teste-01

Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Especialista em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Especialista em Arquitetura Contemporânea (2000) pela mesma instituição. Graduada em Decoração/Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1995). Graduada em Desenho Industrial/Design de Produto pela Escola de Artes Plásticas - FUMA (1989). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais nas disciplinas Prática Projetual III e IV -C, Representação Técnica V e orientação de Projetos de Conclusão de Curso. Desenvolve, como autônoma, projetos e consultoria em design, com foco em espaços comerciais. Na área de ensino e pesquisa se interessa pela investigação e diagnóstico das ambiências, design social, design do efêmero, sociabilidade urbana, vivência a configuração das cidades. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9851047073781145 (01/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais. Rua Gonçalves Dias - 1434 Lourdes 30140091 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34396530 URL da Homepage: http://ed.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Desenho Industrial
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-2020. Discurso Politico Urbano: relacoes entre o design e as ambiencias de Belo Horizonte no carnaval de rua
      Descrição: O Discurso Político Urbano surge da necessidade de compreender e valorar o papel transformador do designer no ambiente urbano coletivo: a cidade. Para tal, pauta-se nas organizações políticas do cotidiano, relações que podem ser compreendidas como frentes expressivas de atuação do designer quando se pensa na relevância de elucidar questões como identidade e pertencimento. Assim, tem-se como cenário a cidade de Belo Horizonte e, propõe-se de forma empática a interlocução das movimentações da sociedade de forma dialogada com a academia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Integrante / Isabella Pontello Bahia - Coordenador.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.
      Descrição: O Discurso Político Urbano surge da necessidade de compreender e valorar o papel transformador do designer no ambiente urbano coletivo: a cidade. Para tal, pauta-se nas organizações políticas do cotidiano, relações que podem ser compreendidas como frentes expressivas de atuação do designer quando se pensa na relevância de elucidar questões como identidade e pertencimento. Assim, tem-se como cenário a cidade de Belo Horizonte e, propõe-se de forma empática a interlocução das movimentações da sociedade de forma dialogada com a academia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Isabella Pontello Bahia - Coordenador / Paula Márcia Alves Quinaud - Integrante / Rafaela Cristina de Oliveira - Integrante / Carla Mâncio e Pinto - Integrante / Rubia Mariana Nicolau do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Isabella Pontello Bahia.
    2. 2019-2019. A transformacao da representacao feminina dentro do espaco urbano atraves do grafite
      Descrição: Dentre as diversas centralidades urbanas da capital mineira está a região da Savassi, situada na zona centro-sul de Belo Horizonte. Conhecida pela grande quantidade de bares e pelo desenvolvido peculiar do comércio, será o cenário dessa pesquisa. Local emblemático no processo de urbanização da cidade, aparece desde sua construção carregado de configurações simbólicas que lhe conferem resgate e pertencimento, mas ao mesmo tempo demonstra flexibilidade no uso dos espaços, renovação constante e inovação estética. Compreender esses movimentos contínuos de reestruturação de maneira geral e as dinâmicas de seus espaços comerciais, em termos das escolhas projetuais, analisando os aspectos físicos, técnicos, estéticos, políticos e sociais, são o foco do interesse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Coordenador / Monique Silva Neves - Integrante.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.
    3. 2019-2019. Design, poesia e vida: memoria e pertencimento na cidade de Belo Horizonte
      Descrição: Belo Horizonte é uma cidade historicamente cultural, com vida noturna ativa, muitos bares e encontros, e poetas que registravam sua essência em livros e jornais. A cidade é poeta desde que nasceu. Seus cenários - natural, urbano e político - sempre foram alvo de olhares sensíveis e, ao mesmo tempo, críticos. O objetivo deste trabalho foi discutir as relações entre o design, poesia e cidade, abordando o pertencimento como peça chave. A história, a memória e a relação de Belo Horizonte com a poesia foram estudadas através do olhar interdisciplinar do design.O público da cidade, diverso, usa à sua maneira o espaço urbano, grande palco de memórias, que o design se encarrega de resgatar e compreender. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, além da observação direta do objeto de estudo ? a cidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Coordenador / Lorrayne Celine Frade Bissoli - Integrante.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.
    4. 2019-Atual. Design, comercio e consumo: a Savassi como ambiente empreendedor
      Descrição: Dentre as diversas experiências de reconfiguração urbana ocorridas em Belo Horizonte, uma vem chamando a atenção e se tornando objeto de alguns estudos: a remodelação do Baixo Centro. Inserido em uma área que abrange o entorno da Praça Sete, a Praça da Estação, a Rua Aarão Reis, o Viaduto de Santa Tereza, Rua Guaicurus e sobe a Rua da Bahia, o Baixo Centro da cidade de Belo Horizonte será o cenário dessa pesquisa. Apontada como uma região onde houve melhoria da qualidade ambiental e de infraestrutura, mescla a alteração da paisagem urbana e a preservação do centro histórico, mas consegue preservar a identidade e a usabilidade dos atores originais. Compreender o processo de reestruturação de maneira geral e a implementação, do mobiliário urbano de modo específico, em termos das escolhas projetuais, analisando os aspectos físicos, técnicos, estéticos, políticos e sociais, são o foco do interesse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Coordenador / Simone Marques Abreu - Integrante / Vitória Martins Oliveira - Integrante.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.
      Descrição: Dentre as diversas experiências de reconfiguração urbana ocorridas em Belo Horizonte, uma vem chamando a atenção e se tornando objeto de alguns estudos: a remodelação do Baixo Centro. Inserido em uma área que abrange o entorno da Praça Sete, a Praça da Estação, a Rua Aarão Reis, o Viaduto de Santa Tereza, Rua Guaicurus e sobe a Rua da Bahia, o Baixo Centro da cidade de Belo Horizonte será o cenário dessa pesquisa. Apontada como uma região onde houve melhoria da qualidade ambiental e de infraestrutura, mescla a alteração da paisagem urbana e a preservação do centro histórico, mas consegue preservar a identidade e a usabilidade dos atores originais. Compreender o processo de reestruturação de maneira geral e a implementação, do mobiliário urbano de modo específico, em termos das escolhas projetuais, analisando os aspectos físicos, técnicos, estéticos, políticos e sociais, são o foco do interesse.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Ana Célia Carneiro Oliveira - Integrante / Paula Márcia Alves Quinaud - Coordenador / Simone Maria Brandão Marques - Integrante / Vitória Martins Oliveira - Integrante.
      Membro: Ana Celia Carneiro Oliveira.
    5. 2018-2018. Design e lugar: configuracao do espaco publico, mobiliario urbano, inclusao e exclusao no Baixo Centro de Belo Horizonte
      Descrição: Dentre as diversas experiências de reconfiguração urbana ocorridas em Belo Horizonte, uma vem chamando a atenção e se tornando objeto de alguns estudos: a remodelação do Baixo Centro. Inserido em uma área que abrange o entorno da Praça Sete, a Praça da Estação, a Rua Aarão Reis, o Viaduto de Santa Tereza, Rua Guaicurus e sobe a Rua da Bahia, o Baixo Centro da cidade de Belo Horizonte será o cenário dessa pesquisa. Apontada como uma região onde houve melhoria da qualidade ambiental e de infraestrutura, mescla a alteração da paisagem urbana e a preservação do centro histórico, mas consegue preservar a identidade e a usabilidade dos atores originais. Compreender o processo de reestruturação de maneira geral e a implementação, do mobiliário urbano de modo específico, em termos das escolhas projetuais, analisando os aspectos físicos, técnicos, estéticos, políticos e sociais, são o foco do interesse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Coordenador.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.
    6. 2018-Atual. Ambiente e ecodesign: qualidade de vida, inovacao e desenvolvimento local
      Descrição: O design a cada dia vem ganhando contornos mais flexíveis, mas também aponta urgências e desenvolve pressupostos. Dentro de premissas e promessas, o design de ambientes pede uma abordagem em constante recriação de paradigmas. Algumas ações se fazem cada vez mais relevantes ao trazerem para o centro da prática e encanto do pensamento, questões como a inovação, o ecodesign e o design social. O Projeto visa analisar, como estudo de caso, ações promissoras em termos de sustentabilidade e ecodesign, que trazem formas alternativas de ambientação dos espaços, a partir do uso de novas tecnologias, da reinterpretação do conceito de inovação e do design de experiência como modo de ressignificação, apropriação identitária e promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Paula Márcia Alves Quinaud Minchilo - Coordenador / Rafaela Alberti Resende Ramos - Integrante.
      Membro: Paula Marcia Alves Quinaud Minchilo.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (21)
    1. Colóquio Internacional de Design - Edição 2020.Design, poesia e vida: Memória e pertencimento na cidade de Belo Horizonte. 2020. (Outra).
    2. 13º PD Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design e atividade humana nos espaços de sociabilidade urbana: interações no Baixo Centro de Belo Horizonte. 2018. (Congresso).
    3. 13º PD Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2018. (Congresso).
    4. 4º Seminário Internacional de Educação Inhotim - Entre Sujeitos e Coletividades. 2018. (Seminário).
    5. Colmeia em Movimento: o contexto educacional atual - desafios e possibilidades. 2018. (Seminário).
    6. CONAD - Congresso Internacional de Designers de Interiores. 2018. (Congresso).
    7. III Colmeia - Colóquio em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e VII SSPA - Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica. 2018. (Congresso).
    8. III Colmeia - Colóquio em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local e VII SSPA - Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica. Espacialidades e formas de aprender: rolê pelo baixo belô. 2018. (Congresso).
    9. Colmeia em Movimento - A economia com sistema da representaçãoção. 2017. (Oficina).
    10. Colóquio Internacional de Design. 2017. (Seminário).
    11. Colóquio Internacional de Design.Design, atividade humana, técnica e tecnologia nos espaços de sociabilidade urbana. 2017. (Seminário).
    12. Design Educação: desafios os para o novo milênio. 2017. (Seminário).
    13. I Colmeia (Colóquio sobre Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local). 2016. (Seminário).
    14. Expo Revestir - Forum Internacional de Arquitetura e Construção. 2015. (Seminário).
    15. 2º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design. 2012. (Encontro).
    16. 1º Encontro de Atualização Docente da Escola de Design. 2011. (Encontro).
    17. Design e inovação: o design como articulador de inovações científicas e tecnológicas na atualidade. 2011. (Seminário).
    18. Feira do Empreendedor 2010 - Negócios em Design.Composição em design. 2010. (Seminário).
    19. II Seminário Interno de Pesquisa e Extensão Escola de Design/UEMG.Metodologia Aplicada ao Projeto de Design de Ambientes. 2009. (Seminário).
    20. Mostra Dream House. Ambientes: Sala de Jantar e Varanda - Automação. 2005. (Exposição).
    21. Mostra Casa Cor. Ambiente Sala de Imprensa. 2000. (Exposição).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. QUINAUD, P. M. A.; ABREU, S. M. ; BAHIA, I. P. ; VIANA, S.. Mostra Formigueiro - Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso - Design de Ambientes. 2019. Exposição
    2. QUINAUD, P. M. A.; MARCAL, V. G.. Design Social - proposições: às segundas a gente tenta melhorar o mundo. 2019. Exposição
    3. QUINAUD, P. M. A.; ABREU, S. M. ; BAHIA, I. P. ; VIANA, S.. Mostra Formigueiro - Melhores Trabalhos das Práticas Projetuais - Design de Ambientes. 2018. Exposição
    4. MINCHILO, P. M. A. Q.; PENNA, M.. Exposição Continuum. 2018. Exposição
    5. QUINAUD, P. M. A.; ABREU, S. M. ; BAHIA, I. P. ; VIANA, S.. Projeto Formigueiro. 2018. Outro
    6. QUINAUD, P. M. A.. Tina Martins e Museu Taquaril. 2017. (Exposição).. . 0.
    7. QUINAUD, P. M. A.. Rosa Leão pelo olhar de Miguilim. 2016. (Exposição).. . 0.
    8. QUINAUD, P. M. A.. Ambientes para a Mostra Negócio Cor - Coordenação. 2008. .. . 0.

Lista de colaborações



Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03