teste-01

Marcelo de Magalhaes Cunha

Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE-UFMG) com pesquisa em Psicologia da Educação Musical. Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2001). Graduado em música pela UNICAMP (1994). Professor da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG). Músico instrumentista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em instrumento musical, Contrabaixo e Psicologia e Psicanálise da Educação Musical. Participante do Projeto Permanente de Extensão FIC no CAMPUS, orientado pela Profa. Liliana Borges. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9916723742185228 (06/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música. Rua Riachuelo, 1321 Padre Eustáquio 30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (031) 34798300 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Lingüística, Letras e Artes
  • Área: Artes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2019-Atual. O DESEJO PARA O APRENDIZADO DA MUSICA: UMA ABORDAGEM PSICANALITICA COM ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DE MUSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
      Descrição: Na revisão da literatura sobre psicanálise e música encontra-se publicações, mas na abordagem específica do conceito de Desejo na relação como os processos de ensino e aprendizado da música, pouco se acha. Os processos de ensino e aprendizado, como área específica da educação, tem como base mais comum a psicologia, no entanto, a psicanálise mais recentemente tem transversalisado o tema. Ao se buscar a psicanálise como ferramenta de pesquisa para tentar compreender esses processos, procurou-se apropriar dos conceitos de DESEJO em uma amostra de 3 estudantes e 3 professores de música. Através do método clínico de orientação psicanalítica, os sujeitos de pesquisa serão entrevistados individualmente e depois em grupo, através da técnica de Grupo Focal. Em ambas as fases, através da Pesquisa Intervenção, se procurará trabalhar as singularidades discursivas, e não as regularidades dos sujeitos ou seres falantes. Muitos pesquisadores que se utilizam dessa ferramenta acreditam que a Clínica não se reduz ao consultório dos médicos, dos psiquiatras, psicólogos e psicanalistas. O objetivo é procurar compreender qual o verdadeiro (como verdade provisória) desejo de cada um para o estudo da música e se esse desejo está auxiliando ou não nos processos de ensino e aprendizagem. O pressuposto é que o desejo consciente, entendido como DEMANDA, no entendimento de Jaques Lacan, não seria o mesmo que o real DESEJO, que estaria a nível inconsciente. Ao investigar o real desejo nessa amostra de sujeitos de pesquisa, podemos iniciar uma possível compreensão da relação cotidiana professor-aluno - o que vai bem ou não - nas aulas de músicas, no sentido do que um espera do outro, assim como, apontar novas direções psicopedagógicas para os processos de ensino e aprendizado. Os resultados de pesquisa podem ser confrontados com as orientações já tradicionais dos pedagogos da música.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador.
      Membro: Marcelo de Magalhaes Cunha.
    2. 2014-2015. Traducao do livro de Paul Brun, A History of the Double Bass
      Descrição: Este livro é um dos mais importantes sobre a história do contrabaixo, tanto dentro como fora do meio acadêmico. A tradução para o português tem autorização do autor, que é francês, mas publicou o livro em inglês. É um projeto de Iniciação Científica com o aluno Daniel Figueiredo e envolve uma pesquisa principalmente na tradução de termos técnicos e específicos da área. O objetivo final é publicar a versão em português pela editora da UEMG.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Daniel Figueiredo - Integrante.
      Membro: Marcelo de Magalhaes Cunha.
    3. 2011-2011. Motivacao para o estudo da musica: um estudo de caso com alunos da escola de musica da Universidade do Estado de Minas Gerais
      Descrição: A pesquisa pretende investigar como os alunos de graduação, de instrumento e/ou canto, se motivam para o aprendizado e prática dos estudos de música. Ela se relaciona à área da psicologia da educação e o referencial teórico se apoia no interacionismo (Piaget) e sócio-interacionismo (Vygotsky). A metodologia consta de três fases: a primeira, com entrevistas abertas e individuais; a segunda com entrevistas abertas e coletivas, através de um Grupo Focal; e a terceira por questionário fechado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador.
      Membro: Marcelo de Magalhaes Cunha.
    4. 2010-2013. Motivacao para o aprendizado da musica: um estudo de caso com musicos de orquestra
      Descrição: O objetivo geral é: Analisar como o músico de orquestra quando estudante se motivava para o aprendizado e o estudo da música. Como objetivos específicos: - Avaliar em que grau o método de ensino ao qual foi submetido influenciou nesta motivação. - Avaliar quais outros fatores contribuíram para esta motivação: professor, escola, ambiente, família, etc. - Avaliar se usou de auto-motivação e como foi este processo. - Avaliar como o músico se relacionava com o dia-a-dia dos estudos, no sentido de como a motivação auxiliava na disciplina diária e na concentração das atividades de repetição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Magalhães Cunha - Coordenador / Profa. Dra. Regina Helena de Freitas Campos - Integrante / Profa. Dra. Silvia Parrat-Dayan - Integrante.
      Membro: Marcelo de Magalhaes Cunha.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (26)
      1. 22o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.O Desejo para o aprendizado da música: uma abordagem psicanalítica com alunos e professores da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2020. (Seminário).
      2. 22o Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.FIC no Campus: experiência estética em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).
      3. I FIC no CAMPUS INTERNACIONAL.Moderador da apresentação ?A internacionalização da obra. 2020. (Seminário).
      4. I FIC no CAMPUS INTERNACIONAL.Marcelo Cunha interpretando no contrabaixo o ?Andante de S. koussevitzky?, ao lado de Mírian Bastos Rocha (piano), através da exibição de um vídeo em 16/09/2020.. 2020. (Seminário).
      5. VII Dia do Contrabaixo.moderador de todo o Encontro durante todo o dia. 2020. (Encontro).
      6. VII Dia do Contrabaixo.Avaliador e coordenador de todo o Encontro. 2020. (Encontro).
      7. Reflexões e Ações do Pedagogo: O FIC no Campus como uma experiência de.O FIC no Campus como uma experiência de Integração entre Educação e Arte. 2019. (Encontro).
      8. XII Seminário de Articulação entre Formação Inicial e Continuada - 30 Anos da UEMG.Grupo de Contrabaixos. 2019. (Seminário).
      9. XVII Seminário Integrado dos cursos de graduação da Escola de Música.Comunicação de Pesquisa O DESEJO PARA O APRENDIZADO DA MÚSICA: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA COM ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2019. (Seminário).
      10. XXII Jornada da Escola Brasileira de Psicanálise. 2018. (Congresso).
      11. XI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação.GePMUS: Interfaces com a Educação e a Sociedade. 2013. (Seminário).
      12. IX Seminário de Graduação da Escola de Música da UEMG.Motivação para o estudo da música: um estudo de caso com alunos da escola de música da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2011. (Seminário).
      13. XXIX Encontro Helena Antipoff.MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA MÚSICA: Um Estudo de Caso com Músicos de Orquestra. 2011. (Encontro).
      14. III Seminário de Pesquisa do Laboratório de Psicologia e Educação Helena Antipoff.Motivação para iniciação musical de crianças com base na metodologia Suzuki. 2010. (Seminário).
      15. VIII Seminário Itegrado de Cursos de Graducação e III Seminário de Progressos da Escola de Música da Universidade do Estado de Mianas Gerais.Motivação e auto-estima no aprendizado musical de crianças e adolescentes, com base na metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo.. 2010. (Seminário).
      16. Participação no XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).
      17. XXVIII Encontro Anual Helena Antipoff.Motivação e auto-estima no aprendizado musical de crianças e adolescentes, com base na metodologia Suzuki e apoiadas nas teorias de Gardner e do construtivismo.. 2010. (Encontro).
      18. Festival de Música de Brive-la-Gaillarde FRANÇA.Orquestra Jovem de Contagem MG. 2005. (Encontro).
      19. XIV Encontro Anual da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical).oficinas: Psicologia da Aprendizagem e da Performance Musical e Ensinando Música Através da Formação de Conjuntos Instrumentais e Pequenas Orquestras. 2005. (Encontro).
      20. III Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Grupo de Fagotes da ESMU. 2004. (Seminário).
      21. I Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.Recital de Contrabaixo e Piano. 2003. (Seminário).
      22. VI EINCO (Encontro Internacional de Contrabaixistas), promovido pela ABC (Associação Brasileira de Contrabaixistas).Master-Class. 2002. (Encontro).
      23. I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical.A Sonata para Contrabaixo e Piano de Andersen Vianna: Análise da Obra, seus Aspectos Idiomáticos e Interpretativos e a Relação Compositor - Intérprete. 2000. (Seminário).
      24. IV Encontro Internacional de Contrabaixistas.master-class. 1996. (Encontro).
      25. II Encontro Nacional de Contraixo.master-class. 1992. (Encontro).
      26. VII Ciclo de Música Contemporânea de Belo Horizonte.ISSEI - Koellreutter. 1990. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (19)
      1. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir ; BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; DIAS, S. A. A. ; Cible Lauria Silva ; Telma I. V ; GOMES, L. V.. I FIC no CAMPUS INTERNACIONAL. 2020. Congresso
      2. CUNHA, M. M.; BORGES, L. ; BANDEIRA, D. P. ; GOMES, L. V. ; Telma I. V ; LISBOA, P. R. ; ANDRADE, J. R. ; DIAS, S. A. A. ; Cible Lauria Silva. I FIC no CAMPUS INTERNACIONAL. 2020. Congresso
      3. CUNHA, M. M.; BORGES, L. ; SILVA, C. L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; DIAS, S. A. A. ; OLIVEIRA, T. C. P. R. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R.. XII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada - 30 Anos da UEMG. 2019. Outro
      4. CUNHA, M. M.; BORGES, L. ; Cible Lauria Silva ; MAGALHAES, J. M. P. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R. ; DIAS, S. A. A. ; ANDRADE, J. R. ; BANDEIRA, D. P. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. VII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      5. BORGES, L. ; OLIVEIRA, T. C. P. R. ; BANDEIRA, D. P. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; DIAS, S. A. A. ; CUNHA, M. M. ; SILVA, C. L.. VIII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      6. SILVA, C. L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; BORGES, L. ; RIBEIRO, N. B. ; CUNHA, M. M. ; LISBOA, P. R. ; DIAS, S. A. A. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. IX Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      7. SILVA, C. L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; BORGES, L. ; CUNHA, M. M. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R. ; DIAS, S. A. A. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. X Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      8. SILVA, C. L. ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; BORGES, L. ; CUNHA, M. M. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R. ; DIAS, S. A. A. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. XI Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      9. Cible Lauria Silva ; BANDEIRA, D. P. ; ANDRADE, J. R. ; MAGALHAES, J. M. P. ; BORGES, L. ; CUNHA, M. M. ; RIBEIRO, N. B. ; LISBOA, P. R. ; DIAS, S. A. A. ; OLIVEIRA, T. C. P. R.. XIII Seminário de Articulação entre a Formação Inicial e Continuada. 2019. Outro
      10. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. V Dia do Contrabaixo. 2018. Outro
      11. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. Recital e Master Class do contrabaixista chileno Sebastian Espinosa. 2017. Concerto
      12. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. IV Dia do Contrabaixo. 2017. Outro
      13. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. III Dia do Contrabaixo. 2016. Outro
      14. CUNHA, M. M.; PEREIRA, M. D. ; Lopes, Simone Teles. XIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2015. Congresso
      15. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. II Dia do Contrabaixo. 2015. Outro
      16. CUNHA, M. M.. XII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG. 2014. (Congresso).. . 0.
      17. CUNHA, M. M.; CLAUDINO, Valdir. I Dia do Contrabaixo. 2014. Outro
      18. CUNHA, M. M.. Workshop com o saxofonista alemão Kilian Hubinger. 2008. (Concerto).. . 0.
      19. CUNHA, M. M.. Rectal de Música Contemporânea do clarinetista francês Michel Aumont. 2008. (Concerto).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:04