanismo integral, questão de educação?. 2017. Congresso
      5. BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; MATHIAS, Emerson Feliciano ; MIGUEL, Mirian Bernardi Maria ; PAIVA, L. R. B. ; MORAES, C. ; LANCA, H. ; CRISNEILANDIA, M.. Encontro de Pesquisadores Rumo ao VI Seminário Internacional da Rede ASTE. 2016. Congresso
      6. DINIZ, Cássio; CARVALHO, Carla. M. N.. Viagem técnica ao Museu Catavento. 2016. Outro
      7. Dantas, Vanessa ; DINIZ, Cássio. V Encontro de Pesquisa Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e I Encontro de Pesquisa em Educação, Relações Étnico-Raciais e Culturas. 2015. Outro
      8. BAUER, Carlos ; CARVALHO, Celso ; STANGHERLIM, R. ; LORIERI, Marcos ; DINIZ, Cássio. X Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares: "Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas". 2015. Congresso
      9. DINIZ, Cássio; BAUER, Carlos ; GINDIN, J. J.. Encontro de Pesquisadores Rumo ao V Seminário Internacional da Rede ASTE. 2014. Outro
      10. BAUER, Carlos ; DINIZ, Cássio ; MATOS, Alessandro Rubens. Encontro de Pesquisadores Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE. 2012. Outro
      11. DINIZ, Cássio; ANDRADE, Valéria ; MACHADO, D. P.. IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Refletindo a educação em sua multidimensionalidade - PPGE/UNINOVE. 2011. Congresso
      12. DINIZ, Cássio; LORIERI, Marcos ; BAUER, Carlos ; ROGGERO, Rosemary ; MACHADO, D. P.. VIII Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas. 2011. Congresso
      13. DINIZ, Cássio; Ronan Neves Rocha ; Mauricéa Vanja Neves Rocha. Mesa-Redonda - Paulo Freire no século XXI. 2010. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Cássio Hideo Diniz Hiro ⇔ Leon Frederico Kaminski (2.0)
        1. KAMINSKI, L. F. ; DINIZ, Cássio. História em Diagnóstico #3: Ditadura e Guerra Fria no discurso olavo-bolsonarista. 2020.
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        2. NUNES, Josiane de Paula ; BELCHIOR, Ygor ; DINIZ, Cássio ; CARVALHO, Márcio Eurélio ; KAMINSKI, Leon. História em Diagnóstico #0: A Universidade em tempos de pandemia. 2020.
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      • Cássio Hideo Diniz Hiro ⇔ Ygor Klain Belchior (1.0)
        1. NUNES, Josiane de Paula ; BELCHIOR, Ygor ; DINIZ, Cássio ; CARVALHO, Márcio Eurélio ; KAMINSKI, Leon. História em Diagnóstico #0: A Universidade em tempos de pandemia. 2020.
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      • Cássio Hideo Diniz Hiro ⇔ Douglas Souza Angeli (1.0)
        1. DINIZ, Cássio. Parecer para a revista Angelus Novus (USP). 2020.
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    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01