Lattes UEMG

Romilda Oliveira Alves

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em História pela mesma universidade. Possui graduação e bacharelado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora de História da rede estadual de educação básica do Estado de Minas Gerais entre 2006 e 2008. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais e atuou como Diretora Acadêmica da Unidade de Ibirité entre os anos de 2014 a 2016. Por seus trabalhos na gestão acadêmica e atuação na área da educação, recebeu os seguintes prêmios: Medalha Santos Dumont e Medalha da Inconfidência Mineira do Governo do Estado de Minas Gerais e homenagem pelos relevantes serviços prestados à Universidade do Estado de Minas Gerais. Atualmente atua como membro das seguintes comissões: Comissão Estadual de Educação Escolar Indígena, Comissão da Verdade sobre a escravidão negra no Brasil e Comissão de Enfrentamento da Pobreza no Campo. Possui experiências em docência, gestão acadêmica, recursos humanos, setor de compras, organização de arquivos e paleografia. É pesquisadora na área da História Social da Cultura, com destaque para os seguintes temas: família, mulheres, estruturas fundiárias, trabalho, grupos indígenas, unidades produtivas, espaço e fronteira. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0104067589866040 (10/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Ibirité. Av. São Paulo, nº 3.996 Vila Rosário 32400000 - Ibirité, MG - Brasil Telefone: (31) 35219500 Ramal: 9511 URL da Homepage: http://www.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2017-Atual. O IMPERIO DAS MINAS GERAIS: relacoes entre politica, poder, educacao e cultura na administracao dos negocios da provincia (1834- 1889)
      Descrição: O projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo geral é analisar as relações que se estabeleceram entre a província de Minas Gerais e o Governo Central de modo a compreender os possíveis impactos da composição e da atuação do segundo escalão da burocracia imperial ? a presidência ? na administração dos negócios da Província, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O estudo da província fundamenta-se nos estudos historiográficos que elegeram ?o regional? como importante eixo teórico-metodológico na produção da pesquisa e no ensino de história da educação. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país, no período. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. E também sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial, na perspectiva da racionalização de manifestações culturais diversificadas, da instrução, civilização e da educação dos corpos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romilda Oliveira Alves - Integrante / Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Dalvit Greiner de Paula - Integrante / Juliana Caires Pereira - Integrante / MAX William Barbosa Monte Alto - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Integrante / TAINAH FERNANDES TEIXEIRA LESSA - Integrante / LEANDRO CARVALHO SILVA - Integrante / Rodrigo Matias Ferreira Andrade - Integrante / MARIANA SPELTZ ALBERNAZ - Integrante / JÚNIA MARIA DOS SANTOS SILVA - Integrante / Jennifer Cristina Rodrigues da Silva - Integrante / Sara Tiemi Peixoto Sagawa - Integrante / Esther Cardoso Costa - Integrante / Fernanda Queren Dos Reis Campos Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
      Descrição: O Projeto tem como tema as políticas para a educação e instrução públicas na Província de Minas Gerais compreendidas a partir da relação estabelecida com a política do Governo imperial. O objetivo geral é analisar as relações que se estabeleceram entre a província de Minas Gerais e o Governo Central de modo a compreender os possíveis impactos da composição e da atuação do segundo escalão da burocracia imperial ? a presidência ? na administração dos negócios da Província, em especial, no âmbito das ações voltadas para a educação no período de 1834 a 1889. O estudo da província fundamenta-se nos estudos historiográficos que elegeram ?o regional? como importante eixo teórico-metodológico na produção da pesquisa e no ensino de história da educação. O Projeto busca contribuir para o preenchimento das lacunas relativas às estratégias governamentais voltadas para a promoção da instrução pública primária na província de Minas Gerais, compreendida como parte integrante do processo de organização do próprio Estado Nacional, na qual repercutiam as consequências das vicissitudes dos interesses políticos e sociais das elites que estavam à frente da condução desse processo. Entende-se que a realização de pesquisas com distintos objetos e pesquisadores com diferentes formações organizados em torno de um interesse comum, poderá ampliar o conhecimento histórico sobre os processos educativos desenvolvidos em Minas Gerais no século XIX. As fontes principais são os ordenamentos jurídico normativos do Executivo e Legislativo, disponibilizados na Coleção Leis e Decretos Mineiros; os Anais da Assembleia Legislativa e do Senado Imperial e os principais jornais que circularam no país, no período. A partir dos referenciais teóricos da História Cultural e da História Política serão adotados a prosopografia e a análise do discurso político na interpretação e análise dos dados. Espera-se contribuir com a produção de conhecimento histórico educacional sobre o processo de escolarização no Império e sobre os desafios enfrentados pelo Governo na organização da escola pública brasileira. E também sistematizar e interrogar conceitos, argumentos e intencionalidades presentes em discursos e ações relativos à formulação e à condução das políticas que atribuíram à educação o lugar de instância mediadora dos processos de construção da sociedade imperial, na perspectiva da racionalização de manifestações culturais diversificadas, da instrução, civilização e da educação dos corpos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vera Lúcia Nogueira - Coordenador / Dalvit Greiner de Paula - Integrante / Juliana Caires Pereira - Integrante / Romilda Oliveira Alves - Integrante / MAX WILLIAN BARBOSA MONTE ALTO - Integrante / Mário Gomes Ferreira - Integrante / TAINAH FERNANDES TEIXEIRA LESSA - Integrante / LEANDRO CARVALHO SILVA - Integrante / Rodrigo Matias Ferreira Andrade - Integrante / JÚNIA MARIA DOS SANTOS SILVA - Integrante / MARIANA SPELTZ ALBERNAZ - Integrante / Jennifer Cristina Rodrigues da Silva - Integrante / Sara Tiemi Peixoto Sagawa - Integrante / Esther Cardoso Costa - Integrante / Fernanda Queren Dos Reis Campos Gomes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 5
      Membro: Vera Lucia Nogueira.
    2. 2016-Atual. Grupo de Pesquisa: Nucleo de Pesquisa em Historia Indigena (NUPEHI)
      Descrição: O Núcleo de pesquisa em História indígena (NUPEHI), sediado na Unidade Acadêmica de Ibirité, Universidade do Estado de Minas Gerais, coordenado pelos professores Dr. Adriano Toledo Paiva (FaE-UEMG) e Ms. Romilda de Oliveira Alves, pretende desenvolver estudos sobre as histórias e culturas dos povos indígenas do Brasil. O Núcleo afirma que a ação do Estado não representou o extermínio completo das populações nativas ou seu total aculturamento. Deste modo, os conflitos e violências travados na conquista colonial e nos contatos com a sociedade nacional promoveram processos de reconfiguração cultural, identitária e sociopolítica dessas populações. O grupo de pesquisadores incentivará a criação de estudos, materiais e métodos de ensino, pesquisa e extensão que respeitem e tratem a diversidade de forma pedagógica. Em nossas atividades pretendemos: a) Contribuir para o rompimento das oposições binárias entre sociedades e culturas indígenas e sociedade e cultura contemporânea, apresentando conceitos básicos que auxiliam nessa desconstrução; b)Destacar os processos de reconstrução e reformulação cultural das populações indígenas; c)Apresentar formas de trabalhar a história e a cultura dos povos indígenas em sala de aula; d) questionar as recorrentes oposições entre educação nativa e educação indígena; conhecimentos tradicionais e conhecimento científicos; dentre outros. Desde a aprovação e publicação da Lei Nº 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade de ensino da temática ?História e Cultura Afro-brasileira e Indígena? na educação básica, muitos textos e grupos de pesquisa têm se dedicado a pensar a formação de professores indígenas e não-indígenas, assim como a produção de material didático para suas escolas. O Núcleo de pesquisa promoverá a estruturação das propostas de atuação pedagógica e de pesquisa na temática da história indígena e do indigenismo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Romilda Oliveira Alves - Integrante / Ilma Gomes de Jesus - Integrante / Renata Lorrane Carvalho Guimarães - Integrante / Arthur Lucas Passos de Almeida - Integrante / Daniella Souza Meira - Integrante / Núbia Braga Ribeiro - Integrante / Michele Aparecida de Sá - Integrante / Léa Márcia Ferreira Nicácio - Integrante / Adriano Toledo Paiva - Coordenador.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
    3. 2007-2009. Fronteira em expansao: Populacao, terra e familia na Zona da Mata mineira (1808-1850)
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estudar as estratégias de formação de patrimônio de famílias que povoaram a área central da Zona da Mata mineira, durante a primeira metade do século XIX. Busca-se interpretar a estrutura e composição das unidades domésticas e suas relações de produção, atentando-se para suas formas de organização no espaço e, de uso e exploração da terra.Privilegiamos, neste estudo, a relação entre espaço, fronteira e materialidade familiar.A escolha da sub-região, zona central da Mata mineira, originou-se da preocupação em focalizar uma sociedade que na primeira metade do século XIX ainda representava uma área de fronteira ?aberta? em processo de expansão das atividades agropecuárias. Levamos em conta o fato de que havia um número considerável de famílias estabelecidas nesse local e também o fato de que a redistribuição das sesmarias nesta localidade ainda constituía uma realidade. A construção do seu espaço foi o resultado da interação de dois fatores. De um lado, a criação de quartéis/ presídios e a montagem de expedições voltadas para a política de ?civilização? e ?pacificação? dos índios; de outro, a doação de sesmarias e abertura de caminhos para fixar famílias com origem de antigos núcleos mineradores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romilda Oliveira Alves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
    4. 2004-2005. MULHERES SOLTEIRAS CHEFES DE D0MICILIO: MARIANA: C. 1800 - C. 1822
      Descrição: Tendo a chefia de domicílio por mulheres solteiras, em Mariana nas primeiras décadas do século XIX, como objeto de pesquisa, analisamos a estrutura e organização dos fogos rurais e urbanos, procurando similaridades e diferenças entre eles. Verificamos qual a condição e o perfil social dessas mulheres chefes solteiras: quem eram elas, quantas eram, se tinham filhos (ilegítimos ou naturais) e a que etnia pertenciam. Analisamos as principais abordagens sobre a questão de gênero no Brasil e a sua relação com a história das mulheres, com a história da família e com a demografia histórica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Romilda Oliveira Alves - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Medalha da Incofidência, Governo do Estado Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
    2. Homenagem pelos relevantes serviços prestados como Diretora da UEMG - Unidade Ibirité, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2016.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
    3. Medalha Santos Dumont, Governo do Estado de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.
    4. Paraninfa do curso de Pedagogia, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.. 2013.
      Membro: Romilda Oliveira Alves.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (38)
    1. Escravidão e alforria indígenas: usos, costumes e vocabulário social (São Paulo, séculos XVI e XVII). 2020. (Outra).
    2. História Indígena hoje: visão indígena da história. 2020. (Outra).
    3. Povos indígenas, comunidades quilombolas e epidemias: impactos e enfrentamentos; Primeira Jornada de História da UFSB: Pandemias em Perspectivas Interdisciplinares,. 2020. (Outra).
    4. Vilas Indígenas Pombalinas: a construção de acervos digitais para a pesquisa e o ensino de história. 2020. (Outra).
    5. XII ENCONTRO DA ANPUH-MA POVOS INDÍGENAS NA HISTÓRIA: vivências, resistências e direitos sociais na atualidade. 2020. (Encontro).
    6. Seminário Internacional Cultura Escrita no Mundo Moderno,. 2019. (Seminário).
    7. VII Encontro Internacional de Historia Colonial.Trânsitos indígenas e formas de trabalho nos sertões do leste Mineiro (1808-1831). 2018. (Encontro).
    8. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff. 2017. (Encontro).
    9. XXXV Encontro Anual Helena Antipoff.Memórias e Histórias da Educação. 2017. (Encontro).
    10. V Seminário do Polo de Leitura Sou Uai! : Literatura como direitor humano. 2016. (Seminário).
    11. 4ª Semana UEMG.Coordenadora da palestra "Atividade cultural da Aldeia Umuarama: música, dança, palestra e exposição de artesanato". 2015. (Outra).
    12. 4ª Semana UEMG.Coordenadora da palestra. 2015. (Outra).
    13. I Jornada Pedagógica - UEMG - Unidade Ibirité.Pesquisa em fontes históricas. 2015. (Outra).
    14. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2014. (Seminário).
    15. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Colóquios em Gestão Pública: reflexões a partir do NEGEPE. 2014. (Seminário).
    16. I Workshop Trabalho, Formação/Profissionalização de Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Minas Gerais. 2014. (Outra).
    17. II Encontro de Pesquisadores da História e Geografia da Zona da Mata Mineira.Pequenas trajetórias de vida: estratégias familiares na Zona Central da Mata mineira (1808-1850). 2012. (Encontro).
    18. XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG) ?Dimensões do Poder na História?.Expansão e ocupação território: conflitos fundiários e mercado de terras na área central da Zona da Mata Mineira (1808-1850). 2012. (Encontro).
    19. XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG) ?Dimensões do Poder na História?. 2012. (Encontro).
    20. XXX Encontro Anual Helena Antipoff e o X Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia. 2012. (Encontro).
    21. XXX Encontro Anual Helena Antipoff e o X Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Música na educação infantil: limites e possiibilidades da linguagem musical no contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento afetivo de crianças de 4 a 6 anos. 2012. (Encontro).
    22. XXX Encontro Anual Helena Antipoff e o X Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Relações entre família e escola: implicações das transformações históricas da organização familiar nos sentidos atribuídos à profissão docente. 2012. (Encontro).
    23. XXX Encontro Anual Helena Antipoff e o X Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia.Avanços e perspectivas da educação do campo: as experiências educativas em alternância no Brasil. 2012. (Encontro).
    24. IV Fórum Nacional de Pedagogia. 2011. (Outra).
    25. XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff. 2010. (Encontro).
    26. I Encontro Estadual dos Arquivos Públicos de Minas Gerais. 2009. (Encontro).
    27. XVI Encontro Regional de História da ANPUH - MG.Fronteira em movimento: ocupação, povoamento e economia da zona Leste da Mata Mineira, nos séculos XVIII e XIX. 2008. (Simpósio).
    28. I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade.Espaço masculino e espaço feminino: os filhos ilegítimos em Mariana na primeira metade do século XIX. 2007. (Simpósio).
    29. Seminário Nacional de História da Historiografia.A constituição da família na América Portuguesa: um debate na perspectiva da demografia histórica. 2007. (Seminário).
    30. XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Simpósio).
    31. XXIV Simpósio Nacional de História - História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Nos limites do patriarcalismo: gênero, identidade e chefia feminina de domicílios em Mariana, c.1800 - c.1822. 2007. (Simpósio).
    32. I Seminário de História do ICHS: caminhos da historiografia brasileira contemporânea.Uma questão de gênero: ilegitimidade e chefes solteiras de família em Mariana na primeira metade do século XIX (1807/1822). 2006. (Seminário).
    33. Encontro Brasil - Portugal: sociedades, Culturas e Formas de Governar do Mundo Português - séculos XVI a XVII -. 2005. (Encontro).
    34. Seminário Internacional: Formas, Sons, Cores e Movimento na Modernidade Atlântica - Europa, Américas e África. 2005. (Seminário).
    35. I Encontro Memorial do ICHS.Mulheres solteiras chefes de domicílio: Mariana: 1807 ? 1817. 2004. (Encontro).
    36. II Seminário Regional do Centro de Estudos do Oitocentos. 2004. (Seminário).
    37. XIII Seminário de iniciação científica (SIC UFOP)..Mulheres solteiras chefes de domicílio: Mariana: c .1800 - c. 1822. 2004. (Seminário).
    38. XIII Encontro Regional de História, ANPUH-MG. 2002. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (10)
    1. ALVES, R. O.; FERREIRA, D. B. G. M.. Coordenador(a) de Simpósio Temático: O Protagonismo indígena na história (séculos XVI-XIX). 2020. Outro
    2. ALVES, R. O.. XXXVII Encontro Anual Helena Antipoff Congresso Brasileiro de História da Psicologia: Psicologia no século 21 - novos paradigmas, reflexões inovadoras, contribuições para a melhoria da qualidade de vida - questões históricas e contemporâneas. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. ALVES, R. O.. VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Diálogos Necessários. 2018. (Outro).. . 0.
    4. ALVES, R. O.. I Encontro de Coordenadores/as das Licenciaturas da UEMG. 2015. (Outro).. . 0.
    5. ALVES, R. O.. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff. 2015. (Outro).. . 0.
    6. ALVES, R. O.. XXXII Encontro Anual Helena Antipoff - Psicologia, educação e inclusão social: dimensões transdisciplinares Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia: Continuando o debate. 2014. (Outro).. . 0.
    7. ALVES, R. O.. XXIX Encontro Anual Helena Antipoff. 2011. (Congresso).. . 0.
    8. ALVES, R. O.. VII Semana do Conhecimento ISEAT. 2011. (Outro).. . 0.
    9. ALVES, R. O.. XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff. 2010. (Congresso).. . 0.
    10. ALVES, R. O.. IV Simpósio da Sociedade Latino - americana e Caribenha de História Ambiental. 2008. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Romilda Oliveira Alves ⇔ Márcia Custódia Pereira (1.0)
      1. ALVES, R. O.; ALCANTARA, C. A. F.. Música na Educação Infantil: limites e possibilidades da Linguagem musical no contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento afetivo de crianças de 4 a 6 anos. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Romilda Oliveira Alves ⇔ Tatiane Kelly Pinto de Carvalho (1.0)
      1. CARVALHO, T. K. P. Parecerista dos cursos de História e Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2018. 2018.
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    • Romilda Oliveira Alves ⇔ Antonio Donizeti de Carvalho (1.0)
      1. CARVALHO, T. K. P. Parecerista dos cursos de História e Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2018. 2018.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:06