teste-01

Vilma Elenice Contatto Rossi

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1983), especialização em Magistério para o Terceiro Grau pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1985), especialização em Administração Hospitalar (1986) e em Saúde Pública (1995) pela Universidade São Camilo, mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1999) e doutorado (programa interunidades) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, Enfermagem em Clínica Médica, Teorias e Processo de Enfermagem e Ética e Legislação em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, diabetes mellitus, qualidade de vida, situações crônicas de saúde, saúde do adulto e sistematização da assistência de enfermagem. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9984801990209802 (23/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Pró-Reitoria de Ensino e Extensão, Faculdade de Enfermagem de Passos. Rua Juca Stockler 1130 Belo Horizonte 37900000 - Passos, MG - Brasil - Caixa-postal: 03 Telefone: (35) 35296011 Fax: (35) 35298001 URL da Homepage: http://www.uemg.brr
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Medicina
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (17)
    1. 2020-Atual. Alteracoes na qualidade de vida do cuiddor informal de idosos dependentes em situacao cronica de saude
      Descrição: Com o avanço de novas tecnologias em saúde, a população vem envelhecendo, ocasionando um aumento das doenças crônicas não transmissíveis, levando a uma dependência do idoso a um cuidador para auxiliá-lo nas atividades do dia a dia. Esse cuidador pode ser informal, quando o mesmo não possui qualificação na área, tratando-se de parentes ou amigos que desenvolvem as atividades de cuidado sem receber remuneração. Isso pode ocasionar problemas físicos, sociais, emocionais, que poderão também interferir na qualidade de vida desse cuidador.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Lilian Gabriela de Souza - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    2. 2019-2019. Qualidade de vida do cuidador informal de idosos dependentes em situacao cronica de saude
      Descrição: Com o avanço de novas tecnologias em saúde, a população vem envelhecendo, ocasionando um aumento das doenças crônicas não transmissíveis, levando a uma dependência do idoso a um cuidador para auxiliá-lo nas atividades do dia a dia. Esse cuidador pode ser informal, quando o mesmo não possui qualificação na área, tratando-se de parentes ou amigos que desenvolvem as atividades de cuidado sem receber remuneração. Isso pode ocasionar problemas físicos, sociais, emocionais, que poderão também interferir na qualidade de vida desse cuidador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Lilian Gabriela de Souza - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    3. 2018-2018. Pe diabetico: conhecimento sobre cuidados preventivos
      Descrição: O diabetes mellitus ? DM é uma síndrome complexa, decorrente da deficiência de insulina associada ou não à incapacidade desta de exercer adequadamente seus efeitos, levando a uma hiperglicemia crônica e o desenvolvimento de complicações crônicas, entre elas, o pé diabético, responsável por parcela significativa das internações em pessoas com DM e representa a maior causa de hospitalizações prolongadas nestes indivíduos. O cuidado ao diabético, como em toda doença crônica, envolve tempo, treinamento para o autocuidado em domicílio, apoio social e desenvolvimento de políticas abrangentes para que seu gerenciamento seja eficaz. Além disso, o tratamento também depende muito da motivação pessoal, aceitação da doença e apoio familiar. A enfermagem tem papel essencial na orientação aos portadores do diabetes e também nas famílias.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Thamires Cristina Zauli - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    4. 2017-2017. Conhecimento das pessoas com diabetes mellitus a respeito dos cuidados necessarios para a prevencao do pe diabetico
      Descrição: O diabetes mellitus (DM), atualmente, representa um dos principais problemas de saúde pública e, até a próxima década, o número de pessoas portadoras poderá dobrar. A patologia não exclui classes sociais e atinge todas as faixas etárias, causando grande impacto na economia de muitos países, principalmente aqueles em desenvolvimento. Percebe-se como particularidade relevante dessa doença, o alto índice de morbidade e de hospitalizações que demandam grandes gastos pela frequência de complicações agudas e crônicas. Grande parte do sucesso do tratamento depende do próprio portador e sua família. Assim em 1994 foi implantado no Brasil o Programa Saúde da Família ? PSF, que representa tanto uma ?estratégia para reverter a forma atual de prestação de assistência à saúde, como uma proposta de reorganização da atenção básica como eixo de reorientação do modelo assistencial, respondendo a uma nova concepção de saúde não mais centrada somente na assistência à doença, mas, sobretudo, na promoção da qualidade de vida e intervenção? (BRASIL, 2000, p. 1). Essa intervenção pode atuar nos fatores que se compreendem em: idade, tipo, tempo de diagnóstico do DM, controle metabólico, tabagismo, alcoolismo, obesidade, hipertensão arterial e falta de cuidados com os pés, o que justifica a importância da prevenção para a pessoa com DM, principalmente no que diz respeito às complicações, como o pé diabético. O enfermeiro pode ser considerado importante agente efetivo nas ações educativas de promoção, prevenção e recuperação da saúde, uma vez que é capaz de fornecer às pessoas com DM informações de como melhor realizar o cuidado com a saúde, por meio de práticas mais saudáveis como: reorganização dos hábitos alimentares, realização de exercícios físicos, controle do peso e, também, cuidados com os pés, que são fonte de grande preocupação, pelo alto risco de amputações. Ao considerar a necessidade de autocuidado da pessoa com DM na prevenção de úlceras nos pés, reduzindo assim, o número de amputações delas decorrentes, pretende-se com o presente estudo avaliar o conhecimento das pessoas com DM cadastradas na Estratégia de Saúde da Família-Escola no município de Passos-MG, em relação aos cuidados que devem ser realizados para prevenir o pé diabético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Sandra Aparecida Alves - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    5. 2016-2016. Estilo de vida e perfil socio-economico de pacientes hipertensos
      Descrição: Estudo desenvolvido com objetivo de avaliar o estilo de vida e perfil sócio-econömico de uma população de hipertensos matriculados em uma unidade de Saúde da Família do município de Passos-MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Josely Pinto de Moura - Coordenador / Amanda Santos de Almeida - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Descrição: Projeto de Pesquisa com o objetivo de Identificar o perfil socioeconômico e estilo de vida de pessoas hipertensas cadastradas em quatro unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade de Passos - MG. ***APROVADO NO EDITAL 01/2016 PAPq/UEMG***. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mateus Goulart Alves - Integrante / JOSELY PINTO DE MOURA - Coordenador / Amanda Santos de Almeida - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mateus Goulart Alves.
      Descrição: A pressão arterial é assim como a temperatura, respiração e pulso, um dos principais sinais vitais onde seu conceito se dá na força que o sangue exerce nas paredes das artérias (NOBRE, 2010). Os valores de pressão arterial sistólica e diastólica são considerados ótimos quando forem 115/75mmHg; normais quando 125/75mmHg e anormal ao atingir 130/80mmHg (JUNIOR MION; ORTEGA, 2011). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma condição clínica multifatorial que é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial (PA). É chamada de sistêmica, pois pode atingir órgãos e sistemas, associando-se frequentemente a alterações funcionais ou estruturais de órgãos alvo como o coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos; e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais (NOBRE, 2010). Segundo Ulbrich et al (2012) a HAS tem sido considerada atualmente um problema de saúde pública e um dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e insuficiência cardíaca. Segundo Nobre (2010) existem alguns fatores que são considerados de risco, como idade, gênero e etnia, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal entre outras. Conforme exposto, a HAS tem sido considerada um problema de saúde pública e uma das principais causadoras de doenças cardiovascular, cerebrovascular e insuficiência cardíaca na população. Pelo fato da mesma não ter cura, o tratamento deve ser através de medicamentos e/ou alterações no estilo de vida do paciente. Em 2014 e 2015 foi realizada uma pesquisa, ainda não publicada onde avaliou-se o estilo de vida e o perfil sócio-econômico de pacientes hipertensos de algumas unidades da ESF da cidade de Passos. Os resultados mais relevantes apontaram que a maior parte dos hipertensos possuem baixa escolaridade e baixa renda, fatores preponderantes na dificuldade de atendimento das questões referentes ao tratamento adequado da HAS. Devido a esses resultados, propõe-se uma pesquisa mais detalhada no ESF localizado na área considerada de baixo poder sócio-econômico e cultural do município, para que possamos ter conhecimento do estilo de vida e perfil desta população para assim tomarmos medidas sobre a conscientização dessas pessoas, por meio de estratégias educativas de fácil entendimento, o que poderá contribuir para um melhor controle da hipertensão e a saúde pública do município. Objetivo Geral: Identificar o perfil sócio-econômico e estilo de vida de pessoas hipertensas cadastradas em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da cidade de Passos - MG. Objetivos específicos: Descrever as características sócio-econômicas, demográficas e de estilo de vida da população alvo do estudo; Analisar a associação entre incidência de HAS e os fatores associados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, de base populacional, no qual serão pesquisados os registros de pacientes atendidos em uma unidade de ESF localizado na área mais precária do município de Passos a fim de se identificar o número de pacientes hipertensos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Josely Pinto de Moura - Coordenador / Vilma Helenice Contato Rossi - Integrante / Mateus Goulart Alves - Integrante / Camila Belfort - Integrante / Amanda Santos de Almeida - Integrante. Financiador(es): PAPq/UEMG - Bolsa. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Josely Pinto de Moura.
    6. 2016-2016. Qualidade de vida do cuidador informal de idosos com doenca de Alzheimer
      Descrição: Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando um novo padrão demográfico caracterizado pela redução do crescimento populacional, modificando sua composição etária, com aumento do contingente de idosos. A Organização Mundial de Saúde define o idoso de acordo com a idade cronológica, ressaltando que a pessoa idosa é aquela com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, e aquelas com 65 anos ou mais nos países desenvolvidos. Acompanhando o processo de envelhecimento populacional, cresce também a incidência de doenças crônico-degenerativas como as demências, que se tornarão cada vez mais presentes na Saúde Pública. Entre essas demências, destaca-se a doença de Alzheimer, que leva a pessoa a depender de acompanhamento contínuo no decorrer do curso clínico, ou seja, necessita de um cuidador, que pode ser um membro da família, denominado de cuidador informal. O cuidador informal está sujeito a várias situações estressantes, como o peso das tarefas a ser desenvovlvidas, assim como as doenças advindas das exigências do trabalho e das características do idoso cuidado. Essa situação pode levar ao estresse, interferindo na qualidade de vida deste cuidador. Assim, avaliar a qualidade de vida dos cuidadores informais de idosos com DA, pode ajudar a direcionar estratégias para a melhora e a manutenção da saúde física e mental desses indivíduos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Nilzemar Ribeiro de Souza - Integrante / Gladson Junior Costa SIlva - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    7. 2016-2016. Analise do perfil de idosos que fazem uso de psicofarmacos em uma unidade de Saude da Familia
      Descrição: A população vem envelhecendo gradativamente. Com o aumento da expectativa de vida, crescem também o desenvolvimento de doenças que muitas vezes levam ao uso de psicofármacos pelos idosos. este estudo tem como objetivo analisar a utilização deste tipo de medicamento pelos idosos matriculados em uma unidade de Saúde da Família em uma cidade do interior de Minas Gerais. De acordo com os resultados obtidos, poderão ser desenvolvidas propostas que visam diminuir o uso destes medicamentos por esta população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Nilzemar Ribeiro de Souza - Coordenador / Maria José Pessoni Goulart - Integrante / José de Paula Silva - Integrante / Raíssa Carolina Pereira - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José de Paula Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Jose de Paula Silva.
    8. 2015-2016. Aplicacao da Srq-20 (Self-Reporting Questionnaire) em caminhoneiros de estrada
      Descrição: O sistema de transporte de cargas é essencial para a movimentação da economia no Brasil. Sem ele, os produtos não chegariam aos consumidores, as indústrias não teriam acesso às matérias-primas. Os caminhoneiros estão distantes das redes de serviços de saúde, devido sua condição de trabalho, fora de suas cidades durante toda semana ou quando presentes, nos finais de semana os serviços de atenção primária encontram-se fechados. O estudo ora proposto parte do pressuposto de que existe no Brasil uma literatura ainda escassa relacionada à saúde dos caminhoneiros e ações preventivas, principalmente, quando a ênfase se dá na saúde mental. Nesse estudo, os autores buscam em relação à saúde mental tanto as condições de transtornos psíquicos, como as condições mais amplas de manutenção e equilíbrio da saúde psíquica dos caminhoneiros de estrada, baseado na definição da Organização Mundial de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Nilzemar Ribeiro de Souza - Integrante / Evânia Nascimento - Coordenador / Luiz Camilo Silveira Teodoro - Integrante / Maria José Pessoni Goulart - Integrante / José de Paula Silva - Integrante / Eliane Santos do Carmo - Integrante / Jéssica Santos Medeiros - Integrante / Gabriel Pereira Pinto - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Descrição: Identificar através da SRQ-20 (Self-Reporting Questionnaire), a sensibilidade e a especifidade e validade de critério em caminhoneiros de estrada., O estudo pretende determinar o ponto de corte utilizando técnicas de analise estatistica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José de Paula Silva - Integrante / Nascimento, Evania - Coordenador.
      Membro: Jose de Paula Silva.
    9. 2015-2016. Estilo de vida e perfil socioeconomico de pacientes hipertensos
      Descrição: A a HAS tem sido considerada um problema de saúde pública e uma das principais causadora de doenças cardiovascular, cerebrovascular e insuficiência cardíaca na população. Pelo fato da mesma não ter cura, o tratamento deve ser através de medicamentos ou alterações no estilo de vida do paciente, o que leva à necessidade de explorar a incidência de HAS e seus fatores associados em pacientes atendidos por quatro unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) localizados na cidade de Passos - MG e descrever as características socioeconômicas, demográficas e de estilo de vida de cada paciente entrevistado, a fim de propor medidas de prevenção de complicações a esta população específica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Camila Belfort Piantino - Integrante / Amanda Santos de Almeida - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    10. 2013-2015. Terco dos homens: uma estrategia para trabalhar na problematizacao a promocao e prevencao de agravos a saude do homem- FASE II
      Descrição: Dando continuidade ao projeto iniciado em 2012, onde foram identificados os temas geradores conforme os participantes do Terço dos Homens, esses temas serão abordados a fim de esclarecer dúvidas apresentadas pelos participantes dos mesmos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Nilzemar Ribeiro de Souza - Integrante / Evânia Nascimento - Coordenador / Luiz Camilo Silveira Teodoro - Integrante / Josely Pinto de Moura - Integrante / Magaly Gomes de Melo - Integrante / Vanessa Luzia Queiroz Silva - Integrante / Camila Piantino - Integrante / Douglas Faria Santos Gomes Parreira - Integrante / Laura Tristão Dadalte Oliveira - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    11. 2013-2014. Conhecimento das pessoas com diabetes mellitus acerca dos cuidados necessarios para a prevencao do pe diabetico
      Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família da cidade de Passos-MG, com objetivo de identificar os cuidados que as pessoas com diabetes desenvolvem para a prevenção do pé diabético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Evânia Nascimento - Integrante / Heloisa Turcatto Gimenes Faria - Integrante / Eliane Teodora Daniel - Integrante / Maristela Cardoso Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    12. 2012-2014. Terco dos homens: uma estrategia para trabalhar na problematizacao a promocao e prevencao de agravos a saude do homem.
      Descrição: A partir de 2007 foi implantada a Política Nacional de Assistência à Saúde do Homem (PNASH), que tem como objetivo inserir a população masculina nos programas de saúde, com a preocupação de buscar a promoção e prevenção de agravos à saúde do mesmo. Apesar da iniciativa do Ministério da Saúde, pouco ainda se faz em prol dessa população, pois o homem continua não interagindo com os serviços de forma efetiva, bem como, não se sensibilizando com a situação crítica que gira em torno dele. Nas sociedades em que se atribui poder, sucesso e força ao ser masculino, os homens podem distanciar-se das características consideradas do ser feminino, tais como a sensibilidade, o cuidado, a dependência e a fragilidade. Essas diferenças culturalmente atribuídas podem fazer com que os homens se predisponham a doenças, lesões e morte. Portanto, este estudo tem por objetivo identificar através da Pedagogia da Problematização, temas geradores em saúde que promova informação e sensibilização dos participantes do Terço dos Homens, na intenção de gerar multiplicadores a sensibilizar outros homens para a importância da promoção e prevenção dos agravos à saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Nilzemar Ribeiro de Souza - Integrante / Evânia Nascimento - Coordenador / Luiz Camilo Silveira Teodoro - Integrante / Josely Pinto de Moura - Integrante / Magaly Gomes de Melo - Integrante / Vanessa Luzia Queiroz Silva - Integrante / Douglas Faria Santos Gomes Parreira - Integrante / Camila Belfort Piantino - Integrante. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Descrição: O objetivo do projeto é identificar através da proposta problematizadora de Paulo Freire, no grupo de homens que frequentam o terço, temas de interesse em saúde, a serem levados por profissionais, com o intuito de esclarecer os problemas de saúde e sensibiliza-los, como possíveis multiplicadores dessas informações em suas comunidades... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Josely Pinto de Moura - Integrante / Evânia Nascimento - Coordenador / Vilma Helenice Contato Rossi - Integrante / Nilzemar Ribeiro Souza - Integrante / Walisete de Almeida Godinho Rosa - Integrante / Magaly Gomes de Melo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Josely Pinto de Moura.
    13. 2012-2013. Adesao ao tratamento do diabetes mellitus tipo 2.
      Descrição: O diabetes mellitus ? DM é uma das doenças crônico-degenerativas mais prevalentes na atualidade. No Brasil, a detecção de novos casos da doença vem aumentando progressivamente, reconhecendo-se como um importante problema de Saúde Pública. O cuidado ao diabético, como em toda doença crônica, deve considerar a prestação de um cuidado planejado, que envolva tempo, treinamento para o autocuidado, apoio social e desenvolvimento de políticas abrangentes para o seu gerenciamento. O tratamento também dependerá muito da motivação pessoal, aceitação da doença e apoio familiar. O desafio do ajustamento a uma doença crônica é mais do que uma simples adaptação ao processo de doença, é uma experiência vivida que requer múltiplas adaptações, onde o estado de incerteza é uma experiência profunda e pessoal. Deste modo, este estudo poderá fornecer subsídios para melhor compreensão da adesão ao tratamento do DM e redirecionamento das ações oferecidas pelas equipes de saúde na atenção em DM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Ana Luiza da Silva - Integrante / Gabrielli Stéfany da Silva Fonseca - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    14. 2011-2011. Percepcao dos sintomas da Hiperplasia Prostatica Benigna em populacao masculina no municipio de Bambui-MG
      Descrição: Pesquisa a ser desenvolvida na cidade de Bambuí-MG entre a população masculina usuária das Unidades de Saúde da Família, com objetivo de identificar os principais motivos que levaram esta população a procurar pelo serviço, e o conhecimento da mesma sobre medidas preventivas das alterações prostáticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Evânia Nascimento - Integrante / Laís Olimpia Lucas - Integrante / Michelle Cristina Andrade - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    15. 2009-2011. Grau de conhecimento e autocuidado em relacao ao pe diabetico
      Descrição: Projeto de extensão envolvendo pessoas diabéticas de um PSF da cidade de Passos-MG, com objetivo de analisar o nível de conhecimento e autocuidado destas pessoas em relação ao Pé Diabético, afim de propor medidas que possam efetivamente prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações em membros inferiores. Os resultados apontaram uma população de baixo nível sócio-econômico, baixa escolaridade, dificultando o entendimento das orientações necessárias. Torna-se imprescindível a implementação de um programa de educação que atenda às necessidades desta população, podendo-se prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações crônicas entre elas, o pé diabético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Maria Ambrosina Cardoso Maia - Integrante / Ludmila Caroline Pereira - Integrante / Josely Pinto de Moura - Integrante / Crissiane Silva Santos - Integrante.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Descrição: Pesquisa envolvendo pessoas diabéticas de um PSF da cidade de Passos-MG, com objetivo de analisar o nível de conhecimento e autocuidado destas pessoas em relação ao Pé Diabético, afim de propor medidas que possam efetivamente prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações em membros inferiores. Os resultados apontaram uma população de baixo nível sócio-econômico, baixa escolaridade, dificultando o entendimento das orientações necessárias. Torna-se imprescindível a implementação de um programa de educação que atenda às necessidades desta população, podendo-se prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações crônicas entre elas, o pé diabético... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Ambrosina Cardoso Maia - Coordenador / Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Josely Pinto de Moura - Integrante.
      Membro: Maria Ambrosina Cardoso Maia.
      Descrição: Pesquisa envolvendo pessoas diabéticas de um PSF da cidade de Passos-MG, com objetivo de analisar o nível de conhecimento e autocuidado destas pessoas em relação ao Pé Diabético, afim de propor medidas que possam efetivamente prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações em membros inferiores. Os resultados apontaram uma população de baixo nível sócio-econômico, baixa escolaridade, dificultando o entendimento das orientações necessárias. Torna-se imprescindível a implementação de um programa de educação que atenda às necessidades desta população, podendo-se prevenir e/ou postergar o desenvolvimento de complicações crônicas entre elas, o pé diabético.... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Josely Pinto de Moura - Integrante / Maria Ambrosina Cardoso Maia - Coordenador / Vilma Helenice Contato Rossi - Integrante.
      Membro: Josely Pinto de Moura.
    16. 2009-2011. Conhecimento do paciente diabetico usuario de insulina acerca da tecnica de autoaplicacao e descarte dos materiais perfurocortantes no ambiente domiciliar
      Descrição: Estudo de natureza descritiva com abordagem quantitativa, desenvolvido entre diabéticos usuários de insulina matriculados nas equipes de Programa de Saúde da Família no município de Passos-MG, com objetivo de avaliar o conhecimento destes indivíduos sobre autilização e descrate adequado dos materiais utilizados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Coordenador / Evânia Nascimento - Integrante / Alisson Júnior dos Santos - Integrante / Míriam Lemos de Oliveira - Integrante. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    17. 2009-2010. Trabalho noturno: o absenteismo entre a equipe de enfermagem de um hospital geral.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo caracterizar o absenteísmo entre a equipe de enfermagem do período noturno da Santa Casa de Passos/MG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vilma Elenice Contatto Rossi - Integrante / Josely Pinto de Moura - Integrante / Tânia Maria Delfraro Carmo - Coordenador / Thamyris Carvalho de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Ensino Superior de Passos - Universidade de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo caracterizar o absenteísmo entre a equipe de enfermagem do período noturno da Santa Casa de Passos/MG. Projeto recebe fomento através do PIBIC/UEMG.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Tânia Maria Delfraro Carmo - Coordenador / Thamyris carvalho de Lima - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 1
      Membro: Tania Maria Delfraro Carmo.
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo caracterizar o absenteísmo entre a equipe de enfermagem do período noturno da Santa Casa de Passos/MG. Projeto recebe fomento através do PIBIC/UEMG... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Josely Pinto de Moura - Integrante / Tânia Maria Delfraro Carmo - Coordenador / Vilma Helenice Contato Rossi - Integrante / Tamyres Carvalho de Lima - Integrante. Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Bolsa.
      Membro: Josely Pinto de Moura.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Patronesse da XXXIV Turma do Curso de Enfermagem - UEMG, Universidade do estado de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    2. Melhor Trabalho apresentado em 24/05/2017, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    3. - Prêmio "Professora Eunice Blanco Pereira Lima" pela eleição como Professora Nota A do Curso de Enfermagem no ano de 2014., Fundação de Ensino Superior de Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    4. Patronesse da II Turma do Curso de Enfermagem - Faculdades Liberta, Faculdade Liberta.. 2012.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.
    5. Nome de Turma da XXIX Turma do Curso de Enfermagem - UEMG, Universidade do Estado de Minas Gerais.. 2011.
      Membro: Vilma Elenice Contatto Rossi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (68)
    1. 22º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2020. (Seminário).
    2. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Qualidade de vida do cuidador informal de idosos em situação crônica de saúde. 2019. (Seminário).
    3. 20 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Práticas adotadas na prevenção do pé diabético. 2018. (Seminário).
    4. 4 Semana de Enfermagem Integrada de Passos/ME e II Encontro Científico 2018. 2018. (Outra).
    5. 4 Semana de Enfermagem Integrada de Passos/ME e II Encontro Científico 2018.Educação em saúde para idosos em uma universidade aberta para maturidade. 2018. (Outra).
    6. 4 Semana de Enfermagem Integrada de Passos/ME e II Encontro Científico 2018.Dificuldades dos enfermeiros na implantação do protocolo de acolhimento no serviço de urgência e emrgência. 2018. (Outra).
    7. 4 Semana de Enfermagem Integrada de Passos/ME e II Encontro Científico 2018.Cuidados adotados para prevenção do pé diabético. 2018. (Outra).
    8. 19° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.Educação em saúde para idosos em uma Universidade Aberta para Maturidade - UNABEM. 2017. (Seminário).
    9. 19 Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.APLICAÇÃO DA SRQ-20 (SELF-REPORTING QUESTIONNAIRE) EM CAMINHONEIROS DE ESTRADA. 2017. (Seminário).
    10. 3 Semana de Enfermagem Integrada e 1 Encontro Científico.Avaliação da Qualidade de Vida de Cuidadores Informais de Idosos com Doença de Alzheimer. 2017. (Encontro).
    11. 3 Semana de Enfermagem Integrada e 1 Encontro Científico.Educação em saúde para idosos na Universidade Aberta para Maturidade - UNABEM na cidade de Passos/MG. 2017. (Outra).
    12. I Jornada de Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Passos.Perfil dos Cuidadores Informais de Idosos com Doença de Alzheimer: Uma Abordagem Quantitativa. 2017. (Outra).
    13. I Jornada de Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Passos. 2017. (Outra).
    14. I Jornada de Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Passos.Educação em saúde para idosos na Universidade Aberta para Maturidade - UNABEM. 2017. (Outra).
    15. XIV Jornada de Estomaterapia.CUIDADOS realizaDOS PARA A PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO ENTRE DIABÉTICOS DA USF-ESCOLA DE PASSOS-MG. 2017. (Outra).
    16. XIV Jornada de Estomaterapia. 2017. (Outra).
    17. 18° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Passos.Estilo de vida e perfil socioeconômico de hipertensos de um município do sudoeste mineiro. 2016. (Seminário).
    18. 18 Seminário de Pesquisa e Extensão.Educação em saúde para idosos na Universidade Aberta para Maturidade - UNABEM. 2016. (Seminário).
    19. 18 Seminário de Pesquisa e Extensão.Qualidade de vida do cuidador de idosos com doença de Alzheimer. 2016. (Seminário).
    20. II Semana de Enfermagem Integrada de Passos. 2016. (Outra).
    21. XII Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão.Práticas adotadas no uso de insulina em domicílio. 2016. (Outra).
    22. 15° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Passos.Educação em saúde para idosos em uma Universidade Aberta para a Maturidade. 2015. (Seminário).
    23. 15° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Passos.Caracterização dos caminhoneiros de estrada associada à Cooperativa de Transportes Rodoviários (CTRP) de Passos-MG. 2015. (Seminário).
    24. 15° Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG Passos.Perfil de pacientes cadastrados no programa Hiperdia. 2015. (Seminário).
    25. 17° Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Perfil de hipertensos cadastrados no programa Hiperdia. 2015. (Seminário).
    26. I Semana de Enfermagem Integrada de Passos. 2015. (Seminário).
    27. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais. Consulta de enfermagem à pessoa hipertensa. 2014. (Congresso).
    28. 16º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2014. (Seminário).
    29. II Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2014. (Congresso).
    30. III Jornada de Biomedicina da UNIFAL-MG.Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2014. (Outra).
    31. IV Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP.Acompanhamento de portadores de hipertensão arterial através da consulta de enfermagem. 2014. (Seminário).
    32. 1° Seminário de Ética em Pesquisa da FESP. 2013. (Seminário).
    33. 15° Seminário de Pesquisa e Extensão.Conhecimento das pessoas com diabetes mellitus acerca dos cuidados necessários para a prevenção do pé diabético. 2013. (Seminário).
    34. 15º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.Terço dos homens: uma estratégia para trabalhar na problematização a promoção e prevenção de agravos à saúde do homem. 2013. (Seminário).
    35. 65 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Seleção de ações de autocuidado relevantes à identificação de pacientes diabéticos com potencial para desenvolver o pé diabético. 2013. (Congresso).
    36. Capacitação de Metodologia Ativa: uma nova abordagem para o ensino superior. 2013. (Encontro).
    37. FESPINOVA.Conhecimento das pessoas com diabetes mellitus acerca dos cuidados necessários para a prevenção do pé diabético. 2013. (Outra).
    38. FESPINOVA.Consulta de enfermagem à pessoa hipertensa. 2013. (Outra).
    39. Oficina de Qualificação dos Planos de Ensino.Oficina de Qualificação dos Planos de Ensino. 2013. (Oficina).
    40. Workshop: elaboração de projetos e artigos científicos. 2013. (Outra).
    41. I Semana Universitária da FESP e XXVIII Semana da Enfermagem. 2011. (Outra).
    42. IV Oficina da Saúde.Atualização em Sistematização da Assistência de Enfermagem. 2011. (Oficina).
    43. XXIV Congresso de Iniciação Científica da UFLA. Análise quantitativa do conhecimento do paciente diabético sobre o autocuidado como prevenção do pé diabético. 2011. (Congresso).
    44. 1° Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Sudoeste Mineiro.Iatrogenia na Prestação de Cuidados aos Idosos. 2010. (Simpósio).
    45. Comitês de Ética em Pesquisa. 2010. (Outra).
    46. 11 Seminário de Iniciação Científica e Extensão.A sexualidade no contexto do portador de lesão medular. 2009. (Seminário).
    47. 1 Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Sudoeste Mineiro.Iatrogenia na Prestação de Cuidados aos Idosos. 2009. (Simpósio).
    48. 61 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Sistematização da assitencia de enfermagem a uma cliente com piodermite por Staphilococus - estudo de caso. 2009. (Congresso).
    49. Metodologia de pesquisa científica e técnicas de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2009. (Oficina).
    50. XXVI Semana de Enfermagem. 2009. (Encontro).
    51. 10 Seminário de Iniciação Científica e Extensão.Sistematização da assistência de enfermagem ao portador de hipertensão arterial e diabetes mellitus, baseado em recomendações do Ministério da Saúde, no PSF-Escola do município de Passos-MG. 2008. (Seminário).
    52. 60 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Sistematização da assistência de enfermagem a uma cliente portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico - LES: estudo de caso. 2008. (Congresso).
    53. Nursing - 6 Congresso Brasileiro e 1 Congresso Internacional Interdisciplinar em Saúde. 2008. (Congresso).
    54. 12 Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. 2007. (Congresso).
    55. Plenária Descentralizada: o COREN vai aonde a Enfermagem está. 2007. (Encontro).
    56. XXIV Semana de Enfermagem. 2007. (Outra).
    57. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2006. (Congresso).
    58. Análise da utilização de insulina nos diabéticos cadastrados em um PSF do município de Passos-MG. Nursing - 4 Congresso Brasileiro. 2006. (Congresso).
    59. III Fórum das Escolas de Graduação em Enfermagem de Minas Gerais. 2006. (Oficina).
    60. I Seminário de Atenção Básica à Saúde. 2006. (Seminário).
    61. 2 Encontro de Estomaterapia "Novas Tecnologias no Cuidar".Sistematização do Processo de Enfermagem no Tratamento de Feridas. 2005. (Encontro).
    62. 3º Nursing- Congresso Brasileiro. 2005. (Congresso).
    63. III Congresso Mineiro Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. 2005. (Congresso).
    64. II Seminário de Saúde Mental e Cidadania. 2004. (Seminário).
    65. I Seminário de Urgências e Emergências Médicas. 2004. (Seminário).
    66. Atendimento sistematizado ao paciente diabético - SDM. 2003. (Outra).
    67. Diabetes: um desafio para os profissionais de saúde no século XXI. 2003. (Encontro).
    68. Princípiosda Atençao Programada ao Diabetes. 2003. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (1)
    1. GOULART, M. J. P. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto. XXVIII Semana de Enfermagem - Assistência de Enfermagem, Ética, Gestão e Inovação. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Josely Pinto de Moura (5.0)
      1. ALMEIDA, A. S. ; MOURA, J. P. ; PIANTINO, C. B. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. Revista de Enfermagem UFPE on line. v. 11, p. 4826-4837, issn: 1981-8963, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FONSECA, A. M. ; SILVA, R. L. ; NASCIMENTO, E. ; MOURA, J. P. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; SOUZA, N.R. ; GOULART, M. J. P.. Infarto Agudo do Miocárdio: levantamento de sua ocorrência em homens atendidos de 2008-2012 em um serviço de urgência e emergência de Passos (MG). Ciência et Praxis (Online). v. 6, p. 29-34, issn: 1983-912X, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Santos, Crissiane Silva ; Pereira, Ludmila Caroline ; Rossi, Vilma Helenice Contatto ; Maia, Maria Ambrosina Cardoso ; MOURA, J. P.. Grau de conhecimento e medidas de autocuidado adotadas por usuários de uma unidade de saúde da família em relação ao pé diabético.. Ciência et Praxis (Impresso). v. 3, p. 47-50, issn: 1984-5782, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CARMO, Tânia Maria Delfraro; MOURA, Josely Pinto de ; ROSSI, V. E. C. ; CARMO, D. R. ; FERNANDES, J. E. ; ARAUJO, M. A.. O absenteísmo entre trabalhadores de enfermagem no âmbito hospitalar.. Ciência et Praxis (Online). v. 3, p. 47-52, issn: 1983-912X, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ALMEIDA, A. S. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; PIANTINO, C. B. ; NASCIMENTO, E.. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Camila Belfort Piantino Faria (4.0)
      1. ALMEIDA, A. S. ; MOURA, J. P. ; PIANTINO, C. B. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. Revista de Enfermagem UFPE on line. v. 11, p. 4826-4837, issn: 1981-8963, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ALMEIDA, A. S. ; PIMENTA, R. C. A. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; PIANTINO, C. B.. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. Em: II Congresso Sul Mineiro do Iniciação Científica, p. 1-8, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ALMEIDA, A. S. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; PIANTINO, C. B. ; NASCIMENTO, E.. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário
      4. ROSSI, Vilma Elenice Contatto; ALMEIDA, A. S. ; PIMENTA, R. C. A. ; SILVA, T. A. ; PIANTINO, C. B.. Estilo de vida e perfil socioeconômico de pacientes hipertensos. 2014. Apresentação de Trabalho/Seminário

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Alisson Junior dos Santos (2.0)
      1. SANTOS, A.J. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; OLIVEIRA, M.L.. Conhecimento do paciente diabético em relação à autoaplicação de insulina e descarte apropriado de materiais perfurocortantes. Nursing (São Paulo). v. 155, p. 209-213, issn: 1415-8264, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SANTOS, A.J. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; NASCIMENTO, E.. Práticas utilizadas no uso de insulina em domicílio. Ciência et Praxis (Impresso). v. 3, p. 43-46, issn: 1984-5782, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Maria Ambrosina Cardoso Maia (2.0)
      1. REIS, Ana Paula Alonso ; PIMENTA, T. R. ; ROSSI, V. E. C. ; MAIA, M. A. C. ; ANDRADE, Raquel Dully. Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: sistematização da assistência através da consulta de enfermagem em uma Unidade Escola do Programa de Saúde da Família. Ciência et Praxis (Impresso). v. 7, p. 55-62, issn: 1984-5782, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Santos, Crissiane Silva ; Pereira, Ludmila Caroline ; Rossi, Vilma Helenice Contatto ; Maia, Maria Ambrosina Cardoso ; MOURA, J. P.. Grau de conhecimento e medidas de autocuidado adotadas por usuários de uma unidade de saúde da família em relação ao pé diabético.. Ciência et Praxis (Impresso). v. 3, p. 47-50, issn: 1984-5782, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Raquel Dully Andrade (2.0)
      1. REIS, Ana Paula Alonso ; PIMENTA, T. R. ; ROSSI, V. E. C. ; MAIA, M. A. C. ; ANDRADE, Raquel Dully. Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus: sistematização da assistência através da consulta de enfermagem em uma Unidade Escola do Programa de Saúde da Família. Ciência et Praxis (Impresso). v. 7, p. 55-62, issn: 1984-5782, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ROSSI, Vilma Elenice Contatto; CHAUD, S. G. ; ARAUJO, L. M. S. ; SILVA, V. G. ; PROENCA, M. A. ; ANDRADE, R. D.. Acompanhamento de portadores de hipertensão arterial através da consulta de enfermagem. Em: IV Seminário de Pesquisa e Extens da FESP, 2014, Passos. Anais do IV Seminário de Pesquisa e Extens da FESP. Passos, p. 1-5, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Luana Matos Silva Araujo (1.0)
      1. ROSSI, Vilma Elenice Contatto; CHAUD, S. G. ; ARAUJO, L. M. S. ; SILVA, V. G. ; PROENCA, M. A. ; ANDRADE, R. D.. Acompanhamento de portadores de hipertensão arterial através da consulta de enfermagem. Em: IV Seminário de Pesquisa e Extens da FESP, 2014, Passos. Anais do IV Seminário de Pesquisa e Extens da FESP. Passos, p. 1-5, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Mateus Goulart Alves (1.0)
      1. ALVES, M. G. ; SILVA, M. C. ; BUENO, S. J. S. ; OLIVEIRA, I. S. B. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto ; DALRI, M. C. B.. Military skills of firefighters in cardiopulmonary resuscitation. Revista de Enfermagem UFPE on line. v. 11, p. 4397-4403, issn: 1981-8963, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Sandra de Souza Pereira (1.0)
      1. PEREIRA, S. S. ; SANTOS, L. F. ; ROSSI, Vilma Elenice Contatto. Qualidade de vida dos pacientes em tratamento hemodialítico em uma cidade do imterior de Minas Gerais. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change. v. 3, p. 54-61, issn: 2178-7085, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Vilma Elenice Contatto Rossi ⇔ Tânia Maria Delfraro Carmo (1.0)
      1. CARMO, Tânia Maria Delfraro; MOURA, Josely Pinto de ; ROSSI, V. E. C. ; CARMO, D. R. ; FERNANDES, J. E. ; ARAUJO, M. A.. O absenteísmo entre trabalhadores de enfermagem no âmbito hospitalar.. Ciência et Praxis (Online). v. 3, p. 47-52, issn: 1983-912X, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 04/03/2021 17:16:09