Lattes UEMG

Ygor Klain Belchior

Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Licenciado e Bacharel em História pela mesma instituição (UFOP). Estudou Arqueologia na Escola Museu Cap Cavallera, em Menorca, na Espanha. É pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-MA/USP e LEIR/UFOP) e Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História Antiga, Medieval e da Arte (LEPHAMA). Tem experiência docente na Educação Básica, trabalhando na Escola Estadual Marciano Toledo Pisa, no município de Rio Claro-SP, como Professor de História e de Sociologia. Foi igualmente docente em instituições como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Centro Universitário Barão de Mauá, a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Adventista da Bahia (FADBA) e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UEFS). Atualmente, é Professor de História Antiga, História Medieval e História da Arte na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG- Campanha) e Coordenador de Programas e Projetos de Extensão da Unidade de Campanha. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1078533149935776 (02/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Campanha. Praça Dom Ferrão, 167 Centro 37400000 - Campanha, MG - Brasil Telefone: (35) 32612020 URL da Homepage: http://2018.uemg.br/unidade.php?id=6
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Boatos e opiniao publica em Roma
      Descrição: Este projeto tem como objetivo abordar a relação entre boatos, opinião pública e assassinatos políticos no mundo romano. Com tal intento, pretendemos avaliar a afinidade entre boatos e opinião pública, para, depois, apresentarmos a sua eficácia como uma poderosa ferramenta para opositores políticos. Os pesquisadores dos boatos os consideram como ferramentas imprescindíveis para a gestão do poder pelas facções político-militares, pois por se basearem mais em impressões do que em fatos regiam a opinião pública. Nesse sentido, ao ouvir uma notícia importante e impactante a primeira reação de um receptor era repeti-la a uma outra pessoa. Isso espalhava os boatos e desencadeava o nascimento de outras discussões, sempre vinculadas àquilo que se deveria pensar e não ao fato em si mesmo (KAPFERER, 1993, p. 75). Nosso corpus documental é extenso. Ele abrange desde as fontes produzidas no século I a.C., a exemplo de Cícero, Tito Lívio e César, até o século II d.C., como Suetônio e Tácito. O motivo de tal amplitude é englobar uma diversidade de alunos e de discussões para, por fim, tecer um panorama geral do período. Nossos objetivos são: Definir a relação entre boatos e opinião pública; descrever o conteúdo dos boatos; demonstrar como os boatos afetam a opinião pública a respeito dos governantes e do Senado; detalhar os agentes de propagação dos boatos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ygor Klain Belchior - Coordenador.
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    2. 2013-2018. Os boatos nas guerras civis entre Cesar em Pompeu (54-48 A.C.)
      Descrição: O estudo analisa a influência dos boatos na vitória de César sobre Pompeu, ocorrida nas guerras civis de 49 e 48 a.C. Apesar do breve período de disputas, tem como recorte temporal os anos de 54 a 48 a.C., pois foi aí que apareceram os primeiros boatos das lutas entre os generais. Para tanto, toma como fontes obras de gêneros literários variados, situadas entre os séculos I a.C. e IV d.C. Dentro de tal corpus, destacam-se os Comentários sobre as Guerras Civis, redigidos por César, as Cartas a Ático e as Cartas aos Amigos, escritas por Cícero, e a Farsália, composta por Lucano. O referencial teórico abrange os conceitos de boato, janelas de oportunidades, ação coletiva e memória social. O objetivo geral é compreender a relação entre uma stasis, a propagação de boatos e a mobilização dos grupos. Seguem-no os objetivos específicos, por meio dos quais o estudo analisa de que modo as ações coletivas oportunizavam vantagens ou desvantagens militares, e também precisa como a formação de alianças tornou César o favorito ao sucesso. Considera que os boatos foram decisivos para o triunfo cesariano, pois contribuíram para a conquista de apoio, a rendição de cidades e a aquisição de recursos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ygor Klain Belchior - Coordenador. Número de produções C, T A: 10
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    3. 2010-2012. Tacito e o Principado de Nero
      Descrição: Esse projeto de mestrado se dedicou ao estudo do principado de Nero através de duas fontes do gênero historia, produzidas por um senador romano de nome Públio Cornélio Tácito, e intituladas como "Anais" e "Histórias". Nosso objetivo foi o de observar como a narrativa referente aos anos do governo neroniano pode ser lida, pelo menos do ponto de vista de Tácito, através de uma ótica que privilegie as interações sociais entre o imperador, a aristocracia e outros grupos sociais que compunham a respublica romana, como as mulheres, os libertos, os escravos e os exércitos. Essa nova ótica, que foi construída através do estudo das obras taciteanas em diálogo com a literatura sobre a produção de discursos na antiguidade, a exemplo de Aristóteles, serviu para apresentarmos como esses constantes conflitos também podem ser lidos através de uma noção diferente daquela que considera as produções históricas como produções literárias sem compromisso com a veracidade dos fatos. Ou seja, através desse estudo, observamos que os conflitos entre o imperador e os seus súditos podem assumir na historiografia taciteana o papel de elementos de deleite, pois prendem a atenção da audiência, como também podem assumir características de ?evidência? textual, demonstrando que os fatos prosseguiram dessa determinada maneira. Visto essas considerações, apresentamos como essa leitura do governo neroniano, em Tácito, auxilia-nos na compreensão de novas maneiras de pensarmos a organização política e social dos primeiros anos do principado romano, diferente daquelas leituras calcadas em críticas a condutas individuais dos imperadores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ygor Klain Belchior - Integrante / Fábio Faversani - Coordenador. Número de produções C, T A: 13
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    4. 2008-2009. O papel da Ordem Senhorial na formacao da imagem do Imperador Nero em Tacito (PIP/UFOP)
      Descrição: O que seria um modelo de ?bom governante?? Esta é uma pergunta que aos olhos da modernidade seria simples responder. Seria aquele que renegasse toda e qualquer atitude tirânica, que pensasse em primeiro lugar no atendimento das demandas da população e que agradasse as elites. Porém, qual seria a nossa resposta ao pensarmos em um modelo de um ?bom imperador?? Que medidas este ?bom imperador? deveria tomar para entrar em acordo com a elite, a plebe e o exército romanos? No intuito de responder a essas perguntas, estudamos na obra Anais de Públio Cornélio Tácito, em especial os livros 12 a 16, que descrevem o governo do imperador Nero, que é tratado pela historiografia e foi retratado pelo cinema como o modelo de péssimo governante. Porém, como observamos durante a análise de alguns autores, Nero não foi um total fracasso como imperador. No caso da obra De Clementia de Sêneca, por exemplo, o imperador foi desenhado como a figura do ?ideal imperial?, um deus. Assim, nosso objetivo foi o de estudar Nero através da ótica da ordem senhorial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ygor Klain Belchior - Integrante / Fábio Faversani - Coordenador. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    5. 2007-2007. Uma relacao entre os conceitos de libertas, auctoritas, liberalitas, clementia, crudelitas e Ordem Senhorial na formacao da imagem do princeps
      Descrição: Este trabalho buscou investigar como Suetônio, Tácito e Sêneca apresentam a imagem de Nero ao longo de suas obras. Para tanto, é fundamental realizar a apresentação dos autores e de seus trabalhos que serão analisados. É através dessas leituras que buscaremos os pressupostos políticos que influem na formação da imagem do princeps. Enquanto Suetônio compara o governo de Nero com os princípios do governo de Augusto e Tácito estabelece uma relação da imagem do governante com o conceito de Ordem Senhorial, Sêneca observa que o ?bom imperador? é aquele que sabe utilizar da Clemência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ygor Klain Belchior - Integrante / Fábio Faversani - Coordenador. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    6. 2006-2007. Demanda por escolarizacao no brasil: um olhar sobre a educacao de jovens e adultos
      Descrição: Nas duas últimas décadas do milênio, as Políticas Públicas se defrontaram, no Brasil, com a crescente demanda por escolarização, especialmente no que diz respeito à pressão representada pelas críticas taxas de escolarização da população brasileira. O esforço em atender a tal demanda tem se caracterizado, no período, pela oferta de programas focalizados para os segmentos populacionais excluídos, tais como a Educação de Jovens e Adultos. Para avançar na própria política de incorporação dessa demanda, é necessário, primeiramente, delimitar quem são essas pessoas, os jovens e adultos que compõem ou virão a compor ações educacionais específicas. Antes de pensar a escola que pode incluir os jovens e adultos é preciso conhecê-los. Os objetivos desse projeto a ser apresentado, fruto de uma pesquisa de iniciação científica financiada pela FAPEMIG, são, pois, saber quem são esses alunos, como são, como percebem a escola e a escolarização, quais conhecimentos trazem para a sala de aula e quais são suas expectativas. Para, a partir dessa matéria prima diversificada, problematizar a organização das relações pedagógicas capazes de incorporar as experiências de vidas dos alunos da EJA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ygor Klain Belchior - Integrante / Adriana Maria de Figueiredo - Coordenador. Número de produções C, T A: 2
      Membro: Ygor Klain Belchior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Linchamento virtual devido às minhas posições antifascistas, contra o conservadorismo racista e a favor do ensino e da liberdade de pensamento nas Universidades, Promovido por membros do Movimento Brasil Livre da Universidade Federal Fluminense.. 2020.
      Membro: Ygor Klain Belchior.
    2. Menção honrosa da área de Ciências Humanas, Letras e Artes no II Seminário da Fapemig pelo projeto Demanda por escolarização no Brasil nas últimas duas décadas., FAPEMIG.. 2008.
      Membro: Ygor Klain Belchior.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (64)
    1. 6 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.A extrema-direita brasileira e sua visão (ideológica) da cavalaria medieval. 2020. (Simpósio).
    2. 6 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.O uso da arte no ensino da Antiguidade Tardia. 2020. (Simpósio).
    3. 8ª Semfea - Semana da Faculdade de Educação e Artes. Boatos e política na Roma Republicana. 2020. (Congresso).
    4. Crise e transformação: Suetónio entre soluções dinásticas. 2020. (Seminário).
    5. V Colóquio Discente do LECA.De Mussolini a Bolsonaro Os anacronismos acerca do imperador Nero. 2020. (Simpósio).
    6. XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG 2020.História Antiga e dignidade humana: uma provocação. 2020. (Simpósio).
    7. XXI Jornada de História Antiga ?Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação Antiguidade em conexão com novos saberes?. ?MESA 18 LHIA II UFRJ?. 2020. (Congresso).
    8. 5 Simpósio Internacional Eletrônico de Ensino de História.Algumas considerações sobre os usos públicos da História Antiga e suas repercussões. 2019. (Simpósio).
    9. XXX Simpósio Nacional de História.Fama e eleições na Roma Republicana: uma leitura do Commentariolum Petitionis.. 2019. (Simpósio).
    10. I Semana de História da Unilab. 2018. (Simpósio).
    11. Congresso de Pesquisadores e Pós-Graduandos do LEIR-MA. Rumores e a Opinião Pública na Roma Republicana. 2016. (Congresso).
    12. II Colóquio Leir-UFOP Universidade de Coimbra:.Rumores e a opinião pública na Roma republicana: um estudo das Cartas de Cícero. 2016. (Outra).
    13. IX Encontro Nacional de História Antiga do GTHA: Novas fronteiras de pesquisa em Antiguidade no Brasil. Rumores, Comunidades e Política nas Guerras Civis entre César e Pomeu. 2016. (Congresso).
    14. V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade - Augustan Poetry: new trends and revaluation. 2015. (Congresso).
    15. X Simpósio de Formação e Profissão Docente.Aprendo a escrever com os clássicos: uma experiência de capacitação docente. 2015. (Simpósio).
    16. X Simpósio de Formação e Profissão Docente.O ensino de latim para professores de ensino médio. 2015. (Simpósio).
    17. XX Congresso da SBEC Público e Privado na Antiguidade. 2015. (Congresso).
    18. XX Semana de História: A escravidão e os novos mundos. Rumores e comida nas Guerras Civis romanas (49 a 45 a.C e 68 - 69 d.C). 2015. (Congresso).
    19. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).
    20. III Jornada de História Antiga da Unirio.Rumores nas guerras civis romanas (49 a 45 a. C e 69 d. C). 2014. (Simpósio).
    21. Antiguidade Greco-Romana e o Ensino Superior: instrumentos e perspectivas s. 2013. (Encontro).
    22. VI Colóquio LEIR- UFOP. Poder militar e rumores no Principado: o caso de 69. 2013. (Congresso).
    23. II Colóquio Visões da Antiguidade.Para o deleite a visão e os olhos: ékphrasis ou descrição na historiografia taciteana. 2011. (Simpósio).
    24. IV Colóquio Internacional do LEIR: as fronteiras do tempo. Tácito e a (des)ordem imperial. 2011. (Congresso).
    25. Palestra ?Una arqueología de la justiciacastigo: hacia una lectura política de Hesíodo?, ministrada pela Professora Dra. Maria Cecilia Colombani. 2011. (Outra).
    26. Palestra "O Imperador Juliano entre a Filosofia Neoplatônica e a Arte Militar", ministrada pela Professora Margarida Maria de Carvalho,. 2011. (Outra).
    27. Palestra com Júlio César Magalhães de Oliveira "O estudo da pobreza na Antiguidade Tardia". 2011. (Outra).
    28. Palestra de Fabio Faversani: O estudo da História com textos e imagens: o exemplo de Agripina menor. 2011. (Outra).
    29. Palestra de Jean Andreau ?A economia antiga era uma economia de mercado??. 2011. (Outra).
    30. Palestra de Jean Andreau ?Uma visão revisionista da moeda?. 2011. (Outra).
    31. V Seminário Nacional de História da Historiografia.Captatio Benevolentiae e Amplificatio, nos Anais, de Tácito. 2011. (Seminário).
    32. XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos - Antiguidade: performance recepção cartaz. Alétheia ou Veritas na historiografia clássica: condição sine qua non da História?. 2011. (Congresso).
    33. XXVI Simpósio Nacional de História.Captatio Benevolentiae e Amplificatio, nos Anais, de Tácito. 2011. (Simpósio).
    34. Ciclo de Estudos do Leir: Mesa-redonda com apresentação de trabalhos dos alunos de Pós-Graduação em Letras Clássicas pela UFMG. 2010. (Outra).
    35. Ciclo de Estudos do Leir - Palestra com Antônio Martinez de Resende - "Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano". 2010. (Outra).
    36. I Colóquio do Laboratório de Estudos do Império Romano - UFRB.UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE TÁCITO EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX. 2010. (Seminário).
    37. I Colóquio Internacional do LEIR. 2010. (Seminário).
    38. III Colóquio do LEIR- UFOP.Ordem e (des) ordem nos Anais de Tácito. 2010. (Outra).
    39. IV Seminário Nacional de História da Historiografia."Para nós o trabalho é restrito e sem glória? (Anais IV, 32, 4): A mudança de rumo na narrativa taciteana dos Anais. 2010. (Seminário).
    40. Palestra ?Unificação política, globalização cultural e econômica no Império Romano Tardio?, ministrada pelo Prof. Dr. Jean-Michel Carrié. 2010. (Outra).
    41. VII Encontro Nacional do GTHA. ?(Des) Ordem social e grupos de oposição em Tácito?. 2010. (Congresso).
    42. 3 Seminário Nacional de História da Historiografia.O principado de Nero: fontes e historiografia. 2009. (Seminário).
    43. II Encontro Nacional do LEIR- "A Ordem Imperial Romana: fronteiras identitárias e fronteiras sociais". 2009. (Encontro).
    44. Terceras Jornadas Nacionales de Historia Antigua y las Segundas Jornadas Internacionales de Historia Antigua. Patronato e governo imperial sob Nero, nos Anais, de Tácito. 2009. (Congresso).
    45. XXV Simpósio Nacional de História."O papel do imperador e a Ordem Senhorial, sob Nero". 2009. (Simpósio).
    46. I Colóquio Nacional do LEIR. 2008. (Encontro).
    47. II Seminário de Iniciação Científica da FAPEMIG.Demanda por escolarização no Brasil: um olhar sobre a educação de Jovens e Adultos. 2008. (Seminário).
    48. II Seminário de Línguas Clássicas e Românicas.Tácito, Sêneca e Suetônio: a formação da imagem do Princeps. 2008. (Seminário).
    49. VI Encontro Nacional de História Antiga.O papel da clemência senequiana nos anais de Públio Cornélio Tácito. 2008. (Encontro).
    50. V Seminário Internacional Archai - A cidade Antiga: Categorias conceituais e representações sociais.O papel da clemência senequiana na narrativa dos Anais de Públio Cornélio Tácito. 2008. (Seminário).
    51. X Semana de Letras da UFOP. Patronato e governo imperial sob Nero, nos Anais de Tácito. 2008. (Congresso).
    52. XVI Encontro regional de História ANPUH.O papel da clemência senequiana nos anais de Públio Cornélio Tácito. 2008. (Encontro).
    53. XVI SIC UFOP.O papel da clemência senequiana nos Anais de Públio Cornélio Tácito. 2008. (Seminário).
    54. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL CULTURA E IDENTIDADES.Flávio Josefo e as causas da guerra de 66- 70 d.C: A divisão interna entre os judeus. 2007. (Simpósio).
    55. I Simpósio de Impérios e Lugares no Brasil: Território Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
    56. IX Simpósio anual da ABHR.As causas da guerra entre romanos e judeus (66-70 d. C.): a divisão interna entre os judeus. 2007. (Simpósio).
    57. V Simpósio de Formação e Profissão Docente.DEMANDA POR ESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2007. (Simpósio).
    58. XII Fórum dos Inconfidentes de Educação de Jovens e Adultos - "Os sujeitos da EJA: da idade ao campo de trabalho". 2007. (Outra).
    59. XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.O perfil dos professores de EJA em Ouro Preto e Mariana. 2007. (Seminário).
    60. XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).
    61. III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2006. (Congresso).
    62. I Seminário de História do ICHS: caminhos da historiografia contemporârea. 2006. (Seminário).
    63. I Simpósio Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).
    64. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A Alfabetização de Jovense Adultos no município de Mariana. 2006. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (35)
    1. BELCHIOR, Ygor Klain. HD#2.1 - O que é fenomenologia?. 2021. (Outro).. . 0.
    2. BELCHIOR, Ygor Klain; ERMIDA, L. F. ; OLIVEIRA, G. C. ; RIBEIRO, M.. Ciclo de Estudos LEPHAMA - Abordagens Cinematográficas da Antiguidade, com José Maria Neto (UPE). 2021. Outro
    3. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - Arte sacra no Vale do Paraíba, Séculos XVIII e XIX: a talha carioca. 2020. (Outro).. . 0.
    4. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - Barroco mineiro: arquitetura sacra. 2020. (Outro).. . 0.
    5. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - As Moedas do Principado Romano. 2020. (Outro).. . 0.
    6. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - As Mulheres do Principado Romano. 2020. (Outro).. . 0.
    7. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - A sociedade e o espaço urbano em Minas Gerais do século XVIII. 2020. (Outro).. . 0.
    8. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #0: A Universidade em Tempos de Pandemia. 2020. (Outro).. . 0.
    9. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #1: A História do Movimento Operário Brasileiro. 2020. (Outro).. . 0.
    10. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #2: A malária e a queda do Império Romano. 2020. (Outro).. . 0.
    11. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #3: Ditadura e Guerra Fria no discurso olavo-bolsonarista. 2020. (Outro).. . 0.
    12. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #4: Negritude, mestiçagem e racismos. 2020. (Outro).. . 0.
    13. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #5: Caminhos e desafios na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. 2020. (Outro).. . 0.
    14. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #7: Mulheres e Arqueologia - conversas sobre Feminismo e Ciência. 2020. (Outro).. . 0.
    15. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #8: Povos Originários, Povos Indígenas: passado, presente, futuro. 2020. (Outro).. . 0.
    16. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #9: Imprensa e Política: os usos simbólicos da Conjuração Mineira. 2020. (Outro).. . 0.
    17. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #10: Aprendendo a diferença entre Resenha, Resumo e Fichamento. 2020. (Outro).. . 0.
    18. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #11: O historiador-militante, com Valério Arcary. 2020. (Outro).. . 0.
    19. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #12 - Sentidos de Sertão: desenhos de uma geografia afetiva. 2020. (Outro).. . 0.
    20. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #13 - História, revisionismo e negacionismo no Brasil contemporâneo. 2020. (Outro).. . 0.
    21. BELCHIOR, Ygor Klain. Minicurso: "Esparta Antiga". 2020. (Outro).. . 0.
    22. BELCHIOR, Ygor Klain; SILVA JUNIOR, C. F.. Aula inaugural 2020/2: Tráfico e escravidão nas ruas da Bahia. 2020. Outro
    23. BELCHIOR, Ygor Klain. Ciclo de Estudos LEPHAMA - A Lisboa Medieval - Paisagem urbana, composição social e instituições políticas (séculos XII-XV). 2020. (Outro).. . 0.
    24. BELCHIOR, Ygor Klain. Coordenador da sessão de comunicação ?MESA 18 - LHIA II -UFRJ?. 2020. (Congresso).. . 0.
    25. BELCHIOR, Ygor Klain. Semana da consciência negra da UEMG-Campanha. 2020. (Outro).. . 0.
    26. BELCHIOR, Ygor Klain; PEREIRA, R. O.. História em Diagnóstico #14: Ciência, colonialidade e os sertões - sertões: naturalistas e indígenas nas intersecções de saberes em fins do século XVIII. 2020. Outro
    27. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #15: Uma África de Outros Tempos: Desafios e Possibilidades da Antiguidade Africana. 2020. (Outro).. . 0.
    28. BELCHIOR, Ygor Klain. História em Diagnóstico #6: Pesquisas Históricas sobre Sindicalismo em Educação. 2020. (Outro).. . 0.
    29. BELCHIOR, Ygor Klain; JOLY, Fábio Duarte ; FAVERSANI, F.. II Colóquio Leir-UFOP Universidade de Coimbra. 2016. Congresso
    30. BELCHIOR, Ygor Klain. XX Congresso da SBEC Público e Privado na Antiguidade. 2015. (Congresso).. . 0.
    31. BELCHIOR, Ygor Klain; FAVERSANI, F.. Ciclo de Estudos do LEIR. 2010. Outro
    32. BELCHIOR, Ygor Klain; AZEVEDO, S. F. L. ; FAVERSANI, F. ; MANCINI, W.. I Colóquio Regional do LEIR. 2009. Outro
    33. BELCHIOR, Ygor Klain. II Seminário de Línguas Clássicas e Românicas. 2008. (Congresso).. . 0.
    34. FAVERSANI, F. ; BELCHIOR, Ygor Klain ; AZEVEDO, S. F. L. ; MANCINI, W.. I Colóquio Nacional do LEIR. 2008. Congresso
    35. BELCHIOR, Ygor Klain. Monitor do Seminário Nacional de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade. 2007. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Ygor Klain Belchior ⇔ Leon Frederico Kaminski (1.0)
      1. NUNES, Josiane de Paula ; BELCHIOR, Ygor ; DINIZ, Cássio ; CARVALHO, Márcio Eurélio ; KAMINSKI, Leon. História em Diagnóstico #0: A Universidade em tempos de pandemia. 2020.
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    • Ygor Klain Belchior ⇔ Cássio Hideo Diniz Hiro (1.0)
      1. NUNES, Josiane de Paula ; BELCHIOR, Ygor ; DINIZ, Cássio ; CARVALHO, Márcio Eurélio ; KAMINSKI, Leon. História em Diagnóstico #0: A Universidade em tempos de pandemia. 2020.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01